Geral

Inflação é a maior para maio em cinco anos e supera teto da meta em 12 meses, aponta IBGE

Foto: Rafaela Araújo/Folhapress

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,58% em maio, após alta de 0,67% no mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (12).

Esse resultado representa a maior taxa para o mês de maio em cinco anos. O dado desta sexta só fica abaixo do número visto em maio de 2021, quando a inflação subiu 0,83%. Além disso, o IPCA de maio fez com que o índice voltasse a ultrapassar o teto da meta perseguida pelo Banco Central, que é de 3%, mas com tolerância até 4,50%.

No acumulado de 12 meses até maio, o IPCA teve alta de 4,72%. A expectativa de analistas consultados pela Reuters, era de alta de 0,53% em maio, acumulando em 12 meses alta de 4,66%

O índice foi puxado principalmente pelo setor de alimentação e bebidas, com inflação de 1,33%. Em seguida, habitação (1,22%) e saúde (0,90%) completam o ranking de maior aumento de preços.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Quando o diretor do IBGE VAI SER DEMITIDO?
    Não pode divulgar número desfavorável ao governo, isso é contra a democracia.

  2. Quando o diretor do IBGE VAI SER DEMITIDO?
    Não pode divulgar número desfavorável ao governo, isso é contra a democracia.

  3. Esse besta fera da molesta, tem nojo de pobre e preto, não perde oportunidade de lacrar em cima dos pobres e negros .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Cacique Raoni volta a ser internado na UTI em estado grave

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Conhecido pela atuação histórica na defesa dos povos indígenas e da Amazônia, o cacique Raoni Metuktire voltou a ser internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Sinop, no norte de Mato Grosso.

Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Dois Pinheiros nesta segunda-feira (15), o líder apresentou alterações na função renal e sinais compatíveis com uma infecção grave. A principal hipótese levantada pela equipe médica é de sepse pulmonar associada a pneumonia broncoaspirativa, condição possivelmente desencadeada por um quadro de vômitos.

De acordo com as informações divulgadas, Raoni começou apresentar sintomas enquanto estava na residência dele na região de Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso. No local ele recebia visitas de lideranças indígenas e pajés. Ainda segundo as informações iniciais, o primeiro episódio de vômito ocorreu ainda na manhã de sábado (13).

Já no domingo (14), ele teve mais três episódios de vômito, além de tosse persistente, dor abdominal e eliminação de pequena quantidade de sangue pela boca. Ao longo do dia, ele conseguiu se alimentar apenas no café da manhã, devido ao desconforto abdominal e à piora geral do quadro clínico.

Por conta da piora dos sintomas, o cacique foi transferido de avião para Sinop. De acordo informações do boletim médico, ao dar entrada na unidade hospitalar, ele apresentava sinais de desidratação, sonolência acentuada e abdome distendido.

Atualmente, Raoni recebe hidratação venosa, antibióticos e suporte intensivo, permanecendo sob monitoramento contínuo de uma equipe multiprofissional. Segundo o profissionais responsáveis pelos cuidados do cacique, o estado de saúde dele considerado grave.

Esta é a segunda internação recente do líder indígena no mesmo hospital. Em maio deste ano, ele já havia sido hospitalizado após apresentar mal-estar clínico com complicações respiratórias e gastrointestinais. No mesmo mês, ele também permaneceu internado por cinco dias para tratamento de dores abdominais associadas a uma hérnia.

Com informações do Portal Dol

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Pesquisa mostra que 62,2% dos usuários de canetas emagrecedoras mudaram a prioridade de gastos

Foto: Shutterstock

Uma pesquisa da consultoria NielsenIQ revelou que 62,2% dos usuários de canetas emagrecedoras precisaram mudar a prioridade de gastos para incluir o medicamento no orçamento.

O estudo, realizado com 8.240 domicílios brasileiros, mostra que apenas 4,6% das famílias utilizam atualmente as canetas, mas outros 26,1% demonstram interesse no tratamento e não aderem principalmente por causa do preço elevado.

Entre os usuários, 84% afirmam sentir impacto moderado ou alto no orçamento doméstico. Para 62,7%, o gasto mensal com o medicamento ultrapassa R$ 800.

Os setores mais afetados pela reorganização financeira são bares (62,3%), serviços em geral (56,6%), restaurantes (54,9%), lazer (50%) e supermercados (16,4%).

Segundo a NielsenIQ, a tendência é que a quebra de patentes e a redução dos preços ampliem o acesso às canetas emagrecedoras, aumentando seu impacto sobre o consumo das famílias brasileiras.

Atualmente, 70% dos compradores pertencem às classes de maior renda e estão concentrados nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Com preços mais baixos, a expectativa é que o uso avance também entre consumidores de renda média, exigindo uma nova redistribuição dos gastos domésticos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PREOCUPANTE: Ao menos 39% das crianças no RN têm excesso de peso

Foto: Getty Images

O excesso de peso já afeta quase quatro em cada dez crianças acompanhadas pelos serviços de saúde no Rio Grande do Norte. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) mostram que 81 mil crianças de 0 a 9 anos apresentavam algum grau de excesso de peso em 2025, o equivalente a 39% do público avaliado. Como o dado se refere apenas às crianças acompanhadas pelos serviços de saúde, o número pode ser ainda maior.

O cenário acompanha uma tendência nacional. Em todo o Brasil, mais de 1,1 milhão de crianças convivem com obesidade e outras 783 mil apresentam obesidade grave, segundo informações do Ministério da Saúde.

O problema vai além da estética e pode trazer consequências duradouras, como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e impactos emocionais, incluindo baixa autoestima e episódios de bullying.

Para a pediatra Mariana Grigoletto, a prevenção depende principalmente da identificação precoce das alterações de peso e da adoção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida. Entre as recomendações estão o consumo de alimentos in natura, a redução de ultraprocessados e bebidas açucaradas, a prática regular de atividades físicas e o controle do tempo de exposição às telas.

Dados do SISVAN também indicam que o consumo de alimentos ultraprocessados cresce com a idade, contribuindo para a piora da qualidade da alimentação infantil. A preocupação é reforçada por projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS), que colocam o Brasil entre os países com maior número de crianças e adolescentes obesos até 2030, caso medidas mais efetivas não sejam adotadas.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vitória da Seleção Brasileira e shows nacionais marcam noite de sexta-feira (19) no São João de Natal

Vitória da Seleção Brasileira e shows nacionais marcam noite do São João de Natal
Foto: Secom

A transmissão da vitória da Seleção Brasileira sobre o Haiti e os shows de Bruno e Marrone e Nattan marcaram a noite desta sexta-feira (19) no São João de Natal. A programação, realizada na Arena das Dunas, abriu o último fim de semana do evento no polo da Zona Sul e reuniu torcedores e fãs da música em um mesmo espaço.

Enquanto a Seleção entrava em campo pela Copa do Mundo, a Arena das Dunas recebia mais uma noite de programação do São João de Natal. O palco recebeu apresentações de Israel Fernandes e Raynel Guedes, enquanto os telões instalados no local transmitiam a partida entre Brasil e Haiti, encerrada com vitória brasileira por 3 a 0.

Após o fim do jogo, Bruno e Marrone deram sequência à programação. A dupla apresentou sucessos que marcaram sua trajetória e foi acompanhada em coro por quem estava na Arena. Entre os fãs estava Ana Cleide, que acompanhou o show ao lado da família. “Eu amo essa dupla. Eles cantam muitos momentos da minha vida”, contou.

Nattan encerrou a programação da noite com músicas conhecidas pelo público e manteve a Arena movimentada até o fim dos shows.

Além das apresentações e da transmissão da partida, a estrutura do evento contou com serviços de saúde, acessibilidade, monitoramento por câmeras, atuação integrada das forças de segurança, transporte público gratuito ao término dos shows, praça de alimentação e espaço reservado para pessoas com deficiência.

O prefeito Paulinho Freire comentou a participação do público durante mais uma noite de programação. “O São João de Natal está mostrando que é possível realizar um evento público de grande porte, organizado e seguro. É uma festa com estrutura comparável à dos grandes eventos privados, mas gratuita e acessível para toda a população”, afirmou.

Paulinho também falou sobre a expectativa para o encerramento da programação na Zona Norte. “Agora é a hora de convidar as pessoas para participar da programação que preparamos para encerrar mais uma edição do São João de Natal. Na próxima semana, estaremos no Polo Nélio Dias com três dias de shows e uma estrutura preparada para receber moradores da Zona Norte e de toda a cidade”, disse.

A secretária municipal de Cultura e presidente da Funcarte, Iracy Azevedo, avaliou a programação desta sexta-feira. “A transmissão do jogo mudou a dinâmica da Arena. Muitas pessoas chegaram para acompanhar a partida e permaneceram para os shows. Foi uma noite de circulação intensa em todos os espaços do evento”, afirmou.

Os shows do São João de Natal também estão sendo transmitidos ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura do Natal no YouTube, permitindo que quem não pode comparecer acompanhe a programação de qualquer lugar.

A programação na Arena das Dunas continua neste sábado (20) e domingo (21). Na semana seguinte, o São João de Natal será encerrado no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. A partir do dia 25, o Palácio dos Esportes também recebe o Festival de Quadrilhas Juninas de Natal, com entrada gratuita e programação aberta ao público.

O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vereador é alvo de cassação após “elogiar” sexo oral de servidora

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Piraúba, na região da Zona da Mata mineira, abriu nessa segunda-feira (15/6) o processo de cassação do mandato do vereador e ex-presidente da Casa, Josmar Xavier (PSD), por quebra de decoro parlamentar, assédio, misoginia, intimidação funcional e abuso da condição de agente político. A abertura foi aprovada com o apoio de todos os vereadores.

A denúncia feita por Thiago Crivellari, marido de uma das supostas vítimas, menciona alguns casos em que o político teria tido comportamentos não condizentes com o cargo que ocupa.

Entre os mencionados estão que ele teria afirmado que Alessandra Crivellari, esposa de Thiago, começou a trabalhar na Câmara, em 2025, como “cabo de vassoura” e que, em 2026, ela estava “boazuda”.

Outra servidora, que estava fazendo um tratamento odontológico por ter um dente no palato, teria ouvido que o seu marido não a deixava por esse dente extra ser responsável por um suposto diferencial no sexo oral.

“Não se trata de excessos verbais isolados, de ‘brincadeiras’ de mau gosto ou de meras faltas de urbanidade. Suas ações revelam padrão estável de humilhação pública, sexualização, deslegitimação de liderança feminina e intimidação funcional contra servidoras da Casa Legislativa”, afirmou a denúncia.

A presidente da Câmara, Simone Alvim (União Brasil), afirmou que a Casa “está toda unida no mesmo pensamento, todos os vereadores e vereadoras, em fazer o que é certo”.

Na segunda-feira (15/6), foi sorteada a comissão processante e os processos serão seguidos, ouvindo testemunhas, a defesa do acusado e, posteriormente, tomando as providências cabíveis.

Vereador nega acusações, mas diz que vai renunciar ao cargo

O vereador Josmar Xavier disse ter sido pego de surpresa com a denúncia e alegou que ainda vai conversar com seu advogado sobre a situação.

“Ninguém nunca falou nada. Uma das reclamantes é uma pessoa que saia comigo para tomar cerveja, que levava para a festa, que tinha muita intimidade”, argumentou.

Ele também alegou que vem passando por problemas de saúde, tanto dele mesmo, quanto em sua família, e que, por isso, vai protocolar a sua renúncia.

“Já vinha tomando a decisão (antes da denúncia), por conta dos problemas familiares, de me afastar da vereança”, afirmou.

 

Metrópoles

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula registra rombo de mais de R$ 137 bilhões em apenas 1 ano e critica “pauta-bomba” do Senado

Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O governo do presidente Lula (PT) registrou um déficit de R$ 137,1 bilhões nos últimos 12 meses, segundo dados citados no texto original, enquanto critica o que chama de “pauta-bomba” aprovada no Senado Federal.

O valor do resultado negativo nas contas públicas supera, conforme apontado, o registrado no período da pandemia de 2020, segundo informações do Diário do Poder.

No mesmo contexto, o Senado aprovou um projeto de renegociação de dívidas de produtores rurais, que foi alvo de resistência da equipe econômica do governo.

O ministro da Fazenda, Dario Duringan, atuou diretamente na tentativa de barrar a proposta, mas a articulação não foi suficiente para impedir a aprovação.

O governo classifica o projeto como “pauta-bomba” e afirma que o impacto fiscal pode chegar a R$ 817 bilhões ao longo dos próximos 13 anos, segundo estimativas da equipe econômica.

Na mesma sessão, comissões do Senado também aprovaram uma PEC que flexibiliza regras de aposentadoria para agentes de saúde e um projeto que eleva o piso salarial de médicos e cirurgiões-dentistas.

As votações ocorreram no mesmo dia em que avançaram diferentes propostas com impacto fiscal relevante, ampliando o debate entre Executivo e Legislativo sobre controle de gastos públicos.

Opinião dos leitores

  1. VAMOS ELEGER ESSE CANALHA NOVAMENTE! VAMOS ACREDITAR NAS MENTIRAS DA ESQUERDA! TUDO PELA DEMOCRACIA RELATIVA. TUDO PELA FACILITAÇÃO AO ROUBO, ARROCHA O 13 DE NOVO!!!13 13 13 🚩🚩🚩💣💣💣🫏🫏🫏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF derruba idade mínima para aposentadoria especial por insalubridade

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou nesta quarta-feira (3), por 6 votos a 5, a exigência de idade mínima para a concessão da aposentadoria especial a trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, prevista na Reforma da Previdência de 2019.

Segundo informou a CNN, prevaleceu o entendimento de que os segurados poderão se aposentar após cumprir o tempo mínimo de exposição a condições prejudiciais à saúde, de 15, 20 ou 25 anos, conforme a atividade exercida, sem necessidade de atingir uma idade mínima.

A posição majoritária foi aberta pelo ministro André Mendonça. Para ele, a exigência de idade mínima desvirtua a finalidade da aposentadoria especial, criada para proteger trabalhadores submetidos a atividades que oferecem riscos à saúde ou à integridade física.

Ao mesmo tempo, o ministro considerou constitucionais outros pontos introduzidos pela reforma previdenciária. Com isso, foram mantidas as regras de cálculo do benefício estabelecidas pela Emenda Constitucional 103 de 2019 e a vedação à conversão de tempo especial em tempo comum para períodos trabalhados após a reforma.

“A reforma, no que diz respeito ao tempo de contribuição e à forma de cálculo das aposentadorias, trouxe, a meu ver, um equilíbrio atuarial mais adequado, de forma proporcional e legítima. Por outro lado, ao acrescentar a exigência de idade mínima, a nova sistemática passou a obrigar o trabalhador que permaneceu exposto a agentes nocivos por períodos de até 25 anos a continuar exercendo suas atividades, ainda que submetido às mesmas condições prejudiciais à saúde“, afirmou Mendonça.

Quando era ministro da Corte, o relator Luís Roberto Barroso havia votado pela manutenção integral das mudanças promovidas pela reforma. A posição foi acompanhada pelos ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

Já os ministros Edson Fachin e Rosa Weber defenderam a invalidação tanto da idade mínima quanto das novas regras de cálculo do benefício.

Com o resultado, a aposentadoria especial volta a depender apenas do tempo de exposição a agentes nocivos.

Permanecem válidas, porém, as alterações da reforma relacionadas ao cálculo do benefício e à impossibilidade de conversão do tempo especial em comum para períodos posteriores à emenda constitucional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ALERTA NO RN: Fiscalização retira 42 crianças e adolescentes de situações de trabalho infantil

Foto: Reprodução

A fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) retirou 42 crianças e adolescentes de situações de trabalho infantil no RN ao longo de 2025. Os dados foram divulgados pelo MTE nesta sexta (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e são resultado de 124 ações realizadas por auditores-fiscais em municípios potiguares.

Em todo o Brasil, as operações retiraram 4.318 menores de atividades consideradas irregulares durante o ano passado. O resultado é apontado pelo ministério como o melhor da última década no enfrentamento desse tipo de violação.

A fiscalização segue intensa em 2026. Entre janeiro e abril, 1.108 crianças e adolescentes já foram afastados de situações de trabalho infantil em 2.901 operações realizadas no país.

Um dos dados que mais chamou atenção foi o perfil das vítimas.

Segundo a Auditoria Fiscal do Trabalho, 76,9% dos menores resgatados neste ano estavam submetidos às chamadas piores formas de trabalho infantil, consideradas de alto risco para a saúde, a segurança e o desenvolvimento físico e psicológico.

As ocorrências foram identificadas principalmente em atividades ligadas ao comércio varejista, venda ambulante de alimentos, oficinas mecânicas, restaurantes e supermercados.

Trabalho do MTE

De acordo com o coordenador de Fiscalização e Erradicação do Trabalho Infantil do MTE, Roberto Padilha Guimarães, o trabalho dos auditores é integrado à rede de proteção social, permitindo o encaminhamento dos menores para acompanhamento por órgãos como os conselhos tutelares.

Segundo o ministério, o objetivo das ações é interromper situações de exploração e contribuir para que crianças e adolescentes permaneçam na escola e tenham acesso às políticas públicas de proteção social.

Opinião dos leitores

  1. E quando irão tirar as crianças pequeninas dos sinais, usadas como pedintes pelos adultos que ficam sentados orientando as crianças? Até criança de colo são usadas para mendicância. Ninguém vê isso….o ECA diz o que?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara Municipal de Natal aprova criação do ‘Cartão de Saúde Escolar’

Estudantes da rede pública de ensino municipal passam a contar com um instrumento para monitorar seu histórico de saúde e sua evolução médica. É o “Cartão Saúde Escolar”, dispositivo criado a partir do projeto de lei 449/2025, aprovado nesta quinta-feira (21) pela Câmara Municipal de Natal. Ainda durante a sessão ordinária, os parlamentares votaram mais oito projetos de lei, dos quais, quatro passaram em segunda discussão e que agora seguem para a sanção do Poder Executivo.

De autoria do vereador João Batista Torres (DC), o “Cartão Saúde Escolar” tem como objetivos realizar o acompanhamento contínuo da saúde dos estudantes, com foco em ações de prevenção, além de reunir dados para a instituição de políticas públicas e na articulação entre os campos da Educação e da Saúde do município.

“Esse projeto de lei visa fortalecer a integração entre saúde e educação, assegurando o monitoramento contínuo das condições de saúde física, mental e nutricional dos nossos estudantes, com reflexo direto no ensino e no aprendizado das nossas crianças e adolescentes”, declarou o vereador João Batista Torres.

Entre as demais matérias aprovadas em segunda discussão está o projeto de lei 152/2023, de proposição do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), o qual cancela benefícios fiscais para pessoas físicas ou jurídicas condenadas por corrupção ou atos de improbidade administrativa. Também foi aprovado o projeto de lei 19/2025, de autoria do vereador Preto Aquino (Podemos), o qual garante à gestante o direito de ter um acompanhante durante todas as consultas de pré-natal, no parto e nos atendimentos posteriores.

A Câmara Municipal de Natal reconheceu, ainda durante a sessão ordinária, o trabalho desenvolvido pelas rendeiras de Bilro da Vila de Ponta Negra como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Natal. A iniciativa partiu do projeto de lei 302/2020, de autoria da ex-vereadora Divaneide Basílio e subscrito pela vereadora Brisa Bracchi (PT). A matéria volta ao plenário na próxima sessão para segunda discussão.

De acordo com o projeto de lei, com o reconhecimento da atividade de rendeiras de bilro como patrimônio cultural imaterial, o estúdio de artesanato no qual a arte da renda é desenvolvido será considerado como um espaço de cultura, de preservação da
memória e da história das rendeiras de bilro da Vila de Ponta Negra, podendo ser incluído no roteiro turístico oficial da cidade do Natal.

Também foi aprovado o projeto de lei 493/2025, de autoria da vereadora Thabatta Pimenta (PV), o qual inclui no calendário oficial de eventos de Natal o evento “São João da Diversidade”. “Esse evento é, além de tudo, não apenas da comunidade LGBT, mas para celebrar a diversidade de todos em algo tão importante que é o São João. A gente está vendo o crescimento do São João de Natal e nossa proposta é uma forma também de combater os preconceitos colocados nessas festas juninas”, explicou a vereadora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Natal e MPRN firmam acordo para aprimorar assistência farmacêutica na rede municipal

Foto: Demis Roussos

O fortalecimento da assistência farmacêutica em Natal ganhou um novo passo nesta segunda-feira (1º), com a assinatura do termo de compromisso do projeto Abastece-SUS pelo prefeito Paulinho Freire e pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A iniciativa estabelece um conjunto de ações voltadas à qualificação dos serviços relacionados à assistência farmacêutica na rede municipal de saúde, a partir de um diagnóstico realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Plano de Ação do projeto Abastece-SUS foi instituído no âmbito do Convênio nº 14/2024, firmado entre o MPRN, a UFRN e a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). O documento foi elaborado com base nos resultados do projeto de pesquisa “Caracterização dos serviços de Assistência Farmacêutica na Região Metropolitana de Natal-RN”, desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Farmácia da UFRN, com colaboração e supervisão da 48ª Promotoria de Justiça da Saúde.

A construção do plano partiu de um diagnóstico situacional realizado na Rede de Atenção à Saúde de Natal, abrangendo unidades que executam serviços e ações relacionadas à assistência farmacêutica. O levantamento analisou aspectos como recursos humanos, serviços técnico-gerenciais, serviços técnico-assistenciais e estrutura física, tendo como foco a qualificação do atendimento prestado à população.

O documento estabelece ações de curto prazo, com execução em até um ano; de médio prazo, em até dois anos; de longo prazo, em até quatro anos; e de muito longo prazo, entre quatro e seis anos. As medidas contemplam intervenções para enfrentar demandas identificadas no diagnóstico e estratégias voltadas à organização e ao desenvolvimento da assistência farmacêutica no município.

Durante a solenidade, o prefeito Paulinho Freire ressaltou a importância do acordo para o aprimoramento dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde. “É uma satisfação assinar este termo de compromisso do Abastece-SUS, resultado de um estudo desenvolvido pela UFRN e acompanhado pelo Ministério Público. A partir desse diagnóstico, temos um plano de ações que vai contribuir para a melhoria dos processos da assistência farmacêutica e para o fortalecimento dos serviços prestados à população”, afirmou.

Para Geraldo Pinho, secretário municipal de Saúde, a formalização do compromisso representa o início de uma etapa de implementação das ações previstas no plano. “Com a assinatura deste termo, começamos a colocar em prática medidas que vão qualificar a assistência farmacêutica do município. Isso terá impacto direto no atendimento à população, tornando os processos de dispensação de medicamentos mais organizados, ágeis e eficientes para quem depende desses serviços”, disse.

A promotora de Justiça da Saúde, Kalina Filgueira, lembrou que o termo é resultado de um trabalho iniciado anteriormente por meio da parceria entre o Ministério Público e a UFRN. “Esse acordo é fruto de um diagnóstico realizado nas unidades de saúde, que identificou pontos que precisam ser aperfeiçoados. Agora, com o plano de ação, teremos condições de promover as adequações necessárias e avançar na melhoria de todo o ciclo da assistência farmacêutica em benefício da população”, declarou.

Também presente na solenidade de assinatura, a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Elaine Cardoso, explicou que o termo estabelece ações concretas para a estruturação da assistência farmacêutica no município, incluindo a definição de prazos para ampliação e adequação das equipes de farmacêuticos e auxiliares de farmácia nas unidades de saúde, especialmente na Atenção Primária.

Segundo ela, a execução das medidas permitirá aprimorar o controle da entrada e da saída de medicamentos nas unidades, além de fortalecer a alimentação dos sistemas de monitoramento e gestão. O trabalho contribuirá para identificar com maior precisão as necessidades da rede, subsidiando processos de aquisição, controle de estoques e planejamento das ações.

A promotora também observou que o plano contempla medidas administrativas voltadas à organização do Departamento de Assistência Farmacêutica. A expectativa é que a implementação das ações contribua para reduzir perdas, aperfeiçoar a gestão dos medicamentos e ampliar o acesso da população aos serviços da rede municipal de saúde.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

DE NOVO: Só 2 de 4 elevadores funcionam no Walfredo Gurgel e defeito atrasa transferência de pacientes do centro cirúrgico

Foto: Reprodução

Pacientes do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, enfrentaram novos transtornos nesta quinta-feira (28) após mais um elevador apresentar defeito na unidade. Segundo a direção do hospital, dos quatro equipamentos existentes no complexo, apenas dois estavam funcionando, afetando principalmente a transferência de pacientes do centro cirúrgico para as enfermarias.

O diretor-geral do hospital, Geraldo Neto, confirmou o problema em entrevista à TV Tropical. Segundo ele, um dos elevadores usados no acesso às enfermarias parou recentemente. Outro já estava fora de operação há mais tempo por causa de problemas no sistema de freios.

Ele disse que há um elevador em funcionamento no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho e outro na estrutura principal do hospital. No entanto, apenas um deles comporta camas hospitalares. “Um dos elevadores que está funcionando, que dá acesso às enfermarias, não entra cama, só cabe a maca”, afirmou.

Com isso, pacientes que passaram por cirurgia e haviam sido levados em camas precisaram permanecer no centro cirúrgico até a conclusão do reparo no elevador maior.

Segundo o diretor, técnicos da empresa responsável pela manutenção estavam no hospital tentando identificar a causa da falha. Ele disse ainda que o defeito pode estar tanto na cabine quanto na estrutura dos andares do prédio.

A direção informou ainda que tenta reorganizar o fluxo interno para priorizar o transporte de pacientes em macas e reduzir o uso de camas nos elevadores. Geraldo Neto disse ainda que o uso frequente de camas pode provocar danos nos sensores dos equipamentos.

Opinião dos leitores

    1. A população entregue aos marginais, modo desgoverno ptralha, falacias , mentiras, propaganda mentirosa e cara de pau. Fora guinvernadora goipi e sua trupe

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viver Saúde promove fim de semana de bem-estar, esporte e movimento em Natal

Foto: Divulgação

A Viver Saúde transforma o próximo fim de semana em Natal em uma celebração do movimento e da qualidade de vida. A iniciativa Viver em Ação concentra, em dois dias, uma programação variada que traduz o que a empresa defende desde sua fundação: a prática de atividades físicas como caminho para um estilo de vida mais saudável.

No sábado, em parceria com a Bora Assessoria, a Viver Saúde recebe convidados em sua sede para uma experiência que combina aula de dança, treino leve, massagens e café da manhã nutritivo. O encontro é voltado a concessionários parceiros e tem capacidade para 70 participantes.

Ainda no sábado, a empresa patrocina o campeonato de futevôlei no bairro Cidade Satélite.

No domingo, dia 24, a Viver Saúde integra a lista de patrocinadores da Corrida Favorito, evento de corrida de rua que tem largada em frente ao Favorito Supermercado, unidade Roberto Freire, com portões abertos a partir das 4h. Os percursos oferecem trajetos de 5 km e 10 km, além da tradicional Cãominhada.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] CAOS NA SAÚDE: Deputado denuncia abandono, esgoto estourado e presença de ratos no Hospital Santa Catarina em Natal

Imagens: Reprodução/Gustavo Carvalho

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa denunciando problemas estruturais no Hospital Santa Catarina, localizado na Zona Norte de Natal.  A fala ocorreu após uma fiscalização presencial realizada pela equipe do parlamentar.

Segundo ele, a vistoria constatou áreas tomadas por matagal, acúmulo de lixo, sujeira espalhada por diversos setores e esgotos estourados. Gustavo classificou o cenário como “um retrato doloroso do abandono” por parte do Governo do Estado.

O relatório apresentado em plenário aponta que usuários da unidade de saúde relataram a circulação de ratos pelos corredores, inclusive em locais próximos aos leitos dos pacientes. O deputado cobrou providências emergenciais imediatas da Secretaria de Saúde do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morte de médico no RN provoca reflexão sobre saúde mental entre profissionais da saúde

Foto: Divulgação

O médico intensivista Saul Oliveira e Costa, de 43 anos, que estava desaparecido desde o dia 14 de maio, em Natal, foi encontrado sem vida. O caso gerou forte comoção entre colegas, amigos e profissionais da área da saúde no Rio Grande do Norte.

Saul atuou durante anos em hospitais importantes do estado, incluindo unidades da rede privada, e, segundo pessoas próximas, estava afastado das atividades profissionais há cerca de um ano após enfrentar um grave quadro de sofrimento psíquico.

Sem entrar em detalhes sobre as circunstâncias da morte, amigos próximos relatam que o caso escancara uma realidade silenciosa e cada vez mais presente entre profissionais da saúde: o adoecimento emocional de quem dedica a vida ao cuidado do outro.

“Há um evidente adoecimento de quem cuida dos doentes. Os profissionais da saúde, que cuidam da população, estão adoecendo vítimas de burnout, frustração e jornadas excessivas de trabalho”, relatou uma fonte próxima, que preferiu não se identificar.

Ainda segundo o relato, muitos profissionais vivem submetidos a rotinas intensas, acúmulo de plantões, pressão por resultados e cobranças constantes, além da necessidade de buscar reconhecimento e estabilidade financeira em um cenário cada vez mais competitivo.

“Existe também uma pressão por visibilidade e exposição. Muitos acabam tentando se reinventar nas redes sociais para atrair pacientes e manter seus consultórios, mas nem sempre conseguem a remuneração e o reconhecimento que esperavam”, afirmou.

Opinião dos leitores

  1. Que Deus o receba em seus braços e conforte a sua família nesse momento de imensa dor e tristeza 😔😢🙏

  2. Os nossos sentimentos a familia deste profissional e Cidadão e ficamos estarrecidos com o que passa muitos profissionais em todas as areas da humanidade. Vivemos tempos sombrios e triste ao mesmo tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeita Darkinha, vice-prefeito e grupo político de Triunfo Potiguar fecham apoio a Álvaro Dias

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, recebeu um importante reforço político na tarde desta quarta-feira durante visita ao município de Triunfo Potiguar, no Médio Oeste potiguar. A prefeita Darkinha, o vice-prefeito Abimael Fonseca e um amplo grupo de lideranças locais declararam apoio ao projeto político de Álvaro para as eleições de 2026, fortalecendo sua presença na região.

Além da prefeita e do vice-prefeito, o apoio conta com a adesão do presidente da Câmara Municipal, Juirliton Estevam, e dos vereadores Dadão do Boqueirão, Liomar, Agenor Ribeiro, Ceição de Creuza, Lidione Atanásio e Lúcia de Nero. Também passam a integrar o grupo político de apoio os ex-vereadores Cição da Saúde, Necas Estevam e Jonas Estevam, além dos ex-vice-prefeitos Neto Apolinário e Gildenor Fonseca.

Durante o encontro, Álvaro apresentou sua trajetória na vida pública, destacando ações realizadas ao longo de seus mandatos e os resultados alcançados durante sua gestão à frente da Prefeitura de Natal. O pré-candidato defendeu uma administração municipalista e reafirmou o compromisso de manter uma parceria permanente com os municípios potiguares.

Entre as propostas apresentadas, Álvaro destacou o projeto de regionalização e ampliação do atendimento médico nos hospitais regionais do Rio Grande do Norte, com o objetivo de aproximar os serviços de saúde da população e reduzir a necessidade de deslocamentos para os grandes centros urbanos.

“Queremos fortalecer os hospitais regionais, ampliar os atendimentos especializados e garantir que a população tenha acesso à saúde de qualidade mais perto de casa. O Rio Grande do Norte precisa voltar a investir nas regiões e dar condições para que os municípios possam crescer e se desenvolver”, afirmou.

A adesão do grupo liderado pela prefeita Darkinha amplia a presença de Álvaro Dias no Médio Oeste potiguar e reforça o crescimento de sua pré-candidatura em diversas regiões do estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *