Jornalismo

Quem é quem na Operação Sinal Fechado

Os principais personagens da mais nova página com ingredientes policiais e políticos do Rio Grande do Norte, tendo como tema central a malversação de recursos públicos, são os seguintes, de acordo com a petição do Ministério Público:

GEORGE ANDERSON OLÍMPIO DA SILVEIRA – Empresário, advogado e notório lobista. De acordo com o MP, seria o líder da quadrilha criminosa que tomou de assalto o Detran-RN, contando com a participação dos hoje ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira na execução das fraudes. Também teria participado do esquema o então diretor-geral do Detran, Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra.

De acordo com o MP, George Olímpio iniciou a atuação criminoso por intermédio do IRTDJP/RN, presidido por sua tia, Marluce Olímpio, que celebrou convênio com o Detran em 2008. Em 2010, obteve a concessão do serviço de inspeção veicular ambiental no RN.

George teria articulado e elaborado, juntamente com outros membros da organização, o projeto de lei e o decreto que instituíram a inspeção veicular no RN e o pagamento de vantagem indevida (propina) e promessa de pagamento a agentes públicos e obtido a contratação emergencial fraudulente da empresa Planet Business Ltda para a terceirização dos serviços do CRC/Detran/RN. “Em todas as fraudes houve o pagamento de propina a agentes públicos, existindo provas de que teria pago propina ao ex-governador IBERÊ FERREIRA, ao advogado Marcus Vinícius Furtado da Cunha, ex-procurador-geral do Detran, ao suplente de senador João Faustino Ferreira Neto e a Lauro Maia, advogado e filho da ex-governadora Wilma de Faria, também implicado na Operação Hígia.

 

IBERÊ FERREIRA – Vice-governador do RN entre janeiro de 2007 e abril de 2010, governou o Estado de maio a dezembro do ano passado. O Ministério Público o classifica de “possível eminência parda” por trás de George Olímpio.  Há provas de que teria recebido pelo menos R$ 1 milhão do esquema, além de ter sido agraciado com cotas de participação nos futuros lucros do Consórcio Inspar.

Iberê teria contribuído decisivamente para a contratação irregular do Consórcio Inspar e para a contratação fraudulenta da Planet Business. Ele presidiu a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico que aprovou a minuta de contrato da Planet sem que sequer existisse o órgão para o qual esta empresa prestaria o serviço. O Ministério Público assegura que foi Iberê quem assinou o contrato de terceirização de serviço do CRC/Detran/RN e o termo de concessão do serviço de inspeção veicular ambiental.

 

JOÃO FAUSTINO NETO – Suplente de senador de José Agripino, servidor público e ex-deputado federal. Concorreu em 1986 às eleições para governador do RN e em 1996 para prefeito de Natal, sendo derrotado em ambas. Segundo o Ministério Público, Faustino também atua como lobista. Há provas – aponta a petição do MP, de que já se envolveu em negociatas com George Olímpio, Marcus Procópio (seu genro) no caso do registro de contratos de financiamento de veículos em cartório.

Ainda acerca da participação do suplente de senador, o MP acusa: “Há provas de que teria recebido promessa de vantagem indevida através de cotas de participação nos futuros lucros do Consórcio Inspar, tanto pela sua atuação no governo passado, em que contribuiu para a contratação irregular do consórcio, como pelas suas gestões para manter a contratação do mesmo consórcio no governo atual. Há evidências de que recebia pagamento mensal de George Olímpio em torno de R$ 10 mil”.

 

LAURO MAIA – Advogado e filho da ex-governadora Wilma de Faria. Figurinha carimbada na política e no noticiário policial desde que foi preso e apontado como principal operador da Operação Hígia, que envolvia desvio de dinheiro empregado em contratos de terceirização com a Secretaria de Saúde Pública do Estado. No caso da Operação Sinal Fechado, aponta o MP: “Há prova de que teria recebido promessa de vantagem indevida através de cotas de participação nos futuros lucros do Consórcio Inspar bem como receberia propina no valor mensal de R$ 10 mil de George Olímpio. Há evidências de teria contribuído, decisivamente, para a celebração do convênio irregular entre o IRTDPJ/RN e o Detran-RN, aproveitando-se da peculiaridade de ser filho da então governadora do Estado do RN”.

Ainda segundo o MP, há evidências de que a atuação de Lauro na organização criminosa teria sido a de intermediar os interesses da quadrilha junto a membros do Governo e à própria governadora Wilma de Faria.

O Ministério Público afirma que foi Lauro Maia quem recebeu de George Olímpio a minuta do projeto de lei que resultou na Lei Estadual n. 9270/09 e que foi encaminhada à Asembleia Legislativa do RN após alterações feitas pelos membros da quadrilha. O MP lembra que Lauro já foi preso em flagrante por ter cometido delito semelhante e por isso responde a processo na Justiça Federal.

 

MARCUS VINÍCIUS FURTADO DA CUNHA – Advogado e ex-procurador-geral do Detran. Contra ele, segundo o MP, há provas de ter recebido R$ 100 mil em propina de George Olímpio em razão do convênio irregular com o IRTDPJ/RN, além de receber propina mensalmente em torno de R$ 10 mil como retribuição pela atuação em defesa da organização no âmbito do Detran. Teria recebido promessa de vantagem indevida para colaborar com a fraude que resultou na contratação do Consórcio INSPAR.

 

CARLOS THEODORICO DE CARVALHO BEZERRA – Ex-diretor-geral do Detran. Contra ele, o MP afirma ter provas de que contribuiu decisivamente para as fraudes cometidas pela organização liderada por George Olímpio. Diretor-geral do Detran, Theodorico  foi quem celebrou o convênio com o IRTDJP/RN, sabendo-o indevido. Contratou também o Consórcio INSPAR permitindo que a quadrilha elaborasse o próprio edital de licitação, além dos anexos e até a minuta de contrato administrativo e também a minuta da decisão da Comissão Permanente de Licitação às impugnações das empresas potencialmente concorrentes do Consórcio INSPAR. Atuou conjuntamente com o procurador-geral do Detran, Marcus Vinícius Furtado Cunha. Carlos Theodorico também contratou a Planet Business. Sobre isso, o Ministério Público afirma que há fortes indícios de que ele, Carlos Theodorico tinha conhecimento de que este contrato “pertencia” a George Olímpio. Foi Theodorico quem enviou a Marcus Vinícius Saldanha Procópio, genro de João Faustino, a minuta do contrato viciado.

 

MARCUS VINÍCIUS SALDANHA PROCÓPIO – Genro de João Faustino, é apontado como lobista. O MP assegura que há provas de que foi contratado por George Olímpio para colaborar com as fraudes, recebendo para isso R$ 5 mil mensais. Teve forte papel na intermediação entre os agentes públicos aos quais foi paga propina e oferecida promessa de vantagem indevida no caso do Consórcio INSPAR.

Ainda segundo o MPRN, Marcus Procópio atua com George Olímpio e João Faustino desde o contrato de registro de financiamentos de veículos até a contratação de Eduardo de Oliveira Patrício, amigo, ex-cunhado e colaborador de George Olímpio na fraude da inspeção veicular. Procópio é citado em ligações telefônicas interceptadas com autorização judicial como quem teria recebido dinheiro de George Olímpio para ajudar na fraude do consórcio INSPAR, “muito provavelmente se valendo de sua influência junto aos então membros do Governo local”.  O MP também apresentou provas de que Marcus Procópio teria participado de negociata na Paraíba, fazendo doação irregular de campanha para garantir a contratação futura da organização para a concessão do serviço de inspeção veicular naquele Estado.

 

JOSÉ GILMAR DE CARVALHO LOPES (GILMAR DA MONTANA) – Empresário e, segundo o MPRN, sócio oculto do Consórcio INSPAR. Sócio majoritário das empresas Montana Construções e Montana Habitacional  e Construções. “Há provas de que teria anuído ao pagamento de propina por parte de George Olímpio a agentes públicos, bem como ao oferecimento de promessa de vantagem indevida a agentes públicos, para manter a sua participação no negócio”, assinala o MPRN na petição que desencadeou a Operação Sinal Fechado.

Ainda segundo o Ministério Público, há evidências de que Gilmar da Montana adiantou dinheiro para George Olímpio pagar propinas e que ele mesmo ofereceu vantagem indevida em troca da manutenção do contrato com o Consórcio INSPAR. “Há provas de que é sócio oculto do Consórcio INSPAR, tendo construído as bases dos centros de inspeção veicular, através da MONTHAB para depois alugá-las ao referido consórcio, obtendo, além disso, participação nos lucros. Há provas de que teria participado de negociata na Paraíba, fazendo doação irregular de campanha para garantir a contratação futura da organização criminosa”, completa a petição do Ministério Público Estadual do RN.

 

WILMA DE FARIA – A respeito da participação da então governadora, o Ministério Público do RN destaca que foi ela quem enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa que resultou na Lei Estadual n. 9270/09, elaborado com a participação ativa de membros da organização criminosa em questão, tendo sido concebido para atender aos interesses da quadrilha, inclusive quanto à absoluta ausência de repasse de recursos ausnferidos em razão da inspeção para o Estado do RN. “A própria mensagem que a mesma elaborou, remetendo este projeto de lei para a AL/RNB, foi disponibilizada a George Olímpio, tendo este remetido a outros membros da quadrilha. O seu filho Lauro Maia, como visto, teria recebido propina de George Olímpio para defender os interesses da organização perante a administração pública estadual, cuja gestora máxima era a sua própria mãe”, completa a petição do MP.

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal

Foto: Sérgio Henrique

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como:

Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.

A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão.

Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.

Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Anvisa revoga parte da suspensão de produtos da Ypê; veja lotes

Foto: Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revogou parte da suspensão de produtos da Ypê, restringindo a medida a lotes mais antigos de detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca.

A mudança foi publicada nesta 2ª feira (22.jun.2026) no Diário Oficial da União, por meio de 4 resoluções da agência. Três delas revogam trechos da decisão anunciada em 15 de junho, enquanto uma nova norma redefine quais produtos permanecem sob restrição.

Segundo a nota oficial, a Anvisa liberou produtos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2026 que apresentaram resultados satisfatórios em análises laboratoriais. Por isso, a medida foi restringida aos produtos fabricados até o fim de 2025.

Eis a lista dos produtos liberados:

Lava-louças (detergentes) com enzimas ativas Ypê;
Lava-louças (detergentes) Ypê;
Lava-louças (detergentes) concentrado Ypê Green;
Lava-louças (detergentes) Ypê toque suave;
Desinfetante Bak Ypê;
Desinfetante Pinho Ypê.
Para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a manutenção da restrição até março de 2026 está relacionada às ações previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de risco apresentado pela fabricante à Anvisa.

Eis os produtos que continuam sujeitos à suspensão de comercialização, distribuição e uso:

Lava-louças Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Lava-roupas líquidos Tixan Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de março de 2026.
A orientação da Anvisa para os consumidores é verificar o número do lote impresso na embalagem dos produtos da Ypê.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Cela que Bolsonaro ocupou é preservada na Papudinha para eventual retorno

Foto: Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ocupar a mesma cela em que esteve no 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, no complexo da Papuda, em Brasília, caso o ministro Alexandre de Moraes decida encerrar a prisão domiciliar temporária humanitária concedida.

A decisão completa os 90 dias definidos na quarta-feira (24), pois começou a valer com a alta do ex-presidente do hospital onde ficou internado após sair da prisão.

O espaço na Papudinha tem uma área, quarto, banheiro e cozinha separados. Ele é destinado a militares, ex-militares e presos vulneráveis.

A unidade foi preservada pela Polícia Militar do Distrito Federal para eventual retorno de Bolsonaro. Ela é higienizada e tem roupa de cama lavada em dias definidos pelos responsáveis. Segundo militares ouvidos pela reportagem, o espaço foi reservado “por precaução”.

Apesar da reserva, o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa foi alojado na mesma cela onde ficou Bolsonaro quando chegou à Papudinha. Com todas as outras lotadas, ele precisava de um espaço isolado para receber seus advogados em meio à negociação de uma proposta de delação premiada.

No mesmo local, mas em unidades separadas, estão o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques, também condenados no processo chamado de trama golpista.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Garis fazem paralisação em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22)

Foto: Sérgio Henrique

Os garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A manifestação ocorre em outras unidades da federação para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que estabelece o piso salarial nacional da categoria.

A manifestação começou às 6h. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp), a categoria vai atuar com 40% do efetivo, respeitando a Lei de Greve.

Os garis buscam a aprovação de um projeto de lei de 2020 conhecido como PL dos Garis e Margaridas. Atualmente, o projeto aguarda apreciação no Senado.

A paralisação acontece em:

Natal;
Parnamirim;
São Gonçalo do Amarante;
Extremoz;
Ceará-Mirim;
Mossoró.

Segundo o Sindlimp, as atividades retornam ao normal na terça-feira. A princípio, explicou Milklenilson Leite, presidente do Sindlimp, a categoria não pretende realizar greve.

“A nossa PL já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está no Senado esperando só ser pautada. Essa regulamentação da categoria é super importante porque há uma diferença gigantesca de piso de salário. Só aqui no RN são 4, 5 pisos. São seis tipos de vale. E isso acontece em todo o Brasil. E tendo em vista que o lixo é o mesmo, o trabalho é o mesmo. Então, o que que nós queremos? Regulamentar essa categoria”, falou Milklenilson Leite.

A recomendação do sindicato é para que as pessoas não coloquem o lixo para ser recolhido nesta segunda-feira.

“Vai estar comprometido. Então a gente pede à população que não coloque o lixo para fora hoje. Mas amanhã [terça-feira] volta ao normal”.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro sobre eleição na Colômbia: “Direita segue triunfando”

Screenshot

Foto: Kebec Nogueira

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal nome do bolsonarismo na disputa pelo Planalto em outubro, parabenizou Abelardo de la Espriella (Defensores de la Patria, de direita) pela vitória nas eleições presidenciais da Colômbia. O resultado do peito é preliminar.

Flávio falou em espanhol e afirmou que a eleição representava a “vitória do bem sobre o mal”. “As agendas de direita continuam triunfando em toda a América, porque lutamos contra as organizações narcoterroristas, contra a corrupção, contra o aumento de impostos e para que nossas nações sejam livres e prósperas”, declarou o senador.

Se confirmado pela comissão eleitoral, Espriella assumirá o comando da Colômbia em 7 de agosto, quando sucederá o presidente de esquerda Gustavo Petro.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Primeiro-ministro do Reino Unido renuncia e abre crise no governo britânico

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo após 23 meses à frente do governo britânico, conforme informações do Poder360.

Segundo a declaração feita no número 10 da Downing Street, Starmer informou que já comunicou a decisão ao rei Charles III durante conversa realizada na manhã desta segunda.

O premiê afirmou que a saída ocorre após pressões internas dentro do Partido Trabalhista e uma crise política em seu governo, com setores da legenda defendendo a mudança de liderança.

Em pronunciamento oficial, Starmer declarou que aceita a avaliação de seu partido de que não seria o nome mais indicado para liderar os trabalhistas nas próximas eleições gerais.

“A pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar e a aceito de bom grado”, afirmou.

Ele acrescentou que todas as decisões tomadas tiveram como objetivo “colocar o país em primeiro lugar” e confirmou que deixará a liderança do partido.

TRANSIÇÃO DE PODER

De acordo com o cronograma citado no anúncio, o novo primeiro-ministro deve assumir em meados de julho, caso haja consenso interno, ou até o fim de agosto, caso seja necessária uma disputa interna no Partido Trabalhista.

Starmer também informou que permanecerá no cargo até a conclusão do processo de sucessão, garantindo uma transição considerada “organizada e sem interrupções” no governo britânico.

Ao final do discurso, o premiê afirmou que pretende deixar a política ativa em primeiro plano para dedicar mais tempo à vida pessoal, mencionando o papel de pai e marido como prioridade após sua saída do cargo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide participa de tradicional almoço de São João Batista e reforça parceria com Assú

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia participou neste domingo do tradicional almoço de São João Batista, em Assú, um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que celebra 300 anos em 2026.

“É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, pré-candidato a deputado estadual. Os dois apoiam a pré-candidatura da senadora ao Senado.

No município, o mandato de Zenaide já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para as mais diferentes áreas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF vê risco de constrangimento e ministros temem ser barrados em estádios da Copa nos EUA

Foto: Victor Piemonte/STF

Ministros do STF têm evitado planejar viagens para assistir aos jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos. O motivo é a incerteza sobre possíveis restrições de visto e o receio de serem barrados em aeroportos ou estádios devido a efeitos ainda não totalmente esclarecidos de sanções aplicadas no passado.

Segundo relatos internos, ainda não há confirmação oficial se os magistrados seguem, total ou parcialmente, sujeitos a eventuais restrições associadas à Lei Magnitsky, conforme a coluna Andreza Matais do Metrópoles.

Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump chegou a aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na legislação. Na ocasião, também houve restrições de visto a autoridades brasileiras, enquanto outros ministros, como Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques, não teriam sido atingidos.

Embora parte das medidas tenha sido revista posteriormente após articulações diplomáticas envolvendo o presidente Lula, permanece a dúvida sobre a situação atual dos vistos de autoridades brasileiras, o que alimenta a cautela dentro do STF.

O ex-presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, chegou a comentar publicamente o tema, classificando a restrição de vistos como “desagradável” e afirmando que se trata de uma decisão soberana de cada país, ainda que considerada injusta por ele.

Opinião dos leitores

  1. Oxente! Xandão não manda no universo? Mandou prender e deportar nos EUA, Itália, Espanha, Argentina, etc. Por que teria problemas nos EUA? Que vergonha!!! Um integrante do STF temer visitar algum país democrático.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

GASTO PÚBLICO: 94% do “pacote de bondades” de Lula fica fora do arcabouço fiscal

Foto: Reprodução

Um estudo aponta que a maior parte dos benefícios anunciados pelo governo federal não entra nas regras do arcabouço fiscal. As informações são da Revista Oeste.

Segundo levantamento do economista Marcos Mendes, pesquisador associado ao Insper, cerca de 94% das medidas do chamado “pacote de bondades” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficam fora dos limites de controle de gastos.

O total anunciado pelo governo chega a R$ 187,2 bilhões entre janeiro e junho deste ano. Desse montante, aproximadamente R$ 176,7 bilhões não são contabilizados dentro das regras fiscais, segundo o estudo. Isso representa 94,3% das medidas analisadas.

Entre os programas citados estão iniciativas como o Move Brasil, Move Aplicativos, Desenrola Brasil, Gás do Povo, ampliação do Minha Casa Minha Vida, além de mudanças em tributos e liberação de recursos do FGTS.

O arcabouço fiscal, aprovado em 2023, estabelece limites para o crescimento das despesas públicas.

O estudo destaca que, apesar das regras, a maior parte das medidas recentes do governo acaba ficando fora desses limites formais de controle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Cadu Xavier diz que é julgado por ser “branco, hétero e bonito”

Imagens: Reprodução/Mossoró Notícias

Oo pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier (PT), comentou sobre sua trajetória pessoal e disse que, em alguns momentos, já foi julgado de forma superficial. Segundo ele, a forma como é percebido por algumas pessoas pode estar relacionada também à sua aparência física.

“Eu sou um cara branco, hétero, tem gente que diz que eu sou bonito, mas a minha família é uma família muito humilde”, afirmou, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN .

Cadu Xavier destacou ainda que vem de origem simples e que nem sempre sua história de vida é reconhecida à primeira vista. O pré-candidato integra o grupo político do PT no RN.

Opinião dos leitores

    1. Tem algo errado, para ser petralha raiz tem que ser gay, preto e outras costas mais!!@

  1. A minha família também me acha bonito rsrs
    O cara é político até na hora de se achar kkkkkk
    Outra coisa: o Cadú pode até ser de Lula (embora Lula não tenha derramado dinheiro no RN), mas claramente/obviamente o Cadú é de Fátima, secretário desde sempre da governadora (e ele esconde isso). Pq será?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *