Cidades

“Projeto Cidades da Copa” é lançado em Natal

A cidade de Natal é a 10ª cidade-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014 a receber o Projeto Cidades da Copa. O lançamento aconteceu na manhã dessa quinta-feira (20/02) às 11h no auditório da Universidade Potiguar – Unidade Salgado Filho. Organizado pela Prefeitura de Natal por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Copa do Mundo (Secopa), o evento contou com a presença dos secretários municipais de Esporte e Lazer, Luiz Eduardo Machado; de educação, Justina Iva; do diretor da Covisa, Carlos Magno – representando a secretaria de Saúde; de representantes do IFRN, SESI, Faculdade Maurício de Nassau e UnP e das ex-atletas Ana Moser e Magnólia Figueirêdo.

Nos dias de hoje, a prática de esporte está difundida em inúmeras modalidades, tipos e formas. Tornou-se profissional, promove espetáculos, cria e recria ídolos, aglomera multidões, desperta paixões e gera emprego e renda. Porém, muito mais que as competições, a prática do exercício físico contribui para uma melhor qualidade de vida, além de construir amizades e promover uma maior interação social. Portanto, além da discussão sobre os potenciais turísticos, mobilidade urbana e estrutura de estádios, refletir e debater sobre o legado social e esportivo que ficará após megaeventos como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016 passa a ser de fundamental importância.

Pensando nisso, o projeto chega com a proposta de mobilizar, formar, discutir e refletir sobre o direito da prática esportiva para todos os cidadãos, com os atores esportivos dos municípios, gestores públicos, dirigentes esportivos, professores de educação física, atletas e ONGs.

De acordo com o coordenador do Instituto Esporte e Educação (IEE), Alexandre Arena, a missão dos três encontros do Projeto Cidades da Copa será a de mediar essa discussão e, assim, contribuir para a construção de mais políticas públicas para o esporte e lazer das cidades-sede, como Natal. “Um legado pressupõe a pró-atividade das pessoas, então, se as pessoas se articulares e se inquietarem teremos um legado efetivo do ponto de vista da prática do esporte e da atividade física. A população precisa passar a exigir o cumprimento desse plano para colocar as ideias em prática”, afirma o coordenador do IEE.

OS ENCONTROS

O primeiro encontro do Projeto Cidades da Copa, ocorrido nos dias 19 e 20 de fevereiro, buscou traçar o perfil social e esportivo atual da cidade de Natal. Para a segunda etapa do projeto, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de março, o debate e reflexão continuarão com a inserção de mais setores e atores sociais da sociedade natalense convidados para a discussão. “Tudo isso para que no dia 20 de abril seja entregue à Prefeitura de Natal o plano que irá nortear as políticas públicas do esporte em Natal”, explica o secretário da Sejel/Secopa, Luiz Eduardo Machado.

Por interino via Prefeitura do Natal

Opinião dos leitores

  1. Debate, reflexão, encontros, pensamentos, isso tudo é muito bom e bonito, mas eu quero ver é AÇÃO!! Falta isso, meus amigos. Todo dia estamos vendo obras inacabadas, praças abandonadas, calçadas destruídas e a violência tomando conta de tudo. É preciso fazer algo. Não dá mais para ficar escutando conversa mole.
    Twitter: @marquesrm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF diz que não há previsão de paralisação das outras divisões do Campeonato Brasileiro; entenda

Foto: Fluminense-PI

Ao contrário do que foi definido como relação à Série A, não há uma previsão de paralisação das outras três divisões do futebol nacional em razão da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

Procurada pelo ge, a assessoria de imprensa da CBF explicou que o adiamento da 7ª e 8ª rodadas da Série A só ocorreu após pedido feito por 15 dos 20 clubes da competição. Apenas Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo não defenderam a paralisação.

Sendo assim, a decisão de paralisar as outras divisões só ocorrerá se também houver uma solicitação da maiorias das equipes. Algo que, até agora, não aconteceu.

A Série B não conta com times gaúchos. Já a Série C tem um cenário idêntico ao da Série A, uma vez que três dos 20 clubes são do Rio Grande do Sul.

Entre eles o Caxias, da mesma cidade do Juventude. Os outros são Ypiranga, de Erechim, e São José, de Porto Alegre. Com isso, apenas os jogos envolvendo essas três equipes estão sendo adiados.

Por fim, na Série D, três dos oito times da Série A8 são gaúchos: Avenida, de Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e o Brasil, de Pelotas. Todos também vêm tendo seus jogos adiados.

ge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Jornalista da GloboNews é criticada por comparar perdas no RS a roubo de suas joias

Foto: Reprodução/GloboNews

A jornalista Eliane Cantanhêde está sendo criticada por usuários das redes sociais por comparar o roubo de suas joias em 2023 com as perdas das pessoas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

“Você se põe na posição dessas pessoas que perderam tudo. Roubaram as minhas joias no Natal de 2023. Foi doloridíssimo. Eu fico imaginando quem perdeu tudo, a sua casa. Imagina uma pessoa que deu um duro danado para comprar uma geladeira, um fogão, a sua cama, e não tem mais nada, a casa está debaixo de água”, disse Cantanhêde ao vivo na GloboNews.

Assista:

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Wendel Lagartixa é denunciado e se torna réu na Bahia

Foto: Reprodução/Instagram

O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, popularmente conhecido como Wendel Lagartixa, foi denunciado e se tornou réu em ação penal na 3ª Vara Criminal de Vitória da Conquista nesta quarta-feira (15). O juiz Leonardo Coelho Bomfim determinou que a defesa de Lagartixa deve apresentar resposta à acusação em até 10 dias.

“Diante da presença dos requisitos legais de admissibilidade, bem como da prova da materialidade e dos fortes indícios de autoria, constantes do procedimento nº 8009131-59.2024.805.0274 em apenso, recebo a Denúncia ofertada e determino que o réu seja citado para apresentar resposta à acusação no prazo de 10 (dez) dias”, definiu o juiz.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Alguém diga pra esse vagabundo que rapadura é doce mas não é mole, água demais mata a planta, assobiar demais espanta o passarinho E um dia a conta chega!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Nilda desafia Justiça Eleitoral usando carros de som e fazendo comícios nas ruas de Parnamirim, durante período de pré-campanha

A pré-candidata Nilda (Solidariedade) continua apostando no uso de carro de som para anunciar e convocar a população em geral para movimentações políticas em espaços abertos pelas ruas de Parnamirim. Além disso, a pré-candidata monta estruturas com palco, telões, tendas e som, no meio das ruas, tal qual um comício, para se apresentar aos eleitores como pré-candidata, falar sobre os problemas da cidade, o que ela quer de mudanças para Parnamirim e ainda ressalta que espera contar com o povo.

“Sinto-me honrada em poder ser pré-candidata a prefeita dessa cidade. Eu sei que o desejo de cada um de vocês não é diferente do meu. Nós queremos mudança. Nós queremos uma Parnamirim acolhedora. Nós queremos uma Parnamirim com os serviços públicos bons, eficientes. E é por isso que nós estamos aqui, gente. Porque nós sabemos que com vocês nós vamos construir a mudança que o povo de Parnamirim precisa e tem direito”, discursa Nilda no palco.

Na terça-feira (14), a mobilização política foi na Rua Bela Vista, Passagem de Areia. Nesta quarta-feira (15), o ato ocorreu na Rua Trairi, próximo à Churrascaria Canaã, onde ela reforçou: “todos vocês são fundamentais para a concretização do nosso projeto. Juntos nós vamos dar um basta nas coisas erradas de Parnamirim”.

A legislação é clara ao proibir o uso de carro de som para anunciar e convocar a população em geral para atos de pré-campanha, reunindo eleitores em locais abertos, em período vedado, para antecipação de campanha. O pré-candidato tampouco pode fazer comícios em locais públicos para apresentar plano de governo, em período vedado.

A justiça ainda considera propaganda antecipada o uso de “palavras mágicas” com pedido indireto de votos. No caso de Nilda, como pré-candidata de oposição ao atual prefeito, ela tem usado com frequência termos como: “com vocês nós vamos construir a mudança que Parnamirim precisa e tem direito” e ainda: ”vocês são fundamentais para concretização do nosso projeto”.

Opinião dos leitores

  1. A esquerda pode tudo! Lula pediu votos pra Boulos em São Paulo e agora Nilda fazendo comícios antecipado em Parnamirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Julgamento da cassação do mandato do senador Sergio Moro começa hoje no TSE

Foto: GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começa a julgar nesta quinta-feira (16) ações que pedem a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). O tribunal também reservou mais um dia para a conclusão do julgamento de Moro, em 21 de maio. Os processos, analisados em conjunto, apontam abuso de poder econômico, uso de caixa dois e utilização indevida de meios de comunicação durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

Na prática, o julgamento iniciará com a leitura do relatório. Depois, as defesas de Moro e de acusação se manifestam. Na sequência, o Ministério Público Federal apresenta parecer e o julgamento prossegue com o voto do relator. Em seguida votam os demais ministros.

O julgamento de Moro no TSE abrirá precedente sobre a atuação da Justiça Eleitoral quando houver gastos de candidatos no período anterior à campanha eleitoral.

R7

Opinião dos leitores

  1. O ex – paladino da justiça, que dormiu juiz e acordou ministro.
    Pilantra!
    Um dos maiores encantadores de jumentos da atual história política desse país (só perde pro canalha fascista – jumento mor)
    Tua hora vai chegar!
    Só dessa tua máscara de “bom moço” ter caído por terra tua história política está sepultada.
    Fosse incumbido de tirar Lula da disputa pela presidencia e no outro dia aceitou o cargo de ministro mas a corja direitopata é tão fanaticamente burra que não conseguiu enxergar o óbvio!
    Mas a justiça tarda mas não falha e vingança é um prato que se come frio, marreco!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

WHEY ANTIRRESSACA: Cientistas criam gel que neutraliza danos do álcool

Foto: Getty Images

 

As bebidas alcoólicas são comuns na realidade brasileira. Presentes em momentos festivos ou no dia a dia, elas tornaram-se parte importante de eventos e celebrações. Para aqueles que exageram na dose, porém, os efeitos da temida ressaca não são nada agradáveis: sintomas como dor de cabeça, boca seca e estômago sensibilizado costumam aparecer.

E tem como resolver? De acordo com pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), dá para ter esperança que sim.

Eles produziram, com sucesso, um composto a partir das proteínas do leite junto a nanopartículas de ouro para deter a intoxicação alcoólica em ratos. O resultado foi publicado na revista científica Nature Nanotechnology. Durante o experimento, os cientistas reduziram em 40% os níveis de álcool no sangue em ratos (e isso em apenas 30 minutos).

A criação consiste em transferir a degradação do álcool do fígado para o trato digestivo. Dessa forma, a formação do acetaldeído — metabólito tóxico responsável pela ressaca — não é produzida, diminuindo a sensação ruim da ressaca.

É válido frisar que o ideal, para manter a saúde em dia, é evitar esse tipo de bebida. E, se for beber, lembre-se de ter moderação e de ingerir água entre uma dose e outra.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Eita, a corja direitopata, principalmente os alienados evangélicos, agora vai dizer que os Suíços estão fazendo experiencias com os humanos através desse produto !!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOS RS

Inundação em Porto Alegre deve durar pelo menos mais 10 dias, mostra levantamento

Foto: Reprodução

Um levantamento permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul aponta que a cota de inundação do rio Guaíba na cidade de Porto Alegre deve continuar superada pelo menos até o dia 25 de maio. O monitoramento sugere que os quatro metros de altura sigam superados até pelo menos a terça-feira da próxima semana, dia 21 de maio.

A cota de inundação do Guaíba é de três metros. Na primeira onda de subida, a medição bateu 5,33 metros no dia 6 de maio. Nesta terça-feira (14/5), durante a segunda onda de cheias, ele bateu 5,25 metros às dez da noite. A expectativa, no entanto, era de que o rio pudesse até superar a marca mais alta, chegando a 5,5 metros. A projeção da Defesa Civil estimava até 5,6 metros.

Entre as oito da manhã e as oito da noite desta quarta-feira (15/5), o rio Guaíba desceu 11 centímetros, hora a hora, travando trajetória descendente e ajudando a aliviar as autoridades que lutam para a cheia ser aliviada a cada dia mais rapidamente, ajudando cidades como Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas a retomarem sua vida normal.

Na enchente de 1941, que havia sido a mais severa da história do estado do Rio Grande do Sul até agora, o rio Guaíba bateu 4,76 metros e demorou 31 dias para baixar ao estado normal.

Pedro Duran – CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Com a palavra os parlamentares gaúchos que desviaram a verba destinada as ações anti enchente para outros fins!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Demora em obras na BR-304 prejudica economia potiguar

Foto: Divulgação

A demora em entregar uma resolução mínima para o problema do bloqueio na BR-304 segue causando dores de cabeça para diversos setores da economia potiguar. A via foi interditada no início de abril, quando uma enxurrada derrubou a ponte sobre um rio, na altura do km-203. Inicialmente, o prazo para a finalização de desvio às margens da BR, em um trecho que fica entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento, era de 15 dias, mas em razão da continuidade das chuvas na região, o prazo foi adiado.

O Dnit informou que vai concluir a implantação do desvio “nos próximos dias”. Já a recuperação da via deve levar até um ano para ser finalizada. Sem solução, a economia arca com os prejuízos.

Na indústria, várias cadeias são afetadas, mas setores ligados à construção civil, como as cerâmicas e o segmento de material de construção em geral, além de alimentos e bebidas, estão sendo bastante penalizados, de acordo com o presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Roberto Serquiz. Ele diz que não há uma estimativa dos prejuízos financeiros, mas ressalta que os problemas são variados.

“Nós temos constatado um aumento de custo em produtos que têm uma ligação direta com o cotidiano, com uma influência no custo de produção e na qualidade de vida das pessoas”, aponta.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pimenta mexe no celular durante fala de Lula e recebe cutucão de Janja

Imagens: Canal Gov

O recém-escolhido ministro extraordinário da reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT) teve a atenção chamada pela primeira-dama Janja. Ele mexia no celular durante a fala do presidente Lula em ato em São Leopoldo, maior município governado pelo PT no estado.

Janja cutucou Pimenta, por cima de Luis Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), sentado entre ambos. O ministro guardou o celular e voltou a acompanhar o discurso de Lula.

O presidente foi à cidade que fica a cerca de 35 km de Porto Alegre e um dos mais afetados pela tragédia.

O Palácio do Planalto escolheu Pimenta, que comandava a Secom (Secretaria da Comunicação), para a função extraordinária criada para coordenar as medidas de apoio ao estado. A função foi definida após a reação à tragédia ter se tornado um problema no governo.

O evento foi marcado por gritos da plateia geralmente usados em campanhas petistas e por elogios a Pimenta, que também é potencial candidato a governador em 2026.

 

Opinião dos leitores

  1. Já estou ficando com raiva, quem manda nesse negócio é LULA o cara que votei ou essa zarolha rampeira? É muita liberdade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *