Diversos

Quedas seguidas no preço da gasolina: mercado vê margens melhores na distribuição; entenda como redução poderia ser ainda maior

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / Fotos Públicas

O preço médio da gasolina nas refinarias da Petrobras voltou a cair na terça-feira(13), ao menor nível desde o início de abril, enquanto as frequentes reduções nos valores nas últimas semanas não estão sendo repassadas para as bombas, o que indica que distribuidores e revendedores estão recompondo margens.

Conforme a petroleira, o valor do combustível fóssil diminui 0,71 por cento em suas refinarias frente o praticado nessa segunda-feira.

Em novembro, a gasolina da Petrobras já acumula queda de quase 11 por cento. Em relação às máximas vistas em meados de setembro, o tombo é de 26,2 por cento.

Os sucessivos cortes da Petrobras seguem-se ao enfraquecimento do dólar ante o real e das referências internacionais do petróleo, fatores utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes diários.

Nos postos, contudo, o movimento é bem mais tímido. Nas últimas duas semanas, o recuo foi de 1,4 por cento, para 4,658 reais por litro, praticamente estável ante o observado em setembro, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Só em novembro, o preço da gasolina caiu mais ou menos 20 centavos nas refinarias. Considerando-se fatores técnicos, de mistura (de etanol anidro), a queda nos postos deveria ser de 14 centavos”, calculou Bruno Valêncio, diretor da consultoria especializada em combustíveis Valêncio.

“Existe uma possibilidade de essa redução (nas refinarias) ter virado margem para as distribuidoras”, avaliou.

Na mesma linha, o diretor da comercializadora Bioagência, Tarcilo Rodrigues, também disse que “o momento é de recomposição de margem da cadeia”.

“A cadeia está tentando segurar essa descida (da gasolina) com o objetivo de recompor margem, tanto a revenda (posto) quanto a distribuição”, afirmou, ressaltando que o valor do etanol anidro, misturado ao derivado do petróleo, não está exercendo influência por ora.

“Embora a participação seja de 27 por cento na base (da gasolina), o etanol anidro também está em queda.”

Com efeito, monitoramento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostra que o preço do biocombustível nas usinas de São Paulo, referência para o país, caiu 4,5 por cento nas últimas duas semanas, embora esteja 3,6 por cento acima do alcançado em meados de setembro.

OUTRO LADO

Procurada pela Reuters, a Fecombustíveis, que representa os interesses de cerca de 40 mil postos revendedores de combustíveis do país, disse que o repasse do menor custo nas refinarias “não acontece na mesma velocidade e proporção nas bombas” devido ao funcionamento da cadeia de combustíveis.

“Pelas regras atuais, os postos não podem comprar gasolina e diesel direto das refinarias, compram apenas das companhias distribuidoras, que são responsáveis por toda a logística do abastecimento nacional em todos os estados brasileiros… Os preços da revenda estão ligados diretamente aos preços das companhias distribuidoras, ou seja, se elas reduzirem, os postos, consequentemente, também repassam a redução”, afirmou a entidade, em nota.

“Vale destacar que os preços dos combustíveis são livres em todos os segmentos. A Fecombustíveis não interfere no mercado. Cabe a cada posto revendedor decidir se irá repassar ou não as quedas ao consumidor, de acordo com suas estruturas de custo”, acrescentou.

Também procurada, a Plural, associação que responde pelas distribuidoras, afirmou que “cada litro de gasolina, etanol ou diesel vendido no país tem seu preço composto por cinco parcelas distintas”, sendo estas de custo de produção, de logística, de tributos federais, de tributo estadual e de margem dos distribuidores e dos revendedores.

“A exemplo da gasolina, apenas duas dessas variáveis, custo do produto e tributos, são responsáveis por mais de 80 por cento do preço final, e a margem média dos distribuidores representa menos de 5 por cento”, afirmou a Plural, citando informações da ANP e do Ministério de Minas e Energia.

Conforme a Plural, vários desses custos registraram aumento nos últimos meses.

No caso do ICMS, por exemplo, disse a associação, cada Estado tem sua própria alíquota e seu preço de pauta, que é divulgado a cada 15 dias.

Nos últimos 11 meses o aumento acumulado na média Brasil do ICMS da gasolina foi de 14 por cento, segundo a Plural.

Atualmente, a reguladora ANP realiza uma consulta pública sobre transparência dos preços dos combustíveis nos postos. A expectativa é concluir a regulamentação disso ainda neste ano.

Extra com Reuters

 

Opinião dos leitores

  1. A política de combustíveis no Brasil é um caso de polícia. A petrobrás com o monopólio tem sacrificado o povo em nome do lucro, assim como os donos de postos abusam do poder de ditar os preços. Vejam o caso da distribuição do álcool que desde sempre é gerenciado, sem necessidade, pela petrobrás. Como é difícil colocar uma disputa de preço pela livre iniciativa. Existem situações no Brasil que só acontecem aqui e não tem quem possa criminalizar, como o caso da união de uma categoria para combinar preços e manter o lucro em alta a custa do povo.
    São vícios inacreditáveis que vem dominando e ditando o mercado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Trabalhadores da praia de Ponta Negra trazem mensagens de apoio as ações da Semurb

Na manhã desta quarta-feira (14), trabalhadores da praia de Ponta Negra trazem mensagens de apoio as ações que a Semurb tem feito na praia.

São locadores, quiosqueiros e ambulantes, em uma das faixas diz “organizar, fiscalizar não é privatizar. desinformação contamina praia”, em outra: “Ponta Negra pra frente”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara de Natal cumpre decisão judicial e suspende título de cidadania a Bolsonaro

Foto: João Gilberto

A Câmara Municipal de Natal publicou nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Município, a anulação da medida responsável por conceder o título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). A decisão foi motivada por uma determinação judicial que apontou irregularidades no trâmite do projeto na Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa.

A revogação se deu após sentença da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que acatou mandado de segurança impetrado pela vereadora Samanda Alves (PT), garantindo a ela o direito de acesso às vistas do Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2025, antes da votação e publicação da homenagem.

O presidente da Câmara, vereador Ériko Jácome (PP), assinou o ato com base no artigo 259 do Regimento Interno do Legislativo e nos princípios constitucionais que asseguram o devido processo legal dentro da atuação parlamentar. Segundo o documento, o objetivo é cumprir a decisão judicial e preservar o pleno exercício da função legislativa por todos os vereadores.

Com a revogação, o decreto publicado no Diário Oficial do Município em 14 de abril de 2025 perde efeito, e o projeto que homenageava Bolsonaro retorna à tramitação na Comissão responsável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Mulheres seminuas fazem dança sensual na marginal da BR-101 em Natal

Foto: Reprodução

Mulheres seminuas foram registradas fazendo danças sensuais em um pole dance, na manhã desta quarta-feira (14), na marginal da BR-101, em Natal, nas proximidades do pórtico dos Reis Magos.

Um veículo com uma barra de pole dance ficou estacionado na rua e as mulheres faziam danças de biquíni. Conforme relatos, elas pareciam fazer uma propaganda de algum conteúdo.

O trânsito no local ficou lento na região. Muitos carros pararam para registrar o momento inusitado.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Bebê de 1 ano morreu evenenado com inseticida, afirma Polícia Civil. Pai é o principal suspeito

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu laudo sobre a morte do bebê de 1 ano e 8 meses na cidade de Triunfo Potiguar. A criança morreu em um domingo, 27 de abril, após ter passado o fim de semana com o pai, Alan da Silva Ferreira, 31 anos, que uma semana depois foi encontrado morto em uma área de mata.

Terbufós é o nome do inseticida com o qual o bebê foi envenenado. Segundo o laudo do Itep, a substância é “altamente tóxica” e classificada como “extremamente perigoso” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nas amostras coletadas pelo Itep (amostras de açaí, colher e vômito) e nas amostras coletadas pelo Legista (rim, sangue, conteúdo oral e conteúdo estomacal) foi detectada a presença de terbufós, que é um inseticida organofosforado presente no “chumbinho”.

De acordo com a polícia, a investivação está praticamente concluída. Segundo as investigações, o pai envenenou e matou o filho e depois cometeu suicídio. Falta apenas, para concluir o caso, o laudo pericial do corpo do pai, de acordo com o delegado Gabriel Napoli.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Estudante armado fere colega e professor em Mossoró

Chegaram informações ao BLOGDOBG de que um incidente grave aconteceu em uma escola pública de Mossoró. Um aluno, armado com uma faca, teria tentado agredir seus colegas. Segundo relatos, o local foi cercado por muita polícia após o ocorrido.

O estudante conseguiu ferir um colega e um professor. A intervenção do docente foi decisiva, evitando uma tragédia maior. De acordo com a pessoa que nos enviou as informações, o professor tomou uma atitude heróica ao impedir que o menino saísse da sala.

“A atitude do professor salvou os outros porque ele disse que não ia sair ninguém vivo da sala, nem nas escolas os filhos tão guardados”, lamentou a pessoa que nos enviou as informações.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Estudante é baleado de raspão durante tentativa de assalto em Natal

Foto: Reprodução 

Um jovem de 24 anos, estudante de uma universidade particular de Natal, foi baleado de raspão no braço durante uma tentativa de assalto ocorrida na madrugada desta quarta-feira (14), no bairro Capim Macio, zona Sul da capital potiguar. A vítima conseguiu escapar após travar o funcionamento do veículo e se esconder em um estacionamento abandonado. As informações são do Portal BO.

Segundo relato do próprio estudante, ele permaneceu cerca de 30 minutos escondido no local, mesmo ferido, antes de ir para casa. Já em casa, buscou atendimento médico. O ferimento foi leve, e ele recebeu alta logo em seguida, acompanhado do pai, que foi avisado pelo filho.

O jovem contou que foi orientado no hospital a registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, mas optou por não fazê-lo. “Sei que o certo seria comunicar a polícia, mas também sei que nesse caso seria perda de tempo. Dificilmente os criminosos seriam presos. Deixei pra lá”, disse.

De acordo com a vítima, os suspeitos estavam em uma motocicleta vermelha de 50 cilindradas, e um deles vestia uma jaqueta camuflada. O jovem também relatou já ter sido assaltado há dois anos, na praia de Ponta Negra, enquanto passeava com a namorada. Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada, mas o autor do crime nunca foi localizado.

96FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Advogado em ‘surto’ atira no meio da rua na zona Sul de Natal e atinge carro de inocente

Foto: Reprodução 

Na noite desta terça-feira (13), moradores do condomínio Eco Garden em Ponta Negra, zona sul de Natal, viveram momentos de tensão e medo. Um advogado, em aparente surto psicológico, efetuou disparos de arma de fogo em via pública, atingindo um veículo estacionado em frente ao condomínio.

Após os tiros, populares ligaram pro 190 que de imediato acionou uma guarnição do 5° BPM até o local. Na chegada dos polícias, o advogado já tinha fugido. No entanto, em seu apartamento, foram encontrados uma pistola supostamente usada nos disparos e bebidas alcoólicas, indicando possível consumo excessivo momentos antes do ocorrido.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ufersa abre seleção para 685 vagas remanescentes em cursos de graduação

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) anunciou a abertura de 685 vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, destinadas a cursos de graduação em seus campi localizados em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, no interior do Rio Grande do Norte.

Segundo o edital, podem se inscrever candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2020 e 2024. O período de inscrição vai até 22 de junho, por meio do site oficial da Ufersa, na página dedicada ao Sisu.

Campus da Ufersa. Foto: Arquivo
Campus da Ufersa. Foto: Arquivo

As vagas são para ingresso no segundo semestre letivo de 2025, com início das aulas previsto para 25 de agosto. O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado até o dia 4 de julho.

Cursos com vagas disponíveis:

  • Administração
  • Agronomia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Computação e Informática
  • Ecologia
  • Engenharia de Pesca
  • Engenharia Agrícola e Ambiental
  • Letras Português
  • Sistemas de Informação
  • Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

A iniciativa visa preencher vagas não ocupadas no processo regular do Sisu, oferecendo uma nova chance a estudantes que buscam uma vaga no ensino superior público e gratuito.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Divaldo Franco, líder espírita, aos 98 anos, em Salvador

Foto: Reprodução 

O médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco faleceu na noite desta terça-feira (13), às 21h45, em Salvador (BA), aos 98 anos. Reconhecido internacionalmente como embaixador da paz e uma das maiores referências do Espiritismo no mundo, Divaldo dedicou sua vida à doutrina espírita, à assistência social e à promoção do amor ao próximo.

O velório será realizado nesta quarta-feira (14), das 9h às 20h, no ginásio da Mansão do Caminho, instituição que ajudou a fundar na capital baiana. O sepultamento está marcado para quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz, também em Salvador.

Nascido em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana (BA), Divaldo Franco proferiu mais de 20 mil palestras em 71 países, impactando milhões de pessoas com sua mensagem de espiritualidade e esperança. Foi autor de mais de 260 livros, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos e obras traduzidas para 17 idiomas, psicografadas com o auxílio de mais de 200 autores espirituais.

Junto de Nilson de Souza Pereira, fundou em 1947 o Centro Espírita Caminho da Redenção e, em 1952, a Mansão do Caminho, um dos maiores complexos socioeducativos espíritas do Brasil. Com 44 edificações em sua estrutura, o centro atende diariamente mais de 5 mil pessoas, oferecendo suporte educacional, material e espiritual.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governistas veem jogo político de Hugo em reação ao STF

Foto: Associação Comercial de São Paulo

Governistas no Congresso veem um “jogo político” do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na reação ao Supremo Tribunal Federal (STF) no caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ), apurou a CNN. A oposição, por sua vez, celebra o aceno.

Na avaliação de parlamentares da base do governo ouvidos pela CNN, Hugo Motta aproveitou o caso para buscar se reaproximar do bolsonarismo, grupo que ele vinha contrariando em outras decisões. Por exemplo, ao não tocar logo o projeto de lei da anistia e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a fraude no INSS.

Esse capítulo de embate com o Supremo também ajuda Hugo Motta a manter a promessa de campanha aos deputados e o discurso de posse dele de defender as prerrogativas que os parlamentares enxergam como exclusivas do Legislativo.

Neste caso, o presidente da Câmara agiu com a segurança do respaldo do Centrão. Até mesmo líderes do Centrão de partidos com ministérios no governo Lula votaram a favor da situação de Ramagem. Dos 315 votos favoráveis, 197 deputados fazem parte de partidos da base aliada de Lula — cerca de 63%.

Antes da oficialização do recurso, tanto Hugo Motta quanto integrantes da oposição já tinham a percepção de que as chances do pedido prosperar são remotas.

O STF tem o entendimento de que as decisões tomadas pelas Turmas são soberanas, e que não caberia recurso ao plenário.

Na noite desta terça (13), por determinação de Hugo Motta, a Mesa Diretora recorreu da decisão da Primeira Turma do Supremo. A ação quer manter a decisão do plenário da Câmara que suspendeu toda a ação penal contra Ramagem.

Pela Primeira Turma do Supremo, Ramagem fica liberado, até o fim do mandato, de responder pelos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Por outro lado, continuam a correr normalmente os processos por abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa. A maioria dos deputados tinha aprovado a suspensão de toda a ação penal contra o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no inquérito do plano de golpe.

No anúncio do recurso, Hugo Motta disse esperar que os votos dos 315 deputados sejam respeitados e falou que a harmonia entre os Poderes só ocorre quando “todos usam o mesmo diapasão e estão na mesma sintonia”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *