Jornalismo

Prefeito Paulinho, de São Gonçalo, morre aos 59 anos, vítima de câncer

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio de Medeiros, o Paulinho, morreu às 2h49 desta segunda-feira (9) aos 59 anos em Natal.

Ele lutava contra um linfoma não Hodgkin (LNH) e estava internado desde 20 de abril na Policlinica, no Alecrim, quando se licenciou da prefeitura. Em 2 de fevereiro fez uma parte do tratamento em São Paulo.

Paulinho deixa a mulher, Terezinha Maia, duas filhas, Emília Caroline e Natália Candice, e três netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos.

O velório acontecerá às 11h30 no ginásio de esportes do bairro Amarante, em São Gonçalo, onde haverá missa aberta ao público. Antes, na Câmara Municipal, haverá sessão solene extraordinária em homenagem ao prefeito, restrita à família e vereadores.

Já no início da tarde o cortejo seguirá para São Fernando, no Seridó, para ser velado no ginásio de esportes Paulo Emídio de Medeiros, no bairro Vital Galdino, e sepultado às 8h da terça-feira (10) no cemitério municipal.

Sobre Paulinho

Paulo Emidio de Medeiros (Paulinho) nasceu em 14 de julho de 1962, em São Fernando, na região Seridó. Era casado com Terezinha Maia, com quem tem duas filhas, Emília Caroline e Natália Candice, e três netos, Davi Vinícius, Theo Henrique e Thomas Carlos.

Formado em Gestão Pública pela Universidade Potiguar (UnP), Paulinho foi vice-prefeito e prefeito por dois mandatos em São Fernando, de 1992 a 2008, quando deixou a gestão com mais de 90% de aprovação popular. Neste período ainda exerceu os cargos de tesoureiro e conselheiro da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), e presidente da Associação dos Municípios do Seridó.

Em 2009, a convite do então prefeito Jaime Calado, assumiu a pasta de Finanças do município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. No ano seguinte (2010) foi titular da Secretaria Estadual de Articulação Política do governo Iberê Ferreira.

Em 2011 retornou a São Gonçalo do Amarante como secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento onde atuou até final de junho de 2016, quando se desligou do cargo para ser pré-candidato a prefeitura do município. Em outubro daquele ano foi eleito prefeito de São Gonçalo do Amarante com 46,13% dos votos válidos.

Em 2020, com sua gestão aprovada por mais de 75% dos são-gonçalenses, foi reeleito com quase 60% dos votos válidos, em uma votação histórica marcada pela larga vantagem para o segundo colocado.

Paulinho ganhou destaque no Estado por inaugurar uma obra por semana e executar mais de 500 ações em 5 anos. Agora em 2021, ele iniciou a execução do maior planejamento da sua administração, o Programa de Ações Estruturantes (PAES), com mais de 170 milhões em obras, garantidos pelo Fonplata, que estão sendo executadas no município, incluindo saneamento básico, pontilhões interligando comunidades rurais, estradas e parques ecológicos.

Opinião dos leitores

  1. Esse Benes ganhou encima da morte do filho, não pq merece, hoje tá não faz nadinha pelo RN, nosso povo é muito bom de coração

  2. Uma pessoa do bem, sempre afável e solicito com quem tinha contato com ele. Irá em paz e estará no plano superior ao lado do Senhor. Condolências à família.

  3. Dona Terezinha Maia vai se tornar a deputada estadual mais votada nessas eleições, essa morte de Paulinho me fez lembrar a a do filho do deputado federal Benes Leocadio em 2018. Meus sinceros votos de pezar aos sãogonçalenses e a toda família do inesquecível prefeito Paulinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Empresa funerária adota energia solar e reduz custos com energia elétrica em mais de 70%

Foto: Reprodução 

Nos últimos anos, o Brasil tem passado por um aumento exponencial de empresas e consumidores que optaram pela geração de sua própria energia. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar no Brasil se expandiu de modo que, hoje, o país gera 14 gigawatts (GW), capacidade igual à potência da usina hidrelétrica de Itaipu, no rio Paraná, entre o Brasil e o Paraguai.

Sabendo da importância da adoção desse tipo de tecnologia dentro de uma empresa, que resulta não apenas em economia, mas também em menor impacto ambiental e promoção de um desenvolvimento sustentável, o Morada da Paz, empresa do Grupo Morada, adotou um sistema de placas fotovoltaicas para geração de energia solar em suas unidades de Cemitério e Crematório no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Assim, os empreendimentos passam a ser autossustentáveis energeticamente, gerando energia suficiente para suas demandas.

“Entendemos a importância de investir em métodos sustentáveis dentro da empresa e como isso pode contribuir para o meio ambiente. Desde a instalação das placas, conseguimos reduzir os custos com energia elétrica das unidades em 70%, o que representa uma geração de 50 mil kwh por mês”, explica Daniel Vila, vice-presidente do Grupo Morada.

Baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa e sustentável, a energia solar agrega inúmeros benefícios, como redução de gastos com energia elétrica e impactos ao meio ambiente, além de atrair novos investimentos privados e contribuir para a geração de empregos locais.

“O uso de uma energia limpa pela empresa é simplesmente um resultado natural do surgimento de uma consciência ambiental voltada para a preservação dos recursos produtivos e a garantia da qualidade de vida das gerações futuras”, finalizou Daniel Vila.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Isenção do ISS para transporte público de Natal é aprovado por Comissão de Finanças da Câmara

Foto: Josenilson Rodrigues

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização aprovou, nesta quinta-feira (19), o Projeto de Lei 202/2022, de autoria do Executivo Municipal, que concede isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) às concessionárias e permissionários do transporte público coletivo de Natal.

O presidente da comissão, vereador Raniere Barbosa (Avante), foi o responsável pelo voto final, já que durante a votação houve empate nos votos dos membros do colegiado. “Estamos falando de dar um aporte para que esse sistema se equilibre financeiramente e que tenha uma oxigenação para começar a melhorar, como por exemplo, o retorno gradual das linhas retiradas, que a própria lei já determina. Então são conquistas que se colocam de médio a longo prazo, e é diante desse contexto que votei favorável ao projeto, por entender que há uma necessidade emergencial. Precisamos conceder para que possamos cobrar a melhoria dos transportes públicos”, declarou o vereador Raniere.

O relator do projeto, vereador Anderson Lopes (SD), que apresentou parecer pela não aprovação da matéria, explicou que essa isenção pode gerar um impacto financeiro para o município. “É previsto que a prefeitura tivesse mandado para a Câmara juntamente com o projeto, o impacto financeiro que essa isenção causaria, mas isso não foi feito. Se o município está deixando de arrecadar por um lado, por outro, em algum local esse recurso pode faltar”, explicou.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Até abril, Semurb atendeu 190 denúncias de imóveis e terrenos com focos de dengue em Natal

Foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizou um balanço dos números de denúncias de imóveis e terrenos baldios da cidade recebidas nos meses de janeiro de 2020 a abril de 2022, e identificou uma queda no número geral de queixas nesta quinta-feira (19).  Cabe a Semurb, como órgão ambiental, realizar as vistorias nos imóveis e terrenos baldios da cidade notificando os moradores a mantê-los limpos e devidamente cercados, sendo essa uma ação contínua de combate às arboviroses.

Segundo o supervisor de fiscalização de poluição da água e do solo, Gustavo Szilagyi, essa queda nos primeiros quatro meses de cada ano, caindo de 81 em 2020 e 74 em 2021, para 68 denúncias em 2022 foi devido a eficiência dos atendimentos.

Além disso, os dados apresentaram um aumento substancial no número total de denúncias de imóveis em descaso ambiental, chegando à marca de 45 em 2022, em contraponto às 30 em 2021 e 29 em 2020. Segundo o supervisor, esse aumento pode ter ocorrido em função da grande quantidade de pequenos comércios que fecharam durante a pandemia, fazendo com que os prédios ficassem em situação de abandono, transformando-os em focos de proliferação de vetores de arboviroses.

Já com relação aos números de terrenos baldios, houve uma queda significativa. “Foram 51 denúncias de terrenos abandonados nos quatro primeiros meses de 2020, 44 em 2021 e 23 em 2022. Essa redução, assim como o número geral de denúncias, mostra que a Semurb tem vistoriado os locais denunciados e que seus proprietários têm cumprido as orientações dadas”, diz Szilagyi.

Só em 2022, foram lavrados 85 autos de infração e procedimentos administrativos só em função de descaso de terrenos baldios; e 22 para imóveis. E em torno de 190 denúncias de imóveis e terrenos em descaso foram atendidas nos primeiros quatro meses deste ano, somando as protocoladas em 2022 e as dos anos anteriores que estavam em aberto, das que 107 geraram autos de infração.

Lembrando que a Lei 325/2011 torna obrigatório aos proprietários de terrenos privados e particulares, edificados ou não, situados e registrados em Natal, a cercar ou murar a totalidade do seu bem imóvel independente do tamanho. Os proprietários que não cumprirem as regras de limpeza serão autuados por negligência com previsão de multa que pode variar entre R$2.364,86 a R$9.095,63.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Em Natal, 21% dos usuários de transporte por aplicativo usam plataforma para trabalho

Foto: Reprodução

Mais de 21% dos usuários de transporte por aplicativo em Natal fazem uso da plataforma para trabalhar, enquanto cerca de 42% usam para lazer. Esses dados foram descobertos por meio de uma pesquisa feita pela Fecomércio RN para mapear o perfil dos usuários de transporte por aplicativo em Natal.

A iniciativa está inserida no projeto Ecossistemas de Competitividade e Inovação em Comércio e Serviços (ECICS) da entidade. A pesquisa ouviu 605 usuários de transporte por aplicativos, residentes em Natal, no mês de março.

O estudo teve como objetivo identificar os hábitos de consumo, aplicativos mais utilizados, frequências de uso, gastos, e principais problemas enfrentados na utilização do serviço. A margem de erro atingido da pesquisa é de 3% com intervalo de confiança de 95%. Em média, 80% dos natalenses já usaram, pelo menos uma vez, os serviços de transporte por aplicativos.

Dentro do universo de pessoas ouvidas, 42,31% afirmaram que utilizam o serviço para lazer, enquanto 21,16% dos usuários acionam o transporte por aplicativo para trabalho. Perguntados sobre a frequência, 27,27% das pessoas disseram que usam o serviço de duas a seis vezes por semana, já 19,83% dos entrevistados usam apenas uma vez a cada semana.

Para 27,93% dos usuários, a principal motivação para utilizar o transporte por aplicativo é a economia de tempo. Em segundo lugar aparece facilidade e conforto com 26,12%. Segurança e preço representam 15,54% e 13,72%, respectivamente. A pesquisa da Fecomércio RN também constatou que 42,15% dos usuários avaliam positivamente o serviço de uma forma geral, com notas entre 9 e 10.

Dentre os principais problemas relatados pelos entrevistados na pesquisa estão cancelamento (62,91%), espera (48,55%) e preço (18%).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Adriana Belém cita ganho com Instagram para justificar R$ 1,8 milhão

Foto: Instagram

A delegada Adriana Belém alega que dinheiro apreendido em ação do Ministério Público do Rio (MPRJ) contra redes de azar é lícito e cita distrato da venda de um imóvel e sua conta monetizada no Instagram. A defesa da policial entrou com um pedido de revogação de prisão preventiva e concessão de liberdade provisória.

De acordo com o jornal O Globo, o documento, assinado por Sandra Almeida, Luciana Pires, Alan Deodoro e Beatriz Streva, afirma que não há “necessidade e razoabilidade para a decretação da prisão cautelar”.

Adriana Belém foi presa após ser flagrada com R$ 1,8 milhão em espécie dentro de seu apartamento em um condomínio de luxo, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. O dinheiro era guardado dentro de sacos de lojas de grife, como da Louis Vuitton.

Ação foi feita no último dia 10, e a delegada foi direcionada ao Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, na manhã seguinte.

Na petição, a defesa de Adriana Belém afirma que a policial é “ré primária, delegada de polícia referência na carreira, além de possuir domicílio fixado no distrito da culpa e não ensejar nenhum risco à instrução criminal” e diz que “serão devidamente comprovadas a licitude” das “quantias em dinheiro”.

O recebimento de R$ 350 mil pelo distrato de um apartamento em Jacarepaguá, também na zona oeste da cidade, assim como o perfil com 178 mil seguidores no Instagram, são algumas das justificativas para o valor apreendido.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A justificativa dessa bandida tá muito parecida com a do João Alves, deputado e líder dos “anões do orçamento” que alegou ter construido sua fortuna sendo sorteado 200 vezes na loteria sendo assim, abençoado por Deus!
    Ainda bem que aquele disparate, que literalmente chamou o povo brasileiro de otário, aconteceu durante um governo de direita e não sob um governo esquerdista, o que deixou os idiotas direitopatas com o focinho enfiado num buraco de avestruz sem ter o que dizer!

  2. Agora lascou tudo.
    Será que encantador de jumentos vai conceder “indulto da graça” a essa pilantra também?
    Ou será que ela deve ser comunista?
    Será das milícias?
    Rachadinha?
    Ou mais uma jumenta eleitora do genocida?

    1. Ele é fechada com a direita miliciana carioca, tem também a esquerda traficante, você escolhe sua bandidagem.

    2. Se der tem o apoio de 57 milhões de brasileiros, como ela disse, tem domicílio fixo, é delegada, não provoca temor a sociedade, vc lembra do indulto que foi dado a um meliante italiano, réu confesso de 04 assassinatos? Situação muito pior, pode conceder MITO, por outra, o nosso glorioso STF, liberou um safado e ladrão contumaz, que ia quebrando a Petrobrás, BNDES, fundos de pensão, deu dinheiro a ditadores em vários países, ganhou sítio e apartamento, ganhou agora festão de casamento, com certeza muito mais nocivo a sociedade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Filho de Lula rebate Eduardo Bolsonaro: “Culpa é do seu pai!”

Foto: Instagram

Luís Cláudio, filho do ex-presidente Lula (PT), fez posts no Twitter nesta quinta-feira (19/5) em resposta ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele disse que, “se crianças precisam assaltar para poder se alimentar”, a culpa é do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cláudio foi assaltado por adolescentes na noite de terça-feira (17/5), quando estava dirigindo e parou em um semáforo, na zona sul de São Paulo. Na quinta (18/5), Eduardo Bolsonaro compartilhou uma notícia sobre o roubo no Twitter e comentou: “É expropriação que fala? Ou seria mais adequado 100 anos de perdão…”.

Luís Cláudio, então, rebateu: “Dudu bananinha é um ser desprezível mesmo. Se estamos vivendo num Brasil violento e necessitando, onde crianças precisam assaltar para poder se alimentar, a culpa é do incompetente do seu pai! São mais de 16 milhões de desempregados desesperados para alimentar suas famílias”.

“Família nojenta que comemora a desgraça dos outros… Também é o que resta né, é uma família que não tem vitórias para comemorar… Um patriarca egocêntrico, incapaz e limitado não teria como criar uma família de forma decente”, acrescentou.

Em resposta a outro usuário, Luís Cláudio ainda afirmou que a Polícia Militar “foi muito efetiva” e encontrou os assaltantes em menos de uma hora. Quem cometeu o assalto foram dois adolescentes, que têm 15 e 17 anos, levados para a Fundação Casa. O caso foi registrado no 27º DP (Campo Belo).

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkkkkkkkk
    Fosse no governo do Pai dele, o ladrão, bebum, mentiroso, que ensina os filhos a roubar e serem vagabundos, ele mandava soltar os marginais e dizia q fazem isso pq precisam comer!
    Chupa, ptistinha de “M”! Teu Pai é o maior ladrão da história do Brasil! Muito pior q estes q te roubaram! Seu imbecil!

  2. Culpa do seu pai, o CARAL…… Um Fdp desses falar isso. Culpa do maior ladrão do Brasil. Luis Inácio

  3. Esse Luiz Cláudio aprendeu com o pai, o bebum e larápio a denegrir as pessoas, lave sua boca imunda antes de falar do filho do rei.

  4. Rapaz, eu DUVIDO que o filho do Rei seja “bananinha”. Ali deve ser uma coisa agigantada, viu?! Lulinha, muito cuidado ao falar dos dotes dos Messias Juniors. Eu sou fiel ao cajado do Messias!

  5. Eu sigo Luís Cláudio no Twitter, ele está certo.
    Nenhum filho do Presidente Lula mama nas tetas, já os do miliciano..
    Inclusive Carluxxa, começou com 18 anos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

[VÍDEO] MEIO–DIA RN: Confira o programa desta quinta-feira

Confira programa desta quinta-feira (19). O MeioDia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo.  Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Rogério Marinho tem decisão favorável da Justiça em ação de quando ele foi presidente da CMN

Foto: Reprodução

O ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho conseguiu liminar favorável no Supremo Tribunal Federal na ação em que é investigado por suposta inclusão de servidores fantasmas na Câmara Municipal de Natal no período em que presidiu a Casa entre 2005 e 2007.

Na decisão, o ministro Dias Toffoli concordou com os argumentos dos advogados de Marinho, no sentido de que o Ministério Público não descreveu detalhadamente na denúncia como ele teria cometido o crime de peculato e não demonstra que Marinho foi destinatário de valores recebidos pelos funcionários fantasmas da Casa. A ação penal corre na 7ª Vara Criminal de Natal.

“Os elementos de informação que instruem a denúncia parecem não ser suficientes para lastrear a imputação nela deduzida no sentido de que haveria um conluio entre os vereadores e o Presidente da Câmara”, diz Toffoli.

A defesa foi promovida pelo advogado André Castro.

Veja

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Pela terceira vez, São Gonçalo recebe o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Foto: Divulgação

O município de São Gonçalo do Amarante/RN foi escolhido como melhor “Marketing Territorial e Setores Econômicos” na XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Governador Cortez Pereira 2022. O prefeito Eraldo Paiva participou da cerimônia nesta quinta-feira (19) na sede do Sebrae em Natal.

A categoria analisa as vocações e potencialidades dos territórios, o apoio aos setores estratégicos que fortalecem sua atratividade a fim de consolidar vantagens competitivas na atração de fluxos econômicos, fomento a economia local e sustentabilidade no processo de desenvolvimento.

É a terceira vez que o município é contemplado. A premiação é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado e a Federação dos Municípios (FEMURN).

“Hoje estamos aqui, em nome do saudoso prefeito Paulinho, recebendo essa premiação como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido por ele e por uma equipe que se dedica incansavelmente no fomento ao empreendedorismo”, destacou Eraldo Paiva.

O objetivo da premiação é estimular o desenvolvimento municipal e reconhecer o prefeito ou prefeita que criou as condições necessárias para um ambiente favorável ao empreendedorismo na região e executaram projetos voltados ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais.

São Gonçalo do Amarante irá representar o estado na categoria, durante a etapa nacional do prêmio, no dia 28 de junho, na sede do Sebrae, em Brasília (DF).

Opinião dos leitores

  1. Em 2 anos o PT vai acabar com o resto de São Gonçalo do Amarante. Triste é a nação cujo chefe seja um petista, assim dos o MESSIAS do Exército.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia fará reprodução simulada para concluir inquérito sobre morte de estudante de medicina em Natal

Foto: Reprodução

A investigação sobre a morte do estudante de medicina da UFRN, Yago Fernandes, de 20 anos, deve passar por uma reprodução simulada dos fatos antes da Polícia Civil concluir o inquérito policial que apura o caso. O estudante morreu no dia 12 de março, ao cair do 8º andar de um prédio da zona sul de Natal. Ele estava com dois amigos quando caiu.

Segundo a Polícia Civil, está sendo aguardada a realização de perícias e de reprodução simulada dos fatos, para poder concluir o inquérito e remeter à Justiça. No início da semana, o Jornal das 6 trouxe a informação de que foram feitos exames no corpo de Yago Fernandes para analisar se havia alguma substância como drogas, mas nada foi encontrado.

Isso porque a versão inicial era que ele havia entrado em surto após ingerir uma substância alucinógena, agredido os amigos presentes e, então, caído do 8º andar.

96 FM

Opinião dos leitores

  1. Aliás, fazem a reprodução simulada, determinam a causa mortis, reconstroem o crime, fazem análises laboratoriais. A polícia só conduz a papelada mesmo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *