A carcinicultura brasileira estará em pauta hoje na Câmara dos Deputados. Dois temas essenciais para os produtores estarão sendo debatidos na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em Brasília. A falta de crédito no Banco do Nordeste para os produtores do setor e as diretrizes operacionais de financiamento para a carcinicultura e os riscos da importação do camarão selvagem argentino são os principais destaques.
A proposta da reunião é do deputado Raimundo Gomes de Matos, do PSDB do Ceará. Estarão presentes o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela. Edilson Ferreira, superintendente de recuperação de crédito do Banco do Nordeste, além de Hiran Farias Costa, professor da Universidade Federal do Ceará.
O presidente da ABCC, Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha, será o responsável por palestrar em defesa dos produtores nacionais. “É uma reunião extremamente importante. Primeiro vamos contestar as atitudes do Banco do Nordeste, que suspendeu os financiamentos para a carcinicultura em um ano de seca do Nordeste”, ressaltou Itamar Rocha.
Outro ponto importante da reunião é a discussão a respeito dos riscos da queda da barreira sanitária que protege o camarão nacional. “No momento em que o setor de produção nacional está extremamente forte, que pensamos em voltar a exportar nosso camarão, surge uma possibilidade que pode dizimar nosso setor. Desde 1999 não importamos camarão justamente para proteger nosso camarão de doenças. E isso não permitiremos”, explicou Orígenes Monte, presidente da Associação Norte-Riograndense dos Criadores de Camarão, que também estará presente no encontro.
Comente aqui