Prefeitura do Natal vai disponibilizar 10 mil vagas para cursos do Pronatec

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) lança nesta terça-feira, dia 21, às 16h, no Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho, no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte, dez mil vagas para cursos de qualificação profissional em parceria com o Ministério do Trabalho (MTE) e Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A expectativa é que se mobilize este ano, no mínimo, 20 mil pessoas.

Na oportunidade, 153 alunos receberão certificados de conclusão dos cursos de auxiliar de cozinha, cabeleireiro assistente, camareira e recepcionista em meios de hospedagem, manicure e recepcionista de gestão.

Em 2013, a Semtas pactuou cinco mil vagas. “Realizamos mais que o previsto no ano passado. Ao todo, foram 5.190 vagas em função de uma das ofertantes ter repactuado suas vagas com a Semtas. Dessa forma elevamos para 103,8% a realização de nossas metas”, afirma a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.

Ela lembra que em 2013 a cidade do Natal se destacou com êxito de 75% na execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Essa é a prova que estamos no caminho certo nas ações do trabalho, sobretudo, oferecendo oportunidade a quem mais precisa”, acrescenta a secretária.