Secretaria de Turismo esclarece os valores altíssimos pagos de diárias

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre as informações que circularam na imprensa questionando os valores das diárias das servidoras que compõem o quadro da Empresa de Promoção e Turismo do RN (Emprotur), a secretária estadual de turismo do RN, Ana Maria da Costa, vem esclarecer que todas as diárias aplicadas foram utilizadas para participação de eventos internacionais com o objetivo de divulgar e promover o turismo estadual.

A participação do RN nas feiras é uma das principais demandas apresentadas pelo trade turístico. E uma das formas de aquecer a economia é através do incentivo às atividades que geram renda e aumentam a arrecadação no estado. As profissionais citadas não estavam fazendo turismo, mas sim prospectando turistas e desenvolvendo esta que é uma das mais importantes atividades econômicas geradoras de emprego e renda para os potiguares.

As diárias citadas nas reportagens são referentes às participações da titular da pasta, da diretora de marketing, Tereza Suyane França, e da gerente de promoção internacional, Nayara Santana, em feiras internacionais. Entre elas, a Vakantibeurs, em Utrech, na Holanda, que garantiu a consolidação do voo charter entre Amsterdã e Natal.

As diárias referem-se também à participação, em parceria com a Embratur, na maior feira de turismo do mundo, ITB Berlin, na Alemanha, e a presença na BTL Lisboa, em Portugal. Nesta última, ocorreram reuniões importantes e estratégicas para o Rio Grande do Norte. Destaque para o encontro da secretária com os presidentes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e da TAP Linhas Aéreas, que levantou a possibilidade de aumentar de três para cinco os voos semanais ligando Natal e Lisboa ainda no segundo semestre de 2019.

Os gastos divulgados nos valores das diárias são um direito do servidor quando está fora do seu ambiente de trabalho para cobertura de despesas com alimentação, hospedagens, seguro viagem, locomoção e telefonia, tudo na moeda local do país. No caso dos eventos apontados, todos aconteceram no continente europeu, tendo o cálculo da diária realizado com base no valor do euro. Em uma viagem de trabalho, o servidor recebe apenas as passagens aéreas, todos os demais gastos são custeados com as diárias fornecidas.

O investimento na promoção e divulgação do Rio Grande do Norte como destino turístico internacional ocorre com recursos do Projeto Governo Cidadão, através do contrato com o Banco Mundial, gerenciado pela Secretaria de Planejamento do RN e também com recursos próprios da Emprotur.

“A Secretaria de Turismo do RN tem um planejamento anual para a participação de feiras nacionais e internacionais, amplamente divulgado e debatido com o trade, com o objetivo de promovermos o nosso estado. Durante esses eventos acontecem reuniões e parcerias são estabelecidas para trazer mais turistas para o Rio Grande do Norte. É impossível divulgarmos o estado sem sair dele”, explicou a titular da Setur.

A secretária de turismo do estado não está sozinha no trabalho de divulgação do estado. Também participam dos eventos, tanto o trade turístico da cidade, que envolve hoteleiros e receptivos, quanto prefeitos e secretários de municípios turísticos. Para a BTL, está em Lisboa atualmente uma comitiva de 29 pessoas.

Ciente de que a atividade turística tem um peso relevante para a economia do Rio Grande do Norte, o Governo da professora Fátima Bezerra tem o entendimento que esses valores são investimentos com retorno garantido, visto que somente a captação do voo Amsterdã/Natal tem como expectativa, em seis meses, movimentar cerca de R$ 56,6 milhões na economia local.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. diegolex disse:

    muita ignorancia nesses comentarios.
    qual è maior industria de RN? vcs sabem?…..entao respondam
    outro assunto è quanto dineiro recebem esse pessoal com essas diarias fora do pais….que nao foi dito….mas que eu sei……..
    a questao è: evento deve ter mas o custo tambem deve estar nos padroes ( que no Braisil nuncam se respeitam porquè tem aquele velho habito……alguem vai pagar )

  2. Ana Almeirinda disse:

    Falta de respeito com o povo,pagamento atrasado pode , viajar viroybprioridade ? Arrume primeiro a vida deste povo trabalhador que depende dos salários em dia. E não adianta dizer que é atraso da gestão anterior, porque se elegeu sabendo o Ó que estava pegando. Falta de responsabilidade.

  3. Alexandre Melita disse:

    BG até gosto do seu blog mas me parece que sua matéria sobre este caso é tendenciosa….uma das maiores fontes de renda do nosso estado é o turismo e este investimento é inclusive pequeno se comparado aos nossos concorrentes. Pergunte ao trade do RN se a Secretária Ana Maria Costa não tem todo apoio e reconhecimento.
    Sem investimentos e divulgação profissional não teremos retorno.

    • diegolex disse:

      cocordo: o problema como sempre è se faz pouco e principalemte MAL FEITO.
      e faz tanto pra fazer mas a qualidade deixa a desejar ….esse è o problema porque?
      porque se colocam amigos de amigos e de politico para recompensar o agradar alguem….e assim por diante.
      fosse um pessoal prefissional treinado e prepardo com estudos espcifico e EXPERIENCIA ESPECIFICA NO RAMO…ai sim a musica seria bem diferente
      nossas belezas natirais nao tem nada que invejar a nehum outro lugar…..e contudo tempos menor indice de turismo ….uma derrota

  4. Pedro disse:

    Não tem dinheiro pra pagar os servidores da saúde, mas pode pagar viagem pra Europa só pra fazer "marketing turístico" ? HAHAHA

  5. JOSE GILBERTO DIAS disse:

    Explicação sem nexo, quer dizer que mesmo em estado de crise, o estado agora vai torrar o restinho das merrecas na área de turismo. Dá licença seu moço.

  6. Moura disse:

    É gópi

  7. Yago disse:

    CEI CEI

  8. Alcides disse:

    Isso não existe Estado nessa situação

COMENTE AQUI