Secult divulga programação cultural da tocha olímpica em Natal

24270Por interino

O revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica em Natal vai ser também um grande momento da cultura potiguar. No próximo sábado (4), na Praça Augusto Severo (Ribeira) e na Arena das Dunas, artistas potiguares dos mais variados estilos, tendências e linguagens estarão se apresentando graças ao edital organizado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte).

A programação começa às 10h, na Praça Augusto Severo (Ribeira) com a apresentação de Boombox “Passurbano”, seguido de Macaxeira Jazz (10h30) e “Tatyelli Raulino Cia de Dança”. Ao meio dia tem show em ritmo de São João com “As Nordestinas” e às 14h apresentação do grupo Parafolclórico da UFRN.

Depois do tradicional forro pé de serra e de uma apresentação sempre marcante do grupo Parafolclórico da UFRN tem a banda potiguar do momento Dusouto, começando sua apresentação às 14h30. Depois tem “Al Hanna Cia de Dança” e “Família Pádua Techno Family”, seguido do Balé da Cidade apresentando “A3” e o grupo Parafolclórico do Bom Pastor (Brincantes) sob a coordenação do professor e mestre Dimas Carlos.

Quando começar a noite na Ribeira o momento será de ritmoz latinos com a banda “Perfume de Gardênia” (17h30) e depois Valéria Oliveira (18h30). Às 19h30 tem Linus Lerner e Banda Sinfônica da Cidade do Natal numa apresentação inédita na cidade e Hilkélia Medeiros e Amigos da Banda Sinfônica da Cidade do Natal. Às 21h sobe ao palco da praça Augusto Severo o talento e alegria de Nara Costa e fechando a noitada tem os sucessos marcantes da potiguar Khrystal (22).

Shows na área da Arena das Dunas

Os shows do Revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica também marcam presença na melhor Arena da Copa do Mundo em 2014. A partir das 17h tem Fanfarras da Apae, Dragões Independentes e Zila Mamede. Às 17h30 tem apresentação do Balé Municipal e Action Cia de Dança, seguido de apresentação do consagrado Gira Dança (20h) e fechando a banda “Caçuá”.

A Chamada Pública Nº 006/2016 foi organizada pela Prefeitura do Natal e habilitou e selecionou artistas potiguares mantendo a tradição dos editais públicos, abertos e democráticos em sua seleção e critérios. “Uma determinação da própria gestão municipal e do prefeito Carlos Eduardo de sempre utilizarmos os editais e chamadas públicas possibilitando a participação das diversas manifestações da nossa cultura, de forma ampla e democrática”, comentou o secretário de cultura de Natal, Dácio Galvão.

“A passagem da Tocha Olímpica por Natal é um momento único na história da cidade. Sempre atento aos grandes eventos internacionais que fomentam a economia criativa na cidade, a Prefeitura do Natal não poderia deixar de inserir a nossa cultura, a gastronomia e o artesanato regional neste contexto”, comentou o prefeito Carlos Eduardo.

Todo o processo de habilitação jurídica, artística e seleção foi organizado pela equipe da Secult/Funcarte seguindo os critérios constantes na Chamada Pública. A realização do projeto foi possível graças a convênio firmado com o Ministério da Cultura (Minc) que é responsável pelo pagamento dos artistas.

Além dos shows de artistas potiguares das mais variadas linguagens, haverá também espaço seleto para os empreendedores gastronômicos e artesãos que se habilitaram para comercializar seus produtos durante a realização do evento. “Nós entendemos que um evento do porte da passagem da Tocha Olímpica e Paralímpica é um momento único na história da qualquer cidade. E Natal estará mostrando seu talento artístico, gastronômicos e empreendedor”, avalia Dácio Galvão, designado pelo prefeito Carlos Eduardo para a função de gerir o Comitê do Revezamento da Tocha.

Pontos de Imagens e obra de Flávio Freitas

Natal terá quatro Pontos de Imagens, onde a imprensa local, nacional e internacional poderá registrar as belezas naturais, turísticas e ícones culturais da cidade.

Graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Turismo e a Secult, ficaram definidos quatro Pontos: Fortaleza dos Reis Magos, Largo Dom Bosco (Praça Augusto Severo), Centro de Convenções com o visual do Morro do Careca e Ponta Negra e na frente do tombado prédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte) na avenida Câmara Cascudo onde haverá um painel de 4×3 metros obra do artista plástico Flávio Freitas doado especialmente para o projeto, além da presença de brincantes devidamente caracterizados.

São todos pontos de alto interesse e impacto turístico que serão divulgados para o mundo. A obra de Flávio Freitas foi uma doação do artista plástico que chefia o Departamento de Artes Integradas da Prefeitura do Natal.

Confira a programação completa:

PRAÇA AUGUSTO SEVERO – LARGO DOM BOSCO

10:00 BOOMBOX “PASSURBANO”

10:30 MACAXEIRA JAZZ

11:30 TATYELLI RAULINO CIA DE DANÇA

12:00 AS NORDESTINAS

14:00 GRUPO PARAFOLCLÓRICO DA UFRN

14:30 DUSOUTO

15:30 AL HANNA CIA DE DANÇA

16:00 FAMÍLIA PÁDUA TECHNO FAMILY

17:00 A3/BALÉ DA CIDADE

FUNCARTE – GRUPO PARAFOLCLÓRICO DO BOM PASTOR (BRINCANTES)

17:30 PERFUME DE GARDÊNIA

18:30 VALÉRIA OLIVEIRA

19:30 LINUS LERNER E BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL

HILKÉLIA MEDEIROS, AMIGOS E BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL

21:00 NARA COSTA

22:00 KHRYSTAL

ARENA DAS DUNAS

17:00 FANFARRAS

APAE

DRAGÕES INDEPENDENTES

ZILA MAMEDE

17:50 BALÉ MUNICIPAL E ACTION CIA DE DANÇA

20:00 GIRA DANÇA

20:30 BANDA CAÇUÁ

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Rodolfo Silva Neto disse:

    Será que, diferentemente de outras ocasiões, a prefeitura de Natal pagará o cachê combinado com os artistas locais?
    É esperar prá ver.

  2. Anderson Lopes disse:

    É uma vergonha o preconceito que existe com a Zona Norte de Natal, não faço questão que a tocha passe por Natal, com todo respeito aos atletas mas nossa cidade exige outras prioridades, mas já que vai passar…pq não passa na Zona Norte? Alguém pode me indicar paisagem mais linda do que de cima da ponte Newton Navarro? PREFEITO A ELEIÇÃO ESTÁ CHEGANDO.

  3. marcelo disse:

    Pense em uma programação cultural sem graça é essa escolhida.

  4. Herivelto disse:

    Vai aqui uma sugestão: Que no roteiro da tocha sejam incluídos os corredores dos hospitais, a começar pelo Walfredo Gurgel, pois só assim ele seria esvaziado.

COMENTE AQUI