PROJEÇÃO DO BG: Confira as projeções para a coligação Do Lado Certo para deputado estadual

O Blog do BG mais uma vez lança rodada de projeções para as eleições proporcionais como fez nos pleitos de 2012 e Natal, 2014 no Estado e 2016 em Natal. As projeções são feitas com base nas pesquisas realizadas pelo Instituto Consult de junho até a primeira semana de outubro. Ela abrange as eleições para deputado estadual e para deputado federal. Em 2012, o blog acertou 24 dos 29 vereadores eleitos. Em 2016, o BG acertou 21 dos 29 vereadores eleitos em Natal em Natal. No pleito de 2014, para deputados, o BG acertou os oito deputados federais eleitos e 21 dos 24 deputados eleitos.

Para 2018, a base de pesquisas foi a maior da história do Rio Grande do Norte. Foram realizadas 6.800 entrevistas divididas em quatro pesquisas de 1700 questionários. Nas quatro pesquisas, foram citados 131 nomes 296 aptos pela Justiça Eleitoral para a concorrerem nas eleições de deputado estadual.

Todas as análises feitas foram projetadas com base em cada coligação de forma separada levando em consideração o eleitorado potiguar de 2.373.678. Estimando, aproximadamente 40% de votos em branco, nulos e abstenções, deveremos aproximadamente 1.500.000 de votos válidos. Por tanto, o quociente eleitoral para deputado estadual deverá ficar entre 62 e 70 mil, ou seja, a cada vez que uma coligação ou partido não-coligado atingir esse total de votos, elege um representante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

Do Lado Certo (PT/PHS/PCdoB)

Essa coligação possui 49 candidatos. Foram mais citados nas pesquisas Consult:

1º Souza Neto
——————
2º Francisco do PT
3º Carlos Augusto
—————–
4º Isolda
5º Maurício Marques

Projeção do Blog: 2 + 1

Pela análise do Blog em cima dos números das pesquisas Consult, podemos avaliar que essa coligação elege diretamente dois deputados estaduais. A coligação vai ter uma boa votação e, com isso, poderá ficar muito próximo de eleger um terceiro parlamentar na sobra de votos, que ficará bem próxima do quociente eleitoral. A possibilidade dos dois ou três eleitos nessa coligação estar fora desses citados é praticamente zero.

Pelos números da pesquisa Consult, o candidato Souza Neto possui uma maior tranquilidade. Os candidatos Carlos Augusto e Francisco do PT estão em pé de igualdade e brigam pela segunda ou possível terceira vaga.

Os candidatos Isolda e Maurício Marques, ainda segundo os números da Consult, teriam mais dificuldades de se eleger.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Silas disse:

    Cresce a esperança no RN, com Isolda Dantas deputada estadual! #IsoldaEstadual13123

  2. Alex disse:

    Com certeza muitas citações q estão sendo atríbuídas a George Soares -PR foram na realidade para George Câmara-PCdoB q está forte na disputa.

    Esse tipo de confusão tbm pode ter ocorrido com os deputados Gustavo Carvalho e Gustavo Fernandes.

    Atenção nas suas projeções BG….pra ñ ser traído pelos entrevistadores.

  3. Igor disse:

    Cresce a Esperança com ISOLDA 13.123!

COMENTE AQUI