Geral

36% das bebidas alcóolicas vendidas no Brasil são falsificadas ou contrabandeadas

Bebidas falsificadas são apreendidas em fábrica clandestina em Vargem Grande do Sul — Foto: Renan Ciconelo/EPTV

Uma pesquisa divulgada em abril de 2025, apontou que 36% das bebidas comercializadas no Brasil eram fraudadas, falsificadas ou contrabandeadas. Os dados são da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo) que voltou a chamar a atenção das autoridades, nesta terça-feira (30), sobre a urgência em combater a falsificação de bebidas no Brasil após o registro de intoxicações e mortes recentes em São Paulo por causa de bebidas alcoólicas adulteradas.

De acordo com o relatório, vinhos e destilados estão entre os produtos mais afetados pela falsificação. Uma em cada cinco garrafas de vodca vendidas no país é adulterada, segundo o levantamento.

Para a Fhoresp, que representa legitimamente 500 mil empresas paulistas, entre hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes e padarias, é preciso que as autoridades coloquem em prática uma ação articulada que desmantele o esquema das falsificações.

Segundo o diretor-executivo da entidade, Edson Pinto, há seis meses já haviam alertado o mercado sobre a prática, por meio de um levantamento que apresentou porcentagens relevantes de fraude.

A Federação ressaltou que a maioria dos bares e restaurantes atuam corretamente, mas que também são afetados por fornecedores que adulteram os produtos.

Casos de intoxicação por metanol

Nos últimos dias, três pessoas morreram após ingestão de bebidas alcóolicas adulteradas, uma na capital paulista e duas em São Bernardo do Campo. A segunda vítima fatal da cidade do Grande ABC foi confirmada nesta segunda-feira (29).

Desde junho, o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) da Secretaria Estadual de Saúde registrou seis casos de intoxicação por metanol, incluindo os três óbitos, e ainda investiga outros dez casos.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Campinas-SP confirmou a presença de metanol em amostras de bebidas analisadas, um tipo de álcool altamente tóxico.

Uma única dose pode causar visão turva, dor abdominal, tontura, náusea e convulsão, além de danos irreversíveis ao cérebro, ao fígado e ao nervo óptico. Em casos graves, pode levar à morte.

Foi o caso de Diogo Marques, 23, que teve cegueira temporária após consumir a bebida adulterada. Seu amigo, Rafael Martins, que também ingeriu a dose, está internado há um mês com graves complicações.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vice-presidente do Grupo Morada recebe em Chicago o prêmio internacional Pursuit of Excellence Award 2025

Foto: Divulgação 

O vice-presidente do Grupo Morada, Ibsen Vila, representou o Brasil na cerimônia de premiação do Pursuit of Excellence Award 2025, promovida pela National Funeral Directors Association (NFDA), em Chicago (EUA). O evento, realizado durante a NFDA International Convention & Expo, consagrou o Morada da Paz como uma das referências mundiais em serviços funerários, marcando o nono reconhecimento consecutivo da marca — feito inédito na América Latina.

Durante a cerimônia, Ibsen Vila recebeu o prêmio das mãos de Christopher P. Robinson, presidente da NFDA, em reconhecimento à trajetória de excelência e inovação do grupo no atendimento às famílias e no cuidado com seus colaboradores.

“O Morada da Paz é fruto de uma cultura de cuidado, empatia e constante aprimoramento. Representar nossa equipe e ver o nome do Grupo Morada reconhecido entre os melhores do mundo reforça nosso compromisso com a excelência e o acolhimento das famílias”, afirmou Ibsen Vila.

Além da prêmio principal, o Morada da Paz também foi o único do Nordeste novamente reconhecido entre apenas 12 empreendimentos em todo o mundo com uma Menção Honrosa pelo projeto Profissionais do Luto, que valoriza a saúde mental e o bem-estar dos profissionais que atuam diretamente com famílias enlutadas.

Para o diretor executivo do Grupo Morada, Emerson Matos, a conquista traduz o propósito da marca.

“O projeto Profissionais do Luto nasceu do desejo de cuidar de quem cuida. Essa distinção internacional mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo não apenas nossa equipe, mas também a forma como olhamos para o luto com sensibilidade e humanidade.”

Concedido anualmente pela NFDA, o Pursuit of Excellence Award reconhece instituições que se destacam por padrões éticos elevados, investimento contínuo em capacitação, inovação em serviços, apoio emocional às famílias e atuação comunitária exemplar.

*Sobre o Grupo Morada*

Fundado no Nordeste, o Grupo Morada oferece soluções integrais em serviços funerários, crematórios e atendimento 24h no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. A marca Morada da Paz mantém-se como única instituição da América Latina a conquistar o Pursuit of Excellence Award por nove anos consecutivos. Em 2025, o grupo reafirma sua vocação de vanguarda com o lançamento da Morada da Paz Pet, unidade especializada em cremação e acolhimento a tutores de animais de estimação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Megaoperação contra o Comando Vermelho no RJ tem 18 traficantes mortos e 81 presos; dois policiais também morreram

Foto: José Lucena/TheNews2/Estadão Conteúdo

Pelo menos 20 pessoas morreram e 81 foram presas nesta terça-feira (28) em uma megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Traficantes reagiram a tiros e com barricadas em chamas.

Trata-se de mais uma etapa da Operação Contenção, uma iniciativa permanente do governo do Rio de Janeiro de combate ao avanço do CV por territórios fluminenses.

Na operação 18 mortos são, segundo o governo do estado, traficantes que trocaram tiros com policiais.

Segundo informações que a TV Globo apurou, entre os mortos há 2 policiais civis:

  • Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos, conhecido como Máskara, recém-promovido a chefe de investigação da 53ª DP (Mesquita);
  • Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, da 39ª DP (Pavuna).

Marcus Vinícius Cardoso de Carvalho e Rodrigo Velloso Cabral — Foto: ReproduçãoMarcus Vinícius Cardoso de Carvalho e Rodrigo Velloso Cabral — Foto: Reprodução

Balanço parcial:

  • 18 suspeitos mortos em confronto. Dois eram da Bahia; outro, do Espírito Santo.
  • 2 policiais civis mortos, e outros 7 agentes de segurança baleados.
  • Além deles, 3 inocentes foram baleados: um homem em situação de rua foi atingido nas costas por uma bala perdida e levado para o Getúlio Vargas; uma mulher que estava em uma academia também foi ferida, mas já recebeu alta; e um homem que estava num ferro-velho.
  • 81 pessoas foram presas.
  • Policiais apreenderam 31 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.

A operação

Pelo menos 2.500 agentes das forças de segurança do RJ saíram para cumprir 100 mandados de prisão. A Polícia Civil afirmou ainda que, em retaliação, criminosos lançaram bombas com drones. Outros fugiram em fila indiana pela parte alta da comunidade, em uma cena semelhante à disparada de bandidos em 2010, quando da ocupação do Alemão. Escolas e postos de saúde não abriram.

Cerca de 280 mil pessoas vivem nas áreas afetadas pela operação

“Essa é a realidade. Lamentamos profundamente as pessoas feridas, mas essa é uma ação necessária, planejada, com inteligência, e que vai continuar”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Esses policiais guerreiros morreram combatendo os traficantes vitimas como Lula disse… É assim, traficantes tem quer serem adotados coitados pois são vítimas e policiais que defendem as pessoas do bem tem que morrer.. viva o L e vai piorar mais.

    1. Verdade, maltratando sus amigos de crime, isso não pode. Kkkkkk
      Estamos lascados, nas mãos de um governo corrupto que apoia criminosos, só é bom para LULADRAO e seus comparsas.

    1. Roider lá se ele não manda aprendesse arruma de policiais que fez essa operação viu matar os com passa dele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entenda a proibição de diversos alimentos na COP30

Foto: Reprodução

Símbolos da culinária amazônica, o açaí, o tucupi e a maniçoba foram vetados dos cardápios oficiais da COP30, conferência climática da ONU que ocorrerá em Belém, em novembro.

A exclusão está prevista no edital da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), responsável pela contratação dos serviços de alimentação durante o evento. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

A justificativa é sanitária. O documento cita que o açaí pode apresentar risco de contaminação pelo protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas, caso não seja pasteurizado. A restrição, porém, vale para todos os tipos de açaí, mesmo os processados.

No caso do tucupi e da maniçoba, o edital aponta a possibilidade de presença de toxinas naturais, como o ácido cianídrico, quando a preparação não segue padrões rigorosos.

Tradicional na região Norte, a maniçoba demanda até sete dias de cozimento das folhas da mandioca-brava para ser consumida com segurança. O tucupi, por sua vez, exige fermentação e longa fervura.

Segurança alimentar

A OEI, que firmou acordo com o governo federal para a operação do evento, estendeu a lista de proibições a outros alimentos com risco de contaminação, como:

ostras cruas e carnes malpassadas, por risco de bactérias e vírus;
maionese caseira, sucos in natura, molhos não industrializados e
doces com ovos ou cremes fora de refrigeração, entre outros.

Também estão vetados produtos artesanais sem rotulagem, leite cru, gelo não industrializado e qualquer preparo feito com antecedência e mantido fora de refrigeração adequada.

“A lista de alimentos apresentada deve ser rigorosamente seguida na elaboração dos cardápios. O descumprimento dessa exigência poderá resultar na solicitação de substituição de itens”, alerta o edital.

Exigência de ingredientes locais

As regras se aplicam a 87 estabelecimentos gastronômicos que funcionarão durante a COP30 — sendo 50 na Blue Zone (acesso restrito a delegações oficiais) e 37 na Green Zone (área aberta ao público).

Apesar das restrições, o documento exige que até 30% dos ingredientes utilizados sejam locais ou sazonais e que se priorizem alimentos orgânicos e sustentáveis, como forma de promover a saúde dos consumidores e reduzir impactos ambientais.

O edital também exige a oferta de opções veganas, vegetarianas, sem glúten e sem lactose, além de refeições a preços acessíveis. As cozinhas foram divididas por eixos temáticos, incluindo VIP Internacional, Brasileira Regional, Italiana, Vegana/Vegetariana e Pan-Americana.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Instituições cobram reabertura de leitos no Hospital Maria Alice Fernandes

Foto: Reprodução

Um requerimento foi formalizado na 4ª Vara Federal, pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), Ministério Público (MPRN) e Defensoria Pública do Estado (DPE/RN), solicitando a adoção de medidas urgentes pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) para a regularização da capacidade de atendimento do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, no prazo de até 48 horas. A unidade é referência estadual em alta complexidade pediátrica e neonatal.

A medida foi motivada pelo bloqueio de sete leitos de UTI, sendo cinco de UTI neonatal e dois de UTI pediátrica por falta de medicamentos, materiais e insumos básicos, conforme verificado por vistoria realizada pelo Cremern. A situação vem comprometendo o atendimento a recém-nascidos, crianças e adolescentes em estado grave. Dados do sistema Regula Leitos indicaram que, na segunda-feira (11), 12 pacientes pediátricos e neonatais aguardavam vaga em terapia intensiva, alguns com prioridade clínica máxima.

A Sesap afirmou que vem trabalhando de forma emergencial junto à gestão do hospital pediátrico, com apoio de outros hospitais da rede estadual, para manutenção dos serviços de UTI neonatal e pediátrica em funcionamento hoje na unidade. “Ao longo dos últimos dias hospitais da rede estadual compartilharam materiais para cooperar com a manutenção dos leitos do Maria Alice, bem como o processo licitatório foi finalizado e as ordens de compra foram enviadas aos fornecedores com o objetivo de reabastecer a unidade e reabrir os leitos hoje inoperantes. A Sesap ressalta ainda que o estado conta com uma rede de leitos clínicos e de UTIs neonatal (117 leitos) e pediátricos (184 leitos), com o objetivo de manter a assistência aos pacientes de todas as regiões”, disse a pasta.

No pedido protocolizado, as instituições requerem que o Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Sesap, promova o desbloqueio dos leitos em até 48 horas, com fornecimento integral dos insumos e recursos humanos necessários para funcionamento contínuo e ininterrupto dos 20 leitos de UTI. Além disso, solicitam informações e cronograma para a imediata ativação de 10 novos leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINCo), cuja estrutura física já está pronta, mas permanece inoperante por falta de recursos humanos e materiais.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes autoriza mais 4 condenados pelo 8 de Janeiro a deixarem a prisão

Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes aprovou a saída da prisão de mais 4 condenados pelos atos contra a Sede dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

As ordens judiciais para libertação de Leonardo Henrique Maia Gontijo, Isaias Ribeiro, Reginaldo Silveira e Kenedy Martins Colvello foram expedidas na segunda-feira (31). A de Jaime Junkes, diagnosticado com câncer de próstata e que já tivera a prisão domiciliar decretada, foi expedida na sexta-feira (28).

Além do câncer, Junkes, de 68 anos, possui problemas cardíacos. Condenado a 14 anos de reclusão, cumprirá prisão domiciliar em Arapongas, no Paraná, seguindo condições estabelecidas pelo STF, como usar tornozeleira eletrônica, não se comunicar com demais envolvidos no 8 de janeiro, não conceder entrevistas e limitar visitas.

“[…] a sua grave situação de saúde, reiteradamente comprovada nos autos, admite a concessão de prisão domiciliar. Além do seu diagnóstico de câncer, reiteradamente comprovado nos autos, teria sofrido recentemente infarto agudo no miocárdio, o que configura importante situação superveniente a autorizar a excepcional concessão de prisão domiciliar humanitária”, disse Moraes na decisão.

Gontijo, de 34 anos, e Ribeiro, 24, possuem casos semelhantes. Ambos foram condenados a 1 ano de prisão, pena considerada pequena e que pôde ser revertida em medidas alternativas. Foram presos por descumprir medidas cautelares –Gontijo mudou-se de Belo Horizonte para Viçosa, enquanto Ribeiro deixou a bateria da tornozeleira eletrônica acabar repetidas vezes. Agora, foram postos em liberdade por Moraes. As informações são da Folha de S. Paulo.

Silveira, de 60 anos, foi preso no dia 9 de janeiro, apenas 1 dia após os atos extremistas, e permaneceu encarcerado por cerca de 3 meses. Foi libertado, mas preso novamente por descumprir monitoramento eletrônico em julho de 2024 após 73 ocorrências relacionadas à tornozeleira. Foi mais uma vez libertado enquanto aguarda julgamento.

Já Colvello, 29, foi condenado na 6ª feira (28.mar) à pena de 1 ano de prisão. Estava preso desde janeiro por descumprimento de medidas cautelares, por ficar 6 dias seguidos fora de casa. Segundo a Folha, a defesa de Colvello alegou que ele é adestrador de cães e precisava viajar frequentemente por Santa Catarina, onde mora, pois tem clientes espalhados pelo Estado.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula volta ao Nordeste e segue agenda de anúncios em busca de popularidade

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, nesta quarta-feira (19), para o Nordeste, dando sequência a uma série de viagens nacionais antes de ir para a Ásia, no próximo sábado (22).

A primeira parada será em Jucurutu, no Rio Grande do Norte, onde o petista vai inaugurar a Barragem de Oiticica e assinar uma ordem de serviço para a construção da adutora do Agreste Potiguar. As obras, segundo o Palácio do Planalto, começaram em 2013 e foram retomadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Já no período da tarde, Lula vai para Fortaleza, no Ceará, onde participa da cerimônia de inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC).

A viagem dá sequência a agenda de inaugurações e anúncios, intensificada pelo petista nos últimos dias.

Integrantes do governo relataram à CNN que o presidente está empenhado em se aproximar da população, em busca de reverter a baixa avaliação de seu governo. Por isso, tem investido em participar de eventos pelo país para divulgar as ações do Executivo.

Na terça-feira (18), Lula esteve em Sorocaba (SP) pela segunda vez em menos de uma semana. Na ocasião, visitou a fábrica da Toyota.

Na última sexta-feira (14), ele já tinha participado de uma cerimônia de entrega de ambulâncias na cidade, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Medidas econômicas

Além dos eventos fora de Brasília (DF), o governo intensificou o anúncio de medidas econômicas para tentar reverter a crise de imagem que enfrenta.

Somente em março, já foram anunciadas medidas para combater a inflação dos alimentos e programas sociais como o Pé-de-meia e o auxílio gás ganharam incremento.

O governo também enviou ao Congresso Nacional, nesta semana, o projeto de lei que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Viagem ao exterior

A sequência de anúncios e viagens pelo país antecedem a ida do presidente ao Japão e ao Vietnã, com embarque previsto para o próximo sábado.

Acompanhado de uma comitiva que inclui ministros e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), Lula quer ampliar as relações comerciais com países emergentes.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Politicamente Lula morreu, restando apenas concluir o atual mandato e, pegar o beco.
    The End

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Máscaras são incapazes de conter a transmissão da covid-19, conclui estudo da USP

Foto: Reprodução/Pexels

Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) concluíram que o uso de máscaras é ineficiente para conter a transmissão da covid-19. O estudo, publicado em 12 de março deste ano, analisou 24 países europeus entre 2020 e 2021.

Os pesquisadores Daniel V. Tausk, do Departamento de Matemática, e Beny Spira, do Departamento de Microbiologia, chegaram à conclusão depois de investigar a relação entre o uso de máscaras em nível populacional e o excesso de mortalidade pela doença.

Enquanto Itália, Espanha e Portugal impuseram leis rigorosas de uso de máscaras já na primavera de 2020, Noruega e Holanda intervieram apenas no inverno de 2020-2021. Um terceiro grupo de países, formado por Dinamarca e Suécia, apresentou níveis baixos de utilização de máscaras durante todo o período analisado. O estudo mostra que os noruegueses, os holandeses, os dinamarqueses e os suecos tiveram mais sucesso que os italianos, os espanhóis e os portugueses.

Foto: Divulgação/BMC Public Health

Além disso, o estudo sugere que o uso prolongado de máscara pode ter causado efeitos adversos nos infectados, como a reinalação de partículas virais. Isso significa que a doença pode ter persistido por mais tempo entre os infectados e ter se alastrado para mais pessoas.

O resumo do estudo sobre as máscaras e a covid-19

  • Nenhuma correlação foi encontrada entre o uso de máscaras e a morbidade da covid-19, ou seja, as máscaras não demonstraram reduzir os casos da doença;
  • Houve correlação positiva entre o uso de máscaras e o excesso de mortalidade ajustado por idade. Os países com maior adesão ao uso de máscaras apresentaram taxas mais altas de excesso de mortes;
  • O estudo levanta hipóteses sobre o impacto das máscaras na saúde, incluindo a possibilidade de que o uso prolongado possa ter causado efeitos adversos, como a reinalação de partículas virais;
  • Os resultados são consistentes com revisões sistemáticas anteriores, que apontaram a falta de evidências sobre a eficácia das máscaras na prevenção da transmissão viral em nível populacional; e
  • Como estudo observacional retrospectivo, não é possível estabelecer causalidade direta entre o uso de máscaras e o aumento da mortalidade, apenas identificar uma correlação que merece mais investigação.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Aquí no Brasil… Em nossa demoniocracia as injustiças proseguem em produção industrial. Na época da covid19 a produção subiu para três turnos, fomentado pela CPMI da COVID. E continua impune quem produziu é quem deu suporte…

  2. Quem diria… Será que as pessoas aprenderam alguma coisa? Será que vão lidar melhor com a manipulação da próxima vez?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Preço médio da refeição em Natal é R$ 82,78 (kg); variação chega a 132%

Foto: Adriano Abreu

Uma pesquisa inédita do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon/Natal) mapeou o mercado de preços de restaurantes na capital potiguar e apontou um preço médio de R$ 82,78 na refeição self-service por quilo. O maior preço encontrado foi de R$ 115,90 e o menor de R$ 49,90, com variação de 132,26%. Ao todo, foram pesquisados 76 estabelecimentos nas quatro regiões de Natal. A pesquisa também apontou os preços médios de quentinhas, pratos executivos e prato do dia em restaurantes da capital.

A pesquisa revelou os preços médios do self-service por quilo nas diferentes regiões da capital, destacando a zona Leste com o maior valor (R$ 91,45) e a zona Oeste com o menor preço (R$ 76,45). As outras regiões registraram preços médios de R$ 80,85 na zona Sul e R$ 80,72 na zona Norte. Especificamente no Centro de Natal, a média é de R$ 78,90.

Já com relação ao prato executivo, o preço médio verificado foi de R$ 25,47, e o prato do dia, R$ 16,21. O estudo analisou também o segmento do comércio alimentício de vendas para entrega, as quentinhas. De acordo com a pesquisa, a quentinha tipo 2 tem preço médio de R$ 15,92; já a tipo 1 registra preço médio de R$ 13,36; e a tipo 3, preço médio de R$ 18,53. O maior preço encontrado da número 2 foi de R$ 22,00, e o menor, R$ 12,00, com variação de 83,33%. A pesquisa foi realizada no mês de fevereiro e março no comércio de Natal, sendo pesquisados 76 estabelecimentos ao todo. A pesquisa abrangeu o centro da cidade, shopping centers e comércio de bairros residenciais.

“O consumidor deve estar atento com relação ao preço, a questão da balança, se ela está equilibrada, aquela troca de pratos, se há o deságio no prato naquela tela. Fora isso tem a questão da qualidade do produto e, além da parte do consumidor, tem a parte do direito à saúde em si”, explica a diretora-geral do Procon Natal, Dina Pérez, que alega que a pesquisa é inédita.

Tribuna do Norte

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval 2025

Carnaval de Assú bate recorde nesta terça (04) com mais de 25 mil foliões ao som de Grafith

O Carnaval de Assú terminou nesta terça-feira (04) com um público recorde de mais de 25 mil pessoas. A banda Grafith encerrou a programação, trazendo um repertório diversificado, incluindo axé, reggae, swingueira, arrocha e outros estilos que marcaram a festa. O hit “Vai no Trem” foi um dos momentos mais celebrados pelos foliões, que acompanharam a apresentação tradicional da banda no último dia da nossa folia na terra da poesia.

Além do Grafith, o palco central também recebeu os shows de Pricyla Arrazo e Chris & Elly. Durante cinco dias, milhares de pessoas lotaram as ruas e participaram das atrações em diferentes polos do município, onde tivemos festa para famílias, idosos, crianças, jovens, adultos, comunidade LGBTQIA+ e abraçou todos os gostos e públicos.

A folia também foi prestigiada pelo deputado federal Robinson Faria, pela senadora Zenaide Maia e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, que foram recebidos pelo prefeito Lula Soares e pela vice-prefeita Isabela Morais. Antes dos shows noturnos, a festa começou com o arrastão dos Blocos no Carnaval das Antigas, reunindo grupos que mantêm viva a tradição da festa relembrando os melhores tempos do Carnaval e sendo uma inovação deste ano. No Rio Assú, a programação teve início com Samba A7, seguido de Acho É Pouco.

O recorde de foliões reforça a importância do nosso Carnaval na região, consolidando o município como referência na festa popular no Vale. Além do impacto cultural, o evento movimenta a economia, atrai turistas e fortalece o vínculo da cidade com seus moradores.

O prefeito Lula Soares destacou a relevância do evento para o município. “Assú faz um Carnaval que valoriza nossa identidade e impulsiona o comércio local. É uma festa que atrai visitantes e potencializa nossas tradições por todo Rio Grande do Norte”, afirmou.

A programação contou com reforço na segurança, incluindo ampliação do efetivo policial em pontos estratégicos da cidade. A Patrulha Maria da Penha atuou para garantir a proteção das mulheres. Equipes de saúde estavam mobilizadas com ambulâncias preparadas para atendimentos urgentes, enquanto a UPA Dr. Milton Marques operou com estrutura reforçada. O Conselho Tutelar esteve presente para atender demandas envolvendo crianças e adolescentes.

A Prefeitura do Assú agradece a todos os foliões, bandas, equipe organizadora e grupos populares que fizeram do Carnaval de Assú um momento inesquecível onde valorizar nossa cultura é nossa festa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Empresário potiguar é nomeado para conselho do Fust

Erich Rodrigues, da Interjato Soluções, foi indicado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Comunicações

O empresário potiguar Erich Rodrigues, CEO da Interjato Soluções, passa a integrar o conselho gestor do Fust (Fundo de Universalização dos Serviçoes de Telecomunicações). Erich é o representante das PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte) da Abrint. A portaria com a nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 05 de maio.

O nome de Erich Rodrigues foi indicado de forma conjunta por oito entidades representativas das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações de Pequeno Porte. O empresário atua no setor de telecomunicações desde 1995. Rodrigues foi presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) de 2015 a 2017 e também foi membro do Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações (CDUST), da Anatel.

O novo conselheiro espera que os 27 anos de experiência levando conectividade possam contribuir com o Fust: “Fazer parte do conselho é muito importante e acredito que é resultado de uma atuação profissional voltada para a coletividade, por ser uma pessoa de associação, de andar em grupo, de ter o cuidado de ouvir todos”, declarou o CEO da Interjato Soluções.

Erich ainda avalia a missão como integrante do Conselho: “Estou muito feliz com a nomeação e vou trabalhar de forma clara, estruturada e firme para que os recursos do FUST efetivamente façam jus ao seu objetivo: a universalização. Vou trabalhar pensando sempre no usuário, principalmente nos mais carentes, que precisam que a internet banda larga chegue até suas casas e caiba no seu bolso”, finalizou.

Sobre o Fust

O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), instituído pela Lei nº 9.998, de 17 de agosto de 2000 (Lei do Fust) e tem por finalidades o estímulo à expansão, ao uso e à melhoria da qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações, a redução das desigualdades regionais e o estímulo ao uso e ao desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade para promoção do desenvolvimento econômico e social.

O FUST é gerido por um Conselho Gestor integrado por representantes: do Ministério das Comunicações, da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Economia, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Educação e da Saúde; da Agência Nacional de Telecomunicações; das prestadoras de serviços de telecomunicações; e da sociedade civil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Réu do 8 de janeiro tenta se enforcar no presídio da Papuda e é contido por agentes prisionais

Foto: Wilson Dias

Preso em flagrante no Palácio do Planalto durante os atos de 8 de janeiro, o bolsonarista Claudinei Pego da Silva tentou se enforcar usando uma camisa no sábado, 9, no Complexo da Papuda, em Brasília. Ele foi contido por agentes do presídio, passou por exames médicos no hospital de São Sebastião e retornou à penitenciária no mesmo dia. Segundo o diretor da Papuda, o ‘réu não sofreu nenhuma lesão’.

As informações foram divulgadas pelo Supremo Tribunal Federal em nota nesta terça, 12. Segundo a Corte, o ministro Alexandre de Moraes, relator das ações do 8 de janeiro, entrou em contato com o diretor da Papuda assim que tomou conhecimento da tentativa de suicídio de Claudinei, que é réu em uma das ações criminais por participação nos atos.

No final de novembro, Moraes manteve o decreto de prisão preventiva de Claudinei. O ministro negou um pedido da defesa em agosto. Os advogados do acusado argumentaram que não havia fatos novos que justificassem a manutenção da custódia.

Em nota, o STF afirmou que ‘em nenhum momento foi apontada pela defesa questão de saúde e não há nenhum registro nos autos sobre qualquer comorbidade’.

A Corte destacou que, dos autos da ação penal a que o réu responde, é possível verificar sua ‘participação ativa e o engajamento’ nos atos de 8 de janeiro, ‘com a conclamação para pessoas comparecerem a Brasília para os atos antidemocráticos’.

“Há ainda fotos e vídeos do réu durante a invasão da Praça dos Três Poderes, além de relatos de toda a dinâmica criminosa, com o registro, inclusive, da comemoração dos invasores durante o ato”, registra o STF.

A nota do Tribunal menciona que Claudinei apresenta ‘diversos registros policiais e judiciais, como posse irregular de arma de fogo, ameaça, dano, além de violência doméstica’.

Segundo o STF, tais fatos foram considerados para a manutenção da prisão preventiva de Claudinei.

As acusações a Claudinei Pego da Silva serão analisadas pelo STF em sessão virtual que tem previsão para começar no próximo dia 15. O julgamento deve durar todo o recesso judiciário, sendo finalizado somente no dia 5 de fevereiro, quando a Corte inicia os trabalhos do Ano Judiciário de 2024. O processo de Claudinei é um dos 30 que a Corte deve julgar em tal período.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Mais um idiota que fez papel de otário apoiando aquele canalha!
    Olha só que exemplo de patriotismo!
    Cadê o teu “mito” pra te proteger, imbecil???
    E ainda vai ter mais, viu?
    Fora aqueles vagabundos idiotas que faziam “vigília” em fremte aos quartéis”
    Chapéu de otário é marreta!

  2. No sistema carcerário brasileiro morrem, todos os dias, seja de causas naturais ou suicídios, dezenas de BANDIDOS! Esse aí da matéria foi só mais um BANDIDO CRIMINOSO!

    Como era mesmo o que os bolsonaristas gostavam de falar: bandido bom é bandido morto, não era?!

    1. Vocês vivem dizendo que seu bandido maior que saqueiam os cofres da nação, condenado na 1a., 2a. e 3a. Instância é inocente porque seu processo foi cancelado e este quem nem foi julgado em 1a. Vocês já classificam de bandido criminoso, sem saber o crime que ele cometeu, o seu estimado todo mundo sabe ROUBO esse não sabemos, nem seu próprio advogado sabe
      EITA HIPOCRESIA

  3. Aguente só mais 72h! Deixe de mimimi. Seja homem, p@rra!!
    Seriam frases ditas pelo seu ídolo inelegível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN inicia campanha da anuidade em 2024; valor se mantém desde 2019

Reprodução

Pelo quinto ano consecutivo, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) mantém valor do exercício da anuidade. Além da manutenção do valor da anuidade, em 2024 os advogados e advogadas do RN terão direito a descontos por pagamentos em parcela única e mais serviços.

Dessa forma, o valor da anuidade no exercício de 2024 se mantém em R$ 950 para advocacia e R$ 200 para estagiários. Caso o pagamento seja realizado em cota única, até o dia 31 de janeiro, o inscrito (a) terá direito a 15% de desconto no valor total. Após esse período, caso o pagamento seja feito até o dia 28 de fevereiro, o desconto será de 10%.

Para o presidente da Ordem Potiguar, Aldo Medeiros, a manutenção do valor da anuidade “é fruto do grande esforço realizado nos últimos cinco anos. Estivemos racionalizando e diminuindo despesas para que possamos ampliar ainda mais os serviços oferecidos para a advocacia com o mesmo valor de anuidade”, afirma.

O desconto é válido para a advocacia inscrita até o dia 31 de dezembro de 2019, já os novos inscritos têm direito a um desconto progressivo; 75% de desconto para o primeiro ano de inscrição, chegando a 15% de desconto no quinto ano de exercício profissional.

O maior desconto destinado à advocacia iniciante entre todas as Seccionais brasileiras. Do mesmo modo, a advocacia acima de 65 anos usufrui do direito a 15% de desconto.

“É importante lembrar que o pagamento da anuidade é essencial para o fortalecimento da advocacia e a principal fonte de receita da OAB. Todas as anuidades são revertidas para os advogados, através de serviços e estruturas, como a Central de Prerrogativas, estacionamentos, salas instaladas nos fóruns e unidades penitenciárias, as salas de co-working, os escritórios modelos, além de serviços nas áreas de saúde” conta a diretora-tesoureira da OAB/RN, Kallina Flôr.

O pagamento pode ser realizado de forma parcelada no boleto ou cartão de crédito, com a quantidade máxima de parcelas variando de 12 vezes, para pagamentos iniciados em janeiro, até 10 vezes para pagamentos iniciados em março.

Os boletos serão disponibilizados no site oabrn.org.br/anuidade e também podem ser solicitados por WhatsApp, por meio dos contatos: (84) 99868-0121 ou (84) 99990-8941 ou no e-mail [email protected] .

Opinião dos leitores

  1. Pagar a anuidade, é um direito de todos os profissionais de diferente áreas, porém no caso da OAB, quando uma pessoa necessitada deseja de um advogado, não consegue, a não se se o assunto for relacionado a vara de família, não entendo, porque todos os anos se formam mais de 300 jovens, porque o ramo do direito é segunda opção escolhida, só perdendo para o curso de medicina, não podemos entender, porque a OAB, recebe para as suas fileiras muitos Advogados, e não tem um somente para servir a população carente, porem não é só a área de família que tem necessidade desses serviços, mas toda área civil, criminal, etc, etc.

  2. Congelaram o valor do roubo anual e ainda dividem no cartão. É uma benção mesmo esta instituição 🙏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Cão farejador de Mato Grosso chega ao RN para auxiliar nas buscas por fugitivos da Penitenciária de Mossoró

Foto: Inter TV Cabugi

Dois policiais penais especializados em operações especiais e um cão farejador da raça pastor-belga-malinois do Mato Grosso, chegaram ao Rio Grande do Norte no fim da manhã desta quarta-feira (6) para reforçar as buscas por Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró no dia 14 de fevereiro, na primeira fuga da história do sistema prisional federal, criado em 2006.

Os agentes e os cachorro desembarcaram em Natal em um voo comercial e vão viajar para Mossoró em uma viatura da Polícia Penal do Rio Grande do Norte ainda nesta quarta (6). A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 280 km.

Segundo o governo do Mato Grosso, o cão Fúria é treinado para buscas e captura de humanos, inclusive em áreas de mata. Aos sete anos, o cachorro tem um “currículo” extenso, com treinamentos também para incursões internas nos presídios.

As operações mais recentes das quais o cão participou foram buscas e captura de fugitivos do Presídio de Água Boa (650 km de Cuiabá), e a apreensão de 360 kg de droga, no ano passado. A droga estava escondida em compartimentos de um caminhão.

A equipe viajou ao Rio Grande do Norte a pedido da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Outros cães farejadores são utilizados nas buscas, além de drones com sensores térmicos, helicópteros e outros aparelhos.

O médico-veterinário Saul Cortez explica que a raça tem características que garantem uma grande capacidade olfativa.

“Formação de focinho, abertura de narinas, todos os turbilhões nasais. A estrutura fisiológica desse animal permite que ele tenha um olfato muito aguçado, muito superior a outras raças de cães farejadores também. Outra característica é que é um animal inteligente, domável, recebe instrução de maneira fácil e consegue identificar exatamente o faro que o instrutor quer que ele identifique. É um animal resistente e com muito vigor, que consegue transpor obstáculos de maneira fácil”, disse.

As buscas estão concentradas na área rural de Baraúna, cidade vizinha a Mossoró e que faz divisa com o Ceará. A operação para recaptura envolve mais de 600 agentes de segurança, que atuam de forma integrada. São policiais federais, rodoviários federais, militares e civis, além da Força Nacional.

G1/RN

Opinião dos leitores

  1. Na caatinga eles vão se perder.
    Cachorro de faro apurado para o serrado.
    Vão levar uma pisa logo da florzinha e caipóra.
    Kkkkkkkķkkkkk.
    Um pouco de descontração nessa tarde quente.
    Show papai!!!
    Agora vai!!!

  2. Pense, dois cabras expertos esses dois fugitivos. Já deram dible de todo jeito. Só trazendo cães do Mato Grosso, os daqui perderam o faro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo libera R$ 2,7 bilhões em emendas para o Congresso às vésperas de votação sobre vetos de Lula

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O governo acelerou a liberação de emendas ao Congresso nesta semana, às vésperas da sessão que analisará vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar disso, o ritmo dos repasses ainda gera críticas, especialmente na Câmara dos Deputados, onde o desgaste com o Palácio do Planalto tem sido maior. Por isso, mesmo líderes aliados a Lula reconhecem que há risco de o governo sofrer derrotas nas votações de vetos.

Uma delas poderá impor ao presidente um cronograma para liberação de emendas, o que reduz a margem para a articulação política do governo usar esses recursos como moeda de troca com parlamentares.

Nesta segunda-feira (22), foram liberados mais cerca de R$ 2,7 bilhões em emendas. Com isso, já foram autorizados R$ 5,5 bilhões a deputados e senadores neste ano.

“Há um objetivo claro do governo em acelerar a execução para a gente manter esse ritmo de retomada da economia e ritmo da execução dos programas”, disse nesta segunda-feira o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política e gestão das emendas.

Pelos números apresentados por ele, mais R$ 1 bilhão devem ser repassados nesta semana.

Recentemente, Padilha protagonizou um mal-estar público com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que o chamou de “incompetente”.

Sessão nesta quarta

A liberação também acontece às vésperas de uma sessão do Congresso, em que deputados e senadores devem analisar os vetos presidenciais à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Orçamento de 2024.

A sessão está marcada para quarta-feira (24), mas aliados do governo tentam adiar a votação, que é prorrogada há semanas. O risco de derrota de Lula e a falta de acordo sobre os vetos é o principal motivo para eventual adiamento.

O Congresso aprovou, no fim do ano passado, dispositivos na LDO para que o Palácio do Planalto fosse obrigado a pagar, até fim de junho, uma parte das emendas na área de saúde e assistência social.

Lula vetou esses trechos, que davam segurança aos parlamentares de que esses recursos seriam liberados ainda no primeiro semestre – demanda que ganha um peso extra em ano eleitoral, quando o empenho das emendas só pode acontecer até o dia 30 de junho.

g1

Opinião dos leitores

  1. Libera 2,7 bilhões para o orçamento secreto, 16 bilhões para a lei Rouanet e corta verbas dos hospitais que estão sucateados, lotados ,sem médicos e insumos, corta verbas da educação, onde vemos o péssimo ensino em todas as fases, da creche a faculdade , onde a prioridade é o ensino de ideologias, corta verba para a segurança, onde estamos vendo o crescimento brutal da violência em todo o país, hoje em qualquer capital as pessoas tem medo de sair a noite, os vagabundos estão tomando conta das cidades.

  2. O orçamento secreto continua? Mas o asqueroso não era um crítico ferrenho? Ah mas, com amor pode tudo.

    1. O que mudou foi o nome que a imprensa chama, isso é o suficiente pra tapiar os bestas.

  3. Ou país bom da gota, essas práticas reiteradamente criticadas e criticadas, ainda acontecem nesse governo coberto de honestidade, vamos lá bando de petistas sem futuro, botem a boca no trombone seus lesados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras teve pior resultado das grandes petroleiras no 2º trimestre

Foto: André Motta de Souza/Agência Petrobras

A Petrobras teve o pior resultado líquido no 2º trimestre de 2025 entre as 10 maiores companhias abertas do setor de petróleo e gás do mundo. De abril a junho, a estatal brasileira registrou prejuízo de R$ 2,6 bilhões, o equivalente a US$ 344 milhões, de acordo com o fechamento do câmbio no trimestre encerrado.

No grupo das maiores petroleiras do mundo –com exceção das chinesas, que não são abertas–, a Petrobras e a BP (British Petroleum) foram as únicas que não tiveram lucro e sim prejuízo. A britânica, porém, teve resultado negativo menor que a brasileira, de US$ 129 milhões.

Na outra ponta, o melhor resultado foi o da Saudi Aramco, maior companhia global do setor. A estatal de petróleo saudita teve receita de US$ 116 bilhões e US$ 29 bilhões de lucro líquido. Em 2º aparece a americana ExxonMobil, com resultado líquido positivo de US$ 9,2 bilhões, em 3º a britânica Shell, com lucro de US$ 6,3 bilhões.

alt

Com exceção da Aramco e da ExxonMobil, todas as demais companhias tiveram redução nos lucros no trimestre na comparação com o 1º trimestre de 2024. Nos balanços, uma justificativa comum foi a desvalorização do petróleo ante ao período anterior e queda nas vendas de derivados.

A francesa TotalEnergies, por exemplo, viu seu lucro cair de US$ 5,4 bilhões para US$ 3,8 bilhões. Já o resultado da norueguesa Equinor reduziu de US$ 2,7 bilhões para US$ 1,9 bilhão no 2º trimestre.

Mais gastos

A petroleira gastou mais. As despesas operacionais cresceram 69,9% em 1 ano e encerraram o último ciclo em R$ 26,5 bilhões.

Outra despesa que pesou sobre o caixa da Petrobras foi o acordo feito em junho para encerrar processos administrativos e judiciais no Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais) que inclui o pagamento de R$ 19,8 bilhões.

Para cumprir o acordo, Petrobras desembolsou uma entrada de R$ 3,57 bilhões ainda em junho. E ainda repassará à União mais 6 parcelas mensais e sucessivas de R$ 1,38 bilhão de julho a dezembro.

Os outros R$ 6,65 bilhões foram pagos por meio de depósitos judiciais já realizados nos processos e R$ 1,29 bilhão veio de créditos com o Fisco referentes aos prejuízos fiscais de subsidiárias da companhia.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Atenção funcionários da PTBras, prepare-se para novos descontos nos salários. Para pagar o rombo do governo do presodente.

  2. Petrobrás na mão do PT, vai dar em quê? Alguém tinha alguma dúvida? Por que tiraram o potiguar carioca de lá? Talvez ele não tivesse aceitando a tramóia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *