Saúde

RN inicia distribuição de 29 mil vacinas contra dengue em 19 municípios

Foto: Divulgação

O governo do Estado do Rio Grande do Norte iniciou nesta quinta-feira (15), a distribuição das 29.800 doses da vacina contra a dengue. Os imunizantes seguirão para 19 municípios estudados como prioritários, incluindo Natal, Parnamirim, Extremoz, Macaíba, Mossoró e São Gonçalo do Amarante, entre outros.

O lote inicial de vacinas, com 712 mil doses foram enviados para Distrito Federal, Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão  incluindo o RN.

O Rio Grande do Norte, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, iniciará a imunização pelas crianças de 10 a 11 anos e irá avançar a faixa etária progressivamente, assim que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante.

O público-alvo da vacinação, o grupo de 10 a 14 anos, foi acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Opinião dos leitores

  1. O alerta da pandemia da dengue foi ligado a muitos meses atrás, este desgoverno se negou a comprar vacinas para a população por achar cara, hoje dizem não ter vacinas suficiente, e só irão vacinar crianças de 10 e 11 anos, o que não representa nada, e o resto da população, vai rezar para não chover? vai entrar nos bueiros para tirar a água? Vai em cada árvore e mato da cidade acabar com acúmulo dágua? Onde estão os agentes de saúde? Onde estão os veiculos com fumacê?
    É recorde de mortes entre os ianomâmis, recorde de queimadas na Amazônia. O país esta largado cheio de problemas e o ex-presidiário vai visitar ditadores na África.
    Faz o L idiotas.

  2. Não adianta gastar rios de verba do contribuinte. Se a atitude da população não mudar em relação a dengue. Será que é bem mais barato investir na educação das pessoas em relação a dengue. Simples atitudes como não deixar água parada já resolve. Mais não, é melhor gastar/torrar dinheiro pq todo ano é isso agora com essa invenção de vacina.

  3. O Brasil é o PRIMEIRO país do mundo a distribuir a vacina contra a dengue no sistema público de saúde.
    Desse jeito Lula mata os bolsolixos de raiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Em assembleia da OMS, Brasil vota contra texto pedindo libertação de reféns mantidos em Gaza

Em assembleia da OMS, Brasil votou contra texto pedindo libertação de reféns mantidos em Gaza.

Emenda foi incluída em resolução que condenava ações de Israel em território palestino.

Além da libertação dos reféns mantidos pelo Hamas, texto condenava o uso, por grupos armados, de instalações de saúde.

Apesar do voto contrário do Brasil, alteração foi aprovada. Contrariados, países árabes, autores da proposta original, retiraram o documento de votação.

Metrópoles, por Samuel Pancher

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Francisco diz que ‘fofocar é coisa de mulher’

Foto: Vaticano

Quatro dias depois de falar abertamente que há “viadagem demais” nos seminários, o papa Francisco agora disse que “fofocar é coisa de mulher”. O pontífice deu a declaração nesta quarta-feira, 29, durante encontro com jovens padres romanos.

De acordo com o site italiano Silere non Possum, o papa Francisco ainda teria acrescentado: “Temos calças, por isso temos de dizer coisas”. Na mesma reunião, ao responder a uma pergunta de um jovem sacerdote sobre a situação da diocese de Roma, o pontífice disse que “há muitos problemas de corrupção” na igreja.

Na última terça-feira, 28, o papa Francisco pediu desculpas por ter utilizado o termo “viadagem”, em referência aos seminaristas.

“O papa nunca teve a intenção de ofender ou de se expressar em termos homofóbicos e pede desculpa àqueles que se sentirem ofendidos pelo uso de um termo relatado por outros”, informou o Vaticano, em nota.

Desde que foi eleito papa, em 2013, Francisco orientou a Igreja para uma postura mais acolhedora com fiéis homossexuais.

Na semana passada, alguns bispos voltaram ao assunto. Um deles perguntou ao papa “o que fazer quando um candidato que se declara abertamente homossexual bate às portas do seminário”.

O papa Francisco teria dito que é necessário estabelecer limites e evitar que haja o risco de que um gay escolha o sacerdócio. Isso, de acordo com o pontífice, levaria a pessoa a ter uma “vida dupla”. O seminarista continuaria a praticar a homossexualidade.

Em 2019, Francisco perdeu a paciência com uma fiel. Enquanto conversava com o povo, na Praça de São Pedro, no Vaticano, uma mulher o puxou pela manga. Indignado, o pontífice deu tapas na mão da religiosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Programa Papo de Fogão recebe o Chef Pedro Mazzaferro do Uçá Rooftop em João Pessoa/PB; e Chef de Bar Lucas Pinheiro da Casa do Matuto em Natal/RN

Entrando no mês de junho, época de celebrar o São João e o Dia dos Namorados! No Papo de Fogão desta semana, vamos mergulhar na tradição com um maravilhoso Pickles de Frutos do Mar, ensinado pelo renomado Chef Pedro Mazzaferro do Uçá Rooftop em João Pessoa/PB. E para deixar a festa ainda mais animada, não poderia faltar uma dica especial: o incrível Drink Arre Égua, preparado pelo talentoso Chef de Bar Lucas Pinheiro da Casa do Matuto em Natal/RN. Não perca essas delícias no nosso próximo episódio!

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal aparece entre os destinos mais procurados para as férias de julho

Foto: Robson Bezerra/TV Ponta Negra
A capital potiguar é o 5º destino mais procurado para as férias de julho de 2024. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (31) pela empresa Decolar, que oferece pacotes de viagens online. A lista inclui os 20 destinos brasileiros mais procurados para o período. Os dados são resultantes das buscas no site da empresa pelos pacotes nacionais e internacionais.

Para o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, a posição de Natal é resultante do trabalho de promoção e divulgação que vem sendo desenvolvido pelo trade turístico, iniciativa privada e poderes públicos.

“Essa conquista é um reconhecimento do enorme potencial turístico de Natal, ficamos na frente de Fortaleza (7º) e João Pessoa (8º), destinos muito procurados aqui no Nordeste. Nossa rede hoteleira está preparada para receber esses turistas, somados ao povo hospitaleiro, paisagens incríveis, cultura e culinária deliciosa do nosso estado”, destacou Abdon.

O presidente da ABIH-RN também destacou o impacto positivo que esse aumento na procura terá para a economia local. “Esse período é crucial para o turismo no Rio Grande do Norte, e a confirmação que somos o 5º destino mais procurado do país traz uma expectativa de aquecimento da economia e geração de emprego e renda”, ressaltou.

Opinião dos leitores

  1. NATAL LINDA POR NATUREZA, O RN TAMBÉM MAS AS RODOVIAS DAS PRAIAS DO INTERIOR SÓ CRATERAS, POIS É NO INTERIOR A MAIORIA DAS PRAIAS, SE TIVESSE ESTRUTURAS E MAIS QUALIDADE SERIA O ANO TODO!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN registra 318 casos de ‘stalking’ nos primeiros quatro meses de 2024

Foto: Freepik

O Rio Grande do Norte registrou 318 casos de ‘stalking’ de janeiro a abril deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesed). 85% das vítimas foram mulheres.

Levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que os crimes de ‘stalking’ aumentaram 38,5% de 2022 para 2023. O Rio Grande do Norte é o terceiro estado brasileiro com maior crescimento no número de casos, com um aumento de 78,1%.

“Atendemos vítimas mulheres que foram ‘stalkeadas’ por ex-companheiros e esse delito ocorre nas mais diversas classes sociais. O modus operandi, por sua vez, tem um certo padrão, uma vez que costuma ser por redes sociais ou o autor vai até o local de trabalho ou a residência da vítima”, relata a delegada, sobre o perfil das vítimas e suspeitos.

Ela conta que o último registro de crime de ‘stalking’ aconteceu no último dia 20. “No âmbito da violência doméstica com vítima mulher, de atribuição da Deam, há ainda o papel de oferecermos à vítima a possibilidade de representar pelo deferimento de medidas protetivas de urgência para sua integridade física ficar preservada”, completou a delegada.

Ao observar sinais do crime de ‘stalking’, a vítima deve procurar a delegacia mais próxima ou fazer o registro do boletim de ocorrência na delegacia eletrônica. Para que a polícia possa realizar a investigação, as vítimas precisam informar às autoridades que deseja processar o agressor.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após afirmar que número tinha subido, governo Lula agora diz que quantidade de jovens que não estudam, não trabalham e nem procuram emprego diminuiu

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O número de jovens de 14 a 24 anos que não estudam, não trabalham nem estão procurando emprego caiu no último ano, afirma o Ministério do Trabalho e Emprego. Na última terça (28), o governo havia anunciado que esse número tinha subido, mas corrigiu o dado após um alerta feito por uma consultoria econômica.

Agora, o ministério informa que, no 1º trimestre de 2023, o Brasil tinha 4,88 milhões de jovens nesta situação e que esse número foi para 4,62 milhões no mesmo período deste ano.

Na terça, o Ministério do Trabalho havia informado que o número tinha subido de 4 milhões para 5,4 milhões no período, conforme pesquisa da subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner, com base a Pnad Contínua, do IBGE.

O g1 entrevistou a pesquisadora na segunda-feira (27), quando a pesquisa foi antecipada à imprensa sob embargo. O levantamento foi amplamente divulgado na terça, quando foi apresentado no evento “Empregabilidade Jovem” do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em São Paulo (SP). Assim, os dados tiveram ampla divulgação no g1, nas redes sociais do portal e no g1 em 1 minuto.

Após a divulgação, o consultor econômico Bruno Imaizumi, da LCA, procurou o g1 e alertou que, diferente do que o ministério informou, o número de jovens de 14 a 24 anos que não estudam, não trabalham nem estão procurando emprego caiu no período, de acordo com dados da Pnad.

Procurado pelo g1, o ministério confirmou que houve erro na divulgação. “Reprocessamos os dados, os números da LCA são os corretos. No 1º trimestre de 2023 eram 4.888.783 pessoas de 14 a 24 anos que não estudam e não trabalham e, no 1º trimestre de 2024, eram 4.621.964, indicando que havia pequena diminuição dos que não estudam, não trabalham e não estavam procurando trabalho.”

Os valores também foram confirmados por Daniel Duque, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), que refez o levantamento do MTE a pedido do g1.

g1

Opinião dos leitores

  1. Mentes tão bem
    Que até chego a imaginar
    Que não quer me enganar……… KKKKKK🤡🤡🤡🤡💩💩💩💩

  2. Sempre assim.
    Números negativos, refazem.
    Então uma pessoa de fora disse que os números do próprio ministério estão errados?
    Quem sabe mais?
    Pnad?
    Pnad é do IBGE.
    O MTE não tem números próprios?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Ocupação da rede hoteleira deve ficar em 60% durante feriadão em Natal, estima ABIH

Foto: Alex Régis

Apesar da expectativa criada pela chegada do feriadão, a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do RN (ABIH-RN) percebe uma ocupação de cerca de 55% a 60% das redes hoteleiras da capital potiguar. O diretor da entidade, Habib Chalita, destaca a falta de eventos atrativos ao público como principal razão da baixa ocupação nos hoteis em Natal.

O diretor destaca que a baixa ocupação natalense se dá pelo grande fluxo turístico voltado para Mossoró, que terá o “Pingo da Mei Dia” acontecendo neste sábado (1º). “Já chegou ao Sindicato a informação que em Mossoró há a ocupação de 100% da rede hoteleira neste final de semana”, destaca Habib, que também é presidente do Sindicato de Hoteis e Restaurantes Bares (SHRBS).

O “Pingo da Mei Dia” é um evento que abre o Mossoró Cidade Junina, principal festa de São João do Oeste potiguar. A festa contará com 11 horas de shows, das 12h às 23h, tendo reunido em 2023 mais de 210 mil pessoas. A edição 2024 estima novo recorde de público para o evento do dia 1º de junho.

“Estamos iniciando o mês de junho e precisamos de eventos em Natal que possam fomentar essa ocupação da rede hoteleira”, conta o diretor de Hospedagens do Litoral Sul da ABIH-RN, destacando a falta de eventos atrativos na capital como principal dificuldade enfrentada pelo trade turístico natalense neste período.

Natal continua sendo sede de eventos como convenções e competições esportivas, sendo estes ainda uma parcela do público ocupando os hoteis em Natal. A gerente do Hotel Majestic informa que o hotel está com aproximadamente 60% de sua ocupação, destacando que, ao contrário do esperado para os dias de feriadão, lá o público está mais voltado para eventos de convenções e esportes que estão acontecendo na cidade.

Destino turístico

A capital potiguar segue atraindo turistas pelas suas belezas naturais e pontos turísticos, como é o caso de Matheus Honório, que veio do Espírito Santo para aproveitar o feriadão na Cidade do Sol. “No pouco tempo que estou aqui já estou adorando, fui muito bem recebido por todos na cidade exatamente como me falaram que seria.

Eu vim principalmente para conhecer as praias, pois muito me recomendaram pela beleza e pela temperatura da água, que diferente do litoral sul são quentes e mais agradável para tomar banho”, conta Matheus.

Consolidada enquanto destino turístico, o educador Vanderlei Teles tem Natal como destino turístico desde 2002, já tendo certeza do encontro com as praias nordestinas pelo menos uma vez por ano. “Venho todo ano no litoral nordestino no primeiro semestre. Em Natal já até perdi a conta de quantas vezes visitei”, conta Vanderlei.

Apesar do encontro garantido com as praias, Vanderlei percebe diferenças nas praias e nas opções gastronômicas que têm à disposição. “Sempre venho já pensando em desfrutar do menu gastronômico, costumo ir nos locais que a população frequenta mesmo, e diferente do ano passado, vejo que muitos locais fecharam, até os food trucks que eu fui hoje estão fechados. A piora também percebo nas praias da cidade, que não aparentam estarem como eram no passado”, destaca Teles.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN decidem permanecer em greve por tempo indeterminado

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram nesta sexta-feira (31) continuar em greve por tempo indeterminado. A categoria se posicionou nos últimos dias 29, 30 e 31 de maio, por meio de plebiscito realizado através do site do Sindicato dos Docentes da UFRN (ADURN).

Participaram da consulta 1.826 docentes, dos quais 56,95% votaram pela continuidade do movimento grevista, 40,58% pelo retorno das atividades e 2,47% se abstiveram.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, afirmou que “mais uma vez o plebiscito expressa a sua importância como um instrumento que referenda a vontade da maioria” e destacou que a consulta aconteceu em concordância com os pilares democráticos que regem quaisquer decisão da categoria docente.

Na próxima segunda-feira (3), o Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato e o comando de greve devem se reunir para discutir os próximos passos da mobilização.

98 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. Muito bem professores! Vocês entraram em greve após os técnicos administrativos da educação e o governo, maliciosamente, negociam com sua categoria para enfraquecer a luta dos TAEs. Ninguém solta a mão de ninguém! Lula, dispense o negociador do MGI José Feijóo e vá diretamente negociar com os profissionais da educação! Você deve coerência com sua vida de trabalhador e deve respeito a essas categorias, tão importantes na educação pública de qualidade!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula não deve vetar taxação de 20% em compras internacionais de até US$50, diz Alckmin

Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve vetar a taxação de 20% sobre compras internacionais de até 50 dólares, já que a alíquota foi fixada em um amplo acordo envolvendo todos os partidos.

“Meu entendimento é que ele não vetará porque isso foi aprovado praticamente por unanimidade, foi um acordo de todos os partidos políticos, e acho que foi um acordo inteligente”, disse em entrevista à BandNews.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria o programa automotivo Mobilidade Verde e Inovação (Mover) e incluiu no texto a taxação de 20% nL1N3HW0R4 sobre compras internacionais de até 50 dólares, que hoje são isentas. O texto ainda será analisado pelo Senado.

O vice-presidente avaliou que a medida atende parcialmente à indústria nacional, ressaltando que a alíquota a ser cobrada nas compras internacionais é similar ao Pis/Cofins pago pelos fabricantes domésticos.

“Foi um entendimento que preserva o interesse das pessoas, quanto mais barato puderem comprar, melhor, mas também garante emprego e renda”, afirmou.

Reuters, Reportagem de Bernardo Caram

Opinião dos leitores

  1. Se esses políticos estivessem preocupados com o povo não fariam farra com dinheiro público. Arthur Lira era completamente articulado com o orçamento secreto agora se diz preocupado com o povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NÃO TEM GESTÃO: Maracajaú entregue à própria sorte

 

A população de Maracajaú está entregue à própria sorte. Moradores, veranistas e empresários da região pedem socorro.

O descaso da atual gestão é completo. Promessas de campanha foram jogadas ao léu.

E o pior, sem que os problemas estejam resolvidos, as mesmas promessas retornam agora neste período.

A principal rua de Maracajaú, onde trafega comunidade e turistas está toda esburacada.

A Rua da Praia foi pavimentada sem drenagem e quando chove vira um ‘piscinão’.

Tudo isso está prejudicando o turismo em Maracajaú, que é a maior e mais importante atividade econômica local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *