Geral

VÍDEO: Secretário Vagner Araújo atualiza situação em abrigo de Israel e opções para deixar o país em meio ao conflito com o Irã

O secretário de planejamento de Natal, Vagner Araújo, que está vivendo momentos de tensão no Oriente Médio após o conflito entre Israel e Irã, atualizou como está a situação neste sábado (14).

Vagner falou sobre as opções que estão sendo avaliadas para deixar Israel. Ele citou três possibilidades, de carro até as fronteiras com o Egito ou a Jordânia, ou ainda de barco até o Chipe.

Segundo Vagner, a opção mais viável até o momento seria ir de carro até a Jordânia, uma viagem que duraria cerca de 4h30min, e de lá, quando o espaço aéreo do país for reaberto, partiria um voo para o Brasil. Ele citou políticos e autoridades envolvidas neste processo para viabilizar o retorno da delegação brasileira que está em Israel.

Embora exista a opção, não há prazo para que seja colocada em prática para que ele e outros deixem Israel.

“O governo de Israel nos disse que o melhor seja ficar, aguardar uns dias, semanas talvez até a situação se normalizar. Eu e outros mais que estamos querendo ir, entendemos que o problema é essa incerteza, saber quando vai se normalizar. As notícias que temos é que o conflito não tem previsão diplomática de se resolver nos próximos dias”, explicou Vagner.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Ônibus que retiravam civis de Lugansk, na Ucrânia, são atingidos por tropas russas

Foto: Mykhaylo Palinchak/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Soldados russos dispararam contra dois ônibus que estavam evacuando civis na cidade de Popasna, na parte oriental de Lugansk, acusou o prefeito da cidade, Mykola Khanatov, ao jornal “Kyiv Independent” neste sábado (30). É o segundo ataque do tipo na região.

Conforme o líder municipal, desde a ação, a comunicação com os organizadores do comboio foi perdida e não se sabe se há feridos ou vítimas. Khanatov informou que cada vez mais chegam relatos de ações do tipo em várias áreas de Lugansk, que tem forte atuação de grupos separatistas pró-Rússia e militares de Moscou.

Já o chefe da administração militar regional de Lugansk, Sergii Gaidai, afirmou ao portal “Unian” que um carro de polícia que estava entregando itens médicos a um hospital em Severodonetsk foi atacado por soldados russos. Um outro veículo de voluntários, que estava fazendo o mesmo trabalho, também foi atingido. Não se sabe se há vítimas.

Lugansk e Donetsk ficam na região do Donbass, área que agora é um dos principais focos da guerra da Rússia juntamente com o sul do país. As duas regiões têm grupos separatistas que se autodeclaram independentes da Ucrânia, mas grande parte dos territórios ainda estavam sob controle de Kiev antes do início do conflito.

Opinião dos leitores

    1. Bolsonaro em visita a Rússia foi solidário a Putun e ao povo russo.

    2. Prove que quero ver, ele foi apenas educadx. Sabe entrar e sair de todx canto.

    3. Putim está mais para o mito.Enwuanto todas as nações se recusavam a compactuar com a Rússia o mito estava lá apertando a mão do putim .poxa!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copa do Mundo

Torcedor dos EUA é detido ao usar braçadeira arco-íris na Copa do Mundo

Foto: Reprodução

Um torcedor norte-americano foi detido no estádio Al Thumama, no Catar, ao usar uma braçadeira com as cores do arco-íris durante a partida entre EUA e Irã, nesta terça-feira (29). O símbolo representa o movimento LGBTQIA+, e a homossexualidade é considerada um crime no país-sede da Copa do Mundo 2022.

Imagens registradas pela Reuters mostram o torcedor sendo retirado da arquibancada do estádio por seguranças. A detenção do homem acontece um dia após outro torcedor protestar durante o jogo entre Portugal e Uruguai, ao invadir o campo do estádio Lusail com uma bandeira nas cores do arco-íris.

Hassan disse ao jornal britânico talkSports que a utilização da braçadeira “OneLove” deixou uma “mensagem divisiva”. No mesmo dia, Stuart Andrew, ministro dos Esportes do Reino Unido, assumidamente homossexual, afirmou que usaria a braçadeira nesta terça-feira.

“Não é uma cultura ou religião catari, estes valores são regionais. É para o mundo islâmico, o mundo árabe, o Oriente Médio”, disse Hassan.

O chefe do comitê ainda disse que, mesmo que concorde com a decisão, ele não participou das discussões que ocasionaram na proibição das braçadeiras pela Fifa e que é importante buscar um lugar comum para a convivência conjunta. “O respeito mútuo é fundamental”, afirmou.

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Operação para repatriar brasileiros do Líbano é adiada

Foto: FAB/Divulgação

A Operação Raízes de Cedro, que vai repatriar brasileiros que estão no Líbano, será adiada. Inicialmente, a volta de 220 cidadãos começaria nesta sexta-feira (4), mas por falta de segurança para transportar essas pessoas até o aeroporto, a operação não ocorrerá.

“Em consequência da necessidade de medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres que se dirigirão ao aeroporto da capital libanesa, a operação do primeiro voo brasileiro de repatriação não ocorrerá no dia de hoje. Novas informações sobre o voo serão prestadas ao longo do dia”, informou nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Na madrugada de hoje, pelo menos um ataque israelense atingiu as proximidades do perímetro do aeroporto internacional de Beirute, de acordo com uma fonte do Ministério dos Transportes e Obras Públicas do Líbano.

objetivo do governo brasileiro é repatriar cerca de 500 pessoas por semana, com prioridade de embarque para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.

Ao todo, cerca de 21 mil brasileiros residem no Líbano. Na terça-feira (1°), o governo brasileiro informou que pelo menos 3 mil procuraram a Embaixada em Beirute com pedido de repatriação.

Conflito

que se tornou alvo de ataques israelenses nos últimos dias, com o agravamento dos conflitos no Oriente Médio. Israel alega que combate integrantes do Hezbollah no território libanês.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cúpula do Futuro na ONU: Lula cita fome no mundo e mudanças climáticas, cobra reformas e diz que falta ‘ambição e ousadia’ a líderes

Foto: ANGELA WEISS / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou mais “ambição e ousadia” dos líderes mundiais ao discursar neste domingo (22) na Cúpula do Futuro, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York para debater o futuro da humanidade.

Lula chegou aos Estados Unidos no sábado (21) e passará cinco dias no país. Na próxima terça (24), deve abrir os discursos da Assembleia Geral da ONU.

No discurso de 5 minutos (tempo máximo dado a cada líder), Lula voltou a temas que vem adotando em fóruns internacionais, como o combate à fome e às mudanças climáticas. E criticou o ritmo lento de adoção das metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram o maior empreendimento diplomático dos últimos anos, e caminham para se tornar o nosso maior fracasso coletivo. No ritmo atual de implementação, apenas 17% das metas da Agenda 2030 serão atingidas dentro do prazo”, disse Lula.

Opinião dos leitores

  1. Precisamos de novos representantes para “cometer erros novos” e também acertos novos. Nosso país precisa dar oportunidade para a mudança. Não estou falando especificamente de Tarcísio ou Haddad. Precisa também acabar com esse negócio de reeleição. Em 4 anos dá pra fazer muita coisa. Fez? Fez. Não fez? Levante da cadeira e dê o lugar a outro. E tchau papai.

  2. Um cachaceiro intoxicado e ladrão condenado em três instância e ex-presidiario , representantes de ruminantes canhotas não tem credibilidade nenhuma e muito menos expertise no assunto.

  3. Unha e carne kkkkkkk, fatao do GD e Nathalia boavida, levaram um canto de carroceria dos Alves, as duas vão desaparecer da política do estado, não vão ganhar nem jogo de porrinha para largarem de ser burras.

  4. Não me sinto representado por esse ladrão, cachaceiro, quadrilheiro é um encantador de jumentos, pior espécie.

  5. Que orgulho, Esse homem representar todo povo brasileiro. Essa foi a escolha mais certa que fizemos e vamos repetir em 2026.

    1. Com certeza.
      Sequer o atual representante da extrema-direita o Marçal consegue tirar o presidente do trono.

    2. Deve ter orgulho também dos incêndios que estão devastando o Brasil e seu Luladrão só fazendo pose e nada de ações? Será que também tem orgulho dos tombos que estão fazendo nos cofres públicos? Será que tem orgulho dos aumentos de impostos do TAXAD? E dos rercod das mortes dos Yanomamis? Você tem orgulho de ladrao e tranbiqueiro!

    3. Que orgulho ter esse homem na presidência, é uma alegria imensa ver que tudo está indo de mal a pior, apenas isso que tenho pra falar, que comece a ladainha dos acéfalos petistas, afinal de contas a população tem o “Presidente” que merece.

    4. Pra quem é filho de chocadeira e não herdou nenhum princípio de pai e mãe, foi a melhor escolha. Sem dúvida. A festa nos presídios na eleição desse criminoso confirma isso.

    5. Papel higiênico, folha dupla, serve de remédio para o seu problema, vc sabe o que é isso ou só usa folha de mufumbo? Aqui no NE é o que a maioria usa, o dinheiro do bolsa alguma coisa não cobre esses custos.

    6. Gustavo Mafra é o mesmo Tico de Adauto kkkkk só tem tu de babão, respondendo a você mesmo kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

“População já paga tanto imposto”: sindicato aliado a Fátima Bezerra é contra aumento de ICMS no RN

Divulgação SINSP

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) se posicionou contra a proposta de aumento do ICMS no estado de 18% para 20% em 2023. Segundo a organização, a elevação da alíquota pode desestimular o consumo, elevando os índices de inflação e impactando a situação financeira dos trabalhadores locais. A informação foi publicada por meio de nota nesta quarta-feira (14).

“Reajustar o ICMS dos combustíveis, seria provocar o aumento do preço em toda cadeia produtiva, dificultando o acesso ao consumo principalmente dos itens básicos que são adquiridos pela população mais carente”, diz a nota. Ainda, argumenta o SINSP, a medida proposta, ainda que resolva os problemas de arrecadação a curto prazo, tem potencial para gerar mais pobreza e fome no futuro.

“Há poucas semanas da posse do novo governo federal, acreditamos que o Estado do Rio Grande do Norte deve buscar um diálogo com o presidente Lula e sua equipe econômica, para que o governo federal acelere o repasse das compensações das perdas do ICMS da gasolina sejam enfim repassadas aos cofres do Estado”, defende do SINSP. 

Uma outra solução para o Sindicato, conforme aponta a nota, seria ouvir a organização no que se refere a retomada de postos fiscais nas estradas e divisas do Rio Grande do Norte. “O SINSP teve acesso a um estudo do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado. Nele foram apresentados dados que mostram a relevância dos postos fiscais para elevação da arrecadação nos cofres públicos estaduais”, complementa o comunicado. 

Proposta do ICMS

Com a justificativa de equilibrar as finanças após a queda na arrecadação do ICMS provocada pela Lei Complementar 194, de junho de 2022, que limita em 18% a cobrança do tributo nos combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, o Governo propõe, a título de recomposição, ampliar a alíquota de 18% para 20%, em 2023. Em 2024, essa redução seria para 19%, retornando para os atuais 18%, em 2025. Em contrapartida, prevê a redução no percentual do imposto sobre os itens que compõem a cesta básica, dos atuais 18% para 7%.

Confira nota na íntegra:

Diante do envio à Assembleia Legislativa de um Projeto de Lei que aumenta a alíquota do ICMS dos Combustíveis dos atuais 18% para 20%, o SINSP torna público sua posição contrária a medida por entender que ela é prejudicial à sociedade potiguar como um todo.  

De uma forma geral, o aumento da alíquota do ICMS sobre os combustíveis pode desestimular o consumo pelo motivo que vai gerar aumento de preços de imediato nos combustíveis e como consequência a elevação dos demais preços, fazendo com que se eleve os índices de inflação do Estado Potiguar, piorando a situação financeira dos trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Norte. Reajustar o ICMS dos combustíveis, seria provocar o aumento do preço em toda cadeia de produtiva, dificultando o acesso ao consumo principalmente dos itens básicos que são adquiridos pela população mais carente

Nós progressistas, entendemos que política tributária deve ser instrumento para redução das desigualdades sociais. Portanto, qualquer alteração nas políticas públicas, deve ser acompanhado de estudos sociopolíticos. Mediadas como estas, que  resolvem problemas de caixa do Estado no curto prazo, e são fáceis  de serem implantadas, podem gerar ainda mais pobreza e fome num futuro breve. 

SINSP defende alternativas ao reajuste do ICMS

Há poucas semanas da posse do novo governo federal, acreditamos que o Estado do Rio Grande do Norte deve buscar um diálogo com o presidente Lula e sua equipe econômica, para que o governo federal acelere o repasse das compensações das perdas do ICMS da gasolina sejam enfim repassadas aos cofres do Estado.  

Existem ações sobre a cobrança de ICMS em tramitação no Supremo Tribunal Federal, por meio das quais os estados também buscam uma compensação pela perda de arrecadação provocada pelo teto do ICMS sobre combustíveis iniciado em 2022. A presidenta do STF, Rosa Weber, afirmou aos governadores, nesta segunda-feira (12), que daria prioridade ao tema.  

A proximidade político-ideológica da governadora Fátima Bezerra junto ao futuro presidente Lula, poderia destravar as compensações. Então, seria só uma questão de tempo para o Estado ter mais recursos.  

Outra medida seria ouvir o SINSP em uma de suas grandes cobranças: a volta dos postos fiscais nas estradas e divisas do Rio Grande do Norte. O governo Fátima Bezerra vai concluir seu primeiro mandato sem ter construído sequer um local de fiscalização nas fronteiras estaduais capaz de impedir a sonegação de impostos. 

O SINSP teve acesso a um estudo do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado. Nele foram apresentados dados que mostram a relevância dos postos fiscais para elevação da arrecadação nos cofres públicos estaduais.  

A análise técnica mostrou que a inadimplência no RN gira em torno dos 12%, enquanto antes, quando todos postos funcionavam, a sonegação era de apenas 5%. Sem os postos, incluindo os de divisa, a sonegação poderia cair para em torno de 7% a 8%.  

Então, o governo não precisa criar mais um subterfúgio de contas para a sociedade mais carente pagar. Essa população que já paga tanto imposto. Alternativas existem, mas falta vontade política de as colocar em prática.

Blog do FM



Opinião dos leitores

  1. Quem sabe como funciona sindicado sabe que primeiro será totalmente contra…depois cai no talves e finalmente passa ser fervorosamente favorável…

  2. Cortar gastos é enxugar a máquina do Estado, nem pensar né!? Cargos comissionados tem aos montes batendo cabeça

  3. Sindicato ama R$. Neste caso Fátima Bezerra não está em segundo plano já que esses grupos de esquerda são feras na cultura, portanto, sabem como ninguém fazer teatro.

  4. O SINSP criticando! A arapuca está armada contra o pagador de imposto. Quando o estado avança com seus tentáculos ele não recua.

  5. O interesse é o sindicato não se pronuncia quanto aos salários atrasados desde 2018 dos pensionistas!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FRAUDE NO INSS: sindicatos tentam retomar descontos em folha de aposentados

Foto: Erasmo Salomão – AscomMTPS

Associações que negam terem feito descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm cobrado o governo a retomar os pagamentos sob pena de interrupção dos serviços que prestam em contrapartida para os segurados do INSS.

Desde que veio à tona o esquema de fraudes em cerca de R$ 6 bilhões, o governo suspendeu todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações, ou seja, todos os pagamentos de aposentadorias e pensões que eram feitos aos beneficiários.

Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento. Caso queiram prosseguir recebendo o benefício, precisam informar ao governo que estão cientes dos descontos. A expectativa é que o retorno dos pagamentos seja feito em junho.

A CNN apurou que, desde a investigação se tornou pública, o governo tem separado as associações em três grupos:

  1. batizado de “fraude pura”, reúne as empresas que devem ser desligadas por corrupção;
  2. empresas que prestam serviços mas demonstraram inconsistências em alguns contratos e precisam se explicar, a exemplo da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que é uma das maiores associações;
  3. empresas que prestam serviços a aposentados e pensionistas, mas que também tiveram repasses suspensos por medida de segurança.

As associações que oferecem serviços alegam que a suspensão dos pagamentos coloca em risco a manutenção de seus funcionários. Muitas dessas entidades existem desde a década de 1990, e há aquelas que prestam assistência como plano de saúde e atividades de lazer especialmente para o público idoso.

De acordo com o governo, das 11 entidades alvo das investigações da CGU, somente uma teve acordo assinado em 2023. As demais são de 1994, 2014, 2017 (2), 2021 e 2022 (5).

Até que os pagamentos sejam retomados, o Ministério da Previdência e o INSS esperam ter realizado o recadastramento dos segurados para atestar quem de fato teve a assinatura fraudada e quem se cadastrou conscientemente.

CNN Brasil – Basília Rodrigues

Opinião dos leitores

  1. COMPLEMENTAÇÃO: SOU OUVINTE ASSÍDUO DO PROGRAMA DO BG E DESSE BLOG, GOSTARIA Q VCS DISCUTISSEM ESSE ASSUNTO NO PROGRAMA, FIZESSEM UMA MATÉRIA NO BLOG E SE POSSÍVEL REPASSAR PARA ALGUM PARLAMENTAR PARA FAZEM UM PRONUNCIAMENTO NO SENADO E NA CÂMARA FEDERAL.

  2. ESTOU COM UMA DÚVIDA:

    ACHO QUE NO MÍNIMO 90 POR CENTO DOS APOSENTADOS NÃO TEM GOV.BR, CONSEQUENTEMENTE NÃO TEM ACESSO AO CONTRA-CHEQUE!

    AÍ COMO ELES VÃO SABER SE TEM DESCONTO NO CONTRA-CHEQUE E TAMBÉM COMO IRÃO RESPONDER SE AUTORIZARAM OU NÃO DÉBITO NO CONTRA-CHEQUE???

    PARECE BRINCADEIRA/MENTIRA COMO O GOVERNO FEDERAL ESTÁ “TENTANDO” RESOLVER ESSE ABSURDO, É REVOLTANTE!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Eletrobras: 9 dos 11 conselheiros renunciam ao cargo após privatização para que novos acionistas escolham composição do Conselho

Foto: Ivonete Dainese

Após o governo privatizar a Eletrobras, nove dos 11 conselheiros da empresa renunciaram ao cargo no sábado (18). O objetivo é deixar que os novos acionistas escolham a composição do Conselho.

Em carta entregue à Eletrobras, os conselheiros afirmaram que a desestatização da companhia “trará novas oportunidades de investimento e de expansão de suas atividades”.

“Cabe agora a este Conselho de Administração, após profundas e efetivas contribuições ao processo, propiciar que a nova composição societária – definida sem a figura de um acionista controlador – venha a formatar um novo colegiado”, informou o documento.

O grupo justificou que estava “imbuído de senso de dever cumprido” e ciente dessa “nova necessidade” da companhia e também do Brasil.

Apesar da renúncia, os nove conselheiros permanecerão nos cargos até a eleições dos substitutos. Não há, contudo, data prevista para a Assembleia Geral Extraordinária.

Privatização da Eletrobras

A estreia na Bolsa, em 13 de junho, das ações da Eletrobras marcou o início da era privatizada para a maior empresa do setor elétrico brasileiro, após uma novela de quase três décadas. O negócio é também a única grande privatização prometida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a apenas seis meses do fim do atual mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Privatizada, a Eletrobras a promete gerar mais investimentos no setor elétrico e estimular a oferta de energia no país. Mas a lei que viabilizou o processo de privatização da companhia também deve encarecer a conta de luz dos consumidores nos próximos anos, segundo especialistas.

Com a capitalização, a Eletrobras deixa de ser controlada pelo governo e passa a ser uma corporação -empresa que tem vários acionistas sem que nenhum deles possua mais de 50% do controle, com uma diretoria e direção definidas pelo conselho formado pelos acionistas.

O Estado brasileiro vai manter uma golden share, um tipo especial de ação com poderes maiores para intervir em temas considerados estratégicos. No caso da Eletrobras, o governo poderá impedir, se desejar, que uma empresa privada assuma o controle da companhia com mais de 50% das ações.

Opinião dos leitores

  1. Já vão tarde, todos acostumados a nanar na teta da eletrobras, só que com a privatização esses mamadores vão ter que trabalhar de verdade, pois só sabiam colocar a bufunfa nos bolsos todos os meses. O governo tem que privatizar tudo, pois governo foi proclamado para tratar de Saúde, Segurança e Educação. A próxima a ser privatizada 100% é a Petrobras, se Deus quiser.

  2. Bolsonaro amplia gasto com cartão corporativo em ano eleitoral
    Alta na fatura do cartão faz presidente bater recorde em relação a Dilma e Temer às vésperas de tentar reeleição

  3. Numa semana trágica, o brasileiro teve mais uma confirmação de algo que já sabia: não existe humanidade no presidente da República. “O Brasil entrou numa aventura não recomendada em 2018”, disseram, em nota, grupos de povos nativos. “Esse brasileiro que vocês escolheram é muito malvisto. Podem ter feito uma maldade com o país”, completaram.

    Os médicos que fizeram os exames em Bolsonaro encontraram uma pedra de Nióbio no lugar do coração. “A cabeça está mais cheia de ar do que o tanque de combustível do brasileiro”, disse um deles.

    1. Vá se informar, ignóbil.
      A CPI é supostamente para a Petrobras.
      Esse povo do gado idolatrado não gosta de ler, se informa apenas nos grupos da direita lixo e não consegue discernir sobre nada.

    2. È não.
      È que vai começar o “toma la, dá cá” e nem todo mundo compartilha dessa sacanagem pode contra o patrimônio da nação!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara Municipal de Natal aprova recebimento do pedido de denúncia para cassação de Brisa por 23 votos a favor e três contra

Foto: Francisco de Assis/CMN

A Câmara Municipal de Natal (CNM) aprovou o recebimento do pedido de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT). O placar foi de 23 votos pela abertura contra três pelo arquivamento da denúncia, com uma ausência, do vereador Eribaldo Medeiros (Rede), em sessão ordinária nesta terça-feira (19). Conforme regimento da Casa, o denunciante vereador Matheus Faustino e a denunciada Brisa Bracchi não podem votar.

Brisa é acusada de usar R$ 18 mil de emenda impositiva para bancar evento de cunho político “Rolé Vermelho, Bolsonaro na Cadeia”, que aconteceu no dia 9 de agosto, em Natal, e comemorou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Veja como cada vereador votou:

Votaram SIM, para abrir o processo:

  • Aldo Clemente (PSDB)
  • Anne Lagartixa (Solidariedade)
  • Camila Araújo (União Brasil)
  • Chagas Catarino (União Brasil)
  • Cláudio Custódio (PP)
  • Cleiton da Policlínica (PSDB)
  • Daniell Rendall (Republicanos)
  • Daniel Santiago (PP)
  • Eriko Jácome (PP)
  • Fúlvio Saulo (Solidariedade)
  • Herberth Sena (PV)
  • Irapoã Nóbrega (Republicanos)
  • João Batista Torres (DC)
  • Kleber Fernandes (Republicanos)
  • Leo Souza (Republicanos)
  • Luciano Nascimento (PSD)
  • Pedro Henrique (PP)
  • Preto Aquino (Podemos)
  • Robson Carvalho (União Brasil)
  • Subtenente Eliabe (PL)
  • Tarcio de Eudiane (União Brasil)
  • Tércio Tinoco (União Brasil)
  • Tony Henrique (PL)

Votaram NÃO, para arquivar:

  • Daniel Valença (PT)
  • Samanda Alves (PT)
  • Thabatta Pimenta (PSOL)

Opinião dos leitores

  1. Brisa vai ficar vendo a brisa na redinha velha com aquela latinha de cana e uma Pepsi o famoso kit e o PT vai virar as costas pra ela após ser cassada

  2. Se for provado o uso indevido do dinheiro público e for regra para cassaçao, se nao houver, esta comissão ficará desmoralizada.

  3. Anne Lagartixa obrigado pelo voto em favor da abertura da investigação e cassação do mandato da Vereadora Brisa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereador Gabriel César assegura recursos federais para o calçamento em região limítrofe entre Parnamirim e Macaíba

Foto: @gabrielcesarrn.

Carentes de atendimento público desde o surgimento da região, no final da década de 1990, os moradores dos bairros de Bela Parnamirim (no lado de Parnamirim) e Bela Vista (Macaíba) podem comemorar a pavimentação de 5 ruas na divisa entre os municípios.

Acontece que Gabriel César (PL), que é vereador em Parnamirim, percebeu a necessidade de intervenção ao visitar os bairros, acompanhado do deputado federal General Girão (PL), em junho de 2021 a procura de locais para destinação de emendas federais, ainda no Governo Bolsonaro. “Quando chegamos a localidade, percebemos que a maior angústia dos moradores era ter que conviver com as ruas de barro, principalmente naquelas ruas onde parte delas ficava em Parnamirim e a outra parte em Macaíba, nem um município nem outro fazia a pavimentação. O que fizemos? Dividimos o recurso e destinamos metade para Parnamirim e a outra metade para Macaíba, para que a pavimentação fosse completada, foi o que fizemos na rua Pedro Barbosa, em que os dois municípios vão calçar” explicou o vereador Gabriel.

No lado de Parnamirim, as obras iniciaram no último dia 04 de setembro e vai executar a pavimentação de quatro ruas no lado de Parnamirim: a Rua da Paz, Santa Luzia, Celso Freire, e parte da Pedro Barbosa. No lado de Macaíba, serão duas ruas, a Manoel Batista e o restante da Pedro Barbosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guerra

Israel diz que Gaza não terá energia e água até Hamas entregar reféns

Foto: Belal Khaled/Anadolu via Getty Images

No sexto dia seguido de conflito no Oriente Médio, o ministro de Energia de Israel, Israel Katz, afirmou que não haverá retorno da eletricidade ou de água até a recuperação dos reféns. “Ajuda humanitária em Gaza? Nenhuma energia será religada, nenhum hidrante de água será aberto, e não entrará combustível nenhum até que os reféns israelenses sejam entregues em casa”, assegurou.

Katz ainda se exaltou nas redes sociais, dando a entender que a troca é justa e humana, mas ressaltou que outras populações não podem moralizar a situação: “Humanidade por humanidade. E ninguém nos pregará moralidade nenhuma”, ainda criticou Katz.

Estima-se que entre 100 a 150 reféns estejam sob poderio do grupo Hamas, de acordo com o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan. As autoridades israelenses já começaram a notificar as famílias dos cativos e há, ainda, a hipótese de reféns brasileiros em meio ao grupo.

O grupo Hamas havia dito que mataria um refém a cada contraofensiva de Israel. Até a última segunda-feira (9/10), quatro reféns já haviam sido mortos, por conta dos ataques aéreos de Israel.

“Qualquer ataque a civis inocentes, sem aviso prévio, será enfrentado com pesar pela execução de um dos cativos sob nossa custódia, e seremos forçados a transmitir esta execução”, afirmou o grupo na última terça-feira (10/10).

Opinião dos leitores

  1. O oprimido quando se torna opressor, só sabe replicar as mesmas atitudes. O que sofreram nas mãos dos nazistas, as novas gerações estão aplicando com os vizinhos.

  2. Absurdo o quê Israel está fazendo, pois a maioria da população da faixa de gaza não são terroristas.
    Não se pode penalizar inocentes.
    O que percebo é a história se repetindo em um novo holocausto, crimes bárbaros hediondos e privação das necessidades básicas humanas.

    1. Então Israel vai ficar de braços cruzados esperando o hamas, que parece ser apoiado por você, mantar toda sua população. É isso que você quer, hipócrita?

    2. O terrorismo é covarde. Eles se escondem no meio da população, o que só prova que eles não estão nem aí para o próprio povo. Você sugere que Israel faça o quê?

    3. Está facílimo, manda teu presidente conversar com o hamas e pedir por todos, ou, quem sabe, mande uma cartinha ou dê um grito, para a população não terrorista entregar os meninos terroristas, ou ainda, eliminar os bonitinhos, quem sabe aí, vc perceba que não se brinca com a vida de ninguém.

    4. Vc é um doente! Então os judeus terão q ser extintos pela causa do Hamas?

    5. Senta na minha aqui bicho de chifre e raciocine, se o Hamas, que é um grupo terrorista, cometeu essa atrocidade , justifica o governo de Israel fazer a mesma coisa com a população civil. Será que já não basta ter um campo de concentração pra chamar de seu? Qual a diferença entre o extermínio provocado pelos nazistas contra os judeus, para o extermínio dos palestinos em Gaza pelos judeus????
      A diferença é que agora tem respaldo internacional para cometer tamanha barbaridade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Reunião do Conselho de Segurança da ONU convocada pelo Brasil termina sem acordo sobre situação em Gaza

Foto: EFE/PETER FOLEY

A reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), convocada pelo Brasil, que atualmente é o presidente, terminou sem acordo sobre um texto final para as questões envolvendo a guerra no Oriente Médio, que acontece desde o dia 7 de outubro.

O objetivo da reunião, que foi antecipada para esta sexta a pedido do Brasil, era discutir as questões humanitárias na Faixa de Gaza e debater resoluções para o conflito na região. O encontro foi comandado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que se estima que fale com a imprensa ainda hoje.

A Rússia, que há quase dois anos está em guerra com a Ucrânia, sugeriu que o Conselho pedisse um cessar-fogo imediato, dizendo que só é possível assegurar uma solução a longo prazo para o conflito entre Israel e Hamas através de meios pacíficos. Do lado do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mobilizado esforços para tentar abrir um corredor humanitário na região entre Gaza e o Egito.

O enclave enfrenta uma crise humanitária desde que Israel impôs um certo total à região e impediu a entrada de comida, água, eletricidade, medicamento e demais itens básicos. O conflito entre Israel e Hamas, que começou no dia 7 de outubro, já deixou mais de 3.200 mortos.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

  1. O Laaràpio deveria ir para uma mesa de bar em Gaza ou em Israel para resolver a guerra. Um sem moral desse tipo não resolve conflitos nem no desgoverno dele.

  2. O governo desastroso do PT não tem moral para comandar uma reunião do Conselho de segurança da ONU . Mais uma vergonha para a conta . Faz o L jumentos !!!!

  3. Como é que um ladrão cachaceiro comunista vai resolver uma guerra? Ele vai roubar as carteiras dos diplomas.

  4. Como é que um país que é presidente do conselho e seu presidente é defensor do hamas vai chegar a algum acordo?

    1. Brasil não acaba com a insegurança interna vai querer acabar com uma Guerra sem fim! Vai Lula para a Faixa de Gaza lá tu será bem vindo pelo Hamas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dólar sobe a R$ 5,70 com eleição nos EUA e juros no radar

Foto: Freepik

O dólar subia a R$ 5,70 nesta quarta-feira (23), à medida que investidores globais exibiam aversão ao risco enquanto ponderam sobre os próximos movimentos do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e a eleição presidencial dos Estados Unidos, enquanto o Ibovespa recuava.

Nesta sessão, novamente marcada por uma agenda macroeconômica esvaziada, os mercados eram influenciados por eventos políticos e pela perspectiva de um afrouxamento monetário gradual do Fed, o que impulsionava a moeda dos EUA e os rendimentos dos Treasuries.

Às 14h26, o dólar subia 0,37%, cotado a R$ 5,709. No mesmo horário, o Ibovespa tinha queda de 0,68%, aos 129.065,78 pontos.

Agentes financeiros têm elevado as apostas na vitória do ex-presidente norte-americano Donald Trump na disputa pela Casa Branca em 5 de novembro. As promessas do republicano para a economia, que incluem tarifas e cortes de impostos, são consideradas inflacionárias, o que afeta o apetite por ativos de maior risco.

Também estavam no radar as tensões geopolíticas no Oriente Médio, uma vez que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, viaja pela região em busca de concluir um acordo de cessar-fogo. O conflito tem movimentado os preços do petróleo, afetando mercados emergentes.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Natal rejeita pedido de Brisa Bracchi para abrir processo de cassação contra Matheus Faustino

Foto: Francisco de Assis/CMN

A Câmara Municipal de Natal rejeitou, nesta quarta-feira (26), a abertura de processo de cassação contra o vereador Matheus Faustino (União). O plenário decidiu por 21 votos contra a abertura do processo, 5 a favor, e 3 ausências.

O pedido foi apresentado pela vereadora Brisa Bracchi (PT), após Faustino afirmar em entrevistas que poderia haver “venda de sentença” caso o Tribunal de Justiça decidisse a favor dela no processo de cassação que tramitava na Casa. A declaração ocorreu após decisões judiciais suspenderem a sessão que julgaria Brisa por descumprimento de prazos regimentais — o caso acabou arquivado por perda de prazo.

Como votaram os vereadores

A favor da abertura de processo de cassação contra Matheus Faustino:

Carlos Silvestre (PT)*,
Daniel Valença (PT),
Fúlvio Saulo (Solidariedade),
Samanda Alves (PT),
Thabatta Pimenta (Psol)

Contra abertura de processo de cassação contra Matheus Faustino:
Anne Lagartixa (Solidariedade),
Albert Dickson (União)*,
Aldo Clemente (PSDB),
Camila Araújo (União),
Chagas Catarino (União),
Cláudio Custódio (PP),
Cleiton da Policlínica (PSDB),
Daniell Rendall (Republicanos),
Daniel Santiago (PP),
Eribaldo Medeiros (Rede),
Eriko Jácome (PP),
João Batista Torres (Democracia Cristã),
Kleber Fernandes (Republicanos),
Leo Souza (Republicanos),
Luciano Nascimento (PSD),
Pedro Henrique (PP),
Preto Aquino (Podemos),
Robson Carvalho (União),
Tárcio de Eudiane (União),
Tercio Tinoco (União),
Tony Henrique (PL)

Ausentes:
Herberth Sena (PV),
Irapoã Nóbrega (Republicanos),
Subtenente Eliabe (PL)

*Por orientação da Procuradoria, Brisa Bracchi e Matheus Faustino não puderam votar. Seus suplentes — Carlos Silvestre e Albert Dickson — foram convocados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem em surto ateia fogo em comunidade na Cidade da Esperança; seis casas ficaram destruídas

Na tarde deste sábado 20, um incêndio atingiu uma comunidade carente localizada em frente ao Detran, no bairro Cidade da Esperança, em Natal. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas.

De acordo com informações do Via Certa, testemunhas relataram que o fogo foi provocado por um homem em surto. Em vídeo gravado no local, a mãe do suspeito afirmou que a Justiça não manteve ele internado e que o homem seria esquizofrênico e estava em surto no momento em que ateou fogo.

Moradores entraram em desespero e tentaram retirar o que podiam antes que as chamas consumissem os imóveis. Outra mulher relatou que uma criança de 4 meses quase morreu durante o incêndio.

O tenente do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência disse: “Fomos acionados e a população já estava tentando controlar, minimizar os danos. Chegamos, mas o fogo já tava tomado, ninguém ficou ferido. Agora é a população conseguir se acalmar e manter a ordem”.

Segundo o tenente cerca de 6 casas foram destruídas e não houve feridos.

Agora RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula erra e coloca ovos como isentos de imposto no Instagram

Foto: Agência Brasil

A conta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Instagram errou ao publicar uma imagem com os produtos que terão o imposto de importação zerados pelo governo. Na publicação, os ovos apareciam como integrantes da lista de itens isentos, mas estes não fazem parte do rol de produtos beneficiados. Ao notar o erro, a equipe do petista corrigiu a imagem. Veja a comparação:

Antes

Foto: Reprodução/Instagram

Depois

Foto: Reprodução/Instagram

O governo anunciou nesta 5ª feira (6.mar.2025) medidas para conter a inflação e baixar o preço dos alimentos. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), informou que 9 produtos terão isenção da alíquota do imposto de importação.

Não se sabe, entretanto, qual será o impacto no valor dos produtos nem quanto a renúncia fiscal custará aos cofres públicos. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, no entanto, declarou que, do ponto de vista da arrecadação, a iniciativa não terá peso significativo.

ENVOLVIMENTO DE LULA

Os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, fizeram uma reunião preparatória para apresentar as medidas ao chefe do Executivo na manhã desta 5ª feira (6.mar).

O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação), Sidônio Palmeira, também participou.

Na saída do encontro, realizado na Vice Presidência da República, o titular da Agricultura afirmou que o anúncio seria feito ainda nesta 5ª feira (6.mar). Sidônio confirmou e afirmou que Lula faria a declaração.

A reunião dos ministros do setor alimentício não constava na agenda oficial do chefe do Executivo pela manhã. Só depois que Fávaro falou com jornalistas foi incluída.

No vai e vem de atualizações, a reunião com empresários constava como um compromisso presidencial. Passadas algumas horas, foi retirada, e a Secom afirmou, então, que Lula não participou das conversas com os representantes, mas estava ciente das medidas que seriam apresentadas.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Vai baixar nada por aqui
    Pois a isenção é para importação,ou seja o que é fabricado por aqui continuará mesmo preço kkkkkk
    Não sabia que importamos açúcar, biscoito e macarrão kkkk

    1. Tudo como dantes no quartel de Abrantes de Lula: mentira e enganação sempre!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *