Diversos

Prefeitura de Parnamirim lança Festival de Jazz com participação de grandes nomes da música brasileira como Zeca Baleiro, Lenine e Waldonys; veja programação

Foto: ASCOM

A Prefeitura de Parnamirim, através da Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac), lançou nesta quarta-feira (27) a primeira edição do Parnamirim Jazz Fest. Com a participação de grandes nomes da música brasileira como Zeca Baleiro, Lenine e Waldonys, o evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, no Cine Teatro Municipal e na Avenida Castor Vieira Régis, na Cohabinal.

O lançamento do festival foi aberto ao público e aconteceu no palco do Cine Teatro Municipal. Participaram da solenidade o Prefeito Rosano Taveira, a Primeira-Dama Alda Leda, o presidente da Funpac Haroldo Gomes, o maestro e curador do evento Eugênio Graça, secretários municipais e profissionais da imprensa.

A Primeira Edição do Parnamirim Jazz Fest vai contar com apresentações artísticas de grande nomes locais e nacionais. O prefeito Rosano Taveira falou sobre a importância e realização do evento. Para o Chefe do Executivo Municipal, será um marco na cidade, como também um momento de lazer e entretenimento para as famílias.

“Estou muito feliz com a realização deste evento. Serão shows gratuitos com grandes nomes da música nacional. Tudo feito dentro do planejamento, pois a gente usa o dinheiro público como manda o figurino, em prol da população. Será um festival maravilhoso, voltado para as famílias. Tenho certeza que vai marcar a história da nossa cidade”.

Além das atrações musicais, o Festival também contará com workshops e feirinha de artesanato. Eugênio Graça, curador do evento e maestro da Big Band do Sesi, parabenizou a Prefeitura de Parnamirim e lembrou que o evento é resultado de uma boa gestão. Com satisfação, ele falou da oportunidade em trabalhar no Parnamirim Jazz Fest.

“É uma honra imensurável fazer parte da direção geral e curadoria do Parnamirim Jazz Fest. Parnamirim merece um grande festival de música. Ainda mais devido a conexão histórica que a cidade teve com o Jazz nos anos 40, quando os americanos entraram com o Jazz aqui. O evento contará com uma programação diversa e vai agradar a todos os gostos. O Jazz reúne uma mistura de linguagens rítmicas. Acredito que o evento será um grande sucesso”, disse Eugênio Graça.

O Parnamirim Jazz Fest vai contar com dois palcos, um no Cine Teatro, e o outro na Avenida Castor Vieira Régis. A Street Jazz Band também fará uma participação especial nos dias do Festival, onde durante a programação toca em movimento por todo o espaço do evento.

De acordo com o Presidente da Funpac, Haroldo Gomes, a presença de grandes nomes da música nacional, em conexão com artistas locais, vai estimular e inspirar futuros músicos da cidade. “É uma iniciativa que visa fortalecer a experiência de formação que já existe na nossa Escola de Música. O festival busca estimular o desenvolvimento da música, principalmente instrumental. É mais um incentivo para as crianças e adolescentes da Escola de Música participarem”.

Confira a Programação do Parnamirim Jazz Fest

20 de Dezembro (Sexta-feira)
19h – Street Jazz Band
Local: Por todo o espaço do evento

19h – Grupo Jazz da Escola de Música de Parnamirim
Local: Palco Feira Artesanato

20h – Emerson Oliveira & Trio
Local: Palco 2 (Cine Teatro)

21h10 – Quinteto da Paraíba Convida Spok (PE)
22h25 – Sesi Big Band convida Zeca Baleiro (MA). Regência: Maestro Eugênio Graça
Local: Palco 1 (Avenida Castor Vieira Régis)

21 de Dezembro (Sábado)
16h – Workshop de bateria com Cláudio Infante (entrada livre)
Local: Palco do Teatro

19h – Street Jazz Band
Local: Por todo o espaço do evento

19h – Nael Lima & convidados (RN)
Local: Palco Feira Artesanato

20h – Duo Taufic (RN)
Local: Palco 2 (Cine Teatro)

21h10 – Taryn Szpilman (RJ) & Trio
22h25 – Banda de Música da ALA 10 (Força Aérea Brasileira) convida Lenine (PE); participação especial Ivanildo Sax de Ouro. Regência: Maestro Capitão Manoel Jerônimo e Maestro Eugênio Graça.
Local: Palco 1 (Avenida Castor Vieira Régis)

22 de Dezembro (Domingo)
15h – Workshop de voz com Taryn Szpilman (entrada gratuita)
Local: Palco do Teatro

17h – Street Jazz Band
Local: Por todo o espaço do evento

17h30h – Dudu Galvão & Banda (RN)
Local: Palco 2 (Cine Teatro)

18h50 – Big Band Trampolim da Vitória & Isaque Galvão (RN) em homenagem à Jackson do Pandeiro.
19h30 – Banda Sinfônica de Parnamirim convida Waldonys (CE). Regência: Maestro França
Local: Palco 1 (Avenida Castor Vieira Régis)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conar suspende, em caráter liminar, propaganda abusiva de bets na CazéTV durante Copa

Foto: divulgação

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou, em caráter liminar, a suspensão de propagandas de casas de apostas exibidas pela CazéTV durante as transmissões da Copa do Mundo. A medida foi assinada na sexta-feira (26) e ainda não representa a abertura de um processo formal. Não está claro quais práticas estão vetadas com essa decisão e quais seguem liberadas para o canal.

Segundo o órgão, as ações publicitárias podem ter desrespeitado as regras de publicidade responsável ao incentivar apostas em lances em tempo real, com destaque para odds (probabilidades de ganho) consideradas pouco prováveis e apelos de urgência feitos por narradores e comentaristas.

Além da CazéTV, as casas de apostas Betnacional, Bet365 e KTO também serão notificadas. O Conar deu prazo de cinco dias úteis para que as empresas informem as medidas adotadas para adequar suas campanhas às normas do setor, incluindo ações de proteção ao público infantojuvenil.

Em nota, a CazéTV afirmou que já havia feito alterações nas publicidades após reclamações do público. O Conar informou que continuará monitorando as transmissões e poderá abrir um processo formal caso identifique novas irregularidades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TAXA EXTRA: Aneel mantém bandeira amarela para contas de luz no mês de julho

Foto:  Aline Massuca/ Metrópoles

A Aneel manteve a bandeira tarifária amarela para as contas de luz no mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Segundo a agência, a medida ocorre devido ao período de seca, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e exige maior uso de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

O sistema de bandeiras tarifárias indica, mês a mês, o custo da geração de energia no país. Na bandeira verde, não há cobrança extra; na amarela, há um acréscimo moderado; e nas bandeiras vermelhas (patamares 1 e 2), a cobrança adicional é maior, conforme aumenta o custo de geração.

A Aneel também orienta os consumidores a adotarem hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e reduzir o valor da conta de luz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

93% dos brasileiros aprovam Pix, diz pesquisa Ipsos-Ipec

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Cerca de 93% da população brasileira aprova a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, segundo dados da pesquisa Ipsos-Ipec.

Das pessoas que aprovaram, os homens possuem maior confiança, com 92%, contra 93% das mulheres. A aceitação também é maior entre jovens de 16 a 34 anos, entre os quais 97% aprovam.

A desaprovação também é maior entre as pessoas com o Ensino Fundamental completo. Cerca de 80% desse público aprova a ferramenta, contra 12% que a reprovam.

Já as pessoas com o Ensino Médio completo, 95% aprovam. Os entrevistados com Ensino Superior, por sua vez, são os que mais aceitam o uso do Pix, com 98% de aprovação e apenas 1% de desconfiança.

A renda familiar também mudou a resposta de cada entrevistado. Pessoas que ganham até um salário mínimo aprovam o Pix em 88%, o menor nível da pesquisa.

Os que mais aprovam a ferramenta são, também, aqueles com maior renda familiar, maior que cinco salários mínimos. Cerca de 97% deste público aprova o Pix.

A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de junho de 2026, com a população de 16 anos ou mais da área em estudo. Foram feitas 2 mil entrevistas, em 130 municípios.

O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Taróloga prevê Bolsonaro ‘inocentado em 33 dias’ e aponta ‘grande virada política e espiritual’

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

Uma taróloga publicou um vídeo nas redes sociais em que faz uma previsão envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na gravação, ela afirma que ele pode ser “inocentado em cerca de 33 dias”.

Segundo a mulher, o período marcaria uma espécie de “virada” no cenário político e também espiritual. Ela associa o desfecho a forças espirituais e cita que haveria uma mudança significativa no andamento dos acontecimentos, conforme o perfil Luiz Bacci.

No vídeo, a taróloga reforça que a suposta reviravolta estaria próxima e que o tema teria impacto direto na repercussão política nacional. A fala, no entanto, não apresenta qualquer base institucional ou confirmação oficial.

Ela também comenta a possibilidade de retorno de Bolsonaro ao cenário político em posição de protagonismo, embora sem detalhar caminhos ou fatos concretos que sustentem a afirmação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: PT protela expulsão de vereador ligado ao PCC, diz Cláudio Humberto

Foto: Reprodução

O vereador Senival Moura (PT) segue sem definição sobre possível expulsão do partido três dias após ser preso, segundo informações citadas pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Até o momento, a sigla não abriu formalmente processo de desligamento.

De acordo com a coluna, o PT teria apenas encaminhado o caso à comissão de ética, sem anunciar medidas mais conclusivas ou prazo para decisão.

O caso ganhou repercussão após a prisão do parlamentar, que é citado em investigação envolvendo um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado à empresa de transporte Transunião. As informações são atribuídas a apurações em curso.

Ainda segundo a mesma coluna, há menções de que o esquema investigado teria relação com integrantes associados ao PCC e movimentações financeiras na ordem de R$ 15 milhões. Esses pontos fazem parte do conteúdo investigativo citado.

A situação também reacende debates políticos sobre a postura do partido em casos envolvendo parlamentares sob investigação judicial. Até o momento, não há posicionamento final sobre expulsão.

Em 2014, segundo registros citados na coluna, o parlamentar já teria sido mencionado em outro episódio semelhante, enquanto um familiar chegou a ser expulso do partido à época.

Opinião dos leitores

  1. Não tem como os ptistas excluir um cumpanhêro se ele tem no DNA justamente as características para ser um cumpanhêro autêntico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Comando Vermelho avança no RN e pode fazer Sindicato do Crime desaparecer, diz promotor

Foto: Reprodução

O avanço do Comando Vermelho no RN pode levar ao desaparecimento do Sindicato do Crime (SDC) nos próximos anos. A avaliação é do promotor de Justiça Sílvio Brito, da Promotoria de Justiça de Delitos de Organizações Criminosas, com base em relatórios e levantamentos do Ministério Público do RN (MPRN).

Segundo o promotor, a facção criminosa de origem fluminense vem ampliando sua presença no Estado e atraindo integrantes que antes integravam o Sindicato do Crime. “Cada vez tem mais elementos passando para o Comando Vermelho.

Há uma tendência de que essa facção domine o RN e, ao mesmo tempo, leve ao desaparecimento do Sindicato do Crime”, afirmou, em entrevista à TV Tropical.

De acordo com Sílvio Brito, o Comando Vermelho deixou de atuar apenas como aliado de facções regionais e passou a buscar o controle direto dos territórios onde exerce influência.

O promotor acrescentou que a organização atua em rotas internacionais do tráfico de drogas, fator que amplia sua capacidade financeira e operacional.

Apesar do possível enfraquecimento do Sindicato do Crime, Sílvio Brito alertou que esse cenário não representa, necessariamente, uma melhora na segurança pública.

Segundo ele, o predomínio de uma facção de atuação nacional tende a dificultar o enfrentamento ao crime organizado, uma vez que lideranças, fontes de financiamento e arsenais estariam fora do alcance das autoridades estaduais.

O Ministério Público também avalia que a disputa entre as organizações criminosas pode intensificar os confrontos entre integrantes das facções e ampliar os reflexos da violência em diferentes regiões do Estado.

Para o promotor, enfraquecer financeiramente essas organizações, por meio da apreensão de recursos e do bloqueio de bens, é uma das principais estratégias para reduzir sua capacidade de atuação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

SUSTO GRANDE: prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 ao voltar de evento do PSD Mulher

Foto: Cedida

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, sofreu um acidente de trânsito na noite deste sábado, na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, quando retornava de um evento promovido pelo PSD Mulher, em Touros.

De acordo com as informações repassadas pela equipe da prefeita, o veículo em que ela estava colidiu com uma vaca que estava na rodovia. O acidente provocou danos materiais no carro, mas todos os ocupantes passam bem.

Além de Marianna Almeida, estavam no veículo o motorista Victor, que também é advogado e amigo da prefeita, a secretária municipal da Mulher, Lunária, e a assessora de comunicação Nadja.

Após o acidente, os ocupantes seguiram para avaliação médica por precaução. Segundo a equipe da prefeita, ninguém sofreu ferimentos graves e todos já estão no hotel.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

RN lidera gasto com pessoal no Brasil e ultrapassa limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, aponta Tesouro

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte aparece como o estado com o maior comprometimento da receita com despesas de pessoal do Poder Executivo e também lidera o ranking nacional do peso dos precatórios, segundo o relatório RGF em Foco, divulgado nesta sexta-feira (26) pela Secretaria do Tesouro Nacional.

De acordo com o levantamento, o Estado destinou 56,12% da Receita Corrente Líquida Ajustada ao pagamento de pessoal no primeiro quadrimestre de 2026, conforme informações publicadas pelo Agora RN.

O percentual é o maior do país e supera o limite máximo de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para os governos estaduais. Além do Rio Grande do Norte, apenas a Paraíba ultrapassou esse teto, ao registrar 49,75%.

O relatório também aponta que o RN possui o maior peso de precatórios do Brasil. As dívidas judiciais equivalem a 36,1% da Receita Corrente Líquida estadual, índice superior ao registrado no Rio Grande do Sul (25%) e na Paraíba (22%), o que amplia a pressão sobre as contas públicas.

Apesar do crescimento nominal de 21,11% na arrecadação entre janeiro e abril de 2026, o Governo do Estado contingenciou R$ 497,4 milhões em despesas após arrecadar menos do que o previsto em importantes fontes de receita, entre elas os repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Em nota citada pelo relatório, o próprio Governo do RN reconhece desafios relacionados à baixa liquidez e ao elevado comprometimento das receitas correntes com despesas correntes.

A Secretaria Estadual da Fazenda afirma, por outro lado, que o Estado registrou resultado orçamentário positivo no primeiro quadrimestre e ressalta que esse indicador é diferente do conceito de equilíbrio fiscal previsto na legislação.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Denúncia sobre possível desvio de patrimônio leva Polícia Civil do RN a cumprir buscas no próprio Setor de Transportes

Foto: Divulgação/PCRN

Uma denúncia sobre um possível desvio de patrimônio público levou a Polícia Civil do RN a cumprir, nesta sexta-feira (26), mandados de busca e apreensão no próprio Setor de Transportes da instituição e em uma oficina automotiva localizada na Zona Norte de Natal.

Segundo a Polícia Civil, a investigação começou após uma denúncia encaminhada à Delegacia-Geral relatando a possível subtração de equipamentos pertencentes ao patrimônio da corporação. De acordo com as informações, os materiais estariam sendo utilizados em uma oficina responsável pela manutenção de veículos oficiais.

Além das buscas, a Justiça determinou a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão aos investigados. A Polícia Civil não divulgou a identidade dos envolvidos nem detalhou quais equipamentos são alvo da apuração.

Em nota, a instituição informou que a investigação foi instaurada a partir de mecanismos internos de controle e fiscalização, ressaltando que a iniciativa demonstra o compromisso com a legalidade, a transparência e a proteção do patrimônio público.

A Polícia Civil afirmou ainda que as investigações continuam para esclarecer completamente os fatos, observando o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. A corporação reforçou que seguirá apurando toda denúncia que possa envolver eventual prejuízo ao erário.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

RN tem a pior taxa de abandono escolar do Nordeste e a 4ª pior do Brasil, mostra Censo

Foto: Reprodução

O RN registrou a pior taxa de abandono escolar do Nordeste e a 4ª maior do Brasil entre os alunos do 1º ano do ensino médio, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o levantamento, 4,8% dos estudantes potiguares matriculados no 1º ano deixaram de frequentar as aulas ao longo do ano letivo. O índice ficou acima da média nacional, que foi de 2,6%, colocando o estado atrás apenas de Acre (6%), Amapá (5,5%) e Rondônia (5,1%).

Apesar da posição no ranking nacional, o indicador apresentou melhora em relação ao ano anterior. Em 2024, a taxa de abandono no 1º ano do ensino médio no RN era de 9,3%, o que representa uma redução de 48,4% em 2025.

Na rede estadual, o percentual de estudantes que abandonaram o 1º ano caiu de 11,3% para 6%. Considerando todas as séries do ensino médio, a taxa geral de abandono também recuou, passando de 8,6% em 2024 para 3,6% neste ano.

O abandono escolar ocorre quando o estudante permanece matriculado, mas deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. O indicador é considerado um dos principais sinais de risco para a evasão escolar, quando o aluno sequer retorna para efetuar matrícula no ano seguinte.

 

Opinião dos leitores

  1. É sério isso? Temos uma cumpanhêra ‘educadora’ desgovernando o estado, não poderíamos esperar outro resultado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *