Economia

“Se tiver erro na dose, vamos consertar, não temos compromisso com erros. Mas a reforma está na direção certa”, diz Paulo Guedes, sobre Imposto de Renda

Foto: Carl de Souza/AFP

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ao blog que o governo está disposto a consertar, durante a tramitação no Congresso Nacional, eventuais erros na reforma do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas – um dos pontos da reforma tributária.

“Se tiver erro na dose, vamos consertar, não temos compromisso com erros. Mas a reforma está na direção certa, tributar rendimentos de capital e desonerar empresas e assalariados”, declarou o ministro.

Guedes negou que haja intenção de aumentar a carga tributária, como vêm dizendo alguns tributaristas nos últimos dias.

Segundos os cálculos desses especialistas, a reforma do governo aumenta não só a tributação dos rendimentos de capital, mas também de empresas e assalariados.

“Nosso objetivo é a neutralidade, desonerar empresas e assalariados para estimular a economia e tributar rendimentos de capital. O Brasil, por exemplo, não tributa distribuição de dividendos, enquanto o mundo todo tributa. Precisamos corrigir isso, abrindo espaço para diminuir o Imposto de Renda das empresas”, afirmou.

Questionado sobre críticas de que o governo estaria “dando com uma mão e tirando com a outra” no caso dos assalariados, Paulo Guedes disse que o tema será analisado e, se houver necessidade, corrigido.

Na proposta enviada ao Congresso, o governo aumentou a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física, mas limitou o uso do desconto simplificado na declaração anual.

Essa mudança, segundo tributaristas, vai acabar aumentando, no ajuste anual, a tributação sobre uma parcela expressiva de assalariados.

Ou seja, o governo faria um gesto na direção da classe média de um lado e acabaria prejudicando esse grupo de outro. “Se realmente ocorreu, temos de consertar também”, diz Paulo Guedes.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse ao blog que a Câmara dos Deputados está “fazendo as contas para não errar” ao comentar as críticas de especialistas à proposta do governo.

Lira já disse que a Câmara pode reduzir, por exemplo, de 20% para 15% a tributação de IR sobre distribuição de dividendos, que hoje é isenta.

Arthur Lira disse ainda que os líderes vão decidir até esta terça-feira (6) se a proposta será votada antes ou depois do recesso, que começa na segunda quinzena de julho.

“O que é importante é que vamos votar as reformas. Há grandes interesses que começam a tentar barrá-las”, afirmou o presidente da Câmara.

Blog do Valdo Cruz – G1

 

Opinião dos leitores

  1. Homi deixe de conversar merda e baixe o preço do gás e gasolina e da comida. Estou cozinhando com lenha.

    1. Onde você leu isso, titia? Conta pra nós. No blog do Allan Santos?

    2. Pena que seja ministro do pior presidente do mundo, Dom Bozo I, o inepto rei das rachadinhas.

    3. VErdade… gasolina barata, carne barata, automóveis baratos, preços dos alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal praticamente estagnados, privatizou tudo, foi eficiente na reforma tributária… é o cara…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes marca audiências de testemunhas de ação na qual Bolsonaro é réu por suposta tentativa de golpe de Estado; depoimentos começam no dia 19 de maio

Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou as datas para as audiências das testemunhas de acusação e de defesa na ação penal em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete aliados são réus, por uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Os depoimentos vão começar no dia 19 de maio e estão programados para durar até pelo menos o início de junho. Ao todo, 82 pessoas serão ser ouvidas.

Moraes organizou as datas a partir da indicação da acusação, feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), ou de cada réu. Em alguns casos, há a previsão de dez pessoas serem ouvidas no mesmo dia. Em alguns dias, as audiências ocorrerão em dois turnos, um deles começando às 8h e outro às 14h.

Os depoimentos irão começar no dia 19 de maio, com os nomes indicados pela PGR. Entre eles, os ex-comandantes Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e Carlos Almeida Baptista Junior (Aeronáutica) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Freire Gomes e Baptista Junior afirmaram à Polícia Federal (PF) que Bolsonaro apresentou a eles proposta para reverter o resultado das eleições.

No dia 22, estão previstas as testemunhas apontadas pelo tenente-coronel Mauro Cid, que fechou um acordo de delação premiada. Uma delas é o ex-comandante do Exército Júlio Cesar de Arruda, o primeiro a exercer o cargo durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dia depois, as testemunhas de defesa começarão a ser ouvidas, com nomes indicados pelo deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e pelo ex-ministro Walter Braga Netto.

Entre os nomes que serão ouvidos estão o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do ex-ministro Paulo Guedes e dos senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Ciro Nogueira (PP-PI) e Rogério Marinho (PL-RN). Todos ocuparam cargos de destaque no governo Bolsonaro.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haus Petrópolis marca novo ciclo no mercado de alto padrão em Natal

O evento de formação do grupo do Haus Petrópolis, realizado no restaurante Cardume, celebrou a consolidação de um novo momento para o mercado imobiliário da capital potiguar. Com projeto assinado pelo premiado arquiteto Felipe Bezerra, interiores de Renata Matos e paisagismo do Estúdio Lago, o Haus é um marco de sofisticação, design e inovação.

Localizado no último terreno da antiga Vila Pretória, o Haus resgata a memória do visionário Manoel Dantas e propõe uma releitura do morar urbano com responsabilidade, fluidez e integração com o entorno. O sucesso de formação do grupo evidencia a aderência do público às novas demandas do morar contemporâneo e reforça a posição da Aldann Construções que hoje une forças para uma nova fase do mercado de alto padrão em Natal.

Opinião dos leitores

  1. Abraço os amigos Mariberto e Alberto Dantas, pessoas que estimo e admiro. Paulo Gilberto, Patos (PB).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bolsonaro decide ir à passeata pela anistia em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu ir à passeata a favor da anistia dos presos pelo 8 de Janeiro que será realizada em Brasília nesta quarta-feira (7). Na terça-feira (6), havia dito que a chance de comparecer era “próxima de zero”.

Em vídeo compartilhado pelo pastor Silas Malafaia nas redes sociais, Bolsonaro convocou apoiadores ao ato na capital federal. Disse que irá participar do início do evento, durante a concentração na Torre de TV.

Bolsonaro afirmou que a sua situação de saúde ainda é “complicada” e que um “abraço mal dado” ou um “empurrão” poderiam atrapalhar sua recuperação.

O ex-presidente ficou 22 dias internado, sendo ao 20 deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), após ser submetido a uma cirurgia no abdômen. Recebeu orientação médica de não comparecer ao ato e permanecer em repouso.

A manifestação, organizada por Malafaia, começa às 16h. Tem como destino a Esplanada dos Ministérios, mas não chegará ao Congresso. O grupo ocupará duas faixas do Eixo Monumental, com uma 3ª faixa interditada temporariamente.

O evento terá discursos de deputados e do pastor. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também vai participar e discursar em um trio elétrico.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia Civil apreende armas, munições e 48 quilos de crack, em Parnamirim; droga é avaliada em R$ 3 milhões

Imagens: Policial Civil

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Natal apreenderam, na tarde de terça-feira (06), cerca de 48 quilos de crack, além de duas pistolas e diversas munições, durante uma ação no município de Parnamirim, na Grande Natal.

As investigações tiveram início em janeiro de 2025, após a apreensão de três quilos de maconha e de veículos vinculados a um dos membros de uma organização criminosa. A partir desse ponto, diligências foram realizadas com autorização do Poder Judiciário, levando à identificação de um novo imóvel suspeito de ser utilizado como depósito de drogas e ponto de apoio logístico do grupo.

Durante a ação, foram apreendidos 46 tabletes de crack, duas armas de fogo e diversas munições. O entorpecente foi avaliado em aproximadamente R$ 3 milhões, valor que seria obtido com a venda fracionada da droga, representando um expressivo prejuízo financeiro à organização criminosa.

Os integrantes do grupo já foram identificados e a Polícia Civil segue com as investigações em andamento para localizá-los e prendê-los, visando à completa desarticulação da estrutura criminosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

CAOS TOTAL: Número de presos sem tornozeleira explode para 800 no RN; Governo segue sem cumprir acordo

Foto: Ilustrativa

Mais uma atualização chega ao BLOGDOBG sobre o caos no sistema de monitoramento das tornozeleiras eletrônicas. A informação inicial apontava que 300 presos estavam sem o dispositivo, mas a realidade é ainda mais alarmante: o número já chega a 800.

As empresas responsáveis pelo monitoramento eletrônico no Rio Grande do Norte não recebem os pagamentos devidos desde 10 de abril de 2024.

Mesmo após acordos firmados entre o governo estadual e as prestadoras de serviço, o Estado voltou a descumprir os prazos estabelecidos. O último acordo judicial, que previa o pagamento até esta quinta-feira (10), também não foi cumprido.

Opinião dos leitores

  1. O governo do RN parece ter adotado o modo “invisibilidade seletiva”: vê tornozeleira, mas finge que não vê a fatura. Já são 800 “desaparecidos digitais” circulando por aí — monitoramento só se for por GPS da sorte.

  2. Governo do RN & “os manos”. Tudo a ver. Que parceria. E a população de bem, pagadora de impostos que se exploda.

  3. Kkkkkkkkkkk,parem parem que quero descer.O carro Velho tá desgovernado,arrocha PTZADA,mas calma que o pior ainda vem,vamos fazer um L do amor daqueles bem grande 😂😂😂😂😂

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi RN comemora 32 anos de atuação impulsionando o desenvolvimento econômico do Estado

Com presença em 11 municípios-polo e mais de 26 mil associados, instituição financeira cooperativa amplia seu alcance e reforça papel essencial no acesso ao crédito e no desenvolvimento regional

A Sicredi RN celebra, neste mês, 32 anos de história dedicados ao fortalecimento do cooperativismo e ao desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Fundada em 1993, a instituição se consolidou como a maior cooperativa financeira do estado, reunindo mais de 26 mil associados e oferecendo soluções financeiras alinhadas às necessidades dos associados e das comunidades onde atua.

Presente em onze municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz —, a cooperativa dispõe de uma estrutura de atendimento que garante abrangência em todo o estado, contribuindo para a inclusão financeira e a geração de oportunidades nas diversas regiões do estado.

“Há 32 anos seguimos guiados pelos princípios do cooperativismo, e é com base nesses valores que continuaremos ampliando nossas conquistas. Nosso compromisso é impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios onde atuamos, promovendo inclusão financeira e incentivando o empreendedorismo”, afirma Damião Monteiro, presidente da Sicredi RN.

Em âmbito nacional, o Sicredi soma mais de 9 milhões de associados, administra R$ 396,8 bilhões em ativos totais e possui um patrimônio líquido de R$ 44,3 bilhões (dados de dezembro de 2024). A instituição mantém mais de 2,8 mil pontos de atendimento espalhados pelo país, sendo a única com atendimento presencial em mais de 200 municípios.

O crescimento da Sicredi RN reflete a solidez de seu modelo de atuação cooperativista e o impacto positivo gerado nas economias locais, reforçando o papel estratégico das cooperativas no cenário financeiro brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

FOTOS: Cardeais entram na Capela Sistina em procissão para dar início ao conclave

Fotos: Vatican Media/Divulgação

Os 133 cardeais que irão participar do conclave já estão na Capela Sistina, onde será feita a escolha do novo papa da Igreja Católica.

Em uma transmissão ao vivo, às 11h30 do horário de Brasília, o Vaticano exibiu o momento em que todos se encaminharam ao local em procissão.

O cardeal George Jacob Koovakad será o responsável por fechar e selar as portas da capela.

Antes de iniciar cerimônia, os cardeais se reuniram em oração na Capela Paulina, no Palácio do Vaticano.

O cardeal Pietro Parolin, que preside o conclave e é apontado como um dos favoritos, falou as últimas palavras aos cardeais antes da procissão:

“Vamos entrar agora em conclave para eleger o novo pontífice. Toda a Igreja, unida em nós em oração, inova a graça do Espírito Santo para que seja eleito por nós um digno pastor de todo o rebanho de Cristo”.

Os conclaves que elegeram Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias. De modo geral, as eleições dos últimos 100 anos foram rapidamente resolvidas.

Na história da Igreja como um todo, porém, já houve eleições que duraram semanas — incluindo um episódio no século 13 em que um conclave demorou mais de dois anos para ser concluído e terminou com a eleição de Gregório X.

Cardeais disseram à imprensa que o conclave deste ano deve ser curto, durando no máximo três dias. É possível saber que um cardeal foi ou não escolhido para o lugar do papa Francisco devido à cor da fumaça que sairá do teto da Capela Sistina ao final de cada rodada de votação.

fumaça branca – quando se chegou a um resultado;
Fumaça preta – quando a decisão ainda não foi tomada pelos cardeais.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Aeroclube do RN vai à Justiça pela primeira vez para discutir propriedade de terreno ocupado desde 1928

Foto: Reprodução

Pela primeira vez em quase um século de existência, o Aeroclube do Rio Grande do Norte recorreu à Justiça para discutir a propriedade do terreno onde está instalado desde 1928, localizado no bairro Tirol, em Natal. A ação, intitulada querela nullitatis insanabilis cumulada com ação declaratória de nulidade, foi ajuizada contra a União e o Estado do Rio Grande do Norte e busca reverter atos de expropriação e dissolução considerados ilegítimos, ocorridos durante a ditadura militar.

O centro da disputa

O Aeroclube foi fundado em 1928 e, desde então, ocupava a área com um edifício-sede e um campo de pouso. Em 1952, a entidade recebeu formalmente a doação do terreno por meio de escritura pública lavrada com base na Lei Estadual nº 582/1951. Durante décadas, o uso do imóvel nunca foi questionado, até que, no auge do regime militar, o Ministério da Aeronáutica cassou a autorização de funcionamento da escola de aviação, alegando descumprimento ao Decreto-Lei nº 205/67. Isso levou, em 1969, à dissolução do Aeroclube por decisão da Justiça Federal, com trânsito em julgado em 1973.

Na sequência, o imóvel foi adjudicado à União e teve seu registro transferido. O Aeroclube, no entanto, alega que jamais deixou de existir e que sua dissolução foi apenas um instrumento para permitir a expropriação do terreno, sem o devido processo legal e sem pagamento de indenização.

Nova ofensiva judicial

A ação atual propõe a nulidade dos atos praticados durante o regime militar com base em princípios de justiça de transição. Os advogados do Aeroclube sustentam que a expropriação violou o direito fundamental à propriedade e à liberdade de associação, protegidos por tratados internacionais e pela Constituição da época.

Além disso, o processo denuncia que, mesmo após a sentença que rejeitou a reivindicação de posse feita pela União em 1994, o Estado do Rio Grande do Norte teria conseguido, de forma irregular e sem contraditório, restaurar o registro do imóvel em seu nome, mediante despacho em execução de sentença que não autorizava tal medida.

Reversão questionada

A disputa é agravada pela cláusula de reversão prevista na lei de doação, que estabelecia o retorno do bem ao Estado em caso de extinção da entidade donatária. Contudo, os atuais representantes do Aeroclube afirmam que a entidade nunca foi legalmente extinta, tendo apenas sofrido perseguições políticas e administrativas durante a ditadura. Também argumentam que a entidade manteve suas atividades esportivas e sociais, o que afastaria a alegada perda de finalidade da doação.

Um julgamento com reflexos históricos

A ação reacende o debate sobre os efeitos de atos administrativos e judiciais realizados no período autoritário e coloca o Judiciário diante do desafio de avaliar a validade de decisões que, segundo a parte autora, violaram garantias fundamentais. A decisão do caso poderá ter repercussões tanto jurídicas quanto simbólicas, ao tocar na legitimidade da posse e propriedade de um dos espaços mais tradicionais da cidade.

Por ora, o Aeroclube segue em sua sede histórica, buscando no Judiciário não apenas a preservação de seu espaço físico, mas também o reconhecimento de sua história e resistência institucional.

Opinião dos leitores

    1. O cerébro do esquerdista tem um funcionamento diferenciado mesmo, eles conseguem comparar as invasões de uma cambada de vagabundo parasita a propriedades de famílias com o uso de um terreno doado há quase 100 anos por uma instituição que desde então só tem servido à sociedade. De onde eles tiram essas excrescências? Tem parte com o capeta, só pode.

    2. Está certo, já que lendo a matéria vc entende que não há invasão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputados petistas são únicos parlamentares do RN a não assinar pedido de abertura da CPI do INSS

Foto: Reprodução

Os deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Norte, Fernando Mineiro e Natália Bonavides, foram os únicos do RN a não assinar o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS, na Câmara dos Deputados. A adesão ao requerimento já conta com o apoio de seis parlamentares potiguares, incluindo o deputado Benes Leocádio (União Brasil), que confirmou sua assinatura nessa terça-feira (6).

Além de Benes Leocádio, outros parlamentares também assinaram o requerimento, como os deputados João Maia (PP), Carla Dickson (União Brasil), General Girão (PL), Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL). A CPI tem como objetivo investigar irregularidades no INSS, que já somam mais de R$ 6,3 bilhões, segundo dados da Polícia Federal.

Benes Leocádio também manifestou apoio à criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) no Congresso Nacional. O deputado ressaltou que a investigação deve ser rigorosa e que a apuração dos responsáveis pelos desvios de recursos dos aposentados é fundamental.

96 FM

Opinião dos leitores

  1. PT é sinônimo de corrupção tá no DNA dessa gente, os maiores escândalos de corrupção foram protagonizados por este partido, MENSALÃO, PETROLÃO E BENGALÃO, o arroizão só não foi concretizado porque foi descoberto a tempo

  2. Alguma novidade? Ano que vem tem eleição…vc votaria em um cidadão que não quer uma CPI do dinheiro dos idosos indefesos…

  3. Espero essa publicação aqui no BG, tenha aberto a cabeça de muitos que tenham lido.
    Esse é o meu desejo.

    1. Amiga, você acha que quem elegeu o candidato dos presidiários e traficantes do país vai mudar de repente a régua moral? Eu admiro seu otimismo, mas a realidade e o histórico das eleições no Nordeste dizem outra coisa. Esses dias vi um discurso de posse de José Sarney ao Governo do Maranhão nos anos 70 que o pessoal resgatou e colocou lado a lado com um discurso de Flávio Dino. É chocante a semelhança: “Agora os pobres terão vez, a miséria vai ficar pra trás, a esperança venceu e blá, blá, blá…” kkkkkkkk Resultado? IDH do Maranhão que já era o pior do Brasil, Dino conseguiu piorar. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. A única coisa que não mente nessa foto é a camisa da patricinha socialista: “A verdade é dura” kkkkkkkkkkkkkkk

  5. Zero de surpresa nesta informação, eles são corruptos, omissos e mentirosos ao extremo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Morada da Paz celebra missas em homenagem ao Dia das Mães

Foto: Divulgação

Com o compromisso de oferecer espaços humanizados para a vivência do luto e acolhimento das famílias, o cemitério, crematório e funerária Morada da Paz realiza neste domingo,11 de maio, suas tradicionais missas em homenagem ao Dia das Mães.
As celebrações, abertas ao público e realizadas de forma presencial, visam fortalecer os vínculos afetivos e proporcionar conforto emocional às famílias.

As cerimônias acontecerão nas unidades Morada da Paz Emaús, às 8h e às 10h, e Morada da Paz Mipibu, às 10h. Já na Zona Norte da capital potiguar, a unidade do Morada da Paz Essencial, em São Gonçalo do Amarante, estará aberta à visitação durante o horário normal de funcionamento.

Para aqueles que não puderem estar presentes, é possível prestar homenagens virtuais por meio da plataforma Morada da Memória. No site www.moradadamemoria.com.br, os usuários podem deixar mensagens, acender uma vela virtual e enviar flores.

Também é possível antecipar as homenagens com flores nos jazigos. Para isso, basta entrar em contato com a Floricultura Morada da Paz pelo WhatsApp (0800 123 4848) ou acessar o site floricultura.moradadapaz.com.br.

Ecos – Memórias que ressoam

As missas também marcam o lançamento da campanha institucional de 2025 do Grupo Morada – holding responsável pelas marcas Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet. Com o tema “Ecos – Memórias que ressoam”, a iniciativa convida à reflexão sobre a permanência dos afetos, mesmo após a despedida.

Inspirada na ideia de que as lembranças reverberam no tempo como um eco, a campanha propõe valorizar a memória e estimular espaços de escuta e conexão, tratando o luto como um processo contínuo, atravessado por amor e significado.

“Vivemos em um mundo onde o luto ainda é um tema cercado de silêncio. No Grupo Morada, acreditamos que esse silêncio pode ser preenchido por memórias, amor e aprendizados. A campanha Ecos reflete justamente isso: o que permanece, mesmo quando alguém já não está fisicamente presente”, destaca Eliza Fonseca, gerente de marketing do Grupo.

Programação:
Morada da Paz Emaús (RN): Missa às 8h e 10h
Morada da Paz Mipibu (RN): Missa às 10h
Morada da Paz Essencial Zona Norte (São Gonçalo do Amarante): Aberto à visitação

Mais informações: www.moradadapaz.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *