Mundo

Primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson deixa a UTI e seguirá tratamento em hospital

Foto: Getty Images

Após três dias, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) nesta quinta-feira (9). Ele permanece em um hospital de Londres para o tratamento da Covid-19, doença para a qual estava em tratamento.

Em comunicado, um porta-voz do governo disse que Johnson continuará sob monitoramento nesta “fase inicial de recuperação”.

“Ele está em boa forma”, afirmou o comunicado.

Aos 55 anos, Johnson recebeu o diagnóstico de Covid-19 ainda em 27 de março. Oito dias depois, o premiê britânico deu entrada no hospital St. Thomas, em Londres, com febre e tosse persistentes. Por precaução, o primeiro-ministro foi transferido para a UTI no dia seguinte.

O estado de saúde de Johnson havia melhorado na quarta-feira. Apesar de não ter precisado de um respirador, os médicos ventilaram o primeiro-ministro para melhor a condição pulmonar do político.

Sem Johnson, quem comanda o Reino Unido?

Por enquanto, o secretário de Relações Exteriores, Dominic Raab, tem comandado o governo — no Reino Unido, não há um plano B formalmente descrito nos casos de ausência do primeiro-ministro. A própria liderança governista decide o que fazer nesses casos.

Raab disse que os ministros receberam ordens diretas de Johnson, mas não está claro o que acontecerá se decisões cruciais precisarem ser tomadas.

G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

ASSINP/RN critica pesquisas “duvidosas” e cobra maior fiscalização da Justiça Eleitoral

Foto: Ilustrativa

A Associação dos Institutos de Pesquisas do Rio Grande do Norte (ASSINP/RN) divulgou uma nota oficial em que manifesta preocupação com o aumento da divulgação de levantamentos considerados de caráter duvidoso no estado. A entidade afirma que tem observado a circulação de pesquisas com resultados divergentes e que, segundo a associação, não respeitam critérios técnicos e legais exigidos para esse tipo de estudo.

Fundada em 2002, a ASSINP/RN reforçou seu compromisso com a ética, a transparência e a credibilidade das pesquisas de opinião pública. Na nota, a entidade critica o que classificou como práticas mercantilistas no setor, apontando que alguns levantamentos estariam contribuindo para o descrédito da pesquisa científica perante a sociedade.

De acordo com a associação, pesquisas sérias devem apresentar metodologia transparente, amostra representativa da população investigada, margem de erro claramente informada e registro nos órgãos competentes, conforme determina a legislação eleitoral. A entidade também alertou para os riscos da divulgação de enquetes e sondagens sem rigor técnico, afirmando que essas iniciativas podem distorcer a opinião pública e prejudicar o processo democrático.

A ASSINP/RN ainda defendeu que a Justiça Eleitoral amplie o rigor na fiscalização das pesquisas divulgadas durante o período eleitoral. Segundo a associação, é necessário combater irregularidades, punir desvios éticos e garantir que apenas informações confiáveis e tecnicamente consistentes sejam apresentadas à população.

Ao final da nota, a entidade reafirma que continuará atuando para fortalecer o mercado de pesquisas no Rio Grande do Norte, destacando que seu compromisso é com a verdade, a moralidade e a credibilidade da pesquisa científica, além da proteção da confiança do eleitor e da integridade do processo democrático.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ter ciúmes da mulher é sinal de fraqueza, diz Lula em live

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse esperar “compreensão dos homens sobre tudo para diminuir a violência contra a mulher”. Declarou também que “ciúme é demonstração de fraqueza de caráter”. As declarações foram dadas nesta 6ª feira (12.jun.2026), em live com a primeira-dama Janja da Silva sobre o Dia dos Namorados.

“Como o cara pode ter ciúmes da mulher? Se ama a mulher, confia na mulher. Deixa ela fazer as coisas que ela quer fazer, se vestir como quer, sair com as amigas. Vamos colocar confiança nas pessoas que a gente ama, se a gente fizer isso você vai ver que vai dormir melhor, acordar melhor e viver muito mais tempo”, afirmou.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bombeiros resgatam duas últimas vítimas após naufrágio de embarcação no litoral do RN

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou o resgate de duas pessoas que ficaram à deriva após o naufrágio de uma embarcação em área marítima próxima à praia de Miami, no litoral potiguar.

De acordo com informações da equipe de mergulho do CBMRN, a embarcação virou a mais de um quilômetro da costa. Durante a operação de resgate, na quinta-feira (11), algumas vítimas foram retiradas da água com o apoio de um jet ski particular, enquanto a equipe de mergulho do CBMRN atuava no salvamento dos demais ocupantes.

Os bombeiros localizaram e resgataram as duas últimas vítimas que permaneciam junto ao casco da embarcação virada, conduzindo-as em segurança até a praia. Após o resgate, os ocupantes foram conduzidos em segurança até a faixa de areia, onde passaram por avaliação da equipe de salvamento.

Apesar do susto, ninguém apresentava ferimentos ou necessidade de atendimento médico especializado. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte reforça a importância do uso de coletes salva-vidas, da manutenção preventiva das embarcações e da observação das condições do mar antes de qualquer navegação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João de Extremoz 2026 tem programação completa divulgada; confira as atrações

Fotos: Divulgação 

A Prefeitura de Extremoz divulgou a programação completa do São João 2026, que será realizado entre os dias 18 e 20 de junho. O evento contará com grandes atrações nacionais e artistas locais, prometendo movimentar a cidade e atrair milhares de visitantes durante os três dias de festa.

Entre os destaques da programação estão Eric Land, Márcia Fellipe, Grafith, Rafinha, Núzio Medeiros, Filho do Piseiro e a banda Cavalo de Pau.

Além dos grandes shows, a programação também valoriza artistas da terra, fortalecendo a cultura local e garantindo espaço para talentos potiguares.

Confira a programação:

Quinta-feira (18/06)

* Lipe e Luan
* Filho do Piseiro
* m Eric Land

Sexta-feira (19/06)

* Mateus Lins
* Cavalo de Pau
* Márcia Fellipe

Sábado – (20/06)

* Hygo Sanfoneiro
* Denny Cruz
* Grafith
* Rafinha
* Núzio Medeiros

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Inadimplência em Natal atinge menor nível desde 2015

Foto: Alex Régis

O percentual de famílias com contas em atraso em Natal caiu para 22,7% em maio, o menor índice de inadimplência para o mês desde 2015, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela CNC e analisada pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). Apesar da melhora, 83,2% dos lares ainda possuem algum tipo de dívida, sendo o cartão de crédito a principal modalidade de endividamento.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a inadimplência atingiu 38,9%, a redução foi de 16,2 pontos percentuais. Com relação a abril de 2026, também houve queda de 1,8 p.p.

Mesmo com a melhora dos indicadores, 235.368 famílias de Natal ainda possuem algum tipo de dívida. Desse total, 32,5% apresentam um grau moderado ou elevado de comprometimento da renda. A pesquisa também identificou que 64.368 famílias possuíam contas em atraso em maio. Do total, a maior parte das pendências tinha até 90 dias de atraso.

Na avaliação do Instituto Fecomércio RN, a redução dos índices sugere que as famílias têm conseguido equilibrar melhor o orçamento, cobrindo as despesas do dia a dia e quitando parte das dívidas já contraídas.
O economista e educador financeiro Helder Cavalcanti avalia que o resultado observado em Natal reflete uma combinação de fatores econômicos de ordem conjuntural e estrutural.

“A capital possui uma economia fortemente baseada nos setores de serviços, comércio, turismo, administração pública e mercado imobiliário, atividades que mantiveram um nível razoável de dinamismo e geração de renda nos últimos anos”, avalia.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Padre Patrick confirma apresentação em Natal e abre vendas para novo espetáculo

Foto: Divulgação

Natal receberá, no dia 20 de novembro, o novo espetáculo do Padre Patrick, um dos maiores fenômenos da internet e dos palcos brasileiros. Os ingressos para a apresentação de “Pecado É Não Rir” já estão sendo vendidos no https://ingressodigital.com/evento/21032/padre-patrick-pecado-e-nao-rir. O show será realizado no auditório do Hotel Praiamar Arena e propõe uma combinação de humor, espiritualidade e reflexões sobre os sete pecados capitais.

Conhecido nacionalmente pela forma leve e descontraída com que aborda temas religiosos nas redes sociais, Padre Patrick chega à capital potiguar com um espetáculo que vai além da comédia. No palco, ele conduz uma narrativa envolvente que mistura situações do cotidiano, histórias bem-humoradas, personagens caricatos e mensagens que convidam o público à reflexão.

A apresentação tem como ponto de partida os sete pecados capitais – soberba, avareza, luxúria, inveja, gula, ira e preguiça. Cada tema é explorado a partir de dúvidas inusitadas, comportamentos comuns e experiências com as quais o público facilmente se identifica, criando uma conexão direta entre humor e realidade.

Ao longo do espetáculo, as gargalhadas dividem espaço com momentos de reflexão. Ao final de cada bloco, Padre Patrick apresenta passagens bíblicas e mensagens sobre os impactos de cada pecado na vida cotidiana. O contraste entre a leveza da comédia e a profundidade das reflexões é um dos diferenciais da montagem.

Com direção criativa e uma proposta que utiliza iluminação e trilha sonora para ampliar a experiência do público, “Pecado É Não Rir” convida os espectadores a uma jornada que começa no riso, passa pela consciência e termina em um convite à transformação pessoal.

Fenômeno nas redes sociais, Padre Patrick acumula milhões de seguidores e se tornou referência nacional ao unir fé, bom humor e mensagens positivas. O sucesso na internet se refletiu nos palcos, onde seus espetáculos têm atraído grandes públicos em diversas cidades brasileiras.

Serviço:
Padre Patrick – Pecado É Não Rir
Data: 20 de novembro de 2026
Local: Auditório do Hotel Praiamar Arena – Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova, Natal/RN
Início das vendas: quinta-feira, 11 de junho
Classificação: livre

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Um mês após anúncio de Samanda Alves, R$ 9 milhões para a Praia do Meio ainda não chegaram aos cofres da Prefeitura de Natal

Foto: Reprodução 

Passados mais de 30 dias desde que a vereadora Samanda Alves (PT) anunciou a articulação junto ao Governo Federal para liberação de aproximadamente R$ 9 milhões destinados à conclusão das obras de requalificação da Praia do Meio, a Prefeitura do Natal ainda não recebeu qualquer repasse financeiro referente aos recursos divulgados.

O anúncio ocorreu no início de maio, durante reunião entre Samanda Alves e o prefeito Paulinho Freire (União Brasil), ocasião em que a parlamentar destacou ter atuado em Brasília para destravar recursos federais destinados a obras consideradas estratégicas para a capital potiguar. Entre elas estava justamente a requalificação da Praia do Meio, uma das principais intervenções urbanísticas da orla natalense.

Entretanto, apesar da divulgação da articulação política e da expectativa criada em torno da liberação dos recursos, até o momento não há registro de ingresso dos valores nos cofres municipais.

A situação ocorre em um contexto no qual a Prefeitura de Natal vem denunciando dificuldades na liberação de recursos federais para diversas obras estruturantes da cidade. Segundo informações divulgadas pela gestão municipal, aproximadamente R$ 41 milhões em recursos da União destinados a obras e investimentos permanecem pendentes de liberação, afetando diretamente o andamento de importantes intervenções.

No caso específico da requalificação da orla da Zona Leste — que contempla as praias dos Artistas, do Meio e do Forte — a própria Prefeitura já informou que a execução se encontra próxima de 70%, mas depende da chegada de novos recursos federais para sua conclusão. A ausência dos repasses tem provocado sucessivos atrasos no cronograma inicialmente previsto.

A demora na efetivação do repasse também reacende o debate sobre a diferença entre a articulação política para obtenção de recursos e a efetiva transferência financeira para execução das obras. Embora o anúncio da liberação tenha sido amplamente divulgado, a população segue aguardando que os recursos saiam do papel e cheguem efetivamente à conta da Prefeitura para permitir a retomada e conclusão dos serviços.

Enquanto isso, comerciantes, moradores e frequentadores da Praia do Meio continuam convivendo com uma obra que se arrasta há anos e cuja conclusão permanece condicionada à liberação dos recursos federais anunciados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça italiana cita Moraes e diz que Brasil foi parcial sobre Zambelli

Screenshot

Foto: Reprodução 

A decisão que permitiu à ex-deputada federal Carla Zambelli responder em liberdade na Itália critica o julgamento que a condenou por invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

A CNN Brasil teve acesso ao conteúdo integral da decisão da Corte de Apelação da Itália. O documento acolhe o argumento da defesa da brasileira e fala em “violação do direito a um julgamento justo”.

No despacho, a Justiça da Italia diz que a falta de princípios de imparcialidade e independência no julgamento de Zambelli constituiu impedimento para que ela seja extraditada ao Brasil.

O documento lembra, por exemplo, que o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, participou do julgamento de Zambelli mesmo sendo vítima de um dos crimes imputados à brasileira.

O texto se refere a uma “dupla função” assumida por Moraes, o que afetaria a imparcialidade do processo judicial.

“É indiscutível que [Moraes] é considerado prejudicado pelos crimes atribuídos ao apelante [Zambelli], dado ao dano causado pela introdução no sistema informático do Conselho Nacional de Justiça do documento relativo ao mandado de prisão falso expedido contra ele”, afirma.

A decisão atesta ainda que, na jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, a falta de imparcialidade de um juiz é identificada no “exercício, pela mesma pessoa, de diferentes funções no âmbito do processo judicial”.

E ressalta que foi o mesmo magistrado quem expediu o mandado de prisão, solicitou a extradição ao Brasil e forneceu informações sobre as condições da penitenciária no Brasil.

A CNN Brasil entrou em contato com o gabinete de Moraes, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.

O documento refuta, porém, o argumento da defesa da ex-congressista bolsonarista sobre o risco de desrespeito aos diretos humanos caso ela cumprisse pena no Brasil, na penitenciária

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ELEIÇÃO NO PERU: Esquerda contesta resultado parcial e pede anulação de votos no exterior em disputa acirrada

Foto: Reprodução

O partido de esquerda Juntos por el Perú, do candidato presidencial Roberto Sánchez, solicitou nesta quinta-feira (11) a anulação dos votos do exterior na eleição presidencial do Peru. As informações são da Gazeta do Povo.

O pedido ocorre após o avanço da candidata de direita Keiko Fujimori na contagem parcial do segundo turno, segundo dados do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), responsável pela apuração oficial.

De acordo com a última atualização, Keiko Fujimori aparece com 50,002% dos votos, enquanto Roberto Sánchez tem 49,998%, em uma diferença de menos de mil votos, com mais de 98% das atas já contabilizadas.

No recorte do voto no exterior, Fujimori lidera com 63,4% das preferências, segundo a apuração divulgada pelo órgão eleitoral.

Diante do cenário apertado, o partido de Sánchez questiona o resultado parcial e pede a revisão da validade dos votos emitidos fora do país.

A disputa é considerada uma das mais acirradas da história recente do Peru e segue em contagem oficial.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

TRAGÉDIA: Menina de 3 anos morre após castelo inflável ser levado por tempestade

Foto: Reprodução

A canadense Ava Ciampini, de 3 anos, morreu após não resistir aos ferimentos causados por um acidente envolvendo um castelo inflável, durante uma forte tempestade em 31 de maio, em Montreal, no Canadá.

Além da morte da criança, outras 11 pessoas ficaram feridas na ocorrência, segundo informações do Metrópoles.

O caso aconteceu no Parque Ouellette, na cidade de LaSalle, durante um evento organizado pela Igreja Madredei Cristiani. Segundo relatos, uma tempestade repentina atingiu o local com ventos de até 80 km/h.

O brinquedo teria sido levantado pelo vento e arremessado a vários metros de altura.

“De repente, vimos uma nuvem escura vindo em nossa direção. Um vento forte veio, cadeiras e mesas começaram a voar. Eu vi a casa inflável subindo bastante, pelo menos uns 12 metros. Ela simplesmente girava no ar”, relatou a testemunha Rosella Peluzzo à emissora CTV News.

A criança deixa os pais e um irmão de 1 ano.

Ava foi enterrada na quarta-feira (10), em meio a grande comoção da comunidade local.

“Ela esteve aqui por tão pouco tempo, mas as pessoas que cruzaram seu caminho se lembrarão dela para sempre”, disse o pai, Luca Ciampini, ao jornal The Gazette.

Segundo ele, a família ainda tenta lidar com o choque da perda.

Uma campanha de arrecadação online já reuniu mais de US$ 480 mil para ajudar os familiares.

Um memorial com flores, brinquedos e mensagens foi montado no parque onde o acidente ocorreu. A família também autorizou a doação dos órgãos da criança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *