Denúncia

Ponte Velha, quem vai pagar a conta?

O Blog do BG, mais uma vez, entra em um assunto polêmico. Depois de uma criteriosa pesquisa, vamos abordar a situação do local conhecido como Ponte Velha, na BR 101, que em Janeiro deste ano ficou interditado por causa das chuvas:

A formação da primeira cratera, que tomou quase uma pista inteira no sentido Parnamirim-Natal, aconteceu em 22/06/2004. Está nas capas dos maiores jornais da época de Natal: DN e TN, do dia 23/06.

Em 2006, um grupo de empreendedores comprou a área e começou a venda e construção do Condomínio Buena Vista. Nessa mesma época, apesar de possuir todas as licenças legais, com um arrojado projeto de sustentabilidade, o empreendimento sofreu inúmeras pressões de ONG’s e do MP, sob a acusação de ter violado os limites da Lei. Depois de um longo e exaustivo processo, e a partir de um laudo pericial feito por um geólogo, um engenheiro civil e uma bióloga, a Juíza de Parnamirim deu sentença favorável ao empreendimento, considerando-o um modelo a ser seguido por os demais projetos no entorno do Rio Pitimbu.
Em 2008, uma nova cratera, semelhante à de 2004, formou-se na BR 101, levantando novamente a polêmica em torno das causas do problema, onde o MP renovava as acusações contra o condomínio, apontando-o como o maior causador do estrago na BR e de outros problemas sofridos pelo rio. O MP também pediu ao TJ que revogasse a decisão da Juíza, com pedido de liminar.

Em janeiro desse ano, chove em Natal e a cratera volta a se formar ganhando destaque em toda a mídia. O MP, mais uma vez, vem a público acusar o Buena Vista de ser o responsável pela reincidente cratera. Desta vez, o CREA rebateu o MP e apontou, com base em conhecimentos e estudo técnico, que a responsabilidade para o problema era a drenagem mal feita na BR e que o responsável seria diretamente o DNIT, que nunca concluiu um projeto com solução definitiva para a área.

O Resultado é que a Promotora Gilka da Mata continua acusando o condomínio como único responsável, e os proprietários de terrenos dentro dele continuam sem poder construir. Essa semana, saiu o laudo técnico e pericial sobre as possíveis causas e responsáveis pelo problema da cratera na BR 101, entrada de Natal. Segue, abaixo, a reportagem da InterTV mostrando de quem é a responsabilidade:

Quem vai pagar a conta pelos donos de terrenos que não puderam construir até hoje? O MP, Gilka da Mata ou o condomínio Buena Vista?


Opinião dos leitores

  1. Luciano, o problema já existia, sim, antes do condomínio. Ou você não morava em Natal em 2004 ou não lembra dos transtornos da época, qdo uma mesma cratera surgiu no local provocada pelas chuvas.

    1. Existia? Francamente não me lembro e fico impressionado como uma área problemática foi liberada para a construção de um condomínio daquele. Afirmo e reafirmo q o problema é o direcionamento de toda água de chuva por aquela rua em frente ao condomínio. Situação geomorfologicamente semelhante é a da estrada q vai para o Green Clube, mas lá não há muitos problemas pois a área não está impermeabilizada e a água da chuva é absorvida pelas areias dunares.

  2. Francamente! Isso é uma palhaçada! Qualquer menino buchudo sabe q essa erosão é causada pela direcionamento de toda a água de chuva q escoa por aquela rua de paralelepípedos em frente ao condomínio! Quem construiu mesmo aquela rua?
    Mas claro q é mais fácil colocar a culpa em mim, em vc e na sociedade através da prefeitura. Aliás, ninguém comenta q ali não existia problema ALGUM ATÉ o tal condomínio ser contruído. Engraçado né?
    Existe uma estrada q sai da Maria Lacerda, logo depois do CEPE, e corta o mesmo rio com as mesmas característica geomorfológicas da BR101 mas IMPRESSIONANTEMENTE não há problema nenhum alí! Por que será? Será q lá tem algum condomínio? Sugiro ao blogueiro q der um pulinho lá!
    Outra coisa que quero comentar: O texto do blogueiro é altamente tendencioso e cheio de ironias a favor desse absurdo ambiental que é esse condomínio.

  3. Quem deveria pagar essa conta era essa promotora que irresponsavelmente foi para todos os orgão de imprensa informar que a culpa era do condominio. Está provado que não era.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Janja recebe Lula em hotel onde ficarão hospedados na Indonésia

Foto: Reprodução

A primeira-dama Janja Lula da Silva recebeu nesta 4ª feira (22.out.2025) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no hotel em que ficarão hospedados durante visita à Indonésia. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a mulher do petista aparece fazendo gestos de coração com as mãos. Em seguida ela abraça e beija Lula, assim que ele entrou no saguão do hotel.

O presidente desembarcou em Jacarta (Indonésia) por volta das 18h desta 4ª feira (22.out) no horário local –8h no horário de Brasília. O Poder360 apurou que Janja chegou algumas horas antes de Lula. Os compromissos do chefe do Executivo do país começam na 5ª feira (23.out) e seguem até a 6ª feira (24.out), quando o petista segue para a Malásia.

Janja esteve nos últimos dias em Paris representando o governo brasileiro no “Seminário Internacional Diálogos Transatlânticos: Transição energética, educação ambiental e ODS”, a convite da Associação Autres Brésils. Antes, ela passou 4 dias em Roma, onde acompanhou Lula no Fórum Mundial da Alimentação, evento organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura).

Em 12 de outubro, o presidente Lula publicou decreto aumentando os poderes de Janja no Gabinete Pessoal da Presidência. A medida oficializa que ela agora pode contar com funcionários, cargos comissionados e orçamento próprio para desenvolver projetos e participar de representações oficiais. Além disso, as ações e viagens oficiais da primeira-dama passam a ter respaldo jurídico.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. O mais interessante nesse romance é que o chefe da quadrilha não tem ciúmes do Macron, é aquele velho ditado, “lavou tá novo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Trump “está interessado” em reunião com Lula, diz autoridade da Casa Branca

Foto: Reprodução

Uma fonte da Casa Branca informou à agência de notícias Reuters, nesta quarta-feira (22), que o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, está interessado em encontrar o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na Malásia, onde os dois estarão para participar de uma cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), durante o fim de semana.

A CNN apurou anteriormente que Lula deve encontrar Trump no domingo (26).

O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos EUA, desde que os dois chefes de Estado se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

O governo brasileiro disse que os líderes tiveram um telefonema amistoso, melhorando as perspectivas para as relações bilaterais.

Lula desembarcou nesta quarta-feira (22) em Jacarta, capital da Indonésia, onde dá início a uma visita de Estado de quatro dias ao Sudeste Asiático.

Como parte da agenda, Lula se reunirá com o presidente indonésio Prabowo Subianto. Na ocasião, os dois assinarão atos e memorandos de cooperação entre os países.

O governo brasileiro mapeia oportunidades com o objetivo de fortalecer relações e ampliar o comércio no país asiático.

Ainda na Indonésia, o presidente brasileiro se encontrará com o secretário-geral da Asean para discutir “prioridades” na relação entre o Brasil e a organização.

Depois, Lula viajará para Malásia, na sexta-feira (24), onde participará da cúpula em Kuala Lumpur. Ele também terá uma série de encontros com autoridades e empresários.

A comitiva oficial do presidente é integrada pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Servidores administrativos da saúde realizam ato na Sesap para cobrar respostas do governo

Foto: Divulgação

Os servidores administrativos da saúde do Rio Grande do Norte realizam, nesta quarta-feira (22), mais um ato público como parte da greve da categoria. A mobilização começou às 8h, em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em Natal.

O movimento, chamado de “arrastão da greve”, integra o calendário de mobilizações aprovado em assembleia e tem como objetivo pressionar o Governo do Estado a apresentar propostas concretas às reivindicações dos trabalhadores. A paralisação teve início na última segunda-feira (20) e foi aprovada por unanimidade, com duração por tempo indeterminado.

Entre as principais pautas apresentadas pelos servidores estão:
•    Redução da jornada de trabalho para 108h mensais (30h semanais) e 144h (40h semanais);
•    Gratificação de 20% sobre o vencimento básico;
•    Reajuste das gratificações de coordenadores e chefias, congeladas há mais de 20 anos;
•    Pagamento das horas extras trabalhadas, conforme o Art. 30 da Lei 694/2022 do PCCR;
•    Implementação e pagamento do vale-alimentação.

Segundo o Sindsaúde/RN, a greve é uma resposta à demora do governo em atender demandas consideradas históricas do setor. A categoria afirma que enfrenta sobrecarga de trabalho e falta de valorização. O sindicato reforça ainda que, sem os servidores administrativos, o funcionamento do SUS fica comprometido, reforçando a importância do movimento.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF publica acórdão que condena Bolsonaro a 27 anos e abre prazo para recursos

Foto: Gustavo Moreno

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira (22) o acórdão do julgamento do núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado de 2022, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.

O documento reúne os votos dos ministros da Primeira Turma do STF, relatados por Alexandre de Moraes, e formaliza a decisão colegiada.

Após a publicação, as defesas têm cinco dias corridos para apresentar embargos de declaração, recurso destinado a apontar omissões, contradições ou trechos pouco claros no julgamento. O prazo, no entanto, só começará a correr após a intimação dos advogados dos réus.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Veja as penas dos demais condenados:

• Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor da Abin – 16 anos, 1 mês e 15 dias, em regime inicial fechado;
• Almir Garnier, ex-comandante da Marinha – 24 anos de prisão, em regime fechado;
• Anderson Torres, ex-ministro da Justiça – 24 anos de prisão, em regime fechado;
• Augusto Heleno, ex-ministro do GSI – 21 anos de prisão, em regime fechado;
• Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa – 19 anos de prisão, em regime fechado;
• Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil – 26 anos de prisão, em regime fechado;
• Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro – 2 anos em regime aberto, beneficiado por acordo de delação premiada.

O primeiro recurso disponível para as defesas é o embargo de declaração, que será analisado por Moraes e encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) antes do retorno à Primeira Turma.

As defesas também estudam apresentar embargos infringentes, instrumento aceito quando há pelo menos dois votos divergentes em um julgamento colegiado. Mesmo com apenas um voto vencido, o do ministro Luiz Fux, as defesas devem insistir no recurso.

Caso o pedido seja rejeitado, as defesas ainda podem apresentar agravo regimental, solicitando que o colegiado reavalie a decisão do relator. Contudo, as chances de se levar o caso ao plenário do STF são reduzidas, já que a maioria dos ministros acompanhou Moraes pela condenação.

Algumas defesas também estudam acionar organismos internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos, mas esse tipo de medida tem efeito político e simbólico, sem impacto jurídico direto sobre as penas.

Nos bastidores do Supremo, a intenção é encerrar a análise dos recursos ainda em 2025, antes do início do calendário eleitoral.

A avaliação entre ministros é que a execução da pena de Bolsonaro deve ocorrer antes da campanha de 2026, para evitar que a prisão coincida com o período de disputas políticas.

Infomoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] QUE NÍVEL: Thábatta ameaça colegas

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BZNoticias (@bznoticias)

Vídeo: Reprodução

A vereadora Thábatta Pimenta (PSOL) foi às redes sociais, na noite desta terça-feira (21), ameaçar vereador adversário. Em um pronunciamento através dos Instagram, Pimenta cita um vereador bolsonarista, mas a não diz quem é.

“Vocês vão ver aqui vereador bolsonarista casado sendo exposto”. É lamentável a postura da parlamentar em todos os sentidos. Se fosse mesmo para dizer a verdade, já poderia ter exposto, e não fazer ameaça velada.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeita Ceiça Lisboa entrega nova iluminação em LED em Caiçara do Rio do Vento

Fotos: Divulgação 

A prefeita Ceiça Lisboa segue avançando com o programa de modernização da iluminação pública em Caiçara do Rio do Vento. Nesta segunda-feira (20), a gestora realizou a entrega de mais uma etapa do projeto +LED, que vem transformando as ruas da cidade com luminárias modernas, econômicas e sustentáveis.

Nesta nova fase, receberam a iluminação em LED as Ruas Prefeito Júlio Vitorino, Vereador Aldo Fernandes, do Açude, Nossa Senhora de Fátima, segunda parte da Rua São Sebastião e finalização da Rua Luiz da Mata Teixeira.

Com a substituição das antigas lâmpadas por luminárias de LED, as vias ganham mais claridade, segurança e economia, melhorando significativamente o bem-estar dos moradores.

“Estamos garantindo mais segurança, eficiência e conforto para a população, além de reduzir custos e contribuir com o meio ambiente. É mais um passo no nosso compromisso de cuidar bem de Caiçara do Rio do Vento”, destacou a gestora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Câmara aprova urgência de projeto que proíbe cobrança por bagagem de mão

Foto: Marcelo Camargo

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei (PL) que proíbe companhias aéreas de cobrar pelo transporte de bagagens de mão em voos nacionais e internacionais. A decisão acelera a tramitação da proposta, que poderá ser votada diretamente no plenário, sem passar por comissões temáticas.

O relator da matéria, deputado Neto Carletto (Avante-BA), afirmou que o texto é “de extrema importância para os consumidores”. “Não aguentamos mais tantas taxas e cobranças. É um projeto extremamente justo”, disse. Já o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), classificou a cobrança como “abusiva”.

A proposta garante por lei o direito de passageiros levarem gratuitamente uma mala de mão e um item pessoal, como mochila, pasta ou bolsa, em voos com origem ou destino no Brasil. O texto também proíbe tarifas que excluam ou restrinjam esse direito, permitindo cobrança apenas se o passageiro exceder os limites de peso e dimensão definidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O tema voltou ao centro do debate na última semana, após a Gol passar a disponibilizar para alguns voos uma nova tarifa que restringe a bagagem de mão. A nova modalidade, chamada de “básica”, só permite levar um item pessoal, como mochilas ou pastas, sem direito à mala colocada nos compartimentos superiores da cabine. O Procon-SP pediu explicações à Gol e à Latam, que também oferece modelo semelhante de passagem em alguns voos, por considerar que a medida pode ferir direitos do consumidor.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Como se já não bastasse os altíssimos preços das passagens, um serviço de bordo pífio, não termos mais direito a uma mala de 23 kg gratuitamente, agora mais essa… Eita Brasil véi que vai ladeira abaixo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula desembarca na Indonésia para participar de cúpula na Ásia

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta quarta-feira (22) em Jacarta, capital da Indonésia, para uma visita de Estado de quatro dias ao Sudeste Asiático.

Lula participará da Cúpula da Asean, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, e também tem uma série de encontros com autoridades e empresários.

Ele assinará atos bilaterais, se reunirá com o presidente do país e ministros, também deve visitar a sede da Asean, entre outros compromissos. Depois segue para a Malásia, na sexta-feira (24), onde participará da reunião de cúpula.

CNN

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Celulares de empresário e lobista abrem novos flancos na investigação sobre venda de decisões no STJ

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Mensagens extraídas dos celulares de um empresário e de um lobista estão sendo apontadas como os principais caminhos para o avanço da operação Sisamnes, que investiga suspeitas de venda de decisões e vazamentos em gabinetes do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A operação completa um ano em novembro e segue sob supervisão do Supremo Tribunal Federal (STF), coordenada pelo ministro Cristiano Zanin.

Um dos aparelhos analisados é o de Haroldo Augusto Filho, da empresa Fource, suspeita de manipular processos judiciais em benefício próprio. Segundo a Polícia Federal, os dados de seu celular podem reforçar provas obtidas anteriormente e apontar novas pessoas envolvidas no esquema. A empresa, porém, repudiou as acusações e criticou o relatório da PF, alegando que ele se baseia em “mensagens descontextualizadas” e não apresenta provas concretas.

Outro foco da investigação é o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como principal operador do esquema. A extração de dados de sua nuvem deve aprofundar o mapeamento dos contatos com servidores e magistrados, podendo revelar novas ramificações e ampliar o período analisado pelas autoridades. O advogado do lobista afirmou que não há ministros investigados e questionou a necessidade de o caso tramitar no STF, ressaltando que a defesa tem respeitado o sigilo da investigação.

Além dos celulares, a PF investiga empresas de Nilvan Marques Medrado, contador de diversas empresas ligadas a Andreson e à esposa dele, Mirian Ribeiro. O objetivo é rastrear recursos suspeitos de origem ilícita e mapear toda a rede contábil e financeira que sustentaria o suposto esquema. Segundo os investigadores, o padrão de rotatividade empresarial observado indica operações sofisticadas de lavagem de dinheiro.

Com informações da Folha de S.Paulo

Opinião dos leitores

  1. Uma das pouquisimas instituições que tinhamos fé, agora esta na lama, não resta mais nada no Brasil, Rui Barbosa tinha razão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Presidente do Peru decreta estado de emergência para enfrentar criminalidade

Foto: Klebher Vasquez/Anadolu via Getty Images

O presidente do Peru, José Jerí, declarou estado de emergência em Lima e na região de Callao, com validade de 30 dias, para combater o aumento da criminalidade no país. O anúncio foi feito em pronunciamento televisionado nesta terça-feira (21), no qual Jerí afirmou que a medida representa uma mudança de postura, passando “da defensiva para a ofensiva” na luta contra a violência urbana.

Em seu discurso, o presidente destacou que “guerras se vencem com ações, não com palavras” e prometeu recuperar a paz, a tranquilidade e a confiança da população peruana. Jerí assumiu o cargo no início deste mês, após a deposição da ex-presidente Dina Boluarte, e apresentou recentemente um novo gabinete, estabelecendo o combate à criminalidade como prioridade central de seu governo.

O decreto ocorre em meio a protestos de jovens da chamada Geração Z e grupos da sociedade civil, que se manifestaram na capital exigindo medidas concretas contra a violência. A mobilização, realizada na quarta-feira passada (15), reuniu manifestantes na Plaza San Martín e em frente ao Congresso, provocando confrontos com policiais, fechamento de estradas e suspensão temporária de rotas de transporte. Durante os protestos, uma pessoa morreu e mais de 100 ficaram feridas, incluindo 78 policiais e 24 manifestantes, além de dez prisões.

Apesar de ser uma medida recorrente no país — a ex-presidente Boluarte também decretou estado de emergência em março — especialistas apontam que essas ações repetidas pouco têm impacto na redução da criminalidade. O presidente Jerí lamentou a morte ocorrida durante os protestos e afirmou esperar que as investigações determinem “objetivamente os fatos e as responsabilidades”.

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *