Esporte

Prática de corrida e artes marciais crescem entre os brasileiros

Foto: Folha Vitória

Na sexta-feira (21), foi comemorado o Dia do Atleta. O Ministério da Saúde revela que corridas e artes maciais – ou outros tipos de lutas, foram as atividades físicas que mais cresceram nas preferências dos brasileiros. O número de pessoas que fazem esses esportes mais que dobrou nos últimos 11 anos.

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, entre os anos de 2006 e 2017, a prática das duas modalidades aumentaram 194% e 109%, respectivamente. Enquanto isso, o futebol, vem perdendo espaço na escolha de práticas de exercícios físicos pela maioria da população das capitais brasileiras. A procura por uma das “paixões nacionais” caiu quase pela metade, 43,5%, no mesmo período.

“A atividade física é muito importante para contribuir para a adoção de um estilo de vida saudável, que evitaria 39% das mortes por doença crônica, que responde por 76% das causas de morte no Brasil. Além disso, a promoção da saúde é uma política com baixo custo e com grande impacto populacional”, ressalta a Diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Fatima Marinho.

Apesar da, a prática de “bater uma bolinha” foi um dos três esportes mais realizados pelos brasileiros, no ano passado. De acordo com o levantamento, 11,7% da população jogou futebol nas capitais do país. A prática só perdeu para a caminhada, que foi realizada por 33,6% e a musculação, que foi executada por 17,7% da população. Já as artes marciais e lutas, que foram modalidades que as buscas mais crescerem, foram a preferência de 2,3% do público.

Estudos do Ministério da Saúde já apontaram os benefícios de se praticar exercícios físicos para a prevenção de doenças, como o câncer. Dados recentes apontaram que a realização diária de 30 minutos de caminhada, por exemplo, reduziria em 12% as mortes por câncer de mama. Além da prevenção, a caminhada, lutas e outras modalidades esportivas melhoram o condicionamento físico, auxiliam o controle de peso, alivia o estresse, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios que podem ser observados.

No Vigitel, o nível de atividade física dos adultos pode ser avaliado em quatro domínios: no tempo livre (lazer), na atividade ocupacional, no deslocamento e no âmbito das atividades domésticas. É considerado ativo, adultos que praticam atividades físicas por pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana ou pelo menos 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa. Caminhada, caminhada em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais e luta, ciclismo e voleibol/futevôlei e dança foram classificados como práticas de intensidade moderada; corrida, corrida em esteira, ginástica aeróbica, futebol/futsal, basquetebol e tênis foram classificados como práticas de intensidade vigorosa.

Outros dados

Ainda de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017), 37% da população das capitais brasileiras realizam o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – a prática de exercício físico de pelo menos 150 minutos por semana. O número cresceu 24,1%, no período. Os homens (43,4%) continuam se exercitando mais do que as mulheres (31,5%). A faixa de 18 a 24 anos é a mais ativa, 49,1% da população tem o esporte inserido no cotidiano, seguidos pelos de 25 a 34 anos (44,2%). Além disso, 47% dos brasileiros que praticam atividade física possuem 12 anos ou mais de escolaridade, enquanto 23,3% têm de 0 a 8 anos.

As capitais brasileiras onde se pratica mais atividade física são: Distrito Federal (49,6%), Palmas (45,9%) e Macapá (45,5%) enquanto que São Paulo (29,9%), João Pessoa (34,45) e Recife (35,2%) têm os piores índices.

R7, via Folha Vitória

 

Opinião dos leitores

  1. Otima matéria…sobre artes maciais…
    Sou praticante da Defesa Pessoal Krav maga aqui no RN…
    Parabéns!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA EXATUS: Fábio Dantas dispara e já ocupa o 2° lugar na preferência do eleitorado

 

Mais uma pesquisa traz uma avaliação positiva do nome do pré-candidato Fábio Dantas para Governo do Estado.

O levantamento Exatus/Agora RN divulgado nesta quinta-feira (19) traz Fábio Dantas com 13%, consolidando o nome do pré-candidato do Solidariedade.

A governadora Fátima Bezerra tem 38,8% e o senador Styvenson Valetim aparece na terceira colocação, com 11,8%.

O Instituto Exatus entrevistou 2 mil pessoas entre 12 e 14 de maio em todo RN. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo RN-00845/2022.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Projeto de Wolney vai ajudar a qualificar servidores municipais

Foto: Divulgação

Fruto da Indicação nº 627/2021, de autoria do vereador Wolney França, foi anunciada a criação de um programa permanente de qualificação profissional para os servidores municipais de Parnamirim. Em novembro de 2021, a Lei Ordinária nº 2.196 foi sancionada e, no último dia 29, o prefeito Rosano Taveira falou sobre o início do “Plano Municipal de Qualificação Profissional”, regulamentado por essa Lei.

A Lei, também proposta por Wolney, tem a elaboração do programa de capacitação e desenvolvimento dos servidores como objetivo. Além disso, ela busca valorizar os colaboradores do município por meio do fortalecimento da qualificação profissional, visando aumentar sua empregabilidade e as possibilidades de geração de renda.

Wolney afirma que o Projeto busca criar ações de aprimoramento dos servidores, e reforça sua importância ao afirmar que ele qualifica os serviços prestados à população parnamirinense. “O aprimoramento contínuo dos servidores é o caminho para a melhoria do serviço público e a elevação dos resultados”, declara.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

QUEBRANDO A BANCA: Governo Fátima lidera ranking de excesso de gastos com pessoal

Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte, na gestão da governadora Fátima Bezerra, lidera o ranking dos estados que mais excederam o limite de gastos com pessoal em 2021.

O RN, que comprometeu em 2021, 68,7 por cento de sua receita com gastos com os servidores públicos, aparece à frente de estados como Rio Janeiro, Minas Gerais e Paraíba.
O excesso de gastos com pessoal é considerado parte relevante das causas que levam à crise fiscal histórica vivenciada por vários estados.

A liderança do RN não passou despercebida no estado. Nas redes sociais, o ex-prefeito Brenno Queiroga, candidato ao governo em 2018 pelo Solidariedade, assinalou: “Governo Fátima terminou 2021 com 68,7% de gasto com pessoal. Não basta estourar o limite. Tem que ser o estado mais desajustado do país”.

Opinião dos leitores

  1. Que bom !! Melhor do que gastar com motociatas e férias !! Parabéns governadora nunca votei em você e nem no PT , esse ano voto de cabo a rabo para tirar os milicianos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

[FOTOS] FOCO DE DENGUE: Funcionários da Urbana se revoltam com pátio cheio de sucata

Fotos: Cedidas

O blog recebeu uma denúncia de funcionários da Urbana revoltados com a situação em que se encontra o pátio da instituição. Como podemos ver nas fotos, são muitos carros abandonados, sucatas, juntando água e dengue.

“Tá todo mundo revoltado, já chamamos vários órgãos e ninguém toma uma posição. Vários funcionários já pegaram dengue e tememos pela nossa saúde”, disse um dos funcionários em depoimento.

Opinião dos leitores

  1. Preguiça ou falta de competência do órgão pra fazer o processo de desfazimento dos bens… Uma vergonha! Isso aí foi pago com nosso dinheiro suado e está se acabando por incompetência do gestor público!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Caixa preta sugere que queda de avião na China em março foi proposital

Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Dados de caixa preta recuperados do avião da China Eastern que caiu em março sugerem que alguém no cockpit derrubou o a aeronave intencionalmente, informou o “Wall Street Journal”, citando uma avaliação preliminar de autoridades dos Estados Unidos.

SAIBA MAIS: Avião que caiu na China despencou 6 mil metros em dois minutos

O Boeing 737-800 estava voando de Kunming para Guangzhou quando caiu oito quilômetros até atingir as montanhas, matando todos os 132 passageiros e tripulantes a bordo. Este foi o acidente aéreo mais mortal da China em décadas.

Informações extraídas do gravador de dados de voo danificado do avião mostram ordens de entrada feitas por um humano nos controles para o mergulho, de acordo com o Wall Street, citando pessoas familiarizadas com o caso.

“O avião fez o que foi dito por alguém na cabine”, informou a fonte do jornal.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Trabalhador poderá usar FGTS para comprar ações da Eletrobras

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Trabalhadores poderão usar até 50% do saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para comprar ações da Eletrobras no processo de privatização da empresa. A desestatização da holding do setor elétrico foi aprovada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) na quarta-feira (18.mai.2022).

Em março, a Caixa Econômica Federal definiu as regras de utilização dos recursos do fundo de garantia em privatizações autorizadas pelo PND (Programa Nacional de Desestatização). Além da Eletrobras, o governo prevê privatizar também os Correios ainda neste ano.

Segundo a equipe econômica, o potencial de compra de ações da Eletrobras com recursos do FGTS é de R$ 6 bilhões.

Trabalhadores com carteira assinada que tenham dinheiro em conta no FGTS e queiram investir nas ações poderão acessar o aplicativo FGTS ou ir a uma agência da Caixa. A compra será feita por meio de Fundos Mútuos de Privatização, já usados pelo governo na venda de ações de outras estatais.

A reserva dos papéis será intermediada por uma administradora escolhida pelo investidor no próprio aplicativo da Caixa.

O valor mínimo para aplicação é R$ 200, ou seja, será preciso ter pelo menos R$ 400 em uma conta do fundo para investir. Já o valor máximo é 50% do saldo do FGTS.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Quero ser acionista para quando for preciso pra ajudar os pobres, eu vou falar lá pra baixar a conta, com a benção do Messias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Frente fria que assola regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vai impactar temperatura do RN

Foto: Reprodução

A frente fria que está causando a diminuição das temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país pode ter impactos na formação das chuvas e, consequentemente, na temperatura no Rio Grande do Norte, segundo o chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot.

De acordo com Gilmar, mesmo a frente fria “chegando fraca, ela pode causar instabilidades atmosférica até 1000 km na sua frente”. Ou seja, as próximas chuvas entre domingo, segunda e terça, podem ocasionar uma diminuição na temperatura no Rio Grande do Norte e nas cidades do interior do Estado, principalmente nas regiões de Serras.

Ainda segundo o chefe da Emparn, as temperaturas nas cidades serranas do RN podem ter mínimas chegando de 8 a 19 graus Celsius. Já na capital potiguar, a média continuará sendo de 20°C e 21°C, com dias nublados até o mês de julho.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Levantamento do TCE aponta que 47 municípios do RN não realizam concurso público há mais de 10 anos

Foto: Reprodução

Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) apontou que pelo menos 47 municípios do Rio Grande do Norte não realizam concurso público há mais de 10 anos. Em 12 dessas cidades, o período sem ingresso de funcionários públicos estatutários chegou a 20 anos, entre 2000 e 2021.

O documento faz parte do Plano de Fiscalização Anual da Corte de Contas do período 2021/2022 e foi publicado nesta quarta-feira (18).

O objetivo da fiscalização é obter um panorama acerca da forma de ingresso de agentes públicos para a composição do quadro permanente de pessoal dos municípios do RN.

De acordo com o TCE, dos 167 municípios, 139 enviaram respostas quando foram solicitados, entre fevereiro e julho de 2021. O órgão informou ainda que aqueles que não enviaram poderão responder procedimentos de apuração de responsabilidade.

O levantamento apontou que, no período de 2008 a 2021, foram realizados 256 concursos públicos municipais em todo o RN.

O TCE ressaltou ainda que os anos de 2020 e 2021 não foram inteiramente computados, pois as limitações impostas pela legislação relativa ao combate à pandemia de covid-19 não permitiram novos certames no período.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PSDB, MDB e Cidadania devem indicar Tebet como pré-candidata

Foto: Flickr/Jefferson Rudy/Agência Senado

Após reunião entre representantes do MDB, PSDB e Cidadania nesta quarta-feira (18), na sede da executiva nacional do Cidadania em Brasília, siglas devem indicar o nome de Simone Tebet (MDB) para avaliação interna com objetivo de anunciá-la como o nome da união desses partidos.

A escolha foi acordada após análise do resultado da pesquisa qualitativa encomendada pelas siglas para avaliar a preferência do eleitor.

Segundo fontes dos três partidos, a alta rejeição ao nome do ex-governador João Doria (PSDB) e a relevância de uma candidatura feminina apontada na pesquisa foram alguns dos motivos que levaram à escolha de Tebet.

Os detalhes da pesquisa ainda não foram oficialmente divulgados porque, segundo dirigentes dos partidos, ela ainda não foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

114,4 mil potiguares ainda não declararam o Imposto de Renda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 

Faltando 13 dias para o término do prazo de entrega do Imposto de Renda 2022, 114.420 potiguares ainda não enviaram suas declarações para a Receita Federal. Ao todo, o órgão estima que 358.000 pessoas devem declarar seus rendimentos no Rio Grande do Norte, um aumento de 7,19% no comparativo com a estimativa de 2021 (334.000).

Até o fim da tarde dessa quarta-feira (18), a Receita tinha recebido 243.580 declarações do RN, o que corresponde a 1,04% do total nacional. No País, até 18h10 da quarta, o sistema registrou 23.466.227 envios. Cerca de 12,3 milhões ainda não declararam. Prazo final vai até 31 de maio. As restituições serão pagas em cinco lotes, sempre no último dia do mês e iniciando já em maio. As datas serão: 31/05, 30/06, 29/07, 31/08 e 30/09.

Segundo instrução normativa da Receita Federal, são obrigados a declarar o IR aqueles contribuintes que, no ano de 2021, receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70; receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00; e também aqueles que obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do Imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *