Política

Rogério Marinho diz que quem não votar em Carlos Eduardo não ama o RN

O deputado federal Rogério Marinho emitiu uma nota externando o voto dele em Carlos Eduardo Alves para o Governo do Estado e em Jair Bolsonaro para a Presidência da República. Na nota, ele afirma que não votar em Fátima Bezerra e nem em Fernando Haddad, é um dever de quem ama o Rio Grande do Norte.

Confira nota na íntegra

O segundo turno é um plebiscito: ou se vota em quem acredita, ou pela rejeição a um projeto. O pior pecado é a omissão. É evidente que nosso voto como cidadão e nossa ação política são a favor de Carlos Eduardo, para governador, e Bolsonaro, para presidente da República.

O PT é o responsável pela brutal crise econômica, moral e política que o Brasil ainda atravessa. A apropriação do Estado como patrimônio pessoal de um partido foi o método detestável que apequenou as instituições e institucionalizou a corrupção em nome de um projeto de perpetuação no poder e de idolatria a um presidiário.

Não votar na senadora Fátima Bezerra e Haddad do PT é um dever de quem ama o Rio Grande do Norte e o Brasil. Eles representam tudo que combatemos na política: atraso, corporativismo, patrimonialismo, princípios anticristãos, visão deturpada da educação e favorável à doutrinação de esquerda nas escolas, incentivo a invasões de propriedades urbanas e rurais, divisão do país entre nós e eles, ódio aos empreendedores e defesa à intervenção excessiva do Estado na economia.

Ou seja, ingredientes que fazem uma perfeita receita de fracasso em um estado já castigado e fragilizado por sucessivas administrações equivocadas, apenas administrando déficits e escassez. Evidente que haverá, com a eleição de Bolsonaro presidente, o descolamento entre as políticas federais e as do estado do RN com o PT no comando.

Em suma, votar em Fátima Bezerra do PT é afundar ainda mais o nosso Rio Grande do Norte e quem irá sofrer é o povo potiguar.

Rogério Marinho

Deputado Federal

Opinião dos leitores

  1. Trairagem é o PT que quando não era nada, criticava e chamava todos de corruptos. Vejam os resultados : O pais entrou na maior recessão da sua história, com 13 milhões de desempregados,foram descobertos os maiores roubos, foram condenados vários dirigentes da agremiação petista e o País afundou . Isso é traição ! E agora chegam apresentanfo um discurso de salvação da Pátria , pensando que nós somos babacas. Chega ! 12 e 17 neles !

  2. Márcio Héber, parabéns pelo brilhante comentário. Está evidenciado o desespero dos petistas e aliados ,em razão do crescimento do candidato Carlos Eduardo 12 ,bem como a consolidação do candidato Jair Bolsonaro, respectivamente para o Governo do Estado e Presidência da República do Brasil, mas não podíamos esperar outro resultado. Eles tiveram oportunidade de Governar o País , porém faltou competência, deixando o Brasil numa situação de ingovernabilidade, com 13 milhões de desempregados, com os serviços básicos em precárias condições de funcionamento e nossa economia sem credibilidade e com o fechamento de várias empresas. Está claro que o povo do Rio Grande do Norte e do Brasil não mais irão permitir o PT no governo. Respaldando o seu comentário afirmo que 60 mil eleitores seguirão orientação do Deputado Federal Rogério Marinho, em o apoio aos candidatos Carlos Eduardo e ao Jair Bolsonaro, pelo bem do Rio Grande do Norte e do Brasil. Será que os que pensam contrariamente irão deixar votar ? É preciso que entendam que o voto é livre !

  3. Fico pensando porque Bolsonaro ofereceu capim para os eleitores de Haddad do Nordeste e em especial do RN. Vejam só a ignorância dessa mundiça que atacam as escondidas, na covardia de uma página. Esse povo nunca votaram nem tão pouco votaria em Carlos Eduardo, conheço a maioria e são todos petralhas que foram DOUTRINADOS pela ideologia esquerdista e ágora acham que salvaram a pátria depois de 12 anos usurpado e enganando o povo perderam a boquinha no sindicatos que não fazem nada cabide de preguiçosos e agora vem pousar de escarnecedores de plantão. Vão estudar.

  4. A trágica campanha de Erraddad…

    1 – Colar sua imagem com o Lula: Deu errado.
    2 – Escolhe Manuela com Vice: Super Errado.
    3 – Facada no Bolsonaro: Errado de doer.
    4 – Marcha do #elenão: Erradão.
    5 – Largar do Lula e da cor vermelha: Errado igual andar pelado.
    6 – Trocar suas cores para verde-amarelo: Nem pintado de ouro daria certo.
    7 – Colocar a esquerda pra cometer crimes e dizer que foi a direita: Todo mundo sabe quem tá errado.
    8 – Ir na Igreja pedir voto: Deus tá vendo o tanto que deu errado.
    9 – Comungar na Igreja: Errado e pecado.
    10 – Tentar colocar católicos contra evangélicos: Errado pra Diabo.
    11 – Se juntar ao Boulos: Errado até dizer chega.
    12 – Pedir apoio do Cid Gomes: Errado pra matar de rir o Brasil todo.
    13 – Falou que vai botar petista pra andar com um livro na mão e uma carteira de trabalho na outra; Essa foi a gota d'água!

    ???????

    Já vi campanha cheia de coisa dando errada, mas essa do PT foi de lascar.

    Tenho quase certeza que esse marqueteiro do PT é eleitor do Bolsonaro viu…

    ???????

  5. O PT não votou pela DEMOCRACIA em 1988, não votou a favor do Real, e nem assinou no TSE as regras que punem os partidos de usam fake News, isso justamente porque os representantes do PT são incompetentes.

    O RN não quer sofrer com incompetência do PT de Fátima Bezerra.

  6. É importante ressaltar que queiram ou não , o apoio do Deputado Rogério Marinho tem o respaldo de 60 mil eleitores. Ressaltamos que não iremos deixar que o PT quebre o nosso Estado, como quebrou o Brasil. Será que nós não mais teremos o direto de escolher em quem votar. É 12 e 17 !

  7. O RN não vai querer ter uma representante da corrupção, do desmandos, da incompetência, o RN precisa de avançar, e avanço será com Bolsonaro 17 na Presidência e Carlos Eduardo 12 no Governo.

    Fora PT

  8. Na Constituição está bem claro que temos o direito da livre escolha do voto. Será que os que tem posição contrária irão proibir que votemos no candidato Carlos Eduardo ? É importante ressaltar que inúmeros eleitores ou melhor quase 60 mil, seguirão orientação do Deputado Rogério Marinho e irão votar no candidato Carlos Eduardo. É importante registrar que o nobre Deputado, recebe nossa solidariedade por gratidão ao Brasil brilhante trabalho desenvolvido na Câmara Federal, porém também por suas inúmeras ações em prol do nosso Estado e do Brasil. Um homem público que tem visão no desenvolvimento, que implementou o IMD-INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL ,que qualifica jovens para o segmento da tecnologia o Pró-sertão, que dá exemplo de geração de empregos e rendas. Queiram ou não o Deputado Federal Rogério Marinho e mais 60 mil eleitores irão contribuir para vitória do candidato Carlos Eduardo. É preciso que aceitem que o PT quebrou o Brasil e nós não podemos deixar quebrar o Rio Grande do Norte.

  9. Vejo que o nosso Estado tem suas dificuldades mediante a falta de apoio do governo federal que ainda pertence a cúpula do PT, veja que muitos aqui jogam pedra no Deputado Federal Rogério Marinho mas esquecem que ele fez muito mais pelo RN e pelo Brasil deque o PT.

    FIES sem fiador, graças a competência do Deputado Rogério Marinho quando fez parte da comissão de Educação da câmara federal e que com muita competência apresentou esse projeto é foi aprovado. Hoje quem quer ter o bônus é o Haddad, lamentável.

    O Deputado Federal Rogério Marinho foi o Deputado Federal que apresentou e foi aprovado na Câmara Federal a destinação de 10% de pré sal para Educação do país, hoje quem apresenta essa proposta já aprovada é o PT incompetente.

    Quem apresentou a proposta de destinar recursos para o ensino básico do Brasil também foi o Deputado Federal Rogério Marinho através da DRU – Desvinculação da Receita da União que destinou de 2007 a 2018 mais de RS 31 bilhões para Educação Básica. O PT se aproveitou.

    O Deputado Federal que destinou recursos de cerca de RS 60 milhões para construção e investimentos para o METROPOLE DIGITAL, é o PT não deu nem se quer apoio.

    O RN e o Brasil deve muito ao Deputado Rogério Marinho por ele sim ter sempre defendido nosso Estado e nosso povo. Só lamento que o PT que iria apresentar a Reforma trabalhista e não teve a chance de apresentar, sabe que essa reforma veio para melhorar a vida de nossos povo e trazer de volta os empregos que o PT acabou.

    Muitas pessoas vão sentir falta de alguém que teve e tem coragem de enfrentar os sindicatos que tomavam de assalto o dinheiro de um dia do trabalhador, hoje através da reforma o trabalhador tem opção de escolher quem vai ser o seu representante ou não.

    Deputado Rogério, o senhor fala a verdade, entregar o RN para o PT é não ter amor próprio, estamos juntos 12 RN e 17 Brasil

  10. Parabéns deputado. Ninguém aguenta mais o PT. Fátima ganhando vai destruir o RN. Carlos Eduardo é a melhor opção. Agora é 12.

  11. Parabéns pelas palavras sábias Deputado o Brasil e o RN vão sentir a falta da sua atuação no parlamento brasileiro que tanto serviço prestou a nosso País! A boquinha dos sindicatos acabou!

  12. Tenha vergonha deputado. Você não foi reeleito e agora quer a eleição de Carlos Eduardo para continuar empregado no serviço público. Defensor dos empresários.

  13. Até então é tinha dúvidas quanto ainda votar em Carlos Eduardo, com esse apoio, acabo de desistir. Trata-se da manutenção as velhas políticas. Infelizmente a triagem do primeiro turno não foi exitosa quanto aos diversos candidatos apresentados. Mas agora, definitivamente, não mais me parece ser uma boa opção o 12. Vai trazer para a sua administração todos aqueles em que o povo negou o retorno através do voto: Garibaldi, José Agripino, Rogério Marinho, Adunto Dias, entre tantos outros.

  14. Bom dia ! Você é o resto do lixo da política no RN ,mais não se elegeu os trabalhadores souberam lhe dá o troco , rebeceu milhões dos grupos empresariais pra Votar a reforma trabalhistas, agora está revoltado foi banido da política junto com os outros Agripino, Garibaldi agora estão querendo eleger o Carlos pra arrumar uma maneira de voltar e se livrarem dos processos que vocês têm, pra vocês só no PT tem ladrões, que na verdade vocês estão até os cabelos de com processos e o Moro está aí aguardando vocês viu cambada , vaza agora vão se humilhar ao Bolsonaro um emprego , tá ruim pra você porque seu partido afundou também né TCHAU QUERIDA.

  15. Jamais alguém da minha família, onde todos trabalham, darão algum voto a este cidadão.

    Qq gestão q der emprego a esse sangue suga tbm ñ terá meu voto para sempre.

    O cara q oficializou q o empregado desesperado possa, no desespero É com uma faca no pescoço, renunciar a todos os seus direitos pressionado pelo patrão por um prato de comida. Jogou a Lei construída por décadas na lata do lixo em cima de um acordo claramente desigual.

    Fez o brasileiro ter saudade de Vargas e da Princesa Isabel.

    Quem der boquinha a esse sangue suga é inimigo do povo.

  16. Você é o resto do lixo da política no RN, recebeu dinheiro os empresário pra lascar o trabalhador mais o povo do RN desta vez soube da a resposta, agora vc está atraia de uma boquinha e sabe q com Fátima não tem né, foi um derroto perdeu em todos níveis, você nem uma suplência pegou , Robson perdeu e Alkimim nem decolou tchau querida , agora vocês vão de humilhar um cargo do Bolsonaro vaza nojento

  17. Perdeu mais um voto.Os maias ,Alves e até vc agora querendo mamar no governo do cabeção?
    Mas um bom motivo pra votar em Fatima.
    Rogerio traidor…

  18. Perseu mais um voto.Os maias ,Alves e até vc agora querendo mamar no governo do cabeção?
    Mas um bom motivo pra votar em Fatima.
    Rogerio traidor…

  19. Pense num grande apoio!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Um ex deputado, sem voto…
    Agora Carlos Eduardo ganha!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. Quem danado é Rogério Marinho no jogo do bicho, vai procurar um trabalho de horário intermitente ,verme

  21. Quem é Rogério para falar isso ? Quando ele votou e apoiou Mikaela em 2008, amava Natal. Fez indicações na época para o governo de Mikaela , acabaram com a cidade . Já pensou se ele não amasse ?

  22. Acho que esses políticos que estão pedindo votos para Fátima, estão querendo ver o estado cada vez pior, para tentar alguma coisa mais na frente, até porque já sabe que o presidente será Bolsonaro, então por que quer um governo de oposição no estado, muito estranho

  23. Cachorro bandido. Tu mais uma corja comprados por Temer tentaram acabar com nossos direitos. Agora quer colocar outro bandido pra tentar tirar os prejuízos que tiveram? Tá com medo de ir à Curitiba com Henrique, Garibaldi, Agripino? Vai se fizer falado.

  24. Agora você ama o RN você tá sentindo na pele a força do povo trabalhador . Seja contra o povo e a favor da elite.

  25. Eu iria votar em Carlos Eduardo, já não vou mais perdeu meu voto, esse Rogerio Malandrinho achou com a classe trabalhadora, tô fora Carlos Eduardo.

  26. Cadê os empregos que o senhor prometeu para passar a reforma trabalhista? Menosprezaram a inteligência do eleitor brasileiro, agora estão aí se humilhando para não perder o emprego público. A virada só está começando, a soberania popular vai empatar e ganhar esse jogo. Em breve teremos um Brasil mais justo. Graças a Deus

  27. A hipocrisia é a palavra q melhor define esse ex-deputado e tantos outros q se utilizam do poder público por décadas.

    Ñ entendo pq esse deputado ainda dá pitaco na política do estado atrás de uma boquinha.

    Seu foco devia ser arrumar um emprego ou abrir uma bodega já q ele facilitou tudo isso para as pessoas competentes como ele se diz ser em favor da meritocracia.

    Se é tão competente devia seguir o rumo dele na iniciativa privada.

    Espero q se mantenha trabalhando e dentro da lei para q o governo ñ seja obrigado a impor punições severas.

    Afinal, segundo ele mesmo É os candidatos q defende vagabundo e quem age fora da lei deve morrer, ser torturado e bla, bla, bla.

    Bora ex deputado, começa a produzir alguma coisa!!! Arrumaí pelo menos uma lavagem de roupa.

    A produtividade do Brasil é baixa por causa de gente como esse ex-deputado q ñ produz nada é fica dando pitaco querendo mamar no poder público.

  28. SAFADO E TRAIDOR, prejudicou ainda mais os trabalhadores, retirando ou diminuindo seus direitos. O povo não deve esquecer nunca desse servergonha, e nunca mais perde seu voto para um desqualificado desse

  29. Qual dos dois é pior, Fátima e a quadrilha do PT ou esse Carlos Eduardo que trata-se de outro que está com os dentes gravados na jugular deste pobre estado dominado por bandidos, que não aguenta mais. Meus Deus como pode as pessoas, por dinheiro e poder causar tanto sofrimento a outras.

  30. Deputado golpista e traidor dos trabalhadores. Teve o troco que merece e os trabalhadores estão felizes com sua não eleição. Se estava em dúvida, meu voto agora é Fátima para sepultar de vez este entulho da política potiguar.

  31. Deputado traidor, vergonha do RN, foi pago para fazer o trabalho sujo , o povo do RN lhe deu o troco.

  32. O deputado q sepultou a CLT só faz e fala asneiras. É um ser insignificante na politica do estado, tanto é q levou uma cacetada tão grande ao perder a reeleição.
    Criticar quem não apoia o candidato cabeção eh, no mínimo, ê coisa de gente desqualificada, que nem para executar trabalho intermitente ele serve.

  33. Os norteriograndences não podem irem na contra mão de direção, o Brasil quer se ver livre do PT, porque o Rio grande do norte têm que ficar dependendo do PT.

    1. É fácil vc resolver essa questão, saia de Natal e vá morar em São Paulo e vote em Tiririca e Alexandre Frota.kkkkkkkk

  34. Rogério Marinho pedindo voto para Carlos EDUARDO!!!!!
    O que uma derrota não faz?
    Rogério Marinho agora se humilha ao seu inimigo Carlos Eduardo para conseguir um emprego.
    kkkkkkkkkkkk
    fatima 13
    bolsonaro 17
    o mundo gira mesmo

  35. kkkkkkkkkkkkkkkk Sorrir é a única forma de expressar o quanto o nobre deputado tem apreço pelo seu povo e pelo seu estado. Tá querendo que vc vote para poder ter emprego a partir de janeiro.

  36. Carlos Eduardo acaba de perder um eleitor!

    vá procurar emprego na iniciativa privada Deputado.

  37. Engraçado, um péssimo político, que votou contra o povo Brasileiro/potiguar falar em amor pelo RN, #ficoufora #aidentro.

  38. esse e outros tão querendo é um pedaço do governo se por acaso dudú fosse eleito, coisa que não será, ja provamos que nao queremos mais essas oligarquias no poder quando nao foram eleitos os papas da politica do rn , seria uma forma de retroagir eleger dudu pq ele traria todos de volta para o poder da politica sebosa, do mesmo jeito que voto em bossonaro para tirar o partido do pt em nivel nacional , voto em fatima pra tirar esse povo que sempre estiveram no poder do executivo do rn.

  39. esse e outros tão querendo é um pedaço do governo se por acaso dudú fosse eleito, coisa que não será, ja provamos que nao queremos mais essas oligarquias no poder quando nao foram eleitos os papas da politica do rn , seria uma forma de retroagir eleger dudu pq ele traria todos de volta para o poder da politica sebosa, do mesmo jeito que voto em bolsonaro para tirar o partido do pt em nivel nacional , voto em fatima pra tirar esse povo que sempre estiveram no poder do executivo do rn.

  40. Deputado, suas declarações não vão influenciar no resultado da eleição já ganha por Fátima. Vá passar uns dias em Goianinha

  41. E esse "finado" deputado ainda fala?
    Já aprontou sua carteira de trabalho? Ah, lembrei que o Sr.destruiu a CLT…ahhh…deve ser por isso que foi detonado na eleição …que pena…sqn…kkkkkkkkkkk

  42. Agora, já não é mais do Temer! É do Bolsonaro! Igual aquelas, se vende pra quem pode bancar! Mas tu já recebeu o castigo das urnas. O cidadão de bem não quer mais saber de vc.
    Calado já está muito errado. Mas acredita que ainda consegue influenciar alguém.
    É mais um, cara de pau da política!

  43. Coitado, agora vá arranjar um trabalho. Sem décimo terceiro, sem férias, sem horas extras, guararapes tá precisando de puxa saco

  44. Rogério Marinho foi derrotado nas urnas. Acho que ele ta querendo ser secretário do filho mimado de Agnelo.

  45. O povo ama o RN tanto que já deu a resposta a cassador de direitos trabalhista. Kkkkkkkkkkkkkkkkll

  46. Não acho Carlos Eduardo um mal candidato, mas sei que toda essa corja de renegados pelo voto, estarão ocupando postos no seu governo. Nesse momento acredito que, para o RN a melhor opção é Fátima. Assim como acredito que o país estará melhor com Bolsonaro.

  47. E é?! Será que temos que amar o RN da mesma forma que o Deputado não reeleito amou o trabalhador quando fez a relatoria da Reforma Trabalhista?! Vá distribuir CV, RM, que o povo já disse não a você!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Campos Neto: trabalho do BC fica mais difícil se houver a percepção de que não há uma âncora fiscal; Governo mudou meta de 2025

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira que mudanças que tirem a credibilidade da política fiscal tornam o trabalho da autoridade mais difícil e aumentam o custo da política monetária, ou seja, da política de juros.

A fala ocorreu logo depois de o governo confirmar uma mudança na meta fiscal de 2025 para um déficit zero. Antes, o objetivo era um superávit de 0,5% do PIB.

— Torna nosso trabalho muito mais difícil se houver a percepção de que não há uma âncora fiscal, porque a âncora fiscal e a âncora monetária precisam trabalhar juntas — disse Campos Neto, em evento nos Estados Unidos.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária, em março, o colegiado do BC reduziu a taxa básica de juros (Selic) em mais 0,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano.

— Sempre que há uma mudança no governo que torna a âncora fiscal menos transparente ou menos crível, significa que você tem que pagar com custos mais altos do outro lado, então o custo da política monetária se torna mais alto — disse.

Na linha do que repete o comunicação oficial do Copom, Campos Neto voltou a falar que o ideal é que as metas não sejam alteradas e que se faça “o máximo possível em termos de esforço” para alcançar os alvos estabelecidos.

— Se, por algum motivo, você tiver que fazer um desvio nisso, é muito importante comunicar bem, porque se as pessoas perderem a confiança na âncora fiscal, então a âncora monetária é afetada, e vimos isso repetidamente em nossa história — afirmou ele.

Para Campos Neto, “o fiscal está se tornando cada vez menos coordenado com o monetário” na maior parte do mundo. Para o dirigente, quando entramos na pandemia, foi muito fácil de coordenar as respostas.

— Mas a saída está sendo muito difícil de coordenar. E não há nada mais permanente do que um programa temporário de despesas. Isso foi uma frase que emprestei do Milton Friedman. Mas você vê isso em muitos lugares diferentes, e acho que isso se tornará um problema — disse.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Brasil condena qualquer ato de violência”, diz Mauro Vieira após críticas ao Itamaraty por posicionamento sobre ataque do Irã a Israel

Foto: REUTERS/Mohammed Torokman

Depois de o embaixador de Israel e entidades israelenses criticarem a declaração do Itamaraty no sábado (13), o ministro das Relações Exteriores disse nesta segunda-feira (15) que o Brasil condena qualquer ato de violência.

Mauro Vieira recebeu a chanceler Argentina, Diana Mondino. Após o encontro, foi questionado sobre o assunto. O ministro se manifestou sobre a nota divulgada pelo Itamaraty no sábado (13) à noite. Entidades judaicas e o embaixador de Israel no Brasil criticaram o comunicado por não condenar o governo iraniano.

“A nota foi feita à noite, às 23h, quando todo o movimento começou, e nós manifestamos o temor de que o início da operação pudesse contaminar outros países. Mas isso foi feito à noite, em um momento em que não tínhamos clara a extensão ou alcance das medidas tomadas. E fizemos, como fazemos sempre, um apelo para contenção e entendimento entre as partes. Foi isso”, afirmou o ministro Mauro Vieira.

Mauro Vieira foi questionado se o governo brasileiro condena o ataque.

“O Brasil condena sempre qualquer ato de violência e o Brasil conclama sempre o entendimento entre as partes”, respondeu.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criou um grupo de trabalho para acompanhar a situação no Oriente Médio. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a região é responsável por mais de 30% da produção mundial de petróleo, e uma crise pode elevar os preços dos combustíveis.

“O Brasil, como todos os países do mundo, ele tem e sofre impactos quando há restrição de produção de petróleo ou de comercialização de petróleo. Que todos nós estejamos atentos para qualquer emergência mais vigorosa, a gente poder discutir com todos soluções para economia nacional”, disse Silveira.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zanin se declara impedido de analisar recurso de Bolsonaro contra multa do TSE; ex-advogado de Lula, atuou na ação que gerou a multa

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ministro Cristiano Zanin, do STF, se declarou impedido de analisar um recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro questiona uma multa de R$ 70 mil aplicada pelo TSE em 2022. Ele foi condenado após impulsionar irregularmente conteúdo contra Lula (PT), seu então adversário nas eleições.

Zanin, ex-advogado de Lula, atuou na ação que gerou a multa. Os códigos Civil e Penal determinam que um juiz não pode analisar um caso em que atuou como advogado.

O relator do caso no STF é o ministro Flávio Dino. Ele negou o recurso da defesa de Bolsonaro. Os ministros da Primeira Turma têm até o dia 19 de abril para apresentar seus votos na sessão virtual.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dólar fecha no maior valor desde março de 2023 com revisão da meta fiscal e cenário externo

Foto: Pixabay

O dólar emplacou a quarta sessão consecutiva de alta de 1,21% e encerrou o dia negociado a R$ 5,183, maior valor desde março do ano passado.

No cenário doméstico, os investidores receberam com pessimismo a notícia de que o governo federal reduziu a meta fiscal de 2025 para um déficit zero.

Durante o dia, o mercado financeiro também repercutiu dados dos EUA que mostraram uma alta bem mais intensa do que o esperado nas vendas do varejo norte-americano em março.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senado vota PEC que criminaliza porte de drogas nesta terça (16); julgamento no STF está suspenso

Foto: GettyImages

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de drogas no País será votada no Senado nesta terça-feira (16). Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa há um mês, o texto passou por cinco sessões de discussão antes da análise em primeiro turno pelo plenário. Para ser aprovada, a proposta precisa do voto favorável de 49 senadores em dois turnos. Em seguida, segue para Câmara.

A PEC de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi apresentada em setembro do ano passado, um mês depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) retomar o julgamento que pode descriminalizar o porte da maconha para uso pessoal. Na ocasião, o senador disse que a Corte não pode criar novas legislações e considerou o julgamento sobre o tema um “equívoco grave”. A análise do caso na Corte está suspensa por pedido de vista do ministro Dias Toffoli em 6 de março.

Segundo a proposta, portar ou possuir drogas, incluindo a maconha, configura ato criminoso “independentemente da quantidade”. A PEC das Drogas prevê a diferenciação entre usuários e traficantes de drogas, mas não descriminaliza o uso pessoal.

A emenda do senador Rogério Marinho (PL-RN) diz que a distinção se dará por meio de “circunstâncias fáticas do caso concreto”. A PEC cita critérios como a natureza da droga, o local e as condições em que ocorreu a apreensão e as circunstâncias sociais e pessoais, conduta e antecedentes do indivíduo para configurá-lo como usuário ou traficante.

A partir da emenda do relator da proposta na CCJ, senador Efraim Filho (União-PB), foram incluídas penas alternativas à prisão para os usuários de entorpecentes. Além disso, eles serão submetidos a tratamentos contra a dependência química.

Hoje, a Lei de Drogas, sancionada em 2006, já prevê a diferenciação entre usuários e traficantes, estabelecendo, ao primeiro grupo, condenação de até dez meses de medidas socioeducativas, e ao segundo, pena de cinco a 15 anos de prisão

Discussão está parada no STF

O julgamento no STF busca estabelecer uma quantidade mínima de maconha para determinar a diferença entre uso pessoal e tráfico de drogas. O caso se baseia em um recurso de repercussão geral – que reverbera em outras decisões judiciais – que parte da Defensoria Pública de São Paulo. A ação contesta a condenação, em 2009, de um homem que portava três gramas de maconha no Centro de Detenção Provisória de Diadema.

O objetivo da Corte é definir que usuários sejam punidos de forma administrativa, com a prestação de serviços comunitários, advertência sobre os efeitos dos entorpecentes e cursos educativos obrigatórios.

Os ministros favoráveis à descriminalização, o relator Gilmar Mendes, Edson Fachin, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e a ministra agora aposentada Rosa Weber, argumentam que o uso de pequena quantidade da droga é um direito individual de cada pessoa.

Já os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, que votaram contra a descriminalização, alegam que a droga não afeta apenas o usuário, mas também os familiares e a sociedade. Além de considerarem que o uso de maconha pode agravar problemas de saúde e segurança pública, os magistrados também ressaltam que a decisão sobre o tema deve ser do Legislativo.

Há divergência em relação ao limite de droga que o usuário pode portar sem ser considerado um traficante, que será definido pelos ministros da Corte.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NÃO TEM JEITO: Após cometer erro grosseiro, gestão de Eraldo “O Ingrato” quer aprovar novamente empréstimo de R$ 80 milhões em ano eleitoral

Foto: José Aldenir

Está na pauta da sessão desta terça-feira (16) da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante para apreciação e votação em regime de urgência o Projeto de Lei nº 715 enviado pela gestão do prefeito Eraldo “O Ingrato” que solicita autorização do legislativo para contratação de empréstimo no valor de R$ 80 milhões com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa FINISA.

É o famoso Projeto de Lei 666 que foi votado, também, em regime de urgência pela Câmara de São Gonçalo, em dezembro de 2023, e aprovado em três votações pelo placar de 10 votos a favor e sete votos contrários, no apagar das luzes, antes do recesso parlamentar.

A mesma proposta com nova numeração está de volta à Casa Legislativa porque o governo cometeu um erro grosseiro. Ao invés de tratar o projeto como Lei Complementar como fez agora, tinha o encaminhado na condição de Lei Ordinária. Em função da irregularidade, a Caixa Econômica rejeitou e a Prefeitura de São Gonçalo foi obrigada a reencaminhar a matéria para nova análise da Câmara Municipal.

De acordo com informações colhidas junto à Câmara, o projeto já chegou com assinatura de 11 parlamentares e a Presidência pautou para a sessão de amanhã. O caso deve representar novo desgaste aos vereadores favoráveis e ao prefeito Eraldo que amarga uma desaprovação do seu governo de quase 70%.

A contratação de um novo empréstimo no valor de R$ 80 milhões com a CEF sem sequer iniciar o pagamento do empréstimo adquirido com o Banco Fonplata para obras do Programa de Ações Estruturantes de São Gonçalo do Amarante – PAES vai reacender a polêmica sobre o tamanho do endividamento que será provocado nas finanças do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Em projeto enviado ao Congresso, Fazenda estima déficit zero nas contas públicas em 2025

Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

O Ministério da Fazenda apresentou nesta segunda-feira (15) o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) com meta de déficit zero para 2025. Anteriormente, a equipe econômica havia sinalizado que buscaria superavit de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) no próximo ano, ou seja, as receitas iriam superar as despesas e as contas fechariam no azul. A expectativa foi alterada para haver uma meta neutra em 2025.

O PLDO serve como base para o texto do Orçamento de 2025 e é enviada pelo governo ao Congresso. A proposta deve ser analisada até o dia 30 de junho pelos deputados e senadores. Pelo texto, as expectativas do resultado primário para os próximos anos serão:

2025 – 0% do PIB;

2026 – 0,25% do PIB;

2027 – 0,5% do PIB; e

2028 – 1% do PIB.

Todos os valores admitem um intervalo de tolerância de 0,25% do PIB, para cima ou para baixo, como determina a nova regra fiscal, aprovada em agosto de 2023 pelo Congresso Nacional.

A grade de parâmetros macroeconômicos do PLDO ainda projeta um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,80% para 2025. Além disso, o documento prevê uma expansão do PIB de 2,58% em 2026, 2,62% em 2027 e 2,51% em 2028.

O projeto prevê um aumento do salário mínimo para R$ 1.502 em 2025, um acréscimo de pouco mais de 6% em relação ao valor atual de R$ 1.412. A estimativa é de que o salário mínimo alcance R$ 1.582 em 2026 e atinja R$ 1.676 em 2027. Para 2028, a projeção é de R$ 1.722.

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia age para conter briga entre detentos em penitenciária no RN; preso é atendido em UBS

Foto: Adriano Abreu

Uma briga entre três detentos foi registrada durante a manhã desta segunda-feira (15) na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, localizada na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal. De acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), a Polícia Penal precisou agir.

Ainda conforme informações do Seap, o caso ocorreu por volta das 10h. Dois privados de liberdade receberam atendimento médico na unidade de saúde prisional da penitenciária. Outro foi encaminhado à Unidade Básica de Saúde. Todos com ferimentos leves e sem risco de morte.

A Polícia Penal identificou os envolvidos e adotou as providências que o caso requer. A SEAP apura as causas da alteração. A Ouvidoria do Sistema Penitenciário também foi acionada.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Deixem esses vermes se matarem, só assim a sociedade fica livre e sem receio de sofrer violência dos mesmos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lewandowski vai a comissão da Câmara para falar sobre fuga de Mossoró e avanço do crime organizado

Foto: Jamile Ferraris / MJS

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, deve ir à comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados nesta terça-feira. O ministro foi convidado à Casa Legislativa para falar sobre as circunstâncias que levaram à fuga inédita de dois presos do sistema penitenciário federal e as ações tomadas pela pasta para conter o avanço do crime organizado no país. O presidente da comissão, deputado Alberto Fraga (PL-DF), afirmou que Lewandowski confirmou a ele a sua ida à comissão.

O convite foi proposto pelos deputados Sanderson (PL-RS), Rodolfo Nogueira (PL-MS), Rodrigo Valadares (União-SE), Sargento Gonçalves (PL-RN) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que fazem oposição ao governo Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *