Geral

Multidão lota segunda noite do Santo Antônio do Povo e consolida sucesso da festa em CearáMirim

O Santo Antônio do Povo 2026 segue fazendo história em CearáMirim. Após uma abertura marcada por grande público na sexta-feira (5), a segunda noite da festa, realizada neste sábado (6), reuniu uma verdadeira multidão e confirmou o evento como um dos maiores festejos juninos do Rio Grande do Norte.

Promovida pela Prefeitura de CearáMirim, a programação deste sábado levou milhares de pessoas ao espaço do evento para acompanhar os shows de Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro. Moradores, visitantes e turistas lotaram a arena da festa, em uma noite de muita animação, segurança e valorização da cultura nordestina.

Além do sucesso de público, o Santo Antônio do Povo segue impulsionando a economia local. Comerciantes, ambulantes, mototaxistas, taxistas, donos de bares, restaurantes, salões de beleza e diversos empreendedores comemoram o aumento das vendas e a intensa movimentação registrada na cidade durante os dias de festa.

“A maior satisfação é ouvir o mototaxista, o taxista, o ambulante, o comerciante, o dono do salão de beleza, os bares, restaurantes e tantos outros trabalhadores dizendo que a cidade está movimentada e que as vendas aumentaram. É para isso que trabalhamos: para promover uma grande festa, valorizar a nossa cultura e, ao mesmo tempo, gerar emprego, renda e oportunidades para o nosso povo. Ver CearáMirim movimentada, aquecendo a economia e beneficiando quem vive do seu trabalho, é o que nos deixa mais felizes”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A programação será encerrada neste domingo (7) com mais uma grande noite de atrações. Sobem ao palco Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordeon, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.

Com uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes com conforto, organização e segurança, o Santo Antônio do Povo segue consolidado como uma das maiores e mais tradicionais festas juninas da região do Mato Grande, fortalecendo a cultura, impulsionando a economia e gerando oportunidades para o povo de CearáMirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Performance artística em audiência LGBTQIA+ na Grande Natal gera repercussão nas redes

Imagens: Reprodução/RN Hoje

Uma audiência pública para discutir direitos, inclusão e políticas voltadas à população LGBTQIA+ ganhou repercussão nas redes sociais após uma apresentação artística realizada durante o evento. As informações são do RN hoje.

Imagens compartilhadas por participantes e internautas mostram um homem pintado realizando uma performance no plenário da Câmara Municipal de CearáMirim, na Grande Natal.

O episódio rapidamente passou a circular nas redes e gerou debates entre apoiadores e críticos da manifestação.

Defensores da apresentação afirmam que a performance integrou a proposta de discussão sobre diversidade e inclusão promovida durante a audiência.

Já críticos questionaram a realização da atividade dentro do espaço legislativo.

A repercussão ampliou o debate sobre os limites das manifestações artísticas em ambientes institucionais e sobre o papel das audiências públicas promovidas pelo poder público.

 

 

Opinião dos leitores

  1. Vivemos na época da glamorização do feio, do lixo…a idéia é manter o povão imbecilizado idiotizado, ignorante, controlado…e está dando muito certo…isso não é só por aqui…isso é um método de desconstrução utilizado em vários países do mundo ocidental…o imoral vira normal, depois será “obrigatório”, a inversão de valores está à todo vapor!!!

  2. Que palhaçada. Como podem ter perdido a decência. Bote uma enxada para ele trabalhar

  3. Cultura mesmo vai ser o filme de Bolsonaro. Dessa vez o Oscar vem afinal só Vorcaro deu 160 milhões de reais, imagine os demais “patrocinadores”… Esperem efeitos especiais nível Marvel!

  4. Coisa nojenta, sebosa, imunda, esse é o mesmo que realizou essa mesma bosta na UFRN. Só faltou ficar nu, para completar a imundice.

  5. Papai curava a gente dessa doença com uma tira de borracha de pneu de carro que tinha no lastro da cama, a borracha servia pra deixar a cama macia e pra educar nós,

    1. uma vergonha essas apresentações da esquerda! Isso nunca é arte, ou forma de reivindicar seus direitos na sua ideologia de esquerdistas. Perca de tempo, e maior ainda é os orgãos públicos aceitarem esses absurdos.

    2. uma vergonha essas apresentações da esquerda! Isso nunca é arte, ou forma de reivindicar seus direitos na sua ideologia de esquerdistas. Perca de tempo, o setor público não devia aceitar essas coisas. Não acrescenta em nada as bizarrices que essas pessoas defendem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Santo Antônio do Povo começa hoje em CearáMirim com Mano Walter, Luan Estilizado, Márcia Fellipe e Mara Pavanelly

O Santo Antônio do Povo tem início nesta sexta-feira (5) e promete reunir milhares de pessoas em CearáMirim durante três dias de muita música, alegria e valorização da nossa cultura popular.

Promovido pela Prefeitura de CearáMirim, o evento segue até domingo (7), fortalecendo as tradições juninas, impulsionando o turismo, movimentando a economia local e gerando oportunidades para comerciantes, ambulantes e empreendedores do município.

A abertura da festa acontece nesta sexta-feira com shows de Mano Walter, Kátia e Aduílio, Raynel Guedes, Léo Fernandes, Valber Fernandes e Placílio Diniz. No sábado (6), a animação continua com Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro. Já no domingo (7), o encerramento será comandado por Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordeon, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.

“Mais do que uma festa, o Santo Antônio do Povo é um momento de celebrar nossa identidade, nossas raízes e a força do nosso povo. Estamos investindo na cultura, no turismo e no desenvolvimento econômico de CearáMirim, gerando emprego, renda e oportunidades para quem vive e trabalha aqui”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

Com uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes com segurança, organização e conforto, CearáMirim abre as portas para mais uma edição de uma das maiores e mais tradicionais festas da região do Mato Grande.

É tempo de celebrar nossa cultura, fortalecer nossa economia e viver juntos a alegria do Santo Antônio do Povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grande público marca abertura do Santo Antônio do Povo, que segue neste sábado com Luan Estilizado e Márcia Fellipe em CearáMirim

A primeira noite do Santo Antônio do Povo 2026 foi marcada por um grande público e muita animação em CearáMirim. Promovida pela Prefeitura Municipal, a festa teve início nesta sexta-feira (5), reunindo moradores e visitantes para acompanhar os shows de Mano Walter, Kátia e Aduílio, Raynel Guedes, Léo Fernandes, Valber Fernandes e Placílio Diniz.

Além de celebrar a cultura nordestina e manter vivas as tradições juninas, o evento já demonstra sua força na movimentação da economia local. Comerciantes, ambulantes, mototaxistas, taxistas, donos de bares, restaurantes, salões de beleza e diversos empreendedores já sentem os reflexos positivos da festa, com aumento na circulação de pessoas e aquecimento das vendas.

“A maior satisfação é ouvir o mototaxista, o taxista, o ambulante, o comerciante, o dono do salão de beleza, os bares, restaurantes e tantos outros trabalhadores dizendo que a cidade está movimentada e que as vendas aumentaram. É para isso que trabalhamos: para promover uma grande festa, valorizar a nossa cultura e, ao mesmo tempo, gerar emprego, renda e oportunidades para o nosso povo. Ver CearáMirim movimentada, aquecendo a economia e beneficiando quem vive do seu trabalho, é o que nos deixa mais felizes”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A programação segue neste sábado (6) com os shows de Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro, prometendo mais uma grande noite de festa.

No domingo (7), o encerramento ficará por conta de Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordeon, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.

Com uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes com conforto, organização e segurança, o Santo Antônio do Povo segue consolidado como uma das maiores e mais tradicionais festas juninas da região do Mato Grande, fortalecendo a cultura, impulsionando a economia e gerando oportunidades para o povo de CearáMirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Cliente acumula R$ 12 mil em créditos de energia solar sem desconto na conta na Grande Natal e Justiça manda corrigir erro

Foto: Reprodução

A Justiça determinou que a Cosern corrija uma falha no sistema de compensação de energia solar após uma consumidora de CearáMirim, na Grande Natal, relatar cobranças sem o abatimento dos créditos gerados pela própria produção de energia.

Segundo o processo, a cliente usa energia solar há mais de cinco anos e sempre recebeu normalmente os descontos referentes à energia excedente produzida pelo sistema. No entanto, a partir de outubro de 2024, as contas passaram a chegar com valores mais altos.

A consumidora afirma que continuou pagando as faturas e descobriu que os créditos de energia deixaram de ser utilizados corretamente. De acordo com os autos, o saldo acumulado e não compensado chegou a R$ 12.218,20 até março deste ano.

Mesmo após contatos com a distribuidora e a promessa de regularização do problema, as cobranças continuaram sendo emitidas sem o abatimento dos créditos. Conversas apresentadas no processo e publicações da própria empresa nas redes sociais foram consideradas pelo juiz como indícios de falha operacional no sistema.

Na decisão, o juiz Peterson Fernandes destacou que uma das unidades beneficiadas pela energia solar funciona como açougue e depende de refrigeração constante para preservar mercadorias. Por isso, entendeu que o risco de suspensão do fornecimento poderia causar prejuízos graves.

Com a sentença, a Justiça determinou que a Cosern não suspenda o fornecimento de energia por causa das cobranças contestadas, suspenda a cobrança das faturas com erro e corrija o sistema para garantir que os créditos de energia solar sejam usados corretamente para reduzir o valor das contas.

Opinião dos leitores

    1. Se consumidor faz gato, é roubo e recebe punição, já a cosern rouba os créditos de todos que tem energia solar , milhares, inclusive o meu, e fica por isso mesmo, MP, justiça, polícia se manifestem contra esse absurdo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Garis fazem paralisação em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22)

Foto: Sérgio Henrique

Os garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A manifestação ocorre em outras unidades da federação para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que estabelece o piso salarial nacional da categoria.

A manifestação começou às 6h. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp), a categoria vai atuar com 40% do efetivo, respeitando a Lei de Greve.

Os garis buscam a aprovação de um projeto de lei de 2020 conhecido como PL dos Garis e Margaridas. Atualmente, o projeto aguarda apreciação no Senado.

A paralisação acontece em:

Natal;
Parnamirim;
São Gonçalo do Amarante;
Extremoz;
CearáMirim;
Mossoró.

Segundo o Sindlimp, as atividades retornam ao normal na terça-feira. A princípio, explicou Milklenilson Leite, presidente do Sindlimp, a categoria não pretende realizar greve.

“A nossa PL já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está no Senado esperando só ser pautada. Essa regulamentação da categoria é super importante porque há uma diferença gigantesca de piso de salário. Só aqui no RN são 4, 5 pisos. São seis tipos de vale. E isso acontece em todo o Brasil. E tendo em vista que o lixo é o mesmo, o trabalho é o mesmo. Então, o que que nós queremos? Regulamentar essa categoria”, falou Milklenilson Leite.

A recomendação do sindicato é para que as pessoas não coloquem o lixo para ser recolhido nesta segunda-feira.

“Vai estar comprometido. Então a gente pede à população que não coloque o lixo para fora hoje. Mas amanhã [terça-feira] volta ao normal”.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Grave acidente na BR-406 entre CearáMirim e João Câmara; uma pessoa morreu

Foto: reprodução

Um grave acidente envolvendo uma carreta e dois carros de passeio foi registrado na manhã desta quinta-feira (4) feriado de Corpus Christi, na BR-406, nas proximidades do Assentamento Espírito Santo, entre CearáMirim e João Câmara.

Uma pessoa morreu e outras duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas por equipes de resgate. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ocorrência aconteceu por volta das 9h20, no km 142 da rodovia federal.

Com o impacto da colisão, a carreta saiu da pista e um dos veículos ficou completamente destruído. Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de vítimas nem sobre possíveis mortos ou feridos.

A ocorrência mobilizou equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o helicóptero da PM, utilizado no apoio às ações de resgate. O trânsito na região exigiu atenção redobrada dos motoristas durante o atendimento da ocorrência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Inmet publica alerta de chuvas para Natal e mais 68 cidades do RN até domingo

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de acumulado de chuva para Natal e mais 68 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é de perigo potencial e vale até as 23h59 do domingo (7). O aviso teve início às 8h55 da quinta-feira (4).

Segundo o Inmet, as cidades incluídas no alerta podem registrar chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. O órgão aponta baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em municípios que possuem áreas suscetíveis a esse tipo de ocorrência.

Confira a lista completas das cidades inseridas no alerta:

Arês
Baía Formosa
Barcelona
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Canguaretama
CearáMirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Jandaíra
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
João Câmara
Jundiá
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Salgada
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parazinho
Parnamirim
Passa e Fica
Passagem
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Riachuelo
Rio do Fogo
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São José do Campestre
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Tomé
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serrinha
Sítio Novo
Taipu
Tangará
Tibau do Sul
Touros
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Álvaro Dias defende duplicação da Av. Pedro Vasconcelos em Extremoz para fortalecer desenvolvimento da Região Metropolitana

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou, na noite deste sábado, de uma visita ao município de Extremoz, na Grande Natal, onde foi recebido pela prefeita Jussara Sales. Durante a agenda, Álvaro destacou o crescimento da cidade nos últimos anos e reafirmou o compromisso de contribuir para a continuidade do desenvolvimento do município.

Durante o encontro com lideranças políticas, vereadores e moradores da cidade, Álvaro ressaltou a importância estratégica de Extremoz para a região metropolitana e defendeu investimentos estruturantes para melhorar a mobilidade urbana e impulsionar o crescimento econômico local.

“Reconheço que Extremoz foi a cidade que mais cresceu no Rio Grande do Norte. Vamos dar nossa contribuição para a continuidade do desenvolvimento do município”, afirmou.

Entre as prioridades apontadas pelo pré-candidato, Álvaro Dias destacou a necessidade da duplicação da Avenida Pedro Vasconcelos e do desassoreamento do Rio CearáMirim, em Extremoz, como obras fundamentais para o desenvolvimento da cidade e para o fortalecimento da infraestrutura da região metropolitana.

Foto: Divulgação

“Precisamos realizar investimentos importantes em Extremoz. Cito a duplicação da Avenida Pedro Vasconcelos e o desassoreamento do Rio CearáMirim. Vamos lutar por essas obras tão importantes para o município”, declarou.

Participaram da agenda o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, o senador Styvenson Valentim, o pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio, a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, o deputado federal Sargento Gonçalves, o vice-prefeito de Extremoz, Izidoro Filho, além de vereadores e lideranças locais.

A visita reforçou a aproximação de Álvaro Dias com lideranças da Grande Natal e consolidou o diálogo em torno de propostas voltadas à infraestrutura, à mobilidade urbana e ao desenvolvimento regional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Santo Antônio do Povo terá Mano Walter, Luan Estilizado, Márcia Fellipe e Mara Pavanelly em CearáMirim

O prefeito de CearáMirim, Antônio Henrique, apresentou na manhã desta quinta-feira, durante coletiva de imprensa realizada na sede da Prefeitura Municipal, o calendário oficial de eventos do município para os meses de junho e julho de 2026. A programação reúne grandes eventos culturais, esportivos e comemorativos que prometem movimentar a economia, fortalecer a cultura popular e atrair visitantes de toda a região do Mato Grande e do Rio Grande do Norte.

O destaque imediato da programação é o tradicional Santo Antônio do Povo, um dos maiores eventos culturais da região, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho com uma grande estrutura e atrações locais, regionais e nacionais.

Na sexta-feira, dia 5 de junho, sobem ao palco Mano Walter, Kátia e Aduílio, Raynel Guedes, Léo Fernandes, Valber Fernandes e Placílio Diniz. Já no sábado, dia 6 de junho, a programação contará com Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro.Encerrando a programação, no domingo, dia 7 de junho, se apresentam Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordion, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.

Durante a coletiva, a Prefeitura também destacou os números positivos do evento em edições anteriores. Pesquisa da Fecomércio apontou que 74,8% dos empresários avaliaram o Santo Antônio do Povo como positivo para o comércio local, enquanto 68,6% ampliaram seus estoques durante o período da festa.

Além do São João, o calendário também contempla a Arena Copa CearáMirim 2026, projeto que transforma a cidade em um grande espaço de convivência e transmissão dos jogos da Copa do Mundo, reunindo esporte, cultura, entretenimento e movimentação econômica.

Outro destaque da programação será o Festival de Quadrilhas, fortalecendo as tradições juninas e valorizando grupos culturais da cidade e da região.

A Prefeitura ainda confirmou a programação especial pelos 168 anos de CearáMirim, que terá como uma das grandes atrações o cantor Pablo, em show marcado para o dia 29 de julho.

“Estamos organizando CearáMirim para crescer através da cultura, do turismo e dos grandes eventos. Isso gera emprego, renda, movimenta o comércio e fortalece a identidade da nossa cidade. CearáMirim vive um novo momento e vem se consolidando como um dos grandes polos de economia criativa do Rio Grande do Norte”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A gestão municipal reforçou ainda que o calendário foi planejado para permitir que comerciantes, empreendedores, ambulantes e toda a cadeia produtiva possam se organizar com antecedência, ampliando as oportunidades e fortalecendo a economia local durante todo o período festivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CADÊ A GESTÃO? Unimed Natal terceiriza gestão do Espaço Viver Bem da Av. Prudente de Morais

A Unimed Natal terceirizou para uma empresa privada a gestão do Espaço Viver Bem, localizado na Avenida Prudente de Morais, esquina com a Rua CearáMirim, no bairro do Tirol.

Inaugurado em setembro de 2021, o local é voltado a cuidados primários e ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e controle de doenças crônicas, entre outros serviços, com 11 consultórios, salas de pequenos procedimentos, curativos e medicação.

O Espaço Viver Bem é um centro de apoio que conscientiza sobre a importância da promoção da saúde, estimulando o beneficiário a praticar hábitos saudáveis e garantir sua qualidade de vida.

É mais um capítulo da crise vivida pela Unimed Natal, que desde a posse da atual diretoria, há um ano e meio, não conseguiu dar respostas aos problemas do plano de saúde, alvo de reclamações crescentes de médicos cooperados e clientes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de CearáMirim amplia em 50% as vagas da Casa Azul e reforça apoio às famílias atípicas

A Prefeitura de CearáMirim anunciou oficialmente a ampliação de 50% das vagas da Casa Azul, serviço especializado voltado ao acolhimento e acompanhamento de pessoas atípicas, especialmente pessoas com autismo. A iniciativa representa mais um importante avanço da gestão municipal nas políticas de inclusão, cuidado e fortalecimento das famílias atípicas do município.

Com a ampliação, a Casa Azul passa a atender ainda mais crianças, jovens e adultos, garantindo mais acesso ao acompanhamento especializado e fortalecendo a rede municipal de acolhimento e cuidado.

O crescimento do serviço chama atenção por acontecer em menos de um ano de funcionamento, demonstrando o compromisso da gestão municipal em ampliar, de forma rápida e responsável, o atendimento às famílias que necessitam desse suporte especializado.

A Casa Azul oferece atendimentos transdisciplinares nas áreas de psicologia, nutrição terapêutica, psicopedagogia e psicomotricidade, além de intervenções individualizadas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), metodologia reconhecida mundialmente no acompanhamento de pessoas com autismo.

Outro diferencial do serviço é o fortalecimento do vínculo com as famílias através do projeto Cuidar Azul, que promove acolhimento, orientação, palestras, oficinas, capacitações e apoio emocional para mães, pais e cuidadores.

“A Casa Azul nasceu para acolher, cuidar e transformar vidas. E hoje damos mais um passo importante ao ampliar em 50% a capacidade de atendimento em menos de um ano de funcionamento. Isso mostra o compromisso da nossa gestão com as famílias atípicas de CearáMirim. Seguimos trabalhando para garantir mais acesso, mais acolhimento e mais oportunidades para quem precisa desse acompanhamento especializado”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ALERTA MÁXIMO: Inmet alerta para alagamentos e chuva forte no RN neste domingo (17)

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja de perigo por acumulado de chuvas para Natal e outros 39 municípios do RN neste domingo (17). A previsão é de fortes pancadas de chuva, risco de alagamentos, transbordamentos e ventos intensos em várias regiões do estado.

O aviso vale principalmente para municípios da Grande Natal, Litoral e Agreste Potiguar. As autoridades alertam para possibilidade de:

  • alagamentos
  • transbordamento de rios e lagoas
  • quedas de energia
  • pequenos deslizamentos
  • transtornos no trânsito

📍 Cidades que correm risco de chuvas com alagamentos

  • Natal
  • Parnamirim
  • São Gonçalo do Amarante
  • Macaíba
  • Extremoz
  • CearáMirim
  • Nísia Floresta
  • Goianinha
  • Tibau do Sul
  • Canguaretama
  • Touros
  • São Miguel do Gostoso

O Inmet também emitiu alerta amarelo para todo o território do RN, incluindo risco de ventos de até 60 km/h e mais chuvas. As autoridades de segurança e a Defesa Civil recomendam:

  • Evite enfrentar o mau tempo em trechos inundados,
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade
  • Evite o uso de eletrodomésticos conectados diretamente à tomada durante as pancadas de chuva mais fortes.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitura de Macaíba homologa resultado e convoca os primeiros 45 agentes da Guarda Municipal

Foto: Rodrigo Galvão

A Prefeitura de Macaíba deu mais um passo importante para a implantação da Guarda Municipal. O prefeito Emídio Júnior assinou os editais de homologação do concurso público e de nomeação dos primeiros 45 guardas municipais aprovados, que concluíram o curso de formação realizado em parceria com a Guarda Civil Municipal de Natal. Os editais serão publicados na edição do Diário Oficial do Município nº 1945, desta segunda-feira (18).

De acordo com o prefeito de Macaíba, outros cinco candidatos que seguem em formação junto à Guarda Municipal de Ceará Mirim, também serão nomeados em breve, completando as 50 vagas previstas inicialmente no edital. Além disso, a Prefeitura anunciou a convocação de mais dez candidatos, ampliando o efetivo para um total de 60 profissionais.

Os novos agentes receberão auxílio-fardamento no ato da nomeação e, após a matrícula funcional, a Secretaria Municipal de Segurança Pública dará entrada nos pedidos de porte de arma junto à Polícia Federal. A criação da Guarda Municipal é considerada uma das principais ações da atual gestão na área da segurança pública e representa um reforço importante para o patrulhamento preventivo e a proteção do patrimônio público municipal.

“Estamos estruturando uma corporação preparada, equipada e comprometida com a segurança da nossa cidade. A nossa tão sonhada Guarda Municipal está saindo do papel e se tornando realidade. Isso é resultado de planejamento, trabalho sério e compromisso com o presente e o futuro de Macaíba”, declarou o prefeito Emídio Júnior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Antônio Henrique assina ordem de serviço e garante escritura pública para mil famílias em CearáMirim

Foto: Divulgação

A Prefeitura de CearáMirim deu um passo histórico na política habitacional do município. Nesta terça-feira (05), o prefeito Antônio Henrique assinou a ordem de serviço que autoriza o início do processo de regularização fundiária, garantindo a emissão de escritura pública para cerca de mil famílias.

A ação representa um avanço concreto na garantia de direitos e na promoção da dignidade. Famílias que há anos conviviam apenas com a posse informal de seus imóveis passam agora a ter segurança jurídica, reconhecimento legal da propriedade e novas oportunidades — como acesso a crédito, valorização do imóvel e a possibilidade de transferência regular para as próximas gerações.

Durante a solenidade, o prefeito destacou o alcance social da iniciativa.
“Hoje não estamos apenas assinando um documento. Estamos garantindo dignidade, segurança e tranquilidade para famílias que construíram suas casas com esforço e que agora passam a ter, de fato e de direito, aquilo que é seu”, afirmou.

Além do impacto direto na vida das pessoas, o processo de regularização fundiária também contribui para o ordenamento urbano da cidade, fortalece a inclusão social e impulsiona o desenvolvimento de CearáMirim.

Seguimos avançando, garantindo direitos e construindo uma cidade mais justa para todos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INMET: chuvas intensas colocam Grande Natal e 100 municípios do RN em alerta neste sábado (9)

Imagem: Divulgação/INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuvas intensas para o RN, válido até as 23h59 deste sábado (9). O alerta inclui 100 municípios, entre eles Natal, Mossoró e Parnamirim, com risco de ventos fortes, alagamentos, quedas de energia e descargas elétricas.

Há a possibilidade de chuvas de até 100 mm por dia, com ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Entre os municípios atingidos estão Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, CearáMirim, Macaíba, Extremoz, São José de Mipibu, Nísia Floresta e Touros, além de polos do litoral e do interior como Areia Branca, Macau, Guamaré e Santa Cruz.

Segundo o INMET, os principais riscos associados ao fenômeno incluem:

  • Corte de energia elétrica
  • Queda de galhos e árvores
  • Alagamentos em áreas urbanas
  • Descargas elétricas

A orientação é que a população evite abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a estruturas metálicas e desligue aparelhos elétricos em caso de instabilidade mais severa.

Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Veja a lista de municípios com aviso de chuvas intensas:

Açu Afonso Bezerra Alto do Rodrigues
Angicos Areia Branca Arês
Baía Formosa Baraúna Barcelona
Bento Fernandes Bodó Bom Jesus
Brejinho Caiçara do Norte Caiçara do Rio do Vento
Campo Redondo Canguaretama Carnaubais
CearáMirim Cerro Corá Espírito Santo
Extremoz Fernando Pedroza Galinhos
Goianinha Governador Dix-Sept Rosado Grossos
Guamaré Ielmo Marinho Ipanguaçu
Itajá Jandaíra Januário Cicco
Japi Jardim de Angicos João Câmara
Jundiá Lagoa d’Anta Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos Lagoa Salgada Lajes
Lajes Pintadas Macaíba Macau
Maxaranguape Montanhas Monte Alegre
Monte das Gameleiras Mossoró Natal
Nísia Floresta Nova Cruz Parazinho
Parnaíba (PI) Parnamirim Passa e Fica
Passagem Pedra Grande Pedra Preta
Pedro Avelino Pedro Velho Pendências
Poço Branco Porto do Mangue Pureza
Riachuelo Rio do Fogo Ruy Barbosa
Santa Cruz Santa Maria Santana do Matos
Santo Antônio São Bento do Norte São Bento do Trairí
São Bernardo (MA) São Gonçalo do Amarante São José de Mipibu
São José do Campestre São Miguel do Gostoso São Paulo do Potengi
São Pedro São Rafael São Tomé
Senador Elói de Souza Senador Georgino Avelino Serra Caiada
Serra de São Bento Serra do Mel Serrinha
Sítio Novo Taipu Tangará
Tibau Tibau do Sul Touros
Upanema Várzea Vera Cruz
Vila Flor

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *