PROJEÇÃO DO BG: Confira as projeções para a coligação Trabalho e Superação II para deputado estadual

O Blog do BG mais uma vez lança rodada de projeções para as eleições proporcionais como fez nos pleitos de 2012 e Natal, 2014 no Estado e 2016 em Natal. As projeções são feitas com base nas pesquisas realizadas pelo Instituto Consult de junho até a primeira semana de outubro. Ela abrange as eleições para deputado estadual e para deputado federal. Em 2012, o blog acertou 24 dos 29 vereadores eleitos. Em 2016, o BG acertou 21 dos 29 vereadores eleitos em Natal em Natal. No pleito de 2014, para deputados, o BG acertou os oito deputados federais eleitos e 21 dos 24 deputados eleitos.

Para 2018, a base de pesquisas foi a maior da história do Rio Grande do Norte. Foram realizadas 6.800 entrevistas divididas em quatro pesquisas de 1700 questionários. Nas quatro pesquisas, foram citados 131 nomes 296 aptos pela Justiça Eleitoral para a concorrerem nas eleições de deputado estadual.

Todas as análises feitas foram projetadas com base em cada coligação de forma separada levando em consideração o eleitorado potiguar de 2.373.678. Estimando, aproximadamente 40% de votos em branco, nulos e abstenções, deveremos aproximadamente 1.500.000 de votos válidos. Por tanto, o quociente eleitoral para deputado estadual deverá ficar entre 62 e 70 mil, ou seja, a cada vez que uma coligação ou partido não-coligado atingir esse total de votos, elege um representante na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

Trabalho e Superação II (PSD/PSDB/PR/PROS/PSB)

Essa coligação conta com 31 candidatos. Foram mais citados nas pesquisas Consult:

1º Tomba Farias
2º Ezequiel Ferreira
3º Raimundo Fernandes
4º Gustavo Carvalho
5º George Soares
6º Terezinha Maia
——————
7º Albert Dickson
8º Larissa Rosado
9º José Dias
10º Galeno Torquato
11º Jorge do Rosário
12º Jacó Jácome
13º Vivaldo Costa
14º Márcia Maia
15º Ivan Júnior
—————–
16º Ricardo Motta
17º Gustavo Costa
18º Gustavo Fernandes
19º Ederlinda

Projeção do Blog: 11 + 1

Pela análise do Blog em cima dos números das pesquisas Consult, é possível avaliar que essa coligação elege 11 deputados estaduais e deverá ter uma boa votação, o que permite avaliar que a coligação tem chances reais de fazer uma 12ª cadeira a depender do desempenho dos candidatos da própria e das coligações adversárias.

Nessa coligação estão com uma situação mais tranquila: Tomba Farias, Ezequiel Ferreira, Raimundo Fernandes, Gustavo Carvalho, George Soares e Terezinha Maia.

Depois vem um segundo bloco dos candidatos que briga diretamente pela votação intermediária, sendo eles: Albert Dickson, Larissa Rosado, José Dias, Galeno Torquato, Jorge do Rosário, Jacó Jácome, Vivaldo Costa, Márcia Maia e Ivan Júnior.

Em uma situação mais delicada dentro dessa coligação, segundo os números da pesquisa Consult, estão: Ricardo Motta, Gustavo Costa, Gustavo Fernandes e Ederlinda.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Genilson Gomes disse:

    Queria saber a situação de Ubaldo Fernandes?

  2. Caio Vinícius disse:

    Também não entendi essa. Pode explicar?

  3. Edilson disse:

    Gustavo Fernandes está dentro. A última pesquisa Consult (02/10) mostrou isso!

  4. Vinicius Machado disse:

    Qual a credibilidade vc espera levar com essa publicação? A imparcialidade parece aparecer agora, ou algum tempo, quando tentou encobrir o avanço da candidatura de Ivan Júnior, que maio aparecia em nono, depois em sétimo e depois em quinto lugar, e por incrível que pareça pesquisas feita pela Consult e Blog do BG. Dá tempo reaver sua matéria para postar novamente, trazendo verdades e os dados reais da pesquisa.

  5. Luiz Txio disse:

    Não se desespere eleitores de Ivan estamos vendo que o Vale do Assu já tem seu representante na câmara, George Soares na cabeça, e tome remédio.

  6. Felipe Ramon disse:

    Bg não entendo seu blog na real. O candidato Ivan em todas as pesquisas que você botou estava entre os 5 primeiros como na coligação ele tá em 15°?? Na frente de muitos aí ele ficou..

COMENTE AQUI