Política

Processo de impeachment estará encerrado até março, diz Cunha

2015-875944178-201512211907212907.jpg_20151221Foto: André Coelho / Agência O Globo

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse na note desta segunda-feira, em entrevista à TV Câmara, que o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff estará resolvido até março de 2016. Ele disse que o governo da presidente Dilma Rousseff está vivendo um “momento de constestação” e que hoje ele não tem mais do que 200 votos de apoio na Câmara. Cunha afirmou que nunca um presidente foi alvo de tantos pedidos de impeachmet e que “PT e PMDB já deram o que tinham que dar juntos numa aliança”. Ele disse que o presidente da Câmara não pode ser “empregado” do Executivo e avisou que a Casa continuará sendo uma “trava” ao aumento de impostos.

— O ano de 2015 teve uma coisa atípica, que foi a aceitação do pedido de impeachment. E não vamos fechar os olhos, mas isso vai se resolver até março de 2016. Será um ano que terá muitas mudanças. O ano de 2015 não é um ano médio, da política. De tédio, nenhum de vocês morreu esse ano. O debate mais relevante de 2015 é que mudamos o conceito de que a Câmara tem que ser um anexo do Palácio do Planalto. O governo não tem mais do que 200 votos (de 513), não tem a maioria da Câmara; pode ter maioria no Senado. O governo acha que o deputado vai votar por causa de um empreguinho ou um cargo. Continuam na velha política — disse Cunha, no programa “Conversa com o presidente”, acrescentando: — Se depender de mim, o PMDB e o PT já deram o que tinham que dar juntos. O PT queria submissão.

Investigado na Lava-Jato por ter contas no exterior, Cunha procurou demonstrar tranquilidade diante do pedido de seu afastamento do cargo e ainda culpou o PT pelo esquema de corrupção na Petrobras. Ele disse que a Operação da Polícia Federal mostrou que o PT controlava o processo e acrescentou que a “corrupção custa caro” e tornou a Petrobras praticamente “insolvente”.

— A operação Lava-Jato teve o condão de mostrar como um partido se apropriou do poder. A culpa na corrupção da Petrobras é do PT. Um grupo que atua de forma quase criminosa. A corrupção custa caro. A Petrobras ficou praticamente insolvente — disse Cunha.

Pressionado a deixar o cargo, Cunha disse que continuará se defendendo no Conselho de Ética contra o pedido do seu afastamento do cargo, afirmando que não se “contrange” por usar as regras do Regimento Interno para isso. Ele disse que, se necessário, recorrerá novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

— Não vou me contranger ao exercer meu diretio de defesa por acharem que é manobra. O que não dá é para atropelar o meu direito. E isso não vou permitir. Sou vítima se um processo eminentemente político — disse Cunha, defendendo que seu processo no Conselho tem que voltar à etapada inicial com a escolha de um novo relator.

No caso do Supremo, Cunha disse que ainda não dá para dizer se a Corte interferiu ou não no funcionamento interno da Câmara. Ele disse que só afirmará se houve “interferência ou não depois de o Supremo “clarear” suas decisões sobre o rito de um processo de impeachment na Câmara e no Senado. O STF contestou a eleição secreta realizada na Câmara para a escolha da comissão que analisaria o pedido do processo de impeachment.

Nesta terça-feira, Cunha pretende se reunir com o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, para tratar do assunto. Ele apresentará recurso ao Supremo, chamado de embargos.

— Não queria dizer que houve uma interferência. Vamos embargar para clarear essa situação — avisou Cunha.

Ele disse que 2015 foi um ano tenso e atípico e disse que o governo Dilma só teria uma recuperação se o cenário econômico mudar. Mas, para Cunha, 2016 será um ano muito difícil na economia. — É um momento de contestação do governo. Se o cenário continuar degradado, o governo vai perder mais credibilidade— disse ele.

Além da turbulência na economia, Cunha disse que as eleições municipais serão “o caos” por causa das decisões sobre proibição de doações, por exemplo. Para ele, o processo foi “judicializado”.

— Para 2016 ,será o caos (as eleições) — disse ele.

Cunha disse que o governo Dilma é incompetente na gestão e distribui cargos. Para ele, ao não cortar despesas, gerou o caos na economia.

— O governo me parece incompetente na gestão e procura distribuição de benesses. E ambos estão dando errado: a gestão e a manipulação política.

Ele disse ser favorável ao parlamentarismo, mas disse que falar nisso nesse momento “cheiraria a golpe”.

Quanto à polêmica sobre a liderança do PMDB na Câmara, Cunha disse que não se pode mudar o líder a cada semana. O líder Leonardo Picciani (PMDB-RJ) conseguiu retomar a vaga numa disputa com o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG).

— Não gostaria que esse tempo voltasse (de troca de líder toda semana). A melhor maneira talvez seja uma eleição, mas não pode ser uma eleição artificial. Também venci numa disputa apertada. O problema é que, depois que venci, busquei ser porta-voz da bancada. O lider não lidera nada quando não funciona como a voz da maioria — disse ele, numa crítica a Picciani.

O programa durou uma hora, e Cunha foi perguntado sobre seu processo e sobre a questão do impeachment, entre outros assuntos.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Pedra Grande garante construção de 100 novas casas populares com recursos próprios

Fotos: Divulgação

A construção de 100 novas casas populares, realizadas com recursos próprios e investimento direto da administração municipal da Prefeitura de Pedra Grande, reflete um momento histórico de avanço e desenvolvimento habitacional local.

Atualmente, a cidade contabiliza 76 moradias já entregues no Conjunto Morada dos Ventos I e 24 novas casas em construção na comunidade de Enxu Queimado.
O prefeito da cidade, Pedro Henrique, acompanha a execução das obras e acrescenta que também foi uma preocupação da gestão garantir o calçamento dos conjuntos habitacionais. “Chegar à marca de 100 casas construídas com investimento próprio mostra que planejamento e responsabilidade geram resultados. E aqui o resultado é esse: melhoria na vida das famílias de Pedra Grande. Pessoas com casas novas, ruas calçadas e o sonho de um futuro melhor sendo realidade.”, destacou.

O programa habitacional “Meu Futuro é Aqui” faz parte de um plano municipal de desenvolvimento social, que une responsabilidade fiscal e financeira, gestão estratégica e aplicação eficiente dos recursos públicos. Essa integração de fatores permite investimentos em obras que, de fato, mudam a realidade da vida da população, reduzindo o déficit habitacional e garantindo moradia digna para famílias Pedragrandenses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

[VÍDEO] PENSE NUMA SOLA: Sessão Ordinária em Orocó é interrompida pelo mau cheiro

Vídeo: Reprodução

Uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Orocó, no Sertão de Pernambuco, realizada na terça-feira (30), foi marcada por um episódio inusitado. Durante um aparte, um barulho seguido de mau cheiro tomou conta do plenário e interrompeu momentaneamente os trabalhos legislativos.

O vereador Lucas Leal (PT), que estava na tribuna, tentou manter a seriedade, mas acabou rindo diante da cena. Outros parlamentares também não conseguiram conter as gargalhadas, o que gerou dispersão no ambiente.

O caso repercutiu rapidamente nas redes sociais e foi apelidado por internautas de “fedorento estarrecedor”. As imagens do momento estão disponíveis no canal oficial da Câmara de Orocó no YouTube.

Blog do RR

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Câmara aprova urgência para crime hediondo em falsificação de bebidas

Foto: Kayo Magalhães

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (2), a urgência do PL 2307/07, que torna crime hediondo a falsificação de bebidas. A aprovação ocorre em meio ao aumento do número de casos de intoxicação por metanol — um tipo de substância líquida, inflamável e incolor que pode levar à morte de quem a ingerir.

A votação do regime de urgência foi anunciada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na noite de quarta-feira (1º).

A aprovação da urgência permite que a pauta seja analisada pelo plenário da Câmara sem a necessidade de passar por uma comissão especial, como prevê o rito de tramitação. O mérito da proposta, ou seja, o conteúdo, ainda precisa ser analisado pelos deputados, o que até o momento não tem data para ocorrer. Se aprovado, o texto segue para o Senado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 43 casos de intoxicação por metanol no país até o momento. Em São Paulo, ao menos seis estabelecimentos (entre bares e distribuidoras) foram interditados pela Vigilância Sanitária devido à comercialização de bebidas alcoólicas suspeitas de adulteração com o produto tóxico.

O que são crimes hediondos?
A Lei 8.072/90 define como hediondos — que causam repulsa, horror — os crimes de:

Homicídio praticado por grupo de extermínio;
Homicídio qualificado;
Latrocínio;
Genocídio;
Extorsão qualificada por morte;
Extorsão mediante sequestro;
Estupro;
Disseminação de epidemia que provoque morte;
Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais;
Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.

Crimes hediondos devem ser cumpridos inicialmente em regime fechado e não são suscetíveis de anistia, graça, indulto e fiança.

Sala de situação
O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar os casos de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica no país, além de coordenar medidas a serem adotadas.

No local, uma equipe técnica vai analisar as informações para caracterizar a situação de saúde da população intoxicada pela substância. A equipe vai planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem adotadas.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Patinetes elétricos somam 36 mil viagens e 22 mil usuários em 10 dias

Foto: Magnus Nascimento

Em apenas 10 dias de funcionamento, os patinetes elétricos compartilhados da JET somaram 36 mil viagens e cadastraram 22,3 mil usuários em Natal. A iniciativa, lançada em 21 de setembro em referência à Semana Nacional do Trânsito, alcançou 118,3 mil quilômetros percorridos e, segundo a empresa, evitou a emissão de 23 toneladas de dióxido de carbono até a manhã desta quarta-feira (1º). Os números reforçam o entusiasmo inicial da população pelo novo modal, que seguirá em fase de testes por 120 dias.

A JET afirma que a receptividade superou as expectativas. “Houve uma grande aceitação da JET na cidade, muito mais do que esperávamos. De música a memes, vimos influenciadores e munícipes repercutindo a chegada do veículo, as boas práticas e alertando sobre os cuidados, refletindo o bom senso e o acolhimento que a cidade tem com o novo modal”, afirma Lincoln Silva, assessor da empresa. Ele acrescenta que as primeiras sessões da Escola de Direção Segura reuniram dezenas de participantes e devem ser ampliadas.

Entre os usuários, as impressões variam entre curiosidade e dificuldades de adaptação. Jean Maciel, 48, demorou a conseguir usar o patinete. “Muita gente ainda está quebrando a cabeça. O pessoal está explorando, aprendendo a usar. Acho que devia ter uma pessoa para dar instruções, ajudaria bastante. Eu mesmo baixei o aplicativo, mas ainda não entendi direito”, afirma. Depois de quase 10 minutos, ele conseguiu aproveitar a experiência do patinete.

Já Mauricélia Próspero, 48, encara a experiência com mais descontração. “É só dar impulso um pouquinho e acelerar. Cuidado, porque no começo é meio demorado. A gente vai segurando um pedaço na mão e, com o tempo, o medo vai embora”, conta animada, após se aventurar nos primeiros passeios no ponto localizado na Avenida Praia de Ponta Negra. Ela conta que pretende aproveitar mais vezes, em especial à noite.

O uso dos patinetes em Natal está sujeito a uma série de regras definidas pela empresa e pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Entre as permissões estão o aluguel apenas para maiores de 18 anos, a condução individual e a utilização em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Na ausência dessas estruturas, é permitido circular em ruas com limite de até 40 km/h. Por outro lado, existem restrições claras ao serviço. É proibido o uso por menores de idade, levar passageiros no mesmo patinete, conduzir sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas e ultrapassar o limite de 120kg de peso.

O período inicial, no entanto, foi marcado por situações diversas em razão do uso desenfreado, inadequado e até com relatos de acidentes e “roubos” dos equipamentos, com natalenses levando os patinetes para casa e, por sinal, os colocando em redes sociais com o intuito de viralizar. A JET está investigando casos de vandalismo e mau uso. Em caso de desrespeito às regras de uso estabelecidas, o usuário pode sofrer sanções, incluindo o banimento da plataforma.

Na avaliação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), ainda é cedo para conclusões. O órgão informa que o serviço segue em fase experimental de 120 dias, período em que serão observados o comportamento dos usuários e a convivência dos patinetes com pedestres e demais veículos. Atualmente, há cerca de 113 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas em funcionamento, mas com descontinuidades.

Enquanto isso, a JET mantém a expectativa de expansão. “Vale ressaltar que estamos ainda no período inicial, mas sempre temos interesse de expandir nossa frota e bairros. Junto do bom diálogo que já temos com as autoridades locais, pretendemos seguir com essa possibilidade de integração e estímulo à micromobilidade urbana”, explica Lincoln Silva. A empresa avalia que a continuidade do serviço dependerá da demanda da população e da adaptação ao uso dos veículos elétricos.

Com 600 equipamentos disponíveis na cidade, o funcionamento exige cadastro no aplicativo, desbloqueio por QR Code e tarifa inicial de R$ 1,99 nos dias úteis e R$ 2,99 nos fins de semana. A cobrança por minuto varia de R$ 0,59 a R$ 0,89, com pacotes de maior duração oferecidos a usuários frequentes.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Precisa de muita, mas muita fiscalização… e não estou nem falando só da mundiça daqui não, o que tem de crianças andando nisso como se fosse brinquedo, ontem, ao lado do corpo de bombeiros, vi um moleque de uns 11 anos dividindo o lado direito da pista com um ÔNIBUS, ele estava fardado com uniforme do NSN, fora os que vejo perto das praças, os pais irresponsáveis habilitam os aparelhos e soltam as crianças apostando corrida. Natal não tem civilidade para esse serviço, os seres que aqui habitam são animalescos, em sua grande maioria!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Shutdown nos EUA pode afetar emissão de vistos no Brasil, alerta embaixada

Foto: Reuters

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram nesta quarta-feira, dia 1º, a paralisação da publicação de conteúdos nas redes sociais, em decorrência do shutdown no governo Donald Trump.

A embaixada e os consulados comunicaram que o bloqueio orçamentário nos EUA impede a atualização regular das contas no X e no Instagram. Os perfis ficarão inativos “até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”.

Nos últimos meses, os perfis da embaixada reproduziram e disseminaram ao público doméstico brasileiro conteúdos publicados pelo Departamento de Estado críticos a autoridades públicas e ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, no Supremo Tribunal Federal.

O Itamaraty reagiu apontando um comportamento inadequado e uma ingerência externa em assuntos domésticos. Embora entenda que a embaixada seguiu instruções de Washington, a chancelaria convocou repetidas vezes para reprimendas o encarregado de negócios Gabriel Escobar, chefe da diplomacia americana no País.

A representação diplomática também indicou que a falta de aprovação do orçamento no Congresso americano poderá afetar a emissão de vistos e passaportes.

A embaixada não indicou o prazo em que isso poderia ocorrer, mas disse que os serviços já programados continuarão até quando for possível.

“No momento, os serviços de passaporte e visto programados nos Estados Unidos e em Embaixadas e Consulados dos EUA no exterior continuarão enquanto a situação permitir”, disse o comunicado publicado nos perfis oficiais no X e no Instagram.

O conteúdo foi republicado pelos consulados americanos no Rio, São Paulo e Recife, que responde pelo Nordeste.

O teor da manifestação repete o que outros órgãos de governo fizeram em Washington, entre eles a Força Aérea americana: “Devido à paralisação do governo, este site não está sendo atualizado”.

Na Casa Branca, houve suspensão de atividades para receber visitantes. O governo Trump vinculou o shutdown a uma iniciativa do Partido Democrata. A porta-voz Karoline Leavitt disse que os democratas “traíram” os americanos e “desligaram” o governo.

Infomoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Homem esfaqueia pedestres em frente a sinagoga em Manchester

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

Vídeo: Reuters

Um homem atropelou e esfaqueou pedestres em frente a uma sinagoga no norte de Manchester, na Inglaterra, nesta quinta-feira (2/10). Segundo autoridades locais, quatro pessoas ficaram feridas e o suspeito foi baleado pela polícia, que informou ter controlado o incidente.

De acordo com a polícia de Manchester, o suspeito avançou com o carro sobre pedestres em frente à Sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, no bairro de Crumpsall, e após o atropelamento, ele desceu do carro e esfaqueou algumas delas.

“Paramédicos chegaram ao local e estão atendendo membros do público, atualmente quatro pessoas com ferimentos causados tanto pelo veículo quanto por facadas”, disse a polícia de Manchester em comunicado publicado no X.

Até o momento, não se sabe o estado de saúde das vítimas.

O ataque aconteceu no feriado judaico de Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo. Nesse dia, um grande número de judeus vai a sinagogas e jejua.

Segundo a polícia, agentes foram chamados ao local às 6h31, no horário de Brasília, e chegaram ao local minutos depois. Às 6h38, os policiais trocaram tiros na cena do crime e balearam uma pessoa que acreditam ser o suspeito. Pouco depois, a polícia afirmou que não havia mais perigo para o público.

O premiê do Reino Unido, Keir Starmer, disse estar “horrorizado” com o ataque, e o fato de ter ocorrido no Yom Kippur “torna o episódio ainda mais horrível”.
O serviço de ambulâncias de Manchester chamou o ataque de “incidente grave” e disse que mobilizou equipes de resgate para atender as vítimas. Equipes de ambulância foram vistas usando coletes de proteção e capacetes, e pelo menos uma pessoa foi vista sendo levada para uma ambulância.

O prefeito de Manchester, Andy Burnham, afirmou à “rádio BBC” se tratar de um incidente grave e pediu para as pessoas evitarem o local. Burnham também elogiou a atuação da polícia.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro freia projeto de lançar Tarcísio ao Planalto e culpa Centrão

Foto:  Isabela Finholdt

O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu pôr um freio, ao menos por ora, nas articulações para lançar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Palácio do Planalto em 2026. O ex-mandatário, segundo aliados, colocou a culpa pela decisão em caciques do Centrão.

O freio na articulação para lançar Tarcísio como seu candidato à Presidência foi acertado por Bolsonaro durante o encontro com o governador paulista na segunda-feira (29/9), em Brasília. O ex-presidente recebeu o aliado em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar.

Após a conversa, Bolsonaro chegou a dizer a dois aliados ter “batido o martelo” de que Tarcísio não disputará o Planalto. Segundo relatos, o ex-presidente culpou caciques do Centrão, os quais, na avaliação dele, estariam ajudando Lula a se reeleger, ao aprovar medidas “populistas”.

Entre essas medidas, estariam o projeto que aumenta a faixa de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, aprovado pela Câmara na quarta-feira (1º/10), e a medida provisória (MP) que garante ampliação da tarifa social da conta de luz para famílias do Cadastro Único.

Apesar de ter suspendido a articulação sobre Tarcísio por ora, Bolsonaro evitou revelar a aliados quem seria seu outro “plano B” para o Planalto em 2026. O discurso público do ex-presidente continuará sendo o de que ele próprio será o nome da direita, embora esteja inelegível.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Conversa pra boi dormir, ele não apoiara ninguém q não seja da família dele, só panpangu q não percebe isso.

  2. Esqueçam, a bomba fiscal tem que explodir no colo de quem a armou. 26 vou lacrar no 13… rsrsrsrs… nada de entregar a dura tarefa de consertar a economia para a ‘extrema-direita-facista-taxista-etcetrista’ para eles voltarem em 30, com aquele discursinho vagabundo de ‘ódio a pobre’. Tranquem bem as portas, redobrem as cautelas e quem puder dar no pé daqui, vaze mesmo. A quem resta ficar é trabalhar com inteligência, cuidar do espiritual e agir com estoicismo, estudar para virar burocrata (também conhecido como recebedor líquido de impostos).

    1. Narrativa nova? KKKKK. Com a “ajuda” de Trump, Bananinha e o BANDIDO CONDENADO não tem quem ganhe de Lula em 2026! Se for chorar mande áudio!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra mais de 57 mil casos de câncer em cinco anos

Foto: Reprodução

O câncer permanece como a segunda principal causa de óbitos no Rio Grande do Norte e representa um dos maiores desafios da saúde pública no estado. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Câncer 2025, confeccionado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), entre 2020 e 2024 foram registrados 57.660 novos casos de câncer, sendo 44% em homens (25.102 casos) e 56% em mulheres (32.558 casos).

A análise revela uma tendência de crescimento na incidência da doença. Em 2020, a taxa era de 250 casos por 100 mil habitantes entre homens e 301 por 100 mil entre mulheres. Já em 2024, os índices subiram para 375/100 mil em homens e 449/100 mil em mulheres). O aumento é atribuído, em parte, à retomada dos serviços após a pandemia de Covid-19, que havia impactado o diagnóstico e o registro de novos casos.

Incidência

Entre os homens, casos de próstata e estômago, cada um com 14% dos registros, representam a maior incidência, seguido de câncer nos tecidos conjuntivos e moles (9%), cólon e reto (7%) e pulmão (5%). Já entre as mulheres, o câncer de mama, com 30% dos registros, lidera o número de casos, à frente de colo do útero (7%), tecidos conjuntivos e moles (5%) e cólon e reto.

Entre 2020 e 2024, o RN contabilizou 18.519 mortes por câncer, com 9.204 óbitos masculinos e 9.315 femininos. O câncer de pulmão foi o que mais matou, com 12% dos óbitos, seguido por mama (8%), próstata (7%), cólon e reto (7%) e estômago (6%). A mortalidade é ainda mais significativa a partir dos 60 anos, concentrando 72% das mortes, o que evidencia a forte relação entre envelhecimento e risco da doença.

O boletim mostra ainda que a Região Metropolitana (7ª Região de Saúde) apresentou as maiores taxas de incidência, chegando a 488 casos por 100 mil habitantes em 2024 – crescimento de 52% em relação a 2020. Já o Alto Oeste (6ª Região de Saúde) concentrou as maiores taxas de mortalidade ao longo dos cinco anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar concursos públicos

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a concursos públicos.

As investigações da corporação apontaram que ocorrerram fraudes no (CPNU) Concurso Público Nacional Unificado de 2024, conhecido como “Enem dos Concursos”, e em certames das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

De acordo com a corporação, três pessoas foram presas preventivamente. Além disso, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e diversas medidas cautelares. Entre elas, o afastamento de cargos públicos e sequestro de bens.

As decisões judiciais são cumpridas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.Ainda segundo a PF, os investigados foram excluídos dos processos seletivos e afastados dos cargos públicos já ocupados.

Eles também podem responder pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

A operação contou com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

CNN

Opinião dos leitores

  1. O Brasil é o País das fraudes, até jogo de “porrinha” no Brasil é fraudado, dou figa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Elon Musk é o primeiro bilionário a alcançar US$ 500 bilhões, aponta Forbes

Foto: Daniel Cole/Reuters

O CEO da Tesla, Elon Musk, se tornou nesta quarta-feira (1º) a primeira pessoa na história a atingir um patrimônio líquido de US$ 500 bilhões, impulsionado pela valorização das ações da montadora de carros elétricos e pelo crescimento de suas startups.

Segundo o índice de bilionários da Forbes, o patrimônio de Musk chegou a US$ 500,1 bilhões às 17h15 (horário de Brasília), flutuando para US$ 499,1 bilhões ao final do dia.

A maior parte da fortuna está atrelada à Tesla, onde Musk detinha mais de 12,4% das ações em setembro. As ações da empresa subiram mais de 14% neste ano, fechando em alta de 3,3% nesta quarta, adicionando mais de US$ 6 bilhões ao seu patrimônio.

Além da Tesla, a startup de inteligência artificial xAI e a empresa de foguetes SpaceX também tiveram aumento significativo em suas avaliações neste ano. No mês passado, o conselho da Tesla propôs um plano de compensação de US$ 1 trilhão para Musk, reforçando seu controle sobre a empresa, que busca se consolidar em IA e robótica.

O segundo na lista da Forbes é Larry Ellison, fundador da Oracle, com um patrimônio estimado em US$ 350,7 bilhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *