Polícia

Polícia Civil prende liderança do Sindicato do RN que atuava em Emaús

Uma investigação da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) resultou na prisão em flagrante de Cláudio Henrique Rodrigues Pedrosa, 22 anos, que possui parte da perna esquerda amputada, e de Yranapian Allan Gomes da Silva, 30 anos, na tarde desta quinta-feira (30). De acordo com investigações da Deicor, Cláudio Pedrosa exercia papel de liderança da facção criminosa Sindicato do RN no bairro de Emaús, e Yranapian Allan era um dos distribuidores de droga de Cláudio.

Com Cláudio Henrique os policiais apreenderam 57 saquinhos com cocaína; tabletes com a droga; duas pistolas calibre 45, sendo uma delas um simulacro; 40 munições calibre 45; um colete à prova de balas; duas lanternas; um rádio comunicador; uma balança de precisão; um cofre e uma faca de caça. No apartamento dele, a Deicor apreendeu um veículo modelo Vectra de cor verde, o qual estava sendo usado por Yranapian.

“Cláudio Henrique responderá pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Além disso, nós acreditamos que ele é o homem que atirou em um policial civil no dia 21 de novembro, no bairro de Emaús. Nossas investigações também apontam que ele é suspeito pelo homicídio de Diego do Nascimento Santos, morto em Macaíba e que também teria sequestrado um jovem em Emaús”, detalhou o diretor da Deicor, delegado Odilon Teodósio.

No carro que estava com Yranapian Allan, um veículo Corolla de cor branca os policiais encontram porções de cocaína. “Yranapian Allan é parceiro de Cláudio Henrique e atuava na distribuição dos entorpecentes. Ele será autuado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico”, comentou o diretor da Deicor.

 

 

Opinião dos leitores

  1. BG. Cadê o potiguar 1, está fazendo falta a segurança pública. Esse desgoverno do " bonitão " está acabando o RN. Ele é os outros oligarcos estão aniquilando o estado, fora todos os CARREIRISTAS Farias, Alves, maias,rosados e jacos .

  2. Nenhuma informação adicional sobre as jovens encontradas mortas no bairro Bom Pastor 6 dias atrás?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

REAÇÃO POPULAR: Moradores convocam protesto contra construção de novo presídio na Zona Norte

Moradores da Zona Norte de Natal estão convocando uma manifestação para esta terça-feira (1º) contra a construção de uma nova unidade prisional no bairro Potengi. O ato está marcado para as 7h, no semáforo do Cartório do Igapó, na BR-101.

O material divulgado nas redes sociais chama a mobilização de “Movimento Popular” e traz a mensagem “A Zona Norte não quer mais um presídio”. Os organizadores pedem que os participantes levem cartazes e convidem amigos, familiares e vizinhos.

A manifestação ocorre em meio à disputa sobre a continuidade da obra. Após a governadora Fátima Bezerra determinar a revogação da licitação diante da repercussão negativa, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) acionou a Justiça Federal para tentar garantir a manutenção do contrato.

A obra da unidade prisional tem custo previsto de mais de R$ 8 milhões, com a maior parte dos recursos vinda do governo federal. As verbas, repassadas desde 2016, correm risco de devolução caso a obra não seja executada dentro dos prazos legais estabelecidos.

A nova unidade está prevista para a área do antigo CDP do Potengi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de mulher agredida pelo empresário Pedro Gadelha diz em nota que estão sendo adotadas providências para “proteção da integridade física e emocional” da vítima

Foto: Reprodução/Captura de Tela

A defesa da esposa de esposa do empresário Pedro Câmara Gurgel Gadelha, acusado de agredi-la no último final de semana na Lagoa do Bonfim, divulgou uma nota afirmando que, diante da repercussão do caso de violência, “a vítima está recebendo assistência jurídica e acompanhamento em todas as etapas”.

A nota, assinada pela advogada Mikarla Góis Câmara, acrescenta que estão a sendo adotadas “providências necessárias à proteção de sua integridade física e emocional”.

No domingo (30), após a audiência de custódia, Pedro Gadelha teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça.

Leia a íntegra da nota:

Diante da repercussão do caso de violência doméstica, esta defesa informa que a vítima está recebendo assistência jurídica e acompanhamento em todas as etapas, com a adoção das providências necessárias à proteção de sua integridade física e emocional.

A atuação desta defesa é estritamente técnica, voltada à proteção dos direitos da vítima e à apresentação dos elementos relevantes ao processo, sempre em respeito às atribuições constitucionais do Ministério Público, à independência do Poder Judiciário e ao devido processo legal.

O ciclo da violência pode envolver controle, manipulação, ameaças, medo e enfraquecimento emocional. Julgamentos precipitados, exposição indevida e culpabilização apenas ampliam o sofrimento da vítima e afastam outras mulheres da rede de proteção.

Solicitamos à imprensa e ao público responsabilidade na divulgação das informações e nos comentários, especialmente para preservar a intimidade da vítima.

Os fatos seguirão sendo apurados pelas autoridades competentes. À sociedade cabe acolher e proteger a vítima, jamais julgá-la.

Após a audiência de custódia, o acusado permanece preso e à disposição da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Campanha de Álvaro realiza maior mobilização política de Nova Cruz

Foto: Divulgação

Uma grande mobilização tomou as ruas de Nova Cruz neste domingo (30) e reforçou o apoio à candidatura de Álvaro Dias (PL) ao Governo do Rio Grande do Norte. O candidato a vice-governador Babá Pereira (PL) participou da agenda ao lado do prefeito Joquinha Nogueira (MDB) e do ex-prefeito Flávio de Berói (MDB), que declararam apoio ao projeto de Álvaro e Babá.

A programação começou com um adesivaço e terminou com passeata e comício, reunindo uma multidão nas ruas de Nova Cruz. A manifestação marcou mais um movimento de expansão da campanha de Álvaro Dias no Agreste potiguar.

Também participaram da agenda o senador e candidato à reeleição Styvenson Valentim (Podemos) e as candidatas a deputada federal Nina Souza (PL) e Carla Dickson (PL). A presença de lideranças locais e estaduais reforçou a articulação política em torno da candidatura de Álvaro e Babá no município.

A mobilização em Nova Cruz amplia a presença da campanha no Agreste e se soma às manifestações de apoio recebidas por Álvaro Dias em diferentes regiões do Rio Grande do Norte, fortalecendo a construção de uma unidade política em torno de seu projeto para o Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SINAL VERMELHO: Desaprovação de Lula chega a 52,9% e dispara entre jovens e eleitores de baixa renda, diz AtlasIntel

Foto: Valter Campanato/ABR

A desaprovação do presidente Lula (PT) subiu para 52,9%, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta segunda-feira (31). Em julho, o índice era de 51%. Já a aprovação recuou de 48% para 45,4%, enquanto 1,7% dos entrevistados não souberam responder.

A piora na avaliação foi mais acentuada entre os jovens de 16 a 24 anos. Nesse grupo, a desaprovação saltou de 42,7% em julho para 76,9% na nova pesquisa, avanço de 34,2 pontos percentuais.

O levantamento também aponta aumento expressivo da desaprovação entre os eleitores de menor renda. Entre os que recebem até R$ 2 mil por mês, o índice passou de 43,7% para 61,1%, alta de 17,4 pontos percentuais.

Entre as mulheres, a desaprovação de Lula também cresceu, com avanço de aproximadamente quatro pontos percentuais em relação à rodada anterior.

No resultado geral, a desaprovação supera a aprovação de Lula em 7,5 pontos percentuais.

Com informações do InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Polícia Civil prende sete pessoas no RN durante “Operação Fraude Zero” de combate a estelionatos e fraudes

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu sete mandados de prisão no estado no âmbito da “Operação Fraude Zero”, ação integrada de alcance nacional voltada à localização e captura de foragidos da Justiça investigados ou condenados pela prática de estelionato e crimes correlatos. As diligências no Rio Grande do Norte tiveram início no dia 20 de julho.

Além das sete prisões realizadas no RN, outros dois alvos relacionados à operação já se encontravam presos em outros estados, sendo um no Tocantins (TO) e outro no Amapá (AP). Com isso, nove alvos vinculados às diligências realizadas pela Polícia Civil potiguar foram localizados e estão sob custódia da Justiça.

No Rio Grande do Norte, equipes da Polícia Civil realizaram diligências para identificar e localizar os alvos. A integração entre as forças de segurança possibilita o compartilhamento de informações e a articulação entre as unidades federativas, especialmente em situações envolvendo investigados ou condenados localizados fora dos estados onde tramitam os respectivos processos judiciais.

A “Operação Fraude Zero” é realizada de forma integrada pelas forças de segurança pública de todo o país e tem como objetivo fortalecer o enfrentamento às fraudes e aos golpes que causam prejuízos à população, por meio do cumprimento de mandados judiciais e da responsabilização criminal dos envolvidos.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça seu compromisso com o enfrentamento aos crimes patrimoniais, especialmente estelionatos e fraudes, bem como com o cumprimento das decisões judiciais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] OPERAÇÃO A TROPA: Jogador do Vasco é alvo de operação contra tráfico de armas e drogas; polícia faz buscas no CT do clube

O atacante David Corrêa, conhecido como DVD, do Vasco, foi alvo de buscas nesta segunda-feira (31) durante a Operação A Tropa, que investiga tráfico interestadual de drogas e armas e lavagem de dinheiro. O Centro de Treinamento do clube, no Rio de Janeiro, também foi alvo das diligências.

No Rio, policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão, incluindo a residência do jogador, na Barra da Tijuca, e o CT do Vasco, em Jacarepaguá. David foi ao local em seu próprio carro para acompanhar o trabalho dos agentes e não deu declarações na saída.

Outro jogador alvo da operação é Hayner Willian Monjardim Cordeiro, lateral-direito que pertence ao Santos e está emprestado ao Vila Nova, de Goiás. A investigação é conduzida pela Polícia Civil do Espírito Santo e envolve os dois atletas capixabas.

David Corrêa, do Vasco, e Hayner Willian, do Vila Nova (Fotos: Reprodução)

Além de endereços ligados aos investigados no Espírito Santo, são cumpridos mandados de busca e apreensão em clubes relacionados aos jogadores no Rio de Janeiro e em Goiânia.

Segundo a Polícia Civil do Espírito Santo, responsável pelas investigações, também são apurados possíveis envolvimentos de outros atletas profissionais e empresários com o grupo investigado.

A polícia informou que o nome “A Tropa” faz referência à forma como os próprios investigados se autodenominavam. As autoridades apuram a atuação do grupo no tráfico interestadual de drogas e armas e em crimes de lavagem de dinheiro.

Em nota, o Vasco afirmou que “está colaborando com as autoridades e aguarda a conclusão das investigações”.

Com informações do g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

JORNALISMO DE LUTO: Morre Carlos Monforte, ex-apresentador do Bom Dia Brasil, aos 77 anos

Foto: Zé Paulo Cardeal/Memória Globo

Carlos Américo Aguiar Monforte começou a trabalhar na Globo em 1978, inicialmente como repórter local. Depois, passou a produzir reportagens para o Jornal Nacional e o Fantástico e participou de coberturas como as greves dos metalúrgicos no ABC Paulista.

Em 1982, assumiu a editoria de política do Jornal da Globo e, no mesmo ano, tornou-se editor e apresentador do Bom Dia São Paulo.

Com a criação do Bom Dia Brasil, em janeiro de 1983, Monforte assumiu como editor-chefe e apresentador do telejornal, permanecendo à frente do programa por nove anos.

O jornalista também trabalhou na GloboNews. Em 1998, atuou no programa Espaço Aberto e, no fim de 2000, assumiu a coordenação do canal em Brasília, onde também apresentou o Jornal das Dez.

Formado pela Faculdade de Comunicação de Santos em 1972, Monforte também teve passagens pelos jornais A Tribuna, de Santos, e O Estado de S. Paulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ANDREZA MATAIS: Filha de Lula fez lobby no Planalto e teve 52 acessos ao local de trabalho do pai

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Lula (PT), esteve 52 vezes no Palácio do Planalto entre fevereiro de 2023 e março de 2025 e atuou na apresentação de demandas de municípios sergipanos ao governo federal. As informações são da colunista Andreza Matais, do Metrópoles.

Os registros de entrada no Planalto, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mostram que Lurian frequentou o local de trabalho do pai mais vezes que os demais filhos do presidente. No mesmo período, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, registrou 18 acessos, enquanto Luís Cláudio esteve no local cinco vezes.

Desde 2019, Lurian trabalha como assessora parlamentar do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Segundo assessores e ex-assessores ouvidos pela coluna, as visitas ao Planalto tinham entre as principais pautas demandas relacionadas a municípios de Sergipe.

Lurian também é casada com o advogado Danilo Dias Sampaio Segundo, que tem pretensões políticas no estado.

De acordo com a coluna, ela frequentava o gabinete de Alexandre Padilha quando ele comandava a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Em algumas ocasiões, teria entrado na sala do então ministro sem agendamento prévio. Assessores ouvidos pela publicação relataram incômodo com a atuação da filha do presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VAI ATRASAR DE NOVO: Governo Fátima anuncia calendário de “pagamento escalonado” da folha de agosto; aposentados da educação e saúde e parte dos pensionistas só recebem em setembro

Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Note

O Governo Estado confirmou nesta segunda-feira (31) que vai atrasar novamente parte dos salários dos servidores públicos do Rio Grande do Norte. Em nota, a gestão Fátima Bezerra (PT) anunciou o calendário de “pagamento escalonado” de agosto, que prevê que aposentados do magistério e da saúde e uma parte dos pensionistas não receberão dentro do mês, assim como aconteceu em julho.

De acordo com o calendário, quase 31 mil aposentados do magistério e da saúde só receberão na quarta-feira (2) e outros 9.282 pensionistas receberão apenas na sexta-feira (4).

No sábado (29), 62.317 servidores ativos tiveram os salários creditados. Ainda segundo o governo, nesta segunda-feira (31), serão pagos 22.971 inativos da Segurança, das Indiretas e do quadro geral, além de pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em julho, aposentados e pensionistas também receberam depois do encerramento do mês. Os aposentados só tiveram os salários creditados em 4 de agosto e os pensionistas no dia 5.

O novo atraso comprova a falácia do discurso da governadora Fátima Bezerra, que insiste em afirmar que paga a folha “em dia”, quando na verdade não vem conseguindo quitar os salários dentro do mês. Isso sem falar nas dívidas com fornecedores, as terceirizadas e os hospitais particulares que atendem pelo SUS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Colégio Porto tem a única equipe potiguar de Ensino Fundamental na final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Três estudantes do 9º ano do Colégio Porto formam a única equipe do Rio Grande do Norte classificada no nível Alfa para a fase final da 42ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). João Gabriel de Araújo Luna (9º ano D), Lavínia Silva Souza e Alice Gaspar Guimarães Fernandes (9º ano A) disputam a etapa de 4 a 7 de setembro, no campus da Unicamp, em Campinas.

A equipe Porto Math está entre as 198 equipes que chegaram à etapa final do nível Alfa, de um total de 1593 inscritas no país.

A OMU tem dois níveis. O Alfa é destinado a estudantes do 6º ao 9º ano, com provas voltadas ao 8º e ao 9º. O Beta é do Ensino Matho. São três fases: a primeira on-line, a segunda com etapas virtual e presencial na própria escola, e a terceira no campus da Unicamp.

A equipe é orientada pela professora Shyrlaine Querino, coordenadora do Porto Olímpico, projeto que prepara estudantes do Colégio Porto para competições estaduais, nacionais e internacionais. O processo começa com seleções internas, que identificam a olimpíada mais adequada ao perfil de cada aluno. Para a OMU, a Porto Math seguiu um cronograma de estudos orientado, alternado com sessões de resolução autônoma dos problemas.

“O suporte vai além dos aspectos técnicos. Também envolve o emocional, a gestão do tempo e as tomadas de decisão. Os estudantes precisam desenvolver autonomia e aprender a trabalhar juntos diante dos desafios”, diz Shyrlaine Querino.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *