Acidente

Radares sugerem que avião da Malaysia Airlines mudou de rota propositadamente

Evidência coletada de radares militares sugerem que o avião da Malaysia Airlines desaparecido desde o último sábado (8) mudou deliberadamente de rota, sobrevoando a península malaia em direção às ilhas de Andaman, disseram à agência Reuters fontes próximas às investigações, aumentando a suspeita de um ato criminoso.

O ministro da Defesa malaio, Hishammuddin Hussein, confirmou nesta manhã que as informações estão sendo analisadas. Hussein afirmou ainda que existe a possibilidade de que o transponder — equipamento que envia automaticamente informações sobre o avião — tenha sido desligado também propositadamente.

Ele disse ainda que membros da tripulação estão sendo investigados. “Se a investigação exigir que as casas dos pilotos sejam revistadas, isso será feito”, afirmou Hussein, que também é ministro interino dos Transportes.

A Índia confirmou também que começou a realizar buscas nas mais de 500 ilhas que formam o arquipélago de Andaman, no oceano Índico, entre o mar de Andaman e a baía de Bengala. A maioria dessas ilhas é território indiano e é inabitada.

Caso confirmadas, essas informações reforçam a tese de o avião tenha sido sequestrado ou sabotado.

“O que podemos dizer é que estamos investigando se foi um ato de sabotagem, com sequestro entre as possibilidades”, afirmou uma fonte malaia à Reuters.

O porta-voz das Forças Armadas da Índia, coronel Harmit Singh, que é responsável pelas buscas nas ilhas, disse que os trabalhos à bordo de uma aeronave começaram às 9h locais e que ainda não haviam trazido resultados.

“Apenas 37 das ilhas são habitadas; as demais são uma selva tropical densa. A aeronave está usando equipamentos que detectam calor para conduzir as buscas”, afirmou o coronel ao jornal americano “The Wall Street Journal”.

“Intervenção manual”

Autoridades americanas que auxiliam nas buscas pelo voo desaparecido estariam convencidos de que pode ter havido uma “intervenção manual” –ou seja, um ato deliberado– no incidente com a aeronave.

As suspeitas foram reveladas na quinta-feira (13), depois que dois oficiais que compõem a equipe disseram à rede de TV ABC News que já é sabido que o desligamento dos dois sistemas de comunicação da aeronave aconteceram em momentos diferentes, e não simultaneamente.

Pelo relato dos oficiais, investigações indicam que o sistema de comunicação de dados foi desligado à 1h07; já o transponder –equipamento que revela localização e altitude do voo– parou de funcionar à 1h21.

O desaparecimento do Boeing já se tornou um dos maiores mistérios na história moderna da aviação.

O avião foi visto pela última vez nos radares civis pouco antes de 1h30 de sábado passado (horário local), menos de uma hora depois de decolar de Kuala Lumpur. Nesse momento, a aeronave voava para nordeste, na direção de Pequim, passando sobre a entrada do golfo da Tailândia, perto da costa leste da Malásia.

Mas, na quarta-feira, o comandante da Força Aérea malaia disse que o avião foi observado por um radar militar, às 2h15, num ponto 320 quilômetros a noroeste da ilha de Penang, na costa oeste da Malásia

Numa descrição bem mais detalhada do que havia sido divulgada até agora sobre a localização do avião nos radares militares, as fontes ouvidas pelas Reuters disseram que a última posição confirmada do MH370 foi a 35 mil pés de altitude, a cerca de 90 milhas (144 quilômetros) da costa leste da Malásia, na direção do Vietnã — um ponto de navegação chamado “Igari”. Isso foi à 1h21 de sábado.

O monitoramento militar sugere que o avião fez uma brusca curva para oeste, na direção de um ponto chamado “Vampi”, a nordeste da ilha indonésia de Sumatra. Esse ponto é usado como referência para aviões na rota N571, que vai para o Oriente Médio.

De lá, o radar indica que o avião se dirigiu a um ponto chamado “Gival”, ao sul da ilha tailandesa de Phuket, e foi visto pela última vez indo para noroeste, na direção do ponto “Igrex”, que fica na direção das ilhas Andaman e é usado na rota P628, para a Europa.

Ele passou por esse ponto às 2h15 — a mesma hora citada na quarta-feira pelo comandante da Força Aérea, que não deu informações sobre qual era a possível direção do avião.

As fontes disseram ainda que a Malásia está solicitando dados brutos dos radares das vizinhas Tailândia, Indonésia e Índia, que possui uma base naval nas Andaman.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro processa Boulos por associá-lo à morte de Marielle Franco

Foto: Isac Nóbrega/Zeca Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal agendou para o dia 19 de julho uma audiência de conciliação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Bolsonaro cobra uma indenização de R$ 50 mil de Boulos por danos morais. Segundo a defesa do ex-presidente, o pré-candidato à prefeitura de São Paulo fez “ilações” e o acusou de suposta participação no assassinado da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

A ação lista publicações no X (antigo Twitter) em que o deputado do PSOL teria apontado Bolsonaro como responsável pelo crime.

A decisão de Bolsonaro de processar o adversário político ocorre após os irmãos Chiquinho Brazão e Domingos Brazão serem apontados pela Polícia Federal como os mandantes dos assassinatos. Ambos estão presos desde o fim de março pela suspeita de participação no caso.

Procurado pela CNN, o deputado Guilherme Boulos não quis comentar o assunto.

Recentemente, outra disputa entre Boulos e Bolsonaro foi parar na Justiça. O ex-presidente foi obrigado a excluir uma postagem que fez nas redes sociais com informações que seriam falsas sobre o deputado.

No material compartilhado, uma reportagem intitulada “Governo coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros”, Bolsonaro usou imagens do parlamentar junto com Lula.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Novos voluntários da Força Nacional do SUS chegam ao Rio Grande do Sul

Foto: Ivan Matos/MS

A partir desta segunda-feira (20), novos voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegam ao Rio Grande do Sul. No início de maio, a equipe contava com 100 profissionais. Com o reforço, o número chegará a 202.

A medida, de acordo com o governo federal, vai permitir que equipes volantes, com médicos e enfermeiros, atuem simultaneamente em dez municípios classificados como prioritários.

Atendimentos

De acordo com o Ministério da Saúde, em 15 dias, a Força Nacional do SUS ultrapassou 3,5 mil atendimentos no Rio Grande do Sul, sendo 2.041 deles apenas no Hospital de Campanha de Canoas.

A unidade de Porto Alegre contabilizou 503 atendimentos enquanto a estrutura de São Leopoldo, a mais recente a iniciar operações, acumula 47 atendimentos.

As equipes volantes, segundo a pasta, atenderam 887 pessoas. Houve, no acumulado, 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais.

Dados do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o Rio Grande do Sul apontam que 25% dos atendimentos em saúde no estado são relacionadas a doenças respiratórias, enquanto 7% são de doenças diarreicas.

Ampliação da rede

O município de Novo Hamburgo, distante 78 quilômetros de Porto Alegre, deve receber o quarto hospital de campanha. A nova estrutura terá seis médicos e três enfermeiros, além de técnicos de enfermagem. A unidade, segundo o ministério, receberá pacientes 24 horas por dia e tem capacidade para entre 150 e 200 atendimentos diários.

“Nesta semana, será iniciada a montagem e o início do funcionamento será divulgado nos próximos dias”, destacou a pasta.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

LULA lamenta morte do presidente iraniano

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta segunda-feira (20) uma mensagem de pesar Diante da confirmação da morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi,e do chanceler do país, Houssein Amir Abdollahian, nesse domingo (19). Eles estão entre as vítimas em uma queda de helicóptero que aconteceu no norte do país.

– Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítima, ao governo e ao povo iraniano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direito

Justiça do Trabalho realiza semana de conciliação no RN; saiba como agendar audiência

Foto: Divulgação/TRT

A Justiça do Trabalho começou nesta segunda-feira (20) a 8ª edição da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, com dezenas de acordos e audiências marcadas em Natal e no interior do Rio Grande do Norte.

O mutirão segue até a próxima sexta-feira (24) e ainda é possível agendar novas audiências, segundo o Tribunal Regional do Trabalho.

As audiências de conciliação ocorrem nas Varas do Trabalho de Natal e do Interior e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc) de Natal e de Mossoró.

“Há uma expectativa muito positiva de nossa parte em relação ao movimento da Semana da Conciliação deste ano e estamos preparados e mobilizados, todos os magistrados e servidores das Varas e dos Cejuscs, para atender quem nos procurar”, disse o desembargador Eduardo Serrano da Rocha, vice-presidente e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflito do TRT-RN.

Entre os processos que estão com homologação agendada para a semana se destacam um acordo coletivo da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e um acordo que envolve mais de 100 trabalhadores da Datanorte, atualmente aposentados, que foram reintegrados e vão receber seus atrasados.

Também estão pautados mais de 180 processos da Petrobras e outros 100 da Caixa Econômica Federal. Há, também, processos da Uber e da 99, do banco Santander e da Cooperativa Educacional (Coopedu).

Porém, outras pessoas envolvidas em processos trabalhistas também podem solicitar agendamento de acordos.

Como agendar

 

As partes que desejarem conciliar podem solicitar a inscrição por e-mail ou por telefone. Também serão aceitos pedidos através do WhatsApp Business.

Segundo o TRT, para solicitar a inclusão na pauta de audiência, é necessário informar o número do processo, os nomes, telefones, e-mails e endereços das partes e dos advogados. Além disso, os advogados devem realizar uma petição no processo.

  • Em Natal
    – WhatsApp Business: (84) 99838-0454 / 4006-3109
    – E-mail: [email protected]
  • Em Mossoró
    – WhatsApp Business: (84) 99838-0080 / 3422-3625
    – E-mail: [email protected]

 

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Fugitivo de Alcaçuz é visto em Assú, mas escapa de cerco policial e deixa para trás 14 celulares roubados

Foto: Reprodução

Um dos presos que fugiu da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, foi visto na tarde deste domingo (19) próximo à Ponte Felipe Guerra, sobre o Rio Piranhas-Açu, na BR-304, no limite entre os municípios de Assú e Itajá.

Com a denúncia, policiais foram até o local para averiguar a denúncia e identificaram Gustavo da Rocha Dias, de 30 anos, mas ele escapou do cerco policial ao avistar os agentes de segurança pública.

Durante a fuga, ‘Zé Comeia’, como o criminoso é conhecido, deixou para trás uma bolsa preta, contendo aproximadamente 14 celulares provenientes de roubo através de arrombamento, além de relógios e medicamentos.

Foto: Divulgação

Os policiais intensificaram as buscas na região com o objetivo de localizar e capturar o fugitivo.

O Governo do RN está oferecendo uma recompensa de R$ 5 mil para quem tiver informações dos fugitivos.

Qualquer informação pode ser repassada para o número 190.

*Com informações do Blog do Toni Martins e Portal da 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Mulher presa por stalkear médico chegou a ligar 500 vezes e a enviar 1,3 mil mensagens em um dia

Foto: Reprodução

Kawara Welch foi presa no início do mês por “stalking”, prática considerada crime desde 2021. Ela se apresenta nas redes sociais como artista plástica e começou a alimentar uma obsessão pelo médico, na expectativa de ter um relacionamento amoroso com ele.

O “stalking” é quando uma pessoa persegue outra, pessoalmente ou por qualquer outro meio, como telefonemas e mensagens. A pena varia de seis meses a dois anos de prisão.

Kawara foi acusada por um médico, que preferiu não ser identificado, de persegui-lo desde 2019. Ele diz que conheceu Kawara em 2018. Segundo o médico, com problemas de depressão. Depois de outros dois atendimentos, Kawara procurou a clínica onde o médico também trabalha. Foi quando o stalking começou a ganhar força.

“Ela teve acesso ao meu celular e começou a passar mensagens e fotos perturbadoras mesmo, amarrando lençol, corda no pescoço, se despedia de mim. Eu entrei em pânico”, conta ele.

Foi aí que, segundo o médico, Kawara passou a mandar mensagens em tom de ameaça. Ele, então, decidiu parar de atendê-la na clínica, mas Kawara insistiu. E quando ela ia ao hospital particular durante os plantões dele, o médico pedia à direção que outro profissional a atendesse. Ele passou a evitar contato com Kawara, mas não imaginava que a situação iria se agravar.

“Ela chegou a me passar 1.300 mensagens em um dia. E mais de 500 ligações num único dia. Eu troquei de número de celular umas três ou quatro vezes, mas parei de trocar porque vi que era totalmente inútil. Ela tinha uma facilidade incrível em achar meu número novo”, afirma o médico.

Kawara também fez ligações insistentes para a mulher do profissional e para o filho dele. Além dos telefonemas e das mensagens, as investigações da polícia encontraram montagens feitas por Kawara em redes sociais para dar a impressão de que os dois tinham um caso.

O médico também afirma que ela começou a persegui-lo nas ruas, no momento em que ele chegava ao trabalho e a um congresso de medicina. Ele conta que em 2022, Kawara invadiu o consultório onde uma paciente era atendida, e houve troca de agressões com a mulher dele. Um ano depois, mais um ataque no mesmo local, com xingamentos e até acusação de roubo.

“Tinha momentos de horrores, que eu entrava em pânico, porque ou ela aparecia ou ela fazia alguma coisa inesperada”. A polícia prendeu Kawara em flagrante, mas ela ficou apenas uma semana detida. Pagou fiança de R$ 3,5 mil e passou a responder ao processo em liberdade. Em março de 2023, a Justiça determinou a prisão preventiva dela por voltar a descumprir as medidas cautelares. Kawara ficou mais de um ano foragida até ser presa na semana passada, numa faculdade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde estudava nutrição.

O advogado de Kawara afirma que houve um envolvimento entre ela e o médico. Ele nega que tenha mantido qualquer relacionamento com ela. “Nós acreditamos não houve esse relacionamento. E, mesmo se houvesse, não justifica de forma alguma esse tipo de ação, esse tipo de conduta da Kawara”, afirma o delegado Rafael Faria.

O psiquiatra Daniel Barros, ouvido pelo Fantástico, diz que a prática de stalking pode ou não ter relação com transtornos psíquicos. No processo, não há nenhum laudo sobre as condições mentais de Kawara. Há um ano, o médico e a mulher dele estão em tratamento para controlar o pânico.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Marechal Restaurante completa 7 anos e tem programação temática em maio

Foto: Divulgação

Um dos mais conceituados restaurantes da cidade completa 7 anos de história e preparou uma programação temática para mês de maio. Com gastronomia contemporânea requintada, ambiente diferenciado e uma carta de drinks exclusiva, o restaurante é conhecido também por seus eventos, que reúnem clientes, amigos e casais potiguares em uma atmosfera de alegria e descontração.

A celebração oficial dos 7 anos acontece nos dias 22 e 23 de maio, em mais uma edição do projeto Marechal Convida, que recebe o chef Nando Carneiro (SP) em um Menu exclusivo em 5 etapas, sob comando do chef convidado e os chefs da casa. As vagas são limitadas e as reservas já estão disponíveis.

Reservas: (84) 98846-1647 (Whatsapp)
@marechaloficial

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Policial militar morre após bater na traseira de ônibus na BR-406 na Grande Natal

Foto: Reprodução/TV Tropical

Um aluno do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar morreu em um acidente na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na manhã desta segunda-feira (20). Ele foi identificado como Yury Haddad, de 28 anos.

De acordo com a polícia, o policial militar estava em uma motocicleta no sentido Natal quando bateu na traseira de um ônibus, que estava na mesma direção. Após o choque, o homem ainda foi atingido pelo veículo de transporte de passageiros. Ele tinha saído da cidade de Poço Branco com destino ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar.

Ele havia passado no concurso da PM e teria aula no curso de formação. Yury se formaria soldado da corporação em setembro deste ano. Parentes e amigos do praça estavam muito abalados com a morte dele. Policiais militares também estiveram no local do acidente.

O trânsito ficou lento na BR-406 até o recolhimento do corpo pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN). O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Girão confirma apoio à pré-candidatura de Paulinho Freire

Foto: Magnus Nascimento

O deputado federal General Girão (PL) anunciou que irá apoiar a pré-candidatura de Paulinho Freire (União Brasil) à Prefeitura de Natal. A decisão foi confirmado em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (20).

“A gente não faz política sozinho. Fazemos política sempre procurando unir as forças”, afirmou Girão, ao justificar a escolha. O deputado também ressaltou que a decisão partiu da análise das pesquisas e de reuniões internas do partido, lideradas pelo senador Rogério Marinho. A ideia é apoiar o candidato que estivesse melhor nas pesquisas.

“Nessa última eleição, liderados por Rogério Marinho, fizemos uma base muito forte. E mesmo assim, o PL é um dos partidos (que compõe essa base). E liderados por Rogério Marinho, identificamos que para fazer o apoio em Natal, em uma candidatura própria, pensamos em unir forças”, explicou o Girão.

Além do parlamentar federal, Paulinho Freire também tem o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). No evento, também estiveram presentes Joanna Guerra, secretária municipal de planejamento e pré-candidata à vice, e José Agripino.

Durante o anúncio do apoio do deputado federal general Girão aa Paulinho Freire, que é pré-candidato a prefeito de Natal, o ex-senador e presidente do União Brasil no RN, José Agripino, ressaltou que “Paulinho é candidato de centro”. Ele explicou também que apoio como o do general Girão “será valorizado durante e depois da campanha”.

Ainda em sua fala, José Agripino destacou que é “importante que vocês participem de uma gestão preocupada com o interesse real do cidadão”.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, que já tinha anunciado seu apoio a Paulinho Freire, afirmou que a adesão do general ao projeto de Freire “representa o apoio de um segmento importante da sociedade natalense”. Dias citou a “postura nítida, definida, de direita, que representa este segmento”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Se o candidato de centro votou 67% das vezes apoiando o PT, imagine o resto… está aí na sua cara. Só cai quem quer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] DEPLORÁVEL E COVARDE: Homem agride idoso em frente de conveniência na zona Norte de Natal

Vídeo: Via Certa

Um homem chamado Álvaro agrediu um idoso na frente de uma conveniência no bairro Pajuçara. De acordo com as informações, não houve motivo aparente para a agres:são.

O agressor correu em direção ao idoso e o agrediu, como mostram as imagens das câmeras de segurança. O idoso foi socorrido e levado para a UPA, onde, apesar de estar bem machucado, está em estado estável.

Em outro vídeo, é possível ver o mesmo agressor tentando arr:ombar um veículo no mesmo local.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *