Assim como fez em 2012, 2014, 2016 e 2018, o Blog do BG lança mais uma rodada de projeções para as eleições proporcionais, desta vez para vereador de Natal de 2020. O nosso estudo tem como base, 10 pesquisas realizadas do dia 15/09 a 12/11 de 2020, essas 10 pesquisas são dos institutos CONSULT, SETA e EXATUS, e entrevistaram 13 mil pessoas. É a maior base de dados que já usamos desde que começamos a fazer as projeções,
Nesses 10 levantamentos que usamos como base, foram citados 388 candidatos dos 717 aptos a concorrerem no pleito pela Justiça Eleitoral.
A partir desse momento nós vamos publicar o levantamento de cada partido.
Todas as análises têm como base os dados das pesquisas, por isso, nos cálculos deste blog, esperamos 350 mil votos válidos aproximadamente, o que vai gerar um quociente eleitoral de aproximadamente 12 mil votos para cada vereador eleito, ou seja, a cada 12 mil votos o partido preenche de forma direta uma vaga de vereador.
A grande quebra se desenha a partir do grande número de indecisos, brancos, nulos e das abstenções potencializadas devido a pandemia de Covid 19.
Vamos apresentar a análise da nominata do MDB.
A nominata do MDB é composta por 35 candidatos, que somaram 196 citações em nosso estudo. Sendo que o vereador ÉRIKO JÁCOME é responsável por mais de 50% dessas citações.
O estudo aponta que o MDB garantirá 1 vaga no pleito de domingo, que certamente será ocupada por ÉRIKO JÁCOME.
As chances de a legenda fazer uma segunda cadeira no saldo de vagas praticamente inexiste. Caso aconteça, se destacam nessa briga os seguintes candidatos:
MARCIO GOMES
PAULO ENFERMEIRO
ITANILDO REIS
TÁCIO CAVALCANTI
DRA KÁTIA NUNES
MARLENE RAMALHO
ALEX TOMAZ
JEAN CARLOS
CARLOS SANTOS
Ainda foram citados pela legenda, mas não possuem chances de sucesso eleitoral segundo o nosso estudo, os seguintes candidatos:
MARCIO BORGES
SERGIO PASTEL
JONATH SILVA
JOÃO MARIA DA ILUMINAÇÃO
NENEM SANTANA
VENESSA LIMA
CHICO DOS GRAFICOS
ROSARIO CONTADORA
ADENISE AQUINO
ANTONIEL MARTINS
RICKSON MIRELLY

Comente aqui