Jornalismo

Polícia investiga se “atentado” contra o Instituto Lula foi armação

Por Cláudio Humberto

Policiais paulistas custam a acreditar que houve mesmo um “atentado a bomba” à sede do Instituto Lula, dias atrás, e apuram inclusive se tudo não passou de “armação” de petistas para desviar a atenção da Lava Jato e das manifestações marcadas para o próximo dia 16, em todo o País, contra o governo Dilma. “Não podemos descartar nenhuma hipótese”, adverte um dos delegados envolvidos na investigação.

Policiais desconfiam da bomba, caseira; do local, na calçada; e do horário do suposto atentado: nessa hora já não há ninguém no Instituto.

Em março, véspera de outra mobilização nacional contra o governo Dilma, houve “atentado” semelhante à sede do PT em Jundiaí (SP).

Policiais civis investigam “armação” no suposto atentado, mas também não descartam que um grupo de extrema direita tenha atirado a bomba.

O suposto atentado coincidiu com a negociação de delações premiadas de Renato Duque (ex-Petrobras) e João Vaccari (ex-tesoureiro do PT).

Opinião dos leitores

  1. Imagino se fosse o contrário…
    Como seria o estardalhaço que estaria sendo feito, hein?
    Respeito é bom e aqueles que se propõem serem melhores, deveriam dar o exemplo do que isso significa. Porque quanto mais vejo as ações, palavras, gestos e atitudes daqueles que dizem que querem mudar o Brasil, mas me preocupo e percebo que não me identifico com elas. Pois suas condutas são condenáveis e perderam completamente a noção do respeito as diferenças e da importância da convivência pacífica. Feitos conquistados com o processo civilizatório, marcando as sociedades mais e menos desenvolvidas do ponto de vista da consciência e da vivência diante da diversidade e da pluralidade multicultural.

  2. A polícia vai investigar? Essa palhaçada montada não engana nem mesmo os cumpanheiros de plantão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Extremoz avança com programa de recuperação das principais vias da cidade

Programa de recuperação de vias contempla serviços de pavimentação, recuperação asfáltica e novas intervenções para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população

A Prefeitura Municipal de Extremoz está realizando um amplo Programa de Recuperação de Vias, com ações de pavimentação, recuperação asfáltica e novas intervenções estruturais nas principais ruas e avenidas do município.

O trabalho tem como objetivo melhorar as condições de trafegabilidade, ampliar a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de proporcionar mais qualidade de vida para a população.

As equipes estão atuando de forma planejada, contemplando diferentes regiões da cidade e priorizando vias de maior circulação. Além da recuperação do pavimento existente, o programa também prevê novas construções e intervenções em trechos que necessitam de melhorias estruturais, garantindo mais durabilidade e eficiência aos serviços realizados.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano e a melhoria da infraestrutura. A recuperação das vias contribui diretamente para a mobilidade, facilita o acesso aos bairros e fortalece a infraestrutura necessária para o crescimento organizado do município.

“Estamos trabalhando para transformar as principais vias de Extremoz, levando mais infraestrutura, segurança e dignidade para a população. Recuperar uma rua é melhorar o deslocamento das pessoas, valorizar os bairros e preparar a cidade para continuar avançando. Nosso compromisso é fazer uma gestão presente e realizar as melhorias que Extremoz precisa”, destaca a gestão municipal.

Com o programa, a Prefeitura reforça o compromisso de promover uma cidade cada vez mais estruturada, acessível e preparada para o futuro, levando investimentos para diferentes pontos do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE abre investigação sobre desfile de escola de samba que homenageou Lula e recebeu recursos públicos

Foto: Ricardo Stuckert

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Antonio Carlos Ferreira, determinou a abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin por suposto abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação devido ao desfile de Carnaval da Acadêmicos de Niterói que homenageou Lula e contou com recursos públicos.

Lula e Alckmin terão cinco dias para apresentar defesa. Caso a ação seja julgada procedente, pode resultar na cassação dos mandatos.

A decisão do corregedor-geral levou em considerou que a ação reúne elementos suficientes para prosseguir e produzir provas. Neste momento, ainda não foram analisados os méritos das acusações. No desfile em fevereiro, a escola de samba fez claras referências ao universo petista e reproduziu o grito “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, além de mencionar o número de urna do partido. A escola de samba Acadêmicos de Niterói acabou rebaixada.

A ação foi apresentada pelo partido Novo e questionou o desfile que homenageou Lula com o enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Segundo o Novo, a escola recebeu R$ 9,65 milhões em recursos públicos de órgãos e governos de Niterói, do Rio de Janeiro e do governo fluminense, além da Embratur.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DEU SHOW: Ciclista potiguar Lucas Alvares, de apenas 13 anos, conquista três títulos na Copa Norte-Nordeste

Foto: divulgação

Domínio total. O ciclista potiguar Lucas Alvares, de apenas 13 anos, foi destaque na 48ª Copa Norte-Nordeste da modalidade, realizada em Fortaleza (CE).

Lucas Alvares alcançou o lugar mais alto do pódio nas três provas que disputou: contrarrelógio, resistência e circuito, voltado pra casa com três títulos.

O resultado é fruto de uma rotina de preparação que inclui treinos técnicos e físicos, acompanhamento profissional e trabalho de fortalecimento mental. Ainda jovem, o atleta já acumula resultados expressivos no ciclismo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026: candidatos a presidente apresentam slogans e logomarcas de campanha

Imagens: divulgação

Os candidatos a presidente apresentaram as marcas que vão identificar suas campanhas ao longo da disputa eleitoral de 2026. As logomarcas divulgadas pelos presidenciáveis apostam em diferentes cores, símbolos e estilos para reforçar a identidade visual de cada candidatura e facilitar o reconhecimento do eleitor durante a campanha.

A estratégia de comunicação ganha importância especialmente nas redes sociais, onde as marcas passam a integrar materiais de divulgação, vídeos, publicações e peças de propaganda eleitoral.

Logo campanha de Lula (PT) — Foto: Divulgação
Imagem: divulgação

A chapa de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) adotou o slogan “O Brasil pronto pra mais”. A logomarca é uma releitura da de 2022, com predominância do vermelho, característico do PT, combinado com as cores oficiais da bandeira nacional (verde, amarelo, azul e branco).

Logo campanha de Flávio Bolsonaro (PL) — Foto: Divulgação
Imagem: divulgação

Já a chapa de Flávio Bolsonaro (PL) e Alfredo Gaspar (PL) apostou no slogan “O Brasil vai vencer”. As cores predominantes da identidade visual da campanha, sintetizada na logomarca, são o verde, o amarelo, o azul e o branco, que reforçam a identificação da candidatura com o sentimento de patriotismo.

Logo campanha de Renan Santos (Missão) — Foto: DivulgaçãoImagem: divulgação

Renan Santos (Missão) e Aroldo Medina (Missão) adotaram como slogan de campanha a frase “O futuro é glorioso”. A marca usa as mesmas cores do logo do partido: amarelo, preto e branco.

Logo campanha de Ronaldo Caiado (PSD) — Foto: DivulgaçãoImagem: divulgação

O slogan de Ronaldo Caiado (PSD) e Gilberto Kassab (PSD) é “Coragem pra mudar”. A logomarca usa um degradê misturando as cores azul, verde, amarelo e lilás.

Logo campanha de Romeu Zema (Novo) — Foto: DivulgaçãoImagem: divulgação

A chapa de Romeu Zema (Novo) e Eduardo Girão (Novo) têm como slogan “Brasil sem esquema” e logomarca com as cores azul, verde, amarelo e laranja.

Logo campanha de Augusto Cury (Avante) — Foto: DivulgaçãoImagem: divulgação

Augusto Cury (Avante) e Júlio Delgado (Avante) ainda não divulgaram o slogan da campanha, mas a marca usa tons de verde, amarelo, azul, branco e laranja.

A partir de agora, os candidatos já podem pedir votos explicitamente e distribuir materiais gráficos de campanha. Os partidos e as candidaturas também estão autorizados a realizar comícios, caminhadas, passeatas e carreatas; usar alto-falantes e amplificadores de som, dentro dos horários e limites estabelecidos pela legislação; fazer anúncios pagos em jornais, nos limites definidos pela legislação; e propaganda na internet, em sites e nas redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGENDA: Álvaro faz campanha em Natal, Cadu e Allyson são sabatinados nesta segunda (17)

Imagem: reprodução

Os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte cumprem nesta segunda-feira (17) uma agenda com reuniões, sabatinas, caminhadas e lançamentos de candidaturas em Natal. Confira mais abaixo os compromissos de Álvaro Dias, Cadu Xavier, Allyson Bezerra. O candidato Robério Paulino (PSOL) não havia divulgado a agenda até a publicação desta matéria.

Álvaro Dias (PL) participou de reunião de campanha com coordenadores de regiões no início da tarde de hoje. Às 19h, estará prestigiando o lançamento da candidatura de Ériko Jácome, na Avenida Floriano Peixoto, antiga UNP, em Natal.

O candidato Cadu Xavier (PT) participa de uma sabatina na TV Tropical, às 19h. Às 20h30, estará na “Segunda de Vagabundo”, nas Rocas, em Natal.

Allyson Bezerra (União Brasil) iniciou a agenda desta segunda-feira participando das sabatinas da FETRONOR, na Arena das Dunas e da Fecomércio, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, ambas no período da manhã. Às 17h, realiza caminhada na Zona Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Classificação de PCC e CV como organizações terroristas não amplia autoridade militar dos EUA para atuar em território brasileiro, diz porta-voz

Foto: reprodução

O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou à CNN que a classificação do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do CV (Comando Vermelho) como organizações terroristas não amplia a autoridade militar dos EUA para atuar em território brasileiro. A declaração foi divulgada inicialmente pelo Metrópoles e confirmada pela CNN.

“As designações de terrorismo não conferem às forças armadas dos EUA quaisquer poderes adicionais que elas já não possuam”, afirmou o porta-voz.

A declaração ocorre após o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, anunciar planos para operações terrestres contra narcotraficantes na América Latina. Segundo ele, os EUA trabalham com países parceiros, como Equador e Colômbia, em ações contra organizações classificadas como terroristas.

O PCC e o CV foram incluídos neste ano nas listas americanas de Terroristas Globais Especialmente Designados e Organizações Terroristas Estrangeiras. As classificações permitem o bloqueio de bens e ativos sob jurisdição dos EUA e proíbem transações de cidadãos e empresas americanas com os grupos.

A CNN informou ainda que procurou o Departamento de Defesa dos EUA para comentar o assunto, mas não havia recebido resposta até a publicação da reportagem.

Com informações de Metrópoles e CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2026: 13 dos 29 vereadores de Natal disputam vagas de deputado estadual, federal ou senador

Foto: Sarah Carvalho/CMN

Apesar de não ter vagas sendo disputadas nas eleições deste ano, a Câmara Municipal de Natal pode sofrer alterações em sua composição ao final do pleito de 2026, dependendo dos resultados nas urnas. Isso porque 13 dos atuais 29 vereadores são candidatos a deputado estadual, deputado federal ou senador.

Anne Lagartixa (PL), Camila Araújo (PL), Cleiton da Policlínica (PSDB), Daniel Valença (PT), Eriko Jácome (PSDB), Léo Souza (PSDB) e Robson Carvalho (União Brasil) buscam se eleger ao cargo de deputado estadual, concorrendo a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Visando vagas na Câmara dos Deputados estão Brisa Bracchi (PT), Matheus Faustino (União Brasil), Nina Souza (PL) e Thabatta Pimenta (PV).

Ao Senado, concorrem Samanda Alves (PT) e Tércio Tinoco (União Brasil).

Dos 13 candidatos, seis deles estão no primeiro mandato na Câmara Municipal de Natal, Anne Lagartixa, Cleiton da Policlínica, Léo Souza, Matheus Faustino, Samanda Alves e Thabatta Pimenta. Cleiton da Policlínica ocupa atualmente o mandato como suplente de Hermes Câmara.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] BG comenta situação econômica do país e responsabiliza o governo Lula pela quebradeira das empresas no Brasil

No programa “Meio Dia RN” desta segunda-feira (17), BG comentou a notícia do fechamento de 298 lojas do Grupo Casas Bahia, incluindo quatro unidades no Rio Grande do Norte, sendo três em Natal e uma em Mossoró. A empresa teve um prejuízo de R$ 10,1 bilhões no segundo trimestre, acima do prejuízo de R$ 978 milhões registrado no mesmo período de 2025. Foram 1,9 mil funcionários demitidos entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14). Para o apresentador, a situação é sintoma da gestão econômica desastrosa do país no governo Lula (PT).

“Ainda tem os que dizem que o Brasil vai bem, mas onde que vai bem? Os sinais vêm sendo dados há muito tempo. Um governo que não tem responsabilidade fiscal, um governo que não tem responsabilidade com o seu custo, nem com o custo do país, um governo que faz a economia se movimentar apenas através do consumo. A nossa produção industrial nunca foi tão baixa, se não fosse o agro, a gente tava de mala e cuia. Mas se a gente faz críticas à condução da economia é porque a gente é gado, é porque é bolsonarista. Nunca na história desse país tivemos a população tão endividada, a população de baixa renda, a mais pobre, a que é enganada todos os dias por discursos fáceis, está quase 90% endividada, quase 90% sem crédito, sem condição de comprar um pão francês fiado, mas o governo mete em programa social para tentar fazer uma enganação na mente desse povo. A população do Brasil de uma forma geral tá 80% endividada, como você vai achar que um país desse vai dar certo se a população não tem nem crédito?”, analisou BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ROMBO: Correios acumulam prejuízo de R$ 5,4 bilhões no primeiro semestre de 2026

Foto: reprodução/g1

Os Correios acumulam prejuízo de R$ 5,4 bilhões no primeiro semestre de 2026, segundo dados prévios do balancete contábil obtidos pelo portal g1. Os números ainda não foram divulgados oficialmente. No segundo trimestre, o resultado negativo foi de aproximadamente R$ 2,2 bilhões.

O valor até representa uma leve melhora em relação aos dois trimestres anteriores, mas mantém a estatal em situação financeira delicada.

No primeiro trimestre deste ano, os Correios registraram prejuízo recorde.

Os Correios informaram que as demonstrações financeiras estão em fase de consolidação e serão publicadas após aprovação pelas instâncias competentes.

Entre janeiro e junho, a receita ficou praticamente estável, passando de R$ 8,18 bilhões em 2025 para R$ 8,16 bilhões em 2026. As despesas caíram de R$ 13,5 bilhões para R$ 12,4 bilhões, abaixo dos R$ 14,8 bilhões inicialmente previstos.

Apesar da queda da receita total, alguns segmentos apresentaram crescimento. A receita com serviços de logística para empresas, por exemplo, mais que dobrou, passando de R$ 205 milhões para R$ 423 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casas Bahia pede recuperação judicial após registrar prejuízo de R$ 10,1 bilhões; empresa diz ter R$ 17,3 bilhões em dívidas

Foto: Fabiano Rocha

A Casas Bahia entrou com pedido de recuperação judicial na noite deste domingo (16), no Tribunal de Justiça de São Paulo, após registrar prejuízo de R$ 10,1 bilhões no segundo trimestre de 2026. A empresa informou ter R$ 17,3 bilhões em dívidas.

Segundo a companhia, a decisão foi motivada pela deterioração das condições financeiras, agravada pelos juros elevados, restrição de crédito, aumento dos custos financeiros e pressão sobre o consumo e o capital de giro.

O pedido também inclui nove empresas do grupo. Se aprovado pela Justiça, o processo poderá suspender por 180 dias as cobranças e pagamentos de dívidas, período prorrogável por mais 180 dias, permitindo a elaboração de um plano de reestruturação.

A Casas Bahia já havia recorrido a uma recuperação extrajudicial em 2024, quando acumulava cerca de R$ 4,1 bilhões em dívidas. Como parte da reestruturação, a empresa também reduziu o quadro de funcionários e fechou quase 300 lojas. Cerca de 3 mil trabalhadores, equivalentes a 10% do quadro existente em junho, foram desligados.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *