A insegurança nos ônibus coletivos em São Luís, após os ataques ocorridos a quatro veículos na noite desta sexta-feira (3), ordenados por facções criminosas que agem dentro dos presídios maranhenses, vai deixar a população sem transporte público durante a noite a partir deste sábado (4). O Sttrema (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão) decidiu, em uma reunião ocorrida hoje, que toda a frota de ônibus em São Luís ficará recolhida das 18h às 5h até a próxima segunda-feira (6).
Os ataques aos ônibus feriram quatro pessoas,sendo uma delas uma criança de seis anos que está em estado gravíssimo, com 90% do corpo queimado. As vítimas estão interrnadas no Hospital Municipal Clementino Moura de São Luís.
Na próxima terça-feira (7), os empresários vão se reunir para reavaliar se a redução dos horários dos coletivos irá prosseguir por tempo indeterminado. De acordo com o Sttrema, nos fins de semana a frota de ônibus é reduzida devido a demanda de usuários. Aos sábados, apenas 60% da frota circula. Já no domingo fica em 50%.
A SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) informou que está em contato direto com o Sttrema para “encontrar meios que garantam o atendimento normal aos usuários de transporte coletivo”. O secretário de Trânsito e Transportes, Carlos Rogério Araújo, afirmou que está cobrando soluções para o setor à cúpula da Segurança Pública.
O pré-candidato à Presidência, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), declarou nesta quarta-feira (1º/7) ter a “convicção” de que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) irá “caminhar junto” de sua campanha eleitoral rumo ao Palácio do Planalto. A declaração ocorreu durante a participação de Flávio em reunião com lideranças femininas da direita.
“Eu tenho a convicção de que a gente vai superar esse momento difícil e que ela [Michelle] vai estar caminhando junto da gente, ela sabe que o Brasil não suporta mais quatro anos de PT”, disse o senador. Na ocasião, Flávio também afirmou respeitar a madrasta e revelou ficar “desconfortável” ao falar da situação com ela.
A fala de Flávio em relação a Michelle se dá menos de uma semana depois de a ex-primeira-dama publicar vídeo nas redes sociais em que dizia ter sido maltratada e desrespeitada pelo enteado após ela discordar da decisão do Partido Liberal (PL) de apoiar a pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) para o governo do Ceará.
Desde dezembro de 2025, quando a situação envolvendo Ciro escalou, os dois mantinham uma “não-relação”, conforme apurado por O TEMPO Brasília. Embora não se falassem, também não havia animosidades, dizem aliados.
No entanto, com a publicação do vídeo de Michelle, a tensão aumentou. Aliados de Flávio a criticaram e o senador fez um vídeo pedindo desculpas. Dias depois, a ex-primeira-dama anunciou sua saída da presidência do PL Mulher, ala do PL voltada para o eleitorado feminino.
A situação causa preocupação no entorno de Flávio. O senador já vinha enfrentando dificuldades de se aproximar do eleitorado feminino. Com a crise envolvendo Michelle, ele convocou uma reunião com políticas mulheres para redirecionar a sua pré-campanha.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, nesta quarta-feira (1º), a segunda etapa da operação “Engrenagem Suja”, voltada a aprofundar as apurações sobre um esquema criminoso que envolve estelionato, associação criminosa, receptação qualificada e lavagem de dinheiro, ligado ao desvio e à venda irregular de óleos lubrificantes automotivos.
A ação desta quarta cumpriu dois mandados de busca e apreensão: um em Parnamirim, na Grande Natal, e outro no bairro Pitimbu/Satélite, na Zona Sul da capital potiguar.
Desta vez, os alvos foram um casal e os pais do suspeito, apontados como responsáveis por receber e distribuir os produtos desviados pelo casal preso preventivamente na primeira fase da operação, realizada em 19 de setembro de 2025. Segundo apurado pelos investigadores, esse grupo teria o papel de armazenar e comercializar a mercadoria obtida de forma ilícita, dando continuidade à circulação dos produtos roubados e ajudando a converter o esquema em lucro para os envolvidos.
A operação é um desdobramento das investigações que identificaram a fraude, cujo prejuízo a empresas do setor de lubrificantes automotivos já ultrapassa R$ 300 mil. Agora, o material recolhido nas buscas passará por análise técnica, o que deve reforçar as provas já reunidas pela polícia e ajudar a mapear outras pessoas ligadas à organização criminosa.
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para definir o grau de envolvimento de cada suspeito e garantir que todos os responsáveis pelo esquema respondam pelos crimes.
A classificação da Noruega para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2026 aumentou a confiança da imprensa local antes do confronto contra o Brasil. Em uma publicação nesta quarta-feira (1º), o jornal Dagbladet afirmou que a Seleção Brasileira “está tremendo” diante da possibilidade de enfrentar Erling Haaland.
Em artigo assinado pelo comentarista Esten O. Sæther, o veículo destacou o poder ofensivo da equipe norueguesa e colocou o camisa 9 como a principal preocupação dos brasileiros.
“O Brasil está tremendo. Erling Braut Haaland assusta. Agora, o alerta também chegou aos brasileiros”, escreveu o jornalista.
Apesar de reconhecer que a vitória sobre a Costa do Marfim não foi uma das melhores atuações ofensivas da Noruega, o comentarista ressaltou que a equipe mostrou capacidade para decidir partidas contra qualquer adversário.
“Mesmo sem fazer uma grande atuação ofensiva em termos de desempenho coletivo, a Noruega mandou um recado claro à potência do futebol. É um time que tem jogadores e poder de ataque capazes de vencer qualquer adversário, a qualquer momento. Não é de se estranhar, portanto, que o Brasil esteja apreensivo diante do pior adversário possível nas oitavas de final”, afirmou.
Haaland vive grande fase na Copa do Mundo. O atacante soma cinco gols em apenas três partidas e aparece entre os principais artilheiros da competição, atrás apenas de Lionel Messi e Kylian Mbappé, que têm seis gols cada.
Os números do centroavante pela seleção norueguesa também impressionam. São 60 gols marcados em 53 jogos com a camisa da Noruega.
Além da confiança pelo momento vivido, os noruegueses contam com um retrospecto favorável diante da Seleção Brasileira. Em quatro confrontos entre as equipes, a Noruega nunca foi derrotada, com duas vitórias e dois empates.
A vitória mais marcante aconteceu na Copa do Mundo de 1998, quando os europeus venceram o Brasil por 2 a 1 na fase de grupos. O encontro mais recente foi um amistoso disputado em 2006, encerrado com empate por 1 a 1.
Brasil e Noruega se enfrentam no próximo domingo (5), às 17h (horário de Brasília), valendo uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2026.
O Prefeito Paulinho Freire assinou hoje a ordem de serviço para as obras de revitalização e urbanização do Canal das Lavadeiras, no bairro das Quintas.
A intervenção prevê a reconstrução do canal, recuperação das calçadas e vias do entorno, implantação de novos guarda-corpos e a requalificação dos espaços públicos, com a construção de campo de areia, playground, academia ao ar livre e reforma das escadarias existentes.
Os investimentos, da ordem de pouco mais de 19 milhões de reais, são por meio de emenda do senador Styvenson Valentim.
A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, abre nesta quinta-feira (2) mais uma edição do Festival de Quadrilhas de Ceará-Mirim, um dos maiores e mais tradicionais eventos juninos do Rio Grande do Norte. Durante quatro dias de programação, o Ginásio de Esportes Aderson Eloy receberá mais de 40 quadrilhas juninas de diversas regiões do estado, em uma grande celebração da cultura popular nordestina.
A programação terá início com uma noite especial dedicada às quadrilhas de Ceará-Mirim, valorizando os grupos locais e reconhecendo o talento dos artistas que mantêm viva a tradição junina no município. A partir da sexta-feira (3), começam as disputas do Festival Regional, que seguem até o domingo (5), reunindo quadrilhas das categorias Tradicional e Estilizada em apresentações marcadas pela criatividade, beleza, emoção e alto nível técnico.
Com uma premiação total de R$ 46 mil, uma das maiores do estado, o festival reafirma o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da cultura, o incentivo aos grupos juninos e a preservação das tradições que fazem parte da identidade do povo nordestino.
Além do espetáculo cultural, o evento também representa um importante impulso para a economia local, aquecendo o comércio, a gastronomia, a rede de serviços e o turismo, com a chegada de participantes e visitantes de diversas cidades potiguares.
“O Festival de Quadrilhas é motivo de orgulho para Ceará-Mirim. Mais do que uma competição, é um momento de celebrar a nossa cultura, preservar as tradições e gerar oportunidades para o nosso município. Receber mais de 40 grupos de todo o Rio Grande do Norte fortalece o turismo, movimenta a economia e consolida Ceará-Mirim como um dos principais destinos do calendário junino do estado. Seguiremos investindo na cultura porque ela valoriza a nossa identidade e transforma a vida das pessoas”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
A expectativa é de ginásio lotado durante os quatro dias de evento, consolidando mais uma edição do Festival de Quadrilhas de Ceará-Mirim como uma das maiores vitrines da cultura popular potiguar.
Em uma emocionante ação de assistência humanizada, uma paciente idosa de 86 anos, que está internada há quase 80 dias em cuidados paliativos no Hospital Rio Grande, realizou o desejo de ter contato com o meio ambiente e com o mundo externo. Uma força-tarefa multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, foi montada para levá-la para um passeio especial no Parque das Dunas.
A tarde foi marcada por momentos de profunda emoção. Durante a visita, ela teve a oportunidade de tocar nas plantas, sentir o perfume da natureza e desfrutar do ambiente ao ar livre. O momento também trouxe à tona lembranças felizes, e a paciente aproveitou o cenário para recordar passagens de livros que já havia lido ao longo da vida.
Para garantir a total segurança e o suporte assistencial necessário durante todo o percurso, a estrutura médica do hospital acompanhou a paciente no local. A ação reforça o compromisso da equipe de saúde com os cuidados paliativos, mostrando que a assistência vai muito além do tratamento clínico, focando na dignidade, no bem-estar e na realização de momentos significativos para os pacientes.
O coronel da Polícia Militar, Rodrigo Trigueiro, foi um dos homenageados na Câmara Municipal de Natal nesta terça-feira (30), na sessão solene em homenagem aos 192 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A homenagem foi indicada pelo vereador Leo Souza (PSDB) e a solenidade, proposta pelo vereador Subtenente Eliabe (PL).
Conhecido nacionalmente como “Capitão Rodrigo”, no reality show No Limite, da Globo, Coronel Trigueiro é referência em segurança pública pela atuação firme e combate a criminalidade. Esteve à frente de unidades de elite e batalhões importantes, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).
“A solenidade proposta pelo Subtenente Eliabe é uma forma de reconhecer e homenagear a Polícia Militar e, claro, esses grandes nomes da corporação, que contribuiram muito para fazer a PM ser grande. E o Coronel Trigueiro é um exemplo disso. É uma referência para os policiais e para a sociedade”, destacou Leo Souza.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (2). No estado, a agenda prevê a inauguração do túnel Major Sales, uma das estruturas que fazem parte do Ramal do Apodi, obra iniciada durante o governo Jair Bolsonaro, pelo então ministro Rogério Marinho, mas que ainda não foi concluída.
O Ramal do Apodi possui 115,5 km de extensão, enquanto o túnel a ser “inaugurado” tem 6,35 km. A obra beneficiará 54 municípios (sendo 34 no RN) e uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas (510 mil potiguares). Mas o Ramal do Apodi ainda não está concluído, e a inauguração ocorre em meio a intervenções improvisadas, como a substituição de passagens molhadas por contêineres temporários.
Veja no vídeo o contêiner, localizado no município de José da Penha:
Pesquisa DataCapital, divulgada pela Mundial FM e pelo Portal SPN, nesta quarta-feira (1º), também confirma a senadora Dra. Zenaide Maia como reeleita para o Senado Federal. É o quinto levantamento em apenas um mês a apontar esse cenário.
No cenário do primeiro voto estimulado, Styvenson Valentim, com 34% das intenções de voto, e Zenaide, com 23%, aparecem dentro da faixa dos candidatos que hoje conquistariam uma das duas vagas. E com folga. Já que o terceiro colocado, Rafael Motta, tem 11%.
O levantamento também mostra a força da candidatura da senadora quando analisado o segundo voto para o Senado. Zenaide lidera esse cenário com 22% das intenções de voto, à frente de todos os demais concorrentes, demonstrando potencial de crescimento e capacidade de ampliar sua votação. Styvenson tem 18% e Rafael soma 15%.
A pesquisa ouviu 1.900 eleitores em 70 municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte de 17 a 20 de junho. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RN-07195/2026, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O dólar ganhou força frente ao real nesta quarta-feira (1º) após o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciar sanções contra dois brasileiros, três empresas no Brasil e uma companhia em Portugal por supostos vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Com a notícia, a moeda chegou a subir 1,04%, alcançando R$ 5,2167. No início da tarde, a alta perdeu força e o dólar era negociado a R$ 5,1977, com avanço de 0,67%.
Segundo o governo norte-americano, o PCC utilizava o sistema financeiro dos EUA para lavar dinheiro do tráfico de drogas. Entre os sancionados estão Victor Henrique de Oliveira Shimada, apontado como operador da facção, e Stella Stefanie Nunes Henrique de Oliveira.
As sanções também atingem as empresas Victory Trading Intermediação de Negócios, Pixwave Soluções de Pagamentos, Wave Construções Inteligentes e a portuguesa Avenidas Flutuantes Unipessoal. A medida bloqueia bens sob jurisdição dos EUA e proíbe cidadãos e empresas americanas de realizarem transações com os envolvidos.
De acordo com o Tesouro dos EUA, a Victory Trading também aparece nas investigações do caso VaideBet, que apura um suposto esquema de desvio e lavagem de dinheiro relacionado ao contrato de patrocínio da casa de apostas com o Corinthians.
Comente aqui