Esporte

Prática de corrida e artes marciais crescem entre os brasileiros

Foto: Folha Vitória

Na sexta-feira (21), foi comemorado o Dia do Atleta. O Ministério da Saúde revela que corridas e artes maciais – ou outros tipos de lutas, foram as atividades físicas que mais cresceram nas preferências dos brasileiros. O número de pessoas que fazem esses esportes mais que dobrou nos últimos 11 anos.

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, entre os anos de 2006 e 2017, a prática das duas modalidades aumentaram 194% e 109%, respectivamente. Enquanto isso, o futebol, vem perdendo espaço na escolha de práticas de exercícios físicos pela maioria da população das capitais brasileiras. A procura por uma das “paixões nacionais” caiu quase pela metade, 43,5%, no mesmo período.

“A atividade física é muito importante para contribuir para a adoção de um estilo de vida saudável, que evitaria 39% das mortes por doença crônica, que responde por 76% das causas de morte no Brasil. Além disso, a promoção da saúde é uma política com baixo custo e com grande impacto populacional”, ressalta a Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fatima Marinho.

Apesar da, a prática de “bater uma bolinha” foi um dos três esportes mais realizados pelos brasileiros, no ano passado. De acordo com o levantamento, 11,7% da população jogou futebol nas capitais do país. A prática só perdeu para a caminhada, que foi realizada por 33,6% e a musculação, que foi executada por 17,7% da população. Já as artes marciais e lutas, que foram modalidades que as buscas mais crescerem, foram a preferência de 2,3% do público.

Estudos do Ministério da Saúde já apontaram os benefícios de se praticar exercícios físicos para a prevenção de doenças, como o câncer. Dados recentes apontaram que a realização diária de 30 minutos de caminhada, por exemplo, reduziria em 12% as mortes por câncer de mama. Além da prevenção, a caminhada, lutas e outras modalidades esportivas melhoram o condicionamento físico, auxiliam o controle de peso, alivia o estresse, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios que podem ser observados.

No Vigitel, o nível de atividade física dos adultos pode ser avaliado em quatro domínios: no tempo livre (lazer), na atividade ocupacional, no deslocamento e no âmbito das atividades domésticas. É considerado ativo, adultos que praticam atividades físicas por pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana ou pelo menos 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa. Caminhada, caminhada em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais e luta, ciclismo e voleibol/futevôlei e dança foram classificados como práticas de intensidade moderada; corrida, corrida em esteira, ginástica aeróbica, futebol/futsal, basquetebol e tênis foram classificados como práticas de intensidade vigorosa.

Outros dados

Ainda de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017), 37% da população das capitais brasileiras realizam o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – a prática de exercício físico de pelo menos 150 minutos por semana. O número cresceu 24,1%, no período. Os homens (43,4%) continuam se exercitando mais do que as mulheres (31,5%). A faixa de 18 a 24 anos é a mais ativa, 49,1% da população tem o esporte inserido no cotidiano, seguidos pelos de 25 a 34 anos (44,2%). Além disso, 47% dos brasileiros que praticam atividade física possuem 12 anos ou mais de escolaridade, enquanto 23,3% têm de 0 a 8 anos.

As capitais brasileiras onde se pratica mais atividade física são: Distrito Federal (49,6%), Palmas (45,9%) e Macapá (45,5%) enquanto que São Paulo (29,9%), João Pessoa (34,45) e Recife (35,2%) têm os piores índices.

R7, via Folha Vitória

 

Opinião dos leitores

  1. Otima matéria…sobre artes maciais…
    Sou praticante da Defesa Pessoal Krav maga aqui no RN…
    Parabéns!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“EFEITO ZERO”: Cientista político diz que ordem de prisão de Eduardo perde impacto com ele nos EUA

REUTERS/Jessica Koscielniak

O cientista político Beto Vasques avaliou que a ordem de prisão de Eduardo Bolsonaro terá “efeito zero” imediato porque o ex-deputado está nos Estados Unidos. A análise foi feita nesta quinta-feira (8), no UOL News, após a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Para Vasques, a permanência de Eduardo fora do Brasil esvazia o impacto imediato da medida. Ele também afirmou que uma eventual vitória de Flávio Bolsonaro na disputa presidencial poderia favorecer o irmão: “Se o irmão dele ganhar, vai entrar no ‘liberou geral’”.

Moraes determinou a expedição do mandado de prisão e o cancelamento dos passaportes brasileiros de Eduardo após o encerramento dos recursos. O ex-deputado foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão, inicialmente em regime semiaberto, por tentar interferir no processo sobre a trama golpista envolvendo Jair Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Coordenador do plano de Governo de Flávio nega privatização de Petrobras e Banco do Brasil

EDU ANDRADE/Ascom/ME)

O economista Adolfo Sachsida, coordenador da área econômica do plano de governo de Flávio Bolsonaro (PL), afirmou que Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil não serão privatizados caso o candidato seja eleito presidente.

“Nenhuma dessas empresas será tocada”, declarou Sachsida em vídeo publicado nas redes sociais.

O economista também afirmou que o eventual governo pretende preservar e fortalecer programas sociais, reduzir impostos e burocracia e promover um ajuste fiscal com corte de excessos na estrutura do governo.

Sachsida disse ainda que servidores públicos terão “todo o respeito” e criticou remunerações consideradas excessivas. Segundo ele, informações diferentes das apresentadas pela equipe econômica seriam fake news.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novas mensagens apontam que Vorcaro tentou chegar a Lula e Moraes para proteger o Master

Foto: Divulgação/Banco Master

Mensagens atribuídas a Daniel Vorcaro indicam que ele tentou marcar reuniões com o presidente Lula (PT) e com o ministro do STF Alexandre de Moraes em meio a auditorias e possíveis sanções do Banco Central contra o Banco Master. As mensagens foram obtidas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Walfrido Warde, advogado de Vorcaro, tentou articular reunião com Lula. Em julho de 2025, ele sugeriu o envio de um avião particular a Londres para buscar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que seria o facilitador de um encontro entre o banqueiro e o presidente.

“Irmão, deixa te falar, o Guido está em Londres. Só daqui dez dias, mas eu acho que seria o caso de você mandar teu avião lá buscar ele e trazer ele pra encontrar o presidente, veja aí o que você consegue fazer, conversa com ele”, disse Walfrido Warde em mensagem a Daniel Vorcaro.

Dois dias depois, Warde enviou outro áudio a Vorcaro dizendo que eles precisavam fazer uma videoconferência com o ex-ministro sobre o Master. Sem mencionar nominalmente Lula, o advogado afirmou: “É urgente, ele vai falar com você sabe quem no domingo”.

Uma hora mais tarde, os três fizeram uma conversa telefônica que durou 23 minutos. “Parabéns. Importante call. Vai dar certo”, escreveu Warde a Vorcaro após a ligação. “Muito obrigado”, respondeu o banqueiro.

Mantega foi contratado por Vorcaro por R$ 14 milhões como consultor para tratar de assuntos ligados ao governo federal. Ele chegou a intermediar uma reunião entre Vorcaro e Lula em dezembro de 2024.

O Palácio do Planalto afirma que o encontro de 2024 foi o único entre o presidente e o ex-banqueiro. Mensagens de março de 2025, contudo, citam uma possível audiência com a presença do senador Jaques Wagner (PT-BA).

Vorcaro também recorreu a Moraes

Ex-banqueiro tentou contato com Moraes para tratar de medidas do Banco Central contra o Master. Mensagens mostram que, no fim de 2025, Vorcaro questionou se o ministro do STF havia conseguido conter as ações que barravam a compra do seu banco pelo BRB e ofereceu mudar uma viagem internacional para encontrá-lo.

À época, o Banco Central apontava erros contábeis em documentos do Master e se opunha à venda do banco ao BRB. O banco estatal almejava comprar 58% do capital do Master, numa transação que envolvia, originalmente, R$ 50 bilhões em ativos. Em setembro de 2025, a transação foi recusada pelo Banco Central e, cerca de dois meses depois, o Master foi liquidado, um dia após Vorcaro ser preso pela primeira vez.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DCE da UFRN afirma que não produziu panfletos contra Flávio Bolsonaro citados pelo Blog do BG

O DCE da UFRN enviou uma notificação de extrajudicial ao Blog do BG solicitando a correção da notícia publicada na quarta-feira (7) que informava que apoiadores de Lula (PT) estariam usando a estrutura da entidade para produzir panfletos contra Flávio Bolsonaro (PL). De acordo com o DCE, a associação da entidade estudantil à produção ou impressão dos panfletos apresentados no vídeo foi indevida e não corresponde à realidade.

Ainda segundo o DCE-UFRN, a entidade não produziu nem confeccionou o material político-eleitoral mostrado na publicação. A entidade esclareceu que não possui impressora em suas dependências e que as paredes exibidas nas imagens não são de sua sede.

As imagens, ainda segundo a entidade, não comprovam participação do DCE na produção dos panfletos nem utilização de sua estrutura para essa finalidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro após fim dos recursos no STF; ministro também determinou o cancelamento dos passaportes do ex-deputado

Foto 1: Nelson Jr./SCO/STF / Foto 2: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (8) o início do cumprimento da pena de quatro anos e dois meses de prisão imposta ao ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Moraes também ordenou a expedição de mandado de prisão, a inclusão do nome de Eduardo no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) e o cancelamento dos passaportes do ex-deputado.

Como Eduardo Bolsonaro vive nos Estados Unidos desde o ano passado, o cumprimento da pena dependerá de um eventual pedido de extradição, que deverá ser apresentado pelo governo brasileiro.

Eduardo foi condenado por unanimidade pela Primeira Turma do STF, em junho, pelo crime de coação no curso do processo. Segundo a acusação, ele atuou em favor da adoção de tarifas e sanções dos Estados Unidos contra o Brasil.

No mês passado, a Primeira Turma rejeitou os embargos de declaração apresentados pela Defensoria Pública da União. Com a decisão desta quinta, Moraes declarou o trânsito em julgado da ação penal, encerrando a possibilidade de novos recursos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCE-RN identifica 10 mil ações judiciais de servidores e estima impacto de R$ 256,8 milhões aos cofres do Estado

Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) identificou cerca de 10,1 mil ações judiciais relacionadas a direitos funcionais de servidores estaduais e estimou em R$ 256,8 milhões o impacto potencial dessas demandas para os cofres públicos.

Os processos, analisados entre janeiro de 2025 e abril de 2026, envolvem principalmente progressões, promoções e enquadramentos funcionais. A maior concentração está na área da educação, que representou mais de 80% das demandas nas amostras examinadas.

Além dos valores cobrados nas ações, a judicialização gera despesas com honorários, juros, correção monetária e tramitação dos processos. Segundo o TCE, soluções administrativas mais rápidas poderiam evitar cerca de R$ 49,8 milhões em custos adicionais.

A auditoria também apontou que o Estado responde por 81,56% do acervo ativo dos Juizados Especiais da Fazenda Pública de Natal. Ao todo, foram identificados 22.814 processos relacionados a temas como progressão, promoção e enquadramento.

Outro ponto destacado foi o alto índice de derrotas do Estado. Conforme a amostra analisada, a taxa de sucumbência variou entre 80% e 90%, com reconhecimento total ou parcial dos direitos reivindicados pelos servidores.

O TCE identificou ainda falhas na gestão de pessoal, como falta de integração entre sistemas, ausência de controles automatizados, demora na análise de processos administrativos e problemas no acompanhamento de prazos e avaliações de desempenho.

Para realizar a fiscalização, os auditores cruzaram dados do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) com informações da Procuradoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Administração e Secretaria de Educação. Também foram analisadas sentenças e processos administrativos.

A equipe recomendou medidas para melhorar os fluxos de gestão, integrar sistemas e fortalecer os mecanismos de controle, com o objetivo de reduzir a judicialização e os custos para o Estado.

O relatório será analisado pelo plenário do TCE-RN no processo relatado pelo conselheiro Gilberto Jales.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Coordenador da campanha de Lula admite erro e avisa: ‘Amanhã sai pesquisa, não esperem coisa boa’

O coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Gilberto Carvalho, admitiu erros cometidos no primeiro turno e afirmou que as primeiras pesquisas do segundo turno devem mostrar um cenário desfavorável ao presidente. Durante um evento com petistas em Brasília nesta quarta-feira (7), Carvalho pediu tranquilidade aos apoiadores e afirmou que a diferença entre Lula e Flávio Bolsonaro pode aparecer maior do que a registrada no primeiro turno.

“Amanhã saem as primeiras pesquisas. Não esperem coisa boa. É provável que a diferença seja maior que o resultado do primeiro turno. Não se aterrorizem, vamos construir a vitória a partir de agora”, disse. Carvalho, que foi chefe de gabinete de Lula nos dois primeiros mandatos, também apresentou mudanças na estratégia da campanha para a segunda etapa da disputa.

O Datafolha divulga nesta quinta-feira (8) a primeira pesquisa do segundo turno. Na sexta-feira (9), será a vez da AtlasIntel.

Com informações de Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] FLÁVIO BOLSONARO: “Se eu for presidente da República a partir de janeiro de 2027, em 2030, nenhum parente meu poderá ser candidato”

O candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (8) que uma eventual aprovação da PEC que acaba com a reeleição também impediria parentes do presidente em exercício de disputar a Presidência. Segundo ele, a proposta alcançaria familiares até o terceiro grau.

A declaração foi dada em meio às especulações sobre uma possível candidatura de Jair Bolsonaro em 2030. Flávio afirmou que, caso seja eleito em 2026, o pai não poderia concorrer quatro anos depois.

“Se eu for presidente da República a partir de janeiro de 2027, Deus queira que seja, em 2030, nenhum parente meu poderá ser candidato”, disse.

Atualmente, a Constituição já estabelece a inelegibilidade, no território de jurisdição do chefe do Executivo, do cônjuge e de parentes consanguíneos ou por afinidade até o segundo grau. A regra inclui pais, filhos, irmãos e avós, salvo algumas exceções para quem já ocupa mandato eletivo.

Flávio também defendeu que o eventual fim da reeleição seja aplicado já durante seu mandato. Sobre a possibilidade de ampliar o mandato presidencial de quatro para cinco anos, porém, afirmou que a definição caberá ao Congresso durante a tramitação da proposta.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “É mentira atrás de mentira. Sabe o que é isso? Desespero”, diz Bruno Giovanni sobre onda de fake news contra Flávio Bolsonaro no RN

Bruno Giovanni criticou a onda de fake news contra Flávio Bolsonaro (PL) na reta final da campanha no Rio Grande do Norte e no Brasil. “É mentira atrás de mentira. Sabe o que é isso? Desespero”, disse o BG no programa Meio Dia RN, da 96 FM, desta quinta-feira (8), em referência a panfletos com ataques contra Flávio impressos no DCE da UFRN, que foram espalhados em pontos de ônibus, alem do vídeo gravado pelo reitor do IFRN e afirmações falsas da primeira-dama Janja da Silva.

“É mentira atrás de mentira. Sabe o que é isso? Desespero. O que o Brasil assistiu de ontem para hoje de fake news é uma coisa assustadora, gente. É criminoso! E quem está fazendo isso é quem sempre abominou. Não tem mais o que mentir. Não tem mais o que inovar. Já usaram tudo que foi de artifício, então agora bora usar o último. O terror! Bora usar a estratégia de Stalin, de Lenin. A mentira repetida mil vezes vira verdade. E o pior é que na cabeça dos tontos vira mesmo. Você que é de direita, não fique impactado com a fake news. Isso é o melhor sinal do mundo. É sinal que eles perderam já”, disse BG.

Opinião dos leitores

    1. E a turma do Deus, pátria e orgia que queria tomar o poder pela força? já esqueceu

  1. Fui 13 por 30 anos, agora sou 22. Chega de tanto ladrão nesse partido chamado PT.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Não vou acabar com reajuste de aposentadoria, não caia nessa Fake News do PT”, diz Flávio Bolsonaro

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (8) que não pretende prejudicar aposentados caso seja eleito presidente e acusou a campanha de Lula (PT) de espalhar fake news sobre suas propostas.

“Aposentado, fique tranquilo, não caia nessa fake news do PT dizendo que eu vou acabar com um reajuste do aposentado. Pelo contrário: a minha avó é professora aposentada do estado. Eu sei a dificuldade que ela tem de fazer compras no final do mês”, declarou.

Flávio também afirmou que pretende reduzir desperdícios e combater irregularidades nos gastos públicos sem retirar benefícios de quem depende da Previdência.

“Como é que a gente não pode fazer um governo moderno e enxuto, combatendo cada centavo do dinheiro público que é desperdiçado em contratos superfaturados, com roubo de aposentado e INSS? O Brasil é riquíssimo, não vou fazer economia em cima das pessoas que mais precisam”, disse.

Opinião dos leitores

  1. Deveria , além de não retirar o reajuste, pagar os atrasados dos reajustes para quem ganha acima de um salário mínimo, que todo ano é roubado com um reajuste menor que o do salário mínimo. Ano a ano, quem trabalhou e se aposentou com um salário maior que o mínimo, vê seu salário corroído de forma criminosa por um reajuste sempre menor que o do salário mínimo. Ou Flávio ou Lula, o que ganhar, deveria mudar essa correção que só rouba os aposentados. Somos milhões de votos, que podemos decidir essa eleição, pensem nessa possibilidade.

  2. Deveria , além de não retirar o reajuste, pagar os atrasados dos reajustes para quem ganha acima de um salário mínimo, que todo ano é roubado com um reajuste menor que o do salário mínimo. Ano a ano, quem trabalhou e se aposentou com um salário maior que o mínimo, vê seu salário corroído de forma criminosa por um reajuste sempre menor que o do salário mínimo. Ou Flávio ou Lula, o que ganhar, deveria mudar essa correção que só rouba os aposentados.

  3. Os petralhas estão desesperado, vão ter que trabalha, pois o pão 🍞 com mortadela vencida e ki-suco vai ser cortada, pois Flávio Bolsonaro vai vencer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *