“RIO GRANDE SEM SORTE”: Empresa aérea que leva as frutas do RN para Europa deixa de operar no Rio Grande do Norte e vai para Recife

A Lufthansa Cargo, companhia aérea alemã responsável pelo transporte semanal de frutas do Rio Grande do Norte para a Europa, deixará de operar pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Esta é a última semana de atuação da empresa no Estado. A Lufthansa passará a utilizar o Aeroporto Internacional de Recife a partir da terça-feira, dia 21 de julho. A interrupção no transporte de cargas foi confirmado à TRIBUNA DO NORTE pelo diretor da Lufthansa no Brasil, Cleverton Holtz Vighy, e pela assessoria da Inframerica, consórcio que administra o terminal. Por voo, a Lufthansa transportava cerca de 60 toneladas, principalmente de pescado e frutas (melão e mamão).

“Após cinco anos de operação regular em Natal, exceto pelo hiato durante a obra de ampliação na pista – em setembro de 2017 – teremos neste sábado próximo, 18 de julho nosso último voo regular em Natal”, afirmou Cleverton Vighy. A companhia operava dois voos cargueiros regulares, por semana, no terminal com aeronaves dos modelos 777 e MD11,que têm capacidade para transporte de 100 toneladas. De acordo com o diretor da Lufthansa no Brasil, no primeiro semestre deste ano, a movimentação média chegou a 120 toneladas semanais para a Europa. Ou seja, perto de 2.400 toneladas no período.

“A transferência se dá”, diz o diretor da Lufthansa no Brasil, “pela baixa oferta de serviço das ESATAs (Empresa de Serviço Auxiliar de Transporte Aéreo) no aeroporto, inviabilizando a continuação da operação e não está relacionada diretamente a concessionária do aeroporto”. As agências auxiliares de carga aérea executam os serviços de rampa e de pista nos aeroportos, de hotelaria e demais serviços conexos à navegação aérea ou à infraestrutura aeronáutica, fixados, em regulamento, pela autoridade aeronáutica. No Recife, os pousos ocorrerão às terças e sábados.

A inframérica informou que “a saída da Lufthansa foi uma decisão exclusiva da empresa” e que “a crise no setor gerada pela pandemia também foi responsável pela decisão da companhia”

Para ler a reportagem completa é só clicar aqui: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/lufthansa-deixa-de-operar-no-rio-grande-do-norte/484866

TRIBUNA DO NORTE

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Gil disse:

    Políticos safados, destruíram a economia do RN. Trabalharam para construir um aeroporto fantasma, quando tínhamos um aeroporto próximo a cidade, que além da capacidade de absorver a demanda por décadas, ainda proporcionava uma bela vista inicial da cidade ao visitante. Achando pouco, ainda enfiaram aquela trolha do elefante Arena da Dunas, que além de destruir o comércio em seu entorno, gerou um custo aproximado de 2 BILHÕES para os otários pagarem.

    • G disse:

      Trabalho no setor e, desta vez, genuinamente, a Lufthansa deixou de operar porque o prestador de serviço (não relacionado ao aeroporto) não tinha condições de manter os equipamentos devido a baixa demanda dos vôos em geral.

  2. Beto Silva disse:

    R uma vergomlha de ouvir isso um estado tem tudo para da CERTO chega em uma situação dessa e os politico dair não faz nada sempre foi asim e fica todo mundo com a mão vazia meu Deus so aí mesmo paresse que não tem ninguém que possa manifestar sobre isso

  3. CIDADAO55 disse:

    Discordo do título da matéria.
    Não é falta de sorte do RN, é sinal claro de incompetência dos nossos governantes. São negócios.
    O RN está tornando-se uma terra hostil para negócios.
    É muito difícil plantar em terras áridas. E só planta em terra árida quem tem um vínculo muito forte com aquela terra ou quem não tem condições de sair de lá..
    Então, pela lei do menor esforço, se um investidor não enxerga possibilidades de crescimento do seu negócio aqui no RN e ele não tem vínculo com nosso estado, é óbvio que ele vai procurar um local onde seus negócios tem mais chances de prosperar.
    Portanto, não é falta de sorte, é pura incompetência dos nossos gestores. No caso em tela, o governo do RN.

  4. Vera disse:

    O povo fez sua escolha , mesmo sabendo quem era Fátima no Senado., nada fez ou fará pelo RN! Aguentaaaaa povo!!!

  5. Jk disse:

    RIO GRANDE SEM NORTE. Não tem NORTE pras políticas de incentivo as industrias. Não tem NORTE pras ações de recuperação do Turismo. Não tem NORTE pra infraestrutura, só conta com verba Federal… Ou seja, um Estado desgovernado…

  6. Azevedo disse:

    Cadê o governo inoperante do RN, cadê os vermelhos de esquerda, será que só sabem fazer oposição ao atual governo federal. Tai mais uma mostra da incapacidade desse governo de Fátima Bezerra, faltam técnicos e empresários habilitados para conduzir negociações, pois os ocupantes de cargos de relevância só sabem fazer política partidária, pior, de baixíssimo nível.

  7. Lerson disse:

    Fátima ta acabando com o RN.
    O RN tá fudido nas mãos desses incompetentes.
    É o fim da picada.

  8. Lourdes Siqueira disse:

    As frutas agora irão de Uber para JP. Mais barato embarcar para Recife.

  9. Chicó disse:

    Tá difícil o estado aguentar a gestão petista. Mas ninguém foi enganado, votaram "conscientes" !!!

    • Marcos disse:

      Engraçado que foi o PT do estado que fez o aeroporto. Uma bomba que todos sabiam, venderem o aeroporto como a nova Dubai e vários apoiaram as famílias Alves e Maia nesse projeto, os quais eram donos do terreno em que foi construído o aeroporto. Hoje, ele em queda constante, a culpa é do PT. Agora, da história ninguém apaga os fatos, basta procurar em livros que vai ter quem realmente foi o culpado.

  10. Antonio Turci disse:

    E é porque esse monstrengo seria aeroporto cargueiro….um Gate Way. A safadeza que fizeram quando tiraram o Aeroporto de Parnamirim está rendendo um azar atrás do outro.

    • Lourdes Siqueira disse:

      Esperando o dia que aquele "presídio de segurança máxima" chamado AAA feche as portas. Ficar ali algumas horas é estar preso no meio do nada. Chegar e sair é risco de vida.
      As autoridades não vêem isso enquanto é tempo.

  11. Luiz Antônio disse:

    Não é questão de sorte ou azar, é uma questão de competência, de compromisso com o Estado que há décadas a nossa classe política não tem.
    Vejam o exemplo da Paraíba, que mesmo com menos recursos naturais está em melhor situação do que o RN.

    • Marcos Benício disse:

      De todos os comentários, o único sensato!

    • Cigano Lulu disse:

      Calma, mestre. Tenha um pouco de paciência que Fatão GD vai resolver tudo. Essa mulher é 'uma autarquia', merece ser condecorada pelo Governo da Paraíba!
      Pobre daquele que não acredita no jeito petista de governar.

COMENTE AQUI