Diversos

Pós-graduação eleva salários

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e restritivo. Por isso, é bom estar preparado. Nos dias atuais, graduar-se já não basta. Há milhares de profissionais com o diploma debaixo do braço, mas sem um diferencial que o projete no mercado. Por isso, tornar-se um especialista, em qualquer área, é muito importante. E é aí que entra a pós-graduação.

E quanto à necessidade de uma pós-graduação convém ressaltar que um estudo da empresa Produtive, de 2015, apontou que profissionais com especialização foram contratados com salários 12,4% maiores, em relação a 2014. Por sua vez, profissionais com apenas a graduação foram contratados com um reajuste de 4,6% na remuneração.

Em Natal, o UNI-RN é, hoje, sem dúvida, a instituição particular de ensino superior com maior referencial teórico e prático em pós-graduação lato sensu. É a que melhor prepara seus alunos para o mercado de trabalho. E agora abriu quatro novos cursos em menos tempo, com apenas um ano de duração: MBA em Controladoria Financeira, MBA em Finanças Pessoais, MBA em Liderança e Desenvolvimento Organizacional e MBA em Marketing Digital.

Além de dispor de uma infraestrutura com salas e laboratórios modernos, almoço incluso, estacionamento privativo gratuito e aulas 100% presenciais, a instituição, que é a única no Estado a conquistar o IGC 4 do MEC pela sexta vez, possui uma estrutura ampla e moderna. O corpo docente da instituição também é altamente qualificado, com titulação de mestre e/ou doutor.

Muitos de seus ex-alunos, atualmente, estão muito bem colocados no mercado de trabalho. Só para ter ideia, uma pesquisa realizada em 2015 pela Consult comprovou um índice de empregabilidade de 83% entre seus egressos.

Atualmente, o UNI-RN oferece 51 cursos de pós-graduação lato sensu e MBA nas áreas de Gestão, Contabilidade, Direito, Engenharia, Informática, Saúde e Serviço Social. Se você está pensando em fazer a diferença na sua carreira, conheça mais sobre os cursos em: www.unirn.edu.br/pos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Evento com Janja reforça preferência do “Time de Lula” por Samanda e amplia distância de Rafael Motta

Foto: Divulgação

O evento com a primeira-dama Janja da Silva, realizado na noite de quinta-feira (25) na Arena das Dunas, deixou uma mensagem política difícil de esconder. Apesar de a agenda ter sido voltada para as mulheres, o ato acabou reforçando que, na disputa pelo Senado, o chamado “Time de Lula” tem uma preferência muito nítida pela pré-candidatura da vereadora Samanda Alves, enquanto o ex-deputado federal Rafael Motta é tratado com indiferença por ser visto como o “estranho no ninho”.

A presidente estadual do PDT, Márcia Maia, justificou a ausência de Rafael Motta alegando que ele estava com um problema de saúde. Nas redes sociais, ele comentou que “a presença da primeira-dama Janja Silva em Natal, ao lado do Time de Lula, fortalece um debate urgente e necessário: o enfrentamento à violência contra as mulheres e ao feminicídio.”

Ainda assim, o gesto político ficou evidente. Samanda dividiu o protagonismo com Janja e a governadora Fátima Bezerra durante todo o evento, enquanto Rafael passou completamente ao largo da programação. A foto das três juntas no palco, junto com outras lideranças petistas, só reforça essa percepção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tornozeleira de Bolsonaro apresentou falha no dia do jogo do Brasil

Foto: Reprodução

A tornozeleira eletrônica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usa em prisão domiciliar apresentou falha momentos antes da partida entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo de Futebol, realizada no dia 19 de junho.

Segundo relatório semanal apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as atividades de Bolsonaro, a central de monitoramento emitiu alerta de perda de sinal da tornozeleira eletrônica às 18h57.

De imediato, a equipe técnica orientou que Bolsonaro se deslocasse para a área externa da residência, localizada em Brasília, até o reconhecimento do sinal.

Às 20h04, cerca de 1h30 antes do jogo do Brasil, a equipe do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime) chegou ao local. Dois policiais foram responsáveis pela análise.

Os profissionais identificaram que a estrutura do dispositivo estava intacta: com led’s acesos e com sinalização em cadência normal. Bolsonaro também atendeu prontamente ao pedido de deslocamento feito pela equipe.

Houve uma perda de sinal, que foi restaurada rapidamente. Com a conexão retomada, os profissionais do Cime recuperaram todos os dados captados durante o período de instabilidade. Baixaram as movimentações de Bolsonaro e enviaram à Central de Monitoração, sem prejuízos à medida.

Como o equipamento estava funcionando dentro dos padrões esperados, não houve necessidade de troca da tornozeleira.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Miss trans revela contrato de sigilo com ex-jogador da Seleção Brasileira

Foto: Reprodução

A criadora de conteúdo adulto e modelo trans Bruna Mendonça revelou que viveu um relacionamento amoroso com um ex-jogador da Seleção Brasileira sob um rígido acordo de confidencialidade. Segundo ela, o ex-atleta exigiu a assinatura de um contrato que previa multa de R$ 500 mil caso o romance fosse tornado público.

Bruna, que ganhou notoriedade por ser a primeira modelo trans a representar a Arábia Saudita no concurso Miss Copa do Mundo, afirmou que decidiu contar a história apenas agora, após manter o relacionamento em sigilo durante todo esse tempo.

Contrato de confidencialidade

De acordo com a modelo, a exigência partiu do ex-jogador antes mesmo de o relacionamento se consolidar. Ela afirma que aceitou assinar o documento porque estava apaixonada e acreditava que preservar a discrição era a única forma de manter o romance.

Segundo Bruna, o contrato previa uma multa de R$ 500 mil em caso de quebra do acordo de confidencialidade. Até o momento, ela não revelou a identidade do ex-atleta nem informou quando o relacionamento aconteceu.

A declaração repercutiu nas redes sociais e voltou a colocar a modelo em evidência, tanto pela revelação quanto pela curiosidade em torno da identidade do ex-jogador citado.

 

Portal Dol

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Guarda Municipal evita homicídio no Centro de Natal; suspeito reage e é baleado

Foto: Reprodução/TV Tropical

A Guarda Municipal de Natal evitou um homicídio na rua Princesa Isabel, no bairro Cidade Alta, zona Leste de Natal, nesta sexta-feira (26). Três suspeitos armados com facas perseguiram um homem em situação de rua e tentaram cometer o crime. No entanto, a ação dos agentes evitou a morte.

De acordo com a Guarda, a vítima correu para pedir ajuda. Os agentes prestaram o socorro e dois suspeitos conseguiram fugir. O terceiro suspeito reagiu à ação dos agentes, chegou a partir para cima da equipe e acabou sendo atingido por um disparo de advertência.

O suspeito foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel. Já a vítima foi à delegacia para prestar depoimento. As facas que seriam utilizadas no crime foram apreendidas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Falhas no Censo Escolar fazem RN perder R$ 230 milhões em recursos para a educação


Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte acumulou um prejuízo de R$ 230,52 milhões entre 2024 e 2026 devido a falhas no cadastramento de estudantes no Censo Escolar, principal base utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para calcular o repasse de recursos federais destinados à educação básica.

Apenas em 2026, o Estado deixou de receber R$ 44,84 milhões após cerca de 4,48 mil estudantes não serem incluídos corretamente no EducaCenso, sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados constam em um processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (Seec/RN), que propõe a contratação de uma plataforma tecnológica para corrigir as inconsistências e evitar novos prejuízos milionários.

Falhas afetaram Fundeb, alimentação e transporte escolar

Segundo o documento, as perdas atingem recursos essenciais para a educação pública, incluindo repasses do:

  • Fundeb;
  • Salário-Educação;
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  • Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Além disso, o Estado também deixou de receber a complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) por não cumprir a exigência mínima de participação de estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

De acordo com o Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Seec, diversos alunos realizaram as provas do Saeb, mas não foram contabilizados porque seus dados não constavam corretamente na base oficial do EducaCenso.

“Parte substancial deste déficit originou-se de falhas na base do Censo Escolar, visto que diversos estudantes que realizaram a prova não foram contabilizados como presentes por não constarem na base oficial do Educacenso”, registra o documento.

Perdas ultrapassam R$ 230 milhões

O levantamento da Secretaria aponta que o prejuízo financeiro é composto por:

  • R$ 27 milhões em perdas do VAAR em 2024;
  • R$ 29 milhões em 2025;
  • R$ 40 milhões em 2026.

Somadas às perdas estimadas de R$ 134,52 milhões por falhas no Censo Escolar, o prejuízo total chega a R$ 230,52 milhões.

Sindicato alerta para impactos na educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) acompanha o problema desde o ano passado e defende mudanças no sistema utilizado pela Secretaria de Educação.

Segundo a diretora de comunicação da entidade, Fátima Cardoso, as falhas comprometem diretamente programas destinados aos estudantes e também afetam a manutenção das escolas e o pagamento dos profissionais da educação, que dependem dos recursos do Fundeb.

“O Estado precisa aperfeiçoar seu sistema de gestão. Caso contrário, continuará perdendo recursos fundamentais para a educação pública”, afirmou.

Ela também destacou que o problema não está apenas na operação do sistema, mas na ausência de ferramentas capazes de garantir a consistência dos dados enviados ao MEC.

Seec quer contratar plataforma sem licitação

Para tentar evitar novas perdas, a Secretaria de Educação propôs a contratação, por inexigibilidade de licitação, da plataforma Zaori Astrea, desenvolvida pela empresa Zaori Data LTDA, sediada em Natal.

A justificativa é que o software realiza cruzamentos automáticos das informações do EducaCenso utilizando CPF, código do Inep e algoritmos de identificação de inconsistências, permitindo corrigir erros antes do fechamento dos dados pelo Inep.

Segundo a Seec, a ferramenta também atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), possui integração com o Gov.br e poderá evitar novas perdas de recursos federais.

“A robustez da plataforma qualifica o software como ferramenta estratégica indispensável para o reequilíbrio fiscal, a governança orçamentária e a eficiência pedagógica da educação pública do Estado”, destaca o processo administrativo.

Até o fechamento da reportagem, nem o Ministério da Educação nem a empresa Zaori Data LTDA haviam se manifestado sobre a possibilidade de recomposição dos recursos perdidos ou sobre o andamento da contratação da plataforma.

 

BNews RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Funcionário de hospital é preso acusado de cozinhar e comer restos humanos

Foto: Reprodução

Um funcionário de um hospital em Budapeste, na Hungria, foi preso após uma investigação policial revelar a presença de diversos restos humanos em seu apartamento. O suspeito, de 30 anos, é investigado também por uma possível prática de canibalismo.

A prisão ocorreu na semana passada, depois que as autoridades receberam informações de que o homem estaria armazenando partes de corpos humanos em casa.

Durante as buscas, os agentes encontraram diferentes materiais, entre eles crânios, uma mão humana, parte de uma perna e um rosto reconstruído com pele humana, segundo a investigação.

O caso ganhou novos desdobramentos após o interrogatório do suspeito. De acordo com a polícia, ele admitiu ter uma fixação por restos humanos e confessou que utilizou parte desse material no preparo de alimentos que posteriormente consumiu.

Os investigadores recolheram ainda ossos guardados dentro de uma mala e um coração preservado em um recipiente. Exames periciais deverão apontar se o órgão pertence a um ser humano ou a um animal.

As autoridades trabalham com a hipótese de que parte dos restos tenha sido obtida por meio das atividades profissionais do homem no hospital onde atuava. Outros materiais, segundo a apuração, teriam sido retirados de cemitérios abandonados localizados na Hungria e na vizinha Eslováquia.

Atualmente, o suspeito permanece detido por uso ilegal de restos humanos. A polícia, no entanto, não descarta a apresentação de novas acusações após a conclusão das análises forenses, que deverão esclarecer a procedência de todos os itens encontrados.

Correio 24h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio avança nas negociações contra tarifas e recebe resposta oficial do governo Trump

Foto: Reprodução

O senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) intensificou a articulação junto ao governo dos Estados Unidos para buscar o fim das tarifas comerciais impostas ao Brasil e recebeu uma resposta oficial do secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Em carta enviada ao parlamentar, à qual o Diário do Poder teve acesso, Rubio agradece a correspondência e a recente visita de Flávio a Washington, reafirma a disposição da administração americana de aprofundar o diálogo bilateral, aborda a questão tarifária, elogia a cooperação entre os dois países e reconhece a atuação do senador em pautas de interesse comum entre Brasil e Estados Unidos.

Em contrapartida ao esforço de Flávio contra a taxação, a oposição tem criticado o governo Lula (PT) por não enviar representantes para a audiência no Congresso dos Estados Unidos sobre a medida. O próprio senador chegou a afirmar que o petista “não move uma palha para evitar as tarifas, pois acredita que isso pode beneficiá-lo nas urnas em outubro, mesmo que isso custe quebrar as empresas brasileiras”.

No documento, datado de 23 de junho, Rubio destaca que a audiência pública marcada para 6 de julho, conduzida pelo Representante de Comércio dos EUA (USTR), Jamieson Greer, é o canal institucional para discutir as medidas comerciais em análise.

Na carta, o secretário lembra que a investigação comercial iniciada pelos Estados Unidos, por determinação do presidente Donald Trump em julho de 2025, concluiu que determinadas políticas e práticas brasileiras são consideradas “irracionais ou discriminatórias” e impõem restrições ao comércio americano.

Segundo ele, continuam sem solução divergências relacionadas ao comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

O secretário ressalta ainda que qualquer interessado no Brasil poderá participar do período de consulta pública sobre as medidas propostas e da audiência marcada para 6 de julho. As contribuições poderão ser enviadas até 1º de julho.

Rubio também agradeceu o apoio manifestado por Flávio Bolsonaro à decisão dos Estados Unidos de classificar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como Organizações Terroristas. Segundo ele, a medida busca fortalecer o combate às redes financeiras, de tráfico de drogas e de armas dessas facções, consideradas uma ameaça à segurança de cidadãos brasileiros e americanos.

No documento, o secretário afirma compartilhar da visão do senador sobre a importância da relação entre Brasil e Estados Unidos, baseada em valores comuns, respeito mútuo e cooperação para a segurança e prosperidade do Hemisfério Ocidental.

Rubio também registra que os Estados Unidos desejam um Brasil “próspero, seguro e economicamente estável”. Na carta, ele menciona o otimismo de Flávio Bolsonaro em relação às eleições de outubro e agradece a oferta do senador de colocar uma equipe de transição à disposição de Washington caso seja eleito, afirmando que o governo americano está preparado para trabalhar de forma cooperativa com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro.

Diário do Poder

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Iluminação da estátua de Iemanjá é furtada pela terceira vez na Praia do Meio

Foto: Semsur

A iluminação cênica da estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, voltou a ser alvo da ação de criminosos. Durante a madrugada desta sexta-feira (26), foram furtados refletores, chaves magnéticas, conectores, cabos elétricos e o medidor de energia que alimenta o sistema de iluminação do monumento. Esta é a terceira ocorrência registrada no local, e o prejuízo estimado ultrapassa R$ 45 mil.

Além dos danos ao patrimônio público, o furto compromete novamente a iluminação de um dos principais cartões-postais da orla de Natal e gera novos custos para a recuperação da estrutura.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) registrará boletim de ocorrência e solicitará o reforço do patrulhamento ostensivo na região, com o objetivo de coibir novos furtos e auxiliar na identificação dos responsáveis.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, lamentou a reincidência da ação criminosa e informou que a Prefeitura avaliará a reposição dos equipamentos. “É revoltante ver um patrimônio da cidade ser atacado pela terceira vez. Não se trata apenas do prejuízo financeiro, mas do desrespeito com um espaço que pertence à população. Vamos avaliar tecnicamente a reposição dos equipamentos, considerando essa sequência de furtos e a necessidade de adotar medidas que reforcem a proteção do local”, afirmou.

Segundo a Semsur, a reposição do sistema dependerá da avaliação técnica sobre as condições de segurança da área e das medidas que possam reduzir o risco de novas ocorrências.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cabo Deyvson acusa Allyson de tentar tomar seu mandato em Mossoró

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por BlogdoBG (@blogdobg)

Imagem: Reprodução

 

O vereador de Mossoró Cabo Deyvson (PL), pré-candidato a deputado federal, publicou um vídeo nas redes sociais em que acusa o ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado Allyson Bezerra (União Brasil) e o vice-governador Walter Alves (MDB) de terem “encomendado” o processo que pede a cassação de seu mandato. A declaração foi feita no momento em que o parlamentar recebia a intimação judicial da ação.

A ação foi movida pelo MDB após a filiação de Cabo Deyvson ao PL. No vídeo, o vereador afirma que Walter Alves estaria agindo a mando de Allyson por motivação política e diz que o processo faz parte de uma tentativa de silenciar sua atuação.

Ao citar o atentado que sofreu recentemente em Mossoró — quando foi baleado e seu assessor morreu durante o ataque praticado por integrantes do Comando Vermelho (CV) —, Cabo Deyvson comparou a ação judicial ao episódio e afirmou que, depois da tentativa de calá-lo “na rua”, agora o “sistema dos poderosos” tenta fazê-lo “pela caneta”.

“Os grupos terroristas tentaram nos calar na rua, tentando contra a nossa vida. Agora o sistema dos poderosos, dos acordos dos poderosos desse estado, tentam nos calar através do papel e da caneta”, disse o vereador.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *