Judiciário

POLÊMICA 2: Cláudio Santos afirma que “justiça estadual é perdulária”

Na abertura da Feira do Empreendedor, na noite desta quinta-feira em Caicó, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, fez algo raro para um integrante do alto escalão da Justiça: criticou o próprio Poder Judiciário. Disse que a justiça estadual é perdulária e acusou de estar sempre querendo mais e mais dinheiro.

O presidente do Tribunal de Justiça disse ainda que a Justiça, seja do Trabalho, Estadual ou Federal, Ministério Público e o TCE, todos se acham mais importante que os demais poderes ou instâncias da administração pública brasileira.

O dicionário diz que Perdulária é quem “quem gasta em demasia; esbanjador ou desperdiçador.”

Segue vídeo:

Opinião dos leitores

  1. Quem defende esse senhor Claudio Santos ou habitava outro planeta ou talvez não saiba que ele é desembargador. Não sabe que, mesmo em crise, ele comprou através do TJRN, 33 cadeiras para ele e sua turma, ao custo de R$ 8.750,00 cada cadeira (foi bastante divulgado), tampouco já viu o seu contracheque e ganhos, ou sabe que ele recebe auxilio moradia no valor de pelo menos R$ 4.300,00 e outros penduricalhos, não sabe também que sua filha é funcionária comissionada na Assembléia Legislativa do Estado. As eleições para o governo do Estado estão próximas, pesquisem bem e cuidado com os oportunistas, hipócritas e demagogos de plantão, em geral eles falam muito dos outros, pregam "austeridade", mas são passageiros do mesmo barco da mamata.

  2. Esses juizes se achar deuses só. perceber que são humanos quando vão no vazo sanitario dar descarga nas vezes da almar

  3. O Des. Claudio tem total razão. Ele merece meu respeito por ter a coragem de traduzir o sentimento do cidadão comum.

  4. Todo cidadão tem o direito de pleitear qualquer público .O Cláudio tem razão. Podem criticar: agora digam que é mentira.??

  5. Um estrategista . Bom jogador . Vai sedimentando sua candidatura encima de uma casta que ele mesmo participa . Não é menino bobo . Puxou ao pai e tem as orientações estratégicas do mago Manoel de Brito , velho conterrâneo e amigo da família . Claudio santos surfa na onda certa , e está dizendo o que todo brasileiro diz a muito tempo . O poder judiciário e sua camarilha parceira , são gulosos , vorazes e rápidos quando se trata de ganhar dinheiro . Não tem a confiança do povo brasileiro , mantém ctedibilidade e o pior acham que tem . Hipinotizadis pelos 30 a 40 mil , são popularmente conhecidos como CÚ DOCE , enebriada pelos auxílios e penduricalhos estão sempre debutando na arrogância e vivendo em outro país ou em outro planeta .
    Cada estado paga o que pode aos seus juízes , policiais , médicos e professores é isso deve ser entendido por essas raposas felpudas .
    Se o Brasil conseguir mudar essa realidade há estará de parabéns .
    Gostaria de que um juiz , promotor ,desembargador ou servidor desses poderes , saísse da toca e defendesse seus posicionamentos . O contracheqyenis já dabemos

  6. Claudio Santos está mostrando para os governantes, como é que se governa, desde que assumiu a presidência do TJRN, que vem fazendo um trabalho digno e transparente, cortando gastos e despesas desnecessárias, tentando mostrar para a população, como age a nossa justiça (Que de justos não tem nada), que só visam o interesse deles financeiramente, esquecendo de fazer realmente o que o povo precisa, JUSTIÇA.

  7. Dessa vez acertou !!!! Falou tudo, mas porque a AMARN bateu de frente nas suas opiniões…..agora barrar greves e cortar salários é insano……quem não lembra? ???não tem minha admiração pra nada!!!!

  8. Falou a pura verdade. Precisa rever as regalias datas a esse poder.
    Precisa rever esses repasses e tentar equilibrar a balança.

  9. DOA A QUEM DOER ESSA E MAIS PURA VERDADE E QUEM E CONTRACLAUDIO SANTOS E PORQUE TA MAMANDO NESSAS BENESSES

  10. Falou a verdade. Muitos servidores do TJ ganham muito mais que mereciam e não sabem nem fazer um ó com uma quenga. São limitados mesmo. Tem muito tapado ali que confunde "mais" com "mas". Tem que voltar pro mobral. Só o que tem ali.

    1. Aproveite, estude um pouco "mas", ou "mais" e venha ter essa boa vida também.

  11. Precisamos de pessoas serias. Se for candidato ou não, está de PARABENS. CADEIA URGENTE PARA TODOS OS ASSALTANTES DE DINHEIRO PUBLICO.

  12. Parabéns, PARABÉNS, PARABÉNS CLÁUDIO SANTOS. O RN SE ENGRANDECE E PEDE CADEIA PARA ESSES MAGISTRADOS PERDULARIOS. QUEREMOS O NOSSO DINHEIRO DE VOLTA. BURGUESIA PODRE.

    1. A questão eh que a hora da aposentadoria compulsória dele deve esta breve… quer, portanto, fazer carreira em outro Poder, ter.outras renda… Sim! Pois ele não abrirá mao do que recebera dessa justica "perdularia" ! Coisa feia, cuspir no prato que ainda esta comendo… Só estou tentando entender o porquê dessa "onda" de desmerecer o judiciário. …

  13. Não disse nada que a sociedade já não saiba. Alguém precisa cortar as asas dessa turma que pensa viver no olimpo.

    1. Não fala o wue vc desconhece. Vc se convence muito fácil com o que dizem por aí. Vc sabe o qto é dificil ser e se manter juiz? Vc acha que é passar em um concurso e ficar sem estudar? Livro e cursos são caros e os juizes estudam e obrigatoriamente se atualizam. São obrigados a tirar plantão e usam seus tekefones particulares para resolverem coisas do trabalho, qdo de plantão. Vc sabia disdo? Tem noção qtos juizes estão acordados pela madrugada enquanto vc dorme ou vai pra farra? Vc sabia que tem falta de refrigeração em gabinetes e salas de audiência e isso não é suprido? Vc tem noção de qtas vidas são salvas a partir de ordens judiciais? Qtas crianças encontram lares a partir da atuação de juízes? Qtos pais de família voltam a viver ou mesmo a ter vida digna a partir de atos de juizes? Se não sabe, procure a direção de um fórum e veja, com seus olhos, como tudo funciona e como e difícil julgar neste pais de Maria vai com as outras.

    2. Trabalho, vidas? quem tem processo tramitando na justiça com certeza acredita no que vc disse.
      O poder judiciario presta um serviço celere, processos são julgados com uma velocidade incrível (até pq os servidores, juízes e promotores ficam acordados na madrugada) e de excelente qualidade!

      Vc vive onde mesmo??

    3. esse coelho só pode está falando de um policial militar pois todas essas características são de um PM em seviço!!!

    4. Coelho, hj é sábado… passa num plantão do interior e tenta encontrar o juiz e o promotor na comarca!!

      Vem para o mundo real!!

  14. Homem de forte caráter, sua coragem, bom senso, espírito coletivo e ponderacao tem sido um diferencial em sua gestão à frente da Presidência do Tribunal, parabéns!!!!

    1. Ponderação. Venfo os atos do presidente e o que vocifera, vc encontra ponderação no que ele articula? Ou mudaram o significado da palavra, ou vc desconhece o discurso.

  15. Pura realidade! Ninguém nunca falou nisso, ta na hora de se baratear o judiciário e se cobrar mais eficiencia, pq o princípio da razoabilidade processual que a min foi ensinado, nunca foi praticado no Brasil!

    Eu mesmo tô com vários processos no Juizado Especial, que recebe o falso nome de rápida, que já completar um ano, é uma pura palhaçada! E ninguém diz nada acham tudo normal!

    Isso é apenas um tópico!

    1. Pergunta ao presidente qual a visão dele sobre o juizado especial e quais investimentos ele adotou para favorecer celeridade aos processos. Ele pehou um Tribunal com srlo diamante entregue pelo CNJ, hoje, nrm selo cortiça ganharia. É o penúltimo em produtividade nacional. Assim, se os juizes são os mesmos de antes, os servidores também, pergunta-se: onde e de quem é a culpa? Resposta clara: do GESTOR.

    1. Se não melhorou nem o judiciário que é infinitamente menor que o Executivo, vai melhorar o RN? Brincadeira de mal gosto essa sua. Rsrs.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Eduardo Bolsonaro critica quem diz que foto com Trump é IA

Foto: Reprodução

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse na 3ª feira (26.mai.2026) que “a mais nova mentira é que a foto que eu postei é IA”. Ele se refere ao registro publicado nas redes sociais em que aparece ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), no Salão Oval da Casa Branca.

“Depois de ‘não haverá reunião’, a mais nova mentira é que a foto que eu postei é IA. Aguardo a Casa Branca confirmar que minha foto é fake então. Mas imaginem o tamanho do problema: falsear uma imagem com o presidente dos EUA dentro do Salão Oval”, escreveu o ex-deputado em suas redes sociais.

E concluiu: “Espero que vocês prestem atenção em quem está dizendo que a foto é montagem e nunca mais acreditem em uma palavra dessas pessoas”.

Segundo Eduardo Bolsonaro, a visita ao republicano foi para fazer “exatamente o oposto” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ex-deputado afirmou que Lula “viaja aos Estados Unidos oferecendo os minerais de terras raras do Brasil em troca de Trump não reconhecer os cartéis brasileiros, CV e PCC, como organizações narco-terroristas”.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse na 3ª feira (26.mai) que o tema central do encontro com Trump foi a articulação para que o governo norte-americano classifique formalmente as facções brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) como organizações terroristas.

O governo Lula é contra a medida e alega que a decisão pode abrir brecha para interferências estrangeiras em questões nacionais.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Autora best-seller e pesquisadora internacional falará sobre o poder do trabalho com significado no C-Level Academy

Vídeo: Divulgação

A pesquisadora norte-americana Tamara Myles traz uma provocação essencial para o mercado potiguar: a resposta para o crescimento sustentável de um negócio está em conectar os esforços diários dos colaboradores a um propósito maior.

Segundo a especialista, o chamado “trabalho com significado” é a chave para gerar satisfação, reduzir a rotatividade de talentos e impulsionar a inovação e a produtividade nas empresas.

Essa metodologia global e de classe mundial será apresentada detalhadamente no próximo dia 10 de junho, quando o Teatro Riachuelo receberá o C-Level Academy. O evento surge como um ecossistema de elite inédito, desenhado exclusivamente para conectar CEOs, diretores e fundadores.

O encontro reunirá grandes líderes regionais e um time de palestrantes de peso nacional e internacional. Além de Tamara Myles, que é pesquisadora da Universidade da Pensilvânia e professora no Boston College, o evento contará com José Salibi Neto, cofundador da HSM, e Fred Alecrim, especialista em inovação e tendências.

Não perca a oportunidade. Garanta seu ingresso no site Uhuu.com ou presencialmente na bilheteira do Teatro Riachuelo (Midway Mall), com isenção da taxa de serviço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Erika critica PL e diz que defesa por escala 4×3 é “manobra”

Foto: Reprodução

Autora da proposta que reduz a jornada de trabalho, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) criticou à CNN a mudança de posição do PL, partido de Jair Bolsonaro.

Nesta terça-feira (26), o partido de direita alterou seu entendimento e defendeu o fim da escala 6×1, propondo a adoção do 4×3.

“É mais uma manobra do partido que foi o tempo todo contrário à matéria e trabalhou para não avançar o texto”, disse Erika.

A parlamentar ressaltou que os deputados de oposição têm sido cobrados pela sociedade sobre o assunto e que se trata, na visão dela, de uma “tentativa de limpar a própria barra”.

“Vamos ver se manterão essa posição até o final, mas isso é claramente uma manobra para tentar atrasar a votação que já está acordada”, afirmou.

Pelo acordo, a jornada atual de 44 horas passaria para 40 horas 14 meses após a aprovação. A celeridade foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas foi criticado pelo setor produtivo.

A defesa de empresários e economistas era da necessidade de um período maior de transição, de pelo menos quatro anos.

O esforço agora é para tentar alterar a proposta no Senado Federal, mas o Palácio do Planalto tenta evitar uma mudança que atrase a promulgação do texto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Governo do RN sanciona lei que reconhece legado de Titina Medeiros como patrimônio cultural

Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou a Lei nº 12.746, que reconhece como patrimônio cultural e artístico imaterial do Estado a vida e a obra da artista potiguar Titina Medeiros. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27).

De acordo com o texto, ficam reconhecidas oficialmente a trajetória e a contribuição artística de Titina Medeiros para a cultura potiguar. A legislação entra em vigor na data de sua publicação. A lei foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra.

A atriz Titina Medeiros morreu aos 48 anos, no dia 11 de janeiro deste ano, devido a um câncer de pâncreas.Titina nasceu em Currais Novos, no sertão do Rio Grande do Norte, e começou a carreira artística no início dos anos 1990.

Ela atuou em dezenas de espetáculos antes de estrear em novelas. Na TV Globo, também fez “Geração Brasil”, “A lei do amor”, “Onde nascem os fortes” e “Mar do Sertão”. O último trabalho da atriz na TV foi em “No rancho fundo” (2024), no papel de Nivalda.
Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputada Carla Dickson homenageia pastores da Assembleia de Deus com a Comenda Amigo de Israel

Fotos: Divulgação

A deputada federal Carla Dickson(PL-RN) realizou nesta segunda-feira (25), uma cerimônia especial de entrega da Comenda Amigo de Israel aos pastores da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte. O momento reuniu o pastor presidente da igreja, Martim Alves da Silva, toda a diretoria da denominação e os pastores supervisores de campo.

A homenagem foi promovida pela Frente Parlamentar Brasil-Israel da Câmara Federal, presidida por Carla Dickson, e teve como objetivo reconhecer o relevante trabalho espiritual, social e evangelístico desenvolvido pela Assembleia de Deus em todo o estado.

Durante a solenidade, a parlamentar destacou a importância da igreja na propagação do Evangelho e na defesa dos valores cristãos.

“É uma honra poder reconhecer homens de Deus que dedicam suas vidas ao cuidado espiritual das famílias, à pregação da Palavra e ao fortalecimento da fé cristã em nosso estado”, afirmou Carla Dickson.

O pastor Martim Alves da Silva agradeceu a homenagem em nome de toda a Assembleia de Deus e ressaltou a alegria em receber o reconhecimento.

“Recebemos essa homenagem com muita gratidão e honra. É um gesto que demonstra respeito ao trabalho realizado pela nossa igreja ao longo de tantos anos”, declarou o pastor presidente.

A cerimônia foi marcada por momentos de emoção, comunhão e reconhecimento aos líderes que atuam diariamente na expansão do Reino de Deus em todo o Rio Grande do Norte.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CAMPANHA 2026 no RN: O Marqueteiro Heliton será um dos destaques

Foto: Divulgação 

Em toda campanha eleitoral no RN, aparecem os destaques e os “caras das campanha”.

Esse ano a campanha de fato ainda nem começou, mais já tem um grande destaque.

É o marqueteiro Heliton , da agência 2HC. Muito conhecido em Mossoró, ele é um dos caras do pré-candidato a governador Allyson Bezerra.

O RN vai ouvir falar muito do trabalho, da agência e do talento do coach do “marketing do TikTok durante a campanha desse ano.

Heliton é um dos meninos prodígios de Mossoró.

Mossoró tem o menino do chafariz, o menino dos remédios, o menino da matemática, o menino da arrecadação, o menino da plantação de laranja, o menino da coleta e Heliton, o do Marquetingue….

Aguardemos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

DESCONTO FANTASMA?: Itaú é alvo de ação por cobranças em cartões sem pedido do cliente

Foto: Reprodução

Pequenos valores aparecendo na fatura do cartão sem pedido do cliente. Essa é a prática apontada em uma ação civil coletiva contra o banco Itaú Unibanco, que resultou em um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais.

Segundo a ação, consumidores teriam recebido cobranças de seguros e serviços que não contrataram ou que afirmam não ter solicitado. O caso foi revelado pelo Metrópoles.

Os lançamentos apareciam na fatura com nomes variados, o que, de acordo com o processo, dificultava que o cliente entendesse do que se tratava ou conseguisse cancelar a cobrança.

Entre os nomes citados na ação estão “Seguro AP Premiado”, “Seguro Proteção Especial”, “Seguro Perda/Roubo 96 horas”, “Seguro Super Renda” e “Renda Premiada Master”.

O Ministério Público afirma no processo que as cobranças teriam atingido milhares de consumidores ao longo dos anos, incluindo correntistas do Itaú e usuários de cartões administrados pelo banco em parceria com empresas de varejo, telefonia, companhias aéreas e montadoras.

A ação também reúne relatos de consumidores que dizem ter pedido cancelamento das cobranças, mas afirmam que os valores continuaram aparecendo nas faturas.

Segundo o material do processo, houve casos envolvendo até cartões não utilizados ou bloqueados que, ainda assim, teriam recebido cobranças de seguros e serviços.

Veja como conferir sua fatura

✔ Procure cobranças pequenas repetidas mês após mês;

✔ Confira nomes ligados a “seguro”, “proteção”, “renda”, “bloqueio” ou termos parecidos;

✔ Revise faturas antigas do cartão;

✔ Verifique também cartões de lojas, companhias aéreas, telefonia ou outras marcas administradas pelo Itaú.

Como funciona o acordo

O acordo firmado no caso prevê regras para quem quiser pedir devolução dos valores. Segundo os critérios divulgados, o consumidor precisa apresentar indícios de cobrança de seguro não contratado — ou mantida após pedido de cancelamento — ocorrida entre junho de 2011 e dezembro de 2025.

Além disso, é necessário ter feito reclamação até dezembro de 2025 junto ao banco ou em canais oficiais de defesa do consumidor. Outra exigência prevista é que o próprio cliente apresente elementos para sustentar que não solicitou o serviço cobrado.

Opinião dos leitores

  1. Kd o MP do RN para impedir a absurda cobrança do ICMS sobre a energia fotovoltaica ou solar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ALERTA NO TRÂNSITO: Acidente com 5 carros trava BR-101 em Natal próximo à UFRN; evite o trecho

Foto: Reprodução/FVF Drone

Um acidente envolvendo cinco veículos complicou o trânsito na manhã desta terça-feira na BR-101, em Natal, no sentido Centro, nas proximidades da UFRN. Motoristas enfrentam lentidão e dificuldade para passar pelo trecho afetado.

Até o momento da ocorrência, o fluxo seguia de forma lenta enquanto condutores aguardavam a chegada de equipes da Polícia Rodoviária Federal para organizar o trânsito no local.

A orientação para quem trafega pela região é buscar rotas alternativas e evitar, se possível, o trecho da rodovia até a normalização do fluxo. As circunstâncias do acidente e informações sobre possíveis feridos ainda não haviam sido divulgadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PL anuncia apoio ao fim da escala 6×1 e defende jornada 4×3

Foto: Reprodução

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, anunciou que o partido vai apoiar a PEC que propõe o fim da escala 6×1 — modelo de seis dias de trabalho para um de descanso.

Segundo ele, a decisão foi tomada após reunião com a bancada da sigla. O PL também pretende apresentar um destaque para defender a adoção da escala 4×3, com quatro dias de trabalho e três de descanso.

“Agora queremos ver: quem diz defender o trabalhador terá a oportunidade de provar no voto”, escreveu Sóstenes nas redes sociais.

A votação da proposta, no entanto, acabou adiada na comissão especial da Câmara.

O pedido de vista — mais prazo para análise do texto — foi apresentado pelo deputado Maurício Marcon. Segundo ele, o projeto pode impedir, por lei, jornadas superiores a 8 horas diárias, inclusive para quem desejar trabalhar mais.

Mudanças previstas pela PEC

A PEC tem relatoria do deputado federal Leo Prates e prevê mudanças graduais na jornada semanal.

Pelo texto, a carga atual de 44 horas semanais cairia para 42 horas até 60 dias após a promulgação da proposta. Em seguida, a jornada seria reduzida para 40 horas semanais no prazo de até 12 meses.

Opinião dos leitores

  1. Tudo dominado na câmara e senado?
    Com essa proposta absurda aprovada, o DESEMPREGO VAI SER A MODA NO BRASIL.
    Isso NÃO É, NUNCA FOI, para e pelo trabalhador.
    É uma proposta socialista que visa ACABAR COM EMPREGO NA INICIATIVA PRIVADA.
    Vão sair dos empregos para DEPENDER DO GOVERNO, RECEBENDO BOLSA FAMÍLIA.
    Aposto 10 x 1 como o desemprego vai crescer de forma assustadora com essa aberração socialista aprovada.
    É o FIM do pequeno e médio empreendedor e início da diminuição das grandes empresas.
    VEM DESEMPREGO EM MASSA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

INDÚSTRIA DO RN: confiança dos empresários fica perto da linha da desconfiança; entenda

Foto: Reprodução

A confiança dos empresários da indústria do RN ficou em 55,6 pontos em maio, segundo levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Estado (Fiern).

Na metodologia da pesquisa, 50 pontos é a linha que separa confiança de falta de confiança entre os empresários do setor. O resultado do RN ficou 5,6 pontos acima desse limite.

O indicador que mede a avaliação da situação atual dos negócios continuou abaixo da linha usada pela pesquisa.

O índice de Condições Atuais marcou 49,3 pontos em maio. Segundo a sondagem, isso indica que os empresários seguem avaliando de forma moderadamente negativa o cenário atual.

Já o índice de Expectativas, que mede a percepção para os próximos seis meses, ficou em 58,7 pontos.

Na construção civil, o indicador registrou 50,8 pontos, resultado próximo da linha de 50 pontos usada pelo levantamento. Nas indústrias extrativas e de transformação, o índice ficou em 59,5 pontos.

A pesquisa também apontou mudança entre empresas de diferentes portes. Segundo a Fiern, pequenas indústrias voltaram a registrar indicador acima de 50 pontos após oito meses seguidos abaixo da linha de confiança usada pela sondagem.

O levantamento da Fiern foi realizado entre os dias 4 e 13 de maio com empresários da indústria potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *