Geral

Governo vai aguardar eleição da presidência do Congresso para discutir reforma da renda, diz Haddad

Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o governo vai aguardar a eleição da presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para iniciar a discussão da reforma da renda no Congresso Nacional. A declaração foi realizada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O encontro com o presidente foi realizado para tratar da agenda econômica de 2025 e da votação do Orçamento deste ano. Segundo Haddad, a votação da Lei Orçamentária Anual é a prioridade do governo neste início de ano.

No final de 2024, Haddad havia informado que pasta econômica identificou uma “inconsistência” no projeto da reforma da renda que vem sendo elaborado pelo governo. Ao ser questionado se a inconsistência foi solucionada, Haddad respondeu: “Vou saber hoje”.

“A Receita Federal ainda não rodou o novo modelo porque nós estávamos terminando o ano com muitas coisas. Mas isso já deve ficar pronto nos próximos dias”, disse a jornalistas nesta segunda (6).

Orçamento

O Congresso Nacional não aprovou o Orçamento de 2025 em dezembro do ano passado. Apesar disso, a União poderá pagar normalmente as despesas obrigatórias ou essenciais, como salários, aposentadorias e estoques dos serviços de saúde. Em geral, outras despesas poderão ficar limitadas a 1/12 do valor previsto por mês.

“No começo do ano, é sempre uma discussão mais lenta mesmo ordinariamente. Temos que falar com o relator [senador Angelo Coronel] para ajustar o orçamento às perspectivas do arcabouço fiscal e das leis que foram aprovadas no final do ano passado”, disse Haddad.

O relator do Orçamento de 2025, senador Angelo Coronel, optou por adiar a votação do Orçamento para que pudesse haver mais tempo na incorporação das medidas fiscais apresentadas pelo governo no seu relatório final.

Alta do dólar

Haddad descartou a possibilidade de aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para conter a saída do dólar. Segundo o ministro, haverá um processo de “acomodação natural” no preço da moeda norte-americana.

“Não existe discussão de mudar regime cambial no Brasil nem de aumentar imposto com esse objetivo. Estamos recompondo a base fiscal por meio das propostas que estão sendo endereçadas ao Congresso Nacional”, afirmou.

“Sobre a questão do dólar, há um processo de acomodação natural. Nós tivemos um estresse no final do ano passado no mundo todo e também no Brasil. Hoje o presidente eleito nos Estados Unidos [Donald Trump] deu declarações moderando determinadas propostas feitas ao longo da campanha. É natural que as coisas se acomodem”, disse.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Cid diz que ex-ajudante de ordens pediu para deixar Exército: ‘Não tem mais condições psicológicas’

Foto: Ton Molina/STF

O advogado do tenente-coronel Mauro Cid, Jair Alves Pereira, afirmou durante o julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) que o militar “pediu baixa” do Exército. A expressão se refere à saída do militar da atividade nas Forças Armadas, o que significa uma aposentadoria antecipada. Segundo o defensor, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, de 46 anos, “não tem mais condições psicológicas” de continuar a atuar após virar delator no processo.

O anúncio do pedido de desligamento de Cid ao Exécito ocorreu enquanto o advogado defendia a validade do acordo da delação premiada firmado por seu cliente. Os benefícios concedidos a Cid foram colocados em xeque pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que viu omissões nos depoimentos prestados ao longo do processo.

— Se ele dá sustentação e dinâmica dos fatos, e dá, por que ele não teria os benefícios que ele ajustou? Não seria justo que o Estado, agora, depois de fazer tudo isso, depois de ele estar com cautelar diversa da prisão por mais de dois anos, afastado de suas funções. Inclusive, agora, pediu baixa do Exército, porque não tem mais condições psicológicas de continuar como militar — disse o advogado.

Questionado, o Exército confirmou ter recebido o pedido, no qual Cid tenta ir para a reserva, preservando alguns benefícios, como o salário de militar. Pelas regras da Força, essa solicitação é permitida para quem tem mais de 20 anos de serviço prestado. O “pedido de baixa”, contudo, precisa ser analisado por uma comissão, que não tem prazo para responder. Só então, é submetido ao Comando do Exército, que é quem dá a palavra final.

Se for aceito, o militar não tem mais direito a casa funcional. Também não pode ser mais promovido, encerra sua carreira na ativa, porém, pode ter outro emprego. Mantém o plano de saúde e salário, de acordo com a cota proporcional aos tempo prestado na ativa.

A carreira militar do tenente-coronel ficou congelada durante a tramitação da ação penal que ele responde STF. Nessa condição, Cid não poderia ser promovido e o seu nome foi retirado da lista de promoção por antiguidade ou merecimento. Ele ainda poderia responder por crime militar devido aos fatos analisados.

Cid não pode ser transferido para outras localidades, realizar cursos, concorrer a missões no exterior e exercer cargo de comando. Normalmente, militares que viram réus podem cumprir expediente normalmente. Cid, contudo, está afastado do serviço por decisão judicial.

Cid integra a turma da Academia Militar das Agulhas Negras de 2000, que no ano passado entrou no rol de promoções a coronel. O tenente-coronel, contudo, teve a progressão na carreira vetada pelo atual comando da Força.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gripe aviária: maior exportador, Brasil tem duro golpe

Foto: Getty Images

O país acordou alarmado na sexta-feira (16/5) com a notícia de casos de gripe aviária identificados em Montenegro (RS), na região metropolitana da capital Porto Alegre. Como reação imediata, mercados consumidores importantes para o Brasil, como China, União Europeia, Argentina e México suspenderam a importação de carne de frango e subprodutos brasileiros. Para reduzir o impacto do golpe e superar o problema no menor prazo possível, produtores e todos os níveis de governo começaram a reagir imediatamente.

Para reduzir o impacto da crise no comércio agropecuário nacional, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pede que os países parceiros “reconheçam o princípio de regionalização, preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) – restringindo a exportação aos 10 quilômetros de raio do foco”.

Ao apelar para a regionalização, o governo federal tenta delimitar as restrições apenas aos locais perto de onde as aves doentes foram identificadas, em uma tentativa de diminuir os impactos da crise, que atinge o maior maior produtor e exportador de carne de aves do mundo.

“Países como o Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização para [influenza aviária de alta patogenicidade] IAAP. Para respeitar os acordos firmados com a China e a União Europeia, as exportações ficam restritas ao país todo”, detalha o pronunciamento publicado pelo ministério.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, decretou estado de emergência zoossanitária no município de Montenegro pelos próximos 60 dias. De acordo com a Portaria nº 795 do ministério, a medida abrange uma área de 10 km ao redor da granja onde a infecção pelo vírus foi detectada.

Este é o primeiro caso de gripe aviária identificado no país em granjas comerciais. Há dois anos, o vírus foi identificado em aves silvestres no Espírito Santo.

Plano de contingenciamento

O Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária prevê que todas as aves e subprodutos do foco devem ser mortos e eliminados no próprio local da infecção. A área deve ser desinfetada e não pode existir qualquer transferência de material potencialmente infectado.

Ovos incubados ou não incubados, vindos do foco 28 dias antes da confirmação do caso, devem ser destruídos. Todas as propriedades da região com aves devem ser inspecionadas e não podem ser movimentadas. A vacina contra influenza aviária pode ser utilizada no Brasil apenas no caso de focos identificados, sob recomendação.

“Tendo sido adotadas todas as medidas descritas para as áreas de perifoco, vigilância e proteção, e não havendo mais evidências clínicas, laboratoriais e epidemiológicas da presença do agente, considera-se encerrado o foco, suspendendo-se todos os procedimentos de emergência adotados para a região”, ressalta o plano.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Lideranças do Médio Oeste participam do segundo dia de oficinas do Rota 22 em Patu

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Patu reuniu na manhã desta quarta-feira (16) perto de 60 lideranças locais, gestores públicos e representantes do setor produtivo das cidades de Patu, Messias Targino e Rafael Godeiro na segundo dia das oficinas do Projeto Rota 22, na região do Médio Oeste do Estado. Nesta quinta-feira (17), a Arena Hiper, em Apodi, será palco do terceiro dia de oficinas. Já no dia 26, será realizado um seminário voltado para as regiões do Alto e Médio Oeste, na cidade de Caraúbas, consolidando as ideias apresentadas nas discussões.

Suetoneo Moura, presidente da Câmara Municipal de Patu, Dr. Vinicius, vereador de Patu, Thacio Queiroga, secretário de governo de Patu, Thales Queiroga vereador de Patu, Caio Bruno professor em Patu, Michel Godeiro, empresário em Patu, Anderson Medeiros, vice-prefeito de Messias Targino e Unilson Filho, vereador de Rafael Godeiro, participaram das oficinas como formuladores de ações públicas nas áreas da saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Para a coordenadora do PL Mulher, Raquel Viana, que conduziu as discussões, o Rota 22 tem ganhado impulso participativo da população a cada oficina realizada.

O projeto é realizado em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, tendo como objetivo buscar soluções para problemas identificados pelos cidadãos, fortalecendo o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

A agenda completa das oficinas e seminários está disponível no site plrota22.com.br. Mais informações podem ser acessadas pelas redes sociais: @pl22rn ou @plnacional22. Quem preferir, pode receber atualizações diretamente pelo canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: https://canal.plrota22.com.br.

Durante as oficinas, são discutidos temas como os valores partidários do PL e soluções para as necessidades específicas de cada região, garantindo uma abordagem prática e conectada à realidade dos municípios. Os encontros são realizados em cidades estrategicamente escolhidas, com duração de 3 horas e 30 minutos cada, contemplando de três a quatro oficinas por região.

Ao fim da etapa de oficinas, cada região sediará um grande seminário aberto à população, mediante inscrição prévia, com a participação de lideranças nacionais do partido. O evento terá como objetivo consolidar as informações discutidas nas oficinas e promover debates sobre desafios e oportunidades regionais. Dessa forma, a agenda do Rota 22 se estabelece como um espaço de interação direta entre o partido e os cidadãos, permitindo um debate qualificado sobre as políticas públicas que nortearão o futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Qual é a de Álvaro Dias?

Foto: Alex Régis

 

Será que Álvaro Dias tem um acordo com Fátima Bezerra e Carlos Eduardo?

Quando o assunto é a campanha eleitoral para governador, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) tem se especializado em lançar cortina de fumaça.

A vida do prefeito é sugerir nomes para governador, principalmente de gente que não está na disputa e nem quer ser candidato.

Foi assim com o ex-senador José Agripino, o vereador Paulinho Freire com o ex-deputado federal Felipe Maia e agora com a ex-governadora Rosalba Ciarlini.

Neste sábado, ao participar, como convidado, de evento do Partido Progressistas, Álvaro Dias sugeriu o nome da ex-governadora Rosalba Ciarlini. Que desmentiu qualquer possibilidade de ser candidata ao governo.

O médico caicoense, que pousou de paraquedas na administração pública da capital ao ser eleito vice-prefeito em 2016 e se tornou prefeito com a renúncia de Carlos Eduardo Alves em abril de 2018, parece ter esquecido que foi reeleito em 2020 para mais quatro anos.

Os índices de aprovação de sua gestão, que já chegaram a 72 por cento, despencam dia após dia e os últimos levantamentos que esse comunicador teve acesso, já mostra a administração de Álvaro mais reprovada que aprovada.

Vejam bem, a saúde na “capitá” está um caos. A educação na “capitá” teve greve de professores há bem pouco tempo e até faltar merenda faltou. O transporte coletivo virou terra de ninguém. E a cidade tem tanto buraco que muitos se perguntam se o prefeito deixou de andar de carro na “capitá”.

Enquanto isso, Álvaro Dias vive lançando o que no jargão da política se chama de “balão de ensaio”

O prefeito tem deixado claro que não vota no ex-vice-governador Fábio Dantas para governador. E vive lançando nomes, mesmo sabendo que esses nomes não são candidatos, qual o intuito de Álvaro? Tirar o foco da sua péssima administração no momento ou indiretamente ajudar “adversários” como Fátima Bezerra e seu padrinho na capital, Carlos Eduardo?

Será que procede que Álvaro já mira a presidência da Assembleia Legislativa para seu filho, Adjuto Dias?

As últimas pesquisas de intenção de voto feitas em Natal mostram que seu filho, Adjuto Dias, é o mais citado para deputado estadual. Prova de que o trabalho de cooptação de votos dos eleitores natalenses vem sendo realizado por Álvaro para o filho dá resultado, mas para Rogério Marinho?

Marinho já recebeu na teoria o apoio de Álvaro para o senado, mas na prática parece não ter chegado esse apoio.

Então, resta a pergunta que não quer calar: qual é a de Álvaro Dias?

BG

Opinião dos leitores

  1. Quando existia a possibilidade de Álvaro Dias ser candidato ao governo, esse blog fazia uma verdadeira propaganda elogiosa do prefeito, agora que ele não é, nem declara apoio a Fábio Dantas é detonado, embora que eu nunca o achei um bom administrador.

    1. O que aconteceu parece que esse blogueiro só agora quer criticar o péssimo prefeito de natal, deveria explicar o porquê de nunca ter feito isso antes

  2. Posso até votar em Adjuto Dias Neto, mas vou acompanhar tudo. Subiu no palanque de Fátima, perdeu meu voto, primo!

  3. A queda vertiginosa da qualidade de sua administração parece coincidir com o abandono de suas pretensões de sair do Palácio Felipe Camarão, atravessar a praça e se sentar na cadeira do Potengi. Votaria nele, se continuasse na boa fase.

  4. Álvaro “mirou na pandemia”, por acaso, e acertou. Tenta agora mirar no filho ADJUNTO mas, é possível q essa bala fique presa na arma. Mas o nosso ERRE ENE querido adora ser enganado por quem coloca esse tipo de gestor. Não culpem Alvaro; culpem quem enganou vc que ele seria um excelente político e ia ajudar a cidade a progredir.

  5. Álvaro Dias é um político medíocre, agarrado ao Camarada Carlos ele não vai lugar nenhum, será bem empregado que o seu filho, mais uma vez, não seja eleito. Álvaro não passa de um político profissional, o legado dele como Presidente da Aseembléia foi um trem da alegria que ninguém mais fala, que Rogério abra do olho para esse pseudo apoio de Álvaro Dias, ele assim como Carlos tem o vírus da traição no sangue.

    1. A administração de Natal está afundando junto com os buracos. O prefeito está focado apenas nos votos para o seu filho e o resto que se exploda. A cidade está completamente abandonada em todos os seguimentos: Saúde, Educação, mobilidade urbana e trânsito.

  6. Esse prefeito juntamente com seus secretários esta sendo um desastre para nossa gestão! Bando de incompetentes!

    1. NO FINAL VAI SER TUDO 13 E O FILHO PRESIDENTE DA SSSEMBLEIA ELE VAI APOIAR FÁTIMA E LULA E PONTO FINAL…. AGUARDEM CARTA….

  7. Quem dá nota alta para a gestão do prefeito Álvaro Dias só pode ter um cargo comissionado na PMN ou não andar pelas ruas e bairros da nossa sofrida capital Potiguar. Eu particularmente gostaria de ver essa cidade que tanto amo e que me acolheu de forma maravilhosa qdo aqui aportei nos idos de 1985. Mas o que observarmos nas ruas é lixo, buracos e vias mau cuidadas e não é só na periferia onde mora é de A a Z, hoje mêsmo andando no Tirol observei ruas com podacoes e lixo, passando pelo Alecrim é o mesmo quadro, outro dia lá na cidade da esperança observei a mesma coisa,a zona Norte então é abandono total e não é só na limpeza são ruas como a avenida boa sorte alagada, esburacada e escura, na saúde é que o problema se agrava um bairro como o nossa senhora da apresentação tem 5 UBS’s onde só 4 funcionam de forma precária,a UBS nova Aliança é igual a um banco,abre às 08:00h fecha as 11:00h e encerra as 15 tendo uns serviços que são prestados 3 vezes por semana apenas duas horas por dia. na educação infantil tem 2 CMEI’s funcionando e 2 CMEI’s em construção Ad Eternum, um fazem 10 anos e o outro 5 sem data para entrar em funcionamento

  8. Álvaro Dias só tem olhos para a eleição do seu filho, pois a cidade de Natal está entregue as baratas em todos os sentidos. Avenidas esburacados, caos nas unidades de saúde, os seja, o secretariado está inoperante em todos os sentidos.

  9. O Álvaro Dias, é um Bolsonarista perdido, pensou que apoiando o Bolsonaro Ladrão, fosse render votos para ele. A reprovação do Bolsonaro aqui no RN, é superior a 70 %, isso mostra o desastre deste desgoverno

    1. Estou aguardando, ansiosamente, esses seus 70%. De rejeição. Se cuida que vai ser a maioria do mito. Vai acreditando. Quero sabet quem é o seu candidato, pra tá chamando Bolsonaro de ladrão. Será que o Lula? Se for, dá uma pesquisada no Google!

  10. Administração péssima! Merecia ser retirado da gestão. Esse povo do RN não deveria votar no filho dele. ABRAM OS OLHOS
    NATAL ESTÁ ABANDONADA. UMA CIDADE LINDA, POVO MARAVILHOSO…. QUE PENA OS GESTORES PENSAREM SOMENTE NELES.

  11. SÓ EXISTER UMA BG!!!
    ELE ESTÁ TRABALHANDO PRA FICAR SEM MANDATOS EM 2026.
    IZOLADO!!!
    SOZINHO!!
    agora na reeleição, foi salvo pelo gongo.
    Explorando a doença do povo com recursos da União.
    Agora vem de novo mostrar a cara e o que ele é.
    Um pilantra!!!!
    Nunca gostei desse coroné.
    Nunca vai ter meu voto.
    Politiqueiro, parceiro dos Alves.
    Tô fora!!!

  12. Parabéns blog por cobrar
    Quem ajudou esse mesmo incompetente, foi esse blog que o cobra hj.
    Nem tudo está perdido 🙏🙏

  13. BG,a dele é que daqui a 2 anos ele fica sem mandato, a próxima de governador ele não terá o apoio de Carlos Eduardo que deve se lançar a prefeitura e apoiar outro candidato a governo, o PT apoiará a reeleição de Walter, caso contrário, terá candidato próprio, e o Álvaro sem mandato fica no canto de parede isolado. Ao contrário que se ele apoiasse Fábio e com a vitória, como Fábio disse que não seria candidato a reeleição poderia sair pra senador e apoiar Álvaro pra governador, mas cabeça que não pensa o corpo é quem padece, concorda comigo BG?

  14. Ele é daqueles Dias que nunca anoitecem, aliás, como Adjuto na presidência da AL se o pesadão sequer vai vulnerar.

  15. Ele tá se queimando com esse mandato desastroso! Os cmeis tudo precisando de reforma,a saúde um caos .

  16. Esse Prefeito Chibata, não sabe nem o que tá fazendo na cadeira de Prefeito, kkkk.
    Pense num ser desprezível e inepto é esse senhor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Países europeus começam tratar Covid como endemia; Saiba o que muda

Foto: Reprodução

Após alcançarem ampla cobertura vacinal, países europeus passam a flexibilizar as medidas de restrição contra a Covid-19. Com a diminuição da letalidade da doença, nações como Dinamarca, França e Reino Unido começam a tratar o vírus como endêmico – já que, para muitos especialistas, o Sars-CoV-2 não será eliminado.

O que é uma endemia?

Julio Croda, médico infectologista e pesquisador da Fiocruz, explica que uma doença é considerada endêmica quando ela é comum em certas regiões, tem um número de mortes esperado e apresenta períodos de surto. Em situações assim, é possível prever o impacto do vírus e entender seu comportamento em relação à saúde dos indivíduos.

Quadros de endemia já ocorrem com outros vírus que causam doenças respiratórias, como é o caso da influenza. “Nessa situação, há uma previsão sobre o número de casos e de óbitos. É possível estar preparado para os momentos de surto”, diz o especialista.

O que muda nos países europeus?

Em 19 de janeiro, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que o caminho a ser seguido pelo país seria o de abolir as restrições, e deixar as medidas de proteção a critério das pessoas. “À medida que a Covid se torna endêmica, precisaremos substituir os requisitos legais por conselhos e orientações, instando as pessoas com o vírus a serem cuidadosas e atenciosas com as outras”, disse, dando o tom da abertura.

No último ano, o Reino Unido passou por várias mudanças nas medidas de restrição. Na última sexta-feira (11/2), pessoas vacinadas foram dispensadas de apresentar o teste negativo de Covid-19 para entrar na Inglaterra. Em 27 de janeiro, o uso de máscaras e a apresentação de comprovante vacinal em lugares de reunião de pessoas deixaram de ser obrigatórios.

A situação também mudou na França. Desde a última quarta-feira (16/2), o consumo em pé voltou a ser autorizado e as casas noturnas começaram a ser abertas. A partir de 28 de fevereiro, o uso de máscara deixará de ser obrigatório em locais fechados que exigirem vacinação. É permitido permanecer sem o acessório de proteção em espaços ao ar livre desde o início do mês.

A Dinamarca aboliu medidas de proteção no início de fevereiro. Uso de máscaras, comprovante de vacinação e necessidade de testes negativos deixaram de ser obrigatórios. Casas de festas e shows também voltaram a funcionar normalmente. Além disso, não há mais limitação de público em grandes eventos.

Como eles conseguiram?

De acordo com Croda, este é um bom momento de flexibilização para os países que já passaram pela onda de Ômicron e apresentam elevadas coberturas vacinais.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Natal tem ruas totalmente e parcialmente interditadas por causa de alagamentos; confira

Fotos: STTU

Com as chuvas que caem no litoral potiguar desde a madrugada desta sexta (08), alguns pontos da capital potiguar estão alagados, alguns foram interditados parcialmente e em outros, não é possível a passagem de veículos. Veja:

  • Ponto de alagamento parcialmente transitável no cruzamento da avenida Prudente de Morais x Nascimento de Castro;
  • Av Alexandrino de Alencar x rua Jaguarari com ponto de alagamento parcialmente transitável;
  • Cruzamento da av Coronel Estevam x av Alexandrino de Alencar com ponto de alagamento parcialmente transitável;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Capitão Mor Gouveia x av Adolfo Gordo;
  • Avenida Rio Branco, com ponto de alagamento parcialmente transitável, por trás do Teatro Alberto Maranhão;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Romualdo Galvão, entre a av Nevaldo Rocha e Antônio Basílio, sentido Arena das Dunas;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av Interventor Mário Câmara x av Lima e Silva;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av Lima e Silva, próx a rua dos Potiguares;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na av Nevaldo Rocha, em frente a SEMTAS, sentido zona norte;
  • Ponto de alagamento transitável na av Rio Grande do Sul x rua Pelotas, ao lado do DETRAN;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na rua Ceará, entre a av Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, Cidade da Esperança, ao lado da lagoa de captação;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Amintas Barros, entre av Interventor Mário Câmara e rua dos Caicós;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Felizardo Moura, após a Compal, sentido Urbana;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Paulistana, próximo a lagoa de captação;
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Senador Salgado Filho, na altura do Hotel Maine;
  • Ponto de alagamento transitável na av Prudente de Morais x av Nascimento de Castro;
  • Ponto de alagamento parcialmente intransitável na av Solange Nunes, sentido Nova Cidade, próximo ao posto de combustível;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida do Contorno, por trás da FUNCARTE;
  • Ponto de alagamento parcialmente transitável na avenida Deodoro, embaixo do viaduto do Baldo;
  • Avenida dos Xavantes com ponto de alagamento intransitável, próximo ao posto de combustível. Via está interditada;
  • Avenida Integração x BR-101 com ponto de alagamento intransitável. Via Interditada;
  • Avenida Ayrton Senna x av das Alagoas permanece interditada;
  • Av João XXIII, em Mãe Luiza, com ponto de alagamento parcialmente transitável próximo a Unidade de Saúde;
  • Rua Trairi, na descida de Mãe Luiza, com ponto de alagamento transitável próx a Av Hermes da Fonseca;
  • Rua da Garoupa x rua Mar do Caribe interditada;
  • Rua Almino Afonso interditada ao lado da Igreja Bom Jesus.

Opinião dos leitores

  1. Os VEREADORES! Berg Naldo! Pqp ! . Vai aprender a escrever quando? Se tiver esperando por Bolsonaro ou Lula, vai morrer analfabeto!

    1. É amigo Bosco esses veriador do PT só quer saber de tirar foto em frente de estatua, também acho que eles não vai aprender a escrever nunca

    1. Não sou vereador amigo, sou empresário da area de tecnologia

    2. Ainda bem que Berg Naldo não é empresário da educação, porque além de ser bolsonarista bovino é analfabeto funcional.

    3. Isso é um loroteiro profissional, não tem um pau para dar num gato, ganha centavos para postar num celular velho hahaha

  2. Culpa do governo estadual que não fez os serviços de saneamentos e escoamento das águas pluviais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Mulher é denunciada pelo MPF após apresentar diploma falso de Medicina a UFRN

Foto: iStock

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou Valdeane Magalhães Carvalho pelo uso de documentos falsos perante a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sindicância da universidade indicou que ela apresentou diploma de medicina falsificado, supostamente emitido pela instituição boliviana Universidad Tecnica Privada Cosmos (UNITEPC), para obter a revalidação no Brasil. Universidades brasileiras e inquéritos policiais têm identificado fraudes semelhantes envolvendo diplomas de medicina.

Com base na sindicância da UFRN e inquérito policial, o MPF constatou que Valdeane praticou o crime por quatro vezes: em 2010, no início do processo, quando apresentou o diploma falso; por mais duas vezes, ao se utilizar da validação fraudulenta para requerer registro junto aos Conselhos Regionais de Medicina de Pernambuco (2012) e Maranhão (data incerta) e em 2019, ao juntar ao processo mais um documento falso, que supostamente atestava a validade do diploma.

O MPF destaca, ainda, que a Comissão Permanente de Revalidação de Diploma Médico – CPRDM da UFRN solicitou prova teórica para a revalidação, em que a ré foi reprovada em 2010. De fato, de 40 questões em cada área da prova, ela acertou apenas nove de Clínica Médica; 10 de Clínica Cirúrgica; 18 de Saúde Coletiva; 15 de Pediatria/Puericultura e 17 de Ginecologia/Obstetrícia. Conforme permitido no procedimento de revalidação, a falsa médica fez estudos complementares e obteve o reconhecimento do diploma no Brasil.

Como o crime foi praticado por quatro vezes, em concurso material, as penas de dois a seis anos de reclusão, e multa, podem ser somadas, chegando a até 23 anos. A Ação Penal tramita na 14ª Vara da Justiça Federal no RN sob o nº 0806205-84.2022.4.05.8400.

Falsos médicos

O MPF alerta que há suspeita de um esquema de falsificação de diplomas a partir de universidades bolivianas, dentre elas a UNITEPC, com a investigação de casos semelhantes e contemporâneos.

A UFRN decidiu investigar vários diplomas revalidados na instituição na mesma época, chegando à conclusão de que 14 deles eram falsos, todos supostamente emitidos pela UNITEPC. Esses casos deram origem a inquéritos policiais e, como resultado, várias condutas já foram judicializadas. Em maio deste ano, um outro falso médico foi denunciado pelo MPF, com caso semelhante. No Rio Grande do Norte, 11 procedimentos ativos no MPF tratam de suspeitas de fraude em revalidação de diplomas de medicina da UNITEPC, em diferentes estágios de andamento.

As investigações policiais demonstram que a UFRN não é a única instituição de ensino vítima de fraudes envolvendo instituições da Bolívia. Pelo menos outros 41 supostos graduados teriam fraudado diplomas de medicina supostamente emitidos por universidades bolivianas.

Com informações do MPF

Opinião dos leitores

  1. Na verdade a Unitepc é uma fraude, e esses médicos estudaram lá sim. A Referida universidade está sendo denunciada na Bolívia, por vários títulos verdadeiros de brasileiros que foram dados no sistema deles para poder beneficiar bolivianos que não estudaram lá. Tenho Vários amigos que se formaram comigo e que estão nessa situação. Então eu afirmo, ela é médica sim…. Tô aqui esperando que um dia sumam com meus documentos lá tbm e que me acusem.

  2. O que tá acontecendo com a UFRN?? Depois dos professores tarados, agora os falsos médicos. Eita, que tem algo errado na nossa universidade.

    1. Lu eu só gosto de faculdade privada mais se vc lê vai ver que a UFRN detectou a falcificação

    2. Se dê o trabalho de ler a matéria, acho que você consegue extrair a informação. A mulher usou diploma falso para fraudar em 2010, ou seja, a UFRN não tem culpa da fraude (feita em diversas outras federais, como aponta a matéria) e o caso tem 12 anos.
      Se queres advogar por sua ideologia, ao menos interprete o texto ou faça que nem Calígula e Berg Naldo, escreve qualquer merda com Capitão e passe para a próxima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Ambulância atinge traseira de caminhão-baú e provoca engavetamento na avenida Nevaldo Rocha, em Natal

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Uma ambulância que presta serviço à Prefeitura de Natal provocou um engavetamento ao atingir em cheio a traseira de um caminhão-baú, na manhã desta quarta-feira (2), na capital potiguar. Com o impacto, o caminhão bateu um carro de passeio que seguia na sua frente.

O caso aconteceu por volta das 11h30 na avenida Nevaldo Rocha, próximo ao cruzamento com a rua dos Pegas.

O motorista da ambulância estava sozinho no veículo e foi socorrido consciente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi levado a um hospital particular reclamando de dores. A cabine da ambulância ficou destruída.

Ainda não se sabe o que motivou o acidente.

Segundo o motorista do caminhão-baú, Alex da Cunha, que foi atingido por trás, o veículo seguia o fluxo do trânsito, em uma velocidade lenta, quando ele sentiu o impacto nas costas. Segundo ele, com o impacto da batida, o baú do caminhão bateu na cabine em que ele estava.

“Fiquei com dores aqui no pescoço e um pouco de tontura. O baú correu e atingiu a cabine do caminhão. Você não imagina, não é? A gente estava no trânsito fluxo normal e de repente sente a pancada, empurrando o caminhão, e aconteceu o que aconteceu”, afirmou.

O caminhão atingido pela ambulância atingiu um carro de passeio modelo Polo que seguia na sua frente. O veículo era usado para transporte por aplicativo. Além do motorista, havia três passageiras no banco de trás. Ninguém se feriu.

“Eu vinha da Zona Norte, na minha faixa normal, na velocidade da via. Foi rápido, eu só senti a pancada atrás. Acho que o rapaz da ambulância vinha muito rápido e bateu na no caminhão. E o caminhão bateu, consequentemente, aqui. Desliguei logo o carro, ajudei as passageiras a sair e depois fomos ajudar lá o rapaz da ambulância, ver como ele estava. Graças a Deus ele estava bem”, relatou o motorista por aplicativo Ulisses Diego, dono do carro atingido pelo caminhão.

A ambulância envolvida no acidente estava adesivada como prestadora de serviço do Programa de Remoção e Acessibilidade Especial Porta a Porta, da Secretaria Municipal de Saúde.

Responsável pela empresa proprietária da ambulância, Napoleão Dantas, o veículo estava com a manutenção em dia e tinha passado por revisão há cerca de 20 dias. De acordo com ele, a suspeita inicial da empresa é de que o motorista estava em alta velocidade.

“Esse caso é totalmente rastreado e hoje teve um pico de mais de 100 quilômetros por hora dentro da cidade”, afirmou. “Não sei se ele estava trabalhando hoje, porque quem diz isso é o gestor do município, mas esse veículo não é usado para urgência ou emergência”, acrescentou.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Para variar, motorista da JMT irresponsável causando acidentes e sem sofrer nenhum tipo de punição.

  2. Aos palpiteiros de plantão informo: o veículo em questão não pertence ao poder público e sim a uma empresa terceirizada e não estava em serviço no dia de hoje. Antes de vomitarem besteira informen-se.

  3. Estava dando apoio a essa ocorrência hoje pela manhã, há quatro possibilidades: dormiu no volante, passou mal, problema mecânico ou falta de atenção, felizmente o motorista só teve escoriações leves.

  4. Sem pré julgamentos, mas um tipo de acidente que poderia ser completamente evitado, se houvesse uma fiscalização por parte dos gestares do contrato por parte do município, as entidades de classe acompanhassem os trabalhos dos motoristas, cobrando relatórios de velocidade, perioculares de manutenções e punir quem anda de forma inadequada, enfim, o MP deveria procurar mais informações sobre esses motoristas que conduzem esses veículos, se realmente receberam treinamento adequado ou se são apenas indicações políticas. Graças a Deus não houveram vítimas, mas não deixemos de tomar as providências apenas quando alguém se ferir de maneira grave ou perder a vida.

  5. Isso é um absurdo!!

    Quem será responsabilizado por todo esse prejuízo? A população que ficará a mercer e não terão acesso ao transporte para a realizações de seus tratamentos???

  6. É um absurdo, como um veículo utilizado para os serviços de transporte de pacientes com dificuldades de mobilidade e locação do trajeto casa/centro de tratamento/casa (Programa excelente para quem precisa) à serviço da Prefeitura de Natal/RN, previamente agendado, sem precisar de correria, ocasione todo este prejuízo!!!
    É inacreditável também, como o órgão público permite que este veículo seja conduzido por um irresponsável que não tem noção dos riscos para vida de terceiros em seus picos de alta velocidade até que aconteça de fato!

    Este motorista será responsabilizado por este ato terrível?
    O gabinete de transporte providenciará as medidas cabíveis para que este condutor pague por estes danos causados?

    Quem arcará com a falta deste veículo para a população que necessita desse transporte?

    Prefeito, por favor, veja isso, se possível, imediatamente!!!

    Quem será responsabilizado por todo esse prejuízo? A população que ficará a mercer e não terão acesso ao transporte para a realizações de seus tratamentos???

  7. Uma verdadeira falta de responsabilidade. Com certeza o motorista estava em alta velocidade. Excelente programa da prefeitura de Natal (PRAE) que visa beneficiar aqueles que têm dificuldade de locomoção, entregue nas mãos de um motorista colocando a vida em risco dos pacientes.

  8. Que absurdo! Um motorista sozinho faz um desastre desse. Imagine com passageiros. O ministério público tem que tomar providências. A população não pode ficar a mercê dessa irresponsabilidade.

  9. O que mais acontece é irresponsabilidade dos motoristas das prefeituras. Há alguns meses um motorista atropelou três ciclistas próximo à Guamaré, estava com sinais de embriaguez e mesmo assim não foi punido.

    1. Isso é um absurdo. Sorte que não tinha paciente. Um veículo para salvar vidas faz um desastre desse. Motorista irresponsável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo revê sigilo e libera lista de visitas a Michele Bolsonaro no Palácio

Reprodução 

O governo Lula acaba de dar o primeiro passo para cumprir uma das promessas feitas durante a campanha presidencial: rever os decretos de sigilo de 100 anos do governo Bolsonaro. Em resposta a um pedido de Lei de Acesso à Informação (LAI), o Executivo liberou a lista de pessoas que visitaram a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Entre 2021 e 2022, a esposa do ex-mandatário recebeu 565 pessoas no Palácio da Alvorada. Entre os convidados mais assíduos estão uma estilista, um pastor evangélico e um cabeleireiro. O pedido sobre as informações foi feito pelo jornal O Estado de São Paulo ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no fim do ano passado. A resposta veio durante a nova administração.

A lista fornecida pelo GSI traz data e hora da visita e a “finalidade”, que, no caso, é visitar a então primeira-dama. No período abarcado, a visita mais frequente de Michelle, com 51 encontros, foi Nídia Limeira de Sá, diretora do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Com um tio surdo, a atuação na defesa das pessoas com deficiência foi uma constante de Michelle enquanto primeira-dama.

A segunda visita mais frequente foi o pastor evangélico Claudir Machado, que esteve no Alvorada por 31 vezes. Em seguida, com 24 registros, vem a cabeleireira Juliene Cunha. Por fim, o GSI registrou a entrada de Cynara Boechat, estilista, por cinco vezes no prédio público.

“Em 100 anos saberá”

Em sua gestão, Jair Bolsonaro decretou sigilo de 100 anos a informações pessoais ligadas a ele ou a seus familiares em, ao menos, sete ocasiões.

As medidas resultam de uma interpretação do artigo 31 da Lei de Acesso à Informação, criada para garantir a transparência da gestão pública. O referido trecho, porém, diz que alguns dados, sobre informações pessoais, podem ser colocados em sigilo de 100 anos, em certas ocasiões.

Inquirido por um internauta sobre a imposição dos sigilos em assuntos “espinhosos” de seu mandato, Bolsonaro escreveu em uma rede social: “Em 100 anos saberá.”

 

Os sigilos

2020

Quando o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho foi preso no Paraguai, o governo Bolsonaro ajudou em sua libertação. As mensagens trocadas entre o irmão do atleta e o Itamaraty foram colocadas em sigilo.

Passaram a ficar em sigilo centenário os nomes dos servidores que postavam no perfil da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) no Twitter.

2021

Cartão de vacinação do presidente

Processo administrativo contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello

Dados dos crachás de acesso do vereador Carlos e do deputado Eduardo Bolsonaro, filhos do presidente, ao Palácio do Planalto

Exames de anticorpos de Covid-19 feitos por Jair Bolsonaro

2022

Encontros de pastores lobistas com o presidente Jair Bolsonaro



Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Aulões, revisões e atividades de lazer vão marcar a reta final para o Enem no Colégio Porto

Foto: Divulgação.

Daqui a menos de três meses, estudantes da 3ª série do Ensino Médio vão fazer as provas do Enem. A proximidade do exame gera expectativa e também muda a rotina dos candidatos. É hora de focar ainda mais nos estudos, mas sem deixar de lado os momentos de lazer, os cuidados com o sono, a alimentação e a saúde mental. Até a realização das provas, o Colégio Porto, em Natal, terá uma programação especial, com aulões temáticos, revisão, mentorias e atividades de descompressão.

O primeiro aulão dessa reta final já tem data para acontecer. Será no dia 28 de agosto em uma Cine Aula interdisciplinar envolvendo Ciências Humanas e Linguagens, em que os professores desenvolverão o conteúdo a partir de um filme. A produção escolhida foi “Filhos de Istambul”, que conta a história de um povoado pobre marcado por um forte processo migratório. Serão analisadas questões sociológicas, culturais, históricas e geopolíticas sobre o tema. O segundo aulão acontece no dia 28 de setembro, em um Sunset, com os conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza e resolução de questões. Nos intervalos, os estudantes vão poder relaxar e descontrair admirando o belo pôr-do-sol da nossa cidade em uma vibe tardezinha.

O período de revisão acontece a partir de outubro, com um material didático disponibilizado para os alunos. Nessa fase, há uma ênfase maior na resolução de questões, com plantões de dúvidas e toda uma construção que leva em consideração o cognitivo, sem deixar de lado o bem-estar do estudante, com atenção especial para questões socioemocionais. Nas semanas que antecedem o Enem, esse trabalho se intensifica.

“Nós, enquanto escola, intensificamos muito o olhar atento para o estudante nesse período. A gente verifica sempre a rotina deles, entra em contato com as famílias, sobretudo se o aluno precisa de algum suporte cognitivo ou socioemocional, encaminha o aluno para organização da rotina de estudos se ainda for necessário, fazemos uma escuta atenta, tanto aqui na orientação, com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico da escola. É um trabalho em conjunto da escola, da família e do aluno”, explicou a orientadora pedagógica do Colégio Porto, Kennia Ísis.

A instituição também promove mentorias uma vez por mês com os jovens. Eles também receberam recentemente a visita de ex-alunos do Colégio Porto que foram aprovados em processos seletivos na UFRN, em outras universidades do país e até mesmo no exterior. Eles deram dicas de estudos e de como alcançar o sucesso nessas seleções. No fim de julho, a escola promoveu o “Relaxa Pré”, com uma viagem de lazer durante um fim de semana para um resort em Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Servidores da Anvisa relatam rotina de abusos e assédio, e MP junto ao TCU pede apuração

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Perseguição, gritos, constrangimento e pressão são relatados por servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que se dizem vítimas ou testemunhas de casos de assédio moral e sexual que estariam ocorrendo na agência. Com exclusividade, o R7 conversou com oito servidores e ex-servidores que afirmam que o clima de medo e de constante apreensão tem se intensificado nos últimos anos, desde que Antonio Barra Torres assumiu a direção do órgão, em 2020. Procurada, a Anvisa não quis se manifestar.

Agora, os casos chegaram ao MPTCU (Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União), que determinou que sejam adotadas medidas para apuração de eventuais irregularidades na gestão de pessoas da agência. A representação, a que o R7 teve acesso com exclusividade, foi assinada nesta sexta-feira (9) pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado.

Na representação, o subprocurador menciona que as denúncias “levantam dúvidas acerca da maneira como a atual direção da agência lida com a gestão de pessoas nas coordenações da Anvisa” e que “a prática de assédio na administração pública configura flagrante violação ao princípio da moralidade, previsto expressamente no capítulo do artigo 37 da Constituição”.

“Quando praticado no âmbito da administração pública, o assédio gera a percepção, na sociedade, de que as instituições estatais não se pautam em valores morais nem são conduzidas segundo elevados padrões de conduta”, diz a representação.

A reportagem teve acesso a uma série de e-mails trocados com a Comissão de Ética da Anvisa, em que são relatados casos de assédio moral por parte de chefes. Ao menos duas denúncias de assédio envolvendo funcionários que atuam na presidência da agência também estão sob investigação da CGU (Controladoria-Geral da União).

Ao todo, em 2023 foram relatados oficialmente à CGU sete casos de assédio moral e um caso de assédio sexual na Anvisa. Esse número é mais que o dobro do registrado em 2022, quando foram reportados três casos de assédio moral e nenhum caso de assédio sexual.

Outro lado

A reportagem buscou um posicionamento da Anvisa em relação aos casos, porém, a agência respondeu que “por ora, não irá se manifestar”. Tentativas de contato com Antonio Barra Torres, presidente do órgão, foram realizadas, mas não houve resposta às ligações nem às mensagens enviadas.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Paulo César e perguntas sobre o caso dele também não foram respondidas pela agência. O espaço permanece aberto para manifestações.

A Anvisa

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Anvisa é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no país. A agência também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. Esse trabalho, alerta servidores, está ameaçado por uma gestão militarizada.

R7

Opinião dos leitores

  1. Quero ver onde vamos chegar, esse país virou uma casa da luz vermelha, o que não é de se estranhar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasileiro de 112 anos se torna o homem mais velho do mundo, diz Guinness

Cearense apontado como homem mais velho do mundo com a família em Apuiarés, no interior do estado. — Foto: Arquivo familiar

O Guinness World Records confirmou, nesta quinta-feira (28), que o cearense João Marinho Neto é o homem mais velho do mundo, com 112 anos e 52 dias. O título veio após a morte de John Tinniswood, britânico que detinha a marca, mas faleceu nesta segunda-feira (25).

João Marinho Neto, inclusive, tem ciência da marca que alcançou. “Ele comenta muito comigo; pergunta ‘Tem outra pessoa que tem a idade que eu tenho?’. Aí eu digo que não, não conheço”, disse Marcos Vinícius, filho de João Marinho Neto.

João Marinho Neto nasceu na cidade de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, em 5 de outubro de 1912. Ele vem de uma família de fazendeiros, que se mudou para a zona rural de Apuiarés, no interior do Ceará, quando ele ainda era criança. O cearense tem sete filhos (uma já faleceu), 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.

“João disse que o segredo para a vida longa é estar cercado de boas pessoas e manter por perto os amados”, publicou o Guinness.

Um grupo de pesquisadores que é referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo, o LongeviQuest, já havia informado que, em abril de 2024, João Marinho Neto (ainda com 111 anos) se tornou o homem mais velho da América Latina, após a morte do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, que tinha 114 anos.

O Guinness Book, inclusive, lamentou oficialmente a morte do britânico. “Guinness World Records está entristecido em descobrir que John Tinniswood, o homem mais velho do mundo, morreu aos 112 anos […] Nossos sentimentos estão com a família neste momento”, disse (em tradução livre para o português) a entidade dos recordes.

João Marinho Neto segue vivendo em Apuiarés, mas reside atualmente em um lar de idosos, por causa de um problema na visão — único problema de saúde, inclusive, conforme a família.

“Ele mora lá e vive naturalmente bem, se alimenta bem, dorme bem, conversa, entende tudo, conhece todo mundo. Os filhos, ele conhece pela voz”, disse Marcos.

“É um homem alegre, feliz e recebe todo mundo bem, muito educado, muito gente boa demais com todo mundo, e vive a vida dele normalmente lá no lar dos idosos, muito bem cuidado”, reforçou o filho.

Marcos disse ainda que a família ficou feliz em saber da marca de “homem mais velho do mundo”. “A gente se sente muito feliz mesmo. Todo mundo está feliz, todo mundo ganhando, junto, essa felicidade de ter um pai com esse título”, complementou Marcos.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entidades médicas criticam vagas exclusivas em curso de Medicina para o MST

Foto: divulgação/MST

A decisão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de reservar 80 vagas para o curso de medicina do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, exclusivamente para participantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) despertou críticas de entidades médicas e gerou debate político no Estado.

O edital, divulgado para o início das aulas em outubro de 2025, limita a participação a beneficiários do Pronera, incluindo assentados da reforma agrária ligados ao Movimento Sem Terra (MST), quilombolas e educadores do programa.

Segundo a coordenadora-geral de Educação, Arte e Cultura do Campo do Incra, Clarice dos Santos, o Pronera articulou a parceria que resultou no curso, que envolve o Incra, movimentos e organizações populares do campo, a UFPE e ministérios, especialmente o da Saúde.

Em comunicado conjunto, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, o Sindicato dos Médicos, a Associação Médica e a Academia Pernambucana de Medicina manifestaram oposição ao formato da seleção.

As entidades afirmam que o modelo “afronta os princípios da isonomia e do acesso universal”, pois não adota Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nem o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como critérios, o que criaria um “processo paralelo” e pode afetar a credibilidade acadêmica.

O tema foi discutido na Assembleia Legislativa de Pernambuco na terça-feira 23. O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) criticou os critérios ao dizer que são “arbitrários e de difícil fiscalização” e acusou a medida de beneficiar o MST.

Em defesa do Pronera, a deputada Dani Portela (Psol) afirmou: “Quando mexe com direito, veterinária e medicina, parece incomodar bastante uma parte da elite brasileira que não admite ver pobre na universidade”.

No último fim de semana, o vereador do Recife Thiago Medina (PL) anunciou que vai entrar com uma denúncia contra UFPE. Para Medina, a iniciativa da universidade fere o princípio da isonomia e cria um privilégio injustificado com dinheiro público.

Na terça-feira 23, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) protocolou uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra a UFPE.

Ao TCU, Nogueira alega desvio de finalidade no edital. Além disso, ele denuncia uso político de recursos públicos na ação realizada pela UFPE em parceria com o Incra.

No edital, a UFPE não prevê a aplicação de prova com questões objetivas para classificação dos candidatos.

Na primeira etapa, os candidatos precisaram apenas que preencher um formulário on-line e enviar os documentos obrigatórios. Essa fase se encerrou no dia 20 de setembro.

Leia também: “Deputado denuncia universidade por reservar vagas ao MST”

Na segunda etapa, os candidatos deverão fazer uma redação “cujo tema será correlato ao contexto do Pronera.

De acordo com o edital, “a segunda avaliação corresponderá à análise do histórico escolar do ensino médio”.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. No Brasil nada é tão ruim que não possa piorar, se esses militantes ao serem diplomados forem bons tal qual são agricultores, aí é só rezar muito por seus pacientes. Nam zulive.

  2. O chefe da quadrilha está tentando agradar a corja de vagabundos do MST, pois o mesmo só pensa na reeleição em 2026. Lula vai vender a alma ao satanás pra vencer as eleições do próximo ano como se já fosse pouco contar com o STF.

  3. A esquerda tá querendo dominar geral. Alocar militantes em todas as áreas. A justiça já tá contaminada, agora querem a saúde. Já não basta os que já têm, tipo aquele de Recife?

    1. O pior é que esses canhotos são todos analfabetos. Como vão estudar anatomia se não sabem nem o nome dos dedos da mão?

    2. Estude, que não tem problema nenhum, basta passar no Enem ou sisu. Vagabundos.

    3. Eu convivi com vários, grandes colegas e nunca houve nada pela sua cor, eu comentário e de um bolsista família preguiçoso.

    4. muito simples, você quando estiver doente, vá lá no acampamento do MST para se tratar!

  4. Isso só pode ter aquele dedo de Lula, que está faltando na mão dele, absurdo, se você faz parte de um Movimento de pessoas que pleiteiam todo tipo de ajuda, qual o prepara dessas pessoas para cursar Medicina.?

  5. A elite so aceita branco classe média alta pra ser médico. Qualquer situação diferente dessa: a elite vai chiar muito.

    1. Extrema esquerda leviana. O preconceito está em você.

    2. Esse papinho de “elite” é coisa de picareta fracassado, vagabundo.
      QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELECE, EXCETO CRIANDO COTAS.

    3. Deixa de ser hipócrita e incompetente, até quando vão viver desse vitimismo infame, exige do seu governo boas escolas e passe, veja o exemplo de JOAQU BARBOSA, filho de pedreiro e lavadeira, estudou e chegou.

  6. É só botar esses “medicos” para atender EXCLUSIVAMENTE os integrantes do MST. No médio prazo o problema estará resolvido.

  7. Isso é uma vergonha!
    Médicos para influenciar dentro dos consultórios.
    Assim como já é nas universidades.
    O curso de direito que o diga.
    Universidades, sujas fedorentas e um monte de zumbis dentro e nada se pode fazer, são 100% protegidos, ai de quem encostar o dedo ou falar alguma coisa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Trabalho infantil volta a crescer no Brasil em 2024, diz IBGE

Foto: Reprodução

O número de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil voltou a subir em 2024 e atingiu 1,650 milhão, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta 6ª feira (19.set.2025).

A quantidade de jovens em condição de trabalho infantil cresceu 2,1% em relação a 2023, quando o IBGE registrou o menor número da série histórica iniciada em 2016 (foi 1,616 milhão). Em números absolutos, foram 34.000 pessoas a mais nessa condição em 2024.

Apesar do avanço na comparação anual, houve queda acumulada de 21,4% de 2016 para 2024. Há 9 anos atrás, eram 2,100 milhões de crianças.

O percentual de pessoas em situação de trabalho infantil em relação à população total de 5 a 17 anos chegou a 4,3% –alta de 0,1 ponto percentual em comparação com 2023, quando foi de 4,2%. Em 2022, eram 4,9%. No início da série histórica, em 2016, eram 5,2%.

Na divisão por idade, a faixa etária de 16 a 17 anos é a que tem o maior número de trabalhadores. São 915 mil. A faixa dos 14 a 15 anos tem 363 mil e a de 5 aos 13 tem 372 mil.

Dos 1,650 milhão de jovens em situação de trabalho infantil, 66% são pretos ou pardos, enquanto os brancos representam 32,8%. Na comparação por sexo, 66% são homens e 34% são mulheres.

O IBGE define o trabalho infantil como aquele que é perigoso e prejudicial para a saúde e o desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfere na escolarização.

A legislação brasileira proíbe que crianças até 13 anos trabalhem em qualquer circunstância. Adolescentes de 14 e 15 anos podem trabalhar na condição de jovem aprendiz, enquanto aqueles com 16 anos ou mais já podem ter empregos com carteira assinada.

NORDESTE LIDERA ENTRE REGIÕES
O Nordeste tinha 547 mil crianças e adolescentes em condição de trabalho infantil em 2024. O contingente cresceu 7,3% em relação ao ano anterior. Em números absolutos, foram contabilizadas 37.000 pessoas a mais do que em 2023.

A região Sul registrou a maior alta na comparação com 2023. O número de trabalhadores infantis passou de 199 mil para 226 mil –avanço de 13,6%. Já a região Norte apresentou a queda mais expressiva, de 282 mil para 248 mil (-12,1%).

O Centro-Oeste foi a única região que registrou elevação na comparação com 2016. Em 8 anos, o contingente de pessoas em condição de trabalho infantil cresceu 7%: passou de 143 mil para 153 mil.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. É melhor o trabalho honesto infantil do que ver crianças no tráfico de drogas ou assaltando.

  2. Faz, faz, faz o L, L,L,L…..
    Uma alusão a narração de Galvão Bueno, quando gritava sai, sai, sai que é sua Tafarel….
    Kkkkk.
    Burros!….

  3. Os canteiros das avenidas de Natal/ Parnamirim estão cheios de “mães exploradoras” e ninguém faz nada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre a cantora Angela Ro Ro, aos 75 anos

Foto: Daniel Teixeira/ Estadão

Morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, a cantora Angela Ro Ro. Ela estava internada desde julho, quando passou por uma traqueostomia. A notícia foi confirmada por Laninha Braga, ex-namorada que estava cuidando da cantora, e pelo produtor Paulinho Lima, amigo de longa data da artista. Angela teve uma parada cardíaca após um procedimento cirúrgico.

Antes disso, ela tinha recorrido às redes sociais para pedir ajuda financeira, afirmando que estava passando por um problema de saúde. “Sem perspectiva de alta ou cura para trabalhar, humildemente peço ajuda a vocês”.

Nascida no Rio em 5 de dezembro de 1949, Angela Maria Diniz Gonsalves ganhou o apelido Ro Ro ainda na na infância, devido à sua voz rouca e grave. Na década de 1970, ela iniciou sua carreira, após uma viagem para a Itália, onde conheceu o cineasta Glauber Rocha. Depois mudou-se para Londres, onde foi faxineira em hospital, garçonete e foi lavadora de pratos num restaurante, além de algumas apresentações em pubs.

Por indicação de Glauber Rocha, em 1971, participou do álbum “Transa”, de Caetano Veloso, tocando gaita na música “Nostalgia (That’s what rock’n roll is all about)”. Na volta ao Rio, começou a se apresentar em casas noturnas e foi contratada pela gravadora Polygram/Polydor (atual Universal Music). Seu primeiro álbum, que levou seu nome, lançado em 1979, trouxe apenas composições suas, entre as quais alguns sucessos que marcariam suas carreira, “Gota de sangue”, “Balada da srrasada”, “Agito e uso”, “Tola foi você” e “Amor, meu grande amor”.

Na década seguinte, lançou os discos “Só nos resta viver” (1980) e “Escândalo!” (1981), com a faixa-título composta por Caetano Veloso. No auge de sua carreira, lançou ainda “A vida é mesmo assim” (1984) e “Eu desatino” (1985). Após lançar apenas um disco nos anos 1990, “Ao vivo – Nosso amor ao Armagedon” (1993), ela lança o disco “Acertei no milênio”, em 2000, após largar as drogas, a bebida, o cigarro e perder cerca de 35 quilos ao iniciar uma rotina de exercícios.

Pouco tempo depois, Rô Rô decide largar as drogas, a bebida e o cigarro, e a fazer ginástica (perde cerca de 35 quilos) e lança o disco Acertei no Milênio em 2000. Entre 2004 e 2005, a cantora apresentou o talk-show “Escândalo”, no Canal Brasil.

No ano seguinte, Angela gravou “Compasso” (2006) pela independente Indie Records e um disco ao vivo gravado no Circo Voador, em 20 de setembro de 2006. Nos anos 2010, lançou, pela Biscoito Fino, “Feliz da vida!” ( 2013) e f”i homenageada em Coitadinha bem feito: As canções de Angela Ro Ro” (2013), tributo com regravações de suas canções com vozes masculinas. Seu último álbum foi ” Selvagem” (2017).

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *