Política

Projeto de Lei do deputado Hermano Morais sobre parcelamento de multas de trânsito é aprovado na AL

Os deputados estaduais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovaram o Projeto de Lei de autoria do deputado Hermano Morais em que fica autorizado o parcelamento dos decorrentes da aplicação de multas por infrações ao Código Nacional de Trânsito, para veículos licenciados no Estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com o projeto, o parcelamento mencionado se refere as multas emitidas na esfera de competência da autoridade de trânsito estadual. O pagamento dos débitos referidos poderá ser efetuado em até três parcelas mensais e sucessivas.

Se houver inadimplência superior a 30 dias de alguma das parcelas, o benefício será suspenso e o cidadão ou cidadã ficará impedido de fazer novo parcelamento sobre o objeto do acordo firmado.

Justificativa

O cumprimento ao Código Nacional de Trânsito exige dos responsáveis pela gestão do trânsito em todas as partes do território nacional uma fiscalização sistemática e de grande magnitude, bem como um periódico trabalho educativo junto à população.

Como consequência direta das campanhas educativas constantemente realizadas, se verifica uma grande redução do número de vítimas no trânsito. Por outro lado, o rigor na fiscalização provoca um aumento significativo nas multas aplicadas por infrações ao Código Nacional de Trânsito, multas que por seus valores relativamente altos, deixam de ser pagas pelos infratores. Especialmente, quando se verifica cumulatividade.

Por outro lado, o Poder Público não pode se abster ao dever de cobrar o pagamento das multas, pois estaria alimentando a impunidade. No entanto, precisa ser sensível à situação econômica da população e criar meios para que aqueles que venham a cometer algum tipo de infração possam ter condições de arcar com a despesa por ela acarretada.

A concessão do parcelamento dos débitos beneficia também ao Poder Executivo que garantirá a quitação dos recursos provenientes do pagamento das multas, reduzindo a inadimplência e ampliando a receita do órgão competente.

Sendo assim, o presente Projeto de Lei visa regularizar a situação de milhares de pessoas e garantir ao Poder Público o recebimento dos recursos oriundos das infrações de trânsito cometidas em nosso Estado. Vale salientar o bom exemplo da eficácia do parcelamento é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, que pode ser dividido em 3 (três) parcelas iguais e consecutivas e conta com alto índice de adimplência.

Ante tais argumentos e a relevância do tema para toda sociedade, esperamos contar com o apoio de nossos ilustres Pares para a tramitação e aprovação do referido Projeto de Lei.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Cavaleiros arrasta multidão em Pirangi, na Redinha e em Lajes no último dia de Carnaval

default

Com três shows no mesmo dia, a banda Cavaleiros do Forró encerrou seu carnaval com chave de ouro. Não é sempre que uma banda do Rio Grande do Norte consegue arrastar multidões e tomar conta de dois pontos da Grande Natal: na Zona Norte e na Zona Sul. Na terça-feira (17), a Cavaleiros mostrou sua força: Redinha e Pirangi foram tomadas por uma verdadeira onda de gente, contagiada pela vibração e pelo espetáculo da banda. O terceiro show foi em Lajes, no interior do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parnamirim celebra o maior Carnaval da sua história com mais de meio milhão de foliões

A cidade de Parnamirim viveu um momento histórico com o sucesso absoluto do Carnaval do Povo 2026. Mais de meio milhão de pessoas passaram pela festa ao longo da programação, consolidando o evento como um dos maiores do estado e do Nordeste. A multidão aprovou a grade de atrações e a estrutura organizada pela gestão da prefeita Nilda, que garantiu dias de muita alegria, afeto, segurança e tranquilidade.

A movimentação intensa transformou Pirangi em um grande palco de celebração popular. Nunca o município havia registrado um fluxo tão expressivo de pessoas durante o período carnavalesco, reflexo do planejamento e dos
investimentos realizados para oferecer uma experiência segura e acolhedora para moradores e turistas.

A operação montada pela Prefeitura envolveu reforço na segurança, atendimento de saúde, atuação permanente das equipes da assistência social e a realização da campanha de conscientização “Não é Não”, em apoio e proteção às mulheres. A mobilidade urbana também teve papel fundamental na organização do trânsito e do fluxo de pedestres, enquanto as equipes de limpeza pública trabalharam diariamente para deixar a avenida pronta para o dia seguinte, garantindo conforto e bem-estar aos foliões.

O balanço da segurança reforça o clima de tranquilidade que marcou os cinco dias de festa. Não houve registros de importunação sexual, homicídio, feminicídio, estupro ou disparo de arma de fogo. Foram registrados poucos casos e nenhuma ocorrência de crimes mais graves, consolidando um Carnaval de paz: flagrante delito (02), furtos (26), drogas (03), lesão corporal (03) e roubo (01).

Além da festa, o impacto econômico foi significativo. O Carnaval impulsionou o turismo, fortaleceu a rede de serviços e garantiu alta no faturamento de comerciantes informais, que aproveitaram a grande presença de público para gerar renda e oportunidades.

A prefeita Nilda comemorou o resultado e destacou o esforço coletivo da gestão:
“Vivemos um Carnaval histórico, fruto de muito planejamento e do trabalho integrado de toda a nossa equipe. Conseguimos oferecer uma festa segura, organizada e cheia de alegria para moradores e visitantes. Hoje, Pirangi se consolida como palco de um dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte e do Nordeste, e já estamos motivados para fazer uma edição ainda melhor no próximo ano”, disse a prefeita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF faz “blindagem escancarada”, diz líder da oposição na Câmara após operação da PF

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto Silva (PL-PB), disse nesta quarta-feira, 18, que o Supremo Tribunal Federal (STF) está se blindando e que o Senado Federal precisa cumprir seu papel de fiscalizar a Corte e punir eventuais abusos.

A manifestação ocorre um dia depois de a Polícia Federal (PF) cumprir mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, para investigar acessos a dados fiscais de integrantes do Supremo e familiares em sistemas da Receita Federal.

Gilberto Silva se manifestou pelo X. “O que o STF está fazendo é blindagem escancarada! Eles não vão parar, o Senado Federal precisa cumprir seu papel constitucional urgente. A população brasileira agora sabe de toda a verdade, o STF é a maior ameaça à nossa democracia”, escreveu o congressista.

O Senado é responsável por analisar os pedidos de impeachment contra os ministros do Supremo.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) se pronunciou na terça-feira, 17, sobre a investigação da PF.

A estatal afirmou que não realiza consultas a informações sigilosas e que a atuação se limita à operação da infraestrutura tecnológica utilizada por órgãos federais, como a Receita Federal.

Em nota oficial, a Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital declarou que “todos os sistemas desenvolvidos e mantidos pela estatal são integralmente rastreáveis, permitindo a identificação, o monitoramento e a auditoria de eventuais irregularidades”.

Segundo o Serpro, a atuação institucional é guiada por protocolos rigorosos de segurança e governança. A estatal afirmou ainda que sua atuação é pautada “pelo compromisso permanente com a segurança da informação, a privacidade, a proteção de dados e o estrito cumprimento da legislação vigente”, pontuou.

De acordo com a empresa, são adotados “controles técnicos e mecanismos de governança que asseguram integridade, confidencialidade e rastreabilidade das operações realizadas em seus ambientes tecnológicos”.

Sobre o acesso ao conteúdo das informações fiscais, o Serpro ressaltou que “seus empregados e empregadas não possuem acesso ao conteúdo das bases de dados dos órgãos clientes”.

A investigação foi aberta após a identificação de consultas consideradas ilegais a dados tributários sigilosos de integrantes do STF.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem é preso após invadir casa, agredir ex-mulher duas vezes no mesmo dia e tentar incendiar pertences da vítima

Foto: Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante após agredir violentamente a ex-companheira duas vezes no mesmo dia, no município de Maxaranguape, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. A prisão ocorreu na terça-feira (17) quando ele tentava incendiar os pertences da vítima.

Segundo a polícia, a mulher foi atacada inicialmente dentro de casa, sofreu agressões físicas e cortes provocados por uma garrafa de vidro quebrada. Após receber atendimento médico em uma unidade de saúde, ela voltou para a residência e encontrou o agressor ainda no local, sendo novamente espancada, inclusive com chutes, na frente da filha.

O indivíduo foi localizado e detido por agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A vítima relatou que o homem não aceita o fim do relacionamento.

A Polícia Civil reforça que casos de violência doméstica devem ser denunciados imediatamente pelo Disque Denúncia 181, com garantia de anonimato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministros citam agravamento de crise no STF e veem Moraes dobrar aposta com a condução da apuração sobre vazamento de dados da Receita

Foto: Gustavo Moreno/STF

A operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para investigar acessos e supostos vazamentos de dados por servidores da Polícia Federal gerou incômodo entre integrantes da própria Corte.

Ministros, inclusive aliados de Moraes, relataram desconforto com a condução da apuração, citando a falta de consulta prévia aos colegas. Há críticas ao fato de o procedimento ter sido aberto de ofício e de a Procuradoria-Geral da República não ter remetido a representação ao então presidente do STF, Edson Fachin, que estava de férias.

Nos bastidores, cresce o temor de que a postura adotada aprofunde a crise de credibilidade do Supremo, já abalada por efeitos colaterais do caso Master, e passe a imagem de “autoblindagem” institucional. Magistrados afirmam não conhecer a real dimensão das irregularidades investigadas e questionam a vinculação do caso ao inquérito das fake news, aberto em 2019 e sem prazo para conclusão.

A operação desta terça-feira (17) mirou servidores suspeitos de consultar e vazar dados de ministros e familiares, como a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa de Moraes. A PF apura se houve motivação política ou financeira, a pedido da PGR.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Veja o que Lula vetou e o que manteve no projeto de reajuste para servidores da Câmara, Senado e TCU

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou nesta quarta-feira o dispositivo que criava a licença compensatória para servidores do Congresso Nacional e Tribunal de Contas da União (TCU).

Os trechos foram incluídos em projetos que previam reajuste salarial para carreiras dos órgãos em cerca de 9% neste ano, além de criar outras benesses aos servidores do Legislativo.

O aumento para 2026 foi sancionado por Lula, mas o presidente vetou os reajustes previstos para 2027, 2028 e 2029. Segundo o Palácio do Planalto, os trechos foram derrubados pois a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe a criação de despesas obrigatórias no fim do atual mandato, que se encerra em dezembro.

O que foi mantido

  • Aumento em cerca de 9% para servidores da Câmara, Senado e TCU em 2026
  • Substituição de gratificações pagas a servidores do Congresso. É um benefício limitado pelo teto constitucional, que pode ir de 40% (no mínimo) a 100% (no máximo) do vencimento básico do cargo ocupado pelo servidor
  • Ampliação do número de cargos, a elevação dos níveis de funções de confiança e a exigência de nível superior para carreiras do TCU
  • Reconhecimento de carreiras no Legislativo como careirras de Estado

O que foi vetado

  • Pagamentos retroativos (com verbas de exercícios anteriores) de benefícios para servidores
  • Licença compensatória para funções comissionadas e de assessoramento, com possibilidade de conversão em indenização, resultando em valores que poderiam ultrapassar o teto constitucional do serviço público
  • Regras que previam forma de cálculo semestral para aposentadorias e pensões
  • Reajustes de servidores do Legislativo para os exercícios de 2027, 2028 e 2029

O veto de Lula aconteceu após a aprovação dos projetos no Congresso reacenderam o debate sobre dispositivos criados para furar o teto. Também neste mês, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou que os três Poderes revisem “penduricalhos” das folhas de salários do funcionalismo.

Segundo o Orçamento de 2026, o projeto parcialmente vetado por Lula teria um impacto de R$ 790 milhões neste ano, valor que será diminuído com a derrubada de benefícios.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vaticano recusa participar do Conselho da Paz proposto por Trump

Foto: Trump por Brendan SMIALOWSKI / AFP e papa Leão XIV por TIZIANA FABI/AFP

O Vaticano decidiu não integrar o “Conselho da Paz”, iniciativa criada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar de conflitos internacionais, incluindo Gaza.

O posicionamento foi confirmado pelo cardeal Pietro Parolin, principal diplomata do Vaticano. Segundo ele, crises internacionais devem ser conduzidas prioritariamente pela Organização das Nações Unidas, e não por um fórum liderado por um único país.

O conselho, idealizado por Trump, prevê supervisionar uma administração temporária em Gaza após um cessar-fogo considerado frágil e terá sua primeira reunião em Washington nesta quinta-feira (19), com foco na reconstrução do território. O plano gerou críticas por não incluir representantes palestinos.

O Papa Leão XIV, primeiro pontífice norte-americano, chegou a ser convidado para integrar o grupo, mas a Santa Sé optou por não participar. Itália e União Europeia informaram que devem acompanhar os debates apenas como observadores.

Desde o início da guerra, a trégua em Gaza foi violada diversas vezes. O conflito entre Israel e o Hamas deixou dezenas de milhares de mortos, provocou crise humanitária e é alvo de investigações e acusações internacionais, rejeitadas por Israel, que alega legítima defesa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presença de autoridades em festas de Vorcaro vira alvo de pedido de investigação no TCU

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

O Ministério Público junto ao TCU recomendou a abertura de um processo para apurar a participação de autoridades federais em festas promovidas pelo então banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no caso Banco Master. Os eventos teriam ocorrido, entre outros locais, em uma casa de veraneio em Trancoso, no sul da Bahia.

Segundo a representação, datada de 29 de janeiro, encontros conhecidos como “Cine Trancoso” reuniram integrantes dos Três Poderes, empresários, agentes do mercado financeiro e membros do meio jurídico. O pedido cita reportagens da revista Liberta e da Folha, que relataram festas luxuosas realizadas entre 2021 e 2022, inicialmente em imóvel alugado e depois comprado por empresas ligadas a Vorcaro.

Mensagens anexadas a um processo judicial mostram reclamações da antiga proprietária da casa sobre excesso de convidados, som alto, contratação de músicos e presença de mulheres, além da atuação da polícia local. Apurações da Folha indicam que eventos semelhantes também ocorreram em outras cidades do Brasil e no exterior, incluindo São Paulo, Nova York e Lisboa.

As festas passaram a ser comentadas nos bastidores políticos e financeiros à medida que avançam as investigações sobre o Master. Há relatos de encontros reservados a autoridades, com proibição de celulares, serviço de alto padrão, bebidas e vinhos caros, além da presença de modelos estrangeiras. Rumores indicam que imagens desses eventos teriam sido gravadas, hipótese que ganhou força após especulações de acesso da Polícia Federal ao celular de Vorcaro — o que a PF não confirma.

Um dos eventos mais citados teria ocorrido paralelamente ao Fórum Jurídico de Lisboa, conhecido como Gilmarpalooza, referência ao ministro do STF Gilmar Mendes. Outro teria sido um “after” da Semana do Brasil, em Nova York.

O caso também passou a ser explorado politicamente pelo MBL, que organizou protestos contra o Banco Master e divulgou conteúdos satíricos sobre a vida social do ex-banqueiro.

Em nota, a defesa de Vorcaro nega as acusações, classifica as informações como distorcidas e afirma que há uma tentativa de difamação e pré-julgamento antes da conclusão das apurações, ressaltando que não teve acesso aos autos até o momento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Custo para o Fundo Garantidor de Créditos com o caso Master pode chegar a R$ 58 bilhões após liquidação do Banco Pleno

Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro | Foto: divulgação

A liquidação do Banco Pleno, decretada nesta quarta-feira (18) pelo Banco Central, elevou para cerca de R$ 58 bilhões o custo total estimado do caso Master ao Fundo Garantidor de Créditos.

Segundo o FGC, apenas o Pleno exigirá R$ 4,9 bilhões para honrar depósitos cobertos, envolvendo cerca de 160 mil credores. Esse valor se soma a aproximadamente R$ 53 bilhões já relacionados ao Banco Master — incluindo uma linha de liquidez concedida em 2025, a liquidação do próprio banco em novembro e a do Will Bank em janeiro. O Pleno pertencia a Augusto Lima, ex-sócio do Master.

Como o Pleno já não integrava o conglomerado, investidores poderão ser ressarcidos em até R$ 250 mil por instituição. O FGC informou que o impacto final ainda está em análise.

Para recompor a liquidez, o conselho do fundo aprovou um plano emergencial: bancos devem antecipar até sete anos de contribuições (cinco anos imediatos, em três parcelas, mais 12 meses em 2027 e 12 em 2028) e pagar um aumento extraordinário de 30% a 60% nas contribuições mensais por pelo menos 60 meses. Há ainda a discussão sobre usar recursos do compulsório, medida que depende de aval do Banco Central.

O FGC afirmou que as discussões com as instituições associadas e o BC estão em andamento e que uma deliberação deve ocorrer no curto prazo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desfile em homenagem a Lula foi um desastre na avaliação do PT e do Planalto

Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Lauro Jardim – O Globo

Todas as pesquisas e trackings que o Palácio do Planalto teve acesso apontam numa só direção: foi catastrófico para Lula o desfile da Acadêmicos de Niterói.

Não só o conjunto da obra não agradou a quem a essa altura o governo deveria querer seduzir — os evangélicos. Foi pior: a ala que representou a “família tradicional” dentro de uma lata de conservas está sendo vista no próprio governo como o símbolo do desastre.

“Todo um trabalho de aproximação com os evangélicos foi jogado fora”, diz um líder petista.

Um ministro de Lula chega a dizer que essa ala é a “prova de que o governo não teve qualquer interferência na concepção do desfile”.

O fato é que o PT já começou desde ontem a tentar baixar o fogo.

Diz Edinho Silva, presidente do PT:

— A Acadêmicos de Niterói teve e tem autonomia para definir seu enredo e suas alegorias, tentar utilizar uma construção da escola para atacar o presidente Lula chega a ser ridículo; todos sabem do respeito que ele tem pela comunidade evangélica, e pelas suas lideranças.

Lauro Jardim – O Globo

Opinião dos leitores

  1. Lucas 12,2: Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido.
    O mal por si só se destrói, mas ele não quer ir só, o mal esta sendo revelado, a verdade esta aparecendo. Chegou o momento das escolhas !!

  2. Conversa para enganar os bestas. Sabiam de tudo e escolheram até quem iria representar o descondenado na avenida. Como viram que ficou claramente caracaterizada propaganda eleitoral antecipada e com a chuva de ações no TSE, resolveram alegar que foi um desastre e que não tinha conhecimento. Aconteceu as duas coisas: o xingamento explícito direcionado aos cristãos e a propaganda eleitoral antecipada na maior cara dura mesmo.

  3. Tudo que desse partido das trevas é podre, o EX presidiário descondenado é um Demônio que terá que pagar pelos crimes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *