
A convocação de uma assembleia para reescrever a Constituição da Venezuela expôs uma fissura interna no PT, partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Enquanto a presidente da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), manifesta apoio incondicional à Constituinte, uma ala petista —com assento no Instituto Lula— defende cautela no endosso às decisões do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Segundo a Folha apurou, Lula está preocupado com a administração Maduro e teria recomendado, mais de uma vez, moderação ao presidente da Venezuela. Nas conversas com colaboradores, Lula defende a neutralidade do governo brasileiro em busca de uma solução pacífica para a Venezuela.
O ex-presidente seria também contrário à realização da Constituinte, cuja eleição está programada para este domingo (30), em um momento tão delicado para o país. Uma onda de protestos nos últimos quatro meses já deixou mais de cem mortos.
Gleisi, porém, faz defesa irrestrita da Assembleia. Ao abrir o 23º encontro do Foro de São Paulo, dia 16 na Nicarágua, a presidente do PT manifestou, em nome do partido, “apoio e solidariedade ao governo do PSUV [Partido Socialista Unido da Venezuela], seus aliados e ao presidente Maduro frente à violenta ofensiva da direita”.
“Condenamos o recente ataque terrorista contra a Corte Suprema”, discursou ela, aludindo a um helicóptero que sobrevoou o prédio do Supremo em 27 de junho de forma suspeita. “Temos expectativa de que a Assembleia Constituinte possa contribuir para uma consolidação cada vez maior da Revolução Bolivariana e que as divergências políticas se resolvam de forma pacífica.”
Nesta terça (25), Gleisi reafirmou o aval do partido à convocação da assembleia. A presidente do PT compara a atuação da oposição venezuelana à brasileira, que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
“A oposição a Maduro quer chegar ao poder como [o presidente Michel] Temer. Parece que as coisas lá [na Venezuela] são diferentes.”
Gleisi apoia mesmo o critério estabelecido para a eleição da Assembleia Constituinte, em que um terço dos integrantes serão escolhidos segundo cotas setoriais. “É preciso voto, por setor ou não”, afirma Gleisi.
Para a senadora, não há contradição no fato de o PT reivindicar eleições diretas no Brasil e endossar a Assembleia Constituinte na Venezuela. “Gostando-se ou não de Maduro, ele tem legitimidade, foi eleito em urna, o que não é o caso de quem hoje governa o Brasil”, disse.
“Lá [na Venezuela] quem não quer se submeter ao voto popular é quem fala em defender a democracia. Isso é contraditório”, afirma.
Ela lembra ainda que seu partido aprovou a proposta de realização de uma Constituinte para a implementação de reformas no Brasil. “Constituinte também defendemos aqui. Foi deliberação do 6º Congresso do PT [em junho].”
FOLHAPRESS
QUANTO ÓDIO, VÃO SE TRATAR . MADURO ESTÁ NO PODER PORQUE A POPULAÇÃO O ELEGE. NA DITADURA NÃO EXISTE ELEIÇÃO.
Tadinho do lucyfé, não consegue ver nada a não ser a sicla PT.
Rapaz é caso para estudo, não há outra explicação…Como pode uma pessoa (creio) esclarecida (Lucy),defender o indefensável ??!!
Não esqueça que nossa senadora Fátima a do "GOPI"
Sempre está do lado de Gleise
Temos de tomar cuidado com nosso estado esse belo RN
Fora PT
É sério? Belo RN? nunca tivemos um partido de esquerda aqui e o Estado está um lixo. Sou contra o voto obrigatório, pois jogam no lixo meu voto todo ano, eleição de boca de urna e de cargos comissionados e ainda tem gente que acredita em campanhas politicas, tudo por interesse próprio, ninguém faz campanha ou defende partido pensando no povo, vergonha!
graças as nossas instituições o pais não entrou na onda do Maduro, o PT segue a mesma ideologia comunista bolivariana, Venezuela vive uma ditadura assim como todos os países ditos socialistas.
Cadê os idiotas para sair em defesa dessa imbecíl???
Essa "senadora" só que aparecer. Esta encalacrada com a Lava-Jato e apoia esse regime ditatorial de esquerda, típico PT. O pior que no nosso Estado tem gente que segue a mesma cartilha dela. Vamos fazer uma campanha para mandar eles morarem na hoje sangrenta Venezuela.
Não é surpresa, um partido que quase que diariamente tem seus filiados presos ou condenados por atos de corrupção. Partido que quer implantar no Brasil a sua ditadura para continuar se locupletando do poder. Essa presidente do partido diz que apoia um ditador novidade é que não é.
partido que fez uso das armas na pseudo ditadura para chegar ao poder e que através dos seus seguidores cegamente iludidos por uma demagogia nunca visto na história. è uma vergonha ainda dar ouvidos a essa fala. fora PT e cadeia aos bandidos do PT.
GLEISI É AMANTE DE ALEXANDRE ROMANO DO PT. GLEISE ESTAVA NA SUÍÇA COM ALEXANDRE ROMANO NA SUITE PRESIDENCIAL MAIS CARA DOS ALPES SUÍÇOS COM DINHEIRO DE PROPINA, GASTANDO O DINHEIRO DA PROPINA.
É esse tipo de atitude que mostra como o PT perdeu a noção das coisas. Maduro é um ditador! Seja de direita ou esquerda, ditadores são um mal para qualquer sociedade. Parem de se perder nessa cegueira ideologica BURRA!
DEMOCRACIA PETISTA. O PT APOIA A DEMOCRACIA DA VENEZUELA.
Essa dai e outras pessoas desse partido, PODE INTERNAR. LOUCURA TOTAL.
so pode ser pt, apoiar um cara que conseguiu acabar com um pais em pouco tempo, é o que eles queriam para o Brasil se não fossem colocados para fora o poder
Parabéns Gleisi, mostrando sem farsa a CARA DO PT.
Dando a feição dos cumpanheiros que apoiam DITADURAS e as MORTES que os DITADORES mandam.
Disso ninguém no PT pode reclamar, VOCÊS AMAM DITADURA, desde que sejam os DITADORES.
Que tal o PT MUDAR em peso para VENEZUELA. Vão viver no paraíso de vocês, o BRASIL NÃO PRECISA DO PT para NADA!
o pt so apoia bandido ditador
Começo a acreditar que essa mulher tem sérios problemas mentais. Uq ela fala era para ser estudado pela NASA
Precisa dizer mais alguma coisa? O PT reza na cartilha desse povo falido, tá explicado o porquê quebraram o país.
E pensar que essa irresponsável é senadora por um estado tão rico como o Paraná. Essa ré da Lava Jato deveria ser presa o quanto antes. Também esperar o que de alguém do PT? Apoiar um ditador nojento como esse Maduro que eu gostaria que apodrecesse logo e caísse. Está massacrando o povo da Venezuela com desemprego, fome e falta de esperança. Imaginem vocês que era esse sistema que a quadrilha petista comandada por Lula queria implantar no Brasil. Xô Satanás!
Esses vermes PTRALHAS apoiam um tirano ditador,que já fez várias vítimas do seu orgulho e tirania pelo poder ,por que esses FDP desses que apoiam não se mudam para essa miserável VENEZUELA