Comportamento

PORTA DOS FUNDOS DE NOVO: Grupo faz sátira indignante com vereadora eleita de Curitiba dizendo que eleição “teria sido em decorrência de favores sexuais”

A auditora fiscal Indiara Barbosa, 37, do Partido Novo, imaginou que teria algum sossego ao fim de uma campanha em que foi a vereadora mais votada em Curitiba (PR), com mais de 12 mil votos.

Desde domingo (22), no entanto, sua rotina tem sido mais atribulada que nos movimentados dias correndo atrás de votos. Indiara tornou-se personagem central de um vídeo do grupo Porta dos Fundos, que gerou reações iradas sobretudo da direita (mas não apenas) nas redes sociais.

No início da noite desta segunda-feira (23), o grupo retirou o vídeo do ar.

O filme mostra uma personagem fictícia de nome Yollanda Ramos. No esquete, ela diz ser a vereadora mais votada de Curitiba e filiada ao Novo, o que gerou identificação imediata com Indiara.

No filmete de 2min43s, Yollanda conversa com o filho, que não aparece no vídeo, sobre o fato de ter sido eleita, de forma surpreendente. Tudo teria sido decorrência de favores sexuais.

“Eu fui numa festa do Partido Novo, fiquei doidona e acabei cativando um dos presentes. E ele quis lançar minha candidatura”, diz a personagem.

Sua expressiva votação, diz Yollanda, se deveu ao fato de ter vazado nudes em redes sociais nos dias anteriores à eleição. As fotos teriam sido especialmente populares entre adeptos de encontros de trocas de casais.

“Aparentemente a comunidade de swing do Paraná é maior do que eu imaginava”, diz ela, que anuncia como um de seus projetos conceder bolsa a garotas de programa. Animada, Yollanda já faz planos para disputar o governo do Paraná em 2022.

Tão logo o vídeo foi ao ar, começaram manifestações de repúdio à sátira e apoio a Indiara. Muitos apontaram hipocrisia de um canal que tem no seu comando pessoas identificadas com a esquerda, geralmente bastante ciosa com relação a episódios de machismo.

Manifestaram-se em defesa da vereadora eleita, por exemplo, a deputada estadual por São Paulo Janaína Paschoal (PSL).

Em conversa com o blog, a vereadora eleita afirmou que a sátira é uma crítica às mulheres que participam da política. “É a primeira vez que uma mulher é a mais votada na cidade. É claro que tem uma relação”.

Mãe de uma criança de 7 anos, ela disse que passou a se preocupar ao ver alguns comentários ao vídeo postados em redes sociais. “Você começa a ver pessoas aplaudindo, gente perguntando se teve realmente vazamento de nudes na minha campanha”, afirma.

“O Porta dos Fundos tem milhões de seguidores, e a grande maioria não me conhece. Mas quando dizem que é a vereadora mais votada de Curitiba, e do Partido Novo, todo mundo vai associar a mim”, afirma.

No final do ano passado, o Porta dos Fundos atraiu a fúria de grupos conservadores em razão de seu especial de Natal, no qual caracterizava Jesus Cristo como gay. Sua sede chegou a ser alvo de um atentado no Rio de Janeiro.

Indiara, agora, diz que recebeu sugestões de amigos para processar o grupo, mas diz não ter tomado essa decisão ainda. Ela diz que poderia ficar satisfeita se houvesse um esclarecimento por parte do Porta dos Fundos, ou uma edição do vídeo para desfazer a relação com seu perfil.

O Novo, partido da vereadora eleita, tem como bandeira as liberdades individuais, o que inclui a de expressão. Indiara diz que não está colocando em questão esse direito. “Eles são livres para satirizar, mas eu sou livre para não concordar”.

FÁBIO ZANINI – FOLHAPRESS

Opinião dos leitores

  1. Só no Brasil mesmo, se permitir ir ao ar um programa de tanta baixaria e falta de respeito com a religiosidade, a moral e os bons costumes! Todos sabemos de onde parte a anarquia, os arruaceiros e os "que é que tem", da vida! Tudo bem que só assiste quem quer, mas o pior, é que tem muito "acéfalo" assistindo, influenciando e rindo da dignidade brasileira. Saudades dos Trapalhões, da escolinha do Professor Raimundo e até da primeira fase daquele humorístico dos sábados a noite!

  2. Os canalhas "lacradores" seguem com suas baixarias, achando que estão sendo engraçados. Nunca perdi meu tempo com esses pseudos humoristas. Muito menos agora que seu mal-caratismo vem sendo exposto cada vez mais.

  3. Essa turminha da porta dos fundos está mostrando o seu viés…aguardemos.
    E a senadora Kátia Abreu será que vai abraçar a vítima do seu filho?

  4. Os produtores,diretores,atores e atrizes da porta dos fundos gostam de causarem polêmicas,quanto mais polêmicas disseminadas na sociedade mais eles e elas ganham os holofotes midiáticos.

  5. Como ensinam as boas práticas do jornalismo, e o Blog deve ter esquecido de colocar a versão dos dois lados, o Canal já retirou o vídeo do ar, se retratou com a vereadora e o principal: "A personagem já existe há 9 ANOS –uma senhora que preza pela sua liberdade sexual– e é totalmente fictícia."
    Se esse mimimi fosse da esquerda, será que BG "esqueceria" de colocar a nota de resposta do canal?

  6. A esquerda pode tudo nesse Brasil, até chamar certas mulheres de grelo duro… certa cidade do sul de exportadora de veados… e por aí vai.

  7. Queria ver essa cambada de vagabundos fazer uma sátira a Maomé e ir se apresentar na europa…
    Vai ?!?!

  8. Se fosse uma eleita pela esquerda independente de ser branca ou negra, teríamos uma guerra civil, mas como não é ninguém vai se importar.

  9. Se a sátira fosse contra uma negra ou drogada, hoje teríamos uma greve geral no país. Eita bando de vagabundos.

    1. A esquerda midiática brasileira é oportunista. Importa até a violencia. E esta mostrando a verdadeira face preconceituosa.

    2. Não pode ofender a lacrolandia. Fazer sátira com o islã tbm não querem.

  10. Si fosse um grupo de direita contra alguém da esquerda o mundo caia eles pode tudo a hipocrisia da esquerda é algo incrível…força vereadora tamo juntos faço um bom trabalho…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGU pede direito de resposta à Veja e denuncia “desinformação” em matéria sobre filme de Lula


Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta sexta-feira (9) um pedido de direito de resposta em face de uma reportagem publicada pela revista Veja. A matéria jornalística menciona um trecho da delação de Daniel Vorcaro a respeito de um suposto financiamento de documentário voltado a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em nota oficial, o órgão governamental destacou que a solicitação visa garantir espaço para contestar os dados veiculados.

A iniciativa da AGU atende a uma solicitação conjunta formulada pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República e pelo Ministério da Saúde. Em ofício encaminhado ao órgão, a Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos apontou a ocorrência de um possível crime de calúnia cometido em períodos de campanha eleitoral.

O secretário especial da Presidência, Marcelo Weick Pogliese, argumentou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia manifestado entendimento pelo arquivamento das delações apresentadas pelo fundador do Banco Master em razão da ausência de provas. O documento aponta que a revista optou por publicar as acusações atribuídas a Vorcaro mesmo tendo ciência da decisão prévia de arquivamento.

“Há fortes indícios de manipulação, falseamento e desinformação, com dano à imagem institucional da Presidência da República, à credibilidade de políticas públicas da União e à integridade do processo eleitoral”, declarou o secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República.

Em paralelo, a defesa técnica de Daniel Vorcaro manifestou-se nesta sexta-feira para declarar que “não confirma o conteúdo de qualquer material divulgado, cuja origem, autenticidade e integridade não são reconhecidas”.

Em comunicado à imprensa, a PGR disse que, como não houve prosseguimento na delação, sequer teve depoimento oral do fundador do Banco Master. “As tratativas de colaboração premiada envolvendo o senhor Daniel Vorcaro foram sempre mediadas por advogados contratados pelo investigado, como devido”.

Por sua vez, a Polícia Federal também afirmou em nota que Vorcaro não apresentou depoimento ou documentos que comprovem as informações relatadas pela revista Veja. “As propostas de colaboração premiada que foram apresentadas à PF pela defesa do investigado não foram acolhidas em razão do não atendimento aos requisitos legais, conforme decisão fundamentada de conhecimento da defesa”, declarou a instituição.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF aciona a Polícia Federal para investigar esquema de ameaças contra o ministro Flávio Dino


Foto: Adriana Machado/Reuters

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, informou que acionou a Polícia Federal após o ministro Flávio Dino relatar ter sido alvo de ameaças.

Em nota oficial, Fachin declarou que uma avaliação técnica de segurança sobre as ameaças identificadas contra Dino foi encaminhada à Polícia Federal para que sejam adotadas as medidas cabíveis no âmbito de sua competência. O presidente da corte reforçou que o tribunal segue vigilante quanto à integridade de seus integrantes e mantém articulação constante com os órgãos competentes.

Relato de Dino

Flávio Dino utilizou suas redes sociais na última sexta-feira (9) para expor a situação. O magistrado afirmou ter recebido um relatório de segurança do STF que aponta a existência de “milhares” de ameaças de assassinato e diversos tipos de agressão direcionadas a ele.

Para Dino, o clima de ódio demonstrado nas mensagens é fruto da propagação contínua de inverdades com o intuito de estimular a violência. O ministro destacou que o descontentamento com decisões da Justiça deve ser combatido por meio de recursos aos órgãos colegiados competentes, e não com apelos para assassinar magistrados ou discursos de ódio que incitam perseguições.

“Se um juiz passar a ter medo de decidir um processo, à vista do suposto risco de sofrer perseguições pessoais, não existe mais Poder Judiciário”, pontuou o ministro.

Apesar da gravidade dos episódios, Dino garantiu que suas atividades profissionais não sofrerão nenhuma alteração, assegurando que sua postura, voz e convicções permanecem inabaladas diante das intimidações.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “MENOS JANJA, MAIS LULA”: Lobista amiga de Lulinha defende Kátia Abreu e critica ataques à ex-senadora


Vídeo: Reprodução/Jornal da Cidade Online

A lobista Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha veio a público se manifestar sobre a repercussão de seus recentes comentários a respeito de um posicionamento político da ex-senadora Kátia Abreu. Em meio a debates eleitorais, Luchsinger endossou a frase “menos Janja, mais Lula” e afirmou que a ex-senadora apenas verbalizou o que muitos pensam, mas poucos têm coragem de dizer publicamente.

De acordo com Roberta, o episódio gerou uma onda de ataques direcionados a Kátia Abreu, o que ela considera um “absurdo”. A lobista destacou que a ex-senadora possui vasta experiência política, tendo passado por múltiplos mandatos e vivências institucionais, o que legitimaria sua liberdade de emitir opiniões sobre o cenário político atual.

Apesar de concordar com a declaração, Luchsinger ressaltou que suas opiniões refletem uma observação pessoal sobre o cenário político e o comportamento dos eleitores durante o segundo turno, e que não possui qualquer vínculo com equipes de campanha. A ativista reforçou ainda o argumento de que a primeira-dama, Janja, não está disputando nenhum cargo eletivo, tratando a discussão como uma análise sobre os rumos e a comunicação do governo perante o eleitorado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita de Extremoz declara apoio a Allyson Bezerra


Foto: Yuri Kairon

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales (PL), anunciou nessa sexta-feira (9) apoio a Allyson Bezerra (44) no segundo turno da eleição para o Governo do Rio Grande do Norte. No primeiro turno, ela esteve com Álvaro Dias.

Extremoz é a sétima maior cidade do estado, com 61.635 habitantes pelo Censo 2022 do IBGE, e foi o município potiguar que mais cresceu nos últimos anos. A cidade tem 39.583 eleitores aptos a votar em 2026 e está entre os dez maiores colégios eleitorais do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

DESESPERO NO PT : Lula perde a paciência com aliados e diz ter a campanha mais desorganizada desde 1989

Reprodução

Frustrado por ter terminado a primeira etapa da disputa presidencial atrás de Flávio Bolsonaro (PL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu a paciência com os próprios aliados e cobrou publicamente sua equipe de campanha, classificando a estrutura atual como a “menos organizada” de toda a sua trajetória política desde 1989.

Diante do avanço consistente da direita e da perda de tração nas urnas, o petista admitiu publicamente o fracasso em convencer o eleitorado e cobrou maior empenho da tropa governista para tentar reverter um cenário que já é tratado com pessimismo por setores do próprio governo.

Reajuste às pressas do Bolsa Família, o fim das bets e a promessa de canetas emagrecedoras no SUS foram alguns dos recursos técnicos tirados no improviso. Nada deu certo.

A reação explosiva nos bastidores reflete o pânico de uma campanha que tropeçou em seus próprios erros, ignorou os problemas reais da população e agora tenta, sem sucesso, estancar a sangria rumo ao segundo turno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MANOBRA: Alcolumbre pauta escala 6×1 e Governo Lula articula atalho para acelerar votação

Reprodução

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para quarta-feira (14) a primeira votação da PEC que prevê o fim da escala 6×1 e reduz a jornada semanal de 44 para 40 horas. O governo Lula tenta acelerar a tramitação para permitir que os dois turnos sejam votados no mesmo dia, mediante um calendário especial.

A proposta precisa de pelo menos 49 votos favoráveis em cada turno. Sem a quebra do intervalo regimental, a aprovação final pode ficar para depois das eleições. Alcolumbre afirmou que colocará o requerimento de urgência em pauta quando ele chegar à Mesa, cabendo ao plenário decidir.

A oposição, liderada no Senado por Rogério Marinho (PL-RN), questiona a votação em pleno período eleitoral e acusa o governo de tentar usar o tema politicamente. Marinho defende uma proposta alternativa para flexibilizar as escalas e critica mudanças impostas de cima para baixo. Flávio Bolsonaro também afirmou ter uma alternativa ao fim da escala 6×1.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputada eleita, aliada de Lula, admite posts criticando as igrejas e brancos

Reprodução

A deputada federal eleita Ana Elisa (PT-MG), de 21 anos, admitiu que são verdadeiras publicações antigas em seu perfil no X com críticas a Lula por não fechar igrejas, mensagens sobre “zoar brancos” e propostas para proibir padres de manter perfis nas redes sociais. Nesta sexta-feira (9), ela afirmou que os conteúdos foram tirados de contexto, pediu desculpas a quem se sentiu ofendido e desativou a conta.

A jovem, no entanto, negou ter publicado uma mensagem defendendo o fechamento de igrejas, cuja imagem foi divulgada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Segundo a assessoria, a publicação não aparece no histórico da conta e seria uma montagem. A equipe afirmou que pedirá perícia para comprovar a alegação.

A repercussão ocorre após Ana Elisa viajar a Brasília para se reunir com Lula e participar de articulações digitais da campanha petista. Eleita com 524.219 votos, ela foi a segunda candidata mais votada para deputada federal em Minas Gerais, atrás apenas de Nikolas Ferreira.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

DISPUTA NO STF : Fachin barra acesso de Fux ao inquérito das fake news

Reprodução

O presidente do STF, Edson Fachin, negou o acesso integral e imediato do ministro Luiz Fux ao inquérito das fake news, contrariando determinação para que o material fosse liberado em até 48 horas.

Segundo Fachin, 104 procedimentos ligados ao inquérito ainda precisam ser analisados antes da conclusão das etapas processuais. Três dos quatro procedimentos solicitados por Fux já são públicos, mas o inquérito das fake news permanece sob sigilo.

Fachin afirmou que pretende encaminhar o caso para arquivamento definitivo após a análise pendente. Fux defende o acesso para avaliar questionamentos sobre a constitucionalidade das investigações e a atuação de Alexandre de Moraes como relator.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Foto mostra cadeira reservada a Vorcaro em evento de Lula em Paris

Reprodução

Uma foto enviada pelo advogado Walfrido Warde a Daniel Vorcaro mostra uma cadeira reservada ao banqueiro na cerimônia em que Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Paris, em junho de 2025. A imagem foi encontrada pela Polícia Federal em mensagens de WhatsApp extraídas de um dos celulares apreendidos durante a investigação.

Segundo a coluna do Metrópoles, Warde enviou o convite para a cerimônia em 2 de junho e, nos dias seguintes, compartilhou fotos de sua participação em outras agendas de Lula em Paris. Em 6 de junho, encaminhou a imagem da cadeira com um papel identificando o lugar reservado a Vorcaro. O banqueiro reagiu à mensagem com uma curtida, mas a troca de mensagens indica que ele não compareceu ao evento.

Em conversa anterior, no dia 4 de junho, Warde sugeriu que Vorcaro encontrasse o “homem” em Brasília, em vez de viajar a Paris em meio à agenda movimentada. “Ele te atende lá”, escreveu o advogado. Vorcaro respondeu positivamente, e Warde afirmou que faria o agendamento. De acordo com a reportagem, os investigadores interpretam a referência ao “homem” como uma menção a Lula.

Com informações do Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Record cancela debate entre Flávio e Lula após impasse nas agendas

Reprodução

A Record cancelou o debate entre Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT), previsto para domingo (11). Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (9), a emissora alegou incompatibilidade de agendas dos candidatos.

O cancelamento ocorre após outros debates do primeiro turno também não serem realizados. Para o segundo turno, seguem previstos encontros no SBT, em 15 de outubro; na Band, em 18 de outubro; e na Globo, em 23 de outubro.

Segundo o Poder360, a campanha de Lula confirmou a participação do presidente nos debates do segundo turno, salvo se as emissoras cancelarem os encontros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *