Política

O ‘plano B’ para a PEC da Gastança

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Apesar dos petistas se mostrarem otimistas quanto à votação da PEC do Lula (PT) nesta quinta-feira (15) na Câmara, uma ala da base governista do futuro governo Lula já admite que não há clima para votar o texto que veio do Senado e que a saída seria editar uma Medida Provisória para garantir o pagamento do Bolsa Família de R$ 600.

Ontem, ao longo do dia, as lideranças da Casa se reuniram com o relator do texto, Elmar Nascimento (União-BA), e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em busca de um acordo. Não houve avanços.

Deputados de partidos como PP, PL, Republicanos avisaram a Lira que não concordam com dois pontos considerados essenciais pelo PT: a utilização de recursos do PIS/Pasep e o prazo de vigência da PEC.

Ao insistir nestes dois pontos, o atual líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e o futuro líder do governo na Casa, José Guimarães (CE), foram alertados que serão obrigados a negociar no varejo (voto a voto) e não no atacado a aprovação da Emenda Constitucional nestes termos.

Outro alerta dado aos líderes do PT é que a PEC hoje, nos termos atuais, não teria os 308 votos necessários para ser aprovada. Por isso, Lira já trabalha com a possibilidade de votar o texto apenas na terça-feira da semana que vem. E, mesmo assim, com dificuldades. Nas palavras de um influente líder partidário ligado a Lira a este site, “votar uma PEC em semana de recesso é uma missão quase impossível.”

Em meio a essas incertezas, Renan Calheiros (MDB-AL, foto à esquerda) defendeu ontem, em reunião com Lopes e Guimarães no Senado, a edição de uma Medida Provisória para garantir o pagamento do Bolsa Família. Para isso, porém, o parlamentar alagoano se comprometeu a fazer uma consulta para obter aval do Tribunal de Contas da União e resguardar o governo Lula de acusações relacionadas a crimes de responsabilidade.

A solução, no entanto, não é consensual. Se, por um lado, a edição de uma MP poderia esvaziar o poder de Lira e garantir que Lula pudesse pagar o benefício no início do ano que vem; do outro, a alternativa de Renan é vista por congressistas do Centrão como um desprestígio do parlamento logo no início da nova gestão, o que poderia causar embaraços ao longo dos próximos quatro anos.

As próximas horas (talvez os próximos dias) serão de intensas negociações em Brasília.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Empresário potiguar, Phablo Luz, é destaque nacional por aplicativo que ajuda pessoas a terem atendimento médico a 22,50

Que a saúde no Brasil deixa muito a desejar não é novidade para ninguém. Longas filas, falta de médicos, demora na marcação de consultas, são alguns dos problemas enfrentados pelos brasileiros quando o assunto é saúde básica.

Na contramão desses problemas surge a Plataforma Médico Agora, fundada por Phablo Luz, empresário do setor de tecnologia com mais de 14 anos de experiência.

“A nossa plataforma nasceu da necessidade de 150 milhões de brasileiros que não tem acesso a planos de saúde terem acesso rápido a médicos sem precisar de agendamentos. Qualquer pessoa com um smartphone na mão pode falar com nossos médicos 24h por dia, basta fazer parte da nossa plataforma”, afirma Phablo Luz Ceo e fundador da Médico Agora.

Além de atendimento médico 24h através da telemedicina, os usuários da Médico Agora também contam com descontos em farmácias e em mais de 300 empresas de grande porte espalhadas pelo Brasil, podem assistir filmes e series, fazer cursos incluindo de idiomas com certificado, concorrer a R$ 100.000,00 (cem mil reais) em prêmios e muito mais, tudo isso pagando apenas R$ 22,50 no plano individual ou R$ 39,90 no plano família para até 4 pessoas. E o melhor, você pode usar a plataforma quantas vezes quiser sem pagar nada além do plano mensal escolhido.

Phablo Luz conta que o maior desafio desde que lançou a plataforma a 2 anos atrás foi levar a Médico Agora para os quatro cantos do Brasil, mais que esse problema conseguiu ser contornado através do modelo de franquias populares adotados pela empresa.

Temos um mercado de 150 milhões de pessoas e precisamos chegar até elas, então decidimos criar franquias digitais a preços populares e esses próprios franqueados é que fazem a venda dos planos disponíveis na Médico Agora, com isso já conseguimos marcar presença em todos os estados brasileiros e em mais 4 países no mundo, diz Phablo Luz.

Perguntado sobre os planos da empresa para o futuro Phablo responde:

“Estamos apenas no começo de algo que será o futuro da medicina não só no Brasil mais no mundo inteiro, a telemedicina já provou que veio para ficar, iremos continuar mais um pouco expandindo com as nossas franquias populares e fazendo um trabalho de conscientização pelas nossas redes sociais, pois além de proporcionamos atendimento médico de qualidade as pessoas ainda estamos ajudando o povo brasileiro a ganhar dinheiro através da Médico Agora”.

R7 

 

Opinião dos leitores

  1. É preciso maturar im pouco mais para se ter precisão na avaliação. O se sabe é que saúde e coisa cara, os plenos de saúde estão todos em dificuldades , emquanto os usuários reclamam dos serviços prestados e dos preços cobrados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCU autoriza governo Lula a não cumprir pisos da saúde e da educação em 2023

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval para que o governo federal comece a cumprir os novos pisos da saúde e da educação apenas em 2024.

A medida já havia sido aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula, e agora ganha também o sinal verde do tribunal de contas.

O processo foi relatado pelo ministro Augusto Nardes, que foi seguido por todos os demais pedidos. Nardes também arquivou pedido feito pelo Psol, na Câmara, que pedia que o governo cumprisse o piso.

– Mudanças nas aplicações mínimas, em ações de serviços públicos exigidos pela Constiuição Federal, decorrentes de alterações do texto constitucional, não retroagem, salvo quando houver expressa cláusula, devendo ser aplicado somente a partir do orçamento seguinte, em observância da razoabilidade, da segurança jurídica, da anterioridade e do equilíbrio – afirmou Nardes.

Durante a vigência do teto de gastos, de 2017 a 2023, os pisos de Saúde e Educação eram os valores gastos em 2016 acrescido da inflação do período. Com a aprovação do novo arcabouço fiscal, que derrubou o teto de gastos, voltaram a valer as regras antigas.

A regra constitucional prevê a destinação mínima de 15% da chamada receita corrente líquida (RCL) para despesas na área da Saúde, bem como 18% da receita líquida de impostos para Educação.

No fim de setembro, o Ministério da Fazenda oficializou uma consulta ao TCU sobre a possibilidade de aplicação dos pisos constitucionais nessas duas áreas só a partir de 2024, e não no exercício de 2023.

Em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que permite o piso menor este ano. Essa proposta havia sido incluída no projeto de lei que compensou perdas de ICMS a estados e municípios. O projeto havia sido aprovado pelo Senado no começo do mês e pela Câmara em setembro.

O cálculo do novo piso da Saúde foi acrescentado em tramitação na Câmara pelo relator, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), a pedido do Planalto. Com o fim do teto de gastos, em agosto, após a aprovação do arcabouço fiscal, o mínimo constitucional para gastos com Saúde voltou a ser de 15% das receitas correntes líquidas.

Como solução, Zeca Dirceu propôs considerar o mínimo de 15% em cima da Lei Orçamentária de 2023, formulada em 2022, que tem um valor menor do que as receitas atuais. Esse dispositivo reduz o gasto adicional para bancar o piso de R$ 20 bilhões para R$ 5 bilhões apenas este ano. A ideia teve aval do governo, que pediu para os senadores da base aprovarem a proposta.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Por isso que fazem muitos anos que não voto em político nenhum. Nunca votei no Lula e nem no bozo e nunca votaria, pois todo político não presta , são todos farinha do mesmo saco.

  2. A reportagem fala em piso constitucional que o governo deve ou deveria gastar com serviços de saúde pública, não fala do piso salário dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, foi o que entendi ou tô errado?

  3. Será que vai ter pneu queimado na frente do Via Direta amanhã? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  4. Quero ver o pessoal da saúde e educação fazendo protesto contra o molusco. Fazueli…😂😂😂

  5. Imagina um caso desses no governo Bolsonaro! Cairia um pedaço do mundo. A globo reservaria meia hora do fantástico pra contar. Logo saúde e educação? Tá de brincadeira.

  6. Calma professores, médicos e enfermeiros, tudo que faltar em dinheiro na conta, o governo vai pagar dobrado em AMOR (que vale mais que dinheiro). kkkkkkkkkkkk como é que se diz? Faz o L 🎵🎶

  7. Cadê o discurso do povo da esquerda, que enalteceram tanto o SUS e os profissionais da Saúde, nenhuma palavra de indignação por não pagarem o piso.
    Surpresa nenhuma ! quando não se serve mais ao propósito da esquerda, o destino é igual a seringa usada” Lixo hospitalar”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vereadores de Natal aprovam 45 projetos em regime de urgência

Em sessão ordinária nesta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Natal aprovou 45 projetos de lei em regime de urgência no formato de mutirão. São matérias, majoritariamente, apresentadas pelos parlamentares e que contemplam diferentes áreas da administração pública, além do reconhecimento de entidades de utilidade pública e concessões de títulos de cidadania.

Dentre as matérias aprovadas, algumas tratam de inclusão e acessibilidade, como os que foram apresentados pelo vereador Tércio Tinoco (União). “Uma delas já acontece mas oficializamos para que haja áreas reservadas e banheiros adaptados em eventos públicos e privados. Além de outra para o município fornecer aparelhos abafadores de ruídos para pessoas autistas”, explicou o parlamentar.

Nesta temática foi aprovado o PL nº 466/2024, do vereador Aldo Clemente (PSDB), para constar no conteúdo programático dos Cursos de Primeiros Socorros informações sobre a existência dos protocolos de segurança para gerenciamento e intervenção em crises de Pessoas com autismo, além do PL nº 123/2024, do vereador Nivaldo Bacurau (União), para que criar versões dos carnês IPTU em braile.

Também foram aprovadas propostas que tratam de isenção de tributos para Templos de Religiões de Matriz Africana, de autoria do vereador Daniel Valença (PT); e isenção da taxa de inscrição em concurso público para mulheres doadoras de leite materno e para doadores de cabelos, propostas do vereador Robério Paulino (Psol) e da vereadora Júlia Arruda (PC doB), respectivamente.

O Plenário também concordou com a criação dos programas “Estímulo ao Turismo de Esportes” (PL nº 414/2024), do vereador Aldo Clemente (PSDB), e “Incentivo ao Empreendedorismo Juvenil”, (PL nº 388/2024), do vereador Raniere Barbosa (União). A exigência do uso da focinheira e regras de segurança na condução de cães de grande porte e/ou de raças consideradas perigosas (PL nº 472/2024), proposta pelo vereador Eriko Jácome (PP) foi outro texto aprovado; assim como a obrigatoriedade da prestação de informações a respeito do tempo de espera para marcação de exames e consultas eletivas na rede municipal de saúde (PL n° 588/2024), do vereador Preto Aquino (Podemos).

Entre os decretos legislativos, a Associação Esportiva IDFH ficou reconhecida como entidade de Utilidade Pública, proposta do vereador Robson Carvalho (União); e o evento “Segunda de Vagabundo” como patrimônio cultural de natureza imaterial do município, proposta pelo vereador Eribaldo Medeiros (Rede). Além disso, o PL nº 170/2024, do vereador Felipe Alves (União), cria o dia em homenagem a participação de Natal na segunda guerra mundial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputado Glauber Braga dorme no chão da Câmara após anunciar greve de fome

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) dormiu no chão do plenário de uma comissão da Câmara, onde deverá passar a madrugada desta quinta-feira (10).

Mais cedo, durante a sessão do Conselho de ética que decidiu pela sua cassação, Glauber anunciou que faria greve de fome e dormiria na Câmara até o processo contra ele se encerrar. Ou seja, até o plenário da Câmara confirmar ou rejeitar a recomendação de cassação feita pelo conselho.

O processo foi aberto após Glauber, no ano passado, ter agredido na Câmara um ativista do grupo de direita MBL.

Glauber está acompanhado por seis pessoas: quatro assessores do gabinete e dois apoiadores.

Segundo relatos de sua equipe, a decisão de iniciar a greve e permanecer no plenário foi tomada por ele sozinho, sem consultar previamente a bancada ou familiares.

A própria esposa, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), foi surpreendida com a atitude.

Ela ficou ao lado do marido até por volta das 23h, mas precisou voltar para casa para cuidar do filho do casal, de três anos.

A Câmara colocou um policial legislativo na porta para garantir a segurança durante a noite.

O caso no Conselho de Ética

A reunião do Conselho de Ética da para analisar o parecer que recomenda a cassação do deputado foi marcada por manobras e tumultos.

Dentro e fora da sala em que a reunião ocorreu, militantes e aliados de Glauber se manifestaram contra a aprovação do parecer de Paulo Magalhães (PSD-BA).

Entre os presentes, estava o ator Marco Nanini, que permaneceu no plenário do órgão para demonstrar apoio a Glauber Braga.

G1

Opinião dos leitores

  1. Merece ser defenestrado da Câmara dos Deputados. Totalmente desprovido de escrúpulos e de ética.

  2. Deve estar seguindo o conselho do seu endocrinologista para perder alguns quilos, vamos ver até quando ele aguentará.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

FMI: Argentina e Venezuela estão entre os 5 países com maior inflação do mundo

Foto: Reprodução

A Argentina e Venezuela estão entre os 5 países com mais inflação no mundo , de acordo com os dados publicados pelo Fundo Monetário Internacional em seu relatório World Economic Outlook.

Ao longo do relatório, é apontada a preocupação da entidade com a recuperação dos preços ao redor do mundo, e alerta-se para o risco de que as expectativas inflacionárias fiquem “desancoradas”.
Neste ano, um total de 35 países registraria aumentos nos índices de preços ao consumidor de 10% ao ano ou mais.

A Venezuela continua liderando nesse quesito, com uma inflação projetada de 500% ao ano, seguida pelo Sudão com 244%.

RANKING DE INFLAÇÃO:

Venezuela- 500.0

Sudão – 244,4

Zimbábue- 85,8

Ucrânia- 52,4

Argentina – 48,0

Iêmen – 46,0

Etiópia- 33,4

Irã – 30,0

Suriname 25,8

Guiana – 24,9

Para a Argentina , o FMI estima que os preços subirão 48% , em linha com o que consta no memorando de entendimento assinado pelo país com a agência. No entanto, cálculos privados preveem um aumento maior já que os consultores, na última Pesquisa de Expectativas de Mercado compilada pelo Banco Central, esperam alta de 59,2%.

Para 2023, o Fundo espera uma queda moderada da inflação na Argentina, com projeção de 42%.

A Argentina entrou neste ano com aumento nos preços, iniciada antes mesmo da invasão da Rússia na Ucrânia, que gerou efeitos para a economia global, pressionando a inflação em vários países.

Em janeiro, a inflação argentina foi de 3,9%, em fevereiro, de 4,7% e em março de 6,7%, de acordo com dados oficiais.

Gazeta Brasil

Opinião dos leitores

  1. 🇧🇷Chega ser hilário ver esquerdopatas comparando o momento atual do governo que enfrentou pandemia, (obrigando o governo injetar mais de um trilhão na economia),seca, restrição de produtos por conta do “fique em casa que a economia a gente vê depois”, guerra , inflação mundial, com a Bonanza na época do ladrão.🇧🇷

  2. Esse é o regime de esquerda que querem implantar no Brasil com a volta do bandido Lulaladrão e sua quadrilha PTralha, mas o povo brasileiro não vai deixar.

  3. Essa canhotada deveria ir toda pra Argentina. Inclusive, o maior corrupto da história mundial. Luis Inácio. Esse seria o Brasil com a esquerda no poder. Talvez o pior do mundo.

  4. Viva o SOCIALISMO, viva as DITADURAS
    Os ditadores antes de tomar o poder prometiam deixar TODOS IGUAIS, só esqueceram de dizer que era na MISÉRIA
    No Brasil o preço do “PARA TUDO, FECHA TUDO”, defendido pela esquerda durante a pandemia, chegou!
    Tá achando ruim, vá morar nas democracias da Venezuela e Argentina

    1. Viva o bolsonarismo, a violência, a tortura, o roubo dos cofres públicos com motociatas e golpes escondidos nos sigilos de 100 anos! Viva os gastos imorais do Palácio do Planalto e das forças broxas desarmadas com picanha e viagra, dentre outros pixulecos! Viva a instabilidade política gerada toda semana por um presidente que não trabalha, só faz futrica e campanha política! Viva o negacionismo e a ignorância criminosa com divulgação de fake news que contribuiu pra muitas mortes de brasileiros na pandemia! Viva a destruição da economia e do Estado brasileiro promovidos pelo pior governo da história! Tem que mater isso daí, talquei?!

  5. A boiada imunda falando que o Brasil vai se transformar numa Argentina ou Venezuela caso Lula seja eleito..
    Engraçado que a inflação explodiu agora e no governo de Lula, não passou 4% aa.
    Expliquem.

    1. Porco vadio , vá trabalhar seu verme , perdeu a boquinha foi BEBE 🤣🤣🤣chora não vadio

    2. E no governo de Lula existia pandemia?
      No governo da Dilma existia pandemia??
      Mesmo assim conseguiram quebrar o país.
      Bolsonaro 22.
      Remédio vacina pra ladrões corruptos igual ao lula nove dedos.

    3. Idiota , o verme ladrao Lula administrou o país em uma pandemia??? VERME RATO

    4. Explicar o que brecheiro? A economia brasileira está em alta, o dólar em baixa, a situação econômica de inflação está muito abaixo da média mundial, aproveita e sai desse banheiro, tome seus remédios, vc não vai ficar bom, mais com certeza vai deixar de convulsionar.

    5. NostraDeu, deixa de ser babaca.
      Olhe aí ó!
      Tem propostas de emprego em Mossoró.
      Mossoró fica bem pertinho de onde vc mora, dê um pulinho lá e pega esse emprego homi deixa de ser parasita.
      Rsrs…

  6. SE FOR COMO NO BRASIL QUE NADA SUBIU MENOS QUE 40% NO ULTIMOS , 12 MESES, E DIZEM QUE FOI SÓ 10,54

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Aneel mantém bandeira verde em outubro, sem taxa adicional na conta de luz

Foto: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO – 26/08/2021

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (30) que manterá a bandeira verde acionada em outubro para todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional.

“Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no País. A bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional”, afirmou a agência em nota.

A bandeira verde está em vigor para todos os consumidores desde 16 de abril. De setembro de 2021 a 15 de abril, apenas beneficiários do programa tarifa social não pagaram a taxa, enquanto os demais consumidores pagaram adicional de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, referente à bandeira escassez hídrica.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no País aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldade para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está ligado principalmente ao volume dos reservatórios.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula manda adiar PEC da Transição para Alckmin dialogar antes com Congresso

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva decidiu atrasar a apresentação da PEC da Transição junto à Comissão Mista do Orçamento. A entrega da minuta com os itens e os valores da PEC estava prevista para esta terça-feira (8), mas agora foi adiada para quarta (9).

Lula determinou o adiamento para que o vice Geraldo Alckmin, que é coordenador-geral da transição, e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), emissário da equipe na Comissão do Orçamento, tenham tempo de consultar os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além dos líderes das bancadas no Congresso, antes de submeter o texto aos integrantes da comissão.

No domingo (6), o senador eleito apresentou a proposta a Alckmin. Nesta segunda-feira (7), foi a vez de submetê-la a Lula. Os encontros ocorreram em um hotel na Zona Sul de São Paulo.

Segundo interlocutores, o recado de Lula na reunião foi para envolver mais o Congresso na discussão, apostar na política, passar a mensagem, já na primeira matéria de interesse dele, de que futuro governo substituirá o modelo do confronto pelo modelo do diálogo. Uma espécie de cartão de visitas do que será seu mandato.

Alckmin e Dias terão conversas com os presidentes das Casas e líderes no Congresso ao longo desta terça e devem fechar a proposta no final do dia.

Aliados de Lula estimam que serão necessários R$ 175 bilhões para que Lula consiga cumprir com os compromissos de campanha. O valor extrapolaria o teto de gastos e, por esta razão, precisa ser aprovado em uma PEC.

g1

Opinião dos leitores

  1. Vai começar a lotear o país e comprar os parlamentares, prática corriqueira desse parasita criminoso. Onde tem a palavra “diálogo” leia-se “compra”

  2. 🇧🇷Cadê o luladrão?
    Será que o ex-presidiario está em um spa em são Paulo de algum amigo sírio?🇧🇷

  3. Me preocupa muito saber: cadê o Lula? Nenhuma foto postada pela Janja, todas as fotos dele são de durante a campanha. Teve o aniversário do Alckimin e nenhuma foto. Muito suspeito!!! No Brasil hoje em dia se pode esperar tudo .

    1. Sheila, depois de passar vários dias transando pela Bahia, voltou agora para começar a governar o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Caixa suspende exposição com Lira, Damares e Guedes em lata de lixo

Foto: Poder360

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) fez chegar, na segunda-feira (23.out.2023), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sua insatisfação ao ter sido retratado dentro de uma lata de lixo em obra exposta na Caixa Cultural, em Brasília. Para aliados do presidente, a imagem derrogatória do deputado apareceu em mau momento, o que pode forçar Lula a acelerar a troca de comando no banco.

Aliados do presidente avaliam que o episódio demonstrou “desleixo” e escancarou a falta de “tato político” da atual chefe da Caixa, Rita Serrano. A pressão para que ela deixe o cargo aumentou, com diversos recados levados ao Palácio do Planalto por aliados de Lira.

A Exposição 

A exposição “O Grito”, disponível para o público na Caixa Cultural, em Brasília, desde a última terça-feira (17.out.2023), exibe uma imagem em que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), aparece dentro de uma lata de lixo envolta com a bandeira do Brasil. Junto dele, dentro da lata, estão a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

A “Coleção Bandeira” é de autoria da artista Marilia Scarabello e está exposta junto a obras de outros artistas.

A exposição tem patrocínio da própria Caixa Econômica e do governo federal. A obra exposta consiste em uma colagem de inúmeras imagens, em pequenos quadradinhos. Além do quadradinho em que Arthur Lira, Damares e Guedes aparecem dentro de uma lata de lixo, um outro mostra o que parece ser o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), agachado, sem calças e defecando sobre a bandeira do Brasil.

Com informações de Poder360

Opinião dos leitores

  1. Já imaginou se colocarem todos do PT na lata do lixo, será necessário um bom espaço no aterro sanitário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IMPOSTÔMETRO: Total de impostos pagos pelos brasileiros por ano alcançam pela primeira vez a marca R$ 3 trilhões

Imagem: reprodução/Impostômetro

Neste Natal, 25 de dezembro, os contribuintes brasileiros terão pago R$ 3 trilhões em impostos, segundo levantamento feito pelo Impostômetro, painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na região central da capital paulista para medir o total pago pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estadual e municipal desde o início do ano. O cálculo inclui impostos, taxas, contribuições, multas, juros e a correção monetária.

Esta é a primeira vez, desde o início de suas operações em 2005, que o painel atinge esse patamar. No mesmo dia do ano passado, o Impostômetro registrou R$ 2,8 trilhões, ficando R$ 200 bilhões abaixo da marca atual.

“Esta marca histórica mostra que o problema fiscal do governo não se encontra do lado da Receita, mas dos gastos. O que preocupa é que o governo, com a aprovação do Congresso, vem adotando fortes aumentos da tributação para cumprir as metas do ‘arcabouço fiscal’. Além disso, a Reforma Tributária aprovada poderá trazer novos aumentos de impostos. Os contribuintes precisam ficar atentos e cobrar medidas de redução dos gastos”, afirma Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP.

O Impostômetro fornece informações diárias sobre a arrecadação, permitindo que os contribuintes avaliem se os governos estão utilizando os impostos de maneira apropriada. Além do painel físico na Rua Boa Vista, 51, no Centro Histórico de São Paulo, próximo ao prédio da ACSP, há também o site do Impostômetro, onde é possível acompanhar a arrecadação em diferentes níveis governamentais e verificar os percentuais de impostos em diversos produtos e serviços.

Mercado e Consumo

Opinião dos leitores

  1. LULA é o cara. Vejamos: como técnico em contabilidade formado pelo Anisio Teixeira digo : se tem muito imposto tem muito consumo , se tem consumo tem comida na cada do povo. Lá em casa proteína era só 2 vezes por semana, na época do maior ladrao de joias do mundo conhecido pela alcunha de BOZO no mundo do crime. Atualmente é assim
    Segunda carne
    Terça frango
    Quarta peixe
    Quinta ovo
    Sexta comida vegana
    Sábado feijoada
    Domingo fígado acebolado
    Obrigado presidente Lula, estamos voltando a comer, eu queria ser uma formiguinha para entrar no seu gabinete e dizer ; LULA EU TE AMO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo do RN inicia nesta quinta 20 o pagamento do salário de junho

Foto: Sandro Menezes

O Governo do Rio Grande do Norte inicia, nesta quinta-feira 20, o pagamento do salário referente ao mês de junho do funcionalismo público estadual. Amanhecerá na conta os vencimentos dos servidores ativos, inativos e pensionistas que ganham até R$ 4 mil (bruto) e os servidores da Segurança Pública. Ao todo, serão pagos R$ 193 milhões, beneficiando 56 mil pessoas.

Conforme calendário de pagamentos de 2024, os servidores que ganham acima de R$ 4 mil (bruto), além dos lotados em órgãos que possuem arrecadação própria, receberão os vencimentos integralmente no final do mês. Ao todo, a folha total de pagamento para junho é de R$ 801 milhões.

Os servidores que possuem portabilidade bancária, entretanto, devem consultar o prazo acordado junto ao banco escolhido para o recebimento do salário.

Cronograma do pagamento
Vale relembrar que o calendário de pagamentos do funcionalismo estadual funciona de forma diferente dos anos anteriores. A partir de dezembro, todos os servidores públicos do RN receberão o salário de forma integral no fim do mês, garantindo a isonomia no pagamento dos servidores.

Nesse sentido, uma regra de transição está vigente desde o início de 2024. Os servidores que recebem até R$ 4 mil, assim como os servidores civis e militares da Segurança Pública, ativos e inativos, recebem o salário de forma antecipada. Entre janeiro e abril, foi no dia 15 do mês trabalho; de maio a agosto, é no dia 20; e, entre setembro e novembro, o pagamento será antecipado no dia 25. Os demais servidores estão recebendo o salário no fim do mês desde janeiro.

Agora RN

Opinião dos leitores

  1. Inicia o pagamento sem cumprir com os acordos firmados com as categorias da saúde para o reenquadramento de mudança de nível – sai a publicação da progressão e o ajuste no salário nada.
    O sindicato faz a zoada mais se cala diante da situação, pq no fundo são tudo farinha do mesmo saco.
    Enquanto isto a Governadora vive falando de priorizar o servidor – só se for as nomeações dos companheiros em cargos comissionados que sequer trabalham e ainda pesquisadores, estagiários, hospitais e unidades cheio de gente dando plantão – educação entupida de professores fora de sala de aula, alguns ganhando sem trabalhar.
    até quando ninguém vai apurar esses desmandos

  2. BG publica ai o estado das nossas rodovias governado por Fatima que maravilha está.. os hospitais, as escolas kkk Faz o L

  3. Pra pagar o salário precisa de mostrar na imprensa é,isso é o salário ou um prêmio ? Oxe oxe oxe

    1. Precisa sim. Porque é uma grande notícia o PT NÃO TER ROUBADO O DINHEIRO DOS SALÁRIOS!

    2. A reportagem é Agora RN, não do Governo do Estado. Não sabe ler não? Eita povo ignorante é bolsonarista.

    3. Desde quando foi o governo quem publicou na imprensa? O blogueiro q recebe da assembleia q publicou, deve estar cheio da grana!

    4. Está no portal do governo do estado. Mas nem petista acessa. Prefere vomitar pelos dedos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inclusão da carne na cesta básica de alíquota zero pode deixar Brasil com maior imposto do mundo

Foto: Reprodução

A eventual inclusão de proteína animal na cesta básica a partir da reforma tributária tem o potencial de elevar a alíquota padrão do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual em 0,53 ponto percentual, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Com isso, passaria de 26,5% para 27%.

Ao entrar na cesta básica, as carnes passariam a ter isenção. A mudança faria com que o tributo brasileiro sobre o consumo se tornasse o maior do mundo.

O país ficaria ao menos empatado com a Hungria, cuja taxa é de 27%.

Por ser um imposto não cumulativo, o IVA permite a recuperação de crédito. Assim, a alíquota efetiva pode ser menor.

Roberto Giannetti da Fonseca, ex-secretário-executivo da Camex (Câmara de Comércio Exterior) e ex-diretor da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), contesta os dados apresentados pelo governo quanto ao impacto da isenção da proteína animal sobre o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) padrão. De acordo com o economista, a elevação sobre a alíquota seria de 0,2 ponto percentual –menor do que a projetada pelo governo (0,57 p.p.).

Há discussão sobre o real impacto sobre o IVA ao zerar a tributação das carnes. A FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) defende a isenção para o produto. O grupo sustenta que o potencial de elevar o novo imposto é de 0,2 ponto percentual –menor do que o projetado pelo governo.

Já a estimativa do Banco Mundial é de 0,57 p.p e já foi utilizada pelo secretário Bernard Appy (Reforma Tributária) para justificar a ausência da cesta básica nacional.

Fonte: Poder 360

Opinião dos leitores

  1. uma reforma tributária que so faz mudar o nome dos impostos mas continua arrecadando uma montanha de dinheiro junto com uma pessima prestação de serviços publicos, me digam, isto pode se chamar de reforma em que? Politicos deviam criar vergonha na cara e fazer uma emenda à Constituição p/ permitir a redução de impostos pagos pelos brasileiros. Vamos virar nunca uma potencia desse jeito. Tenho vergonha de viver no Brasil, se eu pudesse ja estava morando na Suiça. E acho que um bocado de brasileiro tb faria o mesmo se pudesse

  2. Eita!!
    Agora a petezada come picanha.
    Kkkkkkkkkkkk.
    Kkkkkkkkk.
    Kkkkk.
    Kkk
    Kk
    K.
    Faz o L.
    L de Ladrão.
    E T de taxaçao.
    Depois se lasquem!
    Rsrs.

  3. Para os PETRALHAS, todos nós somos uns capitalistas salafrários, pagar imposto é uma forma de manter essa máquina podre e corroída.

  4. Já seremos o país com o maior imposto do mundo, graças a essa esquerda de M…., parabéns aos idiotas úteis e aos isentões que por nojinho de Bolsonaro que falava palavrões, estamos com um ladrão na presidência e sua quadrilha no poder, sedento de vingança e arrecadar cada vez mais, para dar emprego aos cumpanhêros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula veta projeto que zerava IPI de móveis e ‘linha branca’ para famílias atingidas por desastres

 Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou um projeto de lei que isentaria a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de móveis e eletrodomésticos comprados por moradores de áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos.

A medida beneficiaria, já nesse primeiro momento, as pessoas afetadas pelas cheias de maio no Rio Grande do Sul. A catástrofe climática no estado deixou 183 mortes.

A decisão do presidente foi publicada na edição desta quinta-feira (5) do “Diário Oficial da União”. Cabe ao Congresso avaliar, em sessão a ser marcada, se mantém a decisão do presidente. Caso os parlamentares derrubem o veto, a isenção entrará em vigor.

O ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, afirmou que o governo estuda outras formas de viabilizar a compra de produtos da linha branca, isentos de IPI, pela população atingida pelas cheias.

Renúncia fiscal sem compensação

Lula vetou o projeto de forma integral após consultar os ministérios da Fazenda e do Planejamento. Na justificativa enviada ao Congresso, o presidente afirmou que o projeto descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal por criar renúncia de receita sem previsão na lei orçamentária, sem medida de compensação e sem previsão de prazo máximo de vigência de cinco anos.

Lula também apontou que os benefícios tributários poderiam ser “apropriados sob a forma de aumento de margem de lucro dos produtores ou fornecedores dos bens”, sem alcançar o objetivo de “mitigar danos materiais de residentes em áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos”.

Fonte: G1

Opinião dos leitores

  1. Vetou pq a lei proíbe…
    Mas o Presidente Lula vai encontrar outro modo de ajudar mais ainda os gaúchos.
    Lula é phoda…👏👏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rede Super Show promoverá 2 dias de ofertas especiais nesta quarta e quinta

Com 21 lojas distribuídas em Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Monte Alegre, Macaíba e Santo Antônio, a Rede Super Show se firmou como referência no varejo, contando com mais de 1.300 colaboradores dedicados a oferecer o melhor em serviço e qualidade.

E a Rede não para de crescer. Em breve, duas novas unidades serão inauguradas nas principais vias de Natal: uma na Av. Ayrton Senna, no bairro de Neópolis, e outra na Av. João Medeiros Filho, na Zona Norte, ampliando ainda mais a presença e o atendimento aos clientes.

Família Show: Programa de Fidelidade

Atenta às inovações tecnológicas e sempre buscando mais comodidade para o cliente, a Rede Super Show oferece o programa de fidelidade Família Show, que garante benefícios exclusivos. Pelo aplicativo, é possível participar de sorteios e acessar ofertas personalizadas de acordo com o perfil de consumo. Desde o lançamento, há dois anos, o programa já distribuiu mais de R$300 mil em prêmios. Ao informar o CPF no caixa, o cliente ativa suas vantagens e garante promoções que atendem às suas preferências de compra.

Super Dia Show

Para garantir ainda mais economia, a Rede Super Show promove, no fim de cada mês, o Super Dia Show, uma ação já consagrada que reúne as melhores ofertas do mês, com preços imbatíveis em diversos setores. Neste mês de outubro, o Super Dia Show será realizado nos dias 30 e 31, oferecendo a oportunidade perfeita para encher o carrinho com produtos de qualidade a preços acessíveis e fechar o mês economizando.

Confira mais em redesupershow.com.br ou no Instagram @redesuper.show.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Jovem potiguar some após ser recrutado para guerra na Rússia atraído por promessas financeiras atraentes

Foto: Reprodução 

O potiguar José de Arimatéia do Nascimento de Melo, conhecido como Maicon, de 33 anos, está desaparecido desde o último dia 4 de agosto, sem nenhum tipo de contato com a família.

O jovem é natural de Natal, capital do RN, e morador da cidade de Bento Fernandes, ele havia se mudado em março para a Rússia acreditando que trabalharia com drones e tecnologia. No entanto, ao chegar, foi direcionado para a guerra contra a Ucrânia.

A denúncia foi feita por sua irmã, Maria Vanessa, que procurou o BNews Natal e usou as redes sociais para pedir ajuda às autoridades brasileiras na esperança de alguma tentativa para localizar o irmão.

Antes de aceitar a proposta, Maicon viveu em Portugal, onde trabalhou na área industrial. Mas em março de 2025 recebeu o convite para atuar na Rússia, supostamente em tecnologia, com promessa de salário elevado.

Ele nunca foi informado que seria colocado na linha de frente, nem recebeu treinamento com armas”, afirma a irmã.

O contrato, assinado em 29 de maio de 2025, em Tcheliabinsk, tem duração de um ano e determina que ele atue como atirador e ajudante de granadeiro em uma unidade de infantaria motorizada em Samara.

Apesar das promessas, relatos de combatentes e familiares mostram que a realidade é muito diferente: mortes não registradas, corpos não enterrados e soldados estrangeiros usados como linha de frente em batalhas intensas.

Família continua sem respostas

Vanessa relata que não recebe informações há mais de 40 dias, apesar de ter buscado apoio da Embaixada do Brasil. “Eles pediram a documentação, enviamos, mas nunca deram retorno”, afirma.

O Itamaraty informou que não pode divulgar dados pessoais de cidadãos que solicitam serviços consulares.

BnewsNatal

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mossoró recebe a 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN nos dias 5 e 6 de setembro

Vídeo: Reprodução

A cidade de Mossoró será palco, nos dias 5 e 6 de setembro, da 22ª Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte, o maior encontro empresarial do estado. O evento, promovido pela Federação das CDLs do RN, acontecerá no Garbos Recepções e promete reunir grandes nomes do mercado para dois dias de imersão em conhecimento, inovação e oportunidades de negócios.

Realizada a cada dois anos, a convenção se consolidou como espaço de debate sobre tendências, vendas, liderança, transformação digital e muito mais. A edição de 2025 traz o tema “Experiência do Cliente: Integração entre o Humano e o Mundo FÍGITAL”, abordando de forma prática e inspiradora o equilíbrio entre tecnologia e atendimento humanizado.

A programação contará com palestras de nomes de peso, como:

  • Giba – Campeão Olímpico de Vôlei
  • Marcos Rossi – Palestrante e treinador internacional
  • Bruno Félix – Consultor SEBRAE e IEL
  • Giuliana Morrone – Jornalista e especialista em Sustentabilidade e ESG
  • Lucas Neves – Diretor Digital (CDO)
  • Tony Ventura – Especialista em tecnologia e inovação
  • Fred Alecrim – Empreendedor, escritor e palestrante
  • Larissa Marques – CEO da Life Sprint e especialista em inovação e saúde

Além das palestras, os participantes terão acesso a painéis interativos, feira de negócios e ampla oportunidade de networking, fortalecendo conexões e impulsionando parcerias.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (84) 3422-0300 ou pelo site convencaofcdlrn.com.br. Há descontos especiais para empresas que garantirem a participação de suas equipes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *