Política

Por Lula, Ibope e Datafolha suspendem divulgação de pesquisas

O julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o registro de candidatura à Presidência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou o Datafolha e o Ibope a modificarem as datas de divulgação de novas pesquisas de intenção de votos. O julgamento foi concluído na madrugada de sábado, quando Datafolha e Ibope já haviam registrado no TSE a realização de novos levantamentos. No momento do registro, porém, Lula ainda era candidato, e portanto seu nome constava na relação de candidatos em pelo menos um cenário.

O Ibope registrou sua pesquisa com dois cenários: um com Lula como candidato do PT e outro com o vice, Fernando Haddad. Com o indeferimento da candidatura de Lula, o instituto pesquisou só o cenário com Haddad e pediu ao TSE autorização para divulgar o resultado.

Se o TSE não der o aval, nova pesquisa será feita, só com o nome de Haddad, para ser divulgada na segunda-feira. O Ibope enviou uma nota à TV Globo, uma das contratantes da pesquisa:

“O Ibope registrou no TSE, dia 29 de agosto, cinco dias antes da data de divulgação, como prevê a lei, pesquisa sobre a intenção de votos nos candidatos à Presidência. Naquela ocasião, o PT havia solicitado o registro de Luiz Inácio Lula da Silva como seu candidato e aguardava definição a respeito do TSE.

Por esta razão, o Ibope registrou no TSE pesquisa com dois cenários. O primeiro, com o nome de todos os candidatos com registros solicitados ao tribunal, incluindo Lula. O segundo, com o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa do PT.

Ocorre que na madrugada de sábado, dia 1º de setembro, o plenário do TSE, sem aviso prévio de que julgaria o feito, indeferiu o registro da candidatura de Lula e proibiu que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha ou da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. A corte definiu também que o nome de Lula fosse retirado da urna eletrônica.

Diante disso, na manhã de sábado, antes da realização da pesquisa, e para estar de acordo com o julgamento e as determinações do TSE, o Ibope não pesquisou o cenário com Lula, diferentemente do que constava do registro da pesquisa, aplicando apenas o cenário alternativo.

A intenção do instituto é obter o aval do TSE para divulgação do resultado dessa pesquisa, com a mencionada adequação. Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o Ibope não liberou a pesquisa para divulgação. Tão logo o TSE se pronuncie, o Ibope informará o público e, consoante com a decisão da corte, liberará ou não os resultados”.

Já o Datafolha registrou seu levantamento no dia 31 de agosto, e os pesquisadores iriam a campo entre ontem e amanhã. O instituto pediu o cancelamento e registrou uma nova pesquisa, esta sem o nome de Lula, a ser divulgada na próxima segunda-feira.

O GLOBO

Opinião dos leitores

  1. entendo a revolta dos que sao contra o PT. Eu tambem sou, mas tambem sou contra os outros partidos, porque é tudo farinha do mesmo saco. Agora se os outros partidos olhassem para o povo como o PT olha, com certeza teriam seus candidatos em boas posições no IBOPE, não acham? Nao adianta o Amoedo que é banqueiro ser eleito, porque ele vai governar p/ os banqueiros e os ricos. Por que é que o Brasil nao pode ser uma nação menos desigual hein?! Fica muito rico aí vida mansa herdeiros de fortunas de seus avós, ja nascidos em berço de ouro e querendo continuar que o dinheiro da nação fique todo nas maos deles? O povo deixou de ser besta, não vai votar em Amoedo "honesto" que governa p/ rico p/ deixar de votar no Lula desonesto que governa para a nação. Isso é bem fácil de entender diante da ganancia de alguns eleitores. Ninguem aqui defende a corrupção de Lula nao, nem o pobre lascado. Mas o pobre lascado defende sim que a renda do pais seja melhor distribuida, porque eu digo a voces tem pobre que é mais honesto e trabalhador que muito rico por aí

    1. Excelente comentário Felipe.
      Como diz Luiz Fernando Verissimo: "O PT tem. mil defeitos, mas os outros partidos de Direita e extrema Direita tem um milhão."
      Entre os que roubam e distribuem com a população mais pobre, dá oportunidades de crescimento e inclusão e promovem o respeito a diversidade; e os que excluem, discriminam, humilham e apenas usa e explora os mais humildes, vcs acham que ficarei ao lado de quem?

  2. A verdade dos fatos: O Lula disparou ainda mais na pesquisa e o Haddad sem o Lula já está em segundo. Não sabem o que fazer, tentam tirar o Lula das eleições e agora escondem a pesquisa. Não adianta com Lula ganha no primeiro turno e sem ele, Haddad no segundo.

    1. Defender bandido não é questão de opinião, é apologia ao crime. Não consigo entender alguém querer que um presidiário condenado por corrupção e lavagem de dinheiro governe o seu país, determine o seu destino e o de sua família. Isso só é compreensível em dois tipos de gente: naqueles absolutamente desprovidos de discernimento e naqueles desprovidos de caráter (que apenas se preocupam com suas "boquinhas", seus interesses particulares mesmo em detrimento de todo um povo).

  3. Acho incrível como ainda tem gente que não consegue enxergar (talvez o termo correto seja "admitir") o descaso que esse PT tem para com as leis e as instituições do nosso país. O desrespeito para com a justiça já vem de muito tempo e é algo absolutamente inaceitável. Como alguém pode almejar que gente desse naipe venha a governar os destinos de uma nação? O exemplo tem de vir de cima mas, quando a própria classe dirigente não obedece à lei e à justiça, por que os demais brasileiros deveriam fazê-lo? Esse tipo de ação apenas serve para demonstrar a índole delinquente (no sentido de quem não respeita as leis) e autoritária (não respeita as leis nem as instituições nacionais) dessa gente, os quais não podemos admitir que nos governem. É muito fácil de compreender essa situação.

  4. Como um partido faz uma nação de besta, já votei muito no PT maus com essa alienação que estão fazendo tô fora, essa é minha opinião.
    Parabéns ao judiciário.

  5. A esquerda é o lixo da política, a Seita chamada PT comprou várias classes e as manipula como quer.
    Esse ladrão safado e covarde do Lula está fazendo o mesmo que as outras facções estão fazendo com o Brasil, desmoralizando !!

  6. Dá pra entender esse povo. Pedem combate a corrupção e querem eleger corrupto condenado pra dirigir a nação.
    Tenha santa paciência.

  7. Que país estamos! Percebe-se claramente que os membros do PT juntamente com Lula, não estão tendo limites, estão desafiando a justiça à todo momento, parecem estarem acima da Lei. Estão querendo causar um prejuízo maior ao país, com esse comportamento , muito preocupante o que estamos vivenciando, os outros partidos apesar de ter muitos corruptos e alguns presos, nas piores das piores são mais éticos, mas o PT está escolhambaçoes geral nosso país. O que nos entristece mais é ver alguns professores falando nas sociais que fazem parte da quadrilha e por isso irão votar em Lula, que tipo de educadores são, enquanto profissional dessa área me sinto envergonhada com a classe na qual pertenço. Já passou da hora do judiciário dá um basta nessa palhaçada do PT que acham acima da Lei. O STF e os demais órgãos competentes já era para ter cortado todas as regalias de Lula. Tenho muito medo que a Senadora candidata ao governo do nosso estado não faça a mesma coisa com nosso RN, se não teve nem competência de elaborar o próprio programa de governo, achou mais fácil plágear.

    1. Edivaneide, se Você tem vergonha da classe que pertence, vá ser Promotora de Justiça, ou qualquer outra que não lhe faça vergonha. Estude que você está precisando.

    2. Comentário correto. Quanto aos errinhos de português, não comprometem a mensagem. E quanto à candidata do PT ao governo, que também se diz professora, é atualmente senadora da República e fala errado como ninguém. A senadora do "gópi", a "fessora" que fala "pobrema" e muitas outras barbaridades. Triste RN. Que Deus proteja este estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Durante congresso mundial de jovens em Natal, Álvaro Dias recebe apoio do pastor e deputado federal Marco Feliciano

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou, na tarde deste sábado, do COMJADEM-RN, Congresso Mundial de Jovens e Adolescentes da Assembleia de Deus – Ministério Madureira, realizado na sede da Assembleia de Deus Campo CADERN, no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal.

Durante o evento, que reuniu mais de 2 mil jovens, Álvaro recebeu o apoio do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PL), integrante da bancada evangélica na Câmara dos Deputados. Na ocasião, Feliciano manifestou apoio à candidatura de Álvaro Dias ao Governo do RN.

“Estou aqui ao lado desse trio que pode mudar a história deste estado, trazendo um novo tempo, baseado em princípios e valores. Ao meu lado está o doutor Álvaro Dias, candidato ao Governo do Rio Grande do Norte. Ele é do PL, o meu partido, um partido que defende os valores em que acreditamos”, ressaltou.

Álvaro também participou do encontro ao lado do deputado federal General Girão, do candidato ao Senado Coronel Hélio e da vereadora Camila Araújo.

O ex-prefeito de Natal foi recebido pelo pastor José Pedro Teixeira, presidente da Assembleia de Deus Campo CADERN e anfitrião do congresso, que reuniu participantes de diferentes regiões do estado.

O COMJADEM-RN integra a programação da Assembleia de Deus – Ministério Madureira e reúne jovens, adolescentes e lideranças religiosas em atividades de caráter religioso e comunitário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Helicópteros militares colidem no ar ao combater incêndios florestais na Grécia

Dois helicópteros militares colidiram no ar neste domingo (2) durante uma operação de combate a incêndios florestais na Grécia, na região de Psatha, cerca de 40 quilômetros a oeste de Atenas.

As aeronaves, do modelo Bell, transportavam quatro tripulantes, dois em cada helicóptero. Até a última atualização, as autoridades gregas não haviam confirmado se houve mortos ou feridos.

Segundo o Corpo de Bombeiros da Grécia, equipes de resgate foram mobilizadas imediatamente após o acidente. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da colisão, quando uma das aeronaves explode após o impacto e cai, enquanto a outra perde o controle.

O acidente ocorreu em meio aos grandes incêndios florestais que atingem o país. Mais de 100 casas já foram destruídas e cerca de 10 mil hectares de vegetação podem ter sido consumidos pelas chamas. Quase 500 bombeiros, com apoio de equipes da França e da Romênia, atuam no combate ao fogo. A combinação de altas temperaturas, seca e ventos fortes tem agravado a situação em diversas regiões da Grécia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ação contra Lula no TSE por ‘pedidos explícitos de voto’ em convenção do PT na Bahia é distribuída a Mendonça

Fotos: Igo Estrela/ Metrópoles e Ricardo Stuckert

O partido Novo acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), os ex-governadores Jaques Wagner (PT) e Rui Costa (PT), além do Partido dos Trabalhadores, alegando propaganda eleitoral antecipada durante a convenção estadual do PT, realizada no sábado (1º), em Salvador.

A ação foi distribuída ao ministro André Mendonça e pede, em caráter liminar, a retirada dos vídeos do evento das plataformas digitais.

Segundo o partido, Lula fez pedidos explícitos de voto para si e para aliados antes do início oficial da campanha eleitoral, o que, segundo a legenda, descaracteriza o caráter intrapartidário do evento.

Não há qualquer margem para dúvida, o presidente da República fez repetidos pedidos explícitos de voto, mesmo reconhecendo publicamente que ainda não poderia ser candidato. A legislação eleitoral é rigorosa demais, mas ela precisa valer para todos. Não faz sentido todos os outros candidatos se esforçarem para seguir a lei, enquanto o Lula faz o que bem entende como se fosse intocável. O Novo vai reagir sempre que houver tentativa de transformar a máquina e a visibilidade do poder em vantagem eleitoral indevida“, declarou o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro.

Durante a convenção, Lula afirmou: “Depois que vocês votarem em deputado estadual e deputada estadual, votar em deputado federal e deputada federal, votar em senador da República e votar no Jerônimo, se sobrar um pouquinho de voto, vote em mim, que eu agradeço a todos vocês a lembrança“.

Na ação, o Novo também cita a condenação recente de Lula por propaganda eleitoral antecipada em outro processo e pede que o TSE reconheça a irregularidade, aplique a multa máxima prevista na legislação e determine a remoção dos vídeos do evento.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula oficializa candidatura à reeleição em convenção do PT em SP

Foto: Caio Rocha/Enquadrar/Estadão Conteúdo

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, neste domingo (2), a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição durante a convenção nacional da legenda, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo.

A homologação foi confirmada pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, que destacou o início da campanha para tentar reeleger o presidente.

Aos 80 anos, Lula disputará um quarto mandato presidencial. A chapa será novamente formada com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que teve a candidatura confirmada em convenção do partido na última quarta-feira (29).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Subtenente da PM Jerry Kildery é assassinado a tiros na Grande Natal

Foto: reprodução

O subtenente da Polícia Militar do RN Jerry Kildery foi assassinado a tiros na manhã deste domingo (2), enquanto caminhava com seu cachorro nas proximidades de uma propriedade localizada em uma comunidade do município de Monte Alegre, na Grande Natal. O militar não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local.

Imagens divulgadas pela TV Tropical mostram o momento do crime que tirou a vida do subtenente:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Congresso adia o fim do recesso e só volta aos trabalhos no dia 10 de agosto

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

O recesso parlamentar terminou neste sábado (1º), mas deputados e senadores só voltam ao trabalho em Brasília em 10 de agosto, quando está prevista a primeira semana do chamado esforço concentrado antes das eleições de outubro.

Em ano de eleição, o Congresso costuma ficar esvaziado, já que os parlamentares se dedicam à campanha eleitoral em suas bases políticas.

Além disso, o período das convenções partidárias, que definem os candidatos e as coligações para o pleito, acabam na próxima quarta-feira (5).

Por isso, os parlamentares fecharam um calendário que prevê sessões na Câmara e no Senado em apenas duas semanas até o final das eleições: de 10 a 14 de agosto e de 31 de agosto a 3 de setembro. O objetivo é aprovar matérias nas duas casas nesse período.

Nas últimas eleições, os parlamentares também se afastaram de Brasília, mas as sessões continuaram a ser realizadas.

O presidente da Câmara à época, Arthur Lira (PP-AL), adotou sessões virtuais durante o período, permitindo que os parlamentares registrassem presença e votassem por aplicativo.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grande Natal: Álvaro Dias participa de reuniões comunitárias em Natal e Extremoz

O candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou, na noite desta sexta-feira, de duas reuniões na Região Metropolitana de Natal. A primeira ocorreu no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste da capital, e a segunda foi realizada no centro de Extremoz.

Em Felipe Camarão, Álvaro esteve no encontro promovido por Dórys Cândido, suplente de vereador. A agenda contou com a presença da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; do pré-candidato a deputado estadual Eriko Jácome; e da pré-candidata a deputada federal Nina Souza.

Durante o encontro, o candidato abordou temas relacionados à administração pública estadual, como segurança, educação, infraestrutura e a situação fiscal do Estado. Em sua fala, defendeu que o eleitorado avalie as propostas apresentadas pelos candidatos e afirmou que “a hora agora é de escolher com responsabilidade”.

Na sequência, Álvaro participou de reunião com apoiadores do vereador Ricardo Caridade, em Extremoz. O encontro reuniu lideranças locais e contou com a presença do candidato ao Senado Coronel Hélio e da pré-candidata a deputada federal Carla Dickson.

Em Extremoz, Álvaro também relembrou sua atuação durante a pandemia da Covid-19, destacando a implantação do hospital de campanha em Natal e outras medidas adotadas pela administração municipal naquele período.

As duas agendas reuniram moradores, lideranças políticas e comunitárias da Região Metropolitana de Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] NOVOS DETALHES: Acidente na Via Costeira na última sexta (31) deixou idoso que fazia caminhada gravemente ferido; motorista apresentava sinais de embriaguez

Na última sexta-feira (31/7) o BLOGDOBG noticiou um acidente ocorrido na Via Costeira no qual um motorista derrubou um poste e interditando uma das vias. Na ocasião o veículo envolvido também pegou fogo. Mas a história não terminou aí, e trazemos mais detalhes e desdobramentos.

Acidente deixou idoso que caminhava ferido gravemente

O poste derrubado pelo condutor do veículo atingiu o senhor Raimundo Dias de Souza que fazia sua caminhada matinal, como sempre costumava fazer entre as 5h e 6h. Ele ficou gravemente ferido.

Segundo informações de uma neta do Sr. Raimundo, em contato com o BLOGDOBG, ele encontra-se lutando pela vida, internado no Hospital Walfredo Gurgel, em estado grave.

Motorista apresentava sinais de embriaguez

O condutor do veículo que provocou o acidente apresentava sinais de embriaguez. Não há ainda confirmação se ele realizou teste de alcoolemia. As imagens mostram um homem de camisa e bermuda preta sendo contido por funcionários de um hotel e outras pessoas que passavam pelo local no momento do acidente, pois, segundo relatos, ele estaria tentando se evadir do local.

Família de vítima faz apelo

Em contato com o BLOGDOBG, a família do Sr. Raimundo, vítima do acidente fez um apelo: “Mais do que registrar o ocorrido, nossa família faz um apelo público para que o caso seja usado como um alerta urgente e necessário sobre o perigo devastador de beber e dirigir, uma irresponsabilidade que destrói vidas inocentes na nossa cidade.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Multidão em Apodi reforça apoio a Zenaide, autora de mais de R$ 4 milhões em investimentos no município

A senadora Dra. Zenaide Maia recebeu neste sábado mais uma demonstração de força política no interior do Rio Grande do Norte. Em Apodi, uma multidão participou do encontro promovido pelo prefeito Sabino, que apresentou oficialmente seu apoio à candidatura da parlamentar à reeleição para o Senado.

Ao anunciar Zenaide como sua candidata, o prefeito destacou a parceria construída com o mandato da senadora. “Cada reivindicação que ouvimos da população foi abraçada pela senadora. O primeiro presente foi mais de R$ 1,5 milhão para a saúde. O segundo foi o recurso para a construção de duas UBSs. O dinheiro já está na conta”, afirmou. Ao todo, o mandato de Zenaide já destinou mais de R$ 4,3 milhões para Apodi.

Emocionada com a recepção, Zenaide reafirmou o compromisso com o município. “Essa minha parceria com Apodi sempre vai existir. Eu tenho orgulho de ser a senadora dessa terra. Contem comigo”, declarou sob aplausos.

O encontro também reuniu o deputado estadual Neilton Diógenes, os deputados federais João Maia e Robinson Faria, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de diversos municípios do Alto Oeste.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voo da Delta com destino a Guarulhos desvia rota para Porto Rico

Foto: Reprodução/FlightRadar24

Um voo da Delta Airlines que tinha como destino o aeroporto internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, teve sua rota desviada para o Porto Rico, segundo sites de monitoramento.

A aeronave decolou de Nova York às 22h40 de sábado (1º), no horário de Brasília, e estava prevista para pousar em Guarulhos na manhã deste domingo. No entanto, o voo desviou sua rota por volta das 2h50, quando sobrevoava o Caribe, rumo à capital portorriquenha San Juan, segundo dados do site FlightRadar24.

Ainda não se sabia a razão para o desvio da rota do voo da Delta até a última atualização desta reportagem.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *