O senador mineiro Aécio Neves, provável candidato do PSDB à Presidência da República em 2014, condenou nesta quinta-feira (29) a decisão da Câmara dos Deputados de preservar o mandato de Natan Donadon (sem partido-RO), condenado a 13 anos de prisão pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia.
Em sessão realizada na noite da última quarta-feira (28), os parlamentares decidiram que Donadon continua com seu mandato de deputado federal, mesmo cumprindo pena em regime fechado na penitenciária da Papuda, em Brasília (DF). Para Aécio, a “péssima decisão” dos deputados mancha a imagem do Congresso.
— Não faço juízo de valor em relação ao processo, nem conheço o conteúdo. Mas, se ele foi condenado pelo STF, não pode conviver no parlamento brasileiro. Isso mostra a necessidade clara de termos voto aberto no plenário para esse tipo de votação.
O senador tucano disse ainda que a medida tomada pelos deputados foi “extremamente infeliz e distancia cada vez mais o parlamento da sociedade”.
Donadon está preso desde 29 de julho, quando se entregou à Polícia Federal. O parlamentar foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.
Decisão da Câmara
Ontem, Donadon esteve no plenário da Câmara para a sessão que definiu seu futuro político. Em sua defesa, o parlamentar disse que as provas que o absolviam foram excluídas do processo do Supremo. Afirmou ainda que fez os pagamentos adequados quando era diretor financeiro da Assembleia de Rondônia, que os serviços foram executados e disse ser vítima do Ministério Público.
— Eu sou inocente, não tirem meu mandato. Eu não sou ladrão, nunca roubei nada, é uma acusação injusta.
Havia 405 dos 513 deputados no plenário. Ao todo, 233 votaram favoráveis à cassação, 131 contrários e 41 abstiveram os votos. Eram necessários dois terços dos 405 que votaram, mas apesar do pedido ter sido negado, faltaram 24 votos para a cassação.
R7
Agora a pouco teve um novo apagão em Potilandia e na UFRN. Alguma noticia em relação a isso? Se aconteceu em outros bairros ou se teve relação com o apagão de ontem?