O levantamento realizado pela Consult e divulgado pela 98FM na semana passada trouxe, nesta segunda-feira, novos dados sobre o cenário eleitoral, dessa vez para a eleição proporcional.
A pesquisa revela uma tendência observada também nas chapas proporcionais, qual seja, a indefinição do eleitor.
Isso está refletido na pergunta estimulada – quando não são apresentados nomes de candidatos, mas apenas o questionamento – sobre o voto para deputado federal.
A indecisão foi a resposta de 68,94%, que não sabem em quem votaria. Por outro lado, a cristalização da repulsa, para um cenário anterior às eleições está elevada: 23,53% afirmam que não votam em nenhum candidato.
Todos nomes citados pelos eleitores entrevistados marcaram abaixo de 1%, o que é natural para o período e considerando a natureza da eleição proporcional, que tem vários candidatos, pulverizando as intenções de votos.
Lideram a lista candidatos que já estão em mandatos eleitivos. São eles: Zenaide Maia (0,76%), Felipe Maia (0,65%), Fábio Faria (0,65%), Walter Alves (0,53%), Betinho Rosado (0,53%) e Rafael Motta (0,29%).
Um destaque para a menção a Betinho Rosado, sendo inconclusivo poder afirmar se se trata do ex-deputado federal ou de seu filho, de mesmo nome, mas que emprega apena Beto Rosado.
A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de fevereiro, com 1700 entrevistas em todo o Estado. A margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.
Vou di$corda e$$a turma de eleitor $abe. Todos vão ver, ficam $o e$perando.