Diversos

Prefeitura inicia Operação Verão em Ponta Negra

De dezembro a fevereiro, a Praia de Ponta Negra principal ponto turístico de Natal recebe a Operação Verão, onde será feito um trabalho conjunto das secretarias do município de Natal. Com regras definidas pelo Plano de Ordenamento, Gestão e Fiscalização Integrada elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que tem o objetivo de impedir atividades potencialmente poluidoras e a utilização indevida dos espaços de uso comum da população e também de recuperar e manter a praia e adjacências. O quiosque 6 será ponto permanente da Prefeitura do Natal atuando com fiscalização, informações e orientações aos turistas.

No próximo dia 8, as equipes da Prefeitura irão iniciar um mutirão que inclui a recuperação de calçadas, limpeza da área, remoção de acessos não autorizados à praia, delimitação de quiosques com ação de retirada de barracas e dos ambulantes que estão de forma ilegal no calçadão, manutenção da iluminação e ações para melhorar a segurança no entorno da praia. “De dezembro a fevereiro aumenta muito a demanda de pessoas à praia de Ponta Negra, não só turistas, mas os próprios natalenses, isso fica claro na quantidade de lixo recolhido que chega a triplicar no auge do verão, e precisamos estar atentos ao nosso principal cartão postal”, disse o prefeito Carlos Eduardo que comandou reunião com vários secretários para definir ações que serão realizadas permanentemente durante essa alta estação.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está fazendo uma licitação para começar na próxima semana a recuperação dos banheiros que serão repassados para a iniciativa privada em concorrência nacional cujo edital será publicado até o final do mês. Enquanto isso, a Prefeitura irá recuperar o que está estragado e tentará que os hoteleiros da região façam a manutenção deles até que a privatização seja concluída.

A Urbana irá colocar um caminhão a mais para ficar exclusivamente na região a fim de evitar o acúmulo de lixo na caixa coletora lá existente e irá instalar lixeiras ecológicas além de aumentar as equipes que atuam tanto no calçadão como na praia.

“Precisamos deixar a cidade em condições de melhor receber nossos visitantes e várias secretarias atuando de forma coordenada podem oferecer um resultado melhor para os trabalhos”, diz Carlos Eduardo.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

NOVA VARIANTE: Bolsonaro afirma que o Brasil “não aguenta mais um lockdown”

Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (26) que o Brasil “não aguenta mais um lockdown” ao comentar a variante omicron, nova mutação da Covid-19 na África do Sul.

Durante conversa com a imprensa, após participar de cerimônia militar, no Rio de Janeiro (RJ), ele disse que serão adotadas “medidas racionais”. Ele não entrou em detalhes sobre quais serão e como definir o critério de racionalidade.

“O Brasil não aguenta mais um lockdown. Conversei com o almirante Barra Torres [presidente da Anvisa], com o Ciro [Nogueira] da Casa Civil discutindo Argentina. Quem vem da Argentina de carro para cá, sem problemas. Quem vier de avião tem que ficar quatro dias em quarentena. Vamos tomar medidas racionais”, declarou, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Mais cedo, nesta sexta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a proibição da entrada de voos e viajantes procedentes de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue no Brasil.

As últimas informações veiculadas indicam que houve a notificação de 77 casos na África do Sul, quatro casos na Botsuana, um em Hong Kong (uma pessoa que voltou de uma viagem à África do Sul) e um em Israel (uma pessoa que voltou do Malaui) e um na Bélgica.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Cantor tem instrumentos e carro roubados em Natal e fica impossibilitado de trabalhar

O cantor Davi Castelly foi assaltado na tarde desta sexta-feira (26) em Natal. Na ação criminosa, os bandidos roubaram o carro dele e instrumentos musicais, impedindo que ele pudesse cumprir sua agenda e fazer um show em um evento na tarde de hoje.

O próprio cantor informou através de seu perfil no Instagram que renderam a mãe dele com uma arma de fogo enquanto ela ajudava a colocar o material no automóvel para levarem o veículo e os instrumentos.

Davi informou também que o carro já foi localizado, porém sem placa e com os pneus furados. Os instrumentos não foram encontrados.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Tibau cancela Carnaval em 2022: ‘Não podemos relaxar’

Foto: Divulgação

O carnaval em Tibau, município do Oeste potiguar, está cancelado. A medida foi anunciada pela prefeita Lidiane Marques (PSDB) nesta sexta-feira (26) em reunião com os secretários. O motivo da decisão foi o anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) do surgimento de uma nova variante do vírus e de que o mundo vive o início da chamada quarta onda da infecção.

“Não podemos relaxar no controle, e entendo que a mobilização em torno do carnaval está preocupando todos os gestores porque é uma ocasião altamente propícia para o aumento de casos”, disse a prefeita.

A celebração do carnaval em Tibau é tradicional na região Oeste do estado. Em 2021, por conta da pandemia, os festejos da forma tradicional foram cancelados. Na ocasião, foi proibido, inclusive, o uso de paredões, carros de som, minitrios e similares mesmo que de forma particular.

Em relação às festas particulares que são realizadas no município, a prefeita antecipou que vai se reunir com os promotores de eventos e cobrar deles o cumprimento de ações que possam garantir a segurança e a saúde dos moradores de Tibau e dos turistas.

Com informações de Tribuna do Norte

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/covid-prefeitura-de-tibau-cancela-carnaval-em-2022-na-o-podemos-relaxar/526276

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Covid: São Gonçalo do Amarante realiza ‘Mega Dia’ de vacinação e testagem neste sábado (27)

Foto: Divulgação / São Gonçalo do Amarante

O município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, vai realizar neste sábado (27) o “Mega Dia” de vacinação contra a Covid em toda a cidade. As unidades de saúde (veja mais abaixo quais) vão funcionar das 7h30 às 12h.

O município também vai disponibilizar teste rápido para Covid-19 a toda população. Não é preciso estar sintomático ou ter alguma prescrição médica para se testar – a demanda é livre.

O objetivo da prefeitura é mapear a circulação atual da Covid no município.

As vacinas e os testes vão estar disponíveis na unidades de saúde de Jardim Lola, Amarante, Novo Santo Antônio, Golandim I, Cidade das Flores, Centro e Ruy Pereira.

A prefeitura também ampliou a dose de reforço para o público a partir de 18 anos que já recebeu a segunda dose há pelo menos cinco meses. Antes, essa dose era restrita a pessoas acima de 60 anos.

Veja quem pode se vacinar

Dose de reforço

  • Pessoas acima de 18 anos e trabalhadores da saúde (atuando nos serviços de SGA) que completaram 5 meses da segunda dose;
  • Pessoas com imunossupressão que tomaram a D2 nos últimos 28 dias.

Segunda dose

  • Oxford/AstraZeneca para quem tomou a D1 até dia 4 de outubro
  • Pfizer para quem tomou a D1 até dia 4 de outubro
    CoronaVac para quem tomou a D1 nos últimos 28 dias.

Primeira dose

  • População acima de 12 anos.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

OMS considera nova variante do coronavírus ‘preocupante’ e a batiza de Omicron

Foto: DIVULGAÇÃO / NIAID-RML

A OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou como ‘preocupante’ a variante B.1.1.529 do coronavírus causador da Covid-19 e vai chamá-la de Ômicron, informou o órgão após uma reunião do Grupo Consultivo Técnico sobre o Vírus SARS-CoV-2 nesta sexta-feira (26).

Autoridades sanitárias da África do Sul notificaram na quarta-feira (24) a OMS sobre a nova cepa, que é potencialmente mais contagiosa e com múltiplas mutações.

“A situação epidemiológica na África do Sul foi caracterizada por três picos distintos nos casos notificados, o último dos quais foi predominantemente a variante Delta. Nas últimas semanas, as infecções aumentaram abruptamente, coincidindo com a detecção da variante B.1.1.529. A primeira infecção B.1.1.529 confirmada conhecida foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021”, diz a OMS em comunicado.

A Pfizer já anunciou que em duas semanas vai saber se a cepa provoca perda de eficácia da vacina desenvolvida por ela em parceria com a BioNTech.

A Ômicron passa a integrar a lista de variantes de preocupação, que é composta pelas variantes Alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), Gama (Brasil), e Delta (Índia).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corpo de Bombeiros do RN registra 72 salvamentos na praia de Pipa

Foto Ilustrativa: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, através do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), realizou 72 salvamentos na Praia de Pipa, no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal. Ao todo, a corporação também registrou 6.300 orientações e 5.300 advertências durante o período de janeiro a novembro de 2021. Os dados são da Secretaria do GBS e foram divulgados nesta quinta-feira (25).

“Em 2020, durante todo o ano, contabilizamos 50 salvamentos, 6.500 orientações e 3.800 advertências. Tudo leva a crer que vamos superar esses números em dezembro, principalmente de orientações e advertências, ou seja, atuando na prevenção ostensiva, que é a nossa principal medida para evitar óbitos por afogamento”, disse o major Roberto Oliveira, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento.

Ainda de acordo com o oficial do Corpo de Bombeiros, uma das causas para o crescimento desse tipo de ocorrência são as ‘famosas’ correntes de retorno, sendo uma das maiores causas de afogamento nas praias brasileiras. Elas são provocadas porque, nos locais onde existem essas correntes, as ondas não quebram, arrastando o banhista para o fundo do mar. O major explicou também que, ao perceber que está em uma corrente de retorno, o banhista deve manter a calma e não gastar energia nadando contra a maré.

“O primeiro passo é manter a calma. Não sair perpendicular à praia, e sim pelas laterais da corrente de retorno. Além disso, se estiver próximo a alguém, é importante fazer sinal e buscar ajuda”, finalizou o major Roberto Oliveira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

ALRN é bicampeã no Prêmio Unale Assembleia Cidadã com e-Legis

Foto: Reprodução

O trabalho de modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue se destacando pelo País. Concorrendo ao prêmio Unale Assembleia Cidadã 2021, o sistema e-Legis conquistou o bicampeonato da categoria Gestão durante a 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vem sendo realizada ao longo da semana em Campo Grande (MS). O prêmio coroa os resultados do Legislativo potiguar e ratifica a excelência do trabalho desempenhado pela Casa, além de ter sido premiado na mesma categoria em 2019.

“O êxito na premiação demonstra para todo o Brasil o direcionamento correto e o trabalho eficiente de todos os setores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Me orgulha representar uma Casa com profissionais tão competentes. Mérito e reconhecimento também ao presidente do Legislativo potiguar, deputado Ezequiel Ferreira, por não medir esforços para que os servidores possam desempenhar suas funções com tamanha competência e maestria”, disse o deputado Gustavo Carvalho.

O sistema e-Legis é uma ferramenta desenvolvida pela Casa para gerenciar o ciclo do processo legislativo, tornando-o totalmente eletrônico, desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação em Plenário. “Esse prêmio é fruto não apenas do esforço do setor de tecnologia da Assembleia do Rio Grande do Norte, mas também de toda a equipe que compõe o parlamento potiguar. É o reconhecimento de um trabalho exitoso que, inclusive, já vem sendo cooperado com outras Casas Legislativas do Brasil, a exemplo da Assembleia de Santa Catarina”, comemorou Mario Sérgio, diretor de tecnologia da ALRN.

O mérito foi compartilhado também pela diretora administrativa da Assembleia do RN, Dulcinea Brandão. “Essa premiação reflete o reconhecimento das outras casas legislativas do País e da Unale, principalmente, quanto a excelência na gestão do presidente Ezequiel Ferreira frente ao Parlamento potiguar. Uma conquista justa e merecida, sem deixar de ressaltar a qualidade dos nossos concorrentes, mas o nosso diferencial é ter um sistema desenvolvido pela equipe da própria Casa”, destacou Dulcinea.

O e-Legis começou a ser desenvolvido em 2018 com sua primeira versão implantada em agosto de 2019. Com a pandemia do Covid-19, em 2020, e a adoção das medidas de distanciamento social, a necessidade de criar alternativas para dar continuidade às atividades legislativas impulsionou o desenvolvimento do Módulo de Plenário do e-Legis, integrado com o painel eletrônico, e do Sistema de Deliberação Remota (SDR). A experiência positiva foi notada por outras instituições, que demonstraram interesse via termo de cooperação técnica e cessão de direitos de uso.

O prêmio foi divulgado nesta sexta-feira (26) durante encerramento da 24ª Conferência da Unale. Cada projeto vencedor receberá a quantia de R$ 20 mil para serem investidos em projetos futuros, além do selo da Assembleia Cidadã e o troféu transitório – que será entregue em solenidade na Assembleia Legislativa do RN e que fica em exposição na Casa pelo prazo de um ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto “Olhar Digital” lança sua sexta fase, desta vez em prol da Toca de Assis


Inspirada em ações realizadas pelo mundo, a campanha “Olhar Potiguar – Arte e Solidariedade Unidas” consiste numa ação conjunta com mais de 100 fotógrafos profissionais do Rio Grande do Norte, os quais doaram duas imagens de suas autorias para que sejam comercializadas no website oficial do projeto, por um preço fixo de R$ 100,00, além de outros produtos personalizados com imagens da fauna, flora e paisagens potiguares.

O movimento liderado pela fotógrafa Leila Cunha Lima Almeida, está iniciando sua sexta fase, com campanha que busca arrecadar recursos a serem destinados para a Toca de Assis, instituição que atende moradores de rua.

Além dos posters que serão impressos em papel fotográfico tamanho 30x45cm, é possível também adquirir outros produtos, como canecas e camisetas, com as mesmas imagens disponíveis. As peças serão entreguem num prazo de até 30 dias após o encerramento das vendas.

Escolha uma ou mais fotos e contribua com essa corrente de solidariedade! www.olharpotiguar.com.br / @olhar_potiguar

Sobre a TOCA DE ASSIS

As Filhas e Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento são dois Institutos de Vida Consagrada, distintos, com seu próprio Governo, Constituições e casas, que vivem uma mesma essência de Carisma e Espiritualidade, cada qual da sua maneira, ambos provenientes do Movimento Toca de Assis.

Do ano de 1997 até o início do ano de 2009 tínhamos uma única Regra de Vida. Conforme orientações da Igreja, a partir de então cada Instituto elaborou a sua própria. Tendo nascido de uma mesma inspiração, o Instituto Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento expressa este Carisma com um rosto feminino, a exemplo de Clara que foi a expressão feminina da inspiração de Francisco.

Aos 13 de maio de 1994, dia de Nossa Senhora de Fátima, deu-se início na Praça Bento Quirino em frente à Basílica Nossa Senhora do Carmo em Campinas-SP, o movimento “Toca de Assis”. Aos Domingos, o então seminarista Roberto Lettieri, vários jovens e casais, uniam-se com o objetivo de levar o Amor de Deus aos mais pobres e abandonados que se encontravam em situação de indigência nas ruas.

Crescendo em número enquanto Movimento Toca de Assis, percebeu-se a necessidade da criação de uma personalidade jurídica para se concretizar a existência e ajuda na manutenção desta Obra, sendo que no ano de 1997, recebeu o nome de Fraternidade de Aliança Toca de Assis. Desde então, a Igreja passou a nos acompanhar mais de perto, na pessoa do então Arcebispo Dom Gilberto Pereira Lopes. No ano de 2001, as Casas fraternas existentes somente na cidade de Campinas-SP começaram a expandir-se para outros Estados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Ministério da Saúde emite alerta para secretarias sobre risco de nova variante

Foto: Breno Esaki / Agência Saúde DF

O Ministério da Saúde emitiu nesta sexta-feira (26) um alerta para secretarias estaduais e municipais sobre o risco da nova variante do coronavírus, identificada pela primeira vez na África do Sul.

Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata de voos provenientes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

O alerta da pasta foi enviado hoje pela manhã apontando os riscos existentes no Brasil da variante originária na África do Sul. Atualmente existem quatro Variantes de Preocupação (VOCs): alfa (Reino Unido), Beta (África do Sul), gama (Amazônia) Delta (Índia).

Os 129 Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) espalhados pelo Brasil já foram notificados sobre o risco. Até o momento nenhum caso da nova variante foi registrado no Brasil.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

VÍDEO MEIO-DIA RN: Confira o programa desta sexta-feira e a entrevista com o cantor Giullian Monte

Confira programa desta segunda-feira (22). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo. Nesta edição, também houve entrevista com o cantor Giullian Monte. Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *