Diversos

Sindicato dos servidores critica Procurador-Geral de Justiça Rinaldo Reis

Confira na íntegra:

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (SINDSEMP/RN), vem, por intermédio do presente, REPUDIAR as declarações do Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, quando da abertura da 6ª Jornada de Capacitação dos Servidores do MP, realizado em comemoração ao Dia do Servidor, na última sexta-feira, 25/10, no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo.

O SINDSEMP/RN considera no mínimo desrespeitosa a maneira com que o representante maior do Ministério Público Estadual tratou o Presidente Sindical, ao abrir referido evento e tentar explicar aos servidores e demais integrantes da Instituição os motivos pelos quais quebrou sua palavra, voltou atrás e não mais iria enviar para a Assembleia Legislativa projetos de lei que dispõem sobre a reposição na data-base e altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), discutido e tratado em todos os seus termos com a Administração Superior.

Toda a negociação e tratativas referentes a melhorias e correções de disparidades para com os servidores foi apresentada ao atual Procurador-Geral de Justiça do MPRN antes mesmo de sua eleição, quando ainda candidato. O SINDSEMP/RN apresentou antecipadamente aos possíveis PGJs, ofícios com toda a pauta de reivindicações da categoria, entre elas a data-base e as alterações no plano de cargos.

Com o resultado do pleito ministerial, do qual ainda encontram-se excluídos de eleger seu chefe, o SINDSEMP-RN iniciou a campanha de negociação referente a Data Base 2013, prevista na Constituição Federal, em Lei Complementar Estadual e em Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Na oportunidade, mais uma vez a pauta de reivindicações foi trazida à tona. Os mesmos termos apresentados ao então candidato à PGJ foi rememorado. E o compromisso foi o de tratar os servidores com zelo e respeito.

Durante os meses de junho a setembro, o SINDSEMP/RN discutiu por diversas vezes os pontos possíveis de serem implementados, tendo o Procurador-Geral de Justiça, inclusive, abertos as portas da Instituição para o Sindicato, disponibilizando setores e servidores para que todos os dados orçamentários e financeiros fossem levados em consideração. Junto à Diretoria de Orçamento, Finanças e Contabilidade (DOFC), da PGJ, foram feitos todos os impactos relativos a implementação da data base (já prevista no orçamento de 2013) e das alterações do PCCR, este negociado para implementação a partir de maio de 2014, como bem mostram as planilhas de impacto exaradas pelo pessoal técnico do MP e apresentadas ao Procurador-Geral de Justiça no dia 13/08/2013 através de ofício nº 121/2013-SINDSEMP/RN.

Toda negociação, com o SINDSEMP/RN, compreendendo a situação de dificuldade orçamentária do Estado, estava tão bem solidificada que para o orçamento de 2014, o próprio Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) foi informado das propostas sindicais, e aprovou, inclusive com voto favorável do próprio Procurador-Geral de Justiça, o Promotor de Justiça Rinaldo Reis Lima, previsão para implementação das melhorias no PCCR. Tal informação pode ser confirmada na ata da Sessão do CPJ realizada em 14/08/2013.

Diferente do que o Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral de Justiça quis insinuar em evento alusivo ao próprio servidor, toda negociação a então se deu com total transparência em várias instâncias institucionais. Como anexo a esta nota, o SINDSEMP/RN junta documentos que comprovam ser de conhecimento do PGJ, as alterações no PCCR, o que veementemente foi negado pelo Gestor Maior do MPRN perante centenas de servidores, de maneira deselegante, distante da racionalidade e da verdade.

Por todas essas considerações é que o SINDSEMP/RN se viu jungido a traçar algumas linhas de repúdio, aí sim, para a infeliz e lamentável declaração do Procurador-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Rinaldo Reis de Lima. E mais uma vez, aproveita, o ensejo para parabenizar o servidor pelo seu dia.

Opinião dos leitores

  1. 20% de um ano de 360 dias é o quanto um membro fica afastado de suas atividades e de sua Comarca. Isso porque, se ele não gozar nenhuma licença durante todo o ano, ainda assim, terá 60 dias de férias e cerca de mais 15 dias de recesso judiciário. Quem resolve os problemas de uma Comarca durante esse período de afastamento? É justo que a sociedade não tenha ao menos um servidor efetivo prestando esse serviço? As pessoas sabem disso?

  2. Por que valorizar mais os braços do que as pernas? Se, por um lado, eles chegam a ser "os verdadeiros responsáveis pelas Promotorias de Justiça", por outro, o Ministério Público jamais se sustentaria sem elas. Pior: não sairia do lugar! Se acharam mais conveniente olhar para os lados e lembrar dos braços, faço o alerta: olhem para baixo e deem o devido valor às suas pernas, pois os braços, mesmo 80% mais fortes, jamais terão condições, sequer, de amparar a queda, muito menos atualmente, que ainda são postiços.

  3. O SINDSEMP disponibilizou todos os documentos da proposta de reestruturação do plano de carreira que em sua essência tinha dois pontos, a mudança nos percentuais nas progressões na carreira E a diminuição do tempo para alcançar o fim de carreira de 32 para 20 anos, entregues ao PGJ, que os detinha desde junho e depois de aguardarmos várias reuniões de negociação, fechou acordo com o nosso sindicato, que também pedia reajuste para o cargo de analista (nível superior) equivalente ao que o PGJ quer pagar aos cargos em comissão de Assistentes, no final cortou-se o reajuste proposto e aprovando então apenas o plano de carreira, então ele esperou até o dia da jornada dos Servidores do MPRN e disse na frente de todos os servidores que NÃO SABIA DE TODO O TEOR, justamente o que traria algum ganho remuneratório do decorrer da carreira, e mandaria um outro projeto sem os ganhos remuneratórios na carreira, quando todos esperávamos apenas um comunicado de celebração do envio do plano. A verdade é que nós servidores do MPRN fomos traídos e ainda por cima temos que ouvir Assistentes Ministeriais (CARGOS COMISSIONADOS) tripudiar de nós servidores concursados e estes ainda vão ganhar 85% de reajuste concedidos por esse mesmo PGJ, Dr. Rinaldo Reis. ISSO É UMA VERGONHA PARA O MPRN.
    PROFUNDAMENTE DECEPCIONADO COM O MPRN…

  4. Como servidor público da saúde, acostumado a ser tratado como bicho, e acostumado a ter que fazer greve e outras ações para ser ouvido e brigar por migalhas de melhorias, sou solidário aos colegas servidores concursados do MP. Finalmente a ficha tá caindo e vocês estão percebendo que tem que agir como qualquer outro servidor e mostrar a cara, fazer paralisações, greves, e outras ações para lutar por suas causas. Aprendam com os recentes movimentos populares. Usem as mídias sociais,a imprensa, a rua, façam barulho, panelaço, operação padrão, tudo pra chamar a atenção da sociedade. Aproveitem todos os espaços possíveis pra fazer barulho e lutar por suas causas. O MP com certeza não é a ilha de perfeição que adora passar, metam o dedo na ferida, jogem m… no ventilador. Toda casa tem teto de vidro. Uma coisa que os poderosos detestam, sejam eles quem forem, é serem expostos. VÃO À LUTA COMPANHEIROS!

  5. A atitude do MPRN é muito controversa, primeiro faz chover ações ACP contra os municípios do RN, acerca da contratação de comissionados, enquanto que dentro do próprio MPRN, há mais cargos em comissão do que servidores efetivos (fonte: Portal da Transparência), cadê aplicação do princípio da legalidade e obrigatoriedade do concurso público como forma de provimento para determinados cargos públicos (Lei 8.429/92). ????
    Por que não abre concurso público para analista área – Direito? Assim como vocês cobram de todos os outros órgãos?

    Aguardamos respostas do MPRN!

    1. Muito triste o que realmente ocorre nos bastidores do MPRN. É lamentável mesmo ver uma instituição que se diz tão séria e "fiscalizadora" da lei e o que realmente pratica entre suas paredes é o contrário. É como diz o ditado: "Faças o que digo, não faças o que faço." Um enorme contingente de cargos comissionados, além de muita gente cedida de outros órgãos etc. O PGJ tomar uma atitude arbitrária de enviar projeto de lei que trata dos servidores sem realmente atender aos anseios destes. Mas sabe por que o chefe da Instituição não tem real interesse pelos seus servidores? Porque estes não possuem o direito de votar para Procurador Geral de Justiça, mesmo este sendo o chefe também de seus servidores? E mil e uma coisas que acontecem de errado no MPRN. A maioria dos membros que residem na capital do estado e atuam no interior, só aparecem em suas comarcas nas segundas-feiras e vão embora na quinta à tarde. E esse negócio de residir na comarca é balela pra boi dormir. Um membro ganhar mais de R$ 30.000,00 por mês enquanto a grande maioria dos servidores do Estado ganhando miséria. Esse é um dos motivos pelos quais não se implantam planos de cargos e salários mais dignos pro restante dos servidores estaduais.

  6. Prezados leitores, os servidores efetivos do Ministério Público Estadual estão extremamente constrangidos e impressionados com as declarações do Procurador-Geral de Justiça. Não esperava que o chefe maior da instituição fosse capaz de fazer declarações tão levianas, irresponsáveis. Ele chamou o sindicado e, consequentemente, todos os servidores do MPRN, de mentirosos e de desonestos.
    É muita contradição dentro de uma só instituição!
    Vejam:
    Servidores efetivos (concursados) terão apenas 6,7% de reposição salarial (prevista em lei), enquanto que os cargos comissionados terão um aumento de R$ 2.000,00, ou seja, quase 80%, conforme Projeto de Lei já enviado para a Assembleia Legislativa. Esse aumento absurdo foi promessa de campanha do PGJ, moeda para a aquisição de votos, uma vez que seus pares exigiam tal aumento para, assim, poderem exigir mais e mais dos seus assistentes, que são os verdadeiros responsáveis pelas Promotorias de Justiça.
    O Ministério Público exige a realização de concurso público em todos os municípios, em consonância com o previsto na Constituição Federal. Todavia, inexiste na instituição cargo efetivo de nível superior, na área de Direito, sendo todos cargos COMISSIONADOS!
    Atualmente, a quantidade de cargos efetivos e comissionados é praticamente a mesma. Como pode uma instituição que deve zelar pela constituição ter quase a metade de seus quadros compostos por servidores COMISSIONADOS?
    Vale registrar que está em trâmite na Assembleia Legislativa um projeto que prevê a criação de mais cargos comissionados de assistente, com uma nova nomenclatura.
    E não é só isso…
    Por trás da imagem de guardião da Constituição, são os próprios membros da instituição que maltratam os seus servidores, exigem o extrapolamento de suas atribuições, com inúmeros casos abafados e velados de assédio moral.
    Ah, não poderia deixar de falar das irregularidades nas remoções, a pedido, dos servidores. Ausência total de legalidade e de transparência!
    Quem investiga o próprio MP?! E quando um membro da instituição comete um ato de improbidade, quem investiga? E o cumprimento da jornada laboral dos membros, quem fiscaliza?
    Um membro do MP ganha um auxílio moradia de R$ 2.500,00, sem sequer residir na comarca onde atua, enquanto o servidor que trabalha com ele, na mesma comarca, com um salário infinitamente inferior, arca com todos os custos.
    Que democracia é essa que o Procurador-Geral de Justiça tanto apregoa?
    E a PAE???!!!
    O Procurador-Geral estragou a nossa comemoração sexta-feira, mesmo sem termos tantos motivos para comemorar como servidores da instituição. Esperávamos, no mínimo, RESPEITO!

    1. Esse "anônimo" deve ser um baba-ovo de ALDO, o Presidente do Sindicato.
      Quem teve a "honestidade" questionada foi o Sr. ALDO, e não os demais servidores.
      Aí agora vêm alguns "sindicalizados" descer a lenha sem sequer saber o que estão falando. Gostaria que o tal "anônimo" esclarecesse quem é que vem ganhando auxílio-moradia, já que isso sequer foi implementado. Mentira tem perna curta, rapaz…

    2. Eu estou louca para a verdade ser revelada Pedro.
      Como anônimo falou, os ofendidos foram todos os servidores efetivos que votamos e aprovamos a proposta encaminhada pelo sindsemp ao pgj, nos moldes agora discutidos, havendo todo o registro da assembleia. Além disso, Aldo é o presidente do sindicato e nos representa.
      Vcs, assistentes, q são os maiores beneficiados da atual gestão do MP, ficam nesse papel feio de querer denegrir Aldo. Muito triste. Sou servidora efetiva, sem cargo comissionado e sem gratificação. Tenho dignidade, e esta foi ferida pelas palavras do pgj na jornada.

    3. MPRN: "FAÇA O QUE EU DIGO E NÃO O QUE EU FAÇO". Essa é a frase que melhor se adequa para essa instituição que cobra das Prefeituras e órgãos a realização de concurso público enquanto que na própria casa levanta a bandeira dos comissionados , das imoralidades institucionais muitas vezes abafadas e pretere o servidor efetivo SEMPRE. Pedro, você deve estar mais por fora do que ninguém para dizer que o Presidente do Sindicato é que deve explicações. Há documentos comprovando os fatos ditos pelo Presidente do Sindicato, provas mais que robustas

    4. Se a falta de respeito foi com Aldo, na condição de Presidente do Sindicato, atinge a todos os servidores, toda uma classe desrespeitada por este PGJ. E os servidores estão aprendendo a ser uma classe unida, portanto exigimos consideração com nosso representante!!
      A mais pura verdade é que enquanto nos Municípios os Promotores todos os dias ajuízam ACP's tentando abolir cargos comissionados, o MPRN, que deveria dar o exemplo, vem a cada dia aumentando mais seu quadro de comissionados, inclusive buscando tercerizar vários serviços em detrimento a realização de concurso publico!
      Ocorre que os comissionados, assim como os servidores efetivos, batem ponto, e cumprem sua jornada, enquanto os membros, muitos deles, so trabalham um (quando vão) e muitas vezes so vao a PJ assinar todo o trabalho ja feito pelo seu Assistente/Assessor (DAI A IMPORTÂNCIA DE SE VALORIZAR TANTO ESSE COMISSIONADO QUE LEVA NAS COSTAS 80% DA RESPONSABILIDADE DO PROMOTOR)
      Mais nao para por ai, todos os dias os Promotores vem exigindo de órgãos públicos e privados instalações com acessibilidade a pessoa com deficiência, mas grande parte de suas sedes sao casas velhas sem o mínimo de acessibilidade! Muito coerente, né? Exigir do pobre cidadão comum algo que nao tem e nem tem quem exija!

    5. Independente de ser baba ovo ou não, a questão é que os fatos existem e são graves.

      E, ainda, independente do que aconteceu na Jornada os problemas que existem aqui são latentes e urgentes de serem solucionados.

      O que está em pauta não são as rusgas pessoais, mas sim, questões institucionais.

  7. O PGJ vive de chorar miséria pelo corte da governadora de 10% do orçamento do MP, mas concede aumento de 80% para cargos comissionados, ocupados em sua maioria por pessoas sem vínculo com a instituição!!! Enquanto isso, concede apenas o reajuste da inflação para os servidores efetivos/concursados!!

    E outra: salário dos comissionados, com o aumento, é superior ao inicial de analista (concursado de nível superior)!!

    VERGONHA!!!

    1. É isso aí, anonimo disse exatamente tudo o que está acontecendo no MP. VERGONHA!!!!! COMISSIONADOS NO MP SÃO MAIORIA, ENQUANTO COBRAM EXONERAÇÕES NAS PREFEITURAS DE SERVIDORES SEM CONCURSO! CONTRADIÇÃO. OS PREFEITOS DO INTERIOR PRECISAM DESCOBRIR ISSO!!!!! A DEFENSORIA PÚBLICA PODERIA TAMBÉM AGIR. QUEM PODERÁ PARAR O MP/RN ? VERGONHA!!!! NÃO EXISTE NÍVEL SUPERIOR DIREITO – QUE É A ATIVIDADE FIM – CONCURSADO. SÓ COMISSIONADOS! CADÊ A ISONOMIA TÃO DEFENDIDA PELO PGJ? ISONOMIA SÓ PARA O QUE LHE CONVÉM! FEIO, VERGONHOSO!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Veja imagens da operação na Redinha que apreendeu drogas avaliadas em mais de R$ 120 milhões

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Divulgação

A Receita Federal, em operação conjunta com policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos de Natal (DENARC/Natal), realizou entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (29), na Praia da Redinha, Zona Norte de Natal, a apreensão de aproximadamente 1,2 tonelada de cocaína. O entorpecente está avaliado em mais de R$ 150 milhões. Três pessoas foram presas durante a operação.

Na primeira fase da operação, ainda na madrugada, as equipes localizaram cerca de 600 kg da droga que estavam sendo transportados em um veículo, com indícios de que seriam encaminhados para uma embarcação no Porto de Natal. Além do entorpecente, dois carros também foram apreendidos.

Já pela manhã, na continuidade das diligências, as equipes da Receita Federal e Polícia Civil, localizaram outros 600kg de cocaína em uma área de prainha, próxima a um manguezal, também na Redinha. A suspeita é de que o material tenha sido abandonado pelos investigados ao perceberem a aproximação das autoridades. O apoio de embarcações foi fundamental para o êxito da ação.

A operação reforça o compromisso da Receita Federal no combate ao contrabando, descaminho e tráfico de drogas. Por meio de inteligência, análise de risco e vigilância aduaneira, a Receita atua de forma estratégica para desarticular organizações criminosas e impedir a entrada de entorpecentes no país.

A integração entre a Receita Federal e a Polícia Civil evidencia a importância da cooperação entre instituições, ampliando a eficácia das ações conjutas e somando inteligência e capacidade operacional. Essa união garante respostas rápidas e efetivas à sociedade em defesa da legalidade, da economia e da segurança pública, representando uma das maiores apreensões de cocaína já registradas no Rio Grande do Norte.

Após os procedimentos legais, a droga foi encaminhada aos órgãos competentes, que darão continuidade às investigações com o objetivo de identificar outros envolvidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Michelle Bolsonaro processa Joice Hasselmann e pede retirada de vídeo

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) entrou com uma ação judicial contra a ex-deputada Joice Hasselmann, o podcaster Pedro Mendonça e o Google Brasil (YouTube). O processo pede a retirada de um vídeo do YouTube e, ainda, o pagamento de indenização por danos morais.

Em entrevista ao Content Podcast, de Pedro Mendonça, publicada em 28 de agosto, a ex-deputada afirmou que Michelle foi amante de Jair Bolsonaro (PL) antes do casamento e que teria tido uma filha com um homem casado.

“Michelle é um horror. É de baixíssimo nível. Vem de uma família de baixíssimo nível, com a mãe processada, a avó presa por tráfico, tios presos. Ela mesma teve um caso com o [Jair] Bolsonaro enquanto o Bolsonaro era casado com outra. Então, ela era amante do Bolsonaro. A crentinha era amante do Bolsonaro”, disse Hasselmann, que já foi aliada de Bolsonaro, mas rompeu com o ex-presidente e tornou-se uma de suas principais críticas.

“Antes disso, ela teve um caso com um homem casado. Engravidou da 1ª filha, que ela escondeu durante a campanha”, acrescentou.

O advogado de Michelle entrou com um pedido de tutela de urgência (liminar) para a retirada imediata do vídeo, alegando se tratar de conteúdo difamatório. Em 19 de setembro, a juíza Thaís Araújo Correia, da 17ª Vara Cível de Brasília, negou a urgência em se excluir a gravação. Eis a íntegra da decisão (PDF – 43 KB).

Na decisão, a juíza afirmou que cabe aplicar o princípio da proporcionalidade diante do conflito entre a liberdade de expressão e o direito à imagem. Disse também que, por ser pessoa pública, a vida privada de Michelle sofre mitigação diante do interesse coletivo na informação.

“Deve-se registrar que a vida privada, a intimidade e a imagem da pessoa pública sofrem natural mitigação frente à liberdade de informação e suas prerrogativas inerentes de opinar e criticar. Assim, eventual excesso no exercício do direito à liberdade de expressão deve ser analisado após o adequado contraditório e instrução processual. Ante o exposto, indefiro o pedido de urgência”, escreveu a juíza na decisão.

O mérito da ação ainda será analisado. A decisão não encerra o processo, que segue em curso e pode resultar em indenização ou outras determinações.

O Poder360 tentou entrar em contato com Joice Hasselmann para pedir um posicionamento da ex-deputada sobre o processo, mas não teve sucesso em encontrar um telefone ou e-mail válido.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

No próximo domingo (5) acontece a Caminhada e Corrida do Médico

Fotos: Divulgação 

Caminhada e Corrida do Médico

Tá na hora de calçar o tênis e entrar na corrida pela vida!

No próximo domingo, 5 de outubro, às 6h da manhã, acontece a Caminhada e Corrida do Médico, em Natal. Uma manhã de movimento, energia e saúde, em alusão ao Outubro Rosa, com percurso exclusivo na Avenida Hermes da Fonseca, de 5 e 10 quilômetros.

E o melhor: este evento é aberto a toda a sociedade! Ou seja, não é apenas para a categoria médica — todos estão convidados a participar, correr, caminhar e se unir nessa causa tão importante.

Venha mostrar que a prevenção do câncer de mama começa com atitude. Cada passo é um gesto de apoio e conscientização. Traga seus amigos, família e colegas para colorir a cidade de rosa.

Restam poucas vagas! Inscreva-se diretamente na sede da AMRN que está localizada na Av. Hermes da Fonseca, 1396, Tirol (em frente ao Hospital de Guarnição do Exército e ao lado do Museu Câmara Cascudo)ou pelo Instagram da Associação Médica o @associacaomedicarn pelo link que está na bio 👉 https://bit.ly/CORRIDA2025

As Entregas dos kits acontecem nesta quinta-feira e no sábado na Associação Médica do RN das 10h às 18h.

Mais informações: (84) 99921-3091

💎 Organização: Associação Médica do RN – AMRN
💎 Apoio: Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional RN

💎 Patrocinador Diamante
Sicredi

🥇 Patrocinadores Ouro
Prefeitura do Natal, Ecocil, BYD | Carmais, Unimed Natal, Clínica Tirol, Oyo Solution, Hospital Gastroprocto

🥈 Patrocinadores Prata
Fecomércio RN (Sesc | Senac), PHB, Prudential, Stanford, Instituto Wilson Rosado, Hospital Rio Grande, Incor Natal, Clínica Pedro Cavalcanti, Hospital VITA, DNA Center, Coopmed-RN

✨ Venha fazer parte desse grande movimento de esporte, saúde e prevenção!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Popó vai passar por cirurgia após confusão em luta com Wanderlei Silva

Foto: Reprodução

Após confusão generalizada que marcou o Spaten Fight Night 2, em São Paulo, o boxeador Acelino “Popó” Freitas revelou que vai passar por um procedimento cirúrgico nesta segunda-feira (29).

Não foi revelado qual cirurgia o tetracampeão mundial de boxe será submetido. Popó foi ao hospital de Salvador no domingo (28) para avaliar possíveis lesões no rosto.

Estou em Salvador, no Hospital. Internado, em observação. Amanhã (segunda) farei um procedimento cirúrgico. Assim que possível, passarei mais detalhes a todos vocês. Que Deus cuide de mim neste procedimento médico e que logo logo eu possa estar plenamente recuperado da selvageria daqueles que deveriam estar ali para absorver e apartar qualquer desentendimento, e não ao contrário.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Alckmin cita cenário positivo e diz que Lula é “candidato natural” em 2026

Foto: Ricardo Stuckert

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “candidato natural” para a corrida presidencial de 2026.

“Queria dizer duas coisas: uma é que o presidente Lula é o candidato natural a presidente da República. Não sei quem vai ser o adversário. É uma definição que não cabe a nós. Lula tem o que mostrar: salário mínimo cresceu, desemprego caiu, renda melhorou. Você tem um cenário positivo”, disse Alckmin em entrevista à CBN Vale nesta segunda-feira (29).

Não é a primeira vez que o vice-presidente se refere à Lula desta forma. Em entrevista realizada no último sábado (27), além de dizer que o petista é “candidato natural” à reeleição, Alckmin afirmou que o chefe do Executivo “tem o que mostrar”.

Na entrevista de hoje, o vice-presidente ainda criticou a quantidade de partidos políticos no país. “Esse excesso não de partidos, mas de siglas partidárias, dificulta a governabilidade”.

“Fui deputado federal e não tem essa coisa de ‘não voto porque sou amiguinho do governo’, ‘sou contra’, se tiver um bom projeto, a tendência…e o presidente Lula é o governo do diálogo. Tem permanentemente dialogado, tanto é que até agora não teve dificuldade”, afirmou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Influenciadora causa polêmica ao dizer que comprou iPhone 17 Pro Max com dinheiro do Bolsa Família


Uma declaração da influenciadora digital Merianne Silva causou grande repercussão nas redes sociais. Em um vídeo, ela afirmou ter adquirido um iPhone 17 Pro Max utilizando recursos do programa Bolsa Família. A fala rapidamente viralizou e dividiu opiniões entre internautas.

De um lado, críticos condenaram a atitude, argumentando que o benefício deveria ser destinado a despesas essenciais, como alimentação e moradia. Para esse grupo, a declaração de Merianne representaria um desvio do propósito social do programa.

Por outro lado, houve quem defendesse a liberdade individual dos beneficiários, alegando que cada pessoa tem o direito de decidir como utilizar os recursos recebidos.

A polêmica se tornou um dos assuntos mais comentados do dia 28, gerando milhares de compartilhamentos e discussões sobre a função social do Bolsa Família e os limites da autonomia de seus beneficiários.

Apesar disso, muitos internautas acreditam que a influenciadora buscava apenas engajamento com a declaração e que, na prática, não teria adquirido o aparelho utilizando o benefício.

Acontece RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

LUTO: Saiba detalhes do drama médico vivido pelo jornalista Paulo Soares

Foto: Reprodução 

Morreu nesta segunda-feira (29) o jornalista Paulo Soares, o “Amigão”, aos 63 anos, em São Paulo. À CNN, o jornalista confirmou, em novembro de 2024, o drama e dificuldades durante tratamento médico.

“Estou afastado da TV desde março de 2022. Nesses dois anos passei por três cirurgias de coluna. Duas mal sucedidas. Erros médicos”, afirmou. 

Paulo Soares atuou como narrador e jornalista esportivo com passagens em rádios e por emissoras de TV como SBT, Record, Cultura e Gazeta. No entretanto, seu trabalho mais conhecido foi como apresentador do Sportscenter, da ESPN, onde formou parceria com o jornalista Antero Greco, morto em 2024.

“Perdi o movimento do pé esquerdo. Fiquei com limitações de movimentação da cintura pra baixo”. O jornalista explicou que passava por um tratamento na coluna. “10 meses na cama entre hospital e casa. Sigo na reabilitação. Quadril comprometido. Difícil ficar em pé e andar”, disse.

Porém, ele tinha expectativa de regressar ao trabalho. “E assim que melhore um pouco tentarei voltar a TV, mas em princípio só pra ‘offs’ de programas. Vamos em frente”. A CNN confirmou que Soares não estava trabalhando diariamente, porém mantinha um bom relacionamento com outros colegas jornalistas.

Velório

A causa da morte do jornalista não foi informada. O velório de Paulo Soares acontecerá entre 13h às 17h, desta segunda, em São Paulo.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Carência de ciclovias é gargalo para o aumento do uso de patinetes em Natal

Foto: Adriano Abreu

A chegada de patinetes em Natal na última semana reacendeu o debate sobre mobilidade urbana na capital potiguar e o uso de novos modais ante os carros, motos e transporte público para os natalenses. Mesmo em fase de testes, o uso desenfreado, inadequado e até com relatos de acidentes e “roubos” dos equipamentos, com natalenses levando os patinetes para casa e, por sinal, os colocando em redes sociais com o intuito de viralizar.

“O problema está na forma como as pessoas estão usando. Isso acaba sendo desestimulante para quem planeja o sistema de transporte de uma cidade e quem tenta fazer algo de diferente”, desabafa Isabel Magalhães, especialista em Mobilidade Urbana e mestre e doutora em Transporte e Gestão das Infraestruturas Urbanas. Aliado a isso, um gargalo histórico da cidade de Natal voltou à tona com a chegada dos patinetes: a estrutura cicloviária da cidade, que ainda carece de melhorias e ampliação para os usuários.

O tema voltou à discussão justamente pela recomendação do uso desses dispositivos serem nessas faixas dedicadas para os ciclistas. No entanto, a rede ainda não é suficiente, segundo especialistas e interlocutores do movimento bicicletário em Natal. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) reconhece as carências e aponta que há iniciativas para ampliar em mais 150 km de estrutura cicloviária nos próximos ano

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Paulo Soares, icônico narrador e apresentador da ESPN, morre aos 63 anos

Foto: Reprodução/ESPN

Icônico narrador e apresentado da ESPN, Paulo Soares, mais conhecido como Amigão, morreu nesta segunda-feira, 29, aos 63 anos. A causa da morte não foi divulgada. O corpo do jornalista será velado em uma cerimônia reservada, às 13h, no bairro Bela Vista, na capital paulista.

Paulo Soares dedicou mais de 30 anos de carreira à ESPN e se destacou apresentando o programa SportsCenter ao lado de Antero Greco, morto em 2024 vítima de câncer.

Paulo Soares era conhecido pelo carisma, bom humor e pela forma leve com que conduzia as notícias esportivas. Ao lado de Antero Greco, formou uma das duplas mais queridas da televisão esportiva brasileira, criando bordões e momentos que marcaram gerações de fãs do esporte.

Natural de Goiânia, Amigão começou sua carreira no rádio antes de migrar para a televisão. Chegou à ESPN em 1994, pouco depois da criação do canal no Brasil, e se tornou uma das principais referências da emissora.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Sob cerco do Ocidente, Putin expande diplomacia nuclear da Rússia

Foto: Mikhail Metzel/Sputnik/Reuters

Em sua busca pela manutenção da capilaridade global da Rússia em meio ao cerco do Ocidente, uma cortesia da invasão da Ucrânia em 2022, o presidente Vladimir Putin resolveu flexionar uma parte bastante intacta de sua musculatura econômica: a nuclear.

Desta vez não houve ameaças veladas ou abertas do recurso ao maior arsenal atômico do mundo como em diversos momentos do embate contra os aliados de Kiev, mas sim um grande evento centrado na gigante estatal russa do setor, a Rosatom.

Realizada em Moscou de quinta-feira (25) a este domingo (28), a Semana Atômica Mundial nominalmente celebrou os 80 anos da indústria nuclear do país de Putin, pioneiro em diversas tecnologias do setor quando ainda atendia pelo nome de União Soviética.

Mas o que ocorreu foi uma demonstração daquilo que já havia sido visto quando as sanções de Donald Trump empurraram o indiano Narendra Modi para sua primeira visita à China em sete anos, no mês passado, quando o premiê posou para felizes fotografias com Putin e o líder Xi Jinping.

Aqui, contudo, o show é do russo. Ao longo dos dois primeiros dias do evento em Moscou, foram assinados memorandos para a construção de quatro pequenas usinas no Irã, por US$ 25 bilhões (R$ 133 bilhões). O país persa, que vive sua briga particular com os EUA e Israel acerca de seu programa nuclear, já é cliente atômico da Rosatom.

Outro aliado próximo, Belarus, afirmou querer uma segunda planta nuclear russa no país e prometeu vender parte da produção energética para as regiões ocupadas por Putin no leste e sul da Ucrânia.

Continuando sua investida sobre a África, os russos também começaram negociações para construir uma usina na Etiópia e duas no Níger. Outro regime totalitário isolado pelo Ocidente, Mianmar, quer uma unidade também.

Não menos importante, um passo importante na construção da primeira usina nuclear da Turquia, membro da mesma Otan que apoia a Ucrânia e é cliente da Rosatom, foi transmitido ao vivo na abertura da festa russa.

Putin falou, na abertura da Semana, em combater o que chamou de “colonialismo tecnológico”, mas a realidade tem matizes.

“Hoje a Rosatom é a número um do mundo”, afirmou o diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Rafael Grossi. Voz independente em meio a simpatizantes claros das ofertas nucleares de Putin, o argentino buscou moderar um pouco o entusiasmo generalizado.

“Não basta ter dinheiro [para receber instalações atômicas], é preciso haver instituições prontas para lidar com isso, regulação e padrões de segurança”, disse, puxando a sardinha do papel da AIEA à brasa. “Todo mundo quer um SMR [sigla inglesa para Reator Modular Pequeno, usinas em miniatura]. Só que há 80 modelos, e talvez só 8 chegarão ao mercado.”

Mesmo o diretor-geral da Rosatom, Alexei Likhatchev, afirmou que o compartilhamento de tecnologia nuclear sempre gera questões acerca do risco de proliferação indevida de materiais do setor. Ao mesmo tempo, ele vê a ampliação do mercado como inevitável.

Os motivos são a qualidade verde da matriz, que na produção elétrica que lhe é central não emite carbono, apesar de outras etapas emitirem, e a demanda mundial por energia para aplicações de inteligência artificial.

A Rosatom é um colosso de mais de 400 mil funcionários em cerca de 400 subsidiárias. Responde por 20% da eletricidade consumida pela Rússia e pretende dobrar isso. Tem reatores em sete países e pedidos que somam R$ 1,1 trilhão em 11 nações.

Também lidera o estratégico mercado de urânio enriquecido, com 36% do setor, e é o terceiro maior fornecedor de combustível nuclear do mundo —sendo o principal ator nos EUA, que querem descontinuar a dependência até o fim da década.

Ainda assim, tudo isso manteve a Rosatom basicamente isenta das sanções ocidentais decorrentes da guerra com o vizinho —afinal, 20% de sua receita de R$ 222 bilhões em 2024 veio dos chamados “países não amistosos”, no léxico do Kremlin.

Isso não a isenta de críticas no Ocidente, claro. A empresa é parte central do esforço de Putin para manter sua economia viva na guerra, e é responsável justamente pela fabricação e manutenção de ogivas nucleares da Rússia. Ela inclusive testa armas novas, como o míssil de cruzeiro atômico Burevestnik, de complexo desenvolvimento.

A movimentação ajuda a manter Putin em uma posição de força, apesar de ele ser tachado de isolado pelo Ocidente, restando sempre saber qual será o comportamento da semana de Trump.

Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *