Judiciário

Sete de setembro: Fux pede manifestações com ‘responsabilidade’ e sem ‘violências ou ameaças’, em meio à crise entre Poderes

Foto: Fellipe Sampaio/STF

Diante da expectativa para manifestações com discurso antidemocrático insufladas pelo presidente Jair Bolsonaro para o próximo dia 7 de setembro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, pediu, na abertura da sessão de julgamentos desta quinta-feira, manifestações “com senso de responsabilidade cívica e respeito institucional, independentemente da posição político-ideológica que ostentam”.

— Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas; por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças — , disse Fux.

Em um recado sobre a necessidade de que haja respeito e moderação mesmo diante de opiniões divergentes, o ministro lembrou que as críticas são válidas, desde que feitas com respeito e sem emprego de violência. Fux ainda apontou que o Supremo tem histórico de defesa das liberdades, tudo dentro dos limites da Constituição.

— A crítica construtiva provoca reflexões, descortina novos pontos de vista e convida ao aprimoramento institucional. A crítica destrutiva, por sua vez, abala indevidamente a confiança do povo nas instituições do país — , disse o ministro.

O ministro ainda afirmou, em referência à redemocratização e às falas de setores da sociedade que pedem a volta do regime militar, que “o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos”.

— Seja nos momentos de tormenta, seja nos momentos de calmaria, o bem do país se garante com o estrito cumprimento da Constituição. A esta missão jamais renunciaremos, como juízes constitucionais — apontou.

O presidente do Supremo ainda disse confiar que os “cidadãos agirão em suas manifestações com senso de responsabilidade cívica e respeito institucional, independentemente da posição político-ideológica que ostentam”.

A mensagem de Fux foi passada em um momento a tensão entre o Palácio do Planalto e o Judiciário, depois de críticas sucessivas feitas por Bolsonaro a ministros da Corte e a decisões tomadas pelo Supremo com relação à pandemia. O presidente é alvo de quatro inquéritos.

No feriado da Independência, o presidente pretende discursar pela manhã, em Brasília, e seguir com comitiva para fazer o mesmo em São Paulo, à tarde. Nesta terça-feira, Bolsonaro disse a apoiadores, ao falar sobre as manifestações, que “nunca uma outra oportunidade para o povo brasileiro foi tão importante ou será tão importante quanto esse próximo 7 de setembro”.

Bolsonaro também disse que mudará o destino do país “dentro das 4 linhas da Constituição”. “Muitos querem que eu tome certas medidas. Eu acredito, creio, que nós vamos mudar o destino do Brasil e tenho certeza dentro das 4 linhas da nossa Constituição. Não será levantando uma espada para cima e proclamando algumas palavras, no passado foi assim. Hoje, pela complexidade e pelo que está em jogo na nossa nação, será um pouco diferente, mas temos um outro 7 setembro pela frente”, disse.

Ao longo da semana, o clima no Congresso e nos tribunais superiores foi de preocupação em face de possíveis atos de vandalismo contra as sedes dos Poderes. Em razão das medidas de segurança, o Supremo ficará fechado a partir da véspera do 7 de setembro e não permitirá a entrada de ninguém durante o feriado. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), um pouco mais distante do local onde devem ocorrer as manifestações, seguiu a mesma orientação.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. A boiada cega e fanática pode inventar as mentiras que quiserem. Mas a realidade está nas prateleiras do supermercado, na bomba de combustível e na conta de luz: essas não mentem!

    1. Fácil!!!
      * Fique em casa a economia agente vê depois.
      **A gasolina custa 3.00 reais, de resto a culpa é de fatão genocida.
      *** simples de vc resolver a questão da energia, faça chover seu boi tabaco, babaca, adorador de ladrão derrotado.
      Viu como pra tudo tem explicação??
      Pare de rinchar, jumento de dois pé.

  2. Tem que ser tonto mesmo, se aliar a Bolsonaro pra protestar no 7 de setembro, esse imbecíl foi eleito prometendo extinguir totalmente os corruptos e puni-los exemplarmente, após essa limpeza, usar o nióbio, mineral que iria trazer aumento das nossas reservas financeiras, e com as execuções das reformas administrativas nos colocaria no 1o mundo e geraria milhões de emprego; resumo da ópera: perdi minha condição pra aposentadoria, país está no fundo do poço com desemprego e inflação, tudo aumentando 100%; os corruptos foram soltos com o silêncio do presidente, caíram a prisão em 2a instância e o COAF foi escanteado sem o presidente dá um Piu, e as leis contra corrupção foram jogadas na lata do lixo, e o pior foi entregar os cofres da nação pra o centrão tomar conta. Ômi, pelas caridades o que esse povo brasileiro tem na cabeça, já não bastava adorar um ladrão corrupto inveterado do luladrão, agora apoiar esse presidente que não consegue um resultado positivo do seu governo, e está nos levando ao verdadeiro precipício. Ainda tem quem ache esse louco deve ser aliado, Isso é o fim do mundo.

  3. Estão todos tremendo base ,sabe que a maioria esmagadora está com o presidente, as ruas são a verdadeira pesquisa, aguarde e iram ver que o povo está com o presidente.

    1. Kkkkkkk… Está sim. A grande maioria está com o presidente. Qual é mesmo o povo que está com o presidente!

  4. Os conservadores já fizeram MUITAS manifestações, SEMPRE pacíficas e ordeiras. Quebradeira, incêndios, badernas, violência contra opositores e policiais, esse tipo de coisa é característica da esquerdalha.

  5. Vou defender meu presidente mesmo que comprovem essa corrupção toda no governo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PORTUGAL: Candidato que chama Lula de ‘ladrão’ e diz que o impediria de entrar no país leva eleição presidencial ao 2º turno

Fotos: reprodução

Com 99% dos votos apurados, Antonio José Seguro (Partido Socialista) lidera a corrida presidencial em Portugal com 31%, seguido por André Ventura (Chega), que soma 23,6%. Como nenhum candidato atingiu 50%, a eleição será decidida no segundo turno.

Os votos conservadores somam 63,3%, contra 34,7% da esquerda, o que mantém Ventura como favorito para vencer o segundo turno.

Ventura, líder do partido Chega, é conhecido por declarações duras, incluindo ataques ao presidente brasileiro Lula, a quem chama de “ladrão” e já prometeu impedir o presidente brasileiro de entrar no país, se estiver no exercício do poder e o petista desembarcar em solo português. Ventura já citou que daria até “voz de prisão” contra Lula.

Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal) aparece em terceiro, com 15,8%. Marques Mendes (PSD), partido do primeiro-ministro Luís Montenegro, ficou apenas em quinto, com 11,4%. O almirante Gouveia e Melo (independente) surpreendeu e alcançou 12,3%. Luís Montenegro afirmou que o PSD não apoiará nenhum dos dois candidatos no segundo turno.

Antonio Seguro voltou ao cenário político após perder espaço no PS para António Costa, que deixou o governo após um escândalo de corrupção. Já Ventura, jornalista, consolida-se como um dos principais nomes da direita portuguesa.

Com informações de Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula prepara avaliação sobre entrada no Conselho de Paz para Gaza criado por Trump

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Auxiliares do governo Lula avaliam os impactos políticos e diplomáticos do convite para que o Brasil integre o novo Conselho da Paz para a Faixa de Gaza, proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo interlocutores do Planalto, a decisão não será tomada com pressa e caberá exclusivamente a Lula. O estatuto preliminar prevê mandatos de três anos, renováveis, com funcionamento baseado em contribuições voluntárias. Países que doarem ao menos US$ 1 bilhão teriam assento permanente.

O governo brasileiro analisa se o novo órgão pode complementar ou competir com a atuação da ONU, especialmente o Conselho de Segurança. Também há dúvidas sobre o escopo real das ações e possíveis sobreposições diplomáticas.

A iniciativa recebeu críticas do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, que afirmou não ter sido consultado e disse que o plano vai contra a política israelense.

O conselho faz parte da segunda fase do plano de paz dos EUA para o Oriente Médio. Trump já anunciou nomes como Marco Rubio, Tony Blair, Jared Kushner e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.

Entre os chefes de Estado convidados estão Lula, Javier Milei (Argentina) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia). Milei aceitou o convite e declarou apoio à iniciativa, afirmando que a Argentina estará ao lado de países que combatem o terrorismo e defendem a liberdade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro abre pré-campanha com giro internacional; Roteiro inclui Israel e países do Oriente Médio

Foto: reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, inicia nesta segunda-feira (19) uma viagem internacional por Israel e países do Oriente Médio, com possíveis escalas na Europa.

Ele e o irmão Eduardo Bolsonaro, ex-deputado cassado em dezembro, foram convidados para palestrar na Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo, nos dias 26 e 27 de janeiro, em Jerusalém. O evento contará com a presença do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Nas redes sociais, Flávio disse estar “profundamente honrado” com o convite e reafirmou seu apoio ao povo judeu e o combate ao antissemitismo.

Após Israel, o senador deve visitar Bahrein e Emirados Árabes Unidos, buscando aproximação com governos aliados ao grupo político da família Bolsonaro. A viagem foi organizada por Eduardo, que vive nos Estados Unidos desde março de 2025.

O retorno ao Brasil está previsto para 15 de fevereiro. O Senado autorizou sua ausência oficial entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro.

No sábado (17), Flávio voltou a defender a união da direita contra o governo Lula. Ele citou Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ratinho Jr., Romeu Zema e Ronaldo Caiado como aliados estratégicos.

“Um palanque único vai acontecer no tempo certo”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Novas imagens revelam detalhes do roubo ao Museu do Louvre, em Paris

Novas imagens do roubo ao Museu do Louvre, em Paris, foram divulgadas neste domingo (18). Os vídeos mostram um homem usando uma máquina para serrar a estrutura de proteção e, em seguida, tentando quebrar o vidro com socos.

As gravações foram exibidas pela emissora francesa TF1 e se espalharam pelas redes sociais. O crime ocorreu em outubro de 2025 e teve repercussão internacional.

Os criminosos estacionaram um caminhão ao lado do museu, usaram uma escada mecânica para acessar o primeiro andar, quebraram uma janela não blindada e arrombaram vitrines da Galeria de Apolo. A ação durou cerca de sete minutos, e a fuga foi feita de moto.

Oito joias históricas da monarquia francesa foram levadas. A coroa da imperatriz Eugênia chegou a ser retirada, mas foi encontrada danificada na rua.

Segundo o ministro do Interior, Laurent Nuñez, os suspeitos agiram com planejamento e experiência. Ao todo, sete pessoas foram presas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em um dia, 369 mil clientes já pediram ao Fundo Garantidor de Créditos reembolso de valores investidos no Banco Master

Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) informou neste domingo (18) que 369 mil dos 800 mil investidores do Banco Master já solicitaram o reembolso de seus valores. Os pagamentos começam nesta segunda-feira (19).

Ao todo, R$ 40,6 bilhões serão repassados aos investidores. O FGC garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição, com limite de R$ 1 milhão a cada quatro anos. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site do fundo.

Segundo o FGC, cerca de 150 mil credores já concluíram o processo e devem receber o dinheiro em até dois dias úteis. O sistema registra cerca de 9 mil pedidos por hora, apesar de eventuais lentidões por excesso de acessos.

O Banco Master foi liquidado pelo Banco Central em novembro, após graves irregularidades e problemas de liquidez, em meio a uma investigação sobre fraude estimada em R$ 12 bilhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Países da Europa anunciam reforço da segurança no Ártico após ameaça de Trump; Groenlândia agradece apoio

Foto: Divulgação/Otan

Países europeus anunciaram neste domingo (18) que vão reforçar a segurança no Ártico em apoio à Groenlândia, após ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar a ilha.

Dinamarca, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Suécia, Finlândia e Holanda divulgaram um comunicado conjunto reafirmando o compromisso com a defesa da Groenlândia, território semiautônomo pertencente à Dinamarca.

“Como membros da Otan, estamos empenhados em fortalecer a segurança do Ártico como um interesse comum”, afirmaram.

Nos últimos dias, França, Alemanha e Reino Unido enviaram pequenos grupos militares à ilha a pedido da Dinamarca. A ação levou Trump a ameaçar impor tarifas comerciais a oito aliados europeus caso os EUA não possam comprar a Groenlândia.

Líderes europeus alertaram para uma “espiral descendente perigosa” e prometeram manter o apoio à soberania dinamarquesa. Embaixadores da União Europeia se reunirão para discutir uma resposta às ameaças americanas.

Autoridades da Groenlândia agradeceram o apoio internacional. “Vivemos tempos extraordinários que exigem coragem”, disse a ministra Naaja Nathanielsen.

No sábado (17), milhares de pessoas protestaram na Dinamarca e na Groenlândia contra o plano de Trump. O maior ato ocorreu em Copenhague.

Trump afirma que a ilha é estratégica para a segurança dos EUA por sua localização e riquezas minerais e não descarta o uso da força, o que preocupa aliados da Otan.

Líderes da Suécia, Finlândia e Noruega criticaram as ameaças. “Não nos deixaremos chantagear”, disse o premiê sueco Ulf Kristersson. Já o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Stoere, afirmou que “ameaças não têm lugar entre aliados”.

Opinião dos leitores

  1. Chegará o dia que a Europa dará todo esse território de graça e mais outras coisas, imploraram pela ajuda americana, mas já será tarde demais.

  2. Donald Trump tá perdendo o time da história, combater o terrorismo e o comunismo é uma coisa, invadir e confiscar terra alheia sem uma boa causa é inadmissível.

    1. Verdade. Ele já vem passando do ponto, e muito! Tá perdendo o bonde da história e se consolidando como só mais um líder desequilibrado dentre tantos que já temos atualmente.

    2. Enquanto a alternativa de quem não gosta for fazer nota de repúdio, ele não vai estar nem ai. Os paises ficaram com essa de não investir em exercito e deixar o multilateralismo rolar sem freio, e agora são paises fracos que soltam notinhas de repúdio irrelevantes.

    3. choque de realidade na europa e otan; grande rotas maritimas da china e russia estão avançando por negligência ideológica;

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Síndrome da autocervejaria faz pacientes “ficarem bêbados” sem consumir álcool

Bactérias Escherichia coli coloridas no microscópio eletrônico: uma das responsáveis pela síndrome — Foto: Cavallini James/BSIP/picture alliance via DW

Embriagado sem álcool – por muito tempo isso soou como piada, mas é um distúrbio real e grave. A síndrome da autofermentação, também chamada de “síndrome da autocervejaria”, faz com que o próprio intestino produza etanol.

A condição é considerada rara, mas médicos acreditam que muitos casos não são diagnosticados e acabam sendo confundidos com alcoolismo ou outras doenças. Avanços no estudo do microbioma estão ajudando a entender melhor o problema.

Quando o intestino vira uma ‘cervejaria’

Na síndrome da autofermentação, a pessoa apresenta sinais de embriaguez sem ter ingerido álcool. Estudos mais recentes mostram que o problema não é causado apenas por leveduras, mas principalmente por certas bactérias intestinais.

Uma pesquisa publicada na revista Nature Microbiology analisou amostras de fezes de 22 pacientes, seus familiares e um grupo de controle. Os resultados indicaram que os pacientes produziam muito mais álcool no intestino.

Transplante de fezes como fonte de esperança

Ainda não há um tratamento padrão, mas um paciente do estudo apresentou melhora após dois transplantes de microbiota fecal.

O procedimento transfere bactérias saudáveis para o intestino do paciente, ajudando a reequilibrar o microbioma. Novos testes com mais pacientes devem avaliar a eficácia da técnica.

Especialistas afirmam que os resultados são promissores, mas alertam que ainda são necessários estudos maiores e de longo prazo.

Bactérias produtoras de álcool

Bactérias como Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae fermentam carboidratos e geram etanol em excesso. Segundo os pesquisadores, o nível de álcool no sangue pode chegar a ponto de impedir que a pessoa dirija.

A síndrome mostra como o microbioma pode influenciar diretamente a saúde, o comportamento e até situações legais, como testes de bafômetro.

Diagnóstico incorreto e novas abordagens

Muitos pacientes são acusados de beber escondido, o que gera impactos na vida pessoal e profissional. O diagnóstico atual é complexo e exige dieta rica em carboidratos com monitoramento do álcool no sangue.

Os cientistas defendem que, no futuro, o exame de fezes poderá facilitar a identificação da doença.

Com informações de DW

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil registra, em média, um ‘golpe do falso Pix’ por segundo

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos que facilita transferências no Brasil, também se tornou alvo de criminosos. Só entre janeiro e setembro de 2025, foram registradas 28 milhões de fraudes, uma média de um golpe por segundo, segundo dados da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor.

Um dos casos recentes do “golpe do falso Pix” envolve Cinthia Moreira, dona de um salão de beleza no centro de São Paulo. Ela foi vítima de dois golpes consecutivos. No primeiro, uma transferência nunca foi efetivada, e no segundo, uma cliente exibiu comprovante falso de pagamento no celular.

“Dei o valor e a cliente mostrou, ainda mostrou o comprovante. Eu confiante, fui olhar depois no aplicativo… mas nada tinha caído”, conta Cinthia. No salão de Cintia, a regra agora é clara.

“Já na hora, confere. Se vai confiar só no cliente, não funciona”, reforça.

Estima-se que oito em cada dez brasileiros utilizem o Pix para pagamentos e serviços. A facilidade do sistema, porém, atrai golpistas que exploram a confiança das vítimas, muitas vezes exigindo atenção redobrada em transações de alto valor.

Segundo advogados especializados em direito digital, é essencial checar se a transferência foi realmente efetuada antes de liberar produtos ou serviços:

  • Confirme no aplicativo do banco se o dinheiro entrou na conta;
  • Evite confiar apenas em comprovantes enviados pelo celular;
  • Espere a confirmação do crédito antes de concluir a venda ou serviço;

Com informações de SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Não seremos subservientes’, diz Lula em artigo no New York Times ao criticar ação dos EUA na Venezuela

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em artigo publicado neste domingo no The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as ações dos Estados Unidos na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro, ocorridos em 3 de janeiro.

Segundo Lula, a ação representa “mais um capítulo lamentável” da erosão do direito internacional e da ordem multilateral.

O presidente afirmou que a América Latina não será “subserviente a projetos hegemônicos” e defendeu uma região próspera, pacífica e plural.

Para ele, embora líderes possam ser responsabilizados por violações, nenhum país tem o direito de impor justiça de forma unilateral.

Lula afirmou que ações desse tipo geram instabilidade, afetam o comércio, aumentam o fluxo de refugiados e enfraquecem o combate ao crime organizado. Também destacou que é a primeira vez que a América do Sul sofre um ataque militar direto dos EUA.

Sobre a Venezuela, Lula disse que o futuro do país deve estar nas mãos de seu próprio povo e que apenas um processo político inclusivo pode garantir estabilidade e democracia. O presidente afirmou que o Brasil seguirá cooperando para proteger a fronteira e apoiar o retorno seguro de venezuelanos.

Lula ainda defendeu o diálogo com os Estados Unidos e a cooperação regional em áreas como investimentos, comércio, geração de empregos, combate à fome, ao tráfico de drogas e às mudanças climáticas. Para ele, o enfraquecimento das regras internacionais ameaça a paz global.

Opinião dos leitores

  1. Se fosse Bolsonaro ia instigar trump matar todo mundo e se aliaria pra roubar a venezuela esse lambe botas lixo

  2. Cabra macho! Esse sim! Enquanto uns ficam de mimimi por perderem o que nunca tiveram (apreço internacional), nosso presidente mostra o que é ser homem! Parabéns, presidente! 2026 será Lula outra vez!

    1. Grande BOSTA! Até parece que nunca foi vassalo do Biden é de todas nações e grupos comunistas.

  3. Lula, comunista posando de preocupado com direitos.
    Comunismo é repressão, atraso, perseguições e execuções em massa.

  4. Não vemos Lula preocupado com a ditadura na Venezuela.
    Existe uma ditadura comunista e ele vem falar em soberania.
    Ditador não tem soberania.
    A soberania é o povo.
    O comunismo é uma seita.

  5. Erosão foi mandar buscar no Peru em avião da FAB uma condenada pela justiça local e trazer para dar asilo político, interferindo na soberania e na justiça daquele país. Hipócrita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Robalo na brasa com aspargos; Tartine de camarão; e banana na brasa com chocolate

ROBALO NA BRASA COM ASPARGOS

Porção individual
5 Aspargos frescos
200g de filé de robalo extremamente fresco
Alho picado
Azeite
Sal e pimenta branca a gosto

Modo de preparo
Deixe todos os aspargos com o mesmo tamanho, cortando as extremidades duras.
Tempere com sal, pimenta, alho e azeite e coloque na churrasqueira até dourar, reserve.
Tempere o robalo com sal, pimenta branca e azeite e coloque na churrasqueira em fogo alto(primeiro o lado da pele), sele os 2 lados e deixe em fogo baixo para dar o ponto interno, reserve.

Montagem

Coloque os aspargos no prato, adicione o robalo em cima e delicadamente regue com um pouco de azeite de ervas(tomilho, cebolete e tomilho).

Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 15min

DICA RÁPIDA
TARTINE DE CAMARÃO
1 porção

6 fatias de pão baguete (cortado um pouco mais grosso)
4 tomates concasse(sem peles e sementes e cortado em cubos)
12 camarões sem casca e limpo
6 fatias de queijo brie
Azeite de ervas(tomilho, cebolete e tomilho)

Modo de preparo
Corte o pão baguete em fatias um pouco mais grossa, reserve.
Tempere o tomate contasse com sal, pimenta e azeite, reserve.
Em uma frigideira bem quente, refogue a manteiga, tempere o camarão com sal e pimenta, e sele os 2 lados sem deixar passar o ponto do camarão.

Montagem
Pegue uma fatia de baguete, coloque o tomate concasse e em cima o camarão já refolgado, por último adicione o queijo brie e gratine com maçarico, adicione um pouco de azeite de ervas. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 10min
Tempo de cozimento: 20min

BANANA NA BRASA COM CHOCOLATE
Porção individual

1 banana
50g de chocolate 70% ou ao leite caso prefira
Sorvete de creme

Modo de preparo
Sem descascar a banana faça um corte, com uma faca, de uma ponta a outra, sem deixar furar o fundo dela.
Adicione o chocolate, dentro do corte, coloque na churrasqueira(pode ser no forno), e deixe a banana por 10 a 15 minutos, até sentir que ela esta macia.

Montagem
Ao tirar a banana do fogo, coloque em um prato, e adicione uma bola de sorvete de creme ao lado e raspas ou pedaços de chocolate sobre o sorvete.

Opinião dos leitores

  1. Os mau-caráter só não dão opinião quando existe roubos, como o mensalão, petrolão, INSS e banco Master…mais é normal…bandido defende bandido

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *