Centenas de estudantes tentaram nesta terça-feira (01) adquirir sua meia passagem para o transporte público sem sucesso, já que suas carteiras estavam vencidas. A confusão foi causada por uma informação equivocada anunciada pela Prefeitura de Natal, de que a validade das identidades estudantis teriam sido prorrogadas, mas não foram. O município prolongou apenas o tempo de uso dos cartões eletrônicos (Natal Card) distribuídos para os alunos usuários de ônibus da cidade.
As entidades representativas dos estudantes do Rio Grande do Norte esclarecem que os documentos de 2014 já estão sendo comercializados normalmente, desde o início de fevereiro, e que todas as identidades do ano passado já estão com seus prazos ultrapassados.
Por isso, o estudante deve procurar a instituição de sua preferência o quanto antes para fazer valer o seu direito de pagar meia entrada em eventos culturais e também no transporte público.
É importante enfatizar ainda que a decisão tomada pela Prefeitura só tem serventia para o território da capital potiguar e única e exclusivamente para o cartão do ônibus. Ou seja, os estudantes do interior do Estado ou aqueles que precisem se locomover entre as cidades, já precisam apresentar os documentos atualizados para ter direito ao benefício. A mesma coisa em relação aos frequentadores de cinemas, teatros ou eventos esportivos, por exemplo, inclusive em Natal.
Quem tiver interesse em garantir seus direitos, pode procurar desde já a Central do Estudante no shopping Via Direta e solicitar sua nova identidade estudantil.

Irresponsabilidade divulgar uma noticia dessas sem consultar o órgão gestor. Nunca houve tumulto algum no dia 01 de abril no que tange as vendas de créditos de estudantes. não há nenhuma reclamação em nossa central de informações e reclamações. O que os estudantes precisam saber, é que o cartão pra o desconto da meia passagem é TOTALMENTE GRATUITO, não havendo custo algum para o estudante. O cartão eletrônico possui chip e uma boa durabilidade. Entretanto, há estudantes pagando mais de 15,00 por um documento feito de papel e plástico. Aos estudantes, peço que entrem no PORTAL DO ESTUDANTE (www.portaldoestudantenatal.com.br) e solicitem seu cartão eletrônico GRATUITAMENTE. Ele dará direito a cinemas, teatros, jogos esportivos etc. Agora, por favor peço que o responsável não apresente um só endereço de uma só entidade estudantil, onde cita o Shopping Via Direta, que está localizado a Entidade Estudantil Cartorial chamada de URNE. Divulgue as outras Entidades Estudantis com os respectivos endereços, alem do que o Cartão Eletrônico que não custa um centavo e como adquirir sem sair de casa. om o PORTAL DO ESTUDANTE o aluno poderá postar sua foto e fazer agendamento com dia e horário para receber. A Prefeitura do Natal busca primar pela excelência e a politica de um bom atendimento a população. Obrigado a todos.
Interessante isso, quer dizer que os estudantes não terão seus direitos garantidos em virtude de ter sido prorrogada apenas a validade do uso da carteira no ônibus é isso? Pois eu mesmo, fui sexta feira na NatalCard na ribeira, com o intuito de garantir o meu direito a identidade estudantil gratuita, e apenas trocar o selo pelo de 2014, no entanto fui informado que o selo não existia ainda, em virtude de um atraso da remessa, ou algo do tipo, e que o selo de 2013 foi prorrogado. Se não há como atualizar o selo, o nosso direito estudantil tem que ser resguardado em todas as hipóteses e praças de cultura e lazer, não apenas o direito de pagar meia no ônibus.
Meu Deus, quanta incompetência!
A prefeitura não sabe fechar um buraco, não sabe gerenciar o trânsito e agora faz essa atrapalhada com as carteiras de estudantes.
Será que essa má gestão se traduz na falta de incapacidade do prefeito, no excesso de pessoas despreparadas colocadas em cargos comissionados ou são as duas coisas juntas?