Política

REDE diz em Carta Aberta que ou Styvenson se enquadra e assume as causas do partido ou sai

Carta Aberta

Diante do que vem sendo divulgado na mídia na última semana, sobre a candidatura do capitão Styvenson, a Rede Sustentabilidade do Rio Grande do Norte vem a público expor a verdade dos fatos.

No período de pré campanha eleitoral, o capitão Styvenson Valentim procurou a executiva da Rede Sustentabilidade para se filiar ao partido. O militar optou pela candidatura cidadã: uma inovação política que permite a qualquer cidadão, membros de movimentos de renovação política, partidos sem registro na justiça eleitoral e figuras com atuação destacada na sociedade possam disputar um pleito eleitoral sem possuir militância partidária orgânica.

Entretanto, embora confira independência enquanto estratégia eleitoral, as diretrizes que regem a candidatura cívica, conforme o estatuto e as resoluções nacionais preveem, também estabelecem vínculo programático com o partido. Tratam-se de alianças onde os candidatos assinam um termo de compromisso público com os princípios norteadores e inegociáveis da Rede, que são cláusulas pétreas, conforme se vê no Artigo 4º do Estatuto da Rede:

I – da pluralidade política;

II – da dignidade da pessoa humana;

III – da justiça social;

IV – defesa dos direitos das minorias;

V – do respeito à natureza e à vida em todas as suas formas de manifestação e da promoção e defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado;

VI – da função social da terra e dos conhecimentos tecnológicos e científicos;

VII – da função social da propriedade;

VIII – da solidariedade e da cooperação;

IX – respeito às convicções religiosas e à liberdade para professá-las;

X – da transparência, eficiência e eficácia na gestão pública;

XI – da impessoalidade e do interesse público;

XII – da legalidade;

XIII – do pleno respeito às diversidades, à coisa pública e ao bem comum; e,

XIV – na construção de consenso progressivo nas deliberações da REDE.

Ademais, especificamente sobre a Candidatura Cidadã, a Resolução Elo nº 09, de 2017 preceitua atuação coerente com os princípios e valores da sigla onde a militância orgânica não seja preterida, nem passada para trás.

“Queremos uma equação de soma positiva, uma corresponsabilidade entre militância orgânica e candidaturas cidadãs. Queremos candidaturas cidadãs que defendam causas coerentes aos nossos princípios, o que certamente se traduzirão por entusiasmo com nossas candidaturas partidárias. No caso das candidaturas cidadãs para cargos majoritários, a identidade programática e a afinidade com o projeto nacional e com as demais candidaturas majoritárias e proporcionais da REDE são essenciais. As candidaturas cidadãs proporcionais não podem manifestar críticas aos candidatos (as) da REDE nem apoiar candidatos(as) adversários(as), na forma da Lei”, diz trecho da Resolução.

Em entrevista ao programa Momento Metropolitano, exibida no Facebook e que foi ao ar no dia 29 de Agosto, o capitão Styvenson violou flagrantemente a Resolução Elo nº 09, de 2017 ao ressaltar seu descompromisso programático com os candidatos orgânicos da REDE. Postura que adotou logo após a convenção partidária da Rede e que se acentuou nas últimas semanas.

No programa, o militar afirma que sua candidatura é isolada e que recebeu (SIC) liberdade para não subir em palanque, não dar apoio e nem falar em nome de político. “Político que aparecer ai falando que tá comigo é mentira, viu? Eu não tô com ninguém, eu tô só”.

Ainda na entrevista, o capitão afirma que essa liberdade teve um preço e que ele foi alto: recusou dinheiro público, horário eleitoral na TV e estrutura partidária.

Sobre propaganda eleitoral na TV e Rádio, a executiva da Rede externa que, mesmo isso não tendo sido tratado nas discussões iniciais, destinou 50% do tempo que dispunha para o capitão Styvenson. A outra metade foi reservada para o sindicalista Napoleão, candidato orgânico do partido ao senado.

A assessoria do militar sugeriu o horário integral, deixando de fora o candidato orgânico do partido, o sindicalista Napoleão, por ter, segundo eles, menos expressividade eleitoral. A Rede manteve a oferta de metade do tempo para ambos, de forma igualitária, como procede em todas as suas questões internas e externas.

Outro ponto importante é que a Rede não disponibilizou nem estrutura nem recursos partidários para nenhum dos seus candidatos majoritários até agora, uma vez que tais verbas ainda não foram disponibilizadas pela executiva nacional. Portanto, não foram sequer oferecidas tais condições.

Cabe salientar que, em tempos sombrios em que conquistas sociais e a democracia estão em risco, a Rede Sustentabilidade não abre mão de discursos e práticas políticas que estejam alinhados com os ideais partidários, com a figura de Marina Silva – pessoa ética, sem qualquer envolvimento com escândalos de corrupção – e com os candidatos majoritários do partido: Freitas Júnior, candidato ao governo, Flávio Rebouças, candidato a vice-governador e Napoleão, candidato ao Senado.

Desse modo, a Rede Sustentabilidade repudia a deturpação da candidatura cidadã feita pelo militar, assim como sua omissão no que tange à gestão do governo de Robinson Faria.

Sobre ética, reitere-se que a Rede é o único partido que acolhe e apoia incondicionalmente a Lei da Ficha-Limpa. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é o partido que mais combate a corrupção no Brasil. Por sinal, é o único partido que exige que todos os seus filiados estejam enquadrados nas hipóteses da Lei de Ficha Limpa.

Credibilidade que o capitão Styvenson pôde atestar: após o ingresso dele na Rede, passou a liderar as pesquisas.

Considerando todos os princípios que norteiam a Rede, é incompatível qualquer candidatura, orgânica ou cidadã, que mantenha alinhamento duvidoso com posições políticas conflitantes. Seja com o personalismo, com o apoio ao governo do Estado, com oligarquias estabelecidas, com práticas que a Rede condena ou com a própria identidade política.

Desse modo, toda e qualquer candidatura dentro do partido precisa coadunar com o que foi exposto nesta carta, sob risco de ter a sua manutenção desabonada.

Cumpriremos o que foi acordado em todas as nossas discussões e esperamos que tais pontos expostos anteriormente também sejam respeitados.

Por último, é importante que se diga que, antes de qualquer vitória eleitoral ou cálculo eleitoreiro, a Rede prioriza sua identidade programática, protagonismo social e construções coletivas, fortalecendo nossas lutas por um Rio Grande do Norte e um Brasil justo e sustentável.

 

Opinião dos leitores

  1. No comércio isso tem nome, e é proibido pelo CDC: venda casada.
    O REDE tá exigindo reciprocidade do candidato para permitir que ele continue no partido. Que feio!!!! Cadê o espírito público? Cadê a democracia e a liberdade de expressão?
    "Meu partido, é um coração partido "

  2. Nenhum outro candidato usou tanto dinheiro
    Público quanto o Capitão Styvenson.
    Foi com dinheiro público que ele se promoveu
    Em operações quando atuava a serviço do DETRAN.
    Ele deu visibilidade a sua imagem, repito, com
    recursos públicos, para depois transformar-se em
    candidato.
    Simples assim

  3. Carão bem dado! Ele não é deus… Sua arrogância e petulância extrapolam uma possível competência, que até agora só foi demonstrada quando está com a arma no coldre…

  4. O Capitão Styvyson se comporta como se não estivesse entrando para a política. Se ele foi se candidatar e pretende ganhar uma eleição se tornará político, assim estará sujeito ao Partido e seu programa. Como ele exercerá um mandato de Senador por 8 anos e não representará as idéias do seu partido?…Ora, ele já sabia que em algum momento teria que se submeter a algumas questões partidárias.

    1. Realmente, uma politica sebosa dessas num partido de esquerda que sempre teve ligado ao PT, cujo chefe esta preso…. de tanto toma la de ca.. e quem nao aceitar essas "regras" deva se enquadrar? Acho que o Capitao ja ta fazendo um favor em nao recuar e se nao quiserem ele do jeito que ele propos antes (e eles aceitaram).. ja mostrou que a rede ta vendida. Será que foi pra facilitar a vida de uma candidata que caiu nas pesquisas??????? O capitao sempre disse que seria suas proprias aspiracoes, quem mentiu foi a Rede que depois que viram ele crescer, puxaram o tapete.

  5. Amigo BG a verdade vai aparecer e mostrar que tem gente grande por trás tentando derrubar a candidatura do capitão tem muita grana nessa história não é a toa que um senador que teve mais de um milhão de votos pode ficar sem mandato, é só aguardar.

  6. Em qualquer partido que ele estiver, tem que obedecer as diretrizes. Ou o partido é que tem se adaptar a ele? Um pouco de humildade é sempre bem-vinda. É a única coligação que não está envolvida em escândalos. Mostre que ainda existe militar inteligente capitão!

  7. Voto no capitão, não na rede. Partido burro arranjar uma briga com um senador eleito em vez, de agregar estão separando,

  8. Não sei por que diabos o capitão foi se filiar a um partido de esquerda, criado por uma esquerdista que foi petista por 19 anos e só saiu quando estouraram os escândalos para criara a REDE. Militar em partido de esquerda é uma incoerência total. Vá para o PSL capitão, pelo amor de deus. Ou para o NOVO.

    1. Realmente não dá para entender porque ele fez tão má escolha. Pra que se filiar à esquerda?

  9. por aí vc tira que as coisas nunca vão mudar aqui… quando aparece uma pessoa diferente já vai logo sendo SABOTADA.

    Fosse ele fingiria aceitar tudo que o partido quer, depois de eleito seguiria minhas idéias.

  10. Está faltando humildade por parte do capitão, ninguém nunca foi nem será dono da verdade! Vou dar de presente uma havaianas pra ele.

  11. Capitão

    Vem pro lado do Mito… Ele sim vai poder te ajudar quando presidente….. Ou vc quer deixar Bolsonaro presidente e Fátima governadora????

    Precisamos de ajuda!!!!

    Só voto pra senador no Styvenson… Garibaldi tem que se aposentar e Zenaide é Comunista!

    help

  12. O lugar do Capitão era no Partido Novo ou Patriota. Não foi bem pensada essa ida para a "Rede" de Marina, partido orgânico, fisiológico; ou como diz a sabedoria popular "subnitrato de b*#w2"

  13. Capitão , vc pode até não está fazendo a escolha certa, mas n e pq vc não tem capacidade , nem por não pensar, e sim pq na grande maioria, políticos realmente pensa, mas não no eleitor, e sim na robalheira , no seu bem estar e na sua família , o eleitor q se dane, mas se puder não desista, pq nosso estado precisa de pessoas com vc

  14. Foi só o cara aparecer em primeiro lugar nas pesquisas que a turma enlouqueceu. Vai vencer os grandes e espero que Zenaide ou o próprio Geraldo vença também e derrube os poderosos.
    MEU VOTO É DO CAPITÃO

  15. A quem interessa tirar o primeiro lugar nas pesquisas??? Será que a Rede, partido de esquerda que sempre foi ligado ao PT, tem interesse em derrubar o Capitao, a melhor escolha do povo, pra que a fracassada proposta do PT, que caiu nas pesquisas pra ultima colocada, tenha chance de ser senadora? Ou a Rede, depois que percebeu que criou um senador, unico candidato que tem chance no partido em se eleger, mudou de ideia a respeito do Capitao, que sempre deixou claro que so usou a legenda, e o partido assim aceitou? A rede mudou de opiniao apos ler o "estatuto" em plena campanha, tem dinheiro envolvido, ou promessa de cargos comissionados num governo petista ou é apenas convicçao "ideologica" estatutária? Sao apenas livre opinioes, nao acusacoes, pq esta muito estranho isso tudo.

  16. Capitão Styvenson é um cidadão honrado e do bem. Estranho haver se bandeado pros lados de um partido de esquerda, da candidata "melancia" (verde por fora e vermelha por dentro). Realmente, muita gente acha que o lugar do Cap. Styvenson seria junto a quem defende a Família como célula mater da sociedade, a luta pela manutenção dos bons costumes, pelo combate incansável ao banditismo etc. Que houve Capitão?

  17. O meu voto será de Styvenson e jamais votaria em Marina ou Napoleao. Styvenson já mostrou trabalho sério e coragem nas adversidades, haja visto seu afastamento de suas funções, não houve lamento ou acusações e sim respondeu com o trabalho voluntário na escola próxima a favela do Japão. Se for afastado em sua candidatura, certamente haverá protesto.

  18. Capitão levou um pito. E agora? Vai ficar calado e voltar pra caserna ou vai enfrentar o partido. Será que ele é arrochado mesmo ou só tem pose?

    1. Tenha vergonha de se vangloriar por um cidadão honesto ser perseguido porque não quer se agrupar com essa corja de políticos. Una-se às pessoas de bem que estão cansada e querem mudança e não se preste a esse papel de ficar alimentando esse tipo de postura contra uma pessoa cujo o único defeito é ser firme na defesa dos seus valores e trabalho. É um vexame para um partido que retirem a candidatura dele porque ele não quer se acompanhar de ninguém desse meio. E é um vexame para democracia e para você como cidadão defender e rir disso.

  19. Foi se filiar ao partido de versão light do PT capitão??? Que ato falho foi esse???
    Agora vai ser incomodado a todo segundo para defender o que não é competível com sua farda.
    Como você vai responder ter combatido bandido armado atirando em sua direção com arma, e não, com palavras educadas ou atirando flores???
    Como você vai justificar que tiro não se combate com resposta de mesma intensidade???
    Entrou numa roubada entrando na REDE, o partido verde por fora e vermelho por dentro.

  20. Eita, vai encher de milico e de civil babão aqui pra chorar pelo styvenson. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai correr atrás de ladrão, militar tem é que limpar terreno, pintar muro e pegar bandido. política é para gente que tem capacidade de pensar. religioso e militar, nao.

  21. Faz sentido, porém será que a Rede não está recebendo dinheiro dos caciques para inviabilizar a candidatura do militar?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Tem Disquinho de Goiaba de Caicó e camarão de entrada

O Papo de Fogão dessa semana tá arretado de bom! Dona Diana de Araújo chega trazendo o Disquinho de Goiaba, tradição de Caicó que é pura gostosura.

E ainda tem Militão Chaves botando todo mundo pra salivar com um camarão com biquinho e farofa de bacon de comer rezando!

Não perde esse programa, viu?

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Encontro entre Lula e Trump pode ocorrer neste mês de outubro na Itália

Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Emily J. Higgins/Casa Branca

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Roma entre 13 e 18 de outubro para participar do Fórum Mundial da Alimentação, que celebra os 80 anos da FAO.

Durante o evento, pode ocorrer uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros.

Os dois já tiveram um breve contato na Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Trump falou em “química excelente” com Lula e demonstrou interesse em avançar no diálogo.

Além de Roma, a Malásia — onde Lula participará da 47ª Cúpula da Asean no fim do mês — também é cogitada como palco para o encontro.

O Itamaraty avalia ainda a possibilidade de uma conversa prévia por telefone ou videoconferência.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após resposta do Hamas, Trump pede que Israel pare de bombardear Gaza

Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu nesta sexta-feira (3) após o Hamas concordar em libertar todos os reféns israelenses na Faixa de Gaza. Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que Israel deve interromper imediatamente o bombardeio no território palestino para que os resgates ocorram de forma segura.

“Com base na Declaração recém-emitida pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma PAZ duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza, para que possamos resgatar os reféns com segurança e rapidez! Já estamos discutindo detalhes a serem acertados. Não se trata apenas de Gaza, trata-se da PAZ há muito almejada no Oriente Médio”, escreveu Trump.

O Hamas divulgou comunicado nesta sexta-feira confirmando sua concordância com o plano de paz proposto pelo presidente norte-americano. O grupo palestino afirmou que libertará todos os prisioneiros israelenses — vivos e mortos — e permitirá a entrega da administração da Faixa de Gaza a um comitê palestino independente, conforme sugerido pelo republicano.

LEIA TAMBÉM: Após ultimato de Trump, Hamas diz que concorda em libertar todos os reféns israelenses e quer discutir outros pontos do plano de paz

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sobe para 113 casos suspeitos de intoxicação por metanol no país, diz Padilha

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Brasil passou da marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, são 113 casos suspeitos em todo o país. A informação foi dada em entrevista à CNN nesta sexta-feira (3).

São cinco estados com casos suspeitos – São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul – além do Distrito Federal.

“Número de casos suspeitos e presentes em outros estados reforça a participação da Polícia Federal na investigação por ser uma situação interestadual”, disse Padilha.

País tem uma morte confirmada como provocada em razão do metanol. O ministro não detalhou se essa morte teve relação com o consumo de bebida alcoólica. Outros 11 óbitos ainda estão sob investigação em todo o território nacional

Com informações de CNN e UOL

Opinião dos leitores

  1. O número de vítimas de bebidas batizada com metanol é muito maior, o ministro e os responsáveis ela fiscalização estão mentindo e manipulando o número de vítimas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após ultimato de Trump, Hamas diz que concorda em libertar todos os reféns israelenses e quer discutir outros pontos do plano de paz

Foto: MOHAMMED SABER/EFE/EPA

O grupo terrorista Hamas respondeu, nesta sexta-feira (3), ao presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a proposta de plano de paz na Faixa de Gaza. O grupo informou que concorda em libertar todos os reféns israelenses e deixar o governo no enclave palestino, mas pediu que alguns pontos do acordo sejam discutidos.

A resposta do Hamas surgiu horas após o “ultimato” de Trump, que deu um prazo até este domingo (5) para o grupo se manifestar sobre a proposta.

“Para alcançar o fim da guerra e a retirada completa [das forças de Israel] da Faixa de Gaza, o movimento anuncia sua concordância em libertar todos os prisioneiros da ocupação, vivos e cadáveres, conforme a fórmula de troca contida na proposta do presidente Trump, e providenciar as condições de campo para o processo de troca. Nesse sentido, o movimento confirma sua prontidão para entrar imediatamente, por meio dos mediadores, em negociações para discutir os detalhes disso”, disse o Hamas em comunicado.

Sobre a possível saída da administração de Gaza, o grupo palestino disse concordar em entregar o governo para um comitê palestino independente, conforme proposto pelo presidente dos EUA.

Apesar da sinalização positiva, o Hamas não comentou os outros 18 pontos da proposta de paz com Israel. Entre elas, a deposição de armas e a reconstrução do enclave palestino.

De acordo com o comunicado, as questões “relacionadas ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino” precisam ter uma “posição nacional unificada”. Por isso, a organização afirmou que tais temas serão debatidos por meio de um “quadro nacional”.

O acordo já foi aceito por Israel durante visita de Benjamin Netanyahu aos EUA nesta semana. O premiê israelense, porém, já sinalizou que pode não cumprir um dos pontos do plano de paz: a retirada de tropas do enclave palestino.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reprovação à participação de Janja no governo Lula cresce 11 pontos percentuais e chega a 61%, mostra pesquisa PoderData

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pesquisa do PoderData mostra que 61% dos eleitores que afirmaram conhecer Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprovam sua participação no governo.

O índice cresceu 11 pontos percentuais desde junho e é o mais alto desde maio de 2024. Apenas 23% afirmaram aprovar sua atuação, o menor patamar registrado desde o início da série histórica, enquanto 16% não souberam responder.

A primeira-dama também se tornou mais conhecida nos últimos anos. Em setembro de 2022, antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, 63% dos brasileiros diziam conhecê-la. Hoje, esse número subiu para 89%, sendo 51% os que a conhecem “de ouvir falar” e 38% os que afirmam conhecê-la “bem”. Apenas 11% ainda dizem não conhecer Janja.

Os dados foram coletados de 27 a 29 de setembro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 178 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Foi uma das melhores PRIMEIRA DAMA que o BRASIL já teve. LULA até para escolher MULHERES é muitíssimo competente.

    EU SOU FÃ DE CARTEIRINHA DE “JANJA”.

  2. Há controvérsias! Comenta-se a boca pequena que o índice de rejeição dessa “dama de vermelho” é bem maior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPF diz que saúde em Belém corre risco de colapso na COP30 e recomenda criar hospital de campanha

Obras da Vila dos Líderes, espaço destinado à hospedagem de autoridades na COP30, em Belém / Foto: Marx Vasconcelos/Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) alertou que a rede de saúde de Belém não está preparada para a COP30, prevista para novembro, quando a cidade deve receber mais de 50 mil pessoas. O órgão recomendou a criação de um hospital de campanha, contratação temporária de profissionais e ampliação de leitos.

Segundo o MPF, prontos-socorros e UPAs da capital já sofrem com falta de insumos, medicamentos e estrutura básica, o que pode levar a um colapso durante o evento. “Salta aos olhos que, ao contrário do divulgado, a saúde de Belém, notadamente de urgência e emergência, não se preparou para a COP30”, afirmou a Procuradoria.

A Secretaria Estadual de Saúde negou a necessidade de hospital de campanha e disse que a rede está preparada. Já o Ministério da Saúde informou ter destinado mais de R$ 300 milhões ao Pará, sendo R$ 100 milhões para reformas de UBSs e emergências. O ministro Alexandre Padilha garantiu que não haverá fila separada no SUS para participantes da conferência e destacou que a COP30 “vai deixar um grande legado na área da saúde”. O MPF também criticou a ausência de investimentos diretos do orçamento da cúpula (cerca de R$ 4,7 bilhões) na saúde pública.

Com informações de Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. TENHO DITO!!
    GASTOS BILIONÁRIOS COM ESSA TAL DE COP30 QUE NÃO VAI MUDAR A VIDA DE NENHUM CIDADÃO COMUM NUM ESTADO QUE FALTA DE TUDO.
    TAÍ Ó!!
    Dinheiro farto pros mamadores de dinheiro público.
    É só quem saem lucrando num negocio desses.
    Faz o L.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump declara que EUA estão em ‘conflito armado’ com cartéis de drogas: PCC e CV entrarão na mira?

Foto: Getty Images via BBC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em memorando confidencial que o país está em um “conflito armado” contra cartéis de drogas, agora tratados como “combatentes legais”.

A declaração veio após ataques americanos a três barcos no Caribe, suspeitos de transportar drogas, que deixaram 17 mortos. Segundo o documento, Trump determinou que o Departamento de Defesa conduza operações contra os grupos “de acordo com a lei de conflitos armados”.

“O presidente determinou que os Estados Unidos estão envolvidos em um conflito armado com essas organizações terroristas designadas”, afirma o documento, conforme relatado pela Reuters.

Trump justificou: “Que eles saibam que nós vamos explodir vocês”, em referência aos cartéis ligados à Venezuela, como o Tren de Aragua e o Cartel de los Soles, que os EUA acusam de conexões com o presidente Nicolás Maduro.

A medida levantou críticas de especialistas em direito internacional, que veem possível violação dos direitos humanos e questionam a legalidade dos ataques.

PCC e CV na mira?

O caso também interessa ao Brasil: analistas avaliam que os EUA podem estender a classificação de organizações terroristas ao PCC e ao Comando Vermelho. Para a consultoria Eurasia, essa possibilidade pode crescer nos próximos meses.

O memorando de Trump ao Congresso americano é de interesse do Brasil, pois especialistas em risco político avaliam que existe a possibilidade de o governo americano classificar facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

A medida pode ser adotada como parte das retaliações americanas pela condenação de Jair Bolsonaro (PL) por golpe de Estado, segundo um relatório publicado pela consultoria Eurasia no início de setembro.

Em entrevista à BBC News Brasil, o diretor-executivo para as Américas do grupo Eurasia, Christopher Garman, disse que a classificação do PCC e do CV como organizações terroristas não parece ser uma decisão iminente, mas pode ocorrer nos próximos meses.

“O desafio de quando você denomina PCC e CV como organização terrorista é que tem que identificar quais grupos estão ajudando essas organizações. E, dado o tamanho, a sofisticação e a entrada desses grupos no setor privado, não é fácil”, observou Garman.

O presidente Lula criticou o avanço militar americano no Caribe: “O terrorismo não pode ser confundido com desafios de segurança pública. São fenômenos distintos e não devem servir de desculpa para intervenções à margem do direito internacional”.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Direitos humanos é pra seres humanos do bem. Traficantes e terroristas não respeitam os direitos humanos mais querem usufruir dos benefícios e medidas de proteção. Pau no lombo desses traficantes e terroristas desumanos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF estabelece altura mínima para cargos em segurança pública; entenda

Foto:  Fernando Frazão / Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu os parâmetros para fixação de altura mínima para homens e mulheres que desejam ingressar em funções públicas, por meio de concursos públicos na área de segurança pública.

Em decisão de repercussão geral proferida na quinta-feira (2), que deve ser aplicada para todas as ações que discutem a mesma matéria, independente do tribunal, a corte decidiu que as regras de estatura mínima 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres, só é válida se prevista em lei.

O ministro relator, Luís Roberto Barroso, e a maioria do Plenário Virtual acolheram o argumento. O STF já admite a exigência, mas condiciona-a aos requisitos da Lei federal 12.705/2012, que rege o Exército.

O Tribunal ressaltou, contudo, a inconstitucionalidade da exigência para oficiais bombeiros militares da área de saúde e capelães, pois tais diferenciações devem estar ligadas diretamente às funções do cargo.

Caso concreto

Essa tese foi consolidada após uma candidata à Polícia Militar de Alagoas, medindo 1,56m, ser reprovada devido à legislação local exigir 1,60m para mulheres. A defesa argumentou que a regra feria a razoabilidade e o acesso a cargos públicos, por ser mais rigorosa que a do Exército.

“É inadmissível, no Estado de Alagoas, onde as pessoas geralmente são de estatura baixa e mediana, se delimitar o acesso para um cargo público pela altura”, argumentou.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. As Forças Armadas de ontem, admirada e respeitada pela populaçãodo bem, é as “Frouxas Armadas” de hoje, medíocre, submissa e inoperante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PM abre processo disciplinar contra policiais filmados ‘brincando’ de patinete em frente a batalhão em horário de serviço em Natal

Foto: reprodução

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte instaurou um processo administrativo disciplinar para investigar dois sargentos flagrados em um vídeo enquanto brincavam com um patinete elétrico durante o horário de serviço em Natal. O caso aconteceu em frente à sede do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Zona Leste da capital.

Segundo a decisão, publicada em um boletim interno do batalhão na última quarta-feira (1), os militares são investigados por pelo menos três transgressões ao regulamento disciplinar da corporação:

  • Deixar de cumprir ou de fazer cumprir normas regulamentares na esfera de suas atribuições.
  • Trabalhar mal, intencionalmente ou por falta de atenção, em qualquer serviço ou instrução.
  • Portar-se sem compostura em lugar público.

O Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou que não vai comentar o caso. O procedimento tem prazo inicial de 15 dias úteis para conclusão, podendo ser prorrogado por mais cinco dias. As possíveis penalidades não foram divulgadas.

g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *