PREOCUPANTE: Previsão de chuvas no nordeste abaixo da média, no primeiro trimestre de 2018

Uma má notícia: as expectativas de chuvas para o RN e o nordeste em geral para os próximos três meses, como projeta o INPE, não são animadoras.

Segundo o Diário do Nordeste de hoje, 9, em reunião realizada no mês passado, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em parceria com outras instituições ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, apontou para “uma situação preocupante para o Nordeste”,

As previsões mais recentes indicam que a ZCIT deve atuar de forma desfavorável à região, permanecendo mais para o norte de sua posição, “o que resultaria em déficit de precipitação para a Região do Nordeste no trimestre janeiro/fevereiro/março”, conforme o Inpe.

A previsão reforça que quase 100% da Região Nordeste, está inserido em uma faixa negativa, a qual prevê 40% de chances de precipitações abaixo da média no trimestre.

A previsão de chuvas em Natal no mês de janeiro corrente é de 1%.

Blog do Ney Lopes

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Wilson disse:

    QUE OS ESTUDIOSOS VÃO PRA MÍDIA COMENTAR ESSA INFORMAÇÃO. TODA SEMANA OU A CADA 20 OU 30 DIAS ELES DA EMPARN SOLTAM INFORMAÇÕES POSITIVAS DE CHUVAS AQUI PRA O RN. E AGORA SR GILMAR BRISTOT, O QUE DIZER DESSA MATÉRIA EM RELAÇÃO AO QUE VC JÁ DISSE ANTES, DE UM INVERNO ACIMA DO NORMAL. USE AS REDES SOCIAIS E AS MÍDIAS PARA MOSTRAR SUAS EXPLICAÇÕES.

  2. Renato Souza disse:

    Enquanto continuar esse desmatamento desenfreado a coisa só tende a piorar!
    Precisamos reflorestar os espaços públicos, os canteiros e avenidas… assim como desocupar as áreas verdes que estão sendo ocupadas indevidamente…
    Vejam o exemplo para implantação do Aeroporto de São Gonçalo, centenas de m² foram desmatados e os canteiros centrais esqueceram de arborizar… onde ficou a compensação ambiental?!
    Arborizar com árvores da mata atlântica – Ipês, Pau-Brasil, Jacarandá, pau ferra…

  3. Silva disse:

    Com a palavra a EMPARN o Gilmar Bistrot já deu várias entrevistas dizendo que esse ano as chuvas são acima da média. E agora, quem está com a verdade??

  4. Fora PT Cramunhão disse:

    IRMÃO, A SECA É SÓ NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO. NÃO EXISTE SECA NA FAIXA LITORÂNEA DO LESTE DO RIO GRANDE DO NORTE ATÉ O SUL DA BAHIA.

COMENTE AQUI