Política

“Juntos, nós vamos construir uma Natal melhor”, afirma Paulinho Freire sobre aliança com pré-candidatos a vereadores

Foto: Divulgação

Nos últimos dias, o pré-candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) junto do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e da secretária de planejamento e pré-candidata a vice-prefeita, Joanna Guerra (Republicanos), participaram de eventos dos pré-candidatos à Câmara Municipal do município.

Paulinho participou nesta semana dos eventos de pré-candidatura do vereador Klaus Araújo (PSDB) na quinta-feira (9), do lançamento da pré-candidatura Naelson Borja (Republicanos) na sexta-feira (10), e a de Sirleno Júnior (Republicanos) realizada no último sábado (11).

Em suas falas, o pré-candidato vem defendendo a importância de continuar o legado de desenvolvimento do prefeito Álvaro Dias e de olhar para o futuro para gerar desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida para os natalenses.

Além disso, o deputado afirma que a união entre o povo, vereadores e pré-candidatos é extremamente importante para continuar o desenvolvimento do município. “Juntos, nós vamos construir uma Natal melhor”, afirmou.

“Eu quero poder continuar essa administração que tanto orgulha o povo de Natal e, para isso, precisamos seguir no trilho do crescimento, do avanço e do desenvolvimento. Ao lado de Joanna, que é altamente preparada que conhece nossa cidade, é amiga do povo e, principalmente, partilha do mesmo sonho que eu de fazer a diferença na vida dos natalenses. Unidos, vamos tornar esse sonho em realidade”, comentou Paulinho.

Opinião dos leitores

  1. Hahahaha, ele não vai não!!! Esse não é o que foi vice prefeito de Micarla? Deus nos livre desse povo, nam

  2. A Comunista Natália Boavida não tem futuro, o Ex prefeito da Cabeça Grande foi um atraso pra Natal. Diante desse cenário, é Paulinho e Joanna, sem dúvidas!

  3. SABEMOS WUE OS POLITICOS DE HOJE NÃO VALE NADA. A FILHOTE DE FATAO SABEMOS QUE SERIA PIOR QUE MICARLA. ESSE AI SO JESUS SABE NUNCA FEZ NADA POR NINGUÉM SO PELO CARNATAL. NOS LIVRA DO MAL MEU DRUS NÃO SABEMOS QUEM E PIOR.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN não tem doses suficientes para vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) emitiu nesta segunda-feira (18), uma nota técnica a respeito da vacinação contra a Covid-19 para crianças entre três e quatro anos, a partir de deliberação feita em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte.

O documento leva em consideração a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar a aplicação de Coronavac para essa faixa etária e a espera de posicionamento do Ministério da Saúde sobre o o envio de doses para cobertura vacinal desse público.

A orientação da Sesap aos municípios, entes responsáveis pela aplicação dos imunizantes, é que sejam seguidas as normas técnicas da Anvisa, incluindo o intervalo temporal de 28 dias entre a primeira e a segunda doses, assim como a aplicação da vacina em ambiente específico e segregado da vacinação de adultos, devendo ser evitada a modalidade drive-thru.

Em virtude da falta de doses em estoque e de sinalização por parte do Ministério da Saúde para envio dos imunizantes para o público infantil, a Sesap articulou junto aos municípios um levantamento das vacinas disponíveis. Até o momento, 113 dos 167 secretarias de saúde responderam à consulta, perfazendo um total de 94.773 doses de Coronavac estocadas a nível municipal.

O público-alvo estimado para esses 113 municípios é de 82.980 crianças, não podendo assim ser totalmente atendido em virtude da necessidade de se reservar as duas doses. A população total estimada para o RN nessa faixa etária, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 95.901 crianças.

A Sesap informou que segue aguardando posicionamento concreto do Ministério da Saúde a respeito do envio de novas doses de Coronavac.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solidariedade

Empresa potiguar oferece serviços de saúde gratuitos para afetados no Rio Grande do Sul


A situação trágica no Rio Grande do Sul tem mobilizado ajuda em todas as partes do Brasil. Do Rio Grande do Norte, a empresa potiguar de terceirização, Justiz, que é responsável pelo atendimento médico em Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento em Canoas, cidade localizada a 20km de Porto Alegre, está ofertando de forma gratuita, consulta médica online para a população gaúcha afetada pelas inundações.

A empresa adquiriu uma plataforma de telemedicina para viabilizar os atendimentos com clínicos gerais, psicólogos, psiquiatras e enfermeiros que atuam no RN e se voluntariaram para esta operação. A população do Rio Grande do Sul receberá pelas redes sociais (mesmo que não siga o perfil da empresa) o endereço para cadastro na plataforma para ter acesso aos especialistas.

Para os empresários da Justiz Terceirização, a medida visa acolher as pessoas que precisam de atendimento médico, mas não possuem ou não podem se dirigir aos espaços públicos, em virtude dos alagamentos. “Vimos as imagens de como ficaram as unidades de saúde do município e ouvimos relatos de histórias difíceis que nos estimularam a buscar uma alternativa de auxílio, dentro da nossa área de atuação”, explicam Brenda e Raul Justiz.

Canoas vive uma dos piores cenários de devastação

A mídia local estima que cerca de 60% da população do município foi impactada com o volume de água, que alagou locais públicos, incluindo os que oferecem serviços de saúde pública. No município foi decretado situação de calamidade pública nível 3, determinado por desastre de grande intensidade.

Opinião dos leitores

  1. Atenção para os FAKES espalhados pela extrema direita!!!!!! Doações não tem cobrança de impostos – Não está sendo exigida nota fiscal de doações – Veículos de apoio ao salvamento não estão sendo multados – Não há recolhimento de jet skis e barcos de quem não tem habilitação – Helicópteros não estão sendo impedidos de ajudar em resgates – Governo Federal não patrocinou show da Madonna no Rio – Marmitas não estão sendo fiscalizadas. Não repassem fakes.

    1. Marcos, se atualize. Passou agora à noite no SBT que um comboio de 4 caminhões foi parado exigindo-se nota fiscal dos produtos doados. Portanto, fake é o que você está dizendo. Aproveito e lhe pergunto: o Grêmio e o Internacional jogaram esse final de semana? O seu ídolo está muito preocupado.

    2. Não existe nada de Fakes nessas notícias, todas confirmadas pelos moradores e voluntários que estão lá fazendo o “impossível” com o pouco que tem. O poder público que chegou e começou a fazer o que eles sabem como ninguém: burocratizar e dificultar tudo o que puderem. Acontece que “ainda” temos redes sociais e isso foi amplamente divulgado e, automaticamente, eles recuaram. Essa tragédia tá mostrando muito mais que apenas chuvas e alagamentos.

    3. Mentira sua!
      Tudo isso aconteceu, sim.
      Agora, depois que foi denunciado, deixaram de fazer. Sobre o showzinho das prostitutas o próprio desgoverno do pt, confirmou recursos publicos, sim!
      Safado, vc é esses nojentos do pt e cia.

    4. Realmente essa corja direitopata usa e abusa dessa manobra deplorável!
      O que mais revolta essa raça demente foi que mesmo usando dessa funesta artimanha, o canalha fascista levou duas botadas no lombo nas urnas eletrônicas que serviam enquanto o inútil bolsolixo a sua trupe de filhos bandidos se elegia, quando apanhou de Lula, as urnas não prestavam mais!!!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Correios suspendem coleta de roupas entre as doações para o Rio Grande do Sul; prioridade é água e alimentos

Foto: Correios / Reprodução

Os Correios suspenderam o recebimento de itens de vestuário como doações para o Rio Grande do Sul. A empresa está recebendo doações em todas as suas agências para as vítimas das enchentes no estado, mas 70% de tudo o que chegou são roupas, sapatos e outras peças.

Após consulta à Defesa Civil no RS, os Correios pedem prioridade aos demais itens coletados:

  • Água (prioritário),
  • Alimentos da cesta básica,
  • Produtos de higiene pessoal,
  • Material de limpeza seco,
  • Ração para pet.

 

Além de abrirem as agências para servirem como pontos de coleta, os Correios também fazem o transporte gratuito dos donativos às zonas atingidas. Quem doa, não precisa pagar pelo envio.

São mais de 10 mil unidades, em todos os estados e no Distrito Federal. No Rio Grande do Sul, há uma lista de agências em funcionamento. (veja a lista abaixo)

Até quarta-feira, mais de 11 mil toneladas de doações já haviam sido recebidas, e 3 mil toneladas foram entregues. Os Correios pedem que o doador embale e identifique o tipo de material, apesar de não ser uma exigência para o transporte.

Veja como facilitar a triagem:

  • Cestas básicas devem ser entregues já fechadas ou com os alimentos reunidos em sacos transparentes.
  • O ideal também é que os itens de higiene pessoal sejam entregues já reunidos em kits, em sacos transparentes.
  • Separe os itens por categorias e coloque em caixas ou sacolas que podem ser fechadas/amarradas.
  • Coloque em caixas ou sacola com boa vedação, com cuidado para não haver rasgos ou furos.

 

Para uma melhor logística, pedem também que a população do Sudeste e do Sul priorize as doações de água potável. As demais regiões podem dar preferência aos itens secos.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Docentes da UFRN decidem encerrar greve da categoria após 59 dias de paralisação

Foto: Cícero Oliveira / UFRN

Após 59 dias de paralisação das atividades, os professores e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram pelo encerramento da greve da categoria, em consulta plebiscitária realizada nos dias 19 e 20 de junho, através do site do ADURN-Sindicato. Participaram do plebiscito 1.760 docentes, dos quais 61,48% votaram pelo retorno das atividades, 36,59% pela continuidade do movimento grevista e 1,93% se abstiveram.

Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, a greve realizada pelos(as) docentes da UFRN foi histórica e cumpriu o seu papel. “Fizemos um movimento forte, que contou com ampla participação da categoria, e mobilizou toda a nossa universidade. Foi uma greve, inclusive, de caráter pedagógico”, afirmou o dirigente.

Na última terça-feira (18), a diretoria do ADURN-Sindicato já havia se posicionado em nota, orientando a categoria a votar pelo encerramento da paralisação. No documento, a direção do sindicato apontou os motivos pelos quais defendeu esse posicionamento, entre eles: a assinatura do Termo de Acordo pelo PROIFES-Federação, garantindo aos professores e professoras o reajuste linear de 9%, em 2025, e de 3,5%, em 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); o reajuste dos valores dos auxílios alimentação, creche e saúde; e o anúncio feito pelo Governo de R$5,5 bilhões para a consolidação e a expansão das universidades e dos hospitais universitários federais.

Nesta sexta-feira (21), diretoria, conselho de representantes e comando de greve do ADURN-Sindicato se reúnem com a reitoria da UFRN para discutir o ajuste do calendário acadêmico. A expectativa é de que as aulas retornem já na segunda-feira (24).

Fonte: Adurn

Opinião dos leitores

  1. ah! que noticia mais triste, tava tao bom a greve, essa greve prejudica nao. O ensino sucateado desse jeito que professor nao sabe nem dar aula direito e que o aluno ainda precisa ir ler livro, é melhor a greve mesmo e ficar estudando em casa, é menos cansativo, se tem mais qualidade de vida

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Federação pede mais estudos para evitar que engorda de Ponta Negra prejudique pesca

A Federação dos Pescadores Artesanais do Rio Grande do Norte (Fepern) informou nesta segunda-feira (15) que pediu acesso aos autos do processo da engorda da praia de Ponta Negra. O requerimento foi feito ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que analisa um pedido da Prefeitura do Natal para licenciar a obra.

“Temos sido procuradoras pelos pescadores da Vila de Ponta Negra, preocupados com os impactos que a obra poderá ter na atividade pesqueira. É importante dizer que, até o presente momento, nem a Fepen e nem a colônia de pescadores de Natal foram consultadas ou oficiadas por nenhum órgão interessado na engorda, o que é muito preocupante”, afirmou José Francisco dos Santos, presidente da Federação.

A Federação dos Pescadores afirma que, para o licenciamento ambiental, são necessários alguns procedimentos como a Consulta Livre Prévia e Informada (CLPI) e estudo socioeconômico na área da intervenção. A entidade alerta que a Vila de Ponta Negra pode ser afetada pelo empreendimento.

Em nota à imprensa, a Federação destaca que, “em outras localidades nas quais já aconteceram engordas, com retirada da areia da jazida ocorreu o aumento da profundidade, alterando a fauna marinha levando a desaparecimento de espécie pescadas e mesmo o aparecimento de outras, como o tubarão”. A entidade pede, com isso, “estudos mais aprofundados” sobre a obra.

A presidente da Colônia de Pescadores de Natal e vice-presidente da Federação, Rosângela Silva do Nascimento, explicou que existem aproximadamente 45 embarcações que empregam, em média, três pescadores cada.

“Só em Vila de Ponta Negra temos cerca de 135 famílias que vivem diretamente da pesca. Não somos contra o processo da engorda e nem contra o desenvolvimento da cidade. Mas, não podemos aceitar que os pescadores sejam prejudicados”, afirmou Rosângela.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. PODE ENCERRAR ESSSE CONTRATO DE ENGORDA COM ESSA EMPRESA, NÃO VAI SER CONCLUIDO COM TANTO MUÍDO, PELAS CARIDADE, VAI SER SÓ GASTO E DEPOIS DESISTENCIA DESSA EMPRESA, VERGONHA, MELHOR PARAR ANTES DE DERRAMAMENTO DE DINHEIRO SEM CONCLUSÃO.

  2. Eu nunca vi uma política tão nojenta como essa potiguar. Um atraso do atraso. Natal perde até para Macaíba…Nojo. Todas as cidades que tiveram a engorda forram beneficiadas por um crescimento imensurável para o turismo… mesmo que aqui tenha a autorização final para o começo, eu tenho as minhas dúvidas quanto a seboseira da amplitude necessária para o crescimento, que recentemente foi comprovado que até o povo vai saindo devagar e o turismo ACOMPANHANDO. Palhaços.

  3. Essa Federação, se é que ela existe ela está regulamentada? Ela existe legalmente? Convide a presidente da Federação para uma entrevista no Meio Dia RN.

  4. É claro e gritante a mão do Governo do Estado atrapalhando o desenvolvimento não só da cidade mas do Estado todo.
    PT – Só trás atraso para todos. Que Deus nos livre dessa mazela logo.

  5. é por essas e outras que JP tá botando Natal no bolso, com praias organizadas e mais infraestrutura.

  6. Quer dizer que 135 famílias passam o dia com o caniço na mão pescando em baixo do morro do careca?
    Me poupe.

  7. Cadê os ambulantes e os comerciantes de Ponta Negra? Depois vocês não podem reclamar que falta turista e que o comércio da praia acabou.

  8. País entregue aos cafajestes esse é o mal da pseudo democracia, onde a maioria deve satisfação a meia dúzia de sibaritas .

    1. Incomoda a entender porque só agora essa associação de recebedores de seguro defeso,veio se importar com tal impacto? Porque não o fez no início do projeto?
      Existe esses pescadores ali mesmo,nas poucas vezes que frequentei não vi barco,redes de pescas e pescadores(Mais salve minha ignorância).
      É muita força negativa pra o desenvolvimento deste estado.

  9. Pense num muido grande pra liberarem essa engoirda, é muito mi mi mi, e muita burocracia.

    1. Pense na fortuna que o gestor e mais outros vão investir nessa solução temporária! Devolvam a faixa de areia ao mar desapropriando os ricos a invadiram! Duvido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Polícia venezuelana publica ameaça a Lula e acirra crise entre países

Foto: Reprodução Instagram

A tensão entre o governo do Brasil e o regime da Venezuela ganhou novo capítulo, nesta quinta-feira (31/10), após uma publicação da Polícia Nacional Bolivariana nas redes sociais. Na postagem, uma imagem mostra a silhueta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a bandeira brasileira, com a mensagem “Quem mexe com a Venezuela se dá mal”.

A imagem publicada não mostra explicitamente o presidente Lula, já que o rosto está borrado. Entretanto, a silhueta expõe um homem de cabelos e barba grisalha, semelhante ao chefe de estado brasileiro.

“Quem mexe com a Venezuela se dá mal”. “Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos canto de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer”.

O ministro do Interior e influente dirigente chavista, Diosdado Cabello, também é mencionado na postagem. Nos últimos dias, várias autoridades do regime direcionaram ataques a membros do governo brasileiro, após um aumento da crise entre os países.

Clima tenso

As relações entre Brasil e Venezuela ficaram enfraquecidas em julho deste ano, após as eleições venezuelanas, vencidas por Nicolás Maduro, que é acusado internacionalmente de fraudar o pleito. A tensão aumentou após o Brasil vetar a adesão de Caracas aos Brics.

Após declarações polêmicas de autoridades brasileiras, incluindo Celso Amorim, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela convocou seu embaixador em Brasília para consultas, nesta quarta-feira (30/10).

Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e figura-chave no governo de Nicolás Maduro, anunciou que pedirá ao Legislativo para declarar Celso Amorim “persona non grata” devido à sua “posição absolutamente prostrada aos designs do império agressor” contra a Venezuela.

Celso Amorim declarou que a reação venezuelana ao veto foi “desproporcional, cheia de acusações ao presidente Lula e à chancelaria”.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. 👒 de 😵‍💫 é 🔨! Agora ele não sabe se atende ao papai Biden ou ao Foro de São Paulo. Como diria um grande ministro do GSI: “ACHO QUE VAMOS TER PROBLEMAS”😭😭😭

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em dez anos, Ficha Limpa barrou quase 5.000 políticos

Foto: Antonio Augusto / Ascom / TSE

Um levantamento exclusivo feito pela CNN a partir de consultas aos sistemas de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que, entre 2014 e 2024, a Lei da Ficha Limpa barrou quase 5.000 candidaturas de políticos.

O número corresponde a cerca de 8% de um total de aproximadamente 60 mil políticos que tiveram pretensões de concorrer aos mais diversos cargos e foram barrados pela Justiça Eleitoral.

Além de banimentos pela Ficha Limpa, eles foram barrados por condutas indevidas, ausências de requisitos e abuso de poder econômico, entre outros.

O pico de cassações pela Ficha Limpa, nos últimos dez anos, foi em 2020 — quando a norma impediu os planos eleitorais de mais de 2.300 políticos.

Foi uma eleição em que os dados gerais também foram mais altos do que a média da década, com quase 24 mil candidaturas barradas — a maioria pela ausência de algum requisito de registro.

“Esses números retratam apenas os que desafiaram a lei e arriscaram disputar as eleições mesmo assim. O contingente dos que nem mesmo tentam é muito maior, mas não é sindicável”, avalia um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o ex-juiz Marlon Reis.

Histórico da lei

A Lei da Ficha Limpa foi aprovada em 2010 e passou a valer nas eleições de 2012, após uma grande mobilização popular com assinaturas de mais de 1,6 milhão de cidadãos brasileiros.

A norma criou 14 causas de inelegibilidade para quem deseja ser candidato a cargos eletivos no Brasil.

O principal avanço da norma é o período de oito anos de impedimento de disputar cargos públicos, a contar pela data da eleição.

Em 2014, o TSE fixou um marco jurídico essencial para a contagem do prazo de inelegibilidade de oito anos – estabelecido pela nova norma – de candidatos condenados por decisão transitada em julgado ou por órgãos colegiados da Justiça.

 

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Apesar da Lei da ficha limpa, o Brasil tem avançado na percepção da corrupção, já sendo um destaque na relação dos Países mais corruptos

  2. Desse total, quantos deputados federais, estaduais e senadores tem? Quantos poderosos com mandados hoje desfrutam de impunidade? Agora quantos vereadores de pequenas cidades do brasilzao tiveram suas candidaturas nao omologadas? PEGAR PEQUENO E FACIL. PEGAR GRANDE NAO existe força ou poder ou interesse.

  3. A lei da ficha limpa, agora é suja, pois se continuasse limpa, não teríamos o presidente que está na presidência.

    1. Só serve para ser aplicada na direita. LULA E DILMA, passaram longe dela. Dilma, que deveria ficar inelegível por 8 anos, foi candidata ao senado.

  4. mais segundo o MICO, so serve pra perseguir a direita kkkkkkkkkk o falso moralista é um verdadeiro fanfarrao

  5. essa eh a lei que bozo disse que so persegue a direita? kkkkkkkkkkk e o pior que tem um monte de fanatico que acredita nas merdas que ele fala. falso moralista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Mulher dá à luz no oceano e viraliza

Josy Peukert, de 37 anos, deu à luz de uma maneira menos convencional. A mulher teve o bebe no oceano, em uma praia da Nicarágua, país localizado na América Central. O nascimento aconteceu em 27 de fevereiro e o vídeo, que registra momentos do parto, viraliza desde então e já tem mais de 100 mil visualizações.

“Eu não queria ter preocupaçãoes. Meu primeiro parto foi em uma clínica e traumático, meu segundo parto foi em casa, já no terceiro parto mesmo com uma parteira em casa era demais”, explicou Josy. No dia do nascimento do caçula, ela deixou os filhos aos cuidados de amigos. Josy e o marido, Benni Cornelius, de 42 anos, separaram toalha, gaze e uma bacia, para guardar a placenta, e seguiram para a praia durante o trabalho de parto. Lá, veio ao mundo Bodhi Amor Ocean Cornelius.

“As ondas tinham o mesmo ritmo das contracções, aquele fluxo suave fez-me sentir muito bem. Fiquei com esta ideia na cabeça que queria dar à luz no oceano e porque as condições estavam certas no dia foi o que fiz”, contou a mulher que ficou feliz por ter realizado o parto da maneira que desejou.

“Desta vez não tive consultas médicas ou exames ou influência externa. Não tínhamos uma data de vencimento ou prazo para o bebê chegar, apenas confiávamos que nosso bebê chegaria. Apenas eu, meu parceiro e as ondas. Foi bonito. A areia vulcânica macia sob mim me lembrou que não há mais nada entre o céu e a terra, apenas a vida”, concluiu.

Em seu Instagram, Josy relatou também como foram os preparativos para o nascimento desde a verificação da tábua da maré, até a duração das contrações.

Assista ao vídeo:

Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Unimed Natal apresenta as mudanças nos acessos com o novo sistema de gestão Philips Tasy

Foto: Divulgação

A partir de segunda-feira (1) os principais sistemas de gestão da Unimed Natal passam a estar unificados na plataforma da multinacional Philips: Tasy! Com isso, algumas mudanças serão necessárias.

Pelo Aplicativo Unimed Natal Cliente, na palma da mão, você tem: marcação de consultas, 2ª via de boleto, autorizações, carteira virtual, guia médico, atendimento virtual imediato, atendimento agendado no Centro Clínico Virtual, reembolso, extrato do imposto de renda, demonstrativo médico e atualização cadastral com possibilidade de mudança de endereço.

Pelo portal do beneficiário (https://beneficiario.unimednatal.com.br/), oferecemos os seguintes serviços: solicitação de terapias especiais, emissão de 2ª via de boleto, declaração do imposto de renda, emissão do demonstrativo médico, reembolso, guia médico, termos de consentimento (partos, anestesia e procedimento cirúrgico), declarações (permanência e quitação), atendimento virtual imediato e autorizações (exceto intercâmbio).

As autorizações para clientes Intercâmbio passam a ser feitas pelo: https://intercambio.unimednatal.com.br/

Para resultado de exames acesse: https://portaldopaciente.unimednatal.com.br/login

A Unimed Natal também disponibiliza alguns serviços requisitados pelo e-mail [email protected]. São eles:  2ª via de contrato, mudanças de titularidade, de endereço e de acomodação, portabilidade, solicitação de devolução de mensalidade (duplicidade), solicitação de 2ª via de cartão físico, alteração de data de vencimento, inclusão e exclusão de dependente PF, inclusão de recém-nascido PF, transferência de contrato, isenção de digital, demonstrativo médico, inclusão e exclusão de dependente, inclusão e exclusão de opcionais, exclusão de plano PF e cadastramento da fatura por e-mail.

Pelo call center, no (84) 3220 6200 ou pelo 0800 084 2323, o cliente pode pedir exclusão de plano Pessoa Física, solicitar o demonstrativo médico  e o cadastramento da fatura por e-mail.

Os atendimentos para os clientes empresariais são realizados pelo (84) 3220 6297.

Unimed Natal evoluindo para cuidar cada vez melhor de você.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Celso Amorim diz que fala de Lula sobre Israel ‘sacudiu o mundo’ e pode ajudar a resolver a guerra em Gaza

Foto: Adriano Machado

O ex-chanceler Celso Amorim considera que a frase de Lula, que fez paralelo entre o que acontece hoje na Faixa de Gaza ao genocídio de Adolf Hitler contra os judeus, teve efeitos positivos e pode até ajudar na solução do conflito.

“A fala do Lula sacudiu o mundo e desencadeou um movimento de emoções que pode ajudar a resolver uma questão que a frieza dos interesses políticos foi incapaz de solucionar”, afirmou ele em mensagem enviada à coluna.

Amorim é o principal conselheiro de Lula em assuntos diplomáticos, e ocupa hoje o cargo de assessor especial da Presidência para assuntos internacionais.

No domingo (18), ao conceder uma entrevista coletiva no encerramento de sua viagem à Etiópia, Lula foi questionado sobre a decisão de seu governo de fazer novos aportes financeiros à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (Unrwa).

Diversos países suspenderam a ajuda à organização depois que Israel afirmou que alguns de seus funcionários participaram do ataque terrorista do Hamas contra civis israelenses, no dia 7 de outubro de 2023.

Lula afirmou que seguiria fazendo aportes por questões humanitárias. E então declarou: “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”.

A fala gerou forte reação do governo de Israel, e, no Brasil, de entidades judaicas, inclusive de esquerda, que a criticaram de forma veemente.

O embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, foi chamado pela chancelaria israelense para ouvir uma reprimenda, e Lula foi declarado persona non grata em Israel.

O governo Lula reagiu chamando o embaixador Frederico Meyer de volta ao Brasil para consultas. Celso Amorim afirma que o embaixador foi submetido a um “show humilhante” que atinge todo o Brasil. “Foi algo sem precedentes”, diz.

Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. Nunca que a fala do Nine resultará em algo bom para o mundo. É muita petulância desse puxa saco de Luiz Inácio da Silva.

    1. Se houvesse alguém que tivesse dito algo semelhante sobre Hitler antes da segunda guerra, tudo poderia ter sido diferente. MAS o mundo assistiu calado à expulsão de pessoas para guetos, viagens de trens suspeitas.. até que a verdade apareceu, era genocídio.

      HOje o mundo assiste calado à morte de crianças palestinas. Pelo menos Lula teve coragem de botar o dedo na ferida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Menino que comeu lagartixa frita passa mal de novo, volta a ser internado e já perdeu 3kg, diz mãe

Foto: Arquivo

O menino de 11 anos que comeu lagartixa frita precisou ser internado pela terceira vez, na noite de quarta-feira (22), em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Segundo Raquel de Souza, o filho está com diarreia, fraqueza e dores de cabeça. Ainda de acordo com a mãe, o garoto já perdeu 3 kg desde que comeu lagartixa junto com a madrasta dele e a mãe dela.

“Já faz três dias que ele não come direito. Na terça, ele passou mal, levei ele para a UPA e ele foi liberado. Na quarta, teria que voltar para uma nova consulta, e o médico achou melhor deixá-lo internado”, diz a mãe.

A reportagem tentou contato com a unidade de saúde em que o menino está internado, mas foi informada que não pode divulgar informações sobre pacientes. O g1 entrou em contato com a madrasta e a mãe dela na terça-feira (22), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

O caso aconteceu no dia 6 de novembro. O menino havia passado o final de semana na casa do pai e, quando o homem foi trabalhar na segunda-feira, ele ficou com a madrasta e a mãe dela. Enquanto brincava, ele quase matou uma lagartixa.

“A atual sogra do pai era uma pessoa muito simples, parece que já passou fome no passado e comentou com a criança que antigamente as pessoas comiam aquilo, porque passavam necessidade”, explicou o delegado Paulo Henrique Santos.

Em depoimento, a mãe da madrasta disse que o menino ficou curioso com a história e demonstrou interesse em também comer o animal. Ela, então, disse que, se ele conseguisse caçar mais lagartixas, ela iria preparar.

De acordo com a polícia, a criança aceitou o desafio e caçou cerca de quatro lagartixas. Com isso, a mãe da madrasta afirma ter limpado, temperado, frito e servido os animais para o menino comer. O caso segue em investigação.

G1

Opinião dos leitores

  1. Enquanto os filhos de Bolsonaro é Lula fritam o dinheiro da nação o povo como lagartixa frita….!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Parnamirim amplia serviço especializado para tratamento de pessoas com HIV e outras doenças infecciosas

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Parnamirim está ampliando o serviço especializado em tratamento de pessoas com HIV (AIDS) e outras doenças infecciosas. Por meio do SAE – Serviço de Atendimento Especializado, o município aumentou o número de infectologistas e demais profissionais multidisciplinares que atuam na área, implantou a gratificação por produtividade médica e se prepara para lançar o Programa Municipal de Atenção às Profilaxias – Promap, que visa a integração de pacientes em toda rede municipal de atenção à saúde.

Atualmente, o SAE, que funciona na Rua Suboficial Farias, 23, Bairro Monte Castelo, já atende mais de 1.270 pacientes em tratamento direto de HIV, Sífilis, Hepatites Virais, Tuberculose e outras infecções, como Esporotricose (fungo transmitido pelos felinos).

O serviço oferece consultas com 3 infectologistas, exames, distribuição de medicação de uso contínuo, profilaxia para companheiros ou parceiros sexuais não contaminados, acompanhamento psicológico para pacientes e familiares, acompanhamento nutricional, tratamento odontológico, entrega de formulas lácteas para bebês filhos de mães soropositivos e entrega de preservativos e lubrificantes, entre outros.

“Nosso SAE funciona com demanda de porta aberta para as infecções, onde qualquer cidadão de Parnamirim pode ser atendido e fazer seu teste rápido e já ser direcionado para o atendimento necessário. Antes, muita gente buscava atendimento no Hospital de Referência Giselda Trigueiro, em Natal. Agora, nossa população tem todo o suporte necessário aqui mesmo na nossa rede, sem precisar sair de Parnamirim. Estamos, inclusive, recebendo agora, no início de dezembro, em Brasília, uma premiação do Ministério da Saúde pelo avanço nessa área”, destaca o prefeito Rosano Taveira.

Além do SAE, a população de Parnamirim conta com a testagem rápida para HIV e demais doenças infecciosas disponíveis em todas as unidades de saúde. Bem como a distribuição de preservativos (masculino e feminino) e lubrificantes também nas UBSs.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TSE quer obrigar partidos a divulgar critérios de distribuição do fundão eleitoral

Foto: Marcelo Camargo/Agência O GLOBO

O Tribunal Superior Eleitoral vai realizar uma série de consultas públicas para estipular mudanças na Resolução do TSE nº 23.605, de 17 de dezembro de 2019, que estabelece diretrizes gerais para gestão e distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para as eleições 2024 – o chamado “fundão eleitoral”.

Entre as principais mudanças sugeridas pela relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia, está a inclusão de informações sobre critérios fixados para a distribuição do FEFC pelos dirigentes partidários. A expectativa é que o fundão eleitoral de 2024 – quando será realizado o pleito municipal – chegue a R$ 4,9 bilhões.

Apesar de a norma vigente já prever a ampla divulgação dos critérios fixados para essa distribuição, preferencialmente na página do diretório nacional do partido político, na internet; a parte que será acrescentada define que, após o recebimento dos recursos do FEFC, o valor total recebido, bem como os critérios para divisão deverão ser divulgados no site do diretório nacional.

O FEFC é um fundo público destinado ao financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos.

As audiências públicas para receber sugestões para o aperfeiçoamento das resoluções aplicáveis às Eleições 2024 vão ser realizadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, a partir das 9h, no Auditório I da sede do TSE, em Brasília.

Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube. Elas serão comandadas pela ministra Cármen Lúcia, vice-presidente da Corte e relatora designada para as resoluções.

Podem enviar sugestões para o aperfeiçoamento de 10 resoluções aplicáveis às Eleições 2024 pessoas e instituições públicas e privadas, incluídos os partidos políticos, os tribunais regionais eleitorais e as associações profissionais e acadêmicas. O prazo máximo para envio é até as 23h59 do dia 19 de janeiro.

O Antagonista com informações do TSE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Abin atribuiu ao Governo Lula responsabilidade pelos eventos de 8 de janeiro, segundo a Revista Veja

Foto: WILTON JUNIOR / ESTADÃO

De acordo com a Revista Veja, o início do mandato do presidente Lula, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem sido palco de desconfianças e intrigas. A Polícia Federal, sob as ordens de Andrei Rodrigues, futuro diretor-geral, tomou medidas para limitar o acesso dos funcionários da Abin às informações e instalações do governo de transição. A suspeita era de que a agência poderia estar espionando membros do PT, especialmente devido à sua vinculação anterior ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Lula, ao assumir o cargo, realocou a Abin para a Casa Civil, buscando uma aproximação com o núcleo do governo, mas as tensões persistiram. Conflitos surgiram, particularmente em torno da permanência de figuras associadas a Jair Bolsonaro e Alexandre Ramagem dentro da agência, como Alessandro Moretti, que foi demitido recentemente.

Segundo a publicação da Veja, o governo Lula tentou intervir na liderança da Abin, especialmente com o então ministro da Justiça, Flávio Dino, buscando remover o vice-diretor da agência.

Um episódio importante aconteceu durante uma reunião na Casa Civil, onde Moretti apresentou um relatório que colocava o Governo Lula em uma posição delicada perante a CPMI do 8 de janeiro. O documento, que responsabilizava o Ministério da Justiça e o GSI pelos ataques aos Três Poderes, foi fortemente contestado pelos presentes, evidenciando a complexa relação entre a Abin e o governo Lula.

Governistas têm questionado a qualidade e a integridade dos relatórios da Abin, e há relatos de frustrações com a agência por supostamente obstruir investigações da Polícia Federal. A descoberta de que a Abin realizou mais de 60 mil consultas por meio da ferramenta FirstMile, muito além do inicialmente revelado, aumentou as suspeitas de má conduta.

Apesar das expectativas de uma reformulação completa na Abin, em resposta às investigações da PF e às ações do ministro Alexandre de Moraes, Lula optou por mudanças limitadas, mantendo Corrêa como diretor-geral, mas substituindo o número 2 da agência e outros quatro diretores.

Hora Brasília

Opinião dos leitores

  1. O Brasileiro ta sem noção nenhuma da realidade. Da pra ver pelos comentários aqui, o pessoal afirma que foi uma armação, como se tudo aquilo q passou durante meses nos QGs, monte de grupos de patriotas querendo golpe de qualquer jeito, fosse tudo planejado por Lula. Bando de alucinados sem o remédio certo.

    1. Chiquinha, o que tem a ver uma coisa com a outra? Quem não tem noção da vida é você. Quem precisa de remédio é você. Lula é a favor do aborto? Lula vai doar passagens baratas pra população? Lula não vai comprar votos pra aprovar seus projetos? Lula não colocou AMIGO POLÍTICO no STF? Na boca, ele é contra tudo isso. Se oriente! Cadê as imagens do ministério da justiça? Por que não mostram? O que o G. Dias tava fazendo lá? Por o G. Dias falou vamos ter problemas? Caia na real!!!

    2. Um episódio importante aconteceu durante uma reunião na Casa Civil, onde Moretti apresentou um relatório que colocava o Governo Lula em uma posição delicada perante a CPMI do 8 de janeiro. O documento, que responsabilizava o Ministério da Justiça e o GSI pelos ataques aos Três Poderes, foi fortemente contestado pelos presentes, evidenciando a complexa relação entre a Abin e o governo Lula. SE O CANALHA NÃO TIVESSE ASSALTADO A CPMI DO CIRCO, COM SEUS SENADORES E DEPUTADOS COMUNISTAS, HOJE, TAVA PROVADO QUE FOI ARMAÇÃO. O QUE O G. DIAS TAVA FAZENDO LÁ? CADÊ AS IMAGENS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA?

    3. Cecília, onde você viu golpe de estado sem participação da população, dos políticos e das forças armadas, cite só um país!!!!

    4. Golpe sem um tiro disparado. Ninguém levou nem uma tapa.
      Bolsonaro já tinha, antes da posse, empossado os comandantes militares da confiança do inominável. Falar de golpe (não que uns não quisessem) é muita forçação de barra.

    5. Cecília, meu amor, procure ler, procure se inteirar dos fatos a fim de emitir uma opinião equivocada.

  2. É claro que essa trup planejou e estão mais do que comprometidos.
    Libera as imagens Dino.
    A verdade aparece fácil facil, facil, facil, fácil, fácil é só vcs querer tá???

  3. Eu estou achando que o Lula estava camuflado em frente aos quartéis e até dirigiu aqueles ônibus p levar os golpistas e ainda atirou uma bombas no prédio do STF ! Ridículo ! Foi o Lula p os desocupados que não tem o que fazer ..!

  4. Um Dia a verdade vira a tona !!!! Rótulo da direita são pessoas inteligentes capazes de gerir, ser produtivos… todo mundo lembra o nome dos ministros de Bolsonaro certamente pela competência !!! Alguém sabe o nome dos ministros de Lula ??? O que estão fazendo de bom pra melhorar a vida do Brasileiro ??? Certamente que não … Isso é ser de esquerda não estuda, entra por amizade e não por capacidade… sim o RN e o último estado a começar as aulas parabéns professora Fátima mas um feito na sua administração 👏

  5. Gente, só sendo muito janjoloides para não perceber que aquilo foi uma armadilha da esquerda e os idiotas da direita caíram feito patinhos, as imagens divulgadas pela CNN já diz tudo, porque o Sr. Flávio Dino mandou deletar todas as imagens. É bom lembrar para os esquerdopatas de plantão que a responsabilidade pela segurança dos prédio públicos é do governo federal

  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quer dizer que aquela ruma de vagabundo, imbecil, vândalos, desordeiros estava em Brasília quebrabdo tudo, putinhos de raiva, a serviço de Lula ???
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Homi, só sendo muito jumento pra não ver que aquilo é a cara (ou o focinho) do desgoverno bolsonaro!
    Aquela ruma de imbecil, idiota, vagabundos acampados na frente dos quartéis esperando chover canivete também estavam a serviço do Lula?
    Abin tava com a bixiga a serviço da familícia, hein?
    Mas ainda bem que a cada dia se descobre um PODRE do desgoverno daquele CANALHA adorado por uma legião de jumentos!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Tributária: relator inclui remédios para diabetes em rol de isentos

Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do texto principal da regulamentação da reforma tributária, incluiu nesta quarta-feira (11/12) a diabetes mellitus nas linhas de cuidado que terão isenção completa de impostos ao publicar um complemento ao seu parecer.

No relatório inicial, apresentado por Braga na segunda-feira (9/12), estavam na lista de cuidados os medicamentos relacionados a tratamentos oncológicos, doenças raras, DST/AIDS, doenças negligenciadas e vacinas e soros. Agora, os medicamentos para as diabetes também entram nesse rol.

No complemento apresentado, o relator previu que a lista com o nome dos medicamentos das linhas de cuidado serão definidos por uma lei complementar a ser votada pelo Congresso Nacional no futuro. No parecer inicial, a previsão de definir quais medicamentos seriam isentos caberia a um ato conjunto do Ministério da Fazenda e do Comitê Gestor do IBS, com uma consulta ao Ministério da Saúde.

“Desse modo, o Congresso Nacional terá de se debruçar sobre o tema, ainda que estritamente técnico, para veicular os medicamentos com redução a zero das alíquotas dos mencionados tributos”, disse o relator no seu complemento de voto.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vota na tarde desta quarta o texto principal da regulamentação, que está no Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024. A proposta institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), conhecido como imposto do pecado.

Depois de ser aprovado pela CCJ do Senado, o texto deve seguir para o plenário da Casa. A proposta está na pauta do plenário para ser votado ainda nesta quarta. Caso o texto avance e seja aprovado, a proposta ainda vai precisar voltar para uma nova análise dos deputados, já que os senadores fizeram alterações.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *