Diversos

Servidor: Rio pode ser 1º a demitir funcionário estável para cumprir LRF

41m6i8lananp8gd5g1uda9jlkSecretário de Planejamento, Francisco Caldas acredita no aumento da receita estadual e afasta os cortes. Foto: Fabrício Teixeira / Divulgação

Sob o forte risco de desenquadramento das contas frente à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Estado do Rio pode ter um inedistismo no corte de servidores para reduzir despesas. Nunca antes usada no país, a demissão de funcionário público estável para cumprir a LRF é a medida mais ousada e, se for aplicada, atingirá aqueles com menor tempo no cargo, além de idade. Ficam fora da mira militares, magistrados e promotores e também carreiras exclusivas de Estado, como delegados e defensores públicos.

Entre os servidores, depois dos comissionados — que são os primeiros a serem cortados —, o temor ronda os que estão em estágio probatório e os de carreiras recém-criadas, como prevê a lei. Esses cargos novos, com pouco mais de três anos — ou menos que isso —, de gestores (previdenciários, de Saúde, Finanças e Políticas Públicas) e executivos, foram criados com objetivo de modernizar a gestão pública. No entanto, também correm riscos de serem dispensados, já que têm pouco tempo de existência.

Professor de Direito Administrativo da UFF, Luiz Jungstedt acredita que o Rio caminha para ser o primeiro estado a adotar essas medidas drásticas: “A crise é tão grande que acho que será o primeiro ente da federação a exonerar servidor estável”.

E, neste caso, ele lembra que a Constituição determina apenas corte de 20% de gastos com comissionados antes de demitir os não estáveis e estáveis. Mas ressalta que é pouco. “Caberia ao governo perceber a injustiça do fato e reorientar seus secretários e mandar mais cargos comissionados embora, por questão de justiça, não por imposição de lei”, afirma.

Ainda que a situação fiscal seja calamitosa, o secretário de Gestão e Planejamento, Francisco Caldas, afirmou à coluna que o cenário (de cortes de estágio probatório e estáveis) está longe de acontecer. Caldas diz que as medidas — securitização da dívida e venda da folha — lançadas pelo governador em exercício Francisco Dornelles podem aumentar a receita e impedir o desenquadramento.

“Estamos com expectativa de crescimento da receita e de aquecimento da economia com a Olimpíada e de que os agentes econômicos vão voltar a investir”, afirma.

Sobre cargos que podem sofrer cortes, Caldas diz que é “pré-maturo” afirmar algo. No entanto, admite que em caso de desenquadramento, o estado terá que seguir regras da lei: “Se houver uma catástrofe, faríamos o que a lei diz. Pediríamos parecer à Procuradoria Geral para definir o melhor critério de acordo com a lei”.

Servidores relatam medo

As carreiras de assistente-executivo e analista-executivo, que somam 965 servidores (espalhados nas secretarias de Educação, Meio Ambiente e Seplag), a maioria em estágio probatório, são algumas das que correm mais riscos, pois foram recém-criadas.

Apesar de haver professores novos, em estágio probatório, por exemplo, muitos entraram em concurso para reposição. Então, será mais difícil haver corte desses profissionais de Educação. Por isso, o temor dessas outras carreiras é maior.

O primeiro concurso para executivos foi em 2012 e os funcionários têm pouco tempo de casa. Só na Secretaria de Educação, há 741 assistentes (416 estáveis) e 38 analistas, todos estáveis.

Jesuíno Alves, da Associação dos Executivos Públicos do Estado do RJ, diz que a categoria está preocupada. “Temos feito reuniões com deputados e pedindo junto à Seplag nossa preservação”, diz ele, que complementa: “São carreiras criadas para modernizar a gestão pública e é contrassenso dispensá-las”.

Estão nessa situação especialistas em políticas públicas e gestão governamental (110) e analista de Planejamento e Orçamento (49), gestores previdenciários (105), de Saúde (28) e analista de Finanças Públicas (21).

RAUL VELLOSO

“Estado deverá usar calamidade pública para não se desenquadrar”

Especialista em contas públicas, Raul Velloso alerta para o cenário alarmante do Rio. “O problema do estado é que a arrecadação caiu muito, o que configura uma situação fora do comum. Tanto que o Dornelles (governador em exercício) editou decreto de calamidade pública financeira”, observa.

Para o especialista, o estado deveria usar essa “situação de calamidade” para tentar impedir que o estado não tenha o desenquadramento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O caminho seria fazer isso. É tentar enquadrar a situação atual, dar algumas explicações, para quem checa isso, como o Tribunal de Contas do Estado e fazer uma representação comunicando isso”, opina.

Velloso acredita que demissão não é a solução: “Há cargos necessários e de confiança. Deve-se resistir e usar os argumentos da calamidade”.

Há casos de demissão sem indenização

Para o estado, a demissão de servidor estável (que passou dos três anos de estágio probatório) com pouco tempo de serviço sai mais barata. O professor Luiz Jungstedt ressalta que a Constituição prevê indenização para esse funcionário. O valor equivale a um mês de salário por ano de serviço.

Jungstedt faz outra ressalva: quem está em estágio probatório não recebe indenização. “Nessa situação, corre um risco enorme hoje em dia”, diz o especialista, que acrescenta: “Apesar de a lei não citar o estágio probatório, a interpretação é de que eles estão juntos com os não estáveis, que são os celetistas que ingressaram no serviço público sem concurso e que não tinham cinco anos de casa, quando veio a Constituição de 1988. O governo não paga nada se dispensar esse servidor. E o cargo é extinto”, explica o professor.

Já os critérios impessoais para demissão do servidor estável por excesso de despesa estão na Lei 9.801/ 1999.

“Será escolhido entre o que em menos tempo de serviço público, maior remuneração e menor idade. E os servidores de carreiras exclusivas de Estado, que são defensores, delegados e TCE estão fora. Mas em caso extremo, podem ser dispensados se nem o corte de 30% do efetivo administrativo desses órgãos resolver”, explica Jungstedt. Militares e cargos vitalícios, que são juízes e promotores, também estão fora.

‘Rio terá tempo para se enquadrar’

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina limites de gastos com pessoal por cada poder. O Legislativo não pode ultrapassar 3% da receita corrente líquida do estado. O teto do Judiciário é de 6% e o do Executivo é de 49%.

Se a despesa total com pessoal estourar os limites, o percentual excedente deve ser eliminado nos oito meses seguintes. E o secretário de Planejamento e Gestão, Francisco Caldas, ressalta que o prazo pode se estender para 16 meses.

“A lei duplica esse prazo se o crescimento do PIB for inferior a 1%, ou seja, ainda há possibilidade de termos 16 meses para o enquadramento”, diz.

O Dia

Opinião dos leitores

  1. Faz uns 3 meses falaram q o supremo declarou inconstitucional umas nomeacoes aqui do RN. Quantoa foram demitidos? Nem serão.

  2. Politica do medo. Tipo…fiquem quietinhos, calados, se nao eu demito. Nao vai ser demitido ninguem.

  3. Se a moda chegar no RN,creio q boa parte do funcionalismo será demitido,tendo em vista q não são estáveis (após decisão do STF de anular as nomeações sem o devido concurso público ou investidura no cargo, cinco anos antes da promulgação da CF/88)…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula reclama com Motta de escolha de Derrite para relatar projeto da Lei Antifacção

Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou neste sábado para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para reclamar da escolha do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) como relator do projeto da Lei Antifacção, enviado pelo governo ao Congresso nesta semana.

Lula queria que a relatoria fosse assumida por um deputado considerado mais neutro. Derrite é aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, possível candidato à Presidência em 2026, o que gerou desconforto no Planalto.

Hugo Motta garantiu que a análise será técnica e afirmou que o texto do governo não será combinado com propostas que tratam facções criminosas como terrorismo, ponto rejeitado por Lula. O presidente teme que essa classificação permita interferência externa no país sob o argumento de combate ao terrorismo.

Nas redes sociais, Motta afirmou que segurança pública é uma pauta “suprapartidária” e disse querer aprovar o projeto ainda este ano. Segundo ele, Derrite vai manter avanços do texto enviado pelo governo e endurecer as penas contra o crime organizado.

O substitutivo relatado por Derrite prevê:

  • Equiparação do tratamento penal das facções a atos de terrorismo (sem classificá-las formalmente como terroristas);

  • Aumento de penas;

  • Mais rigor no confisco de bens;

  • Bloqueio imediato de recursos usados por facções.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Motta coloca na pauta da Câmara desta semana projeto antifacção do governo relatado por Derrite

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou neste sábado, 8, a pauta da Casa para a próxima semana, com a inclusão do projeto de lei antifacção, texto encaminhado pelo governo Lula ao Congresso na esteira da megaoperação que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro. A proposta é relatada pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário de segurança de São Paulo.

Motta marcou a primeira sessão deliberativa da Casa da semana para terça-feira, 11, às 13h55. A sessão será semipresencial, conforme decidido pelo presidente da Câmara em atenção a pedido de líderes partidários. Isso significa que os deputados poderão votar a distância nas sessões dessa semana, sem precisarem estar em Brasília.

A pauta também contém outros projetos relacionados à Segurança Pública, como o que aumenta a destinação da arrecadação com jogos de apostas de quota fixa (bets) para o financiamento da segurança pública. O relator de tal projeto é o deputado Capitão Augusto (PL-SP).

Outro projeto na lista de serem debatidos pelos parlamentares é o que condiciona a progressão de regime, a saída temporária e a substituição de pena privativa de liberdade por pena restritiva à coleta de material biológico para obtenção do perfil genético do preso. O relator é o deputado Arthur Maia (União-BA).

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] NÃO SEI NEM O QUE EU DIGA: Ator faz reclamação sobre abordagem de fãs em aeroporto

O ator Lucas Solari, conhecido por sua participação na novela Reis, da Record, gerou polêmica ao desabafar sobre a fama nas redes sociais. Em vídeos publicados nos stories do Instagram, o artista reclamou de ter sido abordado por fãs no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e classificou o episódio como “falta de respeito”.

“Estou em uma posição de descanso, de repouso, dá pra ver que não quero falar com ninguém, mas as pessoas não sabem respeitar o artista. Às vezes a gente não está querendo, e olhe que a novela ainda nem saiu”, disse. A declaração dividiu opiniões e rendeu críticas nas redes, com internautas apontando falta de empatia por parte do ator, que afirmou que “a fama também tem seu lado ruim”.

Canal Paulo Mathias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja o momento em que a estrutura do galpão caiu no bairro Jardins em São Gonçalo do Amarante; duas pessoas morreram

Imagens obtidas pelo Via Certa Natal mostram o momento em que estrutura de galpão caiu no início da tarde deste sábado (8), em uma obra que era realizada no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante.

O acidente deixou duas pessoas mortas. As vítimas foram identificadas como Antonio Ferreira da Silva, de 35 anos, funcionário da obra, e Rodolfo Nobre, de 37 anos, filho do proprietário do galpão. Outro homem que ficou sob os escombros foi socorrido e levado ao hospital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rodrigo Paz, de centro-direita, toma posse como presidente da Bolívia e afirma que país nunca mais será submetido a ‘ideologias fracassadas’

Foto: Luis Gandarillas/via Reuters

O novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, de centro-direita, tomou posse neste sábado (8) e afirmou que o país “nunca mais ficará isolado da comunidade internacional”. A posse encerra quase 20 anos de domínio do MAS (Movimento ao Socialismo), partido do ex-presidente Evo Morales.

Durante o discurso, Paz criticou o isolamento político do país nas últimas décadas e afirmou:

“Nunca mais uma Bolívia isolada ou submetida a ideologias fracassadas.”

Paz, de 58 anos, economista e filho do ex-presidente Jaime Paz (1989–1993), vem buscando reaproximação com os Estados Unidos, rompida desde 2008. Ele foi recebido com aplausos no Palácio Legislativo, em La Paz, por parlamentares e mais de 70 delegações internacionais.

O presidente Lula não participou da cerimônia; o Brasil foi representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Também estiveram presentes o subsecretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, e os presidentes Gabriel Boric (Chile), Javier Milei (Argentina) e Yamandú Orsi (Uruguai).

Ele assume o governo em meio a grave crise econômica, marcada pela falta de dólares e combustíveis. O governo anterior, de Luis Arce, praticamente zerou as reservas internacionais para manter subsídios à gasolina e ao diesel. A inflação anual até outubro chegou a 19%, após ter atingido 25% em julho.

Com informações de Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Polícia faz operação em Mãe Luiza com auxílio de helicóptero

A polícia faz uma operação em Mãe Luiza na tarde deste sábado (8). A ação acontece com auxílio de helicóptero que sobrevoa a região, como mostram imagens enviadas ao BLOGDOBG, registradas por volta das 16h40, por moradores de prédios próximos. Nas imagens também é possível perceber policiais na mata próximos a residências.

Opinião dos leitores

  1. Vou antecipar o resultado dessa operação gigantesca, apreensão de 10 papelotes de maconha, cinco de cocaína, um simulacro e um colete balística com validade vencido, esse será o saldo dessa operação e, as facções continuarão operando livremente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula fica do lado do crime e abandona a vítima, diz Michelle

Michelle Bolsonaro faz discurso em Londrina, em evento do PL MulherImagem: Reprodução/YouTube @PartidoLiberalMulher

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado (8), durante evento do PL Mulher em Londrina (PR). Segundo ela, o governo Lula “faz aliança com o crime” e “abandona as vítimas”.

Michelle afirmou que Lula teria intenção de oferecer pensão a familiares de criminosos mortos na operação Contenção, realizada pela polícia em 28 de outubro nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.

“Hoje há uma inversão de valores. Ele fica do lado do crime e abandona a vítima”, disse.

A ex-primeira-dama questionou se o governo também pretende auxiliar a família de um jovem morto durante um assalto em Brasília:

“Vai entregar uma pensão para a mãe daquele rapaz da Asa Sul que foi esfaqueado até a morte por causa de um celular?”

Confira a fala de Michelle Bolsonaro:

Governo nega proposta

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania negou que exista qualquer proposta de assistência financeira para familiares de mortos na operação no Rio. A pasta afirmou que a informação, divulgada em redes sociais e alguns sites, “não procede”.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. A informação tem procedência sim, o próprio Lula afirmou que “iria verificar a possibilidade de conceder algum benefício às famílias dos bandidos mortos”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Novas imagens mostram o cenário de destruição em cidade no Paraná após passagem de tornado com ventos de 250 Km/h

 


Imagens: Instagram/Hoje no Mundo Militar

Novas imagens aéreas detalham o cenário devastador a após a passagem de um tornado com ventos que chegaram a 250 km/h. A Polícia Científica do Paraná confirmou a admissão de seis vítimas da ocorrência em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, que já foram oficialmente identificadas:

  • Jose Neri Geremias, 53 anos;
  • Jose Gieteski, 83 anos;
  • Adriane Maria de Moura, 47 anos;
  • Claudino Paulino Risse, 57 anos;
  • Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos.
  • Julia Kwapis, de 14 anos

São cerca de 750 pessoas feridas atendidas em hospitais da região, pelo menos nove delas em estado grave.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam as operações de busca por uma vítima que continua soterrada nos escombros.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD-PR) esteve no local e assegurou que o Governo do Paraná auxiliará na recuperação dos prejuízos e na reconstrução das moradias.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Duas pessoas morrem após estrutura de galpão desabar em São Gonçalo do Amarante

Um desabamento na construção de um galpão atingiu pelo menos três pessoas no conjunto Cidade das Flores, no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante. O acidente aconteceu neste sábado (8).

Uma delas foi resgatada com vida e levada ao hospital. Outras duas pessoas que ficaram sob os escombros morreram no local. As identidades das vítimas fatais ainda não foram confirmadas.

Os bombeiros conseguiram chegar aos corpos das duas vítimas que estavam embaixo dos escombros e os óbitos foram confirmados. A Polícia Científica foi acionada para fazer o recolhimento. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Com informações de Via Certa Natal e Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem é preso em flagrante após agredir mulher grávida em condomínio na zona Norte de Natal

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após agredir uma mulher. O caso aconteceu dentro de um condomínio no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal, neste sábado (8). Segundo a PM, a vítima é companheira do suspeito e estaria grávida.

A PM detalhou ao Portal da Tropical que foi acionada pelo Copom sobre uma ocorrência de violência doméstica. Uma equipe se deslocou ao local e presenciou um homem tentando sair do condomínio. No entanto, populares informaram que se tratava do suspeito e ele acabou sendo interceptado.

Os policiais entraram no condomínio e encontraram a vítima. De acordo com a Polícia Militar, a mulher relatou que foi agredida verbalmente e fisicamente. No entanto, ainda conforme o relato policial, não havia marcas de violência visíveis.

No entanto, as cenas de violência foram flagradas por moradores do local. Na filmagem, é possível ver a discussão entre o casal e os momentos de agressões, tanto físicas quanto verbais, com xingamentos. Após alguns instantes, alguns homens e até uma mulher conseguiram intervir e acalmar os ânimos.

No vídeo também é possível ver e ouvir, o homem negando as agressões e afirmando que ele teria sido agredido. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito tinha lesões na cabeça e na boca, alegando que havia sido mordido.

Outro detalhe pontuado pela Polícia Militar é que a vítima relatou que convivia com o suspeito há apenas quatro meses e que estaria grávida há dois meses. Após ser encaminhado à delegacia, o homem foi autuado na Lei Maria da Penha.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Pense numa cambada de homens frouxos? Não apareceu um pra peitar esse “valentão” que só é macho pra bater em mulher, nesse episódio, faltou um macho alfa pra aplicar alguns corretivos nesse covarde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *