Segurança

Fugitivo de Alcaçuz já foi preso por fazer parte de uma quadrilha que roubava joias

Foto: divulgação

Ricardo Campelo da Silva, de 43 anos, um dos presos que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na tarde desta terça-feira (30), já foi preso em 2012. Ele foi suspeito de integrar uma quadrilha que assaltava residências e roubos de joias.

Segundo uma matéria publicada na Tribuna do Norte, em maio de 2012, Ricardo e mais duas pessoas foram presas no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal, após roubarem algumas joias de um comerciante no bairro do Tirol.

De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, Rogério e Gustavo eram classificados como criminosos de menor periculosidade. Eles possuíam um histórico de serviços prestados dentro do presídio.

Relembre o caso:

No dia 22 de maio de 2012, três pessoas, entre eles Ricardo Campelo da Silva, roubaram algumas joias de comerciante do bairro do Tirol, na zona Leste de Natal.

Equipes da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur) da época prenderam os três, que eram suspeitos de integrar uma quadrilha de diversos crimes, como assaltos a residências e roubos de joias.

Além de Ricardo Campelo, a Defur prendeu Samuel Luiz Nunes da Costa e Débora Diana Santos de Araújo. Um outro homem identificado como Severino Ferreira Neto estava foragido pela policia. Segundo os suspeitos, Severino Neto foi o mentor dos assaltos realizados pela quadrilha.

Na abordagem realizada pela polícia também foi apreendida uma pistola calibre 380.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Advogados são proibidos de frequentar presídios no RN por suspeita de facilitarem comunicação de líderes de facção

Foto: PCRN / Reprodução

Dois advogados que atuam no Rio Grande do Norte foram alvos, nesta sexta-feira (22), de mandados de busca e apreensão em uma ação da Polícia Civil batizada de “Operação PV5”. A ação foi deflagrada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).

A operação mira suspeitos de facilitar a comunicação de líderes de uma facção criminosa que estão no Presídio Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal.

Além de serem alvos das buscas, os advogados foram proibidos de frequentar presídios do Estado.

Ao todo, foram cumpridos, nesta sexta-feira, seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. As prisões foram efetuadas contra parentes de presos. Os advogados vão responder em liberdade.

Segundo a polícia, o grupo criminoso atuava em Natal e Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, e também em Cajazeiras, na Paraíba.

As investigações, iniciadas em março deste ano, apontaram que o grupo facilitava a comunicação entre líderes de uma facção criminosa detidos no Pavilhão 5 de Alcaçuz e pessoas externas ao sistema prisional, além de promover a entrada de celulares no presídio.

Durante a ação, foram executados dois mandados de busca e apreensão domiciliar e aplicadas medidas cautelares contra dois advogados, proibindo-os de frequentar presídios estaduais. Também foram expedidos mandados de prisão preventiva contra companheiras e irmãs de detentos envolvidos no esquema.

Opinião dos leitores

  1. As prerrogativas advocatícias é pilar de um Estado livre de amarras, o Estado que identifique, apure e puna quem não respeita essa situação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil vai investigar bilhetes em penitenciárias do RN

Foto: Reprodução

A Polícia Civil confirmou que abriu inquérito para investigar a entrada de bilhetes de criminosos em penitenciárias do Rio Grande do Norte. As oitivas começam nesta terça-feira (10) e visam apurar os episódios atribuídos a advogados durante visitas aos seus clientes.

De acordo com a Polícia, o inquérito será conduzido pela Delegacia de Nísia Floresta, município onde é localizado o Complexo Penal de Alcaçuz. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), apenas neste ano foram identificados dez episódios de bilhetes encontrados com profissionais do direito – sete em Alcaçuz. A Polícia Civil, no entanto, não confirmou a quantidade de pessoas que serão investigadas, nem quais crimes estão sendo investigados.

Por conta da prática, os advogados precisam, agora, passar por um aparelho de raio-x (bodyscam) semelhante aos já utilizados nos aeroportos. Além disso, estão limitados a apenas 30 minutos de atendimento por cliente. Diante da norma, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) afirmou que discorda da rigidez nas medidas, alegando que essas ferem o livre exercício da profissão dos bacharéis e o direito constitucional de defesa do cidadão, mas informou que apura o caso de advogados envolvidos na comissão de ética.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. A OAB tá caladinha, não solta uma nota sobre o ocorrido, onde marginais do direito abasteciam bandidos de informações dentro e fora dos presídios do RN para praticarem os mais diversos crimes contra a sociedade. Será que esses pseudos advogados irão perder a carteira da ordem?

  2. Esses adevogados de porta de cadeia, muitos são o braço externo dos que estão presos. E a oab pra variar, tá defendendo o que nao presta. Essa oab atual e merda, não tem diferença.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia apreende 5 celulares na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga

Foto: Vivian Galvão/ Divulgação/ Governo do RN

A Polícia Penal apreendeu nesta quinta-feira (5) cinco celular que tinham acabado de adentrar na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga (PERCM), no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A ação recebeu o nome de “Operação Sem Sinal”.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), os presos que receberam os celulares foram identificados e a Polícia Judiciária foi acionada para apurar as circunstâncias do caso e responsabilizar os envolvidos. A secretaria informou que abriu procedimento interno para apurar as circunstâncias da entrada dos aparelhos na unidade.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

SEAP realiza operação em presídios do RN

Foto: Mycleison Costa

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária realizou neta sexta-feira (15), uma operação dentro das principais unidades prisionais do Rio Grande do Norte. A ação, denominada Dominus, foi desencadeada após uma operação do Ministério Público resultar na prisão de três advogados, duas mulheres e um homem, suspeitos de envolvimento com facções criminosas.

Na ação desta sexta-feira, foram averiguadas as estruturas das celas de cada unidade em busca de materiais que pudessem indicar alguma comunicação dos internos com outros integrantes de organizações criminosas que estão nas ruas.

Mais de 200 agentes de segurança participaram da operação, que contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais, Grupo de Escolta Penal e Polícia Penal, além da Polícia Militar com o apoio do helicóptero Potiguar 01. Só no Complexo de Alcaçuz, foram vistoriados os pavilhões 3 e 4, além da penitência Rogério Coutinho Madruga.

De acordo com o secretário de administração penitenciária, Pedro Florêncio, ainda não há indícios da participação de policiais penais no esquema que envolvia advogados e os chefes de facções. ” Até esse momento, não. A investigação está a cargo da Polícia Civil junto com o Ministério Público, então nós não temos precisão dessas informações. O que importa para o sistema prisional é manter o controle e antecipar. O estado está atento para prevenir qualquer ação do crime”, explicou o secretário.

Ainda segundo o secretário, não foram encontrados materiais ilícitos e nehuma das grades das celas foram violadas. Também não foi encontrado nenhum indício de vulnerabilidade nos presídios. No Rio Grande do Norte existem vinte e uma unidades prisionais, contabilizando 12 mil presos. Desses, 2.800 estão custodiados em Alcaçuz.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conhecida no litoral Sul, empresa de ônibus Viação Campos encerra atividades depois de 51 anos

Foto: reprodução/@viacaomdc

Conhecida por atender a população de Cotovelo, Alcaçuz, Pium, Pirangi, Buzios e Tabatinga, a empresa de ônibus Manoel Domingos Campos (MDC/Viação Campos) anunciou que está encerrando seu funcionamento após 51 anos de história.

O comunicado foi feito nas redes sociais na sexta-feira (15). A alegação para o fechamento foi a crise atual. “A queda no número de passageiros, a concorrência desleal, e o aumento dos custos” não permitiram que uma trajetória fundada em 1971 pudesse seguir adiante”, diz trecho da nota.

Leia abaixo a íntegra da nota:

MUITO OBRIGADO!!! A MDC/Viação Campos está encerrando suas atividades nesta sexta-feira, dia 15 de abril. Foram 51 anos de muita história, atendendo a população de Tabatinga, Búzios, Pirangi, Cotovelo, Alcaçuz e Pium, que muito nos orgulha e nos emociona. A nossa relação, sem dúvida, sempre foi de amizade com todos os usuários.

Quando olhamos para trás, vemos nosso fundador, Sr. Manoel Domingos Campos, tendo iniciado as atividades lá em 1971. Ao longo de décadas, os ônibus vermelhinhos se destacando em meio ao azul dessas belíssimas praias… Quantas boas lembranças!

Mas, infelizmente, fomos vencidos pela crise. A última década não foi fácil. Tentamos, lutamos de todas as formas, até o fim. Em 2012, ainda conseguimos comprar nosso último ônibus zero quilômetro, sendo o primeiro da tecnologia EURO V. Sempre nos dedicamos para oferecer o melhor para os usuários.

A queda no número de passageiros, a concorrência desleal, e o aumento dos custos nos fez sucumbir. Em 2019, fechamos uma parceria com uma empresa amiga, criando assim a MDC, na tentativa de nos mantermos na ativa. Mas a pandemia e os custos atuais do transporte, especialmente do óleo diesel, não nos permitem mais continuar.

Tentamos! De todas as formas! Mas não foi possível. Isso nos dói muito. Para não prejudicar mais os usuários, com atrasos nos horários ou problema na manutenção dos veículos, optamos por encerrar as atividades.

Queremos que vocês saibam que todos vocês usuários estarão nos nossos corações. Nossa relação nunca foi de empresa/cliente, mas de uma família! Essas lembranças estarão para sempre vivas!

Muito obrigado por tudo!

MDC/Viação Campos

Crédito: Gustavo Negreiros

Opinião dos leitores

  1. Nesse governo só não fecha a máquina de corrupção do clã, pastores e viagra para os militares.

  2. Prestou um bom serviço, mas nos últimos anos a decadência era generalizada. Principalmente em baixa estação, com seus poucos horários e inúmeros atrasos.

  3. Prestou um grande serviço – e de qualidade – enquanto existiu. Infelizmente o custo Brasil (ou seria risco Brasil?) forçou novamente a extinção das atividades de uma empresa condecorada. Perde a população trabalhadora do litoral sul, que ficará órfã do transporte de qualidade. À família Campos, é de se desejar prosperidade na prospecção de novos negócios.

  4. Se o Luizinho Nove Dedos ganhar vai ser pior, ele disse que vai limitar o que as pessoas podem comprar e consumir.
    1 TV e não precisa ser grande, 1 casa ou apto, lazer e o que podemos comer.

  5. Muito difícil ser empresário no Brasil, tudo que vc construiu pode perder no fim da vida. O fechamento dessa empresa gerou um custo altíssimo para os proprietários. Parabéns pelo fechamento honroso. Lamentamos!

    1. Não precisa ser empresário para ser penalizado no fim da vida, a quadrilha do Luladrão roubou meu dinheiro do meu fundo de pensão que levei 32 anos de trabalho ecomizando, deixando de usufruir durante minha vida laboral, para ter uma aposentadoria um pouco melhor, e com isso também levou embora meus sonhos, esperança, tranquilidade, dignidade, paz como fez como milhões de trabalhadores nesse país, espero que qualquer tipo de justiça alcance um a um esses canalhas!!!

    1. Nesse mercado de transporte com os custos altos, sem uma previsão de estabilidade e com os três poderes (legislativo, executivo e judiciário) dificultando a cada dia a livre concorrência, eu acho bem difícil a curto prazo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Mais um advogado é preso por suspeita de levar mensagens a líderes de facções em presídios

Foto: Adriano Abreu

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta segunda-feira (8) a operação Carteiras 2. O objetivo foi cumprir mandado de prisão contra um advogado suspeito de integrar uma organização criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais do Estado. Além do advogado, a ação cumpriu outros quatro mandados de prisão contra detentos.

O advogado foi preso na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A investigação do MPRN já apurou que ele, por diversas vezes trocou “catataus” (mensagens) com detentos, estabelecendo a comunicação entre os internos integrantes da organização criminosa que ainda estão nas ruas e as lideranças encarceradas.

O MPRN já ofereceu denúncia contra o advogado preso nesta segunda-feira e ele já é réu em ação penal. Na denúncia, o MPRN mostra que no dia 6 de outubro de 2021, o advogado entrou na penitenciária de Alcaçuz portando um print de conversa do aplicativo WhatsApp sobre venda de objeto ilícito. No dia 27 de novembro passado, durante atendimento a internos da mesma unidade prisional, deixou cair um papel no parlatório. Esse “catatau” tratava de comunicação dos presos com integrantes da organização criminosa.

Para o MPRN, o advogado preso se aproveitava de suas funções para driblar a fiscalização penitenciária, usando criminalmente suas prerrogativas.

Ao pedir a prisão do advogado, o MPRN reforçou que ele atua como “mensageiro do crime”, o que diuturnamente coloca em risco a ordem pública pela repetição dos atos. Na denúncia, o MPRN frisa que o advogado preso “não é mensageiro de simples faccionados, e sim de algumas lideranças mais importantes da organização criminosa, ou seja, estão atuando diretamente na gestão e manutenção da facção criminosa, que continua em plena atividade até os dias atuais. Aliás, as mensagens repassadas não são simples mensagens fraternas, mas sim missivas do crime, relacionadas a missões e logística do comércio ilícito de entorpecentes. Com efeito, conclui-se que a atuação do advogado é fundamental para a organização e manutenção do tráfico de drogas e que, através dele, criminosos condenados, dentro de estabelecimento penais, continuam a praticar crimes, mesmo sob o pálio da custódia estatal”.

A ação contou com a participação da Polícia Militar e da Secretaria da Administração Penitenciária.

Operação Carteiras

No dia 8 de julho passado, o MPRN deflagrou a operação Carteiras, que cumpriu seis mandados de prisão preventiva e outros quatro, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz, Nísia Floresta. Os mandados foram cumpridos nas residências de advogados, em um escritório de advocacia e ainda nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga. Ao todo, três advogados foram presos na ação.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Com o governo miliciano, com o Queiroz, com Adriano (chefe do escritório do crime), com os assassinos da mariele, com as falcatruas de toda espécie e bolsoloes, com a micheque e tudo que estão fazendo no planalto, o crime organizado se sente autorizado a tudo, principalmente, depois que o parasita fez uma reunião ministerial para dizer que ninguém iria phoder sua família e seus amigos. Tá tudo liberado.

    1. E o que pensar de uma eleição com um ex-presidiário e com um partido ligado ao PCC???

    2. Filho vá ler , deixa de ser alienado, boi de rebanhos, quem foi condenado, trancafiado em JAULA , tipo bicho , foi o ladrao Lula, não confunda LADRAO , com suas suposições, você um filho que não trabalha , vive nas costas do papai , um vadio que não tira nem o prato da mesa , que mamãe lava as cuecas cagadas, porquê não aprendeu ainda a se limpar . Depois você volta s comentar

  2. Esses “adevogados de porta de cadeia “, não escapa um. Começam muito bem, qdo vê, já estão semelhante aos bandidos que defendem. Bom pensar dez vezes, antes de aceitar essas probostas.

  3. Quando é um Cidadão do povo, até a cor da cueca é divulgado, porque essa”proteção” a um advogado provavelmente infrator???????. A Oab deveria ser a 1ª a divulgar o nome delle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogada levava mensagens com instruções para o crime organizado, diz secretário de Administração Penitenciária

Foto: Adriano Abreu

O titular da Secretaria Estadual de Administração Penintenciária (Seap), Pedro Florêncio, explicou a prisão de advogada no Pavilhão Rogério Coutinho, da Penintenciária de Alcaçuz.

O caso ocorreu nesta quinta-feira (30), após a profissional do direito entrar no parlatório para falar com dois detentos, com um questionário em branco e sair de lá com ele respondido.

Segundo o secretário, nas respostas havia indicação para estruturação do crime organizado em Natal e mensagens lideranças criminosas.

VEJA MAIS: Advogada é presa após passar bilhetes para detentos em Alcaçuz

“Foi detectado eles falando em palavras-chave com a advogada. Falaram, inclusive, o nome de lideranças do crime organizado que progrediram de regime e estão foragidos”, disse o secretário. De acordo com ela, a advogada não atuava no processo dos presos com quem teve visita.

A unidade onde os presos estão cumprindo pena é considerada de segurança máxima no Rio Grande do Norte. Os dois presos relacionados na ação respondem por crime de tráfico de drogas, e um deles também por roubo a banco.

O questionário mencionado pelo secretário foi averiguado a pedido dos policiais penais à advogada, o que foi atendido e comprovado a suspeita, de acordo com o secretário. Entre as respostas, o documento continha informações de quem deveria “mandar” em áreas da cidade, além de mensagens para outras lideranças do crime organizado.

“É importante que toda a sociedade entenda que o que secretaria busca é excelência, é segurança do sistema prisional, porque implica na segurança nas ruas, na paz social, na diminuição da criminalidade. Quando a gente exige que o advogado apresente toda a documentação que entra ao parlatório e sai é para que a gente possa impedir que a comunicação de crime ocorra”, disse Pedro Florêncio.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

    1. deve ser parte no núcleo jurídico de algumas ongs que ENCOBREM os criminosos mais perigosos desse pais como narrativas românticas que começam com a descrição “vitima da sociedade” que os autores de “crimes politicos” (assassinatos de pessoas que divergiam politicamente deles um termo fofinho para HOMICIDIO QUALIFICADO por MOTIVO TORPE)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Secretária adjunta da Seap admite falhas no cumprimento de decisões sobre sistema prisional do RN


A secretária adjunta de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP), Arméli Brennand, reconheceu, que o Estado não cumpriu decisões judiciais que determinavam a garantia de alimentação adequada, itens de higiene pessoal e condições sanitárias nas unidades prisionais. A declaração foi feita nesta sexta-feira (9), após o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) pedir o afastamento do secretário titular da pasta, Elton Edi Xavier da Silva, por contínuo descumprimento de decisões judiciais.

Segundo Arméli, as obrigações judiciais existem desde 2021, mas não foram atendidas por falta de orçamento e limitações estruturais. “Em 2021, nós tivemos o julgamento dessa ação, dizendo que o Estado deveria cumprir as suas obrigações. Não houve o cumprimento por diversas razões, em razão da falta de orçamento, recursos financeiros e outras tantas dificuldades”, afirmou.

Ela pontuou que a atual gestão iniciou um processo de regularização apenas em 2023. “Encontramos essa demanda, dentre muitas outras, e começamos a trabalhar na contratação de serviços e fornecimento dos itens.”

Apesar dos apontamentos do MP, a secretária adjunta afirma que os contratos firmados e as entregas dos kits de higiene estão devidamente documentados e são informados periodicamente ao Judiciário.

“Temos todo o detalhamento da compra, porque é um processo licitatório. O número de kits entregues corresponde a uma determinação judicial, e cumprimos isso rigorosamente. Encaminhamos todos os documentos às autoridades”, defendeu.

O Ministério Público, no entanto, contesta a eficácia e a clareza dos relatórios apresentados pela Seap. De acordo com o promotor Wendell Beetoven, responsável pelo pedido de afastamento do secretário, os documentos se limitam a listar contratos e valores, sem comprovar a efetiva entrega dos materiais exigidos por decisão judicial.

Inspeções realizadas pelo MP nas penitenciárias de Alcaçuz e de Natal também apontaram problemas sérios, como infestação de ratos, irregularidade na distribuição dos produtos de higiene, falta de frutas nas refeições e fornecimento de carne moída com aparência de proteína de soja — o que estaria provocando desconforto estomacal em detentos.

Sobre a alimentação nas unidades prisionais, Arméli afirmou que três empresas prestam o serviço com base em um termo de referência e acompanhamento nutricional. Já sobre a presença de ratos, a gestora reconheceu o problema. “Tínhamos uma empresa que fazia a dedetização. O contrato encerrou e já estamos com um novo processo licitatório em andamento. No Complexo de Alcaçuz, de fato, há muitos insetos, e estamos sempre agindo para conter a situação”, disse.

Além do afastamento do secretário, o MPRN apoia a solicitação da Defensoria Pública para o bloqueio de recursos do Estado, com o objetivo de assegurar o cumprimento da sentença.

98 FM 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Federal extradita português condenado por estelionato e preso no RN

Foto: divulgação/PF

A Polícia Federal, por meio da representação regional da Interpol no Rio Grande do Norte, executou na noite da última terça-feira, 31/5, a extradição de um cidadão português, de 64 anos, que havia sido preso em setembro de 2021, em Parnamirim, na Grande Natal. A ordem judicial foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido de extradição foi formulado pelo governo de Portugal, onde o estrangeiro foi condenado a cumprir a pena de 8 anos de prisão pelo crime de extorsão praticado entre os anos de 2007 e 2009.

O extraditado desde a sua prisão se encontrava custodiado no presídio estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes (Alcaçuz). Ele seguiu escoltado pela PF até o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante/RN, quando foi entregue aos policiais portugueses encarregados da sua condução até Lisboa.

Nos últimos 15 meses, a Polícia Federal localizou e prendeu no Rio Grande do Norte, um total de quatro estrangeiros que eram procurados pela Interpol para fins de extradição.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Federal extradita cidadão português acusado de extorsão preso na Grande Natal

Foto: Divulgação

A Polícia Federal, por meio da representação regional da Interpol no Rio Grande do Norte, executou na noite da última terça-feira (31) a extradição de um cidadão português, 64 anos, que havia sido preso em setembro de 2021, em Parnamirim, na Grande Natal. A ordem judicial foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido de extradição foi formulado pelo governo de Portugal, onde o estrangeiro foi condenado a cumprir a pena de 8 anos de prisão pelo crime de extorsão praticado entre os anos de 2007 e 2009.

O extraditado desde a sua prisão se encontrava custodiado no presídio estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes (Alcaçuz). Ele seguiu escoltado pela PF até o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante/RN, quando foi entregue aos policiais portugueses encarregados da sua condução até Lisboa.

Nos últimos 15 meses, a Polícia Federal localizou e prendeu no Rio Grande do Norte, um total de quatro estrangeiros que eram procurados pela Interpol para fins de extradição.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PRF prende foragido por homicídio do ex-prefeito e pai em João Dias

Foto: Reprodução
Um homem de 49 anos, foragido da Justiça e investigado pela morte do ex-prefeito de João Dias (RN) e do pai dele, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de terça-feira (8), na BR-230, em Santa Rita, na Paraíba.
A abordagem foi feita por agentes do Núcleo de Operações Especiais da PRF após o condutor de um Chevrolet Onix vermelho ser flagrado dirigindo de forma imprudente. Ao ser parado, o motorista apresentou um documento de identidade falso e demonstrou nervosismo.
Durante a checagem, os policiais descobriram sua verdadeira identidade e constataram a existência de um mandado de prisão em aberto por duplo homicídio, com validade até dezembro de 2040. Confrontado, ele confessou envolvimento nos crimes ocorridos em agosto de 2024, durante o período eleitoral.
O suspeito também afirmou integrar uma facção criminosa e já ter cumprido mais de 20 anos de prisão em presídios do Rio Grande do Norte e do Ceará, incluindo Alcaçuz, Itaitinga e Pacatuba.
Ele foi preso por uso de documento falso e pelo mandado em aberto, sendo encaminhado à Delegacia da Polícia Federal. O passageiro do veículo foi liberado e permaneceu com a posse do carro.
Via certa Natal

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Policial penal do RN é ameaçada de morte por combater o crime organizado

A policial penal Vilma Batista vem sendo constantemente ameaçada de morte por facções criminosas, inclusive, com um plano para a execução dela tendo sido descoberto em uma unidade prisional. Voz ativa no combate ao crime organizado, a PP é alvo justamente por ser enérgica ao lutar contra retrocessos e pela manutenção da ordem e disciplina no Sistema Prisional.

No plano de execução descoberto recentemente, bandidos de uma facção do Rio Grande do Norte deram o comando de dentro de um presídio para que integrantes do grupo do lado de fora matassem Vilma Batista e o chefe do Pavilhão 5 de Alcaçuz. Eles chegaram a detalhar a execução, definindo que a arma usada fosse um fuzil AK-47. Outro detalhe é que a própria Secretaria de Administração Penitenciária já tinha conhecimento desse plano, mas os dois alvos não foram informados pela SEAP.

Com mais de 20 anos de atuação na Segurança Pública do RN, Vilma encara essas ameaças com a mesma força e coragem que permeiam sua trajetória de vida. Esta, aliás, não é a primeira vez que esse tipo de ameaça acontece.

“Nunca me calei diante de ataques, perseguições, injustiças ou ameaças. Portanto, não será dessa vez que vou me calar. Pelo contrário, serei ainda mais atuante na defesa da sociedade contra os marginais que tiram o sossego do trabalhador, levando insegurança e violência ao dia a dia do potiguar”, afirma.

Opinião dos leitores

  1. Será eleita vereadora dessa vez. Em todas as eleições foi candidata sem sucesso nos pleitos. Mas dessa vez será eleita vereadora e em dois anos será eleita deputada estadual merecidamente. Nunca fugiu das lutas por melhorias para sua categoria, sempre se posiciona em defesa da segurança pública e sempre se posiciona contra a criminalidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

RN executou menos da metade dos recursos enviados após ataques

Foto: Adriano Abreu

No dia 14 de março de 2023, o RN foi atingido por uma onda de ataques criminosos que colocou em evidência a estrutura estatal para reprimir facções e assegurar proteção à população. Nesse período, o Ministério da Justiça e Segurança anunciou R$ 100 milhões de recursos federais ao Estado para reforço da segurança.

Passados 12 meses, cerca de R$ 42 milhões foram executados e R$ 67 milhões ainda estão em processo de execução pelo Governo do Estado. A principal expectativa para este ano está na chegada de novas viaturas e abertura de novas vagas na Penitenciária de Alcaçuz e no Centro de Detenção Provisória (CDP) Potengi.

Ao todo, os recursos em execução pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) totalizam cerca de R$ 45 milhões, dos quais R$ 30 milhões foram para a compra de mais 100 novas viaturas e coletes balísticos para as polícias Civil e Militar. Apesar disso, apenas 75 veículos já foram adquiridos e estão sendo montados. A previsão é de que eles estejam adequados ao uso e sejam entregues ainda neste mês. Em relação ao restante da frota, a Sesed não detalhou datas para recebimento.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ministério da Justiça nomeia novo diretor da Penitenciária Federal de Mossoró

Foto: Pedro Hugo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública nomeou nesta terça-feira (9) Roderick Ordakowski como novo diretor efetivo da Penitenciária Federal de Mossoró. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

A unidade registrou, no dia 14 de fevereiro deste ano, a primeira fuga da história do sistema prisional federal no Brasil, que existe desde 2006. Os fugitivos, Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, foram recapturados no Pará, 50 dias após a fuga, e retornaram ao presídio de Mossoró.

Roderick Ordakowski havia sido nomeado como diretor substituto da Penitenciária Federal de Mossoró em abril deste ano, dias após a recaptura da dupla, no lugar de Carlos Luís Vieira Pires, que estava como diretor interino desde a fuga.O diretor do presídio de Mossoró na época da fuga era Humberto Gleydson Fontinele Alencar, que foi afastado logo após o fato e acabou dispensado do cargo em abril.

Novo diretor, Roderick Ordakowski estava na direção da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO). Ele ingressou no sistema penitenciário federal em 2009 e é bacharel em direito, com pós-graduações na área.

No currículo do servidor, consta participação na Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária que atuou na Penitenciária de Alcaçuz, também no Rio Grande do Norte, em 2017.

G1 RN

Opinião dos leitores

    1. Pouco provável, o maior ladrão do planeta está solto e governando um NARCOpaís.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Alexandre Teixeira renova liderança cristã no Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação

Vem chamando atenção dentro da comunidade cristã potiguar a atuação do advogado e candidato a deputado estadual, pelo PMB, Alexandre Teixeira, ao conquistar feitos importantes mesmo antes de ser eleito.

Membro da Comunidade Cristã Videira, em Natal, ele é candidato a deputado pela primeira vez, foi ele quem conquistou junto a Secretaria de Administração Penitenciária do RN à implantação do Culto On-line em todas os presídios do estado, começando pela Penitenciária de Alcaçuz e pelo Presidio Feminino onde será realizado o primeiro culto no próximo domingo, resgatando vidas e restaurando famílias.

Pelo seu Instituto, o Mais Cidades, Alexandre também está construindo na cidade de Nísia Floresta uma nova unidade para a comunidade terapêutica Nova Aliança, que oferece tratamento gratuito de reabilitação para dependentes químico. Além disso, o candidato conseguiu recursos e apoio para a criação de uma escola de panificação que oferece formação profissional para os pacientes da Nova Aliança.

As ações impressionam os cristãos potiguares, especialmente evangélicos, que buscam renovação da liderança por meio de pessoas com um novo perfil: técnico, sem fazer uso da igreja como palanque eleitoral e firmando parcerias para que Igreja e Estado se unam no propósito de melhorar a vida dos potiguares.

Opinião dos leitores

  1. Votem em irmão Joca, liderança cristã do km 6. Mora em um barraco, não tem nada, mas já fez várias obras para nossa comunidade

  2. Todo bonitinho na foto. mas cuidado p não terminar como Henriquinho, com um chifre na cabeça, uma pensão monstra p pagar e um mandado de prisão sempre rondando perto dele.

  3. Kkkk esse pessoal com cara de rico querem ajudar o POVO , mas O POVO DA CASA DELES 🤦🏼‍♂️🤦🏼‍♂️

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *