Diversos

Quedas seguidas no preço da gasolina: mercado vê margens melhores na distribuição; entenda como redução poderia ser ainda maior

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil / Fotos Públicas

O preço médio da gasolina nas refinarias da Petrobras voltou a cair na terça-feira(13), ao menor nível desde o início de abril, enquanto as frequentes reduções nos valores nas últimas semanas não estão sendo repassadas para as bombas, o que indica que distribuidores e revendedores estão recompondo margens.

Conforme a petroleira, o valor do combustível fóssil diminui 0,71 por cento em suas refinarias frente o praticado nessa segunda-feira.

Em novembro, a gasolina da Petrobras já acumula queda de quase 11 por cento. Em relação às máximas vistas em meados de setembro, o tombo é de 26,2 por cento.

Os sucessivos cortes da Petrobras seguem-se ao enfraquecimento do dólar ante o real e das referências internacionais do petróleo, fatores utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes diários.

Nos postos, contudo, o movimento é bem mais tímido. Nas últimas duas semanas, o recuo foi de 1,4 por cento, para 4,658 reais por litro, praticamente estável ante o observado em setembro, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Só em novembro, o preço da gasolina caiu mais ou menos 20 centavos nas refinarias. Considerando-se fatores técnicos, de mistura (de etanol anidro), a queda nos postos deveria ser de 14 centavos”, calculou Bruno Valêncio, diretor da consultoria especializada em combustíveis Valêncio.

“Existe uma possibilidade de essa redução (nas refinarias) ter virado margem para as distribuidoras”, avaliou.

Na mesma linha, o diretor da comercializadora Bioagência, Tarcilo Rodrigues, também disse que “o momento é de recomposição de margem da cadeia”.

“A cadeia está tentando segurar essa descida (da gasolina) com o objetivo de recompor margem, tanto a revenda (posto) quanto a distribuição”, afirmou, ressaltando que o valor do etanol anidro, misturado ao derivado do petróleo, não está exercendo influência por ora.

“Embora a participação seja de 27 por cento na base (da gasolina), o etanol anidro também está em queda.”

Com efeito, monitoramento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostra que o preço do biocombustível nas usinas de São Paulo, referência para o país, caiu 4,5 por cento nas últimas duas semanas, embora esteja 3,6 por cento acima do alcançado em meados de setembro.

OUTRO LADO

Procurada pela Reuters, a Fecombustíveis, que representa os interesses de cerca de 40 mil postos revendedores de combustíveis do país, disse que o repasse do menor custo nas refinarias “não acontece na mesma velocidade e proporção nas bombas” devido ao funcionamento da cadeia de combustíveis.

“Pelas regras atuais, os postos não podem comprar gasolina e diesel direto das refinarias, compram apenas das companhias distribuidoras, que são responsáveis por toda a logística do abastecimento nacional em todos os estados brasileiros… Os preços da revenda estão ligados diretamente aos preços das companhias distribuidoras, ou seja, se elas reduzirem, os postos, consequentemente, também repassam a redução”, afirmou a entidade, em nota.

“Vale destacar que os preços dos combustíveis são livres em todos os segmentos. A Fecombustíveis não interfere no mercado. Cabe a cada posto revendedor decidir se irá repassar ou não as quedas ao consumidor, de acordo com suas estruturas de custo”, acrescentou.

Também procurada, a Plural, associação que responde pelas distribuidoras, afirmou que “cada litro de gasolina, etanol ou diesel vendido no país tem seu preço composto por cinco parcelas distintas”, sendo estas de custo de produção, de logística, de tributos federais, de tributo estadual e de margem dos distribuidores e dos revendedores.

“A exemplo da gasolina, apenas duas dessas variáveis, custo do produto e tributos, são responsáveis por mais de 80 por cento do preço final, e a margem média dos distribuidores representa menos de 5 por cento”, afirmou a Plural, citando informações da ANP e do Ministério de Minas e Energia.

Conforme a Plural, vários desses custos registraram aumento nos últimos meses.

No caso do ICMS, por exemplo, disse a associação, cada Estado tem sua própria alíquota e seu preço de pauta, que é divulgado a cada 15 dias.

Nos últimos 11 meses o aumento acumulado na média Brasil do ICMS da gasolina foi de 14 por cento, segundo a Plural.

Atualmente, a reguladora ANP realiza uma consulta pública sobre transparência dos preços dos combustíveis nos postos. A expectativa é concluir a regulamentação disso ainda neste ano.

Extra com Reuters

 

Opinião dos leitores

  1. A política de combustíveis no Brasil é um caso de polícia. A petrobrás com o monopólio tem sacrificado o povo em nome do lucro, assim como os donos de postos abusam do poder de ditar os preços. Vejam o caso da distribuição do álcool que desde sempre é gerenciado, sem necessidade, pela petrobrás. Como é difícil colocar uma disputa de preço pela livre iniciativa. Existem situações no Brasil que só acontecem aqui e não tem quem possa criminalizar, como o caso da união de uma categoria para combinar preços e manter o lucro em alta a custa do povo.
    São vícios inacreditáveis que vem dominando e ditando o mercado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PROVOCAÇÃO: Sem citar Flávio Bolsonaro, Lula dispara: “Ainda vai aparecer muito mais coisa”

Imagens: Reprodução/CNN

O presidente Lula (PT) criticou a oposição durante pronunciamento oficial. Sem citar diretamente o nome do senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ele disparou ironias sobre o financiamento de produções artísticas no país.

Lula afirmou que sua gestão “nunca foi atrás da lei Daniel Vorcaro” para viabilizar captação de recursos para nenhum artista brasileiro, segundo informações da CNN. A fala faz referência direta ao proprietário do Banco Master, instituição que está sob investigação da Polícia Federal.

O petista afirmou estar convencido de que o atual período de investigações revelará novos fatos sobre as relações financeiras da gestão anterior. “Ainda vai aparecer muito mais coisa”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FIM DO “SIGILO DE 100 ANOS”: Câmara aprova projeto após gastos de R$ 2,35 bilhões com viagens no governo Lula

Foto: Reprodução

A oposição ao governo Lula (PT) conseguiu aprovar na Câmara dos Deputados um projeto de lei que limita o uso do chamado “sigilo de 100 anos” em informações públicas. O objetivo é impedir que dados sejam mantidos sob restrição com base em alegações de proteção de informações pessoais.

A iniciativa ganhou força após levantamentos do Portal da Transparência apontarem que a gestão Lula acumulou R$ 2,35 bilhões em despesas com viagens oficiais de servidores e autoridades. O texto agora segue para apreciação do Senado Federal.

Parlamentares da oposição afirmaram que as restrições da Lei de Acesso à Informação vinham sendo aplicadas de forma distorcida para ocultar agendas oficiais da primeira-dama Janja, listas de visitantes de prédios públicos e despesas administrativas com comitivas internacionais.

Os deputados defendem maior transparência sobre gastos e compromissos oficiais do governo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] CAOS NA SAÚDE: Deputado denuncia abandono, esgoto estourado e presença de ratos no Hospital Santa Catarina em Natal

Imagens: Reprodução/Gustavo Carvalho

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa denunciando problemas estruturais no Hospital Santa Catarina, localizado na Zona Norte de Natal.  A fala ocorreu após uma fiscalização presencial realizada pela equipe do parlamentar.

Segundo ele, a vistoria constatou áreas tomadas por matagal, acúmulo de lixo, sujeira espalhada por diversos setores e esgotos estourados. Gustavo classificou o cenário como “um retrato doloroso do abandono” por parte do Governo do Estado.

O relatório apresentado em plenário aponta que usuários da unidade de saúde relataram a circulação de ratos pelos corredores, inclusive em locais próximos aos leitos dos pacientes. O deputado cobrou providências emergenciais imediatas da Secretaria de Saúde do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que desistiu de medida contra celular roubado para não punir comprador

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (21) que desistiu de adotar uma medida mais rígida contra celulares roubados para evitar que pessoas que compraram aparelhos sem conhecer a origem ilegal fossem prejudicadas. A declaração foi dada durante um evento cultural realizado em Aracruz, no Espírito Santo.

Lula afirmou que o governo estudava mecanismos para rastrear aparelhos furtados e recuperar os celulares mesmo quando já estivessem nas mãos de terceiros, segundo o Poder360.

“Se eu tirar o telefone dele e aparecer alguma coisa, se for ladrão, tem que ser preso. Mas eu não quero prejudicar a pessoa que inocentemente, por necessidade, comprou”, declarou o presidente.

Segundo Lula, o governo tenta encontrar uma alternativa “mais humana” para enfrentar o mercado ilegal de celulares sem focar apenas em medidas policiais.

O presidente também citou o programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça em 2023. A ferramenta permite bloquear remotamente linha telefônica, aplicativos bancários e o IMEI do aparelho em caso de roubo ou furto.

De acordo com Lula, o sistema já conta com cerca de 2,5 milhões de usuários cadastrados e envia alertas quando um chip novo é inserido em aparelhos registrados como roubados.

O governo federal também informou que mantém ações integradas entre operadoras, Agência Nacional de Telecomunicações e forças de segurança para tentar reduzir o comércio ilegal de celulares no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Missa de aniversário de Nina Souza reúne lideranças políticas e tem homenagem emocionada de Paulinho Freire

Foto: Divulgação

A missa em ação de graças pelo aniversário da vereadora e pré-candidata Nina Souza reuniu, nesta quinta-feira (21), um encontro de amigos e lideranças políticas do RN. O evento contou com a presença de familiares, vereadores, suplentes, prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais, ex-senadores , ex governadora Rosalba Ciarline e diversas lideranças políticas do estado.e amigos de todas as fases de vida de Nina.

A missa contou com a presença dos pré-candidatos ao Governo do Estado, Álvaro Dias e Coronel Hélio para o Senado, reforçando o peso político do momento e a movimentação em torno do grupo liderado por Nina e pelo prefeito de Natal, Paulinho Freire.

Foto: Divulgação

Durante a celebração, um dos momentos mais marcantes foi a homenagem feita por Paulinho Freire à esposa. Emocionado, o prefeito destacou a importância de Nina em sua trajetória pessoal e política.

“Quero agradecer por tudo que Nina fez por mim. É uma mulher que sempre esteve do meu lado. Que fortalece nossa família. Você coloca amor em tudo que faz. Tudo isso você já provou como secretária, vereadora e será uma grande deputada federal”, declarou Paulinho.

Foto: Divulgação

Em seu discurso, Nina também agradeceu a presença de todos os convidados e disse ter se emocionado com a quantidade de amigos, lideranças e familiares presentes na celebração.

“Nunca imaginei tanta gente na minha missa de aniversário. Só tenho gratidão a Deus e a cada pessoa que tirou um tempo para estar aqui hoje. Sou filha de Monte Alegre e tenho muito orgulho da minha trajetória, construída com fé, trabalho e dedicação”, afirmou.

Foto: Divulgação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Enterro de integrante de facção termina em tiros, pânico e prisão de foragido na Zona Oeste de Natal

Imagens: Reprodução/G1 RN

O sepultamento de um homem suspeito de integrar uma facção criminosa terminou com tiros, correria e o fechamento temporário dos portões do Cemitério Bom Pastor I, na Zona Oeste de Natal, nesta quinta-feira (21).

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que a confusão começou quando agentes da Polícia Civil tentaram cumprir um mandado de prisão contra um homem foragido da Justiça que acompanhava o cortejo fúnebre.

A cerimônia era realizada para um suspeito morto em confronto com a Polícia Militar no bairro de Felipe Camarão. Durante a abordagem, testemunhas relataram que pedras foram arremessadas contra os policiais civis, o que levou ao reforço de viaturas da Polícia Militar.

Também houve tiros na área externa do cemitério, na Avenida Bom Pastor. O homem alvo do mandado foi preso e levado para a delegacia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

CASO MARIA FERNANDA: Pedreiro é condenado a mais de 41 anos por estupro e morte de menina de 12 anos na Grande Natal

Foto: Reprodução

O réu Alex Moreira foi condenado a 41 anos e 6 meses de prisão durante júri popular realizado nesta quinta-feira (21), no Fórum Desembargador Ivan Meira de Lima, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Segundo a decisão judicial, ele foi condenado pelos crimes de feminicídio qualificado, estupro de vulnerável, fraude processual e ocultação de cadáver.

O crime teve grande repercussão no Rio Grande do Norte após o desaparecimento da estudante Maria Fernanda da Silva Ramos, de 12 anos, em outubro de 2024.

De acordo com as investigações, a adolescente saiu de casa para ir à escola, mas não chegou ao destino. O corpo da vítima foi encontrado após dias de buscas.

Conforme os relatórios policiais apresentados no processo, o condenado teria incendiado o próprio veículo numa tentativa de destruir provas materiais ligadas ao caso.

Alex Moreira já estava preso preventivamente e permanece no sistema prisional do RN após a condenação definida pelo Tribunal do Júri.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aécio admite articulação do PSDB ao Planalto e Paulinho da Força diz que candidatura de Flávio “está bichada”

Foto: Reprodução

O deputado federal Aécio Neves admitiu a interlocutores que cresceu dentro do PSDB a articulação para viabilizar uma candidatura presidencial em 2026. Segundo relatos de bastidores, o movimento ganhou força após avaliações internas de que existe espaço para uma alternativa de centro no cenário nacional.

O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, confirmou reuniões com Aécio e afirmou enxergar viabilidade política no projeto, segundo a Jovem Pan News.

De acordo com relatos obtidos por lideranças partidárias, Paulinho teria dito em conversas reservadas que a possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro “está bichada”, em referência às recentes investigações envolvendo o parlamentar.

Aliados de Aécio afirmam que o tucano prefere aguardar o avanço do cenário político nacional. A avaliação dentro do grupo é de que o ambiente para uma candidatura de terceira via poderá depender das alianças construídas nos próximos meses.

Alianças e empresariado

Dirigentes do PSDB, Cidadania e Solidariedade devem se reunir na próxima semana para discutir a formação de uma frente de centro-direita para 2026.

O grupo também busca aproximação com setores do empresariado nacional interessados em pautas ligadas à economia, estabilidade institucional e desenvolvimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Defesa do Vorcaro pede transferência para cela especial na “Papudinha”

Foto: Reprodução

A defesa do banqueiro Daniel Vorcaro protocolou um pedido no STF pedindo a transferência imediata do fundador do Banco Master para o 19º BPM do DF, conhecido em Brasília como “Papudinha”.

A defesa afirma que a cela onde Vorcaro está custodiado atualmente, na superintendência da Polícia Federal, apresenta condições inadequadas, sem chuveiro regular e um vaso sanitário de chão dentro de um cubículo.

Os defensores também reclamam das novas restrições impostas pela Polícia Federal para atendimento jurídico. De acordo com a defesa, Vorcaro passou a receber os advogados apenas duas vezes ao dia, em encontros limitados a 30 minutos cada.

O ministro André Mendonça ainda analisa o pedido apresentado pela defesa do banqueiro. Além da solicitação dos advogados, a Polícia Federal também pediu a transferência definitiva de Vorcaro para a penitenciária federal de segurança máxima de Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Empresa da família de Ciro Nogueira recebeu R$ 14,2 milhões de fundo ligado a empresário foragido

Foto: Reprodução

Uma investigação da Polícia Federal detectou o pagamento de R$ 14,2 milhões de um fundo ligado à Refit — refinaria controlada pelo empresário Ricardo Magro — para uma empresa do setor agropecuário pertencente à família do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

A refinaria é controlada pelo empresário Ricardo Magro, considerado foragido da Justiça em investigações sobre fraudes e lavagem de dinheiro.

Magro confirmou os pagamentos, mas afirmou que os valores se referem à venda regular de um terreno de 40 hectares localizado em Teresina, no Piauí.

O contrato investigado foi assinado por Raimundo Nogueira, irmão do senador. Os dois foram alvo de mandados de busca e apreensão autorizados pelo STF no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura o recebimento de vantagens indevidas.

Relatórios de inteligência financeira também apontaram um repasse de R$ 1,3 milhão para Jonathas Castro, ex-secretário-executivo da Casa Civil durante o período em que Ciro Nogueira comandava o ministério no governo federal.

Em nota, Ciro Nogueira afirmou estar tranquilo em relação às apurações e declarou ser o maior interessado no esclarecimento dos fatos. O senador também sugeriu que as acusações surgem em meio ao cenário eleitoral e teriam motivação política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *