Jornalismo

Rogério Marinho entrega relatório da reforma trabalhista com mudanças em 100 pontos da CLT

Resultado de imagem para rogerio marinho

Por Estadão Conteúdo

O relatório da reforma trabalhista, do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), que deve ser apresentado amanhã, mexerá em 100 pontos da septuagenária Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “É uma modernização da legislação trabalhista que estamos fazendo”, disse o deputado.

O projeto dá força de lei aos acordos coletivos negociados entre empresas e trabalhadores em vários pontos. Entre eles, permite que sindicatos e empresas negociem jornadas de até 12 horas diárias, desde que respeitado o limite de até 48 horas por semana (contabilizando horas extras). O projeto propõe ainda que patrões e empregados negociem o trabalho remoto (fora do ambiente da empresa – homi office), remuneração por produtividade e registro de ponto.

O relator afirmou também que vai manter no relatório a regulamentação do trabalho intermitente – que permite jornadas inferiores a 44 horas semanais – e o fim da obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical.

Marinho disse que o relatório também vai contemplar ao menos duas salvaguardas ao trabalho terceirizado que não constavam do projeto aprovado pela Câmara e sancionado pelo presidente Michel Temer.

Uma das proteções que serão colocadas é restringir que empresas demitam seus funcionários e os recontratem na sequência como terceirizados. A proibição valerá por 18 meses. “Isso afasta qualquer acusação de que a terceirização poderia servir para uma mera troca de modelos de contratação”, diz Marinho.

A outra salvaguarda deve garantir aos terceirizados os mesmos serviços de alimentação, transporte, segurança e atendimento médico dos contratados diretamente.

Em seu parecer, Marinho pretende incluir uma série de mudanças na CLT relacionadas aos direitos das mulheres. Uma delas é permitir que grávidas e lactantes possam trabalhar em locais insalubres, desde que apresentem um atestado médico. Hoje, isso é proibido hoje pela legislação trabalhista. “Se não fizermos isso, não vai ter mais mulher trabalhando nos hospitais”, exemplificou.

Marinho também vai propor a exclusão do artigo da CLT que diz que mulheres não podem entrar com ações trabalhistas sem autorização do marido e o que proíbe mulheres acima de 50 anos de parcelar as férias.

Críticas. Para a oposição, as mudanças que serão propostas por Marinho poderão prejudicar o trabalhador. “Mexer em 100 pontos da CLT é simplesmente propor a revogação da CLT. Isso é inaceitável em uma conjuntura como essa, em um momento de forte desemprego, quando o trabalhador está em fragilidade maior”, criticou o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

Opinião dos leitores

  1. REPENSE as reformas que você está propondo! Dê valos aos votos que recebeu dos trabalhadores. Trabalhadores esses, que terão a árdua missão de “bancar a conta” dos rombos deixados por anos de governo incompetente e corrupto.
    As reformas da previdência e trabalhista (CLT) são um retrocesso aos direitos dos trabalhadores.

    Entre diversos papeis do sindicato está o de representar a categoria em negociações individuais ou coletivas, tirando a representatividade das entidades sindicais, os trabalhadores estarão ao desmando do patrão, pois na VIDA REAL, quem LIDA com essa relação empregado x empregador, sabe que NÃO É BONITO COMO NO PEPEL essa desigual relação. Historicamente, a parte mais fraca sofre constantes ameaças e pressão de todas as formas.
    Então, senhor, tenha empatia, se coloque no lugar de um pai de família que acorda as 06:00 e trabalha até as 18:00 todos os dias da semana e recebe um salário de miséria, quando esse tiver que “negociar” diretamente com seu patrão, temendo que se tiver opinião contrária será demitido.
    Empatia é a palavra.
    Encarecidamente reitero meu pedido: REPENSE, os 100 pontos de mudança que está propondo. Você ainda pode respeitar quem te elegeu.

  2. É pra mudar mesmo. Esses sindicatos e essa CLT retrógrada, extremamente paternalistas, prejudicam a criação de empregos e engessam as relações de trabalho. Parabéns pela iniciativa e coragem de corrigir essa aberração.

  3. A reforma trabalhista deve sair sim do papel agora!!!! Não tem cabimento do Brasil ter mais Sindicatos do que todos os outros Países do mundo. Além disso, a CLT, as empresas e a própria população clamam por mudanças…

  4. Fácil falar em reforma trabalhista para uma pessoa que nunca "trabalhou", façam uma pesquisa a respeito do parlamentar, será que tem credibilidade o que esta sendo pregado,O sr. Rogério Marinho propôs o fim do imposto sindical, digo de sua obrigatoriedade, mas lembro que do montante de sindicatos que ele fala existem os laborais e patronais, no tocante aos patronais este emprega mais de 3,5 milhões de pessoas de forma direta e indireta e faz via sistema S, digo Senai, Senac, Sesi, Sesc e etc, onde este fazem assistencialismo custeado com esse imposto, ACORDA MEU POVO!!!!! GENTE DESTE NAIPE ESTA REPRESENTANDO QUEM????

  5. Se sair a contribuição sindical compulsória já está de bom tamanho.Estou cansado de sustentar pelegos vagabundos!!!

  6. Gente a CLT é de 1943, época que não existia rádio, jornal, blog, televisão e internet. Deu pra entender ou tem que desenhar???

    1. De lá para cá 70% da CLT foi atualizada por pequenos projetos de lei e entendimentos na Justiça do Trabalho. E a "modernização" está sendo conduzida por uma das classes politicas mais vagabundas e corruptas. Entendeu ou é preciso apresentar em power point?

    2. Ótima colocação, IB. Essa galerinha parece que não parou ainda pra pensar e perceber que esse papo de "modernização" tá aí pra mascarar muita coisa! E vindo do Sr. Rogério Marinho… apesar das necessidades de melhoria, eu preferia que continuasse "desatualizada"!

  7. NATAL ZUERA lançou um video que tá viralizando no RN, com os verdadeiros traidores da população. 2018 agente troca tudo!!!

  8. Inimigo numero 1 do trabalhador é o PT que gerou 13 milhões de desempregados. Do que adianta ter todos os direitos e não ter emprego? Nos EUA existem as mais flexíveis leis trabalhistas do mundo e todos querem trabalhar la, porque será? Os sindicatos não representam os trabalhadores, só representam seus dirigentes. Parabenizo o deputado!!

    1. Concordo! O PT foi quem criou esses monstrengos chamados de sindicatos que na verdade são abastecidos por um rio de dinheiro público e que só servem para tornar seus presidentes e dirigentes verdadeiros parasitase quase sempre corruptos.

    2. Além dos Sindicalistas representarem seus próprios interesses também são multiplicadores da política burra da esquerda incompetentemente . Esquerda essa que mesmo sabendo que o Brasil pode vir a ser uma Venezuela não aceita as mudanças para evitar essa tragédia.

    1. Inimigo tentando gerar emprego, e os "amigos do PT" que deixaram 13 milhões de desempregados???

  9. Em um momento de crise o que se precisa é justamente flexibilizar as rígidas e ultrapassadas regras trabalhistas que somente dificultam a geração de empregos.

    1. Com certeza você não trabalha de carteira assinada para falar uma bobagem dessa.

  10. É o deputado-patrão definindo as regras que bem entender para seus trabalhadores. É o senhor de engenho dizendo o que os escravos devem fazer. É o lobo cuidando das ovelhas. Rasga logo a CLT, é melhor. Modernizando o cacete, tá extinguindo os direitos dos trabalhadores. Mexe aí nos direitos dos empresários.

  11. O que será de nós trabalhadores brasileiros?
    Como alguém que nunca trabalhou é relator de uma reforma trabalhista?
    É por essas que LULA vai voltar em 2018!
    LULA LA é a esperança …

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Depois dos depoimentos da odebrecht e da OAS sabe para onde Lula vai?????
      Mas seria uma incrível sensação ver Lula concorrer a eleição e não chegar ao segundo turno.
      Quem vota em Lula? A militância e devotos não chega a 8% do eleitorado.
      Quem financiaria uma campanha de Lula?
      Além dos desesperados petistas quem associaria o nome a Lula numa campanha?
      Como Lula viabilizaria seu nome se 60% dos brasileiros não votariam nele de forma alguma?
      Já fizeram uma pesquisa entre Lula, Bolsonaro, Caiado, Magno Malta e Dória para ver o resultado?

  12. Esse nobre deputado sabe a cor da carteira de trabalho???? Já trabalhou alguma vez com carteira assinada ??? É piada ,um cara que fez da política uma profissão,é o relator ?????

    1. Político bom não é aquele que dar dinheiro para o povo ou vota emendas para ludibriar a população mais humilde e menos esclarecida com a esmola do BOLSA FAMÍLIA. O político bom é aquela que consegui ter a visão de nação e propõe mudanças estruturante com a do Dep. Rogerio Marinho. Assim como a trabalhistas tem tantas outras reformas necessárias nas leis como a reforma do código penal, política, tributária… Entres que certamente dariam rumos melhores para o nosso PAÍS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai após tentativa de fuga

Foto: Valter Campanato

O ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques foi preso na madrugada desta sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai.

CNN apurou que Silvinei rompeu sua tornozeleira eletrônica e viajou de Santa Catarina, onde mora, ao Paraguai de carro. No país vizinho, tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador, país da América Central.

Na semana passada, Silvinei foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) por participação em tentativa de golpe de Estado. Ainda cabe recurso, por isso o ex-diretor aguardava em liberdade. 

De acordo com o STF, Silvinei teria coordenado o emprego das forças policiais para dificultar que eleitores considerados desfavoráveis a Jair Bolsonaro (PL) chegassem a seus locais de votação no dia do segundo turno das eleições de 2022. Depoimentos de testemunhas relatam que Silvinei teria dito que “era hora de a PRF tomar um lado”.

Os ministros do Supremo também citaram a “inércia criminosa” do então diretor-geral da PRF durante os bloqueios de rodovias por caminhoneiros após as eleições.

“A PRF cruzou os braços para a paralisação de inúmeras rodovias federais, usadas para transporte de alimentos, de medicamentos… mas ele simplesmente não desobstruía. Foi necessário uma determinação minha”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, em voto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lei permite pagamento de IPVA atrasado e multas durante fiscalização para evitar remoção de veículo no RN

Foto: Divulgação

Uma lei sancionada pelo Governo do Rio Grande do Norte criou um programa que permite o pagamento imediato de débitos como IPVA e taxa de licenciamento atrasados, além de infrações de trânsito, durante a fiscalizações de trânsito. A medida evita a remoção de veículos para o pátio do Detran ou outro órgão fiscalizador.

A Lei nº 12.615, de 24 de dezembro de 2025, que cria o Programa RN em Dia Regularização de Débitos de Veículos foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (25), mas só deverá entrar em vigor após 90 dias da publicação.

De acordo com o texto, quando o veículo for abordado em uma operação de trânsito e a única irregularidade constatada for a falta de pagamento desses débitos, o proprietário poderá quitá-los durante a blitz.

A norma prevê que o poder público disponibilize, sempre que possível, meios para viabilizar o pagamento imediato, desde que haja disponibilidade técnica do sistema no momento da abordagem. Entre as formas de pagamento autorizadas está o Pix.

A lei estabelece, no entanto, que a quitação no local impede apenas a medida administrativa de remoção do veículo, não afastando outras penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além disso, o veículo só será considerado licenciado de forma definitiva após o processamento e a confirmação dos pagamentos e o cumprimento de outras exigências legais, quando houver.

Ficam excluídos da nova regra os veículos envolvidos em ilícitos penais ou que possuam pendências judiciais.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

As 20 maiores marcas de bets em operação no Brasil

O mercado brasileiro terá, ao fim de 2025, o primeiro ano completo de regulamentação das empresas de apostas (as bets). Presentes no País desde 2018, e popularizando-se a cada ano, essas marcas passaram a atuar desde janeiro sob legislação específica, entrando, assim, em uma nova fase tanto em termos de faturamento como também de branding.

Nesse contexto, na tentativa de entender como as principais bets que atuam no Brasil vem desenvolvendo estratégias a fim de se posicionar perante seu público-alvo em um cenário extremamente competitivo, a Blask e a brmkt.co elaboraram o estudo “Brazil’s Betting Brands Report”.

A proposta foi analisar, com maior profundidade, as 20 maiores marcas de apostas regulamentadas no País, destacando suas principais estratégias de posicionamento e atuação.

Para chegar ao ranking das 20 maiores empresas de apostas do Brasil (veja mais abaixo), a pesquisa levou em conta a projeção do Gross Gaming Revenue (GGR), como é chamado o resultado do faturamento com as apostas, descontando os prêmios pagos aos vencedores e o Imposto de Renda.

Veja, abaixo, a lista das 20 marcas que dominam o ranking e seu respectivo faturamento (GGR):

De acordo com esse estudo, o Gross Gaming Revenue (GGR) do mercado das empresas de apostas regulamentas que atuam no Brasil deve alcançar a quantia de US$ 6,27 bilhões em 2025. O mapeamento aponta que, atualmente, o País conta com 78 empresas licenciadas no mercado legal de apostas, que administram 182 diferentes marcas ativas.

O levantamento também apontou que, no primeiro semestre deste ano, o mercado brasileiro contava com mais de 17,7 milhões de jogadores (players) de empresas de apostas.

Na análise de Ricardo Bianco Rosada, fundador da brmkt.co, o mercado brasileiro de apostas esportivas amadureceu, em 2025, o que nao tinha avançado em quase uma década. “A regulamentação pesada, mídia mais cara e restrição de bônus mudou completamente a dinâmica da aquisição, colocando marca, conteúdo e produto no centro da disputa”, aponta.

Nesse ambiente, diz o porta-voz, as empresas digital natives se destacaram por falar a língua do povo e e entender os códigos culturais. “Marcas como 7Games, Betão, EstrelaBet, KTO e Esportes da Sorte provaram que a localização profunda converte mais do que qualquer estratégia global pasteurizada”, diz o executivo, destacando a importância das estratégias locais e personalizadas das empresas do setor.

Potência do mercado brasileiro
Considerando o mercado global de apostas esportivas, o Brasil já se destaca não somente entre os maiores, em termos de receita, como também entre os países com mais usuários engajados. Segundo projeções da Regulus Partners, o Brasil já deve ocupar a quinta posição no mercado global online de apostas em 2025, ficando após de Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Rússia.

“Em número de de jogadores, estamos em terceiro, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido, mas o Brasil lidera quando o tópico é acessos em sites de apostas. Importante ressaltar que ainda temos uma grande parte de jogadores apostando em sites não regulados no país – alguns estudos dizem que no mercado ilegal temos aproximadamente 50% dos jogadores. Portanto, ainda há uma grande possibilidade de crescimento em jogadores e, por consequência, aumento na arrecadação de impostos”, destaca.

Para a elaboração do ranking, Blask e a brmkt.co consideraram a projeção do Gross Gaming Revenue (GGR) das empresas para o ano de 2025.

Meio Mensagem

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PARANÁ PESQUISAS: Lula lidera 1º turno, mas empata com Flávio no 2º

Foto: Reprodução

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (26/12). O nome do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), no entanto, aparece em empate técnico com Lula em uma simulação de segundo turno.

Flávio é o nome que tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar as eleições de 2026. A “bênção” do pai ao filho foi reforçada, nessa quinta-feira (25/12), por meio de uma carta escrita e assinada pelo ex-mandatário.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de dezembro. Ao todo, foram ouvidos 2.038 eleitores em 163 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. O grau de confiança divulgado é de 95% e a margem estimada de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zé Vaqueiro e Dilsinho: veja atrações desta sexta-feira (26) do Natal em Natal

Foto: Reprodução

O Natal em Natal começou nesta quinta-feira (25) com apresentações na praia de Ponta Negra. Nesta sexta (26), o evento continua com shows de Zé Vaqueiro, Dilsinho e outras atrações (veja mais abaixo).

A entrada nos shows é gratuita. Os horários das apresentação não haviam sido confirmados pela prefeitura até a atualização mais recente desta reportagem.

A expectativa da prefeitura de Natal é de que cerca de 70 mil a 80 mil pessoas compareçam por dia nos shows em Ponta Negra. A expectativa para a noite de réveillon é de até 150 mil.

Para o evento, a prefeitura destinou linhas de ônibus gratuitas para atuarem com horário estendido no retorno das pessoas para casa.

O município também informou o que não pode ser levado para a festa e quais as ruas seguir para chegar ao palco na praia.

Veja, abaixo, as atrações desta sexta-feira:

📅 Dia 26 (sexta-feira)

📍 Engorda de Ponta Negra

Bonde do Gragra
Soanata
Zé Vaqueiro
Dilsinho

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça determina retomada imediata de pregão de tornozeleiras eletrônicas no RN

Foto: Alex Regis

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a retomada imediata do Pregão Eletrônico para contratação dos serviços de monitoração eletrônica de pessoas privadas de liberdade no estado. A decisão foi proferida no plantão judiciário do dia 24 de dezembro e envolve o processo conduzido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP/RN), responsável pela gestão do sistema prisional potiguar.

A medida suspende os efeitos de uma cautelar anteriormente imposta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que havia interrompido o certame, e reafirma entendimento já consolidado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Com isso, o Estado está autorizado a dar continuidade ao processo licitatório para contratação definitiva do serviço de tornozeleiras eletrônicas.

Na decisão, a juíza Sulamita Bezerra destacou que os fundamentos utilizados pelo TCE para barrar o pregão — supostas falhas na segregação de funções de servidores e o uso do aplicativo WhatsApp como canal de suporte técnico — já haviam sido analisados e rejeitados pelo TJRN. Em mandado de segurança relatado pelo desembargador Dilermando Mota, a Corte concluiu pela “inexistência de ilegalidade” nos pontos questionados.

Para a corte, a manutenção da cautelar administrativa afronta o princípio da hierarquia das decisões, uma vez que o entendimento judicial deve prevalecer sobre deliberações administrativas. “A decisão judicial mencionada se sobrepõe ao decidido administrativamente, devendo o Estado e os órgãos de controle curvar-se ao entendimento da Corte de Justiça”, registra a magistrada.

A determinação atende a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que apontou sucessivas paralisações do processo licitatório. Segundo o MP, as interrupções foram provocadas por impugnações apresentadas pela empresa Tekgeo, atual prestadora do serviço por meio de contratos emergenciais.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Dinheiro jogado fora, tornozeleira só tem eficácia em Bolsonaro, vagabundo não tem monitoramento é só lorota e enfeite na canela

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Celebração dos 426 anos de Natal marca abertura de shows do Natal em Natal

Foto: Magnus Nascimento

A cidade do Natal já entrou oficialmente no clima das festas de fim de ano com a abertura da programação de shows do Natal em Natal, realizada na noite desta quarta-feira (25), no Polo Ponta Negra. A data foi simbólica: marcou também os 426 anos da capital potiguar. O palco montado na orla recebeu apresentações de Gilmar Bezerra, Fernanda e Gislaine, Rafaela Marçal e Marquinhos Gomes, com participação especial de Kaline Araújo, em uma noite marcada por fé, música e celebração.

O prefeito Paulinho Freire destacou que a programação reforça o espírito de união e valoriza os espaços públicos. Segundo ele, o evento também impulsiona o turismo e a economia local, com cerca de 90% de ocupação da rede hoteleira. “Isso representa geração de emprego, renda e fortalecimento do comércio”, afirmou.

Um dos momentos mais aguardados foi o show de Marquinhos Gomes, que emocionou o público com canções marcantes da carreira. Antes de subir ao palco, a cantora Rafaela Marçal celebrou a participação e ressaltou o significado da data para os cristãos.

A Prefeitura montou uma operação integrada envolvendo diversas secretarias para garantir segurança, organização e conforto, com apoio da STTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de serviços urbanos. O público aprovou a estrutura, destacando o clima familiar e a sensação de segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Parlamentar diz que PT tenta dominar a esquerda e critica articulações para 2026

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

De volta à Câmara dos Deputados como suplente de Glauber Braga (PSOL-RJ), a deputada Heloísa Helena (Rede-RJ) fez duras críticas ao PT e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista, ela afirmou que o partido “sempre busca ser uma força hegemônica na esquerda brasileira” e avaliou com ressalvas a tentativa de aproximação entre PT e PSOL para as eleições de 2026.

Crítica histórica do petismo, Heloísa disse que mantém sua posição por coerência ideológica desde que foi expulsa do PT, em 2003. Segundo ela, sua atuação política não admite conciliação com o grande capital, nem apoio a medidas como o arcabouço fiscal ou privatizações de setores estratégicos. A deputada também rechaçou qualquer expectativa de alinhamento automático ao projeto de reeleição de Lula.

Sobre o cenário eleitoral, Heloísa avaliou como previsível a movimentação da direita em torno do nome de Flávio Bolsonaro, mas disse considerar improvável uma vitória desse campo político em uma disputa presidencial. Para ela, a esquerda precisa debater 2026 levando em conta o trauma institucional vivido pelo país nos últimos anos, especialmente após a gestão de Jair Bolsonaro.

A parlamentar também criticou pautas ambientais e econômicas do governo, como a exploração de terras raras e minerais estratégicos. Segundo ela, repetir o modelo de exportação sem beneficiamento representa uma “afronta à soberania nacional” e perpetua uma lógica de dependência econômica e entreguismo.

Por fim, ao comentar a crise interna na Rede Sustentabilidade e as tensões envolvendo a ministra Marina Silva, Heloísa defendeu que a ex-presidenciável permaneça no partido. Para a deputada, disputas internas fazem parte da democracia, e cabe aos derrotados reconhecerem o resultado e seguirem atuando dentro da legenda.

Com informações do O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Decisão judicial derruba trava do TCE e libera licitação das tornozeleiras no RN

Foto: Divulgação

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a retomada imediata do pregão eletrônico para a contratação do serviço de monitoramento eletrônico de pessoas privadas de liberdade, utilizado pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). A decisão foi tomada no plantão judiciário do dia 24 de dezembro e suspende uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia paralisado o processo licitatório.

Ao analisar o caso, a juíza Sulamita Bezerra afirmou que os argumentos usados pelo TCE para barrar o certame já tinham sido examinados e rejeitados pelo Tribunal de Justiça do RN (TJRN). Entre os pontos questionados estavam a segregação de funções de servidores e o uso do aplicativo WhatsApp como canal de suporte técnico, considerados legais pela Corte estadual em decisão anterior.

Na avaliação da magistrada, manter a cautelar administrativa do TCE afrontaria a hierarquia das decisões, já que o entendimento do Judiciário deve prevalecer sobre atos de órgãos administrativos. A decisão judicial reafirma um mandado de segurança relatado pelo desembargador Dilermando Mota, que afastou qualquer ilegalidade no processo.

A medida atende a uma Ação Civil Pública do Ministério Público do RN, que apontou sucessivas paralisações do pregão. Segundo o MP, as interrupções teriam sido provocadas por impugnações apresentadas pela empresa Tekgeo, atual prestadora do serviço por meio de contratos emergenciais, com o objetivo de prolongar a situação e restringir a concorrência.

Além de determinar a conclusão do pregão e a formalização da contratação definitiva, a Justiça proibiu a empresa de apresentar novas impugnações com base em argumentos já analisados pelo Judiciário. Atualmente, duas empresas prestam o serviço de monitoramento eletrônico no estado.

Com informações da 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Banda do Siri faz primeiro esquenta e leva frevo às ruas da Redinha neste sábado (27)

Foto: Divulgação

A tradição do arrastão carnavalesco pelas ruas da Redinha ganha mais um capítulo neste sábado (27), com a realização do primeiro esquenta da Banda do Siri. O desfile mantém viva a identidade do bairro, embalado pelo clássico Frevo do Xico, que há décadas anima moradores e visitantes.

A concentração está marcada para as 15h, no largo João Alfredo. De lá, a banda segue pelas ruas, vielas e travessas do bairro, passando pelo Mercado da Redinha, quiosques da praia e pelo Redinha Clube, arrastando foliões em clima de prévia carnavalesca.

Com 37 anos de história, a Banda do Siri se consolidou como um dos blocos mais tradicionais da zona Norte de Natal. Todos os anos, o desfile reúne uma multidão que ocupa as ruas da praia da Redinha em um cortejo marcado pela música, pela alegria e pela participação popular.

A história da banda começou em 1987, quando um grupo de veranistas da Redinha percebeu que muitos moradores do bairro se deslocavam até Pirangi para acompanhar a Banda do Cajueiro. A ideia de criar um bloco próprio surgiu desse movimento, liderado por Fábio Lima, ao lado de moradores e do saudoso Hélio Rocha.

Assim, no fim dos anos 1980, nascia a Banda do Siri, fortalecendo o carnaval de rua da Redinha e se tornando um símbolo cultural do bairro. Desde então, o bloco segue preservando a tradição do frevo e da ocupação festiva dos espaços públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *