Saúde

Protocolo sugere parâmetros para médicos escolherem quais pacientes com covid-19 terão prioridade. Confira como funciona

Um protocolo para atendimento a vítimas da covid-19, lançado por quatro entidades médicas  nacionais, sugere parâmetros para os médicos escolherem quais pacientes terão prioridade para ir para UTIs ou respiradores – procedimentos que podem ser fundamentais para que não morram. Segundo o documento,  baseado em resoluções do Conselho Federal de Medicina, na legislação nacional, na constituição federal e outros textos, os recursos “em esgotamento” deveriam ser alocados para quem tiver mais chance de sobrevivência.

 Pacientes em estado muito grave, com chances reduzidas de vida, receberiam outros cuidados, possivelmente em enfermaria. A triagem considera escores de avaliação de funções chave, comorbidades preexistentes e possibilidade de um ano ou mais de sobrevida.  A adoção das medidas não é obrigatória – é uma sugestão com bases legais e científicas para que a escolha seja feita.

“A gente sabe que isso daí (escolher quem vai receber o recurso que pode salvar sua vida) é muito duro do ponto de vista moral”, diz a médica intensivista Lara Kretzer, uma das autoras das “Recomendações da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência, SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos) de alocação de recursos em esgotamento durante a pandemia por COVID-19”. “É uma decisão moralmente pesada. A gente não é treinado para isso”, afirma. O documento também foi escrito por Eduardo Berbigier, Rafael Lisboa, Ana Cristina Grumann e Joel Andrade.

O modelo de triagem foi criado pela AMIB e pela ABRAMEDE e revisado pela SBGG e pela ANCP. Ele recomenda que, primeiro, seja calculado, para o paciente, o escore Sofa (Sequential Organ Failure Assessment). Trata-se de um sistema de pontuação usado internacionalmente, que considera as funções respiratória, cardiovascular, hepática, renal, neurológica e de coagulação. Cada um desses fatores recebe uma nota, de zero a quatro – quando mais alta, pior o estado.

Em seguida, avalia-se se o doente tem comorbidades graves – outras doenças, em estado avançado-, com expectativa de sobrevida menor que um ano. A avaliação é convertida em pontos, preferencialmente pelo SPCIT-BR (versão nacional do Supportive and Palliative Care Indicators Tool) ou PIG-GSF (Proactive Identification Guidance Registration Form). São instrumentos com dados clínicos que sugerem maior probabilidade de que o paciente esteja no último ano de vida.

O terceiro fator a ser aplicado é uma “medida de funcionalidade, ou Performance Status, chamado ECOG, escala desenvolvida pelo Eastern Cooperative Oncology Group. Amplamente usado em pacientes com câncer,  o ECOG “busca quantificar a capacidade funcional física e capacidade de independência e autocuidado do paciente.” Quanto pior o PS, menor a reserva fisiológica do paciente e piores os desfechos clínicos, afirmam os autores no documento.

O documento recomenda então que se some os pontos dos três itens anteriores. E aconselha alocar “o leito de UTI ou VM (ventilador mecânico) ao paciente com menor pontuação total desde que não tenha havido empate”. Se pacientes ficarem empatados, o desempate será, primeiro pelo menor escore SOFA total. Depois, se prevalecer a igualdade nas avaliações, será resolvido pelo julgamento clínico da equipe de triagem.

PRÉ-CONDIÇÕES

Lara Kretzer destaca que o uso do protocolo de triagem deveria ser uma exceção, imposta pela realidade de falta de vagas ante o avanço do novo coronavírus. Não exime, afirma, as autoridades de investir na ampliação dos recursos destinados ao atendimento dos pacientes da pandemia. E só poderia ser acionado, de acordo com o documento, se fossem atendidas algumas condições. Entre elas, estão a  identificação da compatibilidade do protocolo com o arcabouço bioética e legal brasileiro; a declaração de estado de emergência em saúde pública; o reconhecimento de que foram feitos esforços razoáveis para aumentar a oferta dos recursos em esgotamento.

“Tudo (no processo de triagem) deve ser registrado, escrito, sujeito a auditoria”, diz Lara.  Ela afirma que o protocolo de triagem “tira o peso da decisão técnica, da decisão moral e da questão jurídica” dos profissionais envolvidos. O processo de triagem deveria ser comunicado à família do paciente “de forma empática”, diz o documento.

O documento cita como base a Constituição federal e seu reconhecimento, como princípio, da dignidade da pessoa humana; resoluções do Conselho Federal de Medicina e dispositivos do Código de Ética Médica que vedam a eutanásia (abreviação da vida do paciente, mesmo a pedido dele) e a distanásia (o seu prolongamento, com procedimentos inúteis). Os mesmos textos permitem a ortotanásia (limitação ou suspensão de procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente em fase terminal, de enfermidade grave e incurável), e citam a obrigação de cuidados paliativos. Também é lembrada resolução do CFM que estabelece critérios para indicação de admissão ou alta para pacientes em UTI.

“A resolução recomenda que as admissões em UTI devem ser baseadas, entre outros critérios, na necessidade do paciente, prognóstico e potencial benefício para o paciente. Os critérios de priorização são: i) Prioridade 1: pacientes que necessitam de intervenções de suporte à vida, com alta probabilidade de recuperação e sem nenhuma limitação de suporte terapêutico; ii) Prioridade 2: pacientes que necessitam de monitorização intensiva, pelo alto risco de precisarem de intervenção imediata, e sem nenhuma limitação de suporte terapêutico; iii) Prioridade 3: pacientes que necessitam de intervenções de suporte à vida, com baixa probabilidade de recuperação ou com limitação de intervenção terapêutica; iv) Prioridade 4: pacientes que necessitam de monitorização intensiva, pelo alto risco de precisarem de intervenção imediata, mas com limitação de intervenção terapêutica; e v) Prioridade 5: pacientes com doença em fase de terminalidade, ou moribundos, sem possibilidade de recuperação”, afirma o documento.

O ponto de partida para o trabalho concluído pelas quatro entidades em 1º de maio foi um modelo norte-americano, desenvolvido no Estado de Maryland, mas foi preciso adaptá-lo ao Brasil. Um ponto rejeitado aqui, após consulta pública a outras entidades, inclusive das áreas de bioética e jurídica, foi o uso do critério idade na triagem. No modelo brasileiro, esse parâmetro foi considerado discriminatório – e eliminado.  Houve também preocupação para que nos processos de escolha, não pesem questões de gênero, raça, renda, origem social etc.

ESTADÃO CONTEÚDO

Opinião dos leitores

  1. Mais uma vez o povo humilde é Sacrificado em prol dos mais abastados e seus familiares. Pois já vem se praticando Autanazia, quando não se sabe a diferença entre Serviços ESSENCIAIS e o que Não É. Se prática Autanazia quando Não se FISCALIZA o USO Obrigatório de Máscaras e o Isolamento Social. Se prática Autanazia quando se Mente nas Redes Sociais que se está fazendo tudo pra Salvar VIDAS. Mas Deus vai Fazer Justiça e Derramar sua IRA sobre todas essas Autoridades hipócritas, enganadoras e mentirosas.

  2. Literalmente a escolha de Sofia, considerando que nosso SUS já era previamente deficitário,imaginem o tamanho da tragédia.Eis o motivo de ser favorável a penas mais draconianas para os corruptos dos recursos públicos.Deus tenha piedade de nós !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Copilota de 20 anos, morta em queda de jato na Flórida, tinha família brasileira e pilotava desde os 17 anos

Foto: Reprodução/Threads/@ tsnatfilg

Aos 20 anos, Nathalia Gadelha Filgueiras já acumulava mais de 1.300 horas de voo e trabalhava profissionalmente como copilota. A jovem, que tinha família brasileira e morava nos Estados Unidos, foi identificada pelos familiares como uma das nove vítimas da queda de um jato particular na Flórida, no domingo (1º).

A confirmação foi feita pela mãe, Camila, e pelo padrasto ao jornal americano New York Post. A família é brasileira, mas mora da Flórida, onde Nathalia nasceu. O acidente envolveu um Learjet 60 que havia decolado do Texas com destino às Bahamas e caiu no condado de Palm Beach.

Licença aos 17 anos

Nathalia conquistou a licença de piloto privado em 2023, aos 17 anos, quando ainda cursava o ensino médio na West Boca Raton High School, na Flórida. Na época, chamou a atenção da imprensa local por saber pilotar aeronaves antes mesmo de tirar a carteira de motorista.

Em entrevista à CBS12, ela brincou sobre a conquista: “As pessoas dizem: ‘Ah, você não sabe dirigir’, e eu respondo: ‘Sim, mas eu sei voar’”.

O interesse pela aviação começou ainda na infância, durante passeios de avião com o pai, que também pilotava como hobby. Aos 12 anos, Nathalia já dizia que queria seguir a profissão.

Sua formação foi custeada pelo Distrito Escolar do Condado de Palm Beach, por meio de uma academia de aviação. Posteriormente, também estudou na escola American Flyers, com unidades no Texas e na Flórida.

Nas redes sociais, a jovem compartilhava registros de seus voos e experiências profissionais. Seu objetivo era se tornar piloto de uma companhia aérea comercial ou comandar jatos particulares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula vê violência e preconceito em desenhos bíblicos da Record e classifica produção como imprópria para menores de 12 anos

Imagem: Reprodução

Uma decisão do Ministério da Justiça do governo Lula retirou a classificação livre do programa Record Kids: Desenhos Bíblicos, exibido nas manhãs de domingo pela Record. A atração passou a ser considerada não recomendada para menores de 12 anos, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União publicada 4 dias após a reeleição do presidente Lula.

Para justificar a mudança, o governo apontou a presença de conteúdos relacionados a atos criminosos, drogas lícitas, violência e estigma ou preconceito nas animações. Com a nova classificação, a recomendação é que o programa seja exibido a partir das 20h na televisão aberta.

Imagem: Reprodução

A decisão foi assinada por Eduardo de Araújo Nepomuceno, coordenador-geral de Políticas de Classificação Indicativa. O programa, produzido pela Record, estreou em 2003 e reúne animações inspiradas em histórias bíblicas. Atualmente, vai ao ar aos domingos, das 9h às 10h30.

A mudança não representa uma proibição de exibição pela manhã nem impede que crianças menores de 12 anos assistam à atração. A classificação indicativa funciona como orientação para pais e responsáveis sobre o conteúdo transmitido.

Opinião dos leitores

  1. Mateus 19:14 – Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro alega violações de direitos humanos e aciona Comissão Interamericana contra o Brasil para deixar prisão

Foto: Reprodução/PF

A defesa de Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, recorreu à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para denunciar supostas violações de direitos humanos no Brasil e pedir ajuda para obter a liberdade do banqueiro, preso desde março. A informação é da coluna da jornalista Manoela Alcântara, do Metrópoles.

Os advogados alegam que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não analisou um pedido de soltura apresentado em 18 de setembro. Também afirmam que a prisão preventiva não foi reavaliada a cada 90 dias, como determina a legislação, e que a Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda não apresentou denúncia contra Vorcaro.

“Até hoje não há denúncia nem ação penal. O indiciamento lançado nesta semana em relatório parcial da Polícia Federal não é acusação formal”, argumentou a defesa, que também questiona a integridade das provas reunidas na investigação.

O pedido de liberdade continua pendente no STF. O caso, que estava sob relatoria do ministro André Mendonça, passou a ser conduzido pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin. Os advogados pediram a Fachin que autorize Mendonça a analisar o pedido de soltura do banqueiro.

Opinião dos leitores

  1. Esse rapaz é um santo. Kkkk
    Tem que procurar os direitos humanos, o Papa,Buda, Maomé….. soltem essa cria de LULADRAO, os dois só querem o bem para o Brasil, que são alguns bilhões que essa dupla roubou? Nada, vamos transforma-los em santos, que ta tudo resolvido. Kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NOVO RECORDE: Inadimplência no Brasil chega a 84,2 milhões de pessoas, aponta Serasa; dívida média é de R$ 7 mil

Foto: Shutterstock

O número de brasileiros com contas em atraso chegou a 84,2 milhões em setembro, o maior já registrado pela Serasa. O total representa um aumento de 6% em relação ao mesmo mês de 2025 e supera os 83,9 milhões registrados em agosto.

Os dados fazem parte do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, divulgado pela Serasa e publicado pelo portal UOL nesta segunda-feira (2). Desde 2020, o número de consumidores negativados cresceu 34,17%.

As dívidas acumuladas somam R$ 597,4 bilhões, alta de 0,9% em relação a agosto. Em média, cada pessoa inadimplente deve R$ 7.093,83, valor equivalente a aproximadamente 4,4 salários mínimos.

Bancos e cartões de crédito concentram a maior parcela das dívidas, com 27,16% do total. Em seguida aparecem as financeiras, com 20,66%, e as contas básicas de água, luz e gás, que representam 20,32%.

Entre os inadimplentes, 50,5% são mulheres e 49,5% homens. A faixa etária de 41 a 60 anos concentra a maior parcela, com 35,7%, seguida pelos brasileiros de 26 a 40 anos (33,2%). Pessoas acima de 60 anos representam 20,1%, enquanto os jovens de 18 a 25 anos correspondem a 11% do total.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

JUROS: Banco Central decide na quarta-feira (4) nova taxa Selic, hoje em 13,75% ao ano

Foto: Banco Central/Divulgação

A taxa básica de juros da economia brasileira volta ao centro das atenções nesta quarta-feira (4), quando o Banco Central anunciará a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre o novo patamar da Selic. Atualmente em 13,75% ao ano, a taxa foi reduzida em 0,25 ponto percentual na reunião de setembro.

A decisão leva em consideração fatores como inflação, atividade econômica, mercado de trabalho, contas públicas e cenário internacional.

O mercado financeiro acompanha a possibilidade de um novo corte. Segundo o último Boletim Focus, a expectativa das instituições financeiras é que a Selic encerre 2026 em 13,25%. A projeção não representa uma garantia de redução nesta reunião.

O que é a Selic e como ela afeta o bolso

A Selic é a principal ferramenta do Banco Central para controlar a inflação. Quando os preços estão pressionados, juros mais altos encarecem o crédito e tendem a reduzir o consumo. Já os cortes buscam estimular empréstimos, investimentos e atividade econômica.

Uma eventual redução pode favorecer quem pretende contratar empréstimos ou financiamentos, mas o repasse não é automático. As instituições financeiras também consideram riscos de inadimplência, impostos e custos operacionais. Contratos com juros fixos já assinados não têm suas parcelas alteradas apenas pela mudança da Selic.

No cartão de crédito e no cheque especial, os juros também podem ser influenciados pela taxa básica, mas costumam permanecer muito acima dela.

Impacto nos investimentos

A queda da Selic tende a reduzir gradualmente os rendimentos de aplicações atreladas ao CDI e de títulos pós-fixados, como CDBs e Tesouro Selic. A rentabilidade também depende de impostos e taxas.

Na poupança, porém, a regra permanece a mesma enquanto a Selic estiver acima de 8,5% ao ano: rendimento de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR).

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COLUNA DO ESTADÃO: Alcolumbre aciona ‘modo Lula’ e negocia até o ‘impossível’ para tentar reeleição no comando do Senado

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), acionou o “modo Lula” na tentativa de ser reeleito para o comando da Casa na votação marcada para fevereiro, quando começa a nova legislatura. Na busca de votos, ele começou até a “negociar o impossível” e também alardeou o apoio de lideranças que sequer votam no pleito.

A concessão de indulto, por exemplo, é prerrogativa exclusiva do Poder Executivo. Além disso, na condenação dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro, a decisão deixou claro que a medida estava vetada. Na outra frente, as propostas de anistia sofrem forte resistência no STF e no próprio governo — ou seja, mesmo se avançarem no Congresso, serão derrubadas posteriormente.

Para completar, esses acenos não sensibilizaram o núcleo bolsonarista raiz, que mantém restrições ao nome do senador e diz que Davi Alcolumbre não cumpriu acordos com eles nos últimos quatro anos. O presidente do Senado, embora esteja interagindo com congressistas de diversos espectros políticos, segundo apurou a Coluna do Estadão, ele ainda não conversou com a ala radical do PL e tem admitido a interlocutores que não há articulação fechada sobre os temas.

Além disso, a fuga de Flávio, seguida de uma carta de teor golpista, minou a possibilidade de avanço com essas pautas.

Como antecipou a Coluna do Estado, a única negociação considerada viável, no momento, e que deve avançar no STF para abrir algum diálogo pacificador, é o julgamento da lei da dosimetria, que reduz as penas excessivas aplicadas aos condenados do 8 de janeiro.

Aliados sem voto

Após o resultado do segundo turno, Davi Alcolumbre recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua reeleição no comando do Senado. O congressista também anunciou que será apoiado pela federação União-PP, com base na manifestação dos presidentes dos dois partidos, Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda.

Na prática, contudo, ambos não poderão votar no presidente do Senado: Ciro não foi reeleito senador e Rueda é deputado.

Paralelamente, Alcolumbre já abriu negociações focadas no loteamento de espaços legislativos. Desde literalmente espaço físico- com a distribuição dos melhores gabinetes -, ao compromisso de entrega de relatorias e comissões, como as do Orçamento de 2027.

Coluna do Estadão – Por Roseann Kennedy

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[ÁUDIO] DESESPERADOR: ‘Mayday, vamos bater no chão’, disse piloto em conversa com controlador durante queda de avião na Flórida

Uma sequência de alertas e gritos de desespero marcou os últimos minutos de voo de um Learjet 60 que caiu em Palm Beach, na Flórida, neste domingo (1º). Em áudio da comunicação com os controladores de tráfego aéreo, a piloto relata problemas com gelo e turbulência, declara emergência e, pouco antes do impacto, afirma: “Vamos bater no chão”.

As nove pessoas que estavam a bordo morreram, segundo o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy. A aeronave havia decolado de Austin, no Texas, com destino às Bahamas, e caiu em um bairro residencial, próximo a uma avenida movimentada.

Na gravação, obtida pelo site LiveATC, a tripulação informa que voava a 35 mil pés de altitude, enfrentando turbulência moderada e formação de gelo. A piloto também relata temperatura externa de -47°C e, posteriormente, pede autorização para subir a 37 mil pés, cerca de 11,3 quilômetros.

A situação se agravou quando o avião começou a apresentar uma descida descontrolada. “Mayday, Mayday! Estamos descendo 10 mil pés por minuto”, alertou a piloto.

Mayday é uma chamada internacional de socorro utilizada em situações de emergência grave, quando uma aeronave precisa de assistência imediata.

Em seguida, a tripulação informou que a velocidade de descida havia chegado a 20 mil pés por minuto. Em um dos momentos mais dramáticos, a piloto disse: “Vamos bater no chão”. Pouco depois, gritou: “Olhe lá fora, Jack, olhe lá fora! Estamos sem tempo”.

Avião caiu 30 mil pés (cerca de 9 quilômetros) por minuto

Dados de rastreamento analisados pela Associated Press (AP) indicam que o avião chegou a descer 30 mil pés (cerca de 9 quilômetros) por minuto, velocidade que ultrapassa os limites de projeto da aeronave. O jato também teria apresentado uma inclinação acentuada para a direita antes de atingir o solo.

O avião caiu às 12h50 no horário local (16h50 em Brasília), pouco mais de duas horas após a decolagem. Imagens feitas por pessoas que estavam em veículos mostram a aeronave despencando e explodindo perto da avenida. O impacto abriu uma cratera no asfalto, espalhou destroços e provocou uma densa fumaça preta.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Especialistas apontam que a formação de gelo e a turbulência podem ter contribuído para a queda, mas ressaltam que outros fatores precisam ser analisados. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) ficará responsável pela investigação. Até a última atualização, as identidades das vítimas não haviam sido divulgadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MERCADO: Inflação pode chegar a 6,1% em 2027, enquanto PIB deve crescer apenas 0,5%

Foto: Getty Images

O cenário econômico para 2027 ficou mais pessimista após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Instituições financeiras revisaram para cima suas projeções de inflação e reduziram as expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), diante dos riscos de aumento dos preços e da incerteza sobre a política fiscal do próximo governo.

O Itaú elevou sua previsão de inflação de 4,6% para 6,1% no próximo ano e reduziu a estimativa de crescimento do PIB de 1,2% para apenas 0,5%. Já o Daycoval pretende aumentar sua projeção de 4,2% para 4,7%. A Lifetime Investimentos também trabalha com uma inflação superior a 5%.

O cenário é ainda mais preocupante para o ASA, que prevê crescimento próximo de zero em 2027 e não descarta uma recessão, dependendo da evolução das expectativas do mercado.

Fatores que pressionam a inflação

Entre os principais fatores de pressão sobre a inflação estão a alta do dólar, que avançou 9,17% na semana seguinte à eleição; o possível fim da escala 6×1, que pode elevar os custos das empresas com a contratação de funcionários; e os efeitos do El Niño sobre a produção e os preços dos alimentos. Também preocupam a implementação da reforma tributária, diante de uma alíquota da CBS superior à esperada, e o aumento dos combustíveis, pressionados pela permanência do petróleo acima de US$ 100 e pela retomada de impostos federais com o fim dos subsídios.

Política fiscal e aumento dos gastos públicos

Outro ponto de preocupação é a política fiscal. Investidores temem que Lula mantenha uma estratégia de aumento dos gastos públicos, dificultando o controle da dívida e pressionando ainda mais os preços. A indefinição sobre o futuro ministro da Fazenda e os rumos da política econômica também aumenta a cautela do mercado.

A projeção mediana do boletim Focus ainda aponta inflação de 4,34% em 2027, mas o número vem sendo revisado para cima. Na avaliação de economistas, sem medidas para equilibrar as contas públicas, as expectativas inflacionárias podem continuar aumentando nos próximos anos. Além da inflação, a manutenção de juros elevados tende a prejudicar o consumo, os investimentos e o acesso ao crédito, ampliando o risco de desaceleração da economia brasileira.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA vão às urnas nesta terça-feira em disputa pelo controle do Congresso e pelo futuro do governo Trump


Foto:  Ruters /Kylie Cooper

Os eleitores dos Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira (3) para as eleições de meio de mandato (midterms), em um pleito que redefinirá o controle do Congresso americano e poderá impor severas travas à segunda metade do mandato do presidente Donald Trump. Estão em jogo todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e 35 das 100 vagas do Senado.

A votação ocorre em um cenário de desgaste para a Casa Branca. A insatisfação popular com o custo de vida, a desaceleração econômica, as tarifas comerciais e os impactos geopolíticos do conflito com o Irã enfraqueceram a base governista. Atualmente, os republicanos mantêm maiorias estreitas em ambas as Casas, o que amplia o otimismo do Partido Democrata para retomar o controle do Legislativo.

Embora o nome de Trump não conste nas cédulas, o resultado terá impacto direto sobre a governabilidade até janeiro de 2029. Caso a oposição conquiste a maioria na Câmara ou no Senado, o governo enfrentará forte paralisia legislativa, aumento da fiscalização sobre o Executivo e restrições para a aprovação de reformas e orçamentos.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Fantástico revela detalhes inéditos das investigações sobre a fuga de Flávio Bolsonaro


Vídeo: Reprodução/TV Globo

O Fantástico revelou neste domingo (1°), detalhes inéditos das investigações da Polícia Federal que revelam como foi montada a logística de fuga do senador Flávio Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos. A reportagem refez o trajeto percorrido pelo parlamentar até Puerto Iguazú, na Argentina, ponto de partida do voo privado que o levou a Miami junto com a família. Flávio deixou o país após o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenar a apreensão de seus passaportes.

Registros de fronteira obtidos pelo programa mostram que duas vans cruzaram a ponte que liga Foz do Iguaçu ao lado argentino na noite da travessia. Os dados migratórios confirmam que no segundo veículo viajavam três pessoas: o motorista, o advogado Roberto Jorge Alexandre, que atuou na defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e um cidadão israelense apontado como ex-oficial do serviço de inteligência de Israel, com histórico de registros fotográficos ao lado de autoridades como o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Opinião dos leitores

  1. Caramba, me ajudem a escolher um nome pra está operação de resgate de Flávio Bolsonaro nas barbas da Polícia Federal… Ah, o Mossad, insuperável? Como chamo esse baile dado na polícia quanto ao Flávio no Brasil? Com licença dos donos do filme, devido ao cheiro da humilhação executada diante das “otoridades”, o que acham de Baile da Ilha Federal? kkkkkkkkkkkk

  2. E o lulinha vive aonde?. Até agora nadadeira investigação contra ele, e o irmão de lula o frey(de mão)onde está?. Nada se apura contra esses meliantes.

    1. O Lulinha nao é foragido, reside na Espanha, teve seu sigilo bancário aberto e está a disposição da justiça quando o convocarem. Vc ainda vive na bolha bolsonarista?

    2. Léo, vá se tratar omi. Procure urgente um psiquiatra. Vc ainda pode ser liberto dessa escravidão mental.

    3. LEO, JÁ VIU BANDIDO COM DINHEIRO EM BANCOS? LULA NEM TELEFONE USA KKKK QUEM SABE TUDO É A LUCHSINGER, TÁ FALANDO AÍ, NINGUÉM DÁ OUVIDOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *